INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas...

28
INCINGAPURA INQUEBEC INPARIS INRIO DE JANEIRO ...

Transcript of INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas...

Page 1: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

INCINGAPURAINQUEBECINPARISINRIO DE JANEIRO...

ENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Page 2: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

2

100 M€É o valor investido pela ENGIE daqui até 2020 a fim de promover o gás natural como combustível para os caminhões na Europa.

50.000terminais de carregamento para veículos elétricos já instaladas pela ENGIE na Europa.

Mais de

150redes de transporte equipadas pela ENGIE em 2016.

Uma nova mobilidade em progresso. Poderosa, econômica e durável, ela atende os desafios das cidades de hoje e do mundo de amanhã.

OSINDICADORES DANOVA MOBILIDADE

75% das pessoas na França se declaram favoráveis à utilização de carros autônomos.

500.000 de toneladas de CO2 por ano: é o que o estado de Nova York (Estados Unidos) poderia economizar se convertesse sua frota de ônibus para o uso da eletricidade.

15 milhões de veículos funcionando a gás na Europa em 2030: esta é a meta estabelecida pela AVGN (Associação de Veículos a Gás Natural).

+ 20% de transporte público no total das viagens urbanas entre 2001 e 2012 nas cidades de países desenvolvidos.

450 km: esta é a verdadeira autonomia dos veículos elétricos que rodam com baterias de nova geração.

3,8 milhões de veículos a menos nas ruas em 2024: é o que tornaria possível a multiplicação dos serviços de compartilhamento de carro.

Page 3: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

1

Isabelle Kocher CEO da ENGIE

Hoje, temos o poder de mudar nossa mobilidade

mobilidade é um desafio diário para cada um de nós. É também, e acima de tudo, uma questão central para as nossas metrópoles, que, em 2050, reunirão 67%

da população mundial. Congestionamento, qualidade do ar, item de custo significativo no orçamento familiar, contribuição para o aquecimento global, ruídos, estresse... todos esses fatores se combinam para tornar necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade.Na ENGIE, decidimos participar abertamente, a partir de hoje, desta transformação. Na concepção e criação das infraestruturas de transporte equipadas com as tecnologias mais avançadas, conectando os meios de transporte, fornecendo aos passageiros ferramentas simples e práticas para facilitar seus deslocamentos e incentivar a implantação de combustíveis mais ecológicos, participamos da criação de condições de uma nova mobilidade mais fluida, mais limpa e mais econômica nas cidades e territórios em todo o mundo.Juntos, podemos agir. Hoje.

A

Page 4: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

2

Para melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora, aliviar o congestionamento e otimizar redes de transporte, conheça as soluções de mobilidade verde do programa Better Mobility TODAY da ENGIE. Soluções que se combinam e se unem para se adaptar às suas necessidades.

MELHORARAS INFRAESTRUTURAS

EXISTENTES

FLUIDIFICAR O TRÁFEGO

SISTEMAS INTELIGENTES

DE TRANSPORTE

Gestão inteligente do tráfego

Compartilhamento de carro

Sistemas de informação de

passageiros

Soluções de direção

Soluções integradas de

estacionamento urbano

Gestão inteligente

de frota

UMAREDEDE SOLUÇÕESPARAA MOBILIDADEVERDE

ENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Wi-Fi a bordo

Page 5: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

3

Agregação de flexibilidade

FACILITAR A LOGÍSTICA

URBANA

TRANSPORTES PÚBLICOS

MOBILIDADEELÉTRICA

PLANEJAMENTO E CONSULTORIA

GÁS NATURAL VEICULAR

MOBILIDADEA HIDROGÊNIO

INCENTIVAR A IMPLANTAÇÃO

DE COMBUSTÍVEIS VERDES

Estações GNC/GNL e

bioGNC/GNL privadas

ou públicas

Eletricidade de origem renovável

para veículosRecarga

inteligente

Estudos prospectivos

Modelização 3D e simulação

Modelização multimodal das

viagens

Infraestruturas de recarga

para ônibus elétricos

Redes de pontos de recarga

elétrica

Infraestruturas para o transporte

ferroviário

Estações GNC e bioGNC

para operadores de ônibus

Planejamento urbano

Estações de reabastecimento

de hidrogênio limpo para

veículos

Engenharia de sinalização

UMAREDEDE SOLUÇÕESPARAA MOBILIDADEVERDE

Page 6: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

4

Hoje, a mobilidade é uma grande preocupação das cidades, de seus habitantes e suas empresas.Saiba como a ENGIE enfrenta isso para aumentar a fluidez e a eficiência do tráfego.

PARA UMA MOBILIDADE MAIS LIMPARoterdão favorece a mobilidade elétrica com a implementação em larga escala de terminais de carregamento.

página 5

PARA UMA OFERTA DE TRANSPORTE MAIS AMPLA Bruxelas está diversificando sua oferta de transporte para oferecer aos seus habitantes ainda mais alternativas ao automóvel.

página 15

PARA UMA CIRCULAÇÃO MAIS FLUIDAO Rio de Janeiro e seu contorno contam com uma gestão inteligente do tráfego para reduzir o congestionamento rodoviário.

página 8

UMA FORMA MAIS SUSTENTÁVEL DE TRANSPORTAR MERCADORIAS Na França, a marca Carrefour está aumentando o uso de biocombustível proveniente dos resíduos para suas entregas a centenas de lojas.

página 18

PARA UMA EXPERIÊNCIA FLUIDA E PERSONALIZADA PARA OS PASSAGEIROS O governo de Quebec oferece aos usuários da sua rede de ônibus uma fonte de informações úteis, precisas e facilmente acessíveis.

página 10

PARA UMA REDE DE METRÔ MODERNIZADA Em Cingapura, os equipamentos utilizados no metrô são da mais alta tecnologia, como parte de uma rede de transporte cada vez mais moderna.

página 20

PARA UMA REDE DE TRANSPORTE OTIMIZADAEm Paris, a RATP otimiza a operação de sua rede e reforça a sua oferta de serviços.

página 12

PARA UMA LOGÍSTICA MAIS VERDE A União Europeia está fazendo da estrada uma alavanca essencial para o transporte sustentável de mercadorias, equipando os seus principais eixos com estações de GNL, da Polônia a Portugal.

página 22

ALGUMASRESPOSTAS AOSDESAFIOSDE MOBILIDADE, AQUIEAGORA

Page 7: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

5

INSTALAÇÕES PARA DESENVOLVER A MOBILIDADE ELÉTRICA

Coração econômico dos Países Baixos e segunda maior cidade do país com 2,3 milhões de habitantes, Roterdão está firmemente empenhada num programa de mobilidade elétrica. O município implementa uma vasta rede de terminais de carregamento nos seus pontos estratégicos e áreas de estacionamento.

INROTERDÃOENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Page 8: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

6

O DESAFIOPorquê promover os veículos elétricos? Em primeiro lugar, pela qualidade do ar. Mas também porque este modo de transporte tem várias vantagens: é limpo, silencioso e mais econômico em CO2 do que os veículos térmicos. Nos Países Baixos, também oferece benefícios em impostos, contribuindo para torná-lo economicamente atrativo.

VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA TODOS

As autoridades da cidade de Roterdão se comprometeram com o transporte elétrico de duas maneiras:

• para os habitantes, com a implementação de serviços e soluções específicas que facilitam os usos;

• para si mesmo, com mais de um quarto da frota de veículos municipais composta por modelos elétricos.

200.000veículos elétricos em 2020: é o objetivo fixado pelo governo holandês.

UMA PARCERIA BENÉFICA PARA TODOS

Além da implementação, a ENGIE e a EVBox também são responsáveis pela operação e manutenção destes terminais durante um período de 12 anos.

Parte dos custos de implementação das instalações é coberto pelos lucros resultantes da exploração e alimentação dos terminais. Graças a esta prestação de exploração e ao fornecimento de energia, a ENGIE pode propor um modelo financeiro legítimo para as coletividades que pretendam implementar a mobilidade elétrica.

Page 9: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

7

TECNOLOGIA SEM FIOS

A cidade também está testando uma tecnologia de recarga de veículos sem fios. O motorista estaciona o seu carro num lugar equipado com um sistema implementado no chão e ligado a uma fonte de alimentação. Um aplicativo de celular ativa o carregamento e o motorista pode retornar ao seu veículo quando a carga estiver completa!

Essa tecnologia é apropriada especialmente para veículos autônomos que podem ser programados para estacionar nas estações equipadas e sair depois de carregados.

TODAY IN ROTERDÃO

CERCA DE 3.000 TERMINAIS DE CARREGAMENTO Para facilitar o carregamento dos veículos elétricos e desenvolver o seu uso na cidade, Roterdão confiou à ENGIE e à sua filial EVBox a instalação e a manutenção:

• de uma primeira rede de 1.000 terminais em 2014;

• de cerca de 1.800 terminais adicionais a serem instalados entre 2016 e 2020.

Os pontos de recarga são instalados em pontos estratégicos, onde os motoristas mais precisam: estações ferroviárias, estacionamentos, áreas de compartilhamento de automóveis, etc. Os motoristas também podem enviar através de um website dedicado sugestões sobre outros locais de pontos de recarga - perto do seu domicílio, local de trabalho ou áreas de lazer.

4.000novos pontos de carregamento para carros elétricos implementados em Haia e Roterdão até 2020.

E AMANHÃ?

Se Roterdão é uma das principais cidades de mobilidade elétrica, isso é também porque o primeiro porto da Europa tem compromissos de desenvolvimento sustentável muito ambiciosos. Em 2025, a cidade pretende reduzir em 20% o seu consumo de energia e 4 milhões de toneladas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Roterdão atua hoje para oferecer soluções de mobilidade alternativa aos seus habitantes.

Page 10: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

8

INRIO DE JANEIRO

FLUIDIFICAR O TRÁFEGOURBANO

A cidade do Rio de Janeiro está entre as mais engarrafadas do mundo. Para a cidade e sua área metropolitana, o principal objetivo é reduzir o congestionamento rodoviário e do tráfego. Através da solução Maestro, a ENGIE equipa a cidade hoje com uma gama de soluções para melhor conduzir e gerenciar o tráfego urbano.

ENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Page 11: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

9

AUTOMATIZAR A GESTÃO DO TRÁFEGO

Em Niterói, município do Rio de Janeiro, controladores de alta tecnologia (soluções de captura e transmissão de dados), combinados com câmeras inteligentes, foram posicionados nas 10 áreas mais densamente povoadas.

O centro de comando destas instalações atua na circulação, permitindo otimizar a gestão dos semáforos tricolores.

A gestão automatizada permite reduzir o tempo de deslocamento dos habitantes. Ela também produz outros efeitos virtuosos para a coletividade: redução dos custos de manutenção dos semáforos, menor consumo de combustível, redução das emissões de gases poluentes e do número de acidentes.

CONDUÇÃO DO TRÁFEGO EM TEMPO REAL

Com a solução de gerenciamento de tráfego Maestro, a ENGIE está agora equipando a cidade do Rio e seu contorno com uma gama de soluções para melhor conduzir e gerenciar o tráfego urbano.

Câmeras, radares, links de rádio, controle de luzes de sinalização e iluminação urbana, exibição de mensagens em tempo real: o sistema Maestro capta dados de tráfego em tempo real e as envia ao centro de operações da cidade para otimizar o tráfego rodoviário.

Mais de

650câmeras no Rio.

E AMANHÃ?

No Rio de Janeiro, a ENGIE teve a missão de adaptar o Maestro a um túnel urbano. Todas as infraestruturas do túnel (lâmpadas, ventiladores, saídas de emergência, etc.) serão ligadas ao Maestro e controladas remotamente, melhorando, assim, sua segurança.

O DESAFIOLutar contra o congestionamento urbano e seus impactos: o aumento do consumo do combustível, da poluição do ar e do número de acidentes.

Page 12: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

10

INQUEBECENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

OFERECER AOS VIAJANTES UMA EXPERIÊNCIA FLUIDA E PERSONALIZADA

Para os 580.000 habitantes da cidade de Quebec, no Canadá, o ônibus é o principal meio de transporte público, graças a 4.500 pontos servidos por mais de 600 ônibus e BRTs de elevado nível de serviço da Rede de Transportes da Capital (RTC). Com o sistema de informação gerido pela ENGIE, os passageiros podem consultar, em tempo real, o horário das próximas passagens na sua linha.

Page 13: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

11

NAVINEO, UMA SOLUÇÃO GLOBAL

A solução Navineo é implementada pela ENGIE desde 2016 por toda a rede e equipa cada um dos veículos da frota da empresa de exploração RTC.

Através da tecnologia GPS, este Sistema de Ajuda à Exploração e Informação dos Viajantes (SAEIV) transmite informações contínuas em tempo real sobre os 600 ônibus em circulação na cidade para o centro de controle.

UM SERVIÇO OTIMIZADO

A implementação da solução Navineo permitiu, numa primeira fase, que a RTC revisse a sua norma de pontualidade e reprogramasse as horas de passagem dos seus 135 itinerários.

Esta revisão da organização ocorreu em seis meses, um tempo recorde. E os benefícios já são visíveis: a RTC recuperou 20.000 horas de serviços que permitem melhorar os serviços prestados aos viajantes desde o outono de 2016.

770displays de informação a bordo dos ônibus.

A INFORMAÇÃO DO PASSAGEIRO NO BOLSO

Ferramentas baseadas na Navineo também foram disponibilizadas aos passageiros através de um aplicativo móvel, o Nomade. A aplicação “Nomade” permite aos usuários consultar, através do celular, o estado da rede e os horários de chegada do seu ônibus atualizados em tempo real.

Um novo serviço oferece a opção para que os clientes recebam um alerta diretamente no seu celular no modo Push e saibam os próximos horários de passagem do ônibus no seu ponto escolhido.

45.000donwloads do aplicativo Nomade no primeiro mês.

O DESAFIOInformação em tempo real é o problema chave para os usuários de transporte público. A ENGIE complementa o seu dispositivo de comunicação sonora e visual nos pontos e a bordo dos ônibus graças às aplicativos e aos sites.

E AMANHÃ?

A Rede de Transportes da Capital (RTC) ganhou um prêmio entregue pela Association Québécoise des Transports (AQTr) pelo seu sistema de informação em tempo real. Esta ferramenta integra inovações tecnológicas que permitem explorar melhor uma rede de transportes e melhorar o serviço prestado aos clientes.

Page 14: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

12

INPARIS

OTIMIZAR A REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS E SERVIÇOS DE PASSAGEIROS

A Empresa pública autônoma dos Transportes Parisienses (RATP) opera uma grande parte dos transportes públicos em Paris e seus subúrbios. Diante dos múltiplos desafios de otimização e inovação, a operadora confia na ENGIE para acompanhá-la na transformação e renovação de sua oferta de transporte e serviços associados.

ENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Page 15: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

13

SINALIZAÇÃO SOB O SIGNO DE SEGURANÇA

A ENGIE também fornece sinalização ferroviária para motoristas e pessoas que trabalham em salas de controle.

O principal desafio desta missão: a segurança. Isto é para assegurar que os trens sempre funcionem em perfeitas condições de segurança. O nível de exigência é muito elevado: o seu limite de vigilância é de 1/1 000 000 000.

TRANSFORMAR A REDE DE TELECOMUNICAÇÕES

A RATP tem a sua própria rede de comunicação. Ela permite o acesso à Internet e telefonia, mas também a troca de comunicações de rádio necessárias para o funcionamento de seus serviços.

A ENGIE é responsável pela migração desta rede para uma nova rede e pela transformação e manutenção completa dos sistemas de vídeo das linhas de metrô. Trata-se de um contrato único, uma vez que envolve uma operação única e sem interrupção (por isso, exclusivamente à noite, algumas horas de cada vez) e a migração de uma rede de comunicação para outra.

Este projeto exigiu especialmente a criação de centros de dados dedicados à RATP para armazenar todos os dados coletados pelas câmeras e pelas redes.

Mais de

80funções da RATP estão preocupadas com esta transformação da rede.

O DESAFIOComo melhorar a rede de transportes públicos de Paris em todas as suas dimensões – técnica, comercial, de utilização... – garantindo simultaneamente a continuidade do serviço?

Page 16: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

14

DESENVOLVIMENTO DE ÔNIBUS A BIOGÁS

A ENGIE acompanhou a RATP para desenvolver soluções de reabastecimento para os centros de ônibus da RATP a biogás / bioGNV. O desafio é desenvolver soluções para abastecer a RATP com bioGNV, um combustível derivado da metanização dos resíduos. É possível compartilhar estações de ônibus com outros usos logísticos.

Na COP21, realizada em Paris em dezembro de 2015, a ENGIE e a RATP asseguraram o transporte ecológico dos 1.000 participantes para a Cúpula do Clima Local e para o Conselho Mundial da CGLU através de ônibus movidos exclusivamente por biometano.

20%dos ônibus usarão o biometano como combustível em 2025.

TODAY IN PARIS

UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO AOS PASSAGEIROS ACESSÍVEL A TODOS

A ENGIE disponibilizou uma solução de informação sonora e visual para a RATP para facilitar a mobilidade de todos os passageiros. Com a implementação deste sistema, a RATP exerce sua política de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

As informações são transmitidas em vários canais: em ônibus, em paradas, na Internet (sites, aplicativos...).E AMANHÃ?

Os sistemas de trânsito ferroviário urbano estão se

tornando obsoletos por toda parte. A questão de sua

atualização sem interrupção de serviço é crucial,

e a ENGIE irá fazê-lo.

Page 17: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

15

DENSIFICAR A OFERTA DE TRANSPORTES

Com 1,8 milhão de viagens de carro, incluindo 300.000 passageiros entrando diariamente em Bruxelas, a cidade sofre com a poluição, o ruído e o congestionamento. Envolvida numa abordagem de cidade sustentável, a capital europeia confia na ENGIE para incentivar as novas práticas de deslocação para aceder à cidade e desfrutar de uma vida mais agradável.

INBRUXELASENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Page 18: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

16

INFRAESTRUTURAS INTELIGENTES PARA OTIMIZAR OS DESLOCAMENTOS

As equipes da ENGIE estão ajudando a melhorar a fluidez do tráfego e dão prioridade aos transportes públicos através da otimização das infraestruturas rodoviárias, o que inclui :

• configurar os semáforos localizados nos principais cruzamentos para dar prioridade ao transporte público;

• fornecer aos motoristas informações em tempo real sobre vagas livres de estacionamento. Painéis com mensagens variáveis orientam os motoristas de forma rápida até as vagas disponíveis, evitando assim congestionar o tráfego com veículos à procura de lugares.

150cruzamentos para cerca de quinze linhas de bonde e ônibus.

16.000lugares de estacionamento monitorados em tempo real no centro de Bruxelas.

TORNAR A ÁREA METROPOLITANA DE BRUXELAS MAIS ACESSÍVEL ATRAVÉS DOS TRANSPORTES PÚBLICOS

A ENGIE está auxiliando as autoridades a reavaliar a rede de transporte público e as diferentes formas de otimizá-la, principalmente através de novas estações e pontos de ligação, assim como o aumento da frequência de veículos que chegam a cada estação. O trabalho consiste em determinar os meios de deslocamento mais eficazes de acordo com as áreas da cidade. Dois estudos baseados no trajeto de cerca de 20 quilômetros entre Bruxelas e a sua periferia (por exemplo, a cidade de Willebroek e o aeroporto) mostraram que o « trambus » (ônibus articulado com faixa dedicada) seria a melhor opção.

Além disso, a ENGIE traçou para o serviço público federal belga um documento de referência sobre o futuro dos transportes ferroviários na área metropolitana de Bruxelas.

O DESAFIOAs autoridades de transporte comprometeram-se em reduzir o congestionamento em uma cidade onde o uso do carro prevalece, com mais de 50 carros por cada 100 habitantes. Para isso, devem oferecer soluções de transporte alternativas aos moradores e trabalhadores.

Page 19: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

17

DESENVOLVER AS FROTAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

A ENGIE disponibiliza a 50 motoristas de táxis elétricos pontos de carga rápida localizados em frente a sua sede, o Grupo acompanhou igualmente a RTBF no estudo, implementação e gestão de uma frota de veículos elétricos destinados aos colaboradores. Além disso, foram instalados terminais de carregamento em diferentes locais.

Para otimizar o carregamento dos veículos elétricos, a ENGIE trabalha igualmente em soluções de carregamento inteligente. Os carregamentos são elaborados de forma a permitir carregar vários veículos de forma simultânea, otimizando o consumo e reduzindo o custo.

TODAY IN BRUXELAS

E AMANHÃ?

A ENGIE está realizando dois estudos para ajudar a cidade a avançar em direção a uma mobilidade mais sustentável. O estudo Mobil2040 visa considerar a mobilidade como um fator chave na transformação urbana. O estudo Rail4Brussels reúne todas as soluções sugeridas pelos provedores dos diferentes meios de transporte da cidade e os apresenta em um quadro de reflexão global.

Trem, bonde, ônibus, carros elétricos, soluções alternativas desenvolvidas pela ENGIE para reduzir o uso do automóvel.

Page 20: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

18

INFRANÇAENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

A ECONOMIA CIRCULAR PARA UM TRANSPORTE EFICAZ E SUSTENTÁVEL

Utilizar biorresíduos como energia para alimentar os caminhões que transportam as suas mercadorias é a ambição do distribuidor Carrefour na França. Transformados em biometano, estes resíduos, parcialmente provenientes das próprias lojas, irão alimentar uma frota de cerca de 500 caminhões que abastecem as suas lojas por todo o território francês.

Page 21: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

19

UM MODELO DE SUSTENTABILIDADE

O Bio-GNV* é um combustível proveniente dos biorresíduos, um modelo de baixo consumo e grande eficácia, desde a sua origem até à sua utilização, pois provém de resíduos recuperados e reciclados, emite muito poucas partículas finas e NOX, reduz as emissões de CO2 em mais de 95% e alimenta caminhões duas vezes mais silenciosos do que modelos a diesel.

- 95 %De redução em emissões de CO2 comparado ao diesel, ou seja, 50.000 toneladas de CO2 evitadas por ano graças à frota de 500 caminhões.

* Bio-GNV: biometano combustível.

ESTAÇÕES MULTISSERVIÇOS

A primeira estação do dispositivo foi inaugurada em La Courneuve, na região parisiense, perto das principais linhas rodoviárias. Aberta 24 horas por dia, alimenta todos os tipos de veículos movidos a Bio-GNV*. Permite igualmente aos caminhões refrigerados reabastecerem em azoto líquido, uma solução também mais eficaz do que o diesel para produzir frio.

100toneladas de CO2 poupadas por caminhões refrigerados todos os anos graças ao azoto líquido.

UMA ABORDAGEM « ABERTA »

A marca Carrefour optou por acelerar a implementação da sua frota de caminhões movidos a biometano com 500 caminhões até ao final de 2017. Paralelamente, 20 estações de serviço Bio-GNV* irão abrir por todo o território francês. Além disso, todos as empresas de transportes interessados no biometano combustível poderão utilizá-los.

9estações de serviço Bio-GNV* abertas em 2017.

O DESAFIOReciclar os resíduos biodegradáveis, produzindo um combustível renovável e com reduzidas emissões de CO2: é este o modelo de economia circular que a marca Carrefour escolheu em parceria com a ENGIE.

E AMANHÃ?

A ENGIE já possui uma rede de mais de 140 estações que distribuem combustíveis alternativos por todo o território francês e vai implementar mais 20 estações na sua rede em França até 2018. Na Europa, o objetivo é abrir 100 novas estações até 2020.

Page 22: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

20

iNCINGAPURAENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

IMPLEMENTAR UMA REDE DE TRANSPORTES E MODERNIZÁ-LA

Inaugurado em 1987, o metro de Cingapura (MRT) impôs-se rapidamente como o principal transporte público da cidade-estado. Atualmente, transporta diariamente cerca de 3 milhões de viajantes. A ENGIE acompanhou o desenvolvimento desta rede e trabalha atualmente na modernização e harmonização dos diferentes sistemas.

Page 23: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

21

O DESAFIODesenvolvendo-se nos últimos 30 anos, a rede moderniza-se integrando as últimas tecnologias. Graças à sua experiência e ao seu conhecimento dos sistemas, a ENGIE é, nesta nova fase, a única empresa credenciada para garantir esta evolução.

OTIMIZAR AS INSTALAÇÕES EXISTENTES

Depois de ter participado na criação e na instalação dos sistemas de sinalização das principais linhas de metrô de Cingapura e os da linha 100% automatizada que liga o aeroporto de Changi ao centro da cidade, a ENGIE adaptou as infraestruturas aos novos equipamentos fornecidos pela Mitsubishi. Outros projetos nos quais a ENGIE participa: a sincronização do sistema de sinalização com o fechamento automático das portas ou a extensão das linhas existentes.

UM TERÇO DE CONFIANÇA PARA AS AUTORIDADES

Em Cingapura, a ENGIE criou a sua divisão de Serviços em 1984 durante a construção da primeira fase da linha de metro. Após mais de trinta anos, a divisão continua aprovada pelas autoridades locais para intervir no conjunto dos sistemas. Deste modo, a ENGIE é uma das raras empresas em Cingapura a ser aprovada pela Land Transport Authority (LTA) e pelo seu operador, SMRT, para executar, instalar, atualizar, testar e iniciar obras associadas ao sistema de transporte.

30anos de experiência a serviço da rede ferroviária da cidade.

NO CORAÇÃO DA REDE DE TRANSPORTES

A experiência local e a credibilidade da ENGIE colocam o grupo no coração da rede dos intervenientes dos transportes de Cingapura. Os especialistas da ENGIE implementam, instalam e procedem à manutenção dos sistemas de última geração e são igualmente responsáveis pela qualificação do material a ser integrado nas redes de transportes locais. Certificam-se do cumprimento dos requisitos e da compatibilidade desses materiais com o sistema existente, garantindo a sua futura integração. Um papel fundamental num contexto de crescimento contínuo da rede.

E AMANHÃ?

A ENGIE implementou em Cingapura, local referência no ramo de “cidades inteligentes ”, um dos seus 11 centros de pesquisa internacional: o ENGIE Lab Singapour. Este primeiro centro de investigação no Sudeste Asiático contribuirá para as abordagens inovadoras da cidade nos campos da mobilidade, energia ou Internet das Coisas.

Page 24: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

22

INEUROPA

PROMOVER UMA LOGÍSTICA MAIS ECOLÓGICA NAS ESTRADAS

Hoje, na Europa, os players da indústria e da logística estão se mobilizando, com a ENGIE, para se dotar de novos meios de transporte de longa distância. Seu objetivo: colocar em prática loops logísticos mais verdes, ou mesmo totalmente descabornizados, focando no gás combustível.

ENGIE_BETTER MOBILITY TODAYCOLOR_CMYK27/02/2017

Page 25: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

23

EMPRESAS UNIDAS PARA DESENVOLVER A REDE DE GNL

Os players privados se uniram através do projeto Connect2LNG, lançado em 2015.

Todas estas empresas, unidas em umccc liderado pela ENGIE, estão decididas a ampliar a rede pan-europeia de estações de GNL para favorecer o desenvolvimento de uma logística verde.

A ENGIE fornece soluções sob medida em termos de preço, design, instalação e manutenção de estações de reabastecimento para tornar a Connect2LNG uma realidade.

Mais de

1.000 KMde autonomia oferecidos pelo combustível GNL, a forma liquefeita do GNV.A ENGIE INVESTE

EM COMBUSTÍVEL DE GÁS NATURAL

Convencidos de que o gás natural é o combustível para o futuro da mobilidade rodoviária, a ENGIE está empenhada em desenvolver a rede de postos de combustível GNC na Europa e, em especial, na França.

85 terminaisde GNV – a versão liquefeita de GNC adaptada especialmente ao transporte de longa distância – serão construídas na Europa até 2021, incluindo cerca de trinta na França.

O DESAFIOComo o transporte é um dos mais importantes emissores de poluentes atmosféricos, com 59% dos NOx emitidos na França, é necessário investir em modos mais sustentáveis e desenvolver combustíveis alternativos, como o gás natural veicular (GNV).

Page 26: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

24

UM “CORREDOR AZUL” PARA TRANSPORTE LIMPO

Desde Maio de 2013, a União Europeia implementou o projeto europeu Liquefied Natural Gas Blue Corridors para tornar o GNL uma alternativa real para o transporte de médio e longa distância.

1 terminala cada 400 km sobre os grandes eixos de transporte europeus.

TODAY IN EUROPA

E AMANHÃ?

O hidrogênio é uma solução de energia limpa produzida a partir

da água e adequada para deslocamentos. É uma das alavancas do futuro escolhidas pela ENGIE para

acelerar a transição energética. O Grupo é parceiro de 11 projetos

identificados como parte do convite à apresentação dos projetos

"Territórios do Hidrogênio", iniciados pelas autoridades públicas.

A ENGIE está empenhada em desenvolver a rede de estações de GNL/GNC nos próximos cinco anos.

Page 27: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

Este documento é publicado pelo programa Mobilidade Verde, Soluções Descentralizadas para Cidades e Territórios da ENGIE.

Está disponível no site library.engie.com onde todas as publicações do Grupo podem ser consultadas, baixadas ou encomendadas.

Ele foi produzido por uma impressora eco-responsável em papel certificado. Redação: Keltia Huon. Concepção e realização: .

Créditos das fotos: Pixabay, biblioteca ENGIE, iStock.

Page 28: INCINGAPURA INPARIS INROI DE JANERI O · 2017. 11. 16. · necessários novos usos, novas tecnologias e nova energia para o cerne de nossas práticas de mobilidade. Na ENGIE, decidimos

1, place Samuel-de-Champlain92930 Paris La Défense Cedex, France

www.engie.com

Quer saber mais ou entrar em contato com um de nossos especialistas em mobilidade? Visite mobility.today.engie.com ou envie-nos um e-mail a [email protected]