INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

11
MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Transcript of INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

Page 1: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Page 2: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

AVISO Antes de avançar para a próxima página, há algumas coisas importantes que você deve saber. A identidade visual da Inclusive foi desenvolvida para trans-mitir aos clientes da loja o seu conceito-chave, que foi sendo lapidado aos poucos desde sua criação, em 1885. Esse conceito basea-se, primariamente, na diferença. A diferença que há entre seus públicos, que são principalmente punks, góticos, drag queens, travestis e anões, com os parâmetros de normalidade impostos pela sociedade heteronormativa contemporânea.

Desde o surgimento da loja passaram-se 26 anos e, portanto, muito mudou. A Inclusive surgiu em um contexto de fim de ditadura, onde as nuances entre o preto e o branco eram condenadas à invisibilidade dos guetos. Do mundo underground e para ele, a Inclusive surgiu, dando para esse público multifacetado e colorido uma cara e uma identidade. Atualmente, em 2011, as tribos se multiplicaram, se mistura-ram e percebemos a emergência de uma forma totalmente nova de se mostrar para o mundo. A Inclusive não mais é procurada somente por cinco grupos específicos, mas também por pessoas que não se denominam pertencentes a nenhuma dessas tribos mas que procuram pelo glam e pela irreverência oferecidos pela loja.

A caveira da Inclusive, adornada com peruca colorida e brincos, aproveita-se da simbologia da caveira, utilizada por vários segmentos do Underground. É símbolo da transgressão contra valores vigentes, da personificação do que deveria permanecer oculto, da rebeldia que constrói formas alternativas de se relacionar consigo e com o mundo. É símbolo de nosso público, que procura os artigos oferecidos por nós para se diferenciar de todo o resto e assumir uma identidade.

É provável que, nesse ponto, você já esteja ciente da importância da identidade visual da Inclusive. As dimensões, cores, tipografias e aplicações a seguir devem ser seguidas à risca, pois foram criteriosamente pensadas para que o material publicitário produzido pela loja difunda a marca de maneira correta e transmita com excelência a mensagem que a mesma deseja passar.

Atenciosamente,Marcela Sílvia

______________________________

1

Page 3: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

SUMÁRIO1. Marca - 32. Logotipo - 53. Símbolo - 64. Cores institucionais - 95. Tipografia - 10

2

Page 4: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

1. MARCA

3

AplicAção em negAtivo

AplicAção mínimA

3,50 cm

1,48 cm

A aplicação em negativo deve ser usada quando o fundo sobre o qual estiver aplicada a logomarca apresente pouco contraste com a mesma, dificul-tando sua leitura. A caveira sempre deve possuir a mesma cor do fundo sobre o qual estiver aplicada, pois a sua definição pela contraforma adiciona in-terestingness à marca.

É necessário que se respeitem as medi-das mínimas em que deve se apresentar a marca, para que esta permaneça legível e com definição. No caso da logomarca (logotipo + símbolo) essas definições são 1,48 cm de altura para 3,5 cm de largura.

Page 5: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

4

1. MARCA

A área de proteção é responsável por não deixar que elementos exteriores à marca interfiram na sua força e legibilidade. Ela é do tamanho do “I” em cada um dos lados, e esta área não deve ser violada. Também é importante atentar que a aplicação da marca deve ser feito sobre fundos de cor sólida, e nunca sobre estam-pas, desenhos, fotografias etc. Esses são elementos que, se presentes na arte, devem ser externos à área de proteção.

áreA de proteção

Page 6: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

5

2. LOGOTIPOO logotipo deve ser utilizado quando a aplicação da logomarca se mostrar inviável. Ele foi criado com a utilização da fonte Cholla Slab com uma modificação no “U”.

AplicAção em negAtivo

AplicAção mínimA

áreA de proteção A área de proteção do logotipo é definida pela mesma medida que define a área de proteção da logomarca: o “I” de cada um dos lados de INCLUSIVE. As regras que regem a aplicação da logomarca também são as mes-mas para o logotipo: a aplicação deve ser feita sobre fundos de cor sólida, e nunca sobre estampas, desenhos, fotografias etc. Esses são elementos que, se presentes na arte, devem ser externos à área de proteção.

0,14 cm

1 cm

Page 7: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

6

3. SÍMBOLO

A caveira pode ser usada separadamente para representar a Inclusive. Uma boa apli-cação das regras contidas nesse manual de identidade juntamente com uma cam-panha de marketing bem sucedida que consolide a marca no mercado devem ser o ponto de partida para que a caveira da Inclusive possa ser utilizada separadamente em algumas peças, pois assim ela será reconhecida como o símbolo da loja sem maiores problemas pelos públicos atingidos pela campanha. A caveira da Inclusive é símbolo do Underground aliado ao glam e à individualidade, oferecidos pelos ar-tigos da loja.

#RGBR: 239 G: 71B: 35

#RGBR: 254 G: 218B: 37

#CMYKC: 0

M: 88Y: 100K: 0

#CMYKC: 2M: 11Y: 93K: 0

Page 8: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

7

3. SÍMBOLO

AplicAção em negAtivo

Como o crânio da caveira é “vazado” (sempre da mesma cor do fundo da peça), a aplicação em negativo do símbolo deve ser feita sempre que a cor do fundo for escura à ponto de possuir pouquíssimo contraste com os olhos e o nariz original-mente pretos.

áreA de proteção

lembrete

A área de proteção do símbolo é definida pelo diâmetro da jóia do brinco da caveira em cada um dos lados. As regras que se aplicam à disposição do símbolo na peça gráfica são as mesmas da logo-marca e do logotipo. Ele deve ser aplicado sobre uma cor sólida, e outros elementos como fotogra-fia, estampa, ilustração etc de-vem permanecer fora do limite da área de proteção.

O crânio do símbolo, assim como o da logomarca, é vazado, ou seja, acompanha a cor do fundo sobre o qual está inserido, que deve ser uma cor sólida.

AplicAção mínimA

1,64 cm

1,65 cm

Page 9: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

8

OPS,parece que adiantei a segunda parte, referente às cores. Como você pôde perceber no item “LEMBRETE” da página anterior, foi utilizado um símbolo com uma peruca de uma cor diferente do laranja. Não foi erro, embora possa ter parecido. Apesar de o laranja ser a cor principal, que deve aparecer em quase todas as peças publicitárias da Inclusive, outras cores, que adiantarei agora, também podem fazer a vez da pe-ruca.

A variedade de cores que da peruca representam a variedade de acessórios existentes na Inclu-sive, assim como a capacidade de nosso público de sempre se reinventar sem, com isso, perder a personalidade. O roxo e o vermelho sugerem pegadas mais punk e despojadas, enquanto o rosa e o amarelo neons lembram as cores fortes que brilham nas casas noturnas. A possibili-dade de mudar a cor do cabelo com “um só clique” remete à atitude dos punks, góticos, drags e travestis de se montar para, então, se mostrar ao mundo.

#RGBR: 130G: 83B: 161

#RGBR: 236G: 0

B: 140

#RGBR: 237G: 31B: 36

#RGBR: 255G: 242B: 0

#CMYKC: 57M: 80Y: 0K: 0

#CMYKC: 0

M: 100Y: 0K: 0

#CMYKC: 0

M: 99Y: 100K: 0

#CMYKC: 0M: 0

Y: 100K: 0

Page 10: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

9

4. CORES INSTITUCIONAIS As cores institucionais são importantes, principalmente, para ajudar a cos-turar a identidade visual, limitando a paleta de cores com que irão reger as peças publicitárias e, portanto, garantindo que a identidade visual da Inclusive apresenta maior força e unidade.

Cores alternativas que podem ser aplicadas ao símbolo foram apresentadas na página anterior. Essas, porém, não devem ser utilizadas indiscriminadamente. Ao contrário, a cor primária da peruca (o laranja) deve ser utilizada para a mesma na maior parte das vezes. Somente quando não for possível (limitação na quantidade de cores do anúncio, pouco contraste) ou quando for desejado um efeito diferencia-do, seja de elegância ou de contraste, por exemplo, é que a substituição do laranja por aquelas cores é permitida.

As cores apresentadas anteriormente são também a paleta de cores institu-cionais da Inclusive. Apresento esta paleta a seguir, assim como sugestões de como as cores devem aparecer combinadas.

cores institucionAis (e como elAs podem ser combinAdAs)

sugestão

Na dúvida sobre qual cor usar na arte? Opte por cores frias, como as da paleta acima. Essas cores não são exatas, por isso não há a necessidade de especificar seus valores no manual. São somente sugestões aproximadas de cores que funcionam de maneira harmônica com qualquer uma das cores institucionais, inclusive combinadas.

Page 11: INCLUSIVE - Manual de Identidade Visual

10

5. TIPOGRAFIA A tipografia que deve servir aos textos do material de divulgação criado para a Inclusive é a MetaPlusBook, utilizada em todo o quase todo este material. Para inserir texto em negrito, a MetaPlusBold-Roman deve ser utilizada. Na contracapa deste manual encontra-se um CD contendo os arquivos abertos da logomarca, do logotipo e do símbolo, assim como os mesmos em alta resolução e em formato para midia digital. Também nele se encontra a família da fonte Meta.

MetaPlusBold-RomanA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 @ ! ? . & $ # * ( ) ; : “”

MetaPlusBook-RomanA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 @ ! ? . & $ # * ( ) ; : “”

MetaPlusBook-RomanA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 @ ! ? . & $ # * ( ) ; : “”