Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION...

24
Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ANO XVIII · N 0 57 · ABRIL DE 2016

Transcript of Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION...

Page 1: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SIONANO XVIII · N0 57 · ABRIL DE 2016

Page 2: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

RETROSPECTIVA 2015Um ano muito dinâmico! 2015 nos propiciou grandiosos eventos educativos.Lembramos que os trabalhos, alguns realizados após a última edição de nossa Revista, foram marcados pela beleza artística, pela alegria como foram executados e pela sensibilidade transmitida em cada atividade.Parabéns aos alunos, professores, coordenadores. Enfim, a todos os envolvidos.

Professora andréa GiuntaResponsável pelo Sionews

Mais uM esPetáculo coM Grande sucesso e lindas surPresas

Em 1849, tivemos o primeiro registro do Ballet que comemorou o casamento do Duque de Milão

com Isabel de Árgon, sendo assim nomeado como Ballet de Corte. Nesse período existia também o Bobo da

Corte, o cerimoniário das festas, e que era contratado para entreter os reis e rainhas com poesias, música e muita dança.

O Ballet surgiu com graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco, contando com pequenos e delicados movimentos de pernas e pés. Novas técnicas surgiram e para entendê-las exigiu-se uma grande dedicação para se fazer tudo com muita beleza e precisão. Não era apenas um movimento, mas o entendimento de uma técnica no corpo das bailarinas.

Luís XIV, também conhecido como Luís O Grande ou o Rei Sol e que teve o maior reinado da monarquia europeia (72 anos e 110 dias), iniciou a organização da etiqueta da vida cortesã em um modelo que seus descendentes o seguiram. Lançou a moda do uso de elaboradas perucas, costume que se prolongou por pelo menos uns 150 anos nas cortes europeias e nas colônias do Novo Mundo. Ele construiu o luxuoso Palácio de Versalhes e o dos Inválidos e faleceu em 1715.

Com a evolução das técnicas surgiu o “Ballet de Repertório”. Um tipo de ballet que contém uma história dentro dele e é representado por meio da dança, da música e da mímica e precisa de um número razoável de bailarinos para ser executado. Durante todo o século XIX, as peças foram montadas e encenadas com suas músicas e passos

coreográficos de origem. Atualmente, as escolas renovam-se de acordo com seus estilos, mas seguem tradicionalmente a sua criação. Alguns exemplos dele são: “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “Quebra Nozes”.

E chegamos ao “Ballet Neoclássico”, que trazia leveza para os movimentos da dança e quebrava algumas das regras da técnica até então. Deixou-se de seguir a rigidez dos movimentos que acabamos de citar e surgiram movimentos mais inovadores. O primeiro Ballet Neoclássico criado em 1928, por George Balanchine, foi o APOLLO, que abusava do abstrato em contraste com o clássico, com coreografias sempre soltas, versáteis e fora daquele padrão do Ballet de repertório. E foi a partir do Neoclássico que surgiu o Ballet moderno, e a partir daí outras vertentes.

No Ballet, cada minuto é precioso no caminho de descobrir. É preciso que se viva e aproveite os bons momentos, sentindo e realizando-se com as conquistas. Afinal ter o dom da dança faz com que cada movimento tenha um quê de magia para acontecer.

E que possamos mostrar ao mundo o melhor de nós, fazendo tudo com o coração. Ele é o que temos de mais sensível na vida, e sem ele, certamente deixaríamos de existir e de viver sorrindo eternamente, feito bailarina que gira-gira e encanta, com seus trajes belos e singelos...

Obrigada por mais um ano juntos!Com carinho

MaGali, tainá e Vanessa

Ballet sion 2015

a seguir, teremos uma retrospectiva sobre o surgimento do Ballet, que foi o roteiro do espetáculo do Ballet sion 2015, contadoatravés das coreograf as apresentadas por nossas bailarinas.

ABRIL • 2016

Page 3: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

ABRIL • 2016

Page 4: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

15 anosO Grupo de Dança Sion surgiu na Abertura das

Sioníadas em 2001, com a coreografia “Aquarela dos Esportes”. Na época, contávamos com 12 componentes.

Em 2002, com a coreografia “Em Busca de Paz”, já tínhamos 26 componentes, mais as participações das professoras Viviane, Magali, além da minha.

No ano de 2003, inovamos o estilo criando a coreografia “Um Toque de Molecagem”, que ganhou o 3º lugar na competição interescolar da Zona Norte.

Com 36 componentes, em 2004 o Grupo trabalhou a coreografia “Água Fonte da Vida” que misturou dança com ginástica artística, utilizando fitas, arcos e bolas e, também, ganhou o 2º lugar na competição interescolar da Zona Norte.

Já no ano de 2005, o Grupo desenvolveu movimentos de expressão corporal para o Hino Nacional Brasileiro em vários eventos educacionais dentro e fora de nossa Escola. Também apresentou a coreografia “As Quatro Bandeiras das Sioníadas” e ganhou o 3º lugar no IX Festival de Dança Oliglória.

2006, foi um ano muito especial, pois o Grupo teve o prazer de receber como integrante seu primeiro componente do sexo masculino, o Alberto, que junto com suas colegas, encantaram o público com a coreografia “As Riquezas do Brasil”.

Chegando em 2007, encontramos nosso Grupo com 30 integrantes e mais um componente do sexo masculino, o Arthur, que, junto com as meninas, defenderam a coreografia “O Canto das Três Raças” que homenageava a nossa miscigenação e que ganhou o primeiro lugar no XI Festival de Dança Oliglória. Depois disso não paramos mais.

Partimos para 2008 muito confiantes do nosso trabalho e acima de tudo da nossa responsabilidade. Foi aí que apresentamos a coreografia “Vida no Planeta”, que também foi um sucesso encantando vários públicos por onde passávamos e trazendo-nos a certeza de que estávamos trabalhando de forma correta e, acima de tudo, prazerosa. Já estávamos com 41 integrantes.

Por termos ganho muitos títulos, a partir de 2009 e com 44 integrantes, não competíamos mais, só fazíamos Mostras. Segundo os organizadores, se competíssemos não daríamos espaço a outros grupos de dança. Então, em 2009 trabalhamos com a coreografia “Grito e Escuta”, apresentando-a por diversas escolas e eventos.

ABRIL • 2016

Page 5: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Professora Valéria

Ao chegarmos em 2010, ousamos com a coreografia “Brincando de Sentir”, que tratava assuntos cotidianos partindo da fé em dias melhores. Nossos 43 integrantes não cansavam de receber elogios.

Meu último ano como Coreógrafa do Grupo foi em 2011, onde montei a coreografia “Alegria de Viver”. Os passos leves e descontraídos fizeram da minha despedida algo bem marcante. Estávamos com 44 integrantes que brilharam e encantaram a todos com uma felicidade que jamais será esquecida.

2012 – nova coreógrafa, novos horizontes. Passei a minha história de dança no Sion para uma amiga muito querida e competente, a professora Vanessa que, desde então, faz um belíssimo trabalho e tem levado o nome do Grupo de Dança Sion por lugares fantásticos. Ela trabalhou as coreografias: • No ano de 2012, a “Hava Nagila” e “Brasil”, com assuntos

diferentes. A apresentação foi curiosamente inusitada e fez uma passagem bonita entre essas duas culturas.

• Em 2013, o Grupo se apresentou com a coreografia “Linda Juventude”, trazendo uma mensagem gostosa dessa fase forte, cheia de brilhos e sonhos, e que podemos levar conosco por toda a nossa vida.

• Para o ano de 2014, o trabalho foi “Viajando por São Paulo” e nos trouxe um pouco da história dos imigrantes, das cidades e suas belezas. Uma mistura rica de histórias, músicas e costumes.

• 2015, foi um ano com mais de uma coreografia trabalhada: “A Diversidade” com a reflexão das diferentes raças, costumes e dons, trazendo-nos uma proposta para a tolerância e respeito entre as diferenças. A outra coreografia foi “Caminhos”, nossos mundos, nossas escolhas, aquilo que somos e o caminho que fazemos e que podemos proporcionar ao outro.E agora, em 2016, o nosso Grupo completa 15 anos de

existência e está debutando para uma longa vida de arte e encantamento. Por esse motivo, em comemoração, será apresentada a coreografia “Mil Passos”, que conta toda a sua trajetória, num grande momento de comemoração. Não percam!

ABRIL • 2016

Page 6: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

3oC 4oA 4oA4oB

Em novembro de 2015, promovemos em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “AArtedeMirónasmãosdeumacriança”, com os alunos dos 2os aos 5os anos do Ensino Fundamental I, tanto do regular quanto do Integral. A atividade foi aberta ao público e contou com um grande número de convidados, sendo, em sua maioria, pais e familiares.

Segundo o professor Marcos, vale ainda ressaltar que o artista Miró valorizava o desenho das crianças por elas serem verdadeiramente criativas e livres e, por isso, seus trabalhos eram parecidos com desenhos infantis.Em um primeiro momento, todos os presentes assistiram a um vídeo sobre a vida e obra de Joan Miró,

bem como dos alunos realizando suas obras nas aulas de Artes. Depois foram apreciar a exposição, com releituras do pintor, que resultaram do aprendizado e dos trabalhos desenvolvidos durante o ano.Os alunos ficaram muito orgulhosos pela exposição de suas obras.Parabéns, pequenos artistas!

equiPe PedaGóGica ensino fundaMental i

2oA2oB 2oC 2oC

ABRIL • 2016

Page 7: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

3oA

4oB

3oB

4oC

3oB

5oA

3oC

5oB

PeríodoIntegral

ABRIL • 2016

Page 8: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

“ Todos somos filhos de Deus. Somos irmãos. E um dia, eu, finalmente, poderei saber que tudo é justo e que o amor ganhou finalmente”

Bruna teixeira Moraes

“ Emprego a gente procura outro, mas família de verdade a gente não encontra na esquina”

laura antonielli Gaetano

“ Gente grande é assim mesmo, encrenca com tudo que é diferente, mas o que realmente importa é o que nós somos por dentro”

alexia Monteiro

“ Como o ser humano era capaz disso?” dioGo fonseca flor

Foi em meio dessas indagações e reflexões que a nossa VIII realização do Concurso Literário se desenvolveu.No dia da premiação tivemos a oportunidade de ouvir uma linda e emocionante narrativa com a contadora de histórias Nanda Ruano, ex-aluna da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de Sion – Vila Maria. Ela nos apresentou a história encantadora de um garoto chamado Beto. O mais interessante é que dentro da história narrada havia pensamentos e reflexões dos textos desenvolvidos por nossos alunos participantes. Durante a história narrada pudemos observar a ansiedade e a emoção dos nossos alunos participantes e ouvíamos cochichos como: “será que ela vai ler o meu texto?”, “olha, ela leu o seu texto!” e “esse texto é o meu!”.A premiação foi realizada no salão da escola, o qual transbordou de emoção. E com isso podemos reafirmar com autonomia o que o autor Rubem Alves disse sobre o ato da leitura / escrita “Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo”.Dessa forma acreditamos que esse Concurso Literário contribuiu de alguma forma para a formação de alunos leitores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade no papel de cidadãos conscientes de sua atuação na sociedade.Parabéns a todos os participantes e lembramos que este ano tem mais!

Professoras aManda duarte e liz Maria teixeiraEquipe de Língua Portuguesa

aluna vencedora do 1o lugar geral: Giulia cocco silvério (7oB)

ABRIL • 2016

Page 9: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

ABRIL • 2016

Page 10: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

9os a e BA nossa escola, preocupada em garantir aos nossos alunos uma formação cidadã voltada para a fraternidade e para a justiça social, procura desenvolver projetos com resultados práticos.Nesse sentido, os 9os anos terminaram 2015 exercendo a solidariedade e servindo ao outro, conforme a Campanha da Fraternidade de 2015 que solicitava a todos: “Eu vim para servir!”.Essa foi a motivação para que nossos alunos, orientados pelas professoras Valéria (Educação Física), Zuleica (Matemática) e Audrey (Ensino Religioso) saíssem da rotina e vivenciassem algo muito bom, expresso no tema do projeto: “Nós também viemos para servir!”: doar tempo, aprimorar talentos para ajudar o outro, interagir com o próximo...Foi então que, no dia 07/12/2015, os alunos dos 9os A e B visitaram o CEI Irmã Natividade, instituição localizada no Parque Novo Mundo e mantida pelas ex-alunas de Sion, em parceria com a Prefeitura. Eles levaram brinquedos novos e usados, arrecadados entre as famílias, prepararam atividades recreativas para as crianças atendidas pela unidade: apresentaram um teatro, montaram uma roda de música, com os nossos alunos cantando e tocando violão, realizaram brincadeiras com bola, ciranda, entre outras e até auxiliaram as crianças durante a refeição.Foi uma manhã proveitosa e enriquecedora, pois interagiram, trocaram afetos e perceberam que vivemos numa rede de relações na qual somos todos interdependentes e que o espírito da solidariedade e do serviço gratuito deve sempre estar em nós!

Professora audrey Bessa

Brincando de corre-cotia

doação de brinquedos.

interação com as crianças.

nossa turma.

nossos alunos e as crianças na roda de música.

tocando cantigas infantis.

ABRIL • 2016

Page 11: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

9o cBaseado na Campanha da Fraternidade 2015, os alunos do 9º ano C participaram, no ano passado, do Projeto Interdisciplinar de Ensino Religioso, Arte e Educação Física com o tema “Nós também viemos para servir”. O objetivo principal do projeto foi dar a oportunidade aos alunos em vivenciar as reais necessidades das pessoas, além de levar aos corações dos envolvidos o amor e a gentileza. A entidade escolhida foi o Centro Social Leão XIII, localizado na Vila Maria Alta. No dia 16/11/2015, 61 (sessenta e uma) crianças entre 3 a 4 anos, estiveram presentes na escola e, divididas em grupos, foram recepcionadas pelos nossos alunos. Participaram de cinco atividades: roda de conversa, recreação na quadra e na sala de judô, pinturas no rosto, brincadeiras no parque da Educação Infantil e, por fim, lancharam. Sem dúvida, foi uma experiência enriquecedora na formação de nossos alunos que, além de colaborar financeiramente, elaboraram as atividades junto às professoras e “puseram a mão na massa”, interagindo o tempo todo com a criançada. Agradecemos o apoio da Distribuidora de doces “JACC”, que colaborou com o nosso projeto.

Professora Kátia fonseca

Pintura.

todos juntos!

Hora do lanche.

Brincadeira no parque.

cartaz da campanha da fraternidade 2015.

Brincadeira na quadra.

Brincadeira da raposa.

ABRIL • 2016

Page 12: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Atualmente assistimos, frequentemente, em reportagens na televisão casos de pessoas que chegam a ficar até oito horas nas filas dos hospitais procurando por atendimento, para só então descobrir que o médico especialista ou serviço procurado não estava disponível naquele local. Isso causa muito desgaste e sofrimento para os cidadãos e pode até gerar danos mais sérios à saúde ou risco de vida. Diante desse problema, meu projeto de lei propôs a criação de um sistema integrado de informações sobre os hospitais públicos do Município de São Paulo acessível a toda a população e que forneça informações básicas, mas fundamentais, como o número de médicos atendendo naquele momento, horário de atendimento dos médicos especialistas, serviços disponíveis e indisponíveis em cada hospital, tempo médio de espera nas filas, etc. Isso evitaria idas desnecessárias a hospitais que não têm especialistas que a população necessita. Evitaria, também, gastos desnecessários de tempo e de dinheiro com condução. Diminuiria o desgaste uma vez que haveria um alinhamento de expectativas quanto ao tempo real de espera na fila (sendo possível um planejamento maior sobre a logística com o trabalho, filhos, lanche e suprimentos a levar para passar o tempo na fila, etc.).

Os projetos foram enviados para a Câmara e 55 vereadores jovens foram selecionados, mais cinco suplentes (para backup de algum faltante). E o evento na Câmara Municipal foi dividido em dois dias.

O primeiro dia foi apenas uma introdução e teve um período mais curto. Ocorreu no Plenário 1º de Maio. Houve uma pequena aula sobre a democracia, o poder legislativo, o processo de aprovação de uma lei e a importância que os vereadores desempenham nesse processo. Depois explicaram a todos os vereadores jovens como seria o

segundo dia, como funcionaria o sistema de votos, a apresentação do projeto, as regras da sessão, etc. Ao final, aqueles que desejassem ocupar o cargo de presidente da sessão, 1o e 2o vice-presidentes, 1o e 2o secretários ou orador deveriam se candidatar e a divisão seria realizada em três chapas que, posteriormente, seriam votadas pelos vereadores no dia da sessão.

O segundo dia foi mais sério. Todos já sabíamos como funcionaria a sessão e a experiência procuraria simular, com o máximo de realidade possível, o dia de um vereador na Câmara Municipal de São Paulo. No horário da chegada, nos dirigimos para uma sala para tirar fotos. Após isso, fomos para o restaurante-escola, onde tomamos o café da manhã e os integrantes das 3 chapas conversaram com todos os presentes para pedir seus votos. Em seguida, nos dirigimos ao Plenário 1o de Maio para a abertura da sessão, a apresentação dos projetos e a votação de cada um deles, sendo que cada vereador mirim tinha um tempo limite de 2 minutos para fazer a apresentação do seu projeto. O evento durou o dia todo. Almoçamos e lanchamos no mesmo restaurante e no encerramento apreciamos a apresentação da orquestra Duarte, com músicos mirins da EMEF Antônio Duarte de Almeida.

Sem dúvida, para mim o Parlamento Jovem foi uma experiência única e inesquecível. É um evento muito bem organizado e que realmente transmitiu a sensação de estar no lugar de um vereador. Ter a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal e seu funcionamento, conversar com jovens que acreditam em seus projetos e têm a esperança de poder melhorar a vida das pessoas através deles, sentir na pele como é ser uma vereadora... são apenas algumas das incríveis vivências que eu pude ter.

iasMin saito taKiGutiVencedora do Parlamento Jovem/2015

O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de São Paulo que tem como objetivo oferecer a estudantes do município uma experiência única de democracia e cidadania a partir da vivência, por um dia, das funções dos vereadores municipais.Tudo começou quando foi apresentada a proposta do projeto aos alunos. Cada um deveria escolher um problema que visualizasse a realidade do município e assim escrever um projeto de lei que, de forma simples e viável, conseguisse resolvê-lo.Abaixo, a Iasmin Saito, aluna vencedora do Parlamento Jovem 2015, nos contará como foram as atividades na Câmara Municipal de São Paulo.“Parabéns Iasmin, por representar tão bem nossa escola!”

PROfESSORES AMANDA, fLáVIA, MáRCIA E PEDRO

ABRIL • 2016

Page 13: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Em novembro de 2015, o nosso ex-aluno Thiago Vicente fez uma palestra inspiradora aos alunos das 3as séries do Ensino Médio.O Thiago, hoje formado em Medicina pela USP, nos apresentou muitas dicas e vivências sobre os vestibulares que prestou para ingressar em universidades públicas de São Paulo.Segundo ele, a tranquilidade tem fundamental importância para um bom

resultado nas provas e que a certeza do sucesso acadêmico está pautado na dedicação e no equilíbrio emocional, tanto nos momentos iniciais em busca de uma vaga, como durante toda a formação universitária.A palestra foi dinâmica e divertida, marcada com muito otimismo, que é fundamental nessa fase de decisões dos alunos da série final do Ensino Médio.

andréa – coordenadora do ensino Médio

ABRIL • 2016

Page 14: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

O começo doanoescolar

Professoras da educação infantil e 1o ano do ensino fundaMental i

ABRIL • 2016

Page 15: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

O encontro com o des-conhecido desperta medo e junto com ele vêm as expec-tativas, tanto para a criança quanto para a família. Mesmo para aqueles que estão vol-tando das férias escolares e que já frequentaram esse ambiente no ano anterior,

existe a mudança de profes-sora e de alguns amiguinhos e em todas essas situações é cabível certo receio. É muito importante que os pais trans-mitam segurança para os seus filhos, para que possam ir se soltando no ambiente escolar e assim aproveitar

todo o universo lúdico e de aprendizagem que a escola tem para oferecer.

A cada dia, nós somos ca-pazes de enxergar progressos. Cada passo, por menor que possa parecer, é sim uma conquista, e aos poucos a adaptação escolar torna-se

uma etapa vencida. O choro, na hora da entrada, dá lugar a um sorriso e a insegurança dá lugar ao aceno de despe-dida para o papai e para a mamãe. E tanto para os pais quanto para a escola não há recompensa maior do que a felicidade de uma criança.

ABRIL • 2016

Page 16: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

No dia 05 de março, realizamos a XIX Manhã Recreativa para os alunos dos 2os aos 5os Anos do Fundamental I. Já no dia 19 de março foi vez dos alunos do Infantil II e 1os Anos. As famílias presentes vivenciaram momentos especiais com muita alegria e diversão. Parabéns aos que compareceram!

Esperamos contar com todos e muito mais no próximo ano.

equiPe de educação física

infantil ii e fundaMental i

luiza oliveira (4o c).

alunos dos 4os e 5os anos.

sophia e família (inf ii a).

o Pano encantado.

alunos dos 3os anos.

sara Mohamad (3o c).

ABRIL • 2016

Page 17: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

alunos dos 2os anos.

Mamãe e João Victor (1o c).

Maria luisa e família.

aquecimento.

Bruna M. ferramenta (2o a).

Brincadeira das bexigas.

ABRIL • 2016

Page 18: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Sexta-feira, véspera do feriado de Carnaval, já virou tradição… Os alunos do Fundamental I se transformam em Batmans, Homens-aranha, Super-homens, Mulheres-maravilhas, princesas, fadas, piratas e muito mais!

Nossa quadra vira um mar de confetes e serpentinas e a folia corre solta ao som de diversas marchinhas e sambas-enredos.

É um momento mágico, divertido e esperado por todos. equiPe do ensino fundaMental i

alunos do 2oa.

alunos do 5oa.

alunos do 2oc.alunos do 3oB.

alunos do 5oB.

alunos do 3oc.

alunos do 4oB.

ABRIL • 2016

Page 19: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Em dezembro de 2015, os alunos dos 2os aos 5os anos participaram mais uma vez do projeto “Paz entre as torcidas de futebol”. A essência do projeto está na reflexão sobre a intolerância e a aceitação das diferenças, relacionadas ao universo desportivo.

Acreditamos que a abordagem desse tema na escola é de extrema importância para formarmos uma sociedade menos violenta e que respeita as escolhas e as preferências do próximo.

equiPe de educação física

ABRIL • 2016

Page 20: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Jornalismocásper líbero Puc Mackenzie

FarmáciaunesP

Direito PucfMuuniP

Arquitetura e Urbanismosão Judas fMu

DireitoPuc Mackenzie fGV

Design de JogosPucJornalismo uninoVe

Moda faaPDesign de Moda Belas artes santa Marcelina

Administração PucMackenzie

Engenharia Civil Mackenzie

BiomedicinaunG

Design de Gamesanhembi Morumbi

Arquitetura e UrbanismofaaPArquitetura faculdade la coruña

Direito Puc Mackenzie

Relações InternacionaisesPM

Administração com gestão em Comércio ExteriorMackenzie

BEatRiz HEnRiqUEs dE nóBREga

JúLia dE OLivEiRa CamPOs

viníCiUs LOUREnçO E siLva

gaBRiELa FOgLiEnE LOBatO

maRiana magaLHãEs maCiEL mEndEs

PEdRO HEnRiqUE PastORELLO dOs REis

CaROLina LEãO PEREiRa

LOREna RigHi aFOnsO

LUCas RiBEiRO

gaBRiELa HanaE aFOnsO dE a. santOs

tHiagO RiBEiRO dOs santOs

CaROLina PinERO CavaLCantE

LUiza FERRaRO BigUinas

gaBRiELa tymOnCzak siLva

isaBELa dOs REis nEtO

ABRIL • 2016

Page 21: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Publicidade e PropagandafaaP Belas artes anhembi Morumbi

Engenharia Eletrônicasão Judas

Medicinasão camilo

Farmáciaoswaldo cruz

Engenharia ElétricausP ufscar Mauá

Engenharia de ProduçãoPuc Mackenzie

DireitoMackenziefaculdade damásio

Publicidade e PropagandaPUC • Cásper Líbero anhembi Morumbi Belas Artes • ESPM

Arquitetura e UrbanismofaaP

Direitoanhembi Morumbi Mackenzie • PUC FMU • FAM UNG • UNIP uninoVe

Ciências e Tecnologia ufaBc

Publicidade e Propagandaanhembi Morumbi

CaROLinE maCHadO dE FREitas

LUCas dE sOUza OmiL

maRiana da CRUz E siLva

giOvana mastELLaRO

FáBiO FUsimOtO PiREs

viníCiUs PEREiRa dE aLmEida

sáER mOHamad aLiissa

giULia gURzOnE mEsCHiatti

mayLLa nOgUEiRa sCHimitH

LUan CésaR aPOLináRiO sPada

viníCiUs zOCCaRatO PEssi

natHiELy RiBEiRO dOs santOs

ALUNOS DOS ANOS ANTERIORES

ABRIL • 2016

Page 22: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

A Comunidade Cristã, representada pelo CONIC (Comissão Nacional das Igrejas Cristãs), apresentou na dia 10 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, início da Quares-ma (Tempo litúrgico da Igreja Católica) a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Este ano a Campanha propõe para toda sociedade refletir sobre os cuidados com a nossa Casa Comum, o planeta Terra.

O objetivo geral é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, a luz da fé, por políticas públicas e ati-tudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

O principal objetivo não é apenas reforçar o discurso de que é preciso cuidar dos recursos naturais ou jogar lixo no lixo. Por meio da Campanha, que é ecumênica, quer se instaurar processos de diálogo que contribuam para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento, que tem orientado a política e a economia, a partir de um problema específico que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a au-sência dos serviços de saneamento básico em nosso país.

A partir do tema: “Casa Comum, Nossa Responsabili-dade” e do lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.” (Am 5, 24), somos chamados a agir em favor da justiça ambiental para que todos tenham acesso ao saneamento básico: água potável, rede de tratamento de esgoto, limpeza urbana, moradia digna, promoção à saúde, erradicação da pobreza...

O termo Casa Comum, quer tirar o ser humano de seu individualismo e consumismo e fazê-lo perceber que todos habitamos a mesma casa, que as consequências das ações de alguns recaem sobre todos e que vivemos numa rede de relações. Somos desafiados a viver nessa Casa Comum (oi-koumene) de forma justa, sustentável e habitável para todos

os seres vivos. Essa luta é profética, pois questiona as estruturas que causam e legitimam vários tipos de exclusão econômica, ambiental, social, racial e étnica. (Texto base, p. 5, CNBB).

“A Nossa Responsabilidade” refere-se a esse alerta em que a Campanha nos convida a cumprirmos a missão de cuidar de Nossa Casa Comum e não só exigir dos respon-sáveis as políticas públicas, mas com atitudes simples e permanentes, zelar pelos recursos naturais, produzir menos lixo, consumir de forma consciente...

O período da Quaresma se encerrou e já celebramos a Páscoa, mas a esperança e a alegria que essa data nos traz devem perdurar durante todo o ano e nos motivar a buscar, sempre, a justiça e a paz. E a Campanha da Fraternidade é um dos caminhos!

Vamos todos contribuir e fazer algo! Só assim, viveremos de modo sustentável e alcançaremos a justiça social. Por um planeta mais limpo e justo para todos!

Pesquise sobre: Lei de Diretrizes Nacionais para o Sa-neamento Básico, Logística Reversa, Pegada Ecológica, Privatização dos Recursos Naturais, Preciclagem, entre outros temas.

equiPe de coordenação de ensino reliGioso

ParasabermaisCampanhadaFraternidadeEcumênica2016:http://campanhas.cnbb.org.br/pastas/cf2016

caMPanHa da FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016

ABRIL • 2016

Page 23: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

>MaioresinformaçõessobreoencontrocomaCoordenadoradeEnsinoReligiosoAudreyBessa.

A Escola São Teodoro de Nossa Senhora de Sion, atenta ao contexto histórico e cultural em constante transforma-ção, marcou presença no 24º Congresso Interamericano de Educação Católica, realizado nos dias 13 a 15 de janeiro deste ano, em São Paulo.

O Congresso contou com a participação de dirigentes, estudiosos e profissionais, leigos e consagrados, que se dedicam à educação nas escolas católicas das Américas.

A abertura do evento teve ainda a participação do Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, do Ministro da Educação do Brasil, Aloísio Mercadante, entre outros.

O Papa Francisco, através de um vídeo, saudou os congres-sistas e expôs sua visão sobre a missão educativa da escola católica que norteou todas as conferências: buscar uma pe-dagogia centrada na pessoa humana, na cultura do encontro e na tarefa evangélica de solidariedade e fraternidade.

Os organizadores e palestrantes, juntamente com os Congressistas, refletiram sobre o papel da Escola Católica no século XXI. As discussões trouxeram contribuições sig-nificativas que orientam as ações das Escolas no mundo atual e o Sion faz parte disso!

equiPe de coordenação de ensino reliGioso

Sion é oBra da atualidade!

coordenação de ensino religioso.

Participantes do congresso.

celebração com dom odilo scherer.

ABRIL • 2016

Page 24: Informativo da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de SION ...estsion.com.br/sp/wp-content/uploads/2016/05/edicao-57.pdf · em nossa Escola a 2º Mostra de Artes “A Arte de Miró

Rua Mére Amédea, 476 • CEP 02125-001 São Paulo SP • Tel (11) 2139.6700 • www.sionsp.com.br • Críticas e sugestões: [email protected] • Responsável: Prof. Andréa de Cássia Giunta • Redação: Coordenadores, professores, alunos e funcionários • Revisão: Profa Liz Maria A. F. Teixeira • Projeto gráfico: Expressão Exata (11) 3539.1771 • Impressão: Rettec Artes Gráficas (11) 2063.7000 • Tiragem: 1.000 exemplares • Distribuição interna gratuita

6º anos, às terças-feiras, das 14h40 às 16h

7º anos, às terças-feiras, das 16h às 17h20

8º anos, às quartas-feiras, das 14h40 às 16h

9º anos, às quartas-feiras, das 16h às 17h20

Oficina de Desenhoàs quintas-feiras, das 15h30 às 16h30,alunos do 5º ano Fund.I à 3ª série do Ensino Médio

Oficina de Pinturaàs quintas-feiras, das 16h30 às 17h30,alunos do 6º ano Fund.II à 3ª série do Ensino Médio

Oficina de Pinturaàs quintas-feiras, das 17h30 às 18h30,alunos do 1º ao 5º ano Fund.I

Ensino Fundamental IIMatemática:6º e 7º – quartas-feiras, das 14h às 14h508º e 9º – quartas-feiras, das 14h50 às 15h40Língua Portuguesa:6º e 7º – sextas-feiras, das 13h50 às 14h408º e 9º – quintas-feiras, das 13h50 às 14h40

Ensino MédioLíngua Portuguesa:sextas-feiras, das 13h às 13h50Matemática:sextas-feiras, das 13h50 às 14h40

Alguns lugares que conheceremos:Granville Island, Stanley Park, Capilano Bridge, Aquário de

Vancouver, Whistler Tour, Downtown Shopping, Toronto Zoo, Ontario Science Centre, 1 dia em Niagara Falls, City tour, conhecendo CN Tower, Eaton Center, Kensigton

Market e Harbourfont Center

Durante uma aula semanal, professores de Língua Portuguesa e Matemática estarão disponíveis para que os alunos possam procurá-los para tirar suas dúvidas.