>informações gerais - razao1.orgrazao1.org/wp-content/uploads/2014/12/merged.pdf · mo de droga,...

15
Neste CADERNO DE QUESTÕES, você encontrará um conjunto de 15 páginas numeradas sequencialmente, contendo 75 questões das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. A tabela periódica encontra-se na última página. >informações gerais: 1. Só abra esse Caderno de Questões quando autorizado. 2. O tempo disponível para realizar a prova é de 4 horas e 30 minutos, incluindo o tempo para marcação da Folha de Respostas e composição da Redação. 3. Você só poderá deixar a sala de provas decorrida 1 hora e meia após o início do exame. 4. Além de sua assinatura, de sua identificação e da marcação das respostas, nada mais deve ser registrado ou escrito na Folha de Respostas, que não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Não haverá substituição da Folha de Respostas sob hipótese alguma. 5. Para marcar a Folha de Respostas, utilize somente caneta esferográfica azul ou preta, cobrindo totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada. 6. Os três últimos alunos deverão sair juntos da sala de provas. 7. As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas. 8. Terminada a prova, entregue ao Aplicador a Folha de Respostas e o Caderno de Questões. 9. Como não será permitido levar este Caderno de Questões, você poderá copiar seus assinalamentos na folha que será distribuída pelo Aplicador. 10. Será eliminado do I Simulado Interdisciplinar 2011 do Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 o aluno que, durante a prova, utilizar máquinas ou relógios de calcular, aparelhos de reprodução de som ou imagem, com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie. boa prova!

Transcript of >informações gerais - razao1.orgrazao1.org/wp-content/uploads/2014/12/merged.pdf · mo de droga,...

Neste CADERNO DE QUESTÕES, você encontrará um conjunto de 15 páginas numeradas

sequencialmente, contendo 75 questões das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas

Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e

suas Tecnologias. A tabela periódica encontra-se na última página.

>informações gerais:

1. Só abra esse Caderno de Questões quando autorizado.

2. O tempo disponível para realizar a prova é de 4 horas e 30 minutos, incluindo o tempo para marcação

da Folha de Respostas e composição da Redação.

3. Você só poderá deixar a sala de provas decorrida 1 hora e meia após o início do exame.

4. Além de sua assinatura, de sua identificação e da marcação das respostas, nada mais deve ser

registrado ou escrito na Folha de Respostas, que não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou

manchado. Não haverá substituição da Folha de Respostas sob hipótese alguma.

5. Para marcar a Folha de Respostas, utilize somente caneta esferográfica azul ou preta, cobrindo

totalmente o espaço que corresponde à letra a ser assinalada.

6. Os três últimos alunos deverão sair juntos da sala de provas.

7. As respostas em que houver falta de nitidez ou marcação de mais de uma letra não serão registradas.

8. Terminada a prova, entregue ao Aplicador a Folha de Respostas e o Caderno de Questões.

9. Como não será permitido levar este Caderno de Questões, você poderá copiar seus assinalamentos

na folha que será distribuída pelo Aplicador.

10. Será eliminado do I Simulado Interdisciplinar 2011 do Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 o

aluno que, durante a prova, utilizar máquinas ou relógios de calcular, aparelhos de reprodução de som ou

imagem, com ou sem fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.

boa prova!

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 2

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Considerando o binômio “urbanização e meio ambiente” como foco de análise, bem como os fragmentos e as tirinhas a seguir, redija um texto dissertativo-argumentativo em que você problematize os parâmetros de urbanização e de meio ambiente no cenário contemporâneo e defenda suas reflexões. FRAGMENTO 1 “O homem construiu sua história por meio do constante processo de ocupação e transformação do espaço natural. Na verdade, o que variou, nos diversos momentos da experiência humana, foi a intensidade dessa exploração.”

(Disponível em http://www.simposioreformaagraria.propp.ufu.br.)

FRAGMENTO 2 “Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.”

(ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005. 5. ed)

FRAGMENTO 3 “Com o crescimento urbano acelerado, percebe-se o surgimento de uma série de problemas socioambientais. O crescimento da cidade exige a retirada de boa parte da vegetação natural, o solo passa por um processo de impermeabilização, havendo significativa modificação no ciclo hidrológico.”

(SCALCO, Raquel Faria. Artigos.com. Acesso em 20/06/2011)

TIRINHA 1

Mafalda. Disponível em: http://sospontanegra.blogspot.com. Acesso em 20/06/2011.

TIRINHA 2

Disponível em http://desvendandoageografia.blogspot.com. Acesso em 22/06/2011.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: 1. Evite copiar passagens dos textos apresentados. 2. Utilize a norma culta escrita da língua. 3. Redija um texto de 20 a 30 linhas. 4. Atribua um título a seu texto.

Filho, o que

você quer

ganhar de

Natal?

Um quintal.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 3

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

1. Um jornalista, ao comentar um livro recém-publicado, es-creveu: “Não teoriza, não explicita juízos, é econômico nos adjetivos, narra, apenas. Na minha visão, o livro é perfeito”. Com base nesse comentário, podemos afirmar que, no livro analisado, prevalece a seguinte função da linguagem: (A) metalinguística, pois o código explica o código. (B) poética, porque o autor mostra interesse em provocar

poderosos efeitos de sentido em seu receptor. (C) fática, porque o canal de comunicação é verificado. (D) referencial, pois o foco linguístico é informar. (E) emotiva, porque trata de opinião própria generalizada. 2. O poema “O navio negreiro” foi escrito em 18/04/1868, mas tornado público apenas no dia 07/09 daquele ano, quan-do foi declamado durante a sessão magna comemorativa da Independência, no auditório da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, SP. Dois séculos depois da publicação do poema, especificamente em 2001, o grupo O Rappa fez uma música cujo título é “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, estabelecendo um diálogo direto com “O navio negreiro”. A esse fenômeno linguístico chamamos de: (A) polissemia (B) prosopopeia (C) metáfora (D) extratextualidade (E) intertextualidade 3. Observe o diálogo abaixo, feito entre duas mulheres: - Como você conseguiu esse corpinho? - Saladas, frutas, legumes, iogurte desnatado... E a sua dieta qual é? - Anfetaminas, café, cigarros...

Extraído da internet. Acesso em 20/06/2011.

Considerando o tema e a visão crítica que o diálogo acima propõe, o título mais adequado para ele seria: (A) O perigo dos agrotóxicos e alimentos geneticamente

modificados. (B) A verdade por trás das academias. (C) Consequências do abuso de drogas. (D) Novos padrões de beleza excluem a saúde. (E) Os sacrifícios femininos em busca de uma vida saudá-

vel. 4. (UFMA) A linguagem de Guimarães Rosa, baseada na fala do sertanejo, tem como uma de suas características a recria-ção e a invenção de palavras, as quais ganham em sua obra novos significados. No conto “Famigerado”, que compõe o livro Primeiras estórias, o autor explora as possibilidades

expressivas da língua por meio de vários processos, como no fragmento abaixo: “– Famigerado? Habitei preâmbulos. Bem que eu me carecia noutro ínterim, em indúncias. Como por socorro, espiei os três outros, em seus cavalos, intugidos até então, mumumu-dos. Mas, Damásio: – Vosmecê declare. Estes aí são de nada não. São da Serra. Só vieram comigo pra testemunho...” Na palavra destacada, a repetição da sílaba inicial cria um efeito de sentido de: (A) intensidade (D) proporcionalidade (B) afetividade (E) admirabilidade (C) universalidade 5. Analise as frases que seguem.

(I) Choveu mais de meia hora sem parar, foi um dilúvio! (II) Eu sou um poço de dor e amargura. (III) Ele odiava ser o Judas da sala. (IV) Ele foi convidado a sair da escola.

Temos as seguintes figuras de linguagem, respectivamente: (A) metáfora – metáfora – eufemismo – eufemismo (B) hipérbole – metáfora – metonímia – eufemismo (C) hipérbato – símile – eufemismo – metonímia (D) anacoluto – metáfora – metonímia – metonímia (E) hipérbole – metáfora – eufemismo – eufemismo 6.

Acaso são estes os sítios formosos,

onde passava os anos gostosos?

São estes os prados, aonde brincava,

enquanto pastava, o manso rebanho

que Alceu me deixou?

Os versos acima, de Tomás Antônio Gonzaga, são expres-são de um momento estético em que o poeta: (A) buscava expressão para o sentimento religioso associa-

do à natureza, revestindo frequentemente o poema do tom solene da meditação.

(B) tentava exprimir a insatisfação do mundo contemporâ-neo, dava grande ênfase à vida sentimental, tornando o coração à medida mais exata da existência.

(C) buscava a “naturalidade”. O que havia de mais simples, mais “natural”, que a vida dos pastores e a contempla-ção direta da natureza?

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 4

(D) tinha predileção pelo soneto, exercitando a precisão descritiva e dissertativa, o jogo intelectual, a famosa “chave de ouro”.

(E) acentuava a busca da elegância e do requinte formal, perdendo- se na minúcia descritiva de objetos raros: va-sos, taças, leques.

7. Das características abaixo, assinale aquela que definitiva-mente NÃO SE APLICA ao Barroco: (A) Busca pela simplicidade, através de uma linguagem que

se quer clara e objetiva, defendendo o conceito de arte como imitação, tanto da natureza quanto dos modelos clássicos.

(B) O dilema revelado nas composições barrocas centra-se na oposição entre vida eterna versus vida terrena; espí-rito versus carne. Dentro do Maneirismo e dentro do Barroco não há possibilidade de conciliação para estas antíteses. Ou se vive sensualmente a vida, ou se foge dos gozos humanos e se alcança a eternidade.

(C) Suas expressões literárias e artísticas revelam o conflito entre os prazeres corpóreos e as exigências da alma, que afligia o homem barroco.

(D) A forma conflituosa e exagerada dos barrocos traduz um estado de mal-estar causado pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã, entre a lascívia dos novos tempos e a tradição medieval. Traduz tam-bém o gosto pela agudeza do pensamento, pela artifi-cialidade da linguagem e pelo desejo de causar assom-bro no leitor.

(E) A audácia verbal revelada pela estética barroca não tem limites: comparações inesperadas, antíteses, parado-xos, hipérboles, inversões nas frases, palavras raras re-velam um estilo retorcido, contraditório, por vezes bri-lhante, por vezes incompreensível e de mau gosto.

8. Assinale a alternativa que caracteriza a produção literária do Brasil no século XVI: (A) Literatura religiosa de cunho estritamente indianista. (B) Literatura brasileira, feita segundo padrões do Classi-

cismo português. (C) Importante produção de poesia lírica e épica, a partir de

temas brasileiros. (D) Literatura de viagem de grande valor estético e cultural. (E) Literatura religiosa e informativa de fraco valor estético. 9. Define-se a Literatura Informativa no Brasil como: (A) as obras que visavam a tornar mais acessíveis aos

indígenas os dogmas do cristianismo. (B) a prova de que os autores brasileiros tinham em mente

emancipar-se da influência europeia. (C) o reflexo de traços do espírito expansionista da época

colonial. (D) a prova do sentimento de religiosidade que caracterizou

os primeiros habitantes da nova terra descoberta.

(E) a descrição dos hábitos de nomadismo predominantes entre os índios.

10. Considerado o “mais árcade” dos poetas brasileiros do fim do século XVIII, ele realizou plenamente o Ideabláurea mediocritas (áurea mediana): Dirceu, o pastor, louvou a vida campestre e a simplicidade; elevou a mulher à categoria de musa inspiradora constante – como foi comum no Neoclassi-cismo europeu – e defendeu a utópica superioridade do ho-mem natural. O poeta a que se refere o trecho acima é: (A) Cláudio Manuel da Costa. (B) Castro Alves. (C) Casimiro de Abreu. (D) Tomás Antônio Gonzaga. (E) Gonçalves Dias. LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUES-TÕES DE 11 A 14 El arte es una de las manifestaciones más elevadas de la actividad humana mediante la cual se expresa una visión personal y desinteresada que interpreta lo real o imaginado con recursos plásticos, lingüísticos o sonoros. En estos tiempos convulsionados, cuando se viene produci-endo un preocupante incremento de la violencia, del consu-mo de droga, de la delincuencia juvenil, parece oportuno reflexionar acerca de la necesidad de incorporar las distintas expresiones artísticas en forma activa en la educación. Por ejemplo, el teatro, pensado como proceso de aprendizaje y no como un resultado, permite desarrollar la creatividad individual y grupal, estimula la integración en conjunto a tra-vés del juego dramático, desarrollando el vínculo y la confi-anza personal. El teatro puede significar para el niño y el joven no sólo un camino de formación, sino de entretenimiento dinámico. Es también un vehículo importante para alejar al chico de la actitud pasiva frente al televisor. Algunos colegios privados o universitarios lo han incorporado como una asignatura optativa, pero no sucede lo mismo en la mayoría de las escuelas públicas. Sería también auspicioso que en el seno de los establecimi-entos educativos se crearan coros. Se suele decir que un niño que canta es un niño feliz. La actividad coral no sólo estimula la sensibilidad infantil sino que tempranamente inicia al niño en la vida asociativa, donde aprende a compartir y a comunicarse, independientemente del hecho artístico. En un coro todos sus integrantes son importantes, y el producto final será logrado si cada uno aporta su voz. Si el director sabe guiar los deseos y, al mismo tiempo, impregnar de amor cada canción, los ayudará a fortalecer su espíritu. Como ejercicio de las relaciones humanas, el coro puede ser un vehículo para la práctica futura de la solidaridad, virtud

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 5

que se va extinguiendo en una sociedad cada vez más indivi-dualista, regida por las leyes del mercado. Sería interesante que el Ministerio de Educación dispusiera que en cada establecimiento hubiera un elenco teatral o un coro. De ese modo, se estaría iniciando a los niños y a los jóvenes no sólo en una elevada actividad artística, sino que también aprenderían acerca de la importancia de la convi-vencia y que el esfuerzo de cada uno redunda en beneficio del conjunto. De la UNT1 egresan profesores de Teatro y de Música, de manera que la falta de docentes especializados no sería un escollo. En la medida en que el sistema educativo se enriquezca con el aporte de las expresiones artísticas, estaremos fortalecien-do el espíritu de nuestros hijos y contribuiremos a una socie-dad mejor.

www.lagaceta.com.ar

1UNT: Universidad Nacional de Tucumán

11. (Uerj-2010) El texto defiende el arte como una asignatura a ser incorporada en los establecimientos educativos. El argumento más abarcador utilizado por el autor para justificar tal incorporación es: (A) Por ejemplo, el teatro, pensado como proceso de

aprendizaje y no como un resultado, (B) Algunos colegios privados o universitarios lo han incor-

porado como una asignatura optativa, (C) En un coro todos sus integrantes son importantes, y el

producto final será logrado si cada uno aporta su voz. (D) aprenderían acerca de la importancia de la convivencia

y que el esfuerzo de cada uno redunda en beneficio del conjunto.

12. (Uerj-2010) “El teatro puede significar para el niño y el joven no sólo un camino de formación, sino de entretenimien-to dinámico. Es también un vehículo importante para alejar al chico de la actitud pasiva frente al televisor.” El autor defien-de su punto de vista utilizando los términos subrayados con la finalidad de: (A) aclarar acciones (B) añadir elementos (C) marcar oposición (D) determinar objetivos 13. (Uerj-2010) “De la UNT egresan profesores de Teatro y de Música, de manera que la falta de docentes especializa-dos no sería un escollo.” En ese fragmento, el autor utiliza un recurso argumentativo que tiene como función: (A) comprobar un eventual panorama de la UNT (B) identificar una posible expectativa de los professores (C) contraponer un probable discurso de los governantes (D) anticipar una oportuna percepción de los estudiantes

14. (Uerj-2010) Pese el tono asertivo del editorial, se observa el cuidado del autor con sus afirmativas en varios momentos. La frase en que el autor evidencia ese tono asertivo es: (A) “Sería también auspicioso que en el seno de los esta-

blecimientos educativos se crearan coros.” (B) “que en cada establecimiento hubiera un elenco teatral

oun coro.” (C) “En la medida en que el sistema educativo se enrique-

zca” (D) “estaremos fortaleciendo el espíritu de nuestros hijos” LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO 15 El Malba1 presenta una exposición de arte moderno mexica-no que reúne cerca de 60 pinturas del período 1900-1960, con trabajos de Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros, Rufino Tamayo, Frida Kahlo y José Clemente Orozco, entre otros, de la colección del Banco Nacional de México (Banamex). Esta muestra ilustra las principales corrientes pictóricas de-sarrolladas en México en la primera mitad del siglo XX, un período atravesado por la Revolución Mexicana y caracteri-zado por el vaivén entre las vanguardias y las escuelas tradi-cionales y entre la manifestación muralista y la pintura de caballete. Para la directora de Fomento Cultural Banamex, Cándida Fernández, el público podrá admirar obras de pintores que comparten valores revolucionarios, de tintes socialistas, muy politizados, aunque esto no se advierte en la muestra, ya que éstos no suelen ser los temas estrictamente de caballete, pero sí comparten muchos de ellos ese entusiasmo por el mural y por la interpretación histórica. Por otro lado, los ele-mentos de lo mexicano o lo que puede considerarse mexica-no, pues están presentes tanto en los artistas que pertene-cen a la escuela como en los que no, realmente los que se libran de ello son muy poquitos. La temática de las obras es amplia y va desde paisajes, retra-tos, naturalezas muertas, temas religiosos, simbólicos, mura-les y escenas costumbristas, hasta composiciones surrealis-tas y expresionismos tendientes a la abstracción y al informa-lismo. En el Malba se verá sólo una selección de las cerca de 1700 obras del siglo XX que el Banamex, referente privado del arte y del patrimonio cultural de México, exhibirá fuera de su país por primera vez en 30 años, según señaló Fernández.

www.24formosa.com

1Malba - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 6

15. (Uerj-2010) “aunque esto no se advierte en la muestra,”. La observación de Fernández dice respecto al siguiente he-cho: (A) politización de los pintores de la exposición (B) entusiasmo de los artistas por la pintura de mural (C) presencia de la insurreción en la escuela tradicional (D) valoración de la revolución en las pinturas de caballete

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA

E SUAS TECNOLOGIAS

16. Uma proteína, retirada de célula epitelial humana, possui: 10 VAL, 32 ALAN, 14 TREON, 27 HISTID, 49 GLIC, 21 LIS. De células sanguíneas do mesmo indivíduo, foi extraída outra proteína, cuja hidrólise demonstrou ser formada de: 10 VAL, 32 ALAN, 14 TREON, 27 HISTID, 49 GLIC, 24 LIS. Em face de tais informações, é lícito concluir que: (A) trata-se da mesma proteína, pois em ambas encontra-

mos o mesmo número de aminoácidos. (B) trata-se da mesma proteína, pois a quantidade de cada

aminoácido é igual em ambas. (C) trata-se de proteínas diferentes, pois foram obtidas de

células estrutural, embrionária e funcionalmente diferen-te.

(D) pode-se tratar de proteínas iguais ou diferentes, pois só a análise da disposição dos aminoácidos poderá revelar a identidade ou a diferença entre elas.

17. (UFMG-2008) A Fotossíntese e a Respiração são proces-sos fundamentais para a manutenção da biodiversidade na Terra. Considerando-se esses dois processos, é CORRETO afirmar que ambos: (A) ocorrem em seres heterotróficos. (B) participam do ciclo do carbono. (C) produzem diferentes formas de energia. (D) se realizam alternadamente durante o dia. 18. (Cesgranrio) “Cerca de 27 milhões de brasileiros têm intolerância ao leite por deficiência na produção de uma enzima do intestino”.

(Folha de São Paulo, 09/08/98)

Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que: (A) aumentam a energia de ativação das reações. (B) atuam de forma inversamente proporcional ao aumento

da temperatura. (C) são altamente específicas em função do seu perfil ca-

racterístico. (D) são estimuladas pela variação do grau da acidez do

meio.

19. (Cesgranrio) “A margarina finlandesa que reduz o colesterol chega ao mercado americano ano que vem”.

(Jornal do Brasil, 23/07/98)

“O uso de albumina está sob suspeita”.

(O Globo, 27/07/98)

“Lactose não degradada gera dificuldades digestivas.”

(Imprensa brasileira, agosto)

As substâncias em negrito nos artigos são, respectivamente, de natureza: (A) lipídica, protéica e glicídica. (B) lipídica, glicídica e protéica. (C) glicídica, orgânica e lipídica. (D) glicerídica, inorgânica e protéica. 20. (PUC-Rio-2006) Em relação às enzimas, podemos afir-mar que: (A) não podem ser reutilizadas, pois reagem com substrato,

tornando-se parte de produto. (B) são catalisadores eficientes por se associarem de forma

inespecífica a qualquer substrato. (C) seu poder catalítico resulta da capacidade de aumentar

a energia de ativação das reações. (D) sendo proteínas, por mudança de pH, podem perder

seu poder catalítico ao se desnaturarem. 21. (Uece-2005) O carro x percorre 38km com 4L de combus-tível, o carro y percorre 63km com 6L, o z percorre 52km com 5L e o t 78km com 7L. Quanto ao consumo de combustível, o carro mais econômico é: (A) x (B) y (C) z (D) t 22. (Unesp-2003) Uma pesquisa realizada com pessoas com idade maior ou igual a sessenta anos residentes na cidade de São Paulo, publicada na revista Pesquisa/Fapesp de maio de 2003, mostrou que, dentre os idosos que nunca frequentaram a escola, 17% apresentam algum tipo de problema cognitivo (perda de memória, de raciocínio e de outras funções cere-brais). Se dentre 2000 idosos pesquisados, um em cada cinco nunca foi à escola, o número de idosos pesquisados nessa situação e que apresentam algum tipo de problema cognitivo é: (A) 680. (B) 400. (C) 240. (D) 168. (E) 68.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 7

23. (UFMA – 2008) No Para-Pan Rio 2007 foi distribuídos um total de 760 medalhas. O gráfico abaixo mostra os 7 países que mais receberam medalhas nessa competição.

Com base nesses dados, podemos afirmar que: (A) o Brasil recebeu 30% do total de medalhas (B) Cuba recebeu 15% do total de medalhas (C) o Canadá recebeu 20% do total de medalhas. (D) a Argentina recebeu 10% do total de medalhas. (E) o México recebeu 18% do total de medalhas. 24. (Enem) A figura a seguir representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.

Se M(x) é o valor, em reais, das mensalidades a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então: (A) M(x)= 500+0,4x (B) M(x)= 500+10x (C) M(x)= 510+0,4x (D) M(x)=510+40x (E) M(x)= 510+10,4x 25. O tabagismo (vício do fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atua-lidade. O Instituto Nacional do Câncer divulgou que 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão e 80% dos casos diagnosticados de enfisema pulmonar estão associados ao consumo de tabaco. Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1500 são casos

diagnosticados de câncer e 500 são casos de enfisema. Com base nessas informações, pode-se estimar que o número de fumantes desse grupo de 2000 pessoas é aproximadamente: (A) 740. (B) 1100. (C) 1310. (D) 1620. (E) 1750. 26. (ITA-2000) O valor de n que torna a sequência 2 + 3n; - 5n; 1 – 4n uma progressão aritmética pertence ao intervalo: (A) [– 2, –1] (B) [– 1, 0] (C) [0, 1] (D) [1, 2] (E) [2, 3] 27. (Fuvest-2001) Uma progressão aritmética e uma progres-são geométrica têm, ambas, o primeiro termo igual a 4, sen-do que os seus terceiros termos são estritamente positivos e coincidem. Sabe-se ainda que o segundo termo da progres-são aritmética excede o segundo termo da progressão geo-métrica em 2. Então, o terceiro termo das progressões é: (A) 10 (B) 12 (C) 14 (D) 16 (E) 18 28. O Curso Razão1 é um pré-vestibular que ajuda os seus alunos em vários aspectos. Professor Rodolfo, certo dia, quis saber o número de anagramas possíveis do nome RAZAO1. O número de anagramas do nome RAZAO1 em que o núme-ro 1 só pode estar na primeira posição é: (Considere as vo-gais todas distintas) (A) 5! (B) 4!3! (C) n! (D) 5!5! (E) 1!4! 29. Um aluno está estudando as soluções inteiras da equa-ção 2x=a+b. Sabendo que a {1,2,3,4,5} e b {1,2,3,4,5}, de quantas maneiras distintas o estudante poderá escolher a e b para obter soluções inteiras: (A) 5. (B) 10. (C) 8. (D) 13. (E) 1.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 8

30. Uma sequência é tal que o 14º, 15º e o 16º termos são, respectivamente, 4, x+2 e x-3. O 1º termo dessa progressão é: (A) 69. (B) 65. (C) 59. (D) 55. (E) 53. 31. (Enem) Um marceneiro deseja construir uma escada trapezoidal com 5 degraus, de forma que o mais baixo e o mais alto tenham larguras respectivamente iguais a 60 cm e a 30 cm, conforme a figura:

Os degraus serão obtidos cortando-se uma peça linear de madeira cujo comprimento mínimo, em cm, deve ser: (A) 144. (B) 180. (C) 210. (D) 225. (E) 240.

32. A sombra de uma pessoa que tem 1,80 m de altura mede 60 cm. No momento, a seu lado, a sombra projetada de um poste mede 2 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminui 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir: (A) 30 cm (B) 45 cm (C) 50 cm (D) 80 cm (E) 90 cm 33. Dados os triângulos retângulos ARE e OTE:

Se AR = OE =

= 40cm, então TO vale:

(A) 10 (B) 20 (C) 30 (D) 60 (E) 15 34. No papel quadriculado da figura a seguir, adota-se como unidade de comprimento o lado do quadrado hachurado. DE é paralelo a BC. Para que a área do triângulo ADE seja a metade da área do triângulo ABC, a medida de AD, na uni-dade adotada, é:

(A) √

(B)

(C) √

(D) (√ )

(E) (√ )

35. (Uerj-2010-Adaptada) Observe a figura abaixo, que re-

presenta um quadrado ABCD, de papel, no qual M e N são os pontos médios de dois de seus lados. Esse quadrado foi dividido em quatro partes para formar um jogo.

O jogo consiste em montar, com todas essas partes, um retângulo cuja base seja maior que a altura. O retângulo PQRS, mostrado a seguir, resolve o problema proposto no jogo.

Calcule a razão

.

(A) 5. (B) 7. (C) 9. (D) 11. (E) 2.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 9

36. Mg (s) + 2Ag+ (aq) Mg2+ (aq) + 2Ag (s) Que quantida-de de Mg(s), em mols, reage com 4,0mols de Ag+ (aq)? (A) 1,0 (B) 2,0 (C) 3,0 (D) 4,0 (E) 8,0 LEIA O QUADRO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUES-TÕES 37 E 38.

A redução de permanganato (MnO4 −), em meio ácido, re-sulta em íons manganês(II). A equação não balanceada da reação é:

KMnO4+Fe+H2SO4 FeSO4+MnSO4+K2SO4 +H2O

37. A equação da reação devidamente balanceada é: (A) 2kMnO4+2Fe+4H2SO4 2FeSO4 +2MnSO4+K2SO4+4H2O (B) 2kMnO4+3Fe+4H2SO4 6FeSO4 +2MnSO4+K2SO4+8H2O (C) 2kMnO2+3Fe+4H2SO4 4FeSO3 +2MnSO4+K2SO4+4H2O (D) 2kMnO4+5Fe+8H2SO4 5FeSO4 +2MnSO4+K2SO4+8H2O (E) 2kMnO2+3Fe+4H2SO4 4FeSO3 +2MnSO4+K2SO4+3H2O 38. A quantidade de ferro metálico necessária para reduzir totalmente 0,2 mol de permanganato de potássio é, em mol: (A) 0,1 (B) 0,2 (C) 0,3 (D) 0,4 (E) 0,5 39. (PUC-Rio) Assinale a alternativa que indica a quantidade de N‚ (g) produzida quando dois moles de N2H4 (l) são con-sumidos segundo a reação a seguir:

2N2 H4 (l) + N2 O2 (l) 3N2 (g) + 4H2O (l) (A) 84 g. (B) 56 g. (C) 42 g. (D) 28 g. (E) 3 g. 40. A milerita é um minério cujo principal componente é o sulfeto de níquel II. Em uma das etapas do processamento desse minério, ocorre a formação do gás dióxido de enxofre, como apresentado na equação química a seguir:

2 NiS(s) + 3 O2 (g) 2 NiO(s) + 2 SO2 (g)

Esse gás, com alto impacto poluidor, pode ser eliminado mediante a seguinte reação com o hidróxido de sódio:

SO2 (g) + 2 NaOH (aq) Na2 SO3 (aq) + H2O(l) Uma empresa mineradora, ao processar 385 kg de milerita, bombeou todo o dióxido de enxofre formado para um tanque contendo uma solução de hidróxido de sódio com concentra-ção de 0,01 mol.L–1, a 25 °C. Nesse tanque, onde o dióxido de enxofre foi totalmente consumido, foram produzidos 504 kg de sulfito de sódio. A massa do sulfeto de níquel II no minério processado é, em %: (A) 94. (B) 50. (C) 57. (D) 108. (E) 33. 41. Um átomo constituído por 56 prótons, 82 nêutrons, e 54 elétrons apresenta número atômico e número de massa, respectivamente, iguais a: (A) 82 e 110. (B) 56 e 138. (C) 54 e 56. (D) 56 e 136. (E) 54 e 138. 42. Os números atômico, de elétrons e de nêutrons do áto-mo de cloro no estado fundamental, cuja massa é 35 e o número de prótons, são respectivamente iguais a: (A) 17,17,18 (B) 35,17,18 (C) 17,18,18 (D) 17,35,35 (E) 52,35,17

43. Um certo átomo neutro M tem número atômico igual a x e número de massa igual a y. O número de elétrons no íon M³+ é igual a: (A) x+3 (B) (x+y) - 3 (C) y-3 (D) x - 3 (E) x

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 10

44. Em relação à isotopia, isobaria, isotonia, podemos afirmar que: (A) isótonos são entidades químicas que possuem o mes-

mo número de nêutrons. (B) isóbaros são entidades químicas que possuem o mes-

mo número de prótons. (C) isótopos são entidades químicas que possuem o mes-

mo número de massa. (D) são relações que dizem respeito ao núcleo e a eletrosfe-

ra. (E) são relações que dizem respeito apenas a eletrosfera

do átomo. 45. São dadas as seguintes informações relativas aos áto-mos Y, Z e X: I) X é isóbaro de Y e isótono de Z. II) Y tem nº atômico 56, nº de massa 137 e é isótopo de Z. III) O número de massa de Z é 138. O número atômico de X é: (A) 53. (B) 54. (C) 55. (D) 56. (E) 57. 46. Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km. Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no ins-tante t2, o foguete alcança o avião. No intervalo de tempo t2-t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, cor-responde aproximadamente a: (A) 4,7 (B) 5,3 (C) 6,2 (D) 8,6 (E) 9,1 47. Dois automóveis, M e N, inicialmente a 50 km de distân-cia um do outro, deslocam-se com velocidades constantes na mesma direção e em sentidos opostos. O valor da velocidade de M, em relação a um ponto fixo da estrada, é igual a 60 km/h. Após 30 minutos, os automóveis cruzam uma mesma linha da estrada. Em relação a um ponto fixo da estrada, a velocidade de N tem o seguinte valor, em quilômetros por hora: (A) 40. (B) 50. (C) 60. (D) 70. (E) 80.

48. Um maratonista percorre a distância de 42 km em duas horas e quinze minutos. A velocidade escalar média, em km/h, do atleta ao longo do percurso: (A) 15 km/h (B) 17,5 km/h (C) 19,2 km/h (D) 18,7 km/h (E) 19,7 km/h 49. Um atleta de nível médio corre 10 km em 1h. Sabendo-se que sua velocidade médio nos primeiros 5 km foi de 15km/h. O tempo, em minutos, que o atleta levou para percorrer os 5 km finais de sua corrida: (A) 10. (B) 20. (C) 30. (D) 40. (E) 50. 50. Um trem de 150m de comprimento atravessa um túnel com 350m de extensão em 20s. A velocidade do trem supor-ta constante é: (A) 20m/s. (B) 25m/s. (C) 30m/s. (D) 35m/s. (E) 40m/s. 51. Dois pontos materiais A e B percorrem a mesma trajetó-ria, no mesmo sentido, com movimentos uniformes. O móvel A parte no instante t = 0 com velocidade escalar 4m/s; o móvel B parte do mesmo ponto, 3s depois, com velocidade escalar 7m/s. Depois de quanto tempo, após a partida de A, os móveis se encontrarão? (A) 5s. (B) 6s. (C) 7s. (D) 8s. (E) 9s. 52. O velocímetro de um automóvel indica 72 km/h. A veloci-dade deste carro, em m/s, é: (A) 10m/s (B) 20m/s (C) 30m/s (D) 40m/s (E) 50m/s

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 11

53. Um carro está se movendo com velocidade constante de 36 km/h. O tempo, em segundos, que ele gasta para percor-rer uma distância de 100m é: (A) 2s. (B) 4s. (C) 7s. (D) 9s. (E) 10s. 54. Um automóvel está se deslocando em uma estrada, com movimento uniforme. Observa-se que ele gasta um tempo t=2h para percorrer uma distância d=80km. A velocidade do carro é: (A) 40km/h. (B) 45km/h. (C) 50km/h. (D) 55km/h. (E) 60km/h. 55. Nas olimpíadas, um nadador, ao disputar uma prova de 100 metros nado livre, consegue o tempo de 50s. Supondo que o nadador tenha mantido sua velocidade constante, a distância que o nadador percorreria, mantendo esta velocida-de durante 1min 40s: (A) 100m. (B) 200m. (C) 300m. (D) 400m. (E) 500m.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

56. Os acontecimentos abaixo constituem as características principais do feudalismo, exceto: (A) Ausência de poder centralizado. (B) As cidades perdem sua função econômica. (C) Instauração da relação vassalagem / suserania. (D) Comércio internacional intenso. (E) Organização do trabalho com base na servidão. 57. Destaca-se como resultado das descobertas e da expan-são luso-espanhola nos tempos modernos a: (A) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo,

com a hegemonia do mar Mediterrâneo; (B) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a

ampliação do comércio entre os dois continentes; (C) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e

pelo Estado; (D) abertura de uma nova era de navegação e comércio,

não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Ocea-no Atlântico;

(E) preservação da autonomia política das nações conquis-tadas, a exemplo do México e do Peru.

58. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa: (A) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-

se do Mediterrâneo para o Atlântico. (B) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses. (C) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navega-

ções é a posição geográfica de Portugal. (D) A Espanha retardou a sua participação na Expansão

Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.

(E) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.

59. Em 1517, o monge Martinho Lutero divulgou suas noven-ta e cinco teses, nas quais criticava duramente a venda de indulgências e as arbitrariedades cometidas pela Igreja. Esse fato marcou o início da Reforma Protestante. Quanto às ca-racterísticas da Reforma Protestante, são feitas as seguintes afirmações:

I) Lutero acreditava que o dinheiro obtido com a venda de indulgências deveria ser aplicado, diretamente, nas regiões de sua arrecadação, e não enviado à Roma. Com essa tese, ele obteve o apoio dos príncipes germânicos, que lutavam contra o domínio do Papa.

II) Lutero considerava que a relação entre o cristão e Deus deveria ser direta, sem interferência dos sacerdotes. Segun-do essa tese, cada pessoa poderia interpretar livremente a Bíblia, o que se confrontava com o dogma de Roma, afirmati-vo da autoridade exclusiva da Igreja na interpretação dos textos sagrados.

III) A salvação do crente, para Lutero, vinha da fé e da inter-cessão dos santos. Com isso, Lutero reafirmava a indepen-dência do indivíduo em relação às hierarquias religiosas, o que representou mais um ponto de conflito com a Igreja.

IV) As teses de Lutero motivaram uma série de revoltas e guerras civis disseminadas pela Europa. Uma trégua provisó-ria só foi alcançada em 1555, com a Paz de Augsburgo, um tratado segundo o qual a religião de cada país deveria ser escolhida por meio de eleições livres.

São verdadeiros os itens: (A) II, apenas (B) I e II, apenas (C) II e III, apenas (D) II e IV, apenas (E) I, II, III e IV

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 12

60. Na Alemanha, no século XVI, o monge agostiniano Marti-nho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma Protestante. Sobre esse movimento, é incorreto afirmar: (A) O movimento da Reforma teve os seus objetivos defen-

didos, ampliando o poder da burguesia contra a ideolo-gia senhorial.

(B) As ideias veiculadas na Europa, no contexto do século XVI, significaram uma brecha importante na estrutura política feudal.

(C) A disseminação dos ideais reformadores no seio da população possibilitou a vitória do nacionalismo contra o poder do papado.

(D) A revolta dos camponeses contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o apoio de Lutero.

61. A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultane-amente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da: (A) criação do sistema de governo geral; (B) criação e distribuição de sesmarias; (C) criação das capitanias hereditárias; (D) doação de terras a colonos; (E) sistema de parceria. 62. O reconhecimento da terra e a garantia de sua posse foram objetivos principais das: (A) feitorias instaladas no Brasil na fronteira entre o sertão e

o litoral; (B) entradas e bandeiras paulistas financiadas por Portugal

após 1530; (C) encomendas organizadas pelos navegadores portugue-

ses instalados no Brasil; (D) expedições enviadas por Portugal ao Brasil nos primei-

ros trinta anos; (E) missões jesuíticas incentivadas por Portugal no Período

Colonial. 63. “O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos.” O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira, porque: (A) a condição de proprietário de terras e de homens garan-

tia a preponderância dos senhores de engenho na soci-edade colonial.

(B) a autoridade dos senhores restringia-se aos seus escra-vos, não se impondo às comunidades vizinhas e a ou-tros proprietários menores.

(C) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima di-ferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.

(D) as atividades dos senhores de engenho não se limita-vam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abaste-cimento.

(E) o poder político dos senhores de engenho era assegu-rado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.

64. Dentre as características gerais do período pré-colonizador destaca-se: (A) o grande interesse pela terra, pois as comunidades

primitivas do nosso litoral produziam excedentes comer-cializados pela burguesia mercantil portuguesa.

(B) o extermínio de tribos e a escravização dos nativos, efeitos diretos da ocupação com base na grande lavou-ra.

(C) a montagem de estabelecimentos provisórios em dife-rentes pontos da costa, onde eram amontoadas as toras de pau-brasil, para serem enviadas à Europa.

(D) a distribuição de lotes de terras a fidalgos e funcionários do Estado português, copiando-se a experiência reali-zada em ilhas do Atlântico.

(E) a implantação da agromanufatura açucareira, iniciada com construção do Engenho do Senhor Governador, em 1533, em São Vicente.

65. “O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consisti-riam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômi-ca e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatá-rios.”

(Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.)

As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de: (A) estimular e realizar expedições desbravadoras de regi-

ões interiores, visando, entre outros aspectos, à desco-berta de metais preciosos.

(B) visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.

(C) distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiá-rios que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.

(D) regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus.

(E) organizar a defesa da costa e promover o desenvolvi-mento da construção naval e do comércio de cabota-gem.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 13

66. Por divisão internacional do trabalho entende-se: (A) Produção de tudo que um país necessita para seu

desenvolvimento, isso em virtude de sua intensa indus-trialização.

(B) Organização dos países do terceiro mundo, responsável pela integração cada vez maior de suas economias.

(C) Autonomia entre países exportadores de matérias-primas e os exportadores de produtos industrializados.

(D) Especializações dos países em produção de determina-das mercadorias destinadas ao mercado internacional.

(E) Necessidade de circulação de mercadorias, isto é, o comércio nos diferentes graus de desenvolvimento.

67. A respeito da moderna divisão internacional do trabalho qual a única afirmativa falsa? (A) Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores

tradicionais de matérias-primas para os países desen-volvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

(B) Empresas multinacionais instaladas nos países subde-senvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos pa-íses desenvolvidos.

(C) Bens manufaturados exportados pelos países subde-senvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

(D) A transferência de tecnologias e a proibição de remes-sas de lucro para o exterior tornaram-se importantes mecanismos utilizados pelas empresas multinacionais instaladas na América Latina para desenvolver nosso parque industrial após a década de 50.

(E) Empresas multinacionais têm-se utilizado de vasta mão-de-obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legisla-ção ambiental nos países subdesenvolvidos.

68. Com o objetivo de retomada de uma posição como prin-cipal centro econômico mundial, Estados da Europa ociden-tal, desde os anos 1950, vêm procurando viabilizar o proces-so de unificação do continente, por meio da União Europeia (UE). São metas da UE, exceto: (A) Permitir o direito de livre trânsito aos cidadãos dos paí-

ses-membros, no interior da Comunidade. (B) Elaborar leis que disciplinem questões e conflitos entre

os países associados, através do Parlamento Europeu. (C) Assegurar a toda empresa de origem europeia ocidental

a abertura de filiais em qualquer região ou cidade da UE.

(D) Fundar as bases de um Banco Central que gerencie o euro, isto é, a moeda emitida pela Europa unificada.

(E) Absorver grandes contingentes de trabalhadores e imi-grantes provenientes do antigo espaço geopolítico sovi-ético.

69. A capacidade de crescimento da população é infinitamen-te maior do que a capacidade de produção de alimentos na Terra. Esse é o enunciado básico da doutrina de Malthus, que consiste no seguinte princípio: (A) progressão geométrica da população e progressão

aritmética dos alimentos; (B) progressão geométrica da população e baixa taxa de

natalidade; (C) progressão aritmética da população e baixa taxa de

mortalidade; (D) progressão aritmética da população e progressão geo-

métrica dos alimentos; (E) progressão geométrica da população e alta taxa de

natalidade. 70. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indica-dor do nível de desenvolvimento socioeconômico de um dado país que leva em conta, simultaneamente, diversos aspectos, tais como expectativa de vida, índice de mortalidade infantil, grau de escolaridade e poder de compra da população. A relação entre o consumo anual de energia per capita (TEP) e o IDH, em vários países, está indicada no gráfico abaixo, no qual cada ponto representa um país.

Com base nesse conjunto de dados, pode-se afirmar que:

(A) o IDH cresce linearmente com o consumo anual de energia per capita.

(B) o IDH aumenta, quando se reduz o consumo anual de energia per capita.

(C) a variação do IDH entre dois países é inferior a 0,2, dentre aqueles, cujo consumo anual de energia per ca-pita é maior que 4 TEP.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 14

(D) a obtenção de IDH superior a 0,8 requer consumo anual de energia per capita superior a 4 TEP.

(E) o IDH é inferior a 0,5 para todos os países com consu-mo anual de energia per capita menor que 4 TEP.

71. A partir da Constituição Federal de 1988, foi legalizado o direito a greve como uma ação legítima dos trabalhadores. Contudo o que é necessário para um grupo de profissionais iniciarem a greve: (A) Basta somente eles quererem para iniciarem tal greve. (B) O assunto deve ser posto em votação em assembleia

para iniciar ou não a greve. (C) Eu, como trabalhador, posso optar por iniciar a greve

independentemente do meu sindicato. (D) Não existem regras pré-estipuladas no Brasil. (E) Nenhuma das alternativas acima. 72. Sobre o mesmo assunto da questão anterior, o que é necessário para formalizar o início da greve, além da opção correta da pergunta anterior? (A) Basta somente a aprovação da assembleia (B) É necessário abrir um canal de diálogo para demonstrar

os anseios da classe trabalhadora. (C) É necessário pedir autorização judicial para o início da

mesma. (D) Não existem regras pré-estipuladas no Brasil. (E) Nenhuma das alternativas acima. 73. Sabemos que nem todas as profissões podem entrar em greve 100% por se tratarem de profissões tidas como essen-ciais para manutenção da soberania nacional. Existe um consenso que estes profissionais devem manter o mínimo de 30% de suas funções em andamento para legalidade da greve. Das opções abaixo, qual cita somente profissões con-sideradas essências pela Constituição Brasileira. (A) Educação, Bombeiros e Saúde. (B) Telecomunicações, Bombeiros e Transporte público. (C) Abastecimento de água e esgoto, Telecomunicações e

Educação. (D) Telecomunicação, Saúde e Abastecimento de água e

esgoto. (E) Nenhuma das alternativas acima. 74. Um dos maiores terroristas do mundo foi morto no ano de 2011 pelo EUA, um ex-aliado que por motivos histórico-religiosos converteu-se em seu principal inimigo. Osama Bin Laden morreu, mas, infelizmente, seus ideais continuam vivos para muitos. Qual foi o principal ato terrorista comanda-do por Osama Bin Laden? (A) As torres Gêmeas em 2011

(B) O consulado americano na África do Sul em 1998. (C) O ataque ao World Trade Center em 11 de setembro de

2001. (D) O ataque às Torres Gêmeas em 11 de abril de 2001. (E) Nenhuma das alternativas acima. 75. “De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terro-rista – que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana pas-sada. O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que seu grupo terrorista deve quase certamente tentar vingar a morte de Bin Laden.” Contudo qual é o nome do grupo terrorista que ele comandava? (A) Al-Qaeda (B) Ao-Cadea (C) Au-Kaeda (D) Al-Kaeda (E) Nenhuma das alternativas acima.

1º SIMULADO INTERDISCIPLINAR DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2011

PÁGINA 15

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

(Adaptado da Sociedade Brasileira de Química – 2004)

Volume molar dos gases ideais nas CNTP = 22,4 L . mol−1