Implantação da República Portuguesa

7
EPEMP © Porto Editora Cultura e História de Portugal Ficha Informativa Implantação da República Portuguesa No final do século XIX princípio do século XX, a grande maioria dos países europeus eram monárquicos. Havia um rei ou uma rainha que governava o país até morrer, sucedendo-lhe, geralmente, o filho primogénito. A Dinastia de Bragança governou Portugal entre o ano de 1640 e 1910, quando foi proclamada a República. Se excluirmos a República de San Marino que existe desde 301 a. D. (anno domini), Portugal foi o terceiro país europeu a ter um governo republicano, depois da Suíça que se tornou uma república independente a 24 de outubro de 1648 e da França que implementou a sua III República no dia 4 de setembro de 1870. O último rei de Portugal chamava-se Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio, mas ficou conhecido só como Manuel II e governou o país apenas dois anos, entre 1908 e 1910. D. Manuel era filho do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia e irmão do príncipe D. Luís Filipe. No dia 1 de fevereiro de 1908 houve um atentado contra a família real em Lisboa e o rei e o príncipe D. Luís Filipe foram assassinados. D. Manuel, que na altura tinha 19 anos, foi proclamado rei. No final do século XIX, o país vivia um período difícil da sua história. Existiam muitos problemas e a população, cada vez mais descontente com a monarquia, começou a apoiar o Partido Republicano Português. A gota de água que fez transbordar o copo foi o Ultimato Inglês. [1] D. Manuel II. Glossário primogénito: primeiro filho Dinastia: conjunto de reis da mesma família proclamada: anunciada publicamente, instituída atentado: prática de crime contra alguém dinamizador: responsável pela criação Teatro São Luiz O Teatro Municipal São Luiz é uma casa de espetáculos localizada em Lisboa. Construído no tempo da monarquia e inaugurado no ano de 1894, este teatro foi batizado com o nome da rainha D. Amélia. Quando a monarquia caiu e foi implementada a Repú- blica, o espaço foi rebatizado como Teatro da República. Em 1918, este teatro passou a chamar-se Teatro São Luiz em homenagem ao seu principal dinamizador, o visconde São Luiz. Quando o cinema se populariza e os espectadores passam a ir mais ao cinema do que ao teatro, o Teatro São Luiz transforma-se para receber a Sétima Arte e é lá que se estreia, em 1928, o filme Metropolis de Fritz Lang, acompanhado de orquestra. Saber mais [2] Teatro São Luiz.

Transcript of Implantação da República Portuguesa

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

Implantação da República Portuguesa No final do século XIX princípio do século XX, a grande maioria dos países europeus eram monárquicos.

Havia um rei ou uma rainha que governava o país até morrer, sucedendo-lhe, geralmente, o filho primogénito. A Dinastia de Bragança governou Portugal entre o ano de 1640 e 1910, quando foi proclamada a República.

Se excluirmos a República de San Marino que existe desde 301 a. D. (anno domini), Portugal foi o terceiro país europeu a ter um governo republicano, depois da Suíça que se tornou uma república independente a 24 de outubro de 1648 e da França que implementou a sua III República no dia 4 de setembro de 1870.

O último rei de Portugal chamava-se Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio, mas ficou conhecido só como Manuel II e governou o país apenas dois anos, entre 1908 e 1910. D. Manuel era filho do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia e irmão do príncipe D. Luís Filipe. No dia 1 de fevereiro de 1908 houve um atentado contra a família real em Lisboa e o rei e o príncipe D. Luís Filipe foram assassinados. D. Manuel, que na altura tinha 19 anos, foi proclamado rei.

No final do século XIX, o país vivia um período difícil da sua história. Existiam muitos problemas e a população, cada vez mais descontente com a monarquia, começou a apoiar o Partido Republicano Português. A gota de água que fez transbordar o copo foi o Ultimato Inglês.

[1] D. Manuel II.

Glossário

primogénito: primeiro filho

Dinastia: conjunto de reis da mesma família

proclamada: anunciada publicamente, instituída

atentado: prática de crime contra alguém

dinamizador: responsável pela criação

Teatro São LuizO Teatro Municipal São Luiz é uma casa de espetáculos localizada em Lisboa. Construído no tempo da monarquia e inaugurado no ano de 1894, este teatro foi batizado com o nome da rainha D. Amélia. Quando a monarquia caiu e foi implementada a Repú-blica, o espaço foi rebatizado como Teatro da República. Em 1918, este teatro passou a chamar-se Teatro São Luiz em homenagem ao seu principal dinamizador, o visconde São Luiz.Quando o cinema se populariza e os espectadores passam a ir mais ao cinema do que ao teatro, o Teatro São Luiz transforma-se para receber a Sétima Arte e é lá que se estreia, em 1928, o filme Metropolis de Fritz Lang, acompanhado de orquestra.

Saber mais

[2] Teatro São Luiz.

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

O Mapa Cor-de-Rosa e o Ultimato InglêsNo final do século XIX, Portugal quis

expandir os seus territórios africanos unindo Angola a Moçambique. O mapa que descrevia esta intenção ficou conhecido como Mapa Cor-de-Rosa e foi tornado público em 1886.

As intenções expansionistas de Portugal iam contra o plano inglês de unir o Egito à África do Sul e apesar de os dois países terem assinado um tratado1 de entreajuda em 1386, os planos ingleses prevaleceram sobre os portugueses, e a 11 de janeiro de 1890 o governo inglês envia uma mensagem ao governo português exigindo a retirada das forças militares portuguesas que tinham ocupado o território centro-africano entre Angola e Moçambique. Ao receber este telegrama, que ficou conhecido como Ultimato Inglês, o rei D. Carlos manda retirar as tropas. A decisão do rei português é vista como uma humilhação e o movimento republicano ganha vigor.

1 O Tratado de Windsor ainda está em vigor e é, por isso, conhecido como a mais antiga aliança diplomática existente no mundo.

RepúblicaDemocrática

do Congo

Ruanda

Burundi

Tanzânia

Gabão

ZâmbiaAngola

Comores

Mad

agás

car

Moç

ambi

que

Malawi

Zimbabwe

BotsuanaNamíbia

ÁfricadoSul

Lesoto

Suazilândia

0 1000 km

[3] Mapa Cor-de-Rosa.

[5] Teófilo Braga.

Glossário

expansionistas: referentes ao alargamento do território de um país para além das suas fronteirasentreajuda: ajuda mútua humilhação: rebaixamento, vergonhaimplantada: estabelecida, instituídademocraticamente: seguindo os princípios da democracia (igualdade, liberdade)provisório: temporário

Revolução RepublicanaO Partido Republicano Português organizou uma revolução que teve início no dia 3 de fevereiro de 1910

e dois dias depois os líderes declararam implantada a República em Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A 5 de outubro Portugal torna-se uma República, passando a ter um governo eleito democraticamente pela população.

O governo provisório chefiado por Teófilo Braga começou imediatamente a redigir a lei que regula os direitos e deveres de todos os cidadãos e define a estrutura do Estado ou, melhor dizendo, as funções do Presidente da República, da Assembleia da República, do Governo e dos Tribunais. Esta lei básica ou fundamental chama-se Constituição. A Constituição em vigor atualmente foi aprovada pela Assembleia da República em 1976. O governo provisório de 1910 foi igualmente responsável pela escolha dos novos símbolos da nação portuguesa: o hino e a bandeira.

Bélgica

França

Alemanha

Itália

Portugal

Espanha

Reino Unido

Independente0 1000 km

[4] Mapa de África Colonial em 1913.

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

Bandeira NacionalEm 1910 a bandeira nacional de Portugal era azul e branca e no

meio apresentava o escudo português representado por cinco quinas dispostas em cruz sobre um fundo branco com uma cercadura vermelha com sete castelos. Esta bandeira tinha sido escolhida em 1829 pelo rei D. Pedro IV e para simbolizar a monarquia reinante há, por cima do escudo, uma coroa real.

A nova bandeira republicana é vermelha e verde. A metade esquerda da bandeira é verde e mais estreita do que a parte direita que é vermelha. Precisamente a meio da bandeira há uma esfera armilar para homenagear as viagens de decoberta que os portugueses fizeram e por cima desta um escudo que já na bandeira monárquica representava a coragem dos portugueses e a independência nacional.

[7] Bandeira portuguesa (de 1834 a 1910).

[8] Atual bandeira portuguesa.

As regras de bom português exigem que não se repita muitas vezes a mesma palavra e, por isso, é fre-quente existirem várias palavras para descrever um único conceito. Os nomes das equipas de futebol portuguesas são um bom exemplo disso: quando se fala nos “encarnados” ou nas “águias”; nos “azuis e brancos” ou nos “dragões”; e nos “leões” ou nos “lagartos” estamos a referirmo-nos às equipas de futebol do Sport Lisboa e Benfica, do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal, respetivamente. A seleção nacional de futebol também é conhecida como a “Equipa das Quinas”.

Curiosidades

[9] Centro da bandeira nacional com cinco quinas em cruz.

[6] Postal ilustrado sobre a Proclamação da República Portuguesa.

Glossário

homenagear: reconhecer o mérito, mostrar

admiração

pioneira: primeira a fazer ou criar algo

Ana Salazar é a grande pioneira da moda em Portugal e em 2012 celebrou 40 anos de carreira. Na década de 90, a estilista usou o escudo português em muitos dos seus acessórios de moda (malas e joias).

Curiosidades

[10] Ana Salazar.

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

1. A atual bandeira portuguesa foi escolhida entre várias propostas apresentadas. Consulta o portal do centenário da República para conhecer todos os designs de bandeiras que foram apresentados.

Imagina que és membro da comissão republicana que em 1910 teve de escolher qual seria a nova bandeira portuguesa. Analisa as diferentes propostas que foram apresentadas em 1910 e seleciona democraticamente uma.

Se quiseres, podes criar novas propostas de design para a bandeira portuguesa.

2. Imagina que estás em Lisboa e que queres ir ao teatro com os teus amigos. Consulta o site oficial do Teatro São Luiz para conhecer a sua localização e programação.

3. Vê este vídeo do YouTube e fala com os teus colegas sobre a coleção que Ana Salazar apresentou na São Paulo Fashion Week 2011. Descreve as roupas que ela apresenta e dá a tua opinião sobre esta coleção.

4. Sabes como se chama o primeiro rei de Portugal? E o último? E quantas famílias nobres ou dinastias governaram Portugal antes de 1910?

Sabes como se chama o atual Presidente da República Portuguesa? E como se chama o primeiro presidente eleito depois da Implantação da República? E depois do 25 de abril de 1974? E quem ocupava o lugar de presidente quando Portugal aderiu à União Europeia em 1986?

Para saber as respostas, consulta os portais: Casa Real Portuguesa Museu da Presidência

Propostas de atividades

Exploração lexical

Muitas palavras ou expressões usadas no texto têm o mesmo significado de outras que já conheces, como por exemplo:

palavras conhecidas palavras novasachar bom ou bem aprovaracordo tratadomorto assassinadochamar batizardescrever definirpromover dinamizarem honra de em homenagem aestar em funcionamento estar em vigorretirar excluirpedir exigiraumentar expandirofender humilhar

palavras conhecidas palavras novas

estabelecer implantar, implementar

objetivo intenção

rei monarca

ser mais forte prevalecer

primeiro filho primogénito

anunciar, declarar proclamar

temporário provisório

escrever redigir

cinema Sétima Arte

juntar, ligar unir

força vigor

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha Informativa

E muitas outras palavras pertencem à mesma família e, portanto, se conheces o significado de uma consegues perceber o que as outras querem dizer, como por exemplo:

governo governado governante governar governaçãomonarca monárquico monarquiarei reino reinadodinamizar dinamizadorrepública republicano/aconstituição constitucionalimplantar implantaçãohomenagem homenagearexpandir expansionistashumilhação humilhar

Regras Ortográficas1. Segundo as regras da redação da língua portuguesa, os séculos e os números que acompanham os

nomes dos reis e rainhas devem escrever-se em numeração romana. Os nomes de reis e de séculos leem-se como números ordinais até dez, mas como cardinais quando superiores a dez.

Exemplos: século I (primeiro), século X (décimo), século XIX (dezanove), século XX (vinte); D. João IV (quarto), D. Carlos I (primeiro), Isabel II (segunda), Luís XIV (catorze), Papa Bento XVI (dezasseis).

2. Os nomes dos reis e rainhas são precedidos dos títulos Dom e Dona – sempre abreviados para D. Atualmente ainda usamos o título de Dona para senhoras mais velhas sem estudos académicos. O mesmo título não se aplica aos homens cuja forma de tratamento – usada sempre de forma abre-viada – é Sr. (senhor). Sempre que a pessoa for licenciada, então o tratamento correto deverá ser Dr. (doutor) ou Dr.ª (doutora), sempre abreviado.

Exemplos: D. Rita, D. Manuela; Sr. José, Sr. António; Dr.a Anabela, Dr. Filipe.

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal Ficha de Trabalho A

Nome: Turma: Número:

Data:

Seleciona a resposta correta.

1. Em que ano é que o Teatro São Luiz passou também a ser uma sala de cinema?

a) 1894

b) 1910

c) 1918

d) 1928

2. Porque é que a equipa do Futebol Clube do Porto também é conhecida como os “azuis e brancos”?

a) porque o logótipo da equipa é azul e branco

b) porque o equipamento que usam é azul e branco

c) porque os dragões são geralmente azuis e brancos

d) porque azul e branco são as cores favoritas do atual presidente do clube

3. Sabes a que equipa nos estamos a referir quando falamos dos “axadrezados”?

a) Belenenses

b) Boavista

c) Vitória de Setúbal

d) Académica de Coimbra

4. Quantas Repúblicas existiam na Europa quando Portugal implementou um governo republicano?

a) nenhuma, todos os outros países eram monárquicos

b) uma: a França

c) duas: a Suíça e a França

d) três: San Marino, Suíça e França

5. Quantos nomes próprios tem o rei D. Manuel II?

a) um: Manuel

b) seis

c) uma dúzia

d) treze

6. Quantos desses nomes também são usados no feminino?

a) um

b) seis

c) dez

d) doze

EPEMP ©

Porto Editora

Cultura e História de Portugal

Nome: Turma: Número:

Data:

Responde às seguintes perguntas.

1. O que celebram os portugueses no dia 5 de outubro?

1.1. Existe uma data semelhante no país onde vives?

2. Quais são as principais diferenças entre a bandeira monárquica e a bandeira republicana?

2.1. Descreve a bandeira do país onde moras.

3. Em que ano nasceu o último rei de Portugal?

4. Porque é que os ingleses não gostaram dos planos de ocupação dos territórios africanos dos portugueses?

5. O que significa a palavra “ultimato”?

6. O que fez o rei D. Carlos quando os ingleses lhe pediram para desocupar os territórios localizados entre Angola e Moçambique?

7. Quais foram as primeiras medidas do governo provisório chefiado por Teófilo Braga?

8. O que quer dizer a expressão “a gota que fez transbordar o copo”?

Ficha de Trabalho B