Informativo de Prestação de Contas do Deputado Federal Hugo Leal

4
C omo integrante da Pastoral Católicos na Política, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e coordenador da comissão da Câmara dos Deputados que irá acompanhar e dar suporte à Jornada Mundial da Juventude, o deputado federal Hugo Leal terá participação efetiva no evento. A fé católica vive um momento único na História, com a decisão do Conclave de nomear Dom Jorge Bergoglio, um sul-americano, como o Papa Francisco. Será a primeira viagem do novo Papa à América do Sul e mais de dois milhões de fiéis de 190 países são esperados no Rio de Janeiro. O tema da Jornada é claro: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). A REFLEXÃO COM DEUS E A FAMÍLIA “É a oportunidade única para jovens de todos as nações conhecerem este novo Rio de Janeiro, e, acima de tudo, a chance de dar um testemunho da sua fé em Deus.” Deputado Federal Hugo Leal Jornada Mundial da Juventude reunirá mais de 2 milhões de fiéis em julho no Rio de Janeiro Pág. 3 >>

description

Publicação voltada para os católicos.

Transcript of Informativo de Prestação de Contas do Deputado Federal Hugo Leal

Como integrante da Pastoral Católicos na Política, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e

coordenador da comissão da Câmara dos Deputados que irá acompanhar e dar suporte à Jornada Mundial da Juventude, o deputado federal Hugo Leal terá participação efetiva no evento. A fé católica vive um momento único na História, com a decisão do Conclave de nomear Dom Jorge Bergoglio, um sul-americano, como o Papa Francisco. Será a primeira viagem do novo Papa à América do Sul e mais de dois milhões de fiéis de 190 países são esperados no Rio de Janeiro. O tema da Jornada é claro: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

A reflexão com Deus e A fAmíliA

“É a oportunidade única para jovens de todos as nações conhecerem este novo Rio de Janeiro, e, acima de tudo, a chance de dar um testemunho da sua fé em Deus.”

Deputado Federal Hugo Leal

Jornada Mundial da Juventude reunirá mais de 2 milhões de fiéis em julho no Rio de Janeiro

Pág. 3 >>

Em Madri foram dois milhões de fiéis, mas no Rio de Janeiro esta expectativa já está superada –

principalmente devido ao carisma do Papa Francisco, que vem dando lições de humildade cristã e apego à família.

“Será a celebração da família, o

A pedido do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o deputado federal Hugo Leal participou de uma reunião com o Secretário Estadual de Prevenção às Drogas, Felipe Pereira, e o Cônego Manuel Manangão, Vigário Episcopal do Vicariato para Caridade Social. Foram discutidos assuntos como o legado da Jornada Mundial da Juventude deste ano, que é o combate às drogas, e ações práticas como a criação de mais de 100 leitos de crise do Hospital da Ordem Terceira da Penitência.

Em julho estará entre nós, no Rio de Janeiro, o Papa Francisco. Na nossa história recente, são raros os momentos em que o convite à reflexão é tão claro e poderoso quanto o que propicia este encontro – o encontro com um Papa que já chegou com a pregação da humildade e dos valores da família.

A nossa bandeira é esta: a da fé em Deus e nos valores familiares. Daí a importância do nosso trabalho no Congresso Nacional, propondo e emplacando leis que preservam a integridade e o bem-estar da Família.

Apesar de todas as boas notícias com as estatísticas do Rio de Janeiro, ainda há muito o que trabalhar, e não podemos nos dar por satisfeitos com o sucesso da Lei Seca. A educação e a profissão de fé, com ênfase no comportamento cristão, precisam continuar sendo disseminadas. Basta uma olhada nas estatísticas, por exemplo, do Rio Grande do Sul – estado que ainda se recupera da terrível tragédia de Santa Maria – que preocupam e muito. O número de mortes disparou em 55% (de 20 para 31) e, na maioria dos casos, com indicação de excesso de velocidade como a causa principal.

Em Mato Grosso do Sul também houve registros no aumento no número de acidentes com feridos e mortos. Foram 83 acidentes, com 49 feridos e quatro mortos, muitos provocados por saídas de pistas e aquaplanagem em função das chuvas que assolaram a região no período. Minas Gerais também mostrou índices preocupantes. Nas estradas federais, foram registradas 29 vítimas, contra 24 no ano passado, um aumento de 30%.

Como percebem, o trabalho é interminável, e exige de nós todos participação e perseverança. E se um dia esta perseverança arrefece, é em Deus que buscamos forças. Na fé e no amor familiar também.

EDitORiALDeputado Hugo Leal

jornADA munDiAl DA juventuDe 2013Mais de dois milhões de fiéis são esperados no encontro, que será uma oportunidade para compartilhar os valores fraternos, gerados e construídos na fé, presentes na juventude

A Feijoada da Jornada Mundial da Juventude, na quadra da Unidos da Tijuca, reuniu o deputado Hugo Leal e os amigos Leandro (da Banda Frutos de Medjugorje), Cláudio Castro e Rodrigo Sobrinho (da Missão A.M.I.G.O.S!).

2

O deputado Hugo Leal participou da última Jornada, em 2011 em Madri

que é muito importante. Somos da frente parlamentar que defende o trânsito seguro e um dos temas da jornada é a discussão sobre as drogas. Não há trânsito seguro com uso de drogas e álcool”, lembra Hugo Leal, coordenador da comissão da Câmara

Visita ao Secretário de Prevenção às Drogas

O deputado federal Hugo Leal participou do Encontro Estadual de Formação da Renovação Carismática

Católica (RCC), no Centro de Evangelização da Igreja Matriz Sant’Ana, no Centro do Rio de Janeiro. Hugo se colocou à disposição do movimento, prestou contas de seu mandato e falou sobre os resultados positivos da Lei Seca e de suas lutas no Congresso Nacional, como a defesa dos royalties do petróleo e o combate às drogas. Estiveram presentes o Conselho Estadual da RCC, coordenadores diocesanos de ministérios e lideranças de grupos de oração.

O deputado Hugo Leal participou do jantar de confraternização da Pastoral da Sobriedade, uma ação da Igreja

que trata todo tipo de dependência e evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida.

Mais de cinco mil jovens participaram do 25º Congresso da Juventude em teresópolis, que aconteceu no dia 7 de abril, com a missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão. Este foi o primeiro encontro do bispo com toda juventude diocesana, desde que assumiu a Diocese de Petrópolis, em dezembro de 2012. Hugo Leal esteve presente. “Foi muito bonito e impressionante ver o entusiasmo dos jovens, já prontos para a Jornada Mundial”, afirmou.

jornADA munDiAl DA juventuDe 2013Mais de dois milhões de fiéis são esperados no encontro, que será uma oportunidade para compartilhar os valores fraternos, gerados e construídos na fé, presentes na juventude

3

DeputADo hugo leAl no 25º congresso DA juventuDe

Hugo Leal representando o Brasil na Jornada Mundial de Madri O Papa Francisco virá ao Rio

dos Deputados criada para acompanhar e dar suporte à Jornada Mundial da Juventude.

A JMJ tem raízes no Encontro Internacional da Juventude com o saudoso Papa João Paulo II, que

entregou aos jovens a Cruz da Jornada, um dos símbolos eternos da JMJ. No ano seguinte, a Organização das Nações Unidas declarou 1985 como Ano Internacional da Juventude. Em março, João Paulo II então anunciou a criação da JMJ – a primeira edição aconteceria

já no ano seguinte, em Roma. Todos os anos a Jornada acontece em âmbito diocesano, no Domingo de Ramos, mas em intervalos de dois a três anos é realizado um encontro internacional - a última edição deste encontro foi em Madri, na Espanha, em 2011.

Encontro com a Renovação Carismática ( RCC)

Hugo Leal no jantar da Pastoral da Sobriedade

Gabinete Brasília: (61) 3215-5631Escritório Rio de Janeiro: (21) 2220-5060Escritório Petrópolis: (24) 2237-0071

Produzido por Roda Viva Comunicação:(21) 2215-4106

Acompanhe todos os projetos, leis e ações do deputado Hugo Leal na Câmara dos Deputados. Acesse www.camara.gov.br, clique em Deputados e depois escolha Hugo Leal.

EXPEDIENTE www.facebook.com/hugo.leal.758

www.twitter.com/dephugoleal

www.deputadohugoleal.com.br

Menos insônia para os pais de família – este é o resultado imediato da aplicação da

Lei Seca desde 2008. Se antes as constantes notícias de acidentes trágicos como o da Lagoa Rodrigo de Freitas em 2006 (que terminou com as mortes de cinco jovens) deixavam pais e mães angustiados, hoje, com as constantes cobranças do poder público sobre os motoristas, é possível ter mais tranquilidade. E essa paz de espírito ficou ainda maior com as medidas adotadas pelo deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca, em dezembro de 2012: a Lei 12760 ajuda a melhorar a fiscalização e torna mais severas as punições administrativas.

leis mAis rigorosAs, fAmíliA mAis trAnQuilA

O deputado Hugo Leal é contra a limitação de 40% na concessão de meia entrada em eventos para idosos. O Projeto de Lei 4.571 foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara, mas Hugo Leal irá apresentar recurso para a votação em plenário. Segundo ele, a proposta fere o Estatuto do idoso, diminuindo um benefício já estabelecido.

BAtAlhA sem trÉguA

números DA lei secA

em DefesA DA meiA entrADA pArA iDoso

Os deputados do Rio já lutam há mais de cinco anos, e ainda devem travar muitas batalhas em defesa dos royalties para o Estado. A próxima batalha é no Supremo tribunal Federal, mas o deputado Hugo Leal já está pronto para mobilizar a bancada. Para ele, a discussão no Congresso é uma afronta ao pacto federativo: “O Estado do Rio pode perder R$ 75 bilhões em receitas até 2020 e ser obrigado a suspender obras e investimentos. São investimentos em saúde e educação que vão se perder, e haverá retrocesso. Por isso, a defesa dos royalties é minha luta e devemos todos permanecer vigilantes”.

O Rio de Janeiro sofre com a concentração excessiva de recursos nas mãos da União. O caso dos royalties é um exemplo disto: a fatia reivindicada por estados produtores e não produtores equivale a 15% das compensações totais pela exploração e produção de petróleo. “Já a União detém cerca de 50% desse bolo, sem dar margem para qualquer distribuição mais equânime”, lembra o deputado Hugo Leal.

“Vale ressaltar a eficiência do Conselho Nacional de Trânsito ao regulamentar a margem de erro de leitura dos equipamentos de aferição da alcoolemia (os famosos bafômetros) estabelecendo definitivamente que não há qualquer tolerância de consumo para quem está dirigindo”, lembra Hugo Leal.

Sancionada em 2008, a Lei Seca é um marco no combate à violência no trânsito. A partir de sua publicação, houve uma mudança de cultura nos hábitos dos motoristas brasileiros e a queda no número de vítimas de acidentes com condutores alcoolizados é visível. O Estado do Rio foi o primeiro a instituir uma operação específica para fiscalizar o cumprimento da regra.

%>> 1 milhão de motoristas abordados desde 2009

>> Menos 27% de vítimas em acidentes no Grande Rio

>> Redução de 32% nas mortes no trânsito

>> Marco histórico: redução de 70% no número de óbitos no Carnaval de 2012

!