Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

7
História e Conceitos Básicos Curso: Pedagogia 8° Período Prof.: Paulo Veríssimo Aguiar Aluno: Márcia Paulina de O. P. Miranda Informática aplicada à Educação Infantil

Transcript of Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

Page 1: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

História e Conceitos Básicos

Curso: Pedagogia

8° Período

Prof.: Paulo Veríssimo Aguiar

Aluno: Márcia Paulina de O. P. Miranda

Informática aplicada à Educação Infantil

Page 2: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

História da Informática na Educação Infantil

O mercado brasileiro de informática ficou fechado até o início dos anos 90, quando o governo Collor diminuiu as barreiras para entrada de produtos e empresas estrangeiras no Brasil.

Até este período, os brasileiros e as escolas brasileiras tinham apenas produtos de segunda linha, sem as tecnologias de ponta. Este foi um fator determinante na cultura de não utilização da informática nas escolas brasileiras.

Page 3: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

História da Informática na Educação Infantil

Após a abertura do mercado brasileiro, o governo criou políticas para aumentar a utilização de recursos tecnológicos nas escolas.

Este incentivo ocorreu por se acreditar que assim se acabaria com a exclusão persistente nas educação brasileira desde os primórdios.

Na década de 80, liderado por Papert, chegou ao nosso país o movimento que denominou-se de Filosofia e Linguagem LOGO. Por meio desse movimento Papert divulgou idéias que defendiam que o computadoré um instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdica. A partir desse entendimento desenvolveu-se uma linguagem de programação para crianças.

Page 4: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

Conceitos e Preconceitos da utilização de Informática na Educação Infantil É muito comum se associar a utilização de computadores e

informática nas escolas com elevados gastos. Há, no entanto, diversas experiências com utilização da informática com baixo custo nas escolas do Brasil e do Mundo.

Por algum tempo, imaginou-se que a utilização de recursos tecnológicos iria substituir os professores, que tornar-se-iam desnecessários. Porém percebe-se que está não é uma realidade, pois os professores são os responsáveis por ensinar a utilizar a tecnologia de forma correta e proveitosa.

Page 5: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

Conceitos e Preconceitos da utilização de Informática na Educação Infantil Dentre os inúmeros movimentos que surgiram na 

informática educativa, um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação. 

Além de o computador ser utilizado para ensinar sobre computação, é também utilizado para ensinar praticamente qualquer assunto.

Page 6: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

Objetivos Informática na Educação Infantil

Um dos objetivos em introduzir a informática na educação infantil é que esta estimula a mente e o desenvolvimento intelectual das crianças, potencializando o aprendizado;

As aulas não são meras brincadeiras, através de jogos direcionados a aprendizagem, a aula se torna mais criativa, dinâmica e motivadora, facilitando o aluno a desenvolver melhor sua compreensão, raciocínio lógico, interpretação, aprimoramento da coordenação, noções de igualdade e diferença entre outros.

Page 7: Infomática Aplicada à Educação Básica: História e conceitos básicos

Importância da Informática na Educação Infantil

Apesar de alguns questionamentos, a informática vem se tornando uma grande aliada na educação infantil. Não há como não reconhecer a importância da informática já que estamos vivendo em um mundo tecnológico e mais do que nunca ela é necessária para o futuro profissional na sociedade.

A informática não será a solução mágica para a educação, mas é um instrumento pedagógico útil para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na educação infantil. Precisamos tomar consciência da necessidade de criar e inovar constantemente e começar isso desde cedo, com as nossas crianças.