Informativo Bancada PSB RS 04/15

8
A deputada estadual Liziane Bayer questão religiosa, mas de fé e coerência. “Dessa protocolou, no dia 15 de abril, o Projeto de Lei forma, está acima da religião e não se confunde nº124/2015, que prevê a implantação do ensino com ela”, comentou. do Criacionismo nas escolas públicas e privadas. O projeto prevê, ainda, que para não Segundo a parlamentar socialista, o PL tem por haver aumento da carga horária, os conteúdos objetivo solucionar um desequilíbrio no ensino poderão ser incluídos em disciplina já existente gaúcho. “Se há conteúdo pedagógico sobre o na grade curricular, ou seja, na mesma em que é Evolucionismo, então é preciso também ensinar ministrada o evolucionismo. “Sem menosprezo o Criacionismo. É inviolável a liberdade de ao avanço tecnológico e científico, indispensável consciência e de crença. Ninguém será privado às necessidades sociais, é possível harmonizar de direitos por motivos de convicções filosóficas ensinos que contribuam no desenvolvimento e ou políticas”, argumenta a deputada. amplitude da visão cósmica do conhecimento Na avaliação da deputada Liziane, a humano”. O PL deverá ser apreciado na Comissão proposta do ensino do Criacionismo não é uma de Constituição e Justiça no próximo mês. Edição 59 Abril 2015 Mala Direta Postal Básica 9912345277/2014 DR/RS AL/RS BOLETIM INFORMATIVO Deputada Liziane quer o ensino do Criacionismo nas escolas Deputada Liziane Bayer defende hospitais LIZIANE BAYER 02 CATARINA PALADINI Situação dos depósitos de areia na Região Metropolitana é debatida em audiência pública 03 Região Sul terá investimentos na aviação regional ELTON WEBER Impasse envolvendo a Emater preocupa o campo 05 Críticas a mudança na fórmula de negociação do fumo BANCADA DO PSB Educação no RS é tema do II Seminário da Bancada do PSB 07 04 06

description

Conheça melhor o trabalho da nossa deputada estadual Liziane Byaer. Curta www.facebook.com/DeputadaBayer www.lizianebayer.com.br

Transcript of Informativo Bancada PSB RS 04/15

A deputada estadual Liziane Bayer questão religiosa, mas de fé e coerência. “Dessa protocolou, no dia 15 de abril, o Projeto de Lei forma, está acima da religião e não se confunde nº124/2015, que prevê a implantação do ensino com ela”, comentou.do Criacionismo nas escolas públicas e privadas. O projeto prevê, ainda, que para não Segundo a parlamentar socialista, o PL tem por haver aumento da carga horária, os conteúdos objetivo solucionar um desequilíbrio no ensino poderão ser incluídos em disciplina já existente gaúcho. “Se há conteúdo pedagógico sobre o na grade curricular, ou seja, na mesma em que é Evolucionismo, então é preciso também ensinar ministrada o evolucionismo. “Sem menosprezo o Criacionismo. É inviolável a liberdade de ao avanço tecnológico e científico, indispensável consciência e de crença. Ninguém será privado às necessidades sociais, é possível harmonizar de direitos por motivos de convicções filosóficas ensinos que contribuam no desenvolvimento e ou políticas”, argumenta a deputada. amplitude da visão cósmica do conhecimento

Na avaliação da deputada Liziane, a humano”. O PL deverá ser apreciado na Comissão proposta do ensino do Criacionismo não é uma de Constituição e Justiça no próximo mês.

Edição 59

Abril 2015

Mala Direta Postal

Básica

9912345277/2014 DR/RS AL/RS

BOLETIMINFORMATIVO

Deputada Liziane quer o ensino do Criacionismo nas escolas

Deputada Liziane Bayer defende hospitais

LIZIANE BAYER

02

CATARINA PALADINI

Situação dos depósitos de areia na Região Metropolitana é debatida em audiência pública

03Região Sul terá investimentos na aviação regional

ELTON WEBER

Impasse envolvendo a Emater preocupa o campo

05Críticas a mudança na fórmula de negociação do fumo

BANCADA DO PSB

Educação no RS é tema do II Seminário da Bancada do PSB

07

04

06

22 Bancada do PSB

LIZIANE BAYERUm mandato em defesa da vida

A deputada Liziane Bayer participou, no início do mês, de café da manhã promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado na sede da entidade, em Porto Alegre, reuniu os deputados estaduais integrantes da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Durante o evento, foram apresentados números referentes à atuação dos hospitais filantrópicos no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Federação das Santas Casas possui 245 instituições de saúde associadas, que juntas possuem mais de 22 mil leitos, o que representa 68% da totalidade de leitos no Estado.

O presidente da entidade, Júlio Dornelles de Matos, afirmou que o déficit atual desses hospitais é de R$ 404 milhões. “Esse endividamento provoca uma crise permanente e uma pressão cada vez maior sobre os municípios”, disse. Lembrou que a participação da União em receitas para a saúde, tem caído. “Em 1980, 75% dos recursos para saúde do Rio Grande do Sul vinham da União. Em 2008, essa fatia caiu para 46,7%”, explicou.

O presidente obteve o apoio da deputada Liziane Bayer, como membro da Frente Parlamentar, para que demandas da Federação, como a criação de uma Lei de Incentivo à Saúde, a criação de cursos profissionalizantes e a ampliação do custeio dos hospitais, sejam trabalhadas de forma eficaz.

Deputada Liziane Bayer defende hospitais

Deputada solicita implantação de cursos na área de capacitação da saúde

Representando a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde do RS, a deputada Liziane Bayer e o deputado Ronaldo Santini se reuniram, no último dia 17 de abril, com o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier (PSB), para tratar da possibilidade da pasta viabilizar cursos de capacitação na área hospitalar. A demanda foi reforçada pelo superintendente das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Jairo Tessari, pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS, Milton Kempfer. Liziane destacou a importância da atualização dos profissionais dentro da medicina e enfermagem. "As necessidades vão mudando e o profissional da área precisa se adequar à realidade", afirmou.

Miki Breier explicou os três eixos de atuação da pasta, por meio do trabalho, da assistência social e da segurança alimentar, reforçando o papel do Estado nas políticas públicas de geração de emprego e renda e qualificação dos trabalhadores. "É importante que vocês tragam essa necessidade que estão surgindo porque nós, através do Departamento do Trabalho e da FGTAS, podemos pautar o Ministério do Trabalho com essa demanda. A intermediação do Pronatec é feita através da STDS e acreditamos que os cursos sejam retomados já em junho aqui no Estado", disse.

Deputada Liziane participa da posse na Granpal

Com a presença do governador José Ivo Sartori, a líder do partido na Assembleia Legislativa, deputada Liziane Bayer, prestigiou a posse do prefeito de Gravataí, Marco Alba, na presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), na quinta-feira (9). A entidade, que completa 30 anos em 2015, representa 14 municípios e quatro milhões de habitantes, o equivalente a 40% da população gaúcha, sendo responsável por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. “É uma das mais importantes e representativas instituições gaúchas”, avaliou Liziane Bayer.

Também compõem a nova diretoria da Granpal os prefeitos de Arroio dos Ratos, José Carlos de Azeredo (vice-presidente), de Viamão, Valdir Bonato (2º vice-presidente), de Sapucaia do Sul, Vilmar Balim (tesoureiro), e de Alvorada, Sérgio Bertoldi (secretário).

Também participaram da solenidade os secretários estaduais Cristiano Tatsch (Planejamento e Desenvolvimento Regional) e Juvir Costella (Turismo, Esporte e Lazer), o diretor-presidente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Mello, e o deputado Tiago Simon, além de vereadores e lideranças gaúchas.

Com o objetivo de debater a situação dos depósitos de areia na areia é um insumo que está presente em todos os setores e a Região Metropolitana de Porto Alegre, o presidente da Frente regulamentação de algumas situações que envolvem a atividade de Parlamentar da Mineração, deputado Catarina Paladini, conduziu, na forma direta precisam estar acordadas com órgãos ambientais, poder quinta-feira (16), a primeira audiência pública para tratar da público e iniciativa privada”, disse.regulamentação das áreas e da localização dos estabelecimentos. O O parlamentar destacou a importância da mineração de areia e encontro contou com presença de representantes do governo do Estado do trabalho que envolve o setor e informou que o grupo de trabalho irá se e do município de Porto Alegre, empresários, sindicalistas e reunir sempre na última quinta-feira de cada mês. “Não é possível que trabalhadores do setor da mineração e depósitos de areia. uma atividade de tamanha importância para o desenvolvimento

Catarina explicou que a proposta de audiência pública é formar econômico do Estado, não receba a atenção necessária. Estamos um grupo de trabalho que possa discutir as principais demandas do setor, dispostos a contribuir para modificar esta realidade”, afirmou.especialmente no que se refere a situação dos licenciamentos e Catarina disse, ainda, que a Frente irá buscar a participação definições de áreas de instalação das empresas. “O parlamento é o efetiva de todos os envolvidos para construir uma solução ambiental, espaço apropriado para se discutir situações que atinjam a sociedade. A econômica e social sólida para o setor.

33Bancada do PSB

CATARINA PALADINIUm mandato em defesa da igualdade de direitos

Situação dos depósitos de areia na Região Metropolitana é debatida em audiência pública

NÚMEROS

No Brasil, a produção de areia é duas vezes maior do que a de ferro, sendo consumida 1,3 tonelada/ano per capita. O Rio Grande do Sul é responsável por quase 10% da areia produzida no país e consome mais de 600 mil toneladas por mês. O número de empregos gerados no setor não é oficial, visto que a informalidade é ainda bastante alta no setor. Estima-se que existem cerca de 1,5 trabalhadores formais e para cada vaga de emprego direto aberta no setor, outras 14 vagas indiretas são disponibilizadas.

Federação das Associações Comunitárias pede apoio ao deputado Catarina Paladini

Promover um debate sobre o atual momento político brasileiro com lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil. Este é o objetivo da Federação Rio Grandense de Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros (Fracab). A proposta de promover um encontro na Assembleia Legislativa foi apresentada pelo presidente da entidade, Airton Lima, aos deputados Catarina Paladini e Ronaldo Santini (PTB), durante reunião realizada na sexta-feira (17).

O grupo buscou apoio a fim de contar com a estrutura do Legislativo para o evento. “O país vive um momento político diferente que, em alguns momentos, gera dúvidas sobre a importância que é vivermos em uma democracia. A ideia da entidade é justamente promover um amplo debate com lideranças comunitárias, para tratar da importância do sistema demo-crático e das conquistas obtidas nos últimos 30 anos”, disse Catarina.

O evento acontecerá no dia 13 de julho, na Assembleia Legislativa. Também participaram do encontro, o presidente do Conselho Deliberativo da Fracab, Paulo Rogério Leites, e o assessor jurídico, Adail Cordeiro.

Entre as prioridades estabelecidas no projeto que cria a Região Metropolitana da Zona Sul, proposto pelo deputado Catarina Paladini, está a qualificação da aviação regional. A operacionalidade dos aeroportos de Pelotas e de Bagé foi abordada pelo deputado com o secretário da Aviação Nacional, Eliseu Padilha, no dia 15 de abril, durante a primeira audiência pública promovida pela Comissão Especial da Aviação Regional, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O deputado destacou que a aviação regional é uma das metas do Projeto de Lei Complementar 252/2013, que unifica 22 municípios da zona Sul para buscar mais recursos para o desenvolvimento de setores importantes. Catarina obteve a garantia de que haverá recursos para que os aeroportos de Pelotas e Bagé sejam contemplados e aproveitados nas suas totalidades. “Padilha garantiu a destinação de R$ 350 milhões para investimentos nos aeroportos regionais”, comemorou.

44 Bancada do PSB

CATARINA PALADINIUm mandato em defesa da igualdade de direitos

Região Sul terá investimentos na aviação regional

Catarina recebe coordenador do Instituto Tolerância

O deputado Catarina Paladini recebeu o coordenador do Instituto Tolerância, Jader Marques, e a conselheira tutelar, Silze Haselein Ribeiro, para tratar sobre o debate promovido acerca da proposta de redução da maioridade penal, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal. O Instituto entende que a alteração não resolve o problema da violência praticada pelo menor.

No encontro, o deputado Catarina destacou que o trabalho do Instituto vem ao encontro das ações programadas pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. “O debate sobre a redução da maioridade penal é polêmico e deve envolver toda a sociedade”, ponderou. O deputado aproveitou para convidar o coordenador do Instituto Tolerância e a conselheira Silze Haselein Ribeiro para participarem da audiência pública, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa no dia 13 de maio, que irá debater o tema.

Deputado Catarina Paladini participa de ato em defesa ao setor petroquímico

O deputado Catarina Paladini participou, em Brasília, do relançamento Frente Nacional em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico e Plástico do Brasil. Para o deputado, trata-se de um tema de extrema relevância para a economia do País. “O Rio Grande do Sul faz parte do cenário da produção petroquímica nacional através das empresas que temos em nosso território e que garantem milhares de vagas de empregos diretos e indiretos. Devido a importância do tema, nossa ideia é tratarmos desta pauta também em nível estadual”.

Audiência publica irá discutir ampliação da Freeway

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou o requerimento apresentado pelo deputado Catarina Paladini, que propõe a realização de audiência pública para tratar sobre a construção de vias laterais na BR- 290, conhecida como Freeway. O objetivo é debater sobre a possibilidade de execução da obra no trecho compreendido entre a localidade do Barro Vermelho, em Gravataí, até a avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre.

A proposta, conforme o deputado, se dá em razão da ausência de acessos qualificados entre os municípios, o que não permite um fluxo de desenvolvimento. “A Região Metropolitana de Porto Alegre existe há 40 anos e ainda falta integração dos municípios. Os acessos são poucos e dificultam projetos de ampliação da economia em algumas cidades. O parlamento não pode se furtar de uma discussão como essa”, disse.

Catarina sugeriu que a audiência aconteça na própria Assembleia Legislativa, com a participação de todos os entes envolvidos, como comunidade, representantes das prefeituras que integram a Região, câmaras de vereadores, Dnit, ANTT, Concepa e Fiergs.

Com presença de lideranças de produtores, indústrias e cooperativas dos principais polos produtivos do Rio Grande do Sul, foi lançada na sexta-feira (17), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura. Criada em 2007, a Frente será presidida pelo deputado Elton Weber e obteve a adesão de 29 parlamentares. De acordo com Weber, os encontros serão mensais e ocorrerão a partir de maio. Representantes dos governos federal e estadual também participaram. Um brinde simbólico com sucos de uva e laranja selaram o começo dos trabalhos.

Menor tributação, mais renda ao produtor, seguro agrícola, melhor fiscalização sanitária e incremento da pesquisa e assistência técnica especificas estão entre as reivindicações enumeradas durante o ato. Weber lembrou que o fortalecimento destas cadeias produtivas colabora para a economia do Estado não só com arrecadação de impostos, mas com a criação de empregos e a permanência dos jovens no campo. No Brasil, a cada hectare ocupado com fruticultura são criados de três a seis empregos diretos e de dois a três indiretos. “Com essa Frente pretendemos garantir um futuro de ainda mais desenvolvimento nas pequenas propriedades rurais e criar um ambiente para a expansão da fruticultura no Estado.”

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Tarcísio Minetto, se colocou à disposição para auxiliar nos trabalhos da Frente e lembrou sobre sua importância para a propriedade familiar. Atualmente, cerca de 90% da produção vem das pequenas propriedades. Já o secretário de Agricultura Ernani Polo enfatizou que a Frente fortalecerá o trabalho em prol da qualidade das frutas gaúchas que, ao longo do tempo, ganham área no Estado. “Temos um imenso potencial para desenvolve a fruticultura em todo os municípios.” Proponente de uma Frente da Vitivinicultura na década de 70, o ex-deputado Victor Faccione deu seu testemunho como forma de estímulo ao setor produtivo presente.

Três propostas para atenuar a crise que afeta 12 mil agricultores familiares, que não receberam por parte das indústrias de laticínios que faliram, foram entregues ao titular da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Onaur Ruano, em 7 de abril, na Fetag, em Porto Alegre. Presente ao encontro, o deputado Elton Weber considerou a conversa promissora.

O parlamentar espera que, em breve, os agricultores familiares possam ter boas notícias do governo federal. “Precisamos construir argumentos plausíveis, e é o que estamos fazendo", frisou Weber.

De acordo com o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a intenção é resolver o passivo da forma mais rápida possível. “O governo federal tem que entender que a crise do leite é maior do que parece. Agora é a hora do governo estender a mão ao produtor.”, disse Silva.

O secretário Ruano se mostrou sensibilizado com a situação e disse que o documento será submetido ao Ministério da Fazenda e ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Ele enfatizou que todas as medidas terão como pré-requisito a comprovação dos débitos das empresas junto ao produtor. ‘É possível internalizar a proposta e, eventualmente, que ela prospere.”

- Concessão de bônus de adimplência para custeios pecuários e investimentos;- Prorrogação das operações de crédito, via resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) para custeio pecuário por até três anos e para investimento após a última parcela;- Linha de crédito especial no valor de R$ 10 mil com prazo ampliado para pagamento e condições diferenciadas para sanar o passivo que o produtor acumula em decorrência do não-recebimento pela indústria.

Linha de crédito especial passará pelo crivo do Ministério da Fazenda

ELTON WEBERUm mandato em defesa da agricultura familiar

Weber instala Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura

55Bancada do PSB

As medidas propostas

O líder da bancada do PSB preços, os reajustes estão sendo n a A s s e m b l e i a L e g i s l a t i va , aplicados apenas para algumas deputado estadual Elton Weber classes de fumo. O deputado participou, em 10 de abril, da criticou que o produtor só tenha mobilização de produtores de sido informado dos reajustes tabaco no município de Venâncio variados após a safra consolidada, e Aires. Mais de 2 mil fumicultores enfatizou que o preço médio pago ligados à Fetag/RS e à Afubra pelo quilo, de R$ 7,00, está abaixo c o b r a r a m u m a m e l h o r do valor praticado em 2014, de até r e m u n e r a ç ã o p e l o t a b a c o R$ 8,00.comprado pela indústria. Houve Weber também criticou a caminhada pelas ruas da cidade e falta de liberdade de expressão, já queima da matéria-prima em que uma intimação judicial impediu frente a uma das empresas. Até a aproximação dos agricultores agora, somente três indústrias além do raio de 50 metros dos assinaram o acordo que unifica a portões das empresas. “É um remuneração para esta safra. absurdo o que está acontecendo

Além do desrespeito à nesta safra, nunca houve uma fórmula histórica de fixação de situação como está”.

66 Bancada do PSB

ELTON WEBERUm mandato em defesa da agricultura familiar

Críticas a mudança na fórmula de negociação do fumo

Weber festeja manutenção de programa para o campo

Ao participar da última 3,2 milhões. A meta é propiciar o assembleia ordinária da Federação a u m e n t o d a p r o d u ç ã o , dos Trabalhadores na Agricultura produtividade e qualidade do leite do RS (Fetag), em Porto Alegre, o e dos rebanhos de corte na deputado Elton Weber festejou a agricultura familiar.manutenção do programa de Durante a assembleia, o sementes forrageiras de inverno parlamentar também expôs os (Programa Leite Gaúcho), executado projetos que estão tramitando na pela Secretaria de Desenvolvimento Assembleia, como o PL 31/2015, Rural e Cooperativismo. De acordo que busca garantir a agricultores e com o secretário da SDR, Tarcísio empreendedores fami l iares, Minetto, as autorizações para o donos de propriedades até 300 encaminhamento dos projetos já hectares, que suas terras não estão à disposição dos sindicatos de serão demarcadas para formação trabalhadores rurais. d e te r r i tó r i o s i n d í ge n a s e

“É um programa de grande quilombolas.importância e, na atual conjuntura O projeto teve parecer de dificuldade financeira do Estado, fa v o rá v e l n a C o m i s s ã o d e estávamos ansiosos por sua Constituição e Justiça e somente confirmação”, disse Weber. Em não foi a votação em Plenário 2014, o programa contou com R$ devido a um pedido de vistas.

Frencoop tenta mediar impasse na eletrificação rural

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo De acordo com Elton Weber, já foram investidos R$ 23 milhões nos do Rio Grande do Sul (Frencoop), deputado Elton Weber, se reuniu com o projetos da Coogerva Linha Jacinto Energia S.A e da Coogerva Linha chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e a secretária do Ambiente e Aparecida Energia S.A, o que significa quase 10% do total estimado, Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, para intermediar o impasse inicialmente, de R$ 236 milhões. Além disso, a preocupação é com os que prejudica quatro cooperativas gaúchas que possuem dois projetos de prazos estabelecidos em contratos firmados pelas cooperativas que geração de energia na região do Médio Alto Uruguai. São elas: Creluz, venderam energia em leilão. “Ficou acordado que um grupo formado por Cooperluz, Certel e Coprel. técnicos da Sema e Fecoergs estudarão um projeto alternativo que

As Licenças de Instalação (LI) dos projetos em Rodeio Bonito foram viabilize os empreendimentos sob os pontos de vistas econômico e concedidas pela Fepam em 2009, mas foram revogadas no final de 2014. A ambiental”, esclareceu o deputado. O deputado Sérgio Turra e o decisão foi tomada devido a uma portaria do Ibama, posterior as licenças, superintendente da Fecoergs, José Zordan, acompanharam o encontro com a justificativa de preservação da migração futura da fauna aquática. juntamente com técnicos das secretarias e da Ocergs.

O segundo seminário de 2015 promovido pela bancada do PSB, na noite de quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa, teve como tema os desafios da educação no Rio Grande do Sul e o Plano Estadual de Educação (PEE). O encontro, que teve como painelistas a diretora de Planejamento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Iara Wortmann, e o assessor do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Renato Oliveira, contou com a presença dos deputados estaduais Liziane Bayer e Catarina Paladini, do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, e dos secretários-adjuntos da Cultura, André Kryszczun, e do Trabalho e Assistência Social, Juliano Paz, além de dezenas de pessoas ligadas ao tema.

77Bancada do PSB

BANCADA DO PSBCoordenadoria da Bancada do Partido Socialista Brasileiro na Assembleia Legislativa do RS

A criação do PEE está prevista na Lei Federal nº 13.005 de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional da Educação. Arquivado em dezembro do ano passado, o PEE foi apresentado na Assembleia como PL 287/2014. Seu desarquivamento ocorreu no dia 10 de abril, retomando sua tramitação. O PNE determina que os estados e municípios têm até junho de 2015 para aprovarem, através de Lei, seus respectivos planos.

Educação no RS é tema do II Seminário da Bancada do PSB

Na abertura, o coordenador da bancada, Mário Bruck, falou da importância da educação. “Esta é uma bandeira socialista e acreditamos que a educação é o agente transformador da sociedade e, por isso, nosso partido tem um compromisso muito forte com o tema”. Mário destacou, ainda, que o objetivo dos seminários é contribuir com as diversas políticas públicas que são exercidas dentro dos governos. “Socializamos e buscamos o conhecimento em diversas fontes para que possamos, a partir daí, formatar a visão política que entendemos que deva ser aplicada”.

Em sua saudação, a deputada Liziane Bayer destacou o empenho e trabalho dos companheiros socialista em defender as bandeiras do partido, entre elas a educação. “Todos nós entendemos a importância do tema. Acredito que somente por meio do conhecimento, alcançamos a liberdade em todas as áreas”. Já o deputado Catarina Paladini fez uma avaliação da relevância do debate. “Nossa missão, nesse ambiente democrático, é criar algumas diretrizes para a educação”.

Primeira palestrante do evento, a diretora de Planejamento da Seduc, Iara Wortmann, elogiou a administração do socialista Eduardo Campos - falecido no dia 13 de agosto de 2014- em Pernambuco. “Antes da gestão do governador Eduardo Campos, Pernambuco era, dos 27 estados da Federação, o 26º em qualidade. Com foco na gestão, hoje, segundo os dados do Ideb – Indice do Desenvolvimento do Ensino Básico -, Pernambuco deu um salto para o 4º estado com melhor desempenho do país”.

Segundo a avaliação da diretora, o Rio Grande do Sul tem vários problemas na qualidade da educação mas, a exemplo de Pernambuco, este quadro pode ser revertido. “No último Enem, 30% dos alunos zeraram a redação no Estado, o que é preocupante, uma vez que o resultado proporciona a oportunidade de ingresso nas universidades públicas e privadas”. Por outro lado, Iara afirmou que a avaliação do ensino médio é boa. “Neste caso, o grande problema é que perdemos alunos”, apontou.

Quanto ao atual Plano Estadual da Educação, encaminhado pelo governo antecessor, Iara Wortmann defendeu uma ampla discussão junto à sociedade. Já os planos municipais, que também deverão ser aprovados até junho, a diretora informou que dos 497 municípios, apenas 12 já aprovaram seus planos.

“Debater a educação no RS significa falar não apenas de desenvolvimento, mas da possibilidade da nossa sociedade ter um futuro”. Com essa frase, o assessor do Comung, Renato Oliveira, iniciou sua explanação no Seminário, onde fez uma apresentação do Consórcio, composto por 15 instituições de ensino superior, e fez um resgate da história das universidades comunitárias no Estado.

Para o professor, o papel das universidades, que até então priorizam a formação profissional para atender a demanda de serviços da sociedade, está ultrapassado. “Hoje o grande desafio é formarmos empreendedores e criarmos um perfil de universidade tecnológica, que coloque ênfase na pesquisa e na resolução de problemas”. Para o professor, é preciso investir com foco, fortalecendo a pós-graduação nas universidades e investindo em parques tecnológicos e incubadoras.

BANCADA DO PSBCoordenadoria da Bancada do Partido Socialista Brasileiro na Assembleia Legislativa do RS

REGISTROS

O coordenador da Bancada, Mario Bruck, e o chefe de gabinete da liderança partidária, Luiz Noé, receberam o major da Brigada Militar de Frederico Westphalen, Carlos Aguiar. Na pauta, a conjuntura política e a segurança no município.

Em agenda na Assembleia Legislativa, o presidente da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPERGS), José Luis Barbosa, também reuniu-se com o coordenador Mário Bruck para apresentar projetos da Fundação.

O presidente do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do RS (SEAACOM), José Providel, e o diretor Marcelo Ribeiro Pereira visitaram a Bancada, onde foram recebidos por Mario Bruck e Vicente Selistre.

Mário Bruck e o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Erva Mate (IBRAMATE), Roberto Ferron.

O vereador de Porto Alegre, Paulinho Motorista, propôs a apresentação de projeto de lei proibindo o corte de energia elétrica por inadimplência nos fins de semana e feriados.

O vereador de Itaqui, Sandro da Silva Veiga, visitou o coordenador da Bancada, Mário Bruck, para tratar de demandas do município.

O secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, participou da reunião-almoço da Bancada. A aula inaugural do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, CapacitaSUAS, e programas na área de segurança alimentar foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

Coordenador do Sine de Caxias do Sul e secretário Sindical do PSB do município, Max Mota, aproveitou as agendas em Porto Alegre para visitar a Bancada na Assembleia Legislativa. Max foi recebido pelo coordenador Mário Bruck e pelo companheiro Vicente Selistre.

O desenvolvimento do PSB em Sapucaia do Sul e as de demandas no município foram os assuntos da reunião entre o coordenador da Bancada, Mário Bruck, o vice-presidente do PSB, Clóvis Oliveira, e o companheiro José Carlos Alves Ligocki.

bancadasocialistars @BancadaPSB_RS issuu.com/bancada40alrsbancada40rs.blogspot.com

COORDENADORIA DA BANCADA DO PSB

Mário Sander Bruck - Coordenador Geral

Palácio Farroupilha - Praça Marechal Deodoro, nº 101, 1º andar - Sala 104Porto Alegre - RS CEP 90010-300 - Telefone: (51) [email protected]

[email protected]

Textos: Fabiana Calçada, Cristiane Franco MTE/11164, Mauricio Pinzkoski MTE/15675 e Patricia Meira

MTE/64413.

Assessoria da Bancada : Carlos Vollmer, Fabiana Calçada, Fabiano Dupont, Luiz Noé Soares, Luiz Stumpf,

Lurdes Ágata, Maria Elaine Tarelli, Nilo Pinheiro, Priscila Valério, Thiago Arnold e Vicente Selistre.

Estagiários: Diego da Silva Adam e Larissa Airoldi dos Santos.

Diagramação e Layout: Larissa Airoldi dos Santos Fotos: Agência AL, assessoria e arquivo PSB