INFORMATIVO 2015-05

4
1 MAIO|2015 ESTRONDOSO SIM Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! — respondeu Jesus. — Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes. (Mateus 18.11-22) Um estrondoso “não”, Pedro teve que ouvir após propor sete vezes como limite máximo de concessão de perdão a alguém que peca. “Não” – disse Jesus – “você deve perdoar setenta e sete vezes”. Nesse caso, setenta e sete é um símbolo para “infinitas vezes”. Isso significa que Jesus nos ensina a perdoar infinitamente a quem nos ofende. Também ouvimos estrondosos “nãos” de Jesus quando tentamos torcer o sentido do perdão. Por exemplo, a resposta para a pergunta “só preciso perdoar quando meu irmão vem me pedir perdão”, é um grande “não”! Precisamos perdoar mesmo quando não recebemos um pedido de desculpas. A resposta também é “não” quando propomos que os inimigos não merecem nem sombra de perdão. Jesus nos ensina a “amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem”. Infelizmente, não temos capacidade para conceder tanto perdão assim. Nossa natureza nos arrasta para a vingança, rancor e mágoa. O perdão, de fato, é divino. Deus perdoa nossos pecados porque Seu Filho Jesus disse “sim” para a cruz e o sofrimento. Ele aceitou deixar a Glória do Céu para nascer e morrer em nosso lugar. Na cruz, Jesus diz um enorme “SIM” para você. Ele pagou nossos pecados e nos deu a salvação eterna. A partir de Cristo, recebemos uma nova vida e uma nova vontade. Que crê em Jesus passou da morte para vida, da vingança para o perdão e, assim, é capaz de perdoar bem mais do que sete vezes a quem quer que seja. Rev. Mário R. Y. Fukue

description

Informativo da Igreja Luterana Interlagos

Transcript of INFORMATIVO 2015-05

Page 1: INFORMATIVO 2015-05

1

MAIO|2015

ESTRONDOSO SIM

Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?

Não! — respondeu Jesus. — Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes. (Mateus 18.11-22)

Um estrondoso “não”, Pedro teve

que ouvir após propor sete vezes como limite máximo de concessão de perdão a alguém que peca. “Não” – disse Jesus – “você deve perdoar setenta e sete vezes”. Nesse caso, setenta e sete é um símbolo para “infinitas vezes”. Isso significa que Jesus nos ensina a perdoar infinitamente a quem nos ofende. Também ouvimos estrondosos “nãos” de Jesus quando tentamos torcer o sentido do perdão. Por exemplo, a resposta para a pergunta “só preciso perdoar quando meu irmão vem me pedir perdão”, é um grande “não”! Precisamos perdoar mesmo quando não recebemos um pedido de desculpas. A resposta também é “não” quando propomos que os inimigos não merecem nem sombra de perdão. Jesus

nos ensina a “amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem”. Infelizmente, não temos capacidade para conceder tanto perdão assim. Nossa natureza nos arrasta para a vingança, rancor e mágoa. O perdão,

de fato, é divino. Deus perdoa nossos pecados porque Seu Filho Jesus disse “sim” para a cruz e o sofrimento. Ele aceitou deixar a Glória do Céu para nascer e morrer em nosso lugar.

Na cruz, Jesus diz um enorme “SIM” para você. Ele pagou

nossos pecados e nos deu a salvação eterna. A partir de Cristo, recebemos uma nova vida e uma nova vontade. Que crê em Jesus passou da morte para vida, da vingança para o perdão e, assim, é capaz de perdoar bem mais do que sete vezes a quem quer que seja.

Rev. Mário R. Y. Fukue

Page 2: INFORMATIVO 2015-05

2

Foi adiado, mas nossos jovens continuam ansiosos para

participar do Encontro Esportivo, que acontecerá em local e data a serem definidos pela Diretoria de Jovens do Distrito Paulista. Mais importante do que vencer nos esportes, é vencer em Cristo, testemunhando o Amor de Deus na vitória e na derrota.

Que Deus preserve os nossos jovens esportistas.

Entusiasmo é fundamental para qualquer líder. Estar

entusiasmado é, biblicamente falando, estar cheio do Espírito Santo. As servas da Região Metropolitana (SP, RJ, MG) irão a Campinas para aprimorar a capacidade de liderar o trabalho das mulheres cristãs com o poder do Espírito.

O Encontro Regional acontecerá em 30 de maio, às 8h, em Campinas. Valor: R$ 50,00. Inscreva-se com a Érika.

SEMINÁRIO – A TEOLOGIA DE MARTINHO LUTERO

Palestrante: Dr. Ricardo Rieth. Local: Museu da Bíblia / Data: 16 de Maio de 2015

Horário: 13h - 18h30 / Custo: Livre Vamos nos esforçar para levarmos o máximo de Luteranos

da IELB. Estão sendo convidados cristãos de outras denominações e seria interessante marcarmos a presença LUTERANA em grande número. As inscrições devem ser feitas por meio do link:

https://eventioz.com.br/e/seminario-a-teologia-de-martinho-lutero Rev. Ênio Starosky, Conselheiro do Distrito Paulista

Você pode falar com o pastor no dia e horário que precisar. É só combinar com ele. Para facilitar ainda mais a vida de suas ovelhas, o pastor separa dois dias para ficar na igreja exclusivamente para ouvir sua confissão ou conduzir sessões de aconselhamento. Nesses dias, não precisa nem marcar horário. É só aparecer na Igreja. Anote na sua agenda:

Agora é pra valer!

Líderes das Servas vão a Campinas

Recado do Conselheiro Distrital

PLANTÃO PASTORAL PARA CONFISSÃO OU ACONSELHAMENTO:

12/05: 14h às 23h – 22/05: 6h às 13h

Page 3: INFORMATIVO 2015-05

3

No culto de Páscoa, a comissão de Evangelismo desafiou alguns membros da Igreja a adotar, cada um, 3 famílias que que estão há tempos sem vir à Igreja. A primeira missão foi ligar para essas famílias e desejar Feliz Páscoa.

Veja alguns relatos: “Eu li Romanos 5 para meus contatos. Eles agradeceram

muito! E disseram que vão voltar aos cultos” - Dona Tereza. “Liguei para o número de telefone e a pessoa foi muito

grossa comigo, mas mesmo assim desejei Feliz Páscoa e disse que a Igreja Luterana continua orando por ela. A pessoa ficou

quieta por um instante e, depois, ficou emocionada” – Dona Helga. “Recebi duas ligações de irmãos da Igreja desejando Feliz Páscoa. Isso tocou meu

coração e, por isso, estou aqui no culto” - Dona Vera. Você gostaria de compartilhar sua história? Conte ao Sérgio ou à Izabel e

compartilharemos seu testemunho.

O primeiro Encontro ainda não aconteceu porque a Equipe organizadora não estaria presente na data prevista. Mas, agora é ‘pra valer’, não é mesmo, líderes?

O primeiro Encontro de Leigos e Esposas acontecerá, dia 23 de maio, às 12h.

Tema de Estudo: Como

interpretar o Islã Debateremos a relacão

entre Islamismo e Cristianismo e as pontes de evangelismo que podemos construir com o coração de um mulçumano.

Após o estudo, haverá um almoço comunitário e a

escolha do projeto/campanha dos homens para a manutenção da Igreja.

Testemunho sobre as “Ligações de Páscoa”

Encontro de Homens, 23/05

Isso mesmo! Dia 17 de maio é dia de dar folga para a Dieta, pois saborearemos diversas massas no delicioso Domingo das Massas. Prepare-se! Primeiro nutriremos a vida com a Palavra de Deus no culto da Igreja Perseguida e, mais tarde, alimentaremos nosso corpo com macarrão, lasanha e outros. O lucro será revertido para projetos da Liga de Servas do Distrito.

Deixe a dieta para depois!

Page 4: INFORMATIVO 2015-05

4

“A Igreja luta para se adaptar a uma cultura pós-cristã sem abandonar a teologia ortodoxa. Mas como podemos proclamar a graça de Deus e o evangelho da morte de Cristo em um contexto globalizado e a uma igreja também globalizada?” (Tim Keller)

Essa é questão que tem inquietado pastores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Sejamos sinceros: a maioria de nossas congregações luteranas ainda possui um caráter essencialmente rural. Funcionou para uma época, mas no mundo urbano e cético da cidade, os desafios impõe a necessidade de proclamarmos o evangelho na linguagem da cidade.

Procurando estabelecer linhas de ação e debate, a Igreja de Copacabana e o Seminário Concórdia oferecerão o Simpósio Regional de Missão, que acontecerá dias 25 e 26 de setembro. Por que essa notícia está aqui no Informativo de maio? Porque o Simpósio está sendo preparando para os leigos e, por isso, eu quero desafiar, ao menos, 4 leigos (homens ou mulheres) para me acompanhar. A Igreja Luterana de Interlagos e a Hora Luterana serão parceiras nesse Simpósio.

Você, cristão residente em São Paulo, também sente a necessidade de fazer a Igreja Luterana se contextualizar à cultura urbana, sem abrir mão da teologia ortodoxa? Então, considere ir ao Simpósio. Fale comigo!

A Armênia foi a primeira nação do mundo a

reconhecer o Cristianismo como uma religião de status legal. No entanto, desde a queda de Constantinopla, os cristãos armênios tem sofrido intensa perseguição. Aproveitando-se da deplorável I Guerra Mundial, o governo turco-otomano aniquilou mais de um milhão de cristãos armênios por meio de deportação e fuzilamento.

Em 17 de maio iremos celebrar o Culto da Igreja Perseguida in memoriam dos cristãos

armênios mortos há 100 anos e também orar pelos cristãos que são perseguidos atualmente. Nesse culto, seremos convidados a fazer ofertas especiais para a organização Portas Abertas, que dá assistência a irmãos perseguidos.

100 anos do Genocídio Armênio