In f novofeedback

3
Capacitação de Agentes de Inovação Texto de apoio O novo feedback Junho/2014 - POR CIBELE RESCHKE Em vez de rejeitar a crítica, se achar um fiasco ou culpar o chefe, saiba como reagir bem na hora de discutir a relação e receber um conselho. Você está no comando Embora as empresas tenham se empenhado para treinar os gestores para dar feedback, estudos recentes mostram que o personagem central dessa atividade é o profissional que recebe a informação. "O receptor é o responsável por deixar a mensagem entrar e processá-la corretamente a fim de poder melhorar seu desempenho", diz a psicóloga Sheila Heen, professora da Universidade Harvard, que, ao lado de Douglas Stone, seu colega de instituição, escreveu o livro Thanks for the Feedback: the Science and Art of Receiving Feedback Well ("Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber bem um feedback", numa tradução livre.), ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Os pesquisadores constataram que o aprendizado e a melhora, do desempenho dependem da maneira como respondemos à informação que o chefe passa. Diante de uma avaliação ruim, profissionais adotam uma atitude defensiva e se recusam a aceitar o que acabaram de ouvir. A reação típica é negar tudo, afirmando que o conteúdo da critica não corresponde à verdade. A segunda reação possível é desmerecer a pessoa que deu o feedback, dizendo que ela não dispõe de dados suficientes para julgar. Uma terceira possibilidade consiste, em vez de rejeitar a informação, em aceitá-la exageradamente. Nesse caso, a pessoa /home/website/convert/temp/convert_html/558c5a4bd8b42a4e2c8b46e9/document.docx Página 1

Transcript of In f novofeedback

Page 1: In f novofeedback

Capacitação de Agentes de InovaçãoTexto de apoio

O novo feedback

Junho/2014 - POR CIBELE RESCHKE

Em vez de rejeitar a crítica, se achar um fiasco ou culpar o chefe, saiba como reagir bem na hora de discutir a relação e receber um conselho.

Você está no comandoEmbora as empresas tenham se empenhado para treinar os gestores para dar feedback, estudos recentes mostram que o personagem central dessa atividade é o profissional que recebe a informação.

"O receptor é o responsável por deixar a mensagem entrar e processá-la corretamente a fim de poder melhorar seu desempenho", diz a psicóloga Sheila Heen, professora da Universidade Harvard, que, ao lado de Douglas Stone, seu colega de instituição, escreveu o livro Thanks for the Feedback: the Science and Art of Receiving Feedback Well ("Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber bem um feedback", numa tradução livre.), ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Os pesquisadores constataram que o aprendizado e a melhora, do desempenho dependem da maneira como respondemos à informação que o chefe passa.Diante de uma avaliação ruim, profissionais adotam uma atitude defensiva e se recusam a aceitar o que acabaram de ouvir.A reação típica é negar tudo, afirmando que o conteúdo da critica não corresponde à verdade.A segunda reação possível é desmerecer a pessoa que deu o feedback, dizendo que ela não dispõe de dados suficientes para julgar. Uma terceira possibilidade consiste, em vez de rejeitar a informação, em aceitá-la exageradamente. Nesse caso, a pessoa distorce para pior a informação, achando-se mais incompetente do que de fato é.

"Todos nós podemos reagir de forma. diferente, de acordo com o tom da conversa, mas às vezes é possível identificar essas três armadilhas na recepção em um mesmo feedback", diz Douglas. Os pesquisadores de Harvard propõem um método que permite uma assimilação mais madura da opinião alheia.Basicamente, significa respirar fundo e, em vez de responder mal, iniciar uma conversa produtiva com o chefe ou com a pessoa que deu o feedback. O resultado, para o profissional, é conseguir efetivamente tirar algo de positivo da conversa, identificar pontos que podem ser aprimorados e correr atrás de seu desenvolvimento com clareza. (veja quadro Para Lidar COM uma Avaliação).

/tt/file_convert/558c5a4bd8b42a4e2c8b46e9/document.docx Página 1

Page 2: In f novofeedback

Capacitação de Agentes de InovaçãoTexto de apoio

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/193/

/tt/file_convert/558c5a4bd8b42a4e2c8b46e9/document.docx Página 2