Incas

5
Politica O núcleo da estrutura social e política dos incas era o ayllu ou clã, grupo tribal cuja chefia era confiada ao membro mais velho. Cada ayllu destinava dez homens ao serviço militar, ao cultivo das terras e ao trabalho nas minas e na construção de obras públicas. Reunidos, os ayllus formavam distritos, que integravam as quatro regiões em que se dividia o império, os suyus, governados por apos, pertencentes à nobreza. • O Estado Inca teve uma organização social e política peculiar. O sistema penal era rígido e o sistema político extremamente despótico. A organização social inca era muito hierarquizada. 1- O Imperador, denominado Grande Inca, era responsável pelo culto ao Sol. Ele era o chefe religioso, político e militar de todo o Estado. O sucessor do Imperador recaía sobre aquele que possuísse as melhores condições para exercer o cargo, mesmo se não fosse herdeiro. 2- Os sacerdotes eram responsáveis por sacrifícios, adivinhações e pela educação dos jovens nobres. 3- Os Nobres eram membros das família Inca ou descendentes doa chefes de clãs. Um conselho composto por quatro membros escolhia um "Capac", que era geralmente, parente do Inca. Esse ajudava o Imperador a governar. Ele tinha a responsabilidade de administrar a região. Os Nobres governantes das províncias eram designados para trabalhar em cidades em que representavam o soberano. Eles dependiam da ajuda dos curacas, esses eram chefes tradicionais que recebiam ordens do representante do Inca. Eles, porém, eram cobradores de impostos, chefes locais, juizes e comandantes militares. 4- Os Yanaconas, uma espécie de escravos que podiam possuir bens, eram selecionados entre prisioneiros de guerras e o povo. Eles eram encarregados de proteger seus senhores, administrarem as terras do Templo do Sol e os armazéns de abastecimento. Apenas altos funcionários e chefes militares podiam Ter os serviços dessa espécie de escravos. Somente um dos filhos do yanacona era escolhido para continuar sua atividade. O povo tinha um papel muito importante na sociedade, já que eram responsáveis pela sobrevivência alimentar através do cultivo da terra.

Transcript of Incas

Page 1: Incas

Politica•   O núcleo da estrutura social e política dos incas era o ayllu ou clã, grupo tribal cuja chefia era confiada ao 

membro mais velho. Cada ayllu destinava dez homens ao serviço militar, ao cultivo das terras e ao trabalho nas minas e na construção de obras públicas. Reunidos, os ayllus formavam distritos, que integravam as quatro regiões em que se dividia o império, os suyus, governados por apos, pertencentes à nobreza.

• O Estado Inca teve uma organização social e política peculiar. O sistema penal era rígido e o sistema político extremamente despótico. A organização social inca era muito hierarquizada. 1- O Imperador, denominado Grande Inca, era responsável pelo culto ao Sol. Ele era o chefe religioso, político e militar de todo o Estado. O sucessor do Imperador recaía sobre aquele que possuísse as melhores condições para exercer o cargo, mesmo se não fosse herdeiro. 2- Os sacerdotes eram responsáveis por sacrifícios, adivinhações e pela educação dos jovens nobres. 3- Os Nobres eram membros das família Inca ou descendentes doa chefes de clãs. Um conselho composto por quatro membros escolhia um "Capac", que era geralmente, parente do Inca. Esse ajudava o Imperador a governar. Ele tinha a responsabilidade de administrar a região. Os Nobres governantes das províncias eram designados para trabalhar em cidades em que representavam o soberano. Eles dependiam da ajuda dos curacas, esses eram chefes tradicionais que recebiam ordens do representante do Inca. Eles, porém, eram cobradores de impostos, chefes locais, juizes e comandantes militares. 4- Os Yanaconas, uma espécie de escravos que podiam possuir bens, eram selecionados entre prisioneiros de guerras e o povo. Eles eram encarregados de proteger seus senhores, administrarem as terras do Templo do Sol e os armazéns de abastecimento. Apenas altos funcionários e chefes militares podiam Ter os serviços dessa espécie de escravos. Somente um dos filhos do yanacona era escolhido para continuar sua atividade. O povo tinha um papel muito importante na sociedade, já que eram responsáveis pela sobrevivência alimentar através do cultivo da terra.

Page 2: Incas

Sociedade• A sociedade inca caracterizava-se por três grandes grupos sociais. No ápice da pirâmide temos o grande Inca o qual

realizava o culto ao Sol. Os sacerdotes eram responsáveis por sacrifícios, adivinhações e também pela educação de jovens nobres. Em seguida vinham os nobres que geralmente eram membros da família do Inca, ou descendentes dos chefes de clãs que passaram a integrar o império. Foram chamados de orejones pelos espanhóis porque usavam olhereiras. Os yanaconas eram uma espécie de escravos selecionados entre prisioneiros de guerra ou populares que eram encarregados de proteger seus senhores, administrarem terras do Templo do Sol e os armazéns de abastecimento. Somente altos funcionários e chefes militares podiam ter a seu serviço os yanaconas os quais, é importante lembrar, podiam possuir bens, o que não nos permite confundi-los com escravos. Apenas um dos filhos do yana era escolhido para continuar a atividade do pai. Alguns viviam em meio ao fausto de Cuzco enquanto outros serviam curacas pobres em regiões distantes. Algumas mulheres também eram escolhidas para serem educadas nos monastérios do Sol por mulheres mais velhas e descendentes da etnia dos incas. Algumas tornavam-se esposas secundárias do imperador, outras eram dadas em casamento a quem o imperador desejasse e outras permaneciam virgens para poder participar do culto solar. Ao lado da atividade ritual estas mulheres também se dedicavam a fiar e a tecer. O número delas por vezes era tão grande (perto de 2000 mil), que permitia uma produção que escapava a política de reciprocidades tradicionais. O mesmo ocorria com a produção dos yana favorecendo a desagregação das antigas formas de solidariedade social. Portanto as relações sociais estavam em transformação indicando uma tendência de transformação do Estado. O povo tinha um papel extremamente importante na sociedade na medida em que era responsável pela sobrevivência alimentar através do cultivo da terra e, também, pelas guerras que faziam parte das formas de controle da produção em uma área bastante extensa. As terras eram divididas em três partes. Os produtos obtidos do cultivo da primeira parte eram oferecidos ao culto do Sol, os da segunda parte para o Inca e os da terceira parte para a comunidade.

Page 3: Incas

Economia 

EconomiaTodos os níveis da sociedade deveriam pagar tributos ao imperador 

inca.Não usavam moedas, eles faziam trocas ou escambos. E até o 

trabalho era remunerado com mercadorias e comida.A agricultura era sua principal atividade econômica. Plantavam mais de setecentas espécies de vegetais. Os destaques foram: batatas, 

batatas doce, milho, pimenta, algodão, tomates, amendoim, mandioca e um grão chamado quinua.

A caça também tinha seu espaço dentro da economia dos incas. Fornecia carne, couro e plumas que usavam em seus tecidos. Era uma 

atividade coletiva. Cervos, aves e peixes eram os mais caçados.

Page 4: Incas

cultura• Arte Inca

Os incas faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. Oartesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Também pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc).

Arquitetura Inca

Os incas utilizaram a pedra como base das construções. Embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronômicos. Para ligar as construções, fizeram uma rede de estradas de pedra. 

Mitologia e religião

Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Virachocha, o todo poderoso. Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. Porém, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol.

Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifício de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.

Page 5: Incas

Conquista dos europeus• A conquista do Império Inca foi uma das mais importantes etapas da 

colonização espanhola da América. QuandoHuayna Capac se tornou o imperador inca, houve uma guerra de sucessão que algumas fontes sustentam que durou cerca de doze anos. A causa alegada da guerra é que Huayna fora muito cruel com o povo. 

• Quando Huayna Capac morreu, o império estava desgastado e ocorreu uma disputa entre seus dois filhos. Cusco, que era a capital, havia sido dada para o suposto novo imperador Huascar, que foi considerado como pessoa horrível, violento e quase louco atribuindo-se a ele o assassinato da própria mãe e da sua irmã que forçara a desposá-lo. Depois de muita luta, Atahualpa derrotou Huascar e então, conta-se, era Atahualpa que estava enlouquecido e violento, tratando os perdedores de forma horrível. Muitos foram apedrejados (nas costas) de forma a ficarem incapacitados, nascituros eram arrancados dos ventres das mães, aproximadamente 1500 membros da família real, incluindo os filhos de Huascar foram decapitados e tiveram seus corpos pendurados em estacas para exibição.

• Atahualpa pagou um terrível preço para tornar-se imperador. Seu império estava agora abalado e debilitado. Foi neste momento crítico que os europeus  chegaram, cena final do Império Inca. Quem comandava o exercito era o espanhol Francisco Pizarro e seus comparsas da "Castilla de Oro", que capturaram Atahualpa e seus nobres em 16 de novembro de 1532.