Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

8
Império Romano Império Romano Turma:114 Turma:114 Grupo: Grupo: Guilherme Guilherme Camillo Camillo Ricardo Barcelos Ricardo Barcelos Gabriel Gabriel Paravidino Paravidino Pedro Vitor Pedro Vitor

Transcript of Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

Page 1: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

Império RomanoImpério Romano

Turma:114Turma:114

Grupo:Grupo:Guilherme CamilloGuilherme CamilloRicardo BarcelosRicardo Barcelos

Gabriel ParavidinoGabriel ParavidinoPedro VitorPedro Vitor

Page 2: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

IntroduçãoIntrodução O surgimento do O surgimento do

ImpérioImpério O império surgiu como O império surgiu como

conseqüência do esforço conseqüência do esforço da defesa da cidade em da defesa da cidade em relação às outras cidades relação às outras cidades vizinhas, e da expansão vizinhas, e da expansão crescente de Roma crescente de Roma durante os séculos III e II durante os séculos III e II a.C.. Segundo alguns a.C.. Segundo alguns historiadores, a historiadores, a população sob o domínio população sob o domínio de Roma aumentou de 4 de Roma aumentou de 4 milhões em 250 a.C. para milhões em 250 a.C. para 60 milhões em 30 a.C., o 60 milhões em 30 a.C., o que ilustra como Roma que ilustra como Roma teve o seu poder teve o seu poder ampliado nesse período, ampliado nesse período, de 1,5% da população de 1,5% da população mundial, para 25%.mundial, para 25%.

Page 3: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

O que foi o Império Romano?O que foi o Império Romano? O O Império RomanoImpério Romano é a fase da história da Roma  é a fase da história da Roma

Antiga caracterizada por uma forma autocrática de governo.Antiga caracterizada por uma forma autocrática de governo.

Page 4: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

CulturaCultura A cultura romana foi influenciada pela cultura A cultura romana foi influenciada pela cultura

grega. Após sua expansão pelo Mediterrâneo grega. Após sua expansão pelo Mediterrâneo Oriental, essa influência intensificou-se, na Oriental, essa influência intensificou-se, na medida em que os romanos entraram em medida em que os romanos entraram em contato direto com a cultura helenística. contato direto com a cultura helenística.

A cultura do Império Romano foi marcada pela A cultura do Império Romano foi marcada pela política e a idéia de direito ao povo.política e a idéia de direito ao povo.

A Arquitetura foi a arte mais desenvolvida, A Arquitetura foi a arte mais desenvolvida, marcada pela grandiosidade de suas marcada pela grandiosidade de suas construções: muralhas, estradas, teatros, construções: muralhas, estradas, teatros, anfiteatros, templos, aquedutos, termas e anfiteatros, templos, aquedutos, termas e outros. outros.

Page 5: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

AugeAuge Depois do assassinato de Domiciano, o senado nomeou Depois do assassinato de Domiciano, o senado nomeou

Nerva como imperador romano. Apesar de ser já de meia Nerva como imperador romano. Apesar de ser já de meia idade e de não ter descendentes, Nerva era um homem idade e de não ter descendentes, Nerva era um homem considerado capaz, quer do ponto de vista militar quer do considerado capaz, quer do ponto de vista militar quer do ponto de vista administrativo, mas sobretudo racional e ponto de vista administrativo, mas sobretudo racional e confiável. A falta de filhos revelou ser uma vantagem, pois confiável. A falta de filhos revelou ser uma vantagem, pois a sua sucessão foi determinada pelo valor do candidato e a sua sucessão foi determinada pelo valor do candidato e não por critérios familiares. Trajano, Adriano e Antonino Pio não por critérios familiares. Trajano, Adriano e Antonino Pio seguiram a mesma política de nomear o sucessor mais seguiram a mesma política de nomear o sucessor mais apto, o que resultou num período de estabilidade conhecido apto, o que resultou num período de estabilidade conhecido como os cinco bons imperadores. Durante o reinado destes como os cinco bons imperadores. Durante o reinado destes cinco homens, Roma prosperou e atingiu o seu pico cinco homens, Roma prosperou e atingiu o seu pico civilizacional, ao ponto de alguns analistas defenderem que civilizacional, ao ponto de alguns analistas defenderem que o nível civilizacional alcançado durante este período só foi o nível civilizacional alcançado durante este período só foi novamente alcançado na Inglaterra do século XVIII. Trajano novamente alcançado na Inglaterra do século XVIII. Trajano foi o responsável pela extensão máxima do Império em 117 foi o responsável pela extensão máxima do Império em 117 d.C..d.C..

Page 6: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

CriseCrise O Império Romano, no século III, foi afetado pela crise geral do O Império Romano, no século III, foi afetado pela crise geral do

escravismo, iniciada nos reinados dos últimos Antoninos. A escravismo, iniciada nos reinados dos últimos Antoninos. A prosperidade romana estava alicerçada na agropecuária e, nessa prosperidade romana estava alicerçada na agropecuária e, nessa época, ocorreu uma decadência na produção de técnicas época, ocorreu uma decadência na produção de técnicas agrícolas, sobretudo na Itália. Somou-se a isso a interrupção da agrícolas, sobretudo na Itália. Somou-se a isso a interrupção da expansão romana no Ocidente, que levou à falta de mão-de-obra expansão romana no Ocidente, que levou à falta de mão-de-obra escrava, barateando,assim, o trabalho livre e assalariado. Os escrava, barateando,assim, o trabalho livre e assalariado. Os proprietários passaram a arrendar suas terras aos colonos, proprietários passaram a arrendar suas terras aos colonos, instituindo o “sistema de colonato” (a permanência do camponês instituindo o “sistema de colonato” (a permanência do camponês na terra). na terra).

Desses fatores, resultou a diminuição da arrecadação de tributos, Desses fatores, resultou a diminuição da arrecadação de tributos, levando o Estado a dificuldades de manter a máquina levando o Estado a dificuldades de manter a máquina administrativa, principalmente o exército, o que resultou com as administrativa, principalmente o exército, o que resultou com as invasões bárbaras. invasões bárbaras.

Com o império enfraquecido as invasões babaras foram Com o império enfraquecido as invasões babaras foram devastadoras.devastadoras.

Em 476 d.C. ocorreu a queda do Império RomanoEm 476 d.C. ocorreu a queda do Império Romano

Page 7: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

Curiosidades Curiosidades Muitas datas são usadas para marcar a transição da Muitas datas são usadas para marcar a transição da

República ao Império:República ao Império:

44 a.C.= Indicação de Júlio César como ditador perpétuo.  44 a.C.= Indicação de Júlio César como ditador perpétuo. 

31 a.C.= Vitória de seu herdeiro Otaviano, na Batalha de 31 a.C.= Vitória de seu herdeiro Otaviano, na Batalha de Áccio. Áccio.

27 a.C.= Data em que o senado romano outorgou a 27 a.C.= Data em que o senado romano outorgou a Otaviano o título honorífico Augusto. Otaviano o título honorífico Augusto.

Page 8: Império Romano Turma:114Grupo: Guilherme Camillo Ricardo Barcelos Gabriel Paravidino Pedro Vitor.

BlibliografiaBlibliografia

wikipedia.orgwikipedia.org