INFORMATIVO DO CFC ANO 18 Nº 38 Formando Informando · a Palavra de Deus. Mentes foram...

16
F o r m a n d o I n f o r m a n d o & INFORMATIVO DO CFC ANO 18 Nº 38 O conhecimento nos destaca, mas são as atitudes que nos diferenciam. Simone Quaresma ENTREVISTA Mostrar às crianças o que é mais importante LUZ E VIDA Campanha CFC/2015 MOVA-SE

Transcript of INFORMATIVO DO CFC ANO 18 Nº 38 Formando Informando · a Palavra de Deus. Mentes foram...

FormandoInformando

&

INFORMATIVO DO CFC ANO 18 Nº 38

O conhecimentonos destaca, massão as atitudesque nos diferenciam.

Simone QuaresmaENTREVISTA

Mostrar às criançaso que é mais importante

LUZ E VIDA

Campanha CFC/2015MOVA-SE

FormandoInformando

&

INFORMATIVO DO CFC ANO 18 Nº 38

O conhecimentonos destaca, massão as atitudesque nos diferenciam.

Simone QuaresmaENTREVISTA

Mostrar às criançaso que é mais importante

LUZ E VIDA

Campanha CFC/2015MOVA-SE

FormandoInformando

&

INFORMATIVO DO CFC ANO 18 Nº 38

O conhecimentonos destaca, massão as atitudesque nos diferenciam.

Simone QuaresmaENTREVISTA

Mostrar às criançaso que é mais importante

LUZ E VIDA

Campanha CFC/2015MOVA-SE

‘‘Da boca dos pequeninos,sai o verdadeiro louvor’’.

Alexandre Batista, com seu dom poético, e o coral

dos funcionários (descobertos na atividade de ca-pacitação ‘‘Talentos Brilhantes’’) emocionaram a todos na confraternização natalina do CFC pela simplicidade e profundidade demonstrada, conquis-tando todos os corações presentes.

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA

A Cantata de Natal, com cerca de 120 alunos dos

3º e 4º Anos do Fundamental, ensaiados por Scheila Avellar, junto com a decoração sustentável da Praça, já faz parte da programação esperada da nossa comunidade. Há 11 anos, o CFC vem investindo nes-ta atividade com a finalidade de anunciar o fim das atividades letivas e a chegada do novo ano.

Este ano com a adoção de outra Praça: Luís Inácio Pessoa de Melo. Os discos que não funcionavam mais foram harmonizados para se transformarem em uma grande árvore no centro da praça. Nossa decoração é 100% reciclada. O projeto leva a assinatura do Grupo Mercês Santiago. Com criati-vidade e consciência ambiental é possível fazer ARTE!

TALENTOS BRILHANTES

O encerramento da capacitação com a equipe de

funcionários, auxiliares de serviços gerais, porteiros, disciplinadores e auxiliares de disciplina teve uma programação bastante inusitada, em que foi abordado o tema: Talentos Brilhantes.

Cada funcionário teve oportunidade de apresentar seu talento, com variedades de poesias, louvores, trabalhos artesanais, trabalhos culinários, finalizando com um belíssimo coral.

14

CONFRATERNIZAÇÃO CFC

Editorial

Mal inicia o ano, ele já se finda. Incrível mas o tempo não para mesmo!

Outro dia demos início a nossa Escola que no ano que vem será marcado com as comemorações dos seus 30 anos de existência.

Parece um sonho... temos certeza de que o caminho trilhado com base em alicerces seguros e eternos que é a Palavra de Deus. Mentes foram desenvolvidas, corações nutridos e ainda há muito por fazer.

Nesta edição divulgamos nossa nova campanha que é marcada pela palavra "MOVA-SE" porque não dá pra ficar parado. O mundo se move, o conhecimento se processa e a atitude é marcada pela ação. O que você está esperando? "MOVA-SE" e delicie-se com as páginas a seguir.

FORMAÇÃO PARA SECRETÁRIOS E GESTORES DE ESCOLAS PARTICULARESAconteceu, no auditório da Gerência Regional de Educação - Recife Norte da Secretaria de Educação de Pernambuco, a Formação para Secretários e Gesto-res das Escolas Particulares com o tema: Escrituração Escolar e Legislação.

O objetivo da reunião foi esclarecer os procedimen-tos legais quanto à regularização da vida escolar do aluno. Participaram do evento Penha Almeida, Elayne Barros e Flora Lúcia e representantes de 80 es-colas particulares.

JORNADA INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONALAs gerentes da área admistrativa, Mônica Duarte e Sue Mendonça, participaram da VII Jornada Interna-cional de Gestão Educacional, em Belo horizonte, no mês de novembro.

Na ocasião foram abordados temas nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing.

SEMINÁRIO NO BERNOULLIAs diretoras Leila Costa e Mírian Alves; as coordena-doras, Andréa Silvia e Amenaide Pessôa e os professores Mauro Alexandre e Sérgio Viana participaram, em agosto, de um seminário, promovi-do em Belo Horizonte pelo Grupo Bernoulli que é uma referência nacional pelo trabalho consistente desenvolvido no Ensino Médio.

CAPACITAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESAEncontros semanais durante o ano com as professo-ras de Língua Portuguesa dos 4º e 5º anos, ministrada pela professora Patrícia Vila Nova.

CAPACITAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAISEncontros semanais durante o ano com as professo-ras de Ciências dos 4º e 5º anos, ministrada pela professora Luciene Silva.

MÓDULO DE ESTUDOAs professoras da Educação Infantil participaram, no dia 21 de novembro, de um módulo de estudos. Na ocasião o grupo estudou sobre currículo na Educação Infantil, reestruturando as áreas de Movimento, Música, Artes, Linguagem, Natureza e Sociedade, baseadas no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Gláucia Lira

Formando&Informando é uma publicação bimestral do CFC com distribuição para toda a comunidade escolar.CFCRua Salvador de Sá, 366, RosarinhoCEP 52.041-300 Recife-PEDIRETORIAAna Henriqueta Trajano, Gláucia Lira, Leila Costa e Mírian AlvesEQUIPE TÉCNICAAlessandra Meideiros, Amenaide Pessôa, Ana Paula Lombardi, Andréa Sílvia, Elizabeth Sá, Lídia Vieira, Mônica Duarte e Sue MendonçaPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃOAdriano Chapinha e Janayna SaegerFOTOSCarmen Dolores, Elias Abreu e Janayna SaegerREPORTAGEMIntercom ConsultoriaIMPRESSÃONGE GráficaTIRAGEM1000 exemplares

Expediente

Nesta Edição

EntrevistaRedes Sociais:

Fique de Olho no seu FilhoSimone Quaresma

04

08Mobilidade UrbanaÉ a palavra da vez!

10Feira de Conhecimentos

07Projeto AmbientalCompostagem

Luz e VidaMostras às crianças

o que é mais importante

15

Diretrizes Urbanisticas

Sempre CFC

Enem com Atividade Lúdica

Festival de Ballet

Semana da Cultura Popular

Grupo Educativo da Celpe

Projeto de Ética

Mariane Peretti

Inaguração da Praça

Talentos Brilhantes

Confraternização CFC

Aconteceu12

Atualização Profissional

Grandes coisas fez o Senhorpor nós, por isso estamos alegres.‘‘

‘‘

O Festival de Ballet este ano apresentou a histó-

ria da Bela e a Fera. Um conto de fadas que relata a história de uma jovem bela e brilhante que se torna prisioneira de uma fera malvada em seu castelo.

A apresentação foi um sucesso.

Parabéns bailarinas!!!

FESTIVAL DE BALLET

SEMANA DE CULTURA POPULAR

Durante a Semana de Cultura Popular, os alunos do Ensino Fundundamental I vivenciaram ativi-dades como: contação de Contos Populares com Mônica Xavier; Oficina de Argila com Mestre Nado das Ocarinas; Oficina de Frevo com pas-sistas da Escolinha de Frevo do Recife. Foram momentos de diversão e muita aprendizagem.

CRIANÇAS APRENDEM SOBREENERGIA DE FORMA DIVERTIDA

Os alunos do 3º e 4º Anos do Ensino Funda-mental receberam o Grupo Educativo da Celpe e aprenderam de forma divertida como usar energia de forma segura.

Entrevista

04

Como surgiu o convite para fazer palestra no CFC?Eu e meu marido falaríamos sobre o tema: Tecnologia X Relacionamento familiar, no Recife, na 1ª Igreja Presbiteriana. Aí surgiu o convite para vir conversar com os pais dos alunos do CFC.

1

OS PAIS TÊM TODA AUTORIDADE PARA IMPOR OS LIMITES QUE TRAZEM SEGURANÇA AOS FILHOS.

‘‘‘‘

As turminhas do 1º Ano do Fundamental I

tiveram um momento de contação de histó-ria com Ana Henriqueta, nossa diretora pe-dagógica. A leitura compartilhada do livro "Samuca e seu Pastor" faz parte do projeto de Ética que tem como objetivo trabalhar o respeito ao próximo.

‘‘Promover o respeito ao próximo é educar para

sempre.’’

PROJETO DE ÉTICA NOENSINO FUNDAMENTAL

A renomada artista franco-pernambucana, Marianne Peretti, em recente encontro com os alunos do Ensino Médio, teve sua obra apresentada pela produtora cultural, Tactiana Braga. Única mulher na equipe de artistas que colaborou com Oscar Niemeyer para a construção da capital do Brasil, veio à escola para visitar os alunos e conhecer o local que vai ficar o enorme painel escultural que está criando para o novo empreendi-mento do CFC, previsto para 2015.

MARIANE PERETTI NO CFC

13

O Fazer Crescer recebeu, em novembro, pela segunda vez, a professora carioca Simone Quaresma, que fez uma palestra no colégio, durante a Escola de Pais, sobre os riscos do uso indiscrimina-do das redes sociais por crianças e adolescentes. Pais e familiares dos alunos não só prestigiaram o evento como aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e interagir com a palestrante.

O objetivo principal do bate-papo foi fazer com que os pais percebam a suscetibilidade dos filhos ao acessar a internet, e as suas atribuições na hora de orientá-los, tornando-se, portanto, protagonistas e responsáveis pelo mau uso da internet e das redes sociais pelas crianças. Confira a opinião da especialista:

Redes Sociais:

O alerta é da professora Simone Quaresma, que fez palestra sobre o tema no CFC

SIMONE QUARESMACarioca e casada há 24 anos com o pastor e

professor Orebe Quaresma, mãe de Lucas, Israel, Davi e Júlia. Professora por formação e mãe em

tempo integral, hoje dedica-se a ajudar pais, dando palestras sobre criação de filhos. Também

escreve para um blog feminino chamado: www.mulherespiedosas.com.br

Fique de olho no seu filho!

Como surgiu o tema Espaços virtuais?Na verdade, surgiu de uma tentativa de definir os novos ambientes frequentados por nós e por nossos filhos.

2

Qual é a importância de discutir esse tema nos tempos atuais?O uso da tecnologia é um caminho sem volta. Não adianta fazer de conta que não está acontecendo uma revolução em nossa sociedade. Por isso, precisamos falar sobre o assunto, conhecê-lo a fundo. Toda a vida de nossos filhos está ligada à tecnologia. Como podemos ficar alheios a este debate?

3

ACESSE O QR CODEE ASSISTA A PALASTRA ACESSE O QR CODE E ASSISTA AO VÍDEO

DEMANDA DO ENEM SE TRANSFORMAEM ATIVIDADE LÚDICA

As professoras Vanice Cavalcante, da

disciplina de Artes Visuais, Cláudia Zoraya e Larissa da área Linguagem, promoveram uma atividade extraclasse e lúdica para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio que fizeram as provas do ENEM 2014. Desde o início do ano letivo, os alunos que estão concluindo o ensino médio pesquisam sobre o grafismo, da pré-história até a contemporaneidade. “Junto com Cláudia, Larissa e Vanice estudamos a neces-sidade que o homem sempre teve de se comunicar por meio dos diversos recursos expressivos, explica a professora de artes Vanice Cavalcanti.

O artista plástico e designer Rafa Mattos foi convidado pelas professoras para dar uma breve palestra para os alunos e promover uma sessão de pichação nos muros do CFC. “Nosso objetivo foi, além de vivenciarem um conteúdo, fazer com que eles extravazassem e relaxassem um pouco antes das provas”, justifica.

Aconteceu

DIRETRIZES URBANÍSTICAS

Cerca de 50 alunos do 2º Ano do Ensino Médio

participaram de um bate-papo acerca das diretrizes urbanísticas que estão acontecendo no Recife. O objetivo é incentivar o aluno a pensar sobre questões que afligem a sociedade como um todo e propor alternativas para o crescimento ordenado da cidade e outras questões do gênero.

O 1º encontro dos Sempre CFC foi um sucesso.

Contamos com a presença de cerca de 130 ex-alunos na tarde de 13 de setembro.

Foi um momento muito especial de reencontro e confraternização. Todos ficaram surpresos ao verem expostas suas fotos, de quando ainda eram crianças no CFC, emocionaram-se ao reencontrar professores da época do Ensino Fundamental, Médio e ao rever amigos queridos.

Certamente, momentos como esse ficarão na memória de todos, bem como a vontade de repeti-los anualmente.

#SEMPRECFC

12

05Qual o papel da escola na orientação aos alunos?A escola é auxiliadora dos pais na batalha de colocar limites saudáveis para as crianças. Esta responsabilidade pertence primariamente aos pais. A escola apenas corrobora na educação que os pais dão em casa e colabora trazendo mais informações, esc larecendo dúvidas e promovendo debates.

7

Quais os maiores danos que o mau uso da internet pode causar à criança e ao adolescen-te?Em primeiro lugar, gostaria de falar um pouco sobre a questão do vício. Crianças e adolescentes sem l i m i te s p a ra o u s o d a i n te r n e t e s tã o experimentando sensações parecidas com as que drogados e alcoólatras experimentam. Já existem dezenas de programas nas universidades federais do país de apoio à compulsão. Esses grupos são chamados de grupos de apoio a dependentes não químicos (termo usado para definir os viciados em internet). Além deste problema, existem também os riscos que são causados pelo excesso de exposição que afeta as crianças. Os pesquisadores alertam para várias alterações comportamentais que o uso excessivo da tecnologia pode causar: déf ic i t de atenção, atrasos cogni t ivos , aprendizagem deficiente, aumento da impulsivi-dade e diminuição da capacidade de autorregular. A rede também oferece seus próprios riscos. Crianças e adolescentes que usam a internet sem supervisão estão expostas a informações de grupos que buscam novos adeptos, que se unem em torno de problemas em comum e apresentam soluções nada desejáveis. Por exemplo, são grupos que pretendem agregar meninas adeptas da bulimia, anorexia e da automutilação, que no Rio de Janeiro já tem sido tratada pelos psiquiatras como epidemia nas escolas. A pedofilia também é um risco real.

8

Qual o papel dos pais na orientação do uso da tecnologia?Os pais são os guias dos filhos em todos os caminhos que eles trilham. Não seria diferente no ambiente virtual que frequentam. São eles que devem definir como a tecnologia deve ser usada na família, e não os filhos. São eles que devem determinar o tempo de acesso diário à Internet que as crianças devem ter e supervisionar por onde andam quando estão conectadas. Os pais têm o dever de proteger seus filhos de todos os riscos que o uso irresponsável da tecnologia pode trazer para eles. Embora as crianças sejam especialistas em usar as novas tecnologias, seus valores ainda estão em formação e elas não estão moralmente prontas para fazer certas escolhas e definir o que é certo ou errado, bom ou mau, prejudicial ou inócuo. Os pais devem exercer este papel.

4

OS PAIS TÊM O DEVER DE PROTEGER SEUS FILHOS DE TODOS OS RISCOS QUE O USO IRRESPONSÁVEL DA

TECNOLOGIA PODE TRAZER PARA ELES.

‘‘

‘‘

O CONSELHO QUE DOU É PARA QUE OS PAIS ADIEM O

MÁXIMO POSSÍVEL O ACESSO IRRESTRITO DOS

FILHOS À INTERNET.

‘‘‘‘

Qual a importância de abordar esse tema em uma reunião direcionada aos pais?Creio que o maior problema que enfrentamos hoje é a alienação dos pais. A grande maioria ignora completamente os riscos que seus filhos correm, tenham eles a idade que tiverem. Os pais precisam ao menos conhecer os perigos que rondam seus filhos para poderem, então, tomar providências que os protejam. Numa reunião como a que o CFC proporcionou aos pais, eles podem tomar ciência de fatos novos, rever alguns conceitos e, juntos, buscar caminhos alternativos.

5

Até que ponto os pais podem interceder na questão das redes sociais?Eles não só podem como devem direcionar a vida tecnológica dos filhos até que eles demonstrem maturidade de conduzir a própria vida sozinhos. Os pais têm toda autoridade para impor os limites que trazem segurança aos filhos.

6

ACESSE O QR CODEE ASSISTA O VÍDEO#SEMPRECFC

O Festival de Ballet este ano apresentou a histó-

ria da Bela e a Fera. Um conto de fadas que relata a história de uma jovem bela e brilhante que se torna prisioneira de uma fera malvada em seu castelo.

A apresentação foi um sucesso.

Parabéns bailarinas!!!

FESTIVAL DE BALLET

SEMANA DE CULTURA POPULAR

Durante a Semana de Cultura Popular, os alunos do Ensino Fundundamental I vivenciaram ativi-dades como: contação de Contos Populares com Mônica Xavier; Oficina de Argila com Mestre Nado das Ocarinas; Oficina de Frevo com pas-sistas da Escolinha de Frevo do Recife. Foram momentos de diversão e muita aprendizagem.

CRIANÇAS APRENDEM SOBREENERGIA DE FORMA DIVERTIDA

Os alunos do 3º e 4º Anos do Ensino Funda-mental receberam o Grupo Educativo da Celpe e aprenderam de forma divertida como usar energia de forma segura.

Entrevista

04

Como surgiu o convite para fazer palestra no CFC?Eu e meu marido falaríamos sobre o tema: Tecnologia X Relacionamento familiar, no Recife, na 1ª Igreja Presbiteriana. Aí surgiu o convite para vir conversar com os pais dos alunos do CFC.

1

OS PAIS TÊM TODA AUTORIDADE PARA IMPOR OS LIMITES QUE TRAZEM SEGURANÇA AOS FILHOS.

‘‘‘‘

As turminhas do 1º Ano do Fundamental I

tiveram um momento de contação de histó-ria com Ana Henriqueta, nossa diretora pe-dagógica. A leitura compartilhada do livro "Samuca e seu Pastor" faz parte do projeto de Ética que tem como objetivo trabalhar o respeito ao próximo.

‘‘Promover o respeito ao próximo é educar para

sempre.’’

PROJETO DE ÉTICA NOENSINO FUNDAMENTAL

A renomada artista franco-pernambucana, Marianne Peretti, em recente encontro com os alunos do Ensino Médio, teve sua obra apresentada pela produtora cultural, Tactiana Braga. Única mulher na equipe de artistas que colaborou com Oscar Niemeyer para a construção da capital do Brasil, veio à escola para visitar os alunos e conhecer o local que vai ficar o enorme painel escultural que está criando para o novo empreendi-mento do CFC, previsto para 2015.

MARIANE PERETTI NO CFC

13

O Fazer Crescer recebeu, em novembro, pela segunda vez, a professora carioca Simone Quaresma, que fez uma palestra no colégio, durante a Escola de Pais, sobre os riscos do uso indiscrimina-do das redes sociais por crianças e adolescentes. Pais e familiares dos alunos não só prestigiaram o evento como aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e interagir com a palestrante.

O objetivo principal do bate-papo foi fazer com que os pais percebam a suscetibilidade dos filhos ao acessar a internet, e as suas atribuições na hora de orientá-los, tornando-se, portanto, protagonistas e responsáveis pelo mau uso da internet e das redes sociais pelas crianças. Confira a opinião da especialista:

Redes Sociais:

O alerta é da professora Simone Quaresma, que fez palestra sobre o tema no CFC

SIMONE QUARESMACarioca e casada há 24 anos com o pastor e

professor Orebe Quaresma, mãe de Lucas, Israel, Davi e Júlia. Professora por formação e mãe em

tempo integral, hoje dedica-se a ajudar pais, dando palestras sobre criação de filhos. Também

escreve para um blog feminino chamado: www.mulherespiedosas.com.br

Fique de olho no seu filho!

Como surgiu o tema Espaços virtuais?Na verdade, surgiu de uma tentativa de definir os novos ambientes frequentados por nós e por nossos filhos.

2

Qual é a importância de discutir esse tema nos tempos atuais?O uso da tecnologia é um caminho sem volta. Não adianta fazer de conta que não está acontecendo uma revolução em nossa sociedade. Por isso, precisamos falar sobre o assunto, conhecê-lo a fundo. Toda a vida de nossos filhos está ligada à tecnologia. Como podemos ficar alheios a este debate?

3

ACESSE O QR CODEE ASSISTA A PALASTRA ACESSE O QR CODE E ASSISTA AO VÍDEO

DEMANDA DO ENEM SE TRANSFORMAEM ATIVIDADE LÚDICA

As professoras Vanice Cavalcante, da

disciplina de Artes Visuais, Cláudia Zoraya e Larissa da área Linguagem, promoveram uma atividade extraclasse e lúdica para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio que fizeram as provas do ENEM 2014. Desde o início do ano letivo, os alunos que estão concluindo o ensino médio pesquisam sobre o grafismo, da pré-história até a contemporaneidade. “Junto com Cláudia, Larissa e Vanice estudamos a neces-sidade que o homem sempre teve de se comunicar por meio dos diversos recursos expressivos, explica a professora de artes Vanice Cavalcanti.

O artista plástico e designer Rafa Mattos foi convidado pelas professoras para dar uma breve palestra para os alunos e promover uma sessão de pichação nos muros do CFC. “Nosso objetivo foi, além de vivenciarem um conteúdo, fazer com que eles extravazassem e relaxassem um pouco antes das provas”, justifica.

Aconteceu

DIRETRIZES URBANÍSTICAS

Cerca de 50 alunos do 2º Ano do Ensino Médio

participaram de um bate-papo acerca das diretrizes urbanísticas que estão acontecendo no Recife. O objetivo é incentivar o aluno a pensar sobre questões que afligem a sociedade como um todo e propor alternativas para o crescimento ordenado da cidade e outras questões do gênero.

O 1º encontro dos Sempre CFC foi um sucesso.

Contamos com a presença de cerca de 130 ex-alunos na tarde de 13 de setembro.

Foi um momento muito especial de reencontro e confraternização. Todos ficaram surpresos ao verem expostas suas fotos, de quando ainda eram crianças no CFC, emocionaram-se ao reencontrar professores da época do Ensino Fundamental, Médio e ao rever amigos queridos.

Certamente, momentos como esse ficarão na memória de todos, bem como a vontade de repeti-los anualmente.

#SEMPRECFC

12

05Qual o papel da escola na orientação aos alunos?A escola é auxiliadora dos pais na batalha de colocar limites saudáveis para as crianças. Esta responsabilidade pertence primariamente aos pais. A escola apenas corrobora na educação que os pais dão em casa e colabora trazendo mais informações, esc larecendo dúvidas e promovendo debates.

7

Quais os maiores danos que o mau uso da internet pode causar à criança e ao adolescen-te?Em primeiro lugar, gostaria de falar um pouco sobre a questão do vício. Crianças e adolescentes sem l i m i te s p a ra o u s o d a i n te r n e t e s tã o experimentando sensações parecidas com as que drogados e alcoólatras experimentam. Já existem dezenas de programas nas universidades federais do país de apoio à compulsão. Esses grupos são chamados de grupos de apoio a dependentes não químicos (termo usado para definir os viciados em internet). Além deste problema, existem também os riscos que são causados pelo excesso de exposição que afeta as crianças. Os pesquisadores alertam para várias alterações comportamentais que o uso excessivo da tecnologia pode causar: déf ic i t de atenção, atrasos cogni t ivos , aprendizagem deficiente, aumento da impulsivi-dade e diminuição da capacidade de autorregular. A rede também oferece seus próprios riscos. Crianças e adolescentes que usam a internet sem supervisão estão expostas a informações de grupos que buscam novos adeptos, que se unem em torno de problemas em comum e apresentam soluções nada desejáveis. Por exemplo, são grupos que pretendem agregar meninas adeptas da bulimia, anorexia e da automutilação, que no Rio de Janeiro já tem sido tratada pelos psiquiatras como epidemia nas escolas. A pedofilia também é um risco real.

8

Qual o papel dos pais na orientação do uso da tecnologia?Os pais são os guias dos filhos em todos os caminhos que eles trilham. Não seria diferente no ambiente virtual que frequentam. São eles que devem definir como a tecnologia deve ser usada na família, e não os filhos. São eles que devem determinar o tempo de acesso diário à Internet que as crianças devem ter e supervisionar por onde andam quando estão conectadas. Os pais têm o dever de proteger seus filhos de todos os riscos que o uso irresponsável da tecnologia pode trazer para eles. Embora as crianças sejam especialistas em usar as novas tecnologias, seus valores ainda estão em formação e elas não estão moralmente prontas para fazer certas escolhas e definir o que é certo ou errado, bom ou mau, prejudicial ou inócuo. Os pais devem exercer este papel.

4

OS PAIS TÊM O DEVER DE PROTEGER SEUS FILHOS DE TODOS OS RISCOS QUE O USO IRRESPONSÁVEL DA

TECNOLOGIA PODE TRAZER PARA ELES.

‘‘

‘‘

O CONSELHO QUE DOU É PARA QUE OS PAIS ADIEM O

MÁXIMO POSSÍVEL O ACESSO IRRESTRITO DOS

FILHOS À INTERNET.

‘‘‘‘

Qual a importância de abordar esse tema em uma reunião direcionada aos pais?Creio que o maior problema que enfrentamos hoje é a alienação dos pais. A grande maioria ignora completamente os riscos que seus filhos correm, tenham eles a idade que tiverem. Os pais precisam ao menos conhecer os perigos que rondam seus filhos para poderem, então, tomar providências que os protejam. Numa reunião como a que o CFC proporcionou aos pais, eles podem tomar ciência de fatos novos, rever alguns conceitos e, juntos, buscar caminhos alternativos.

5

Até que ponto os pais podem interceder na questão das redes sociais?Eles não só podem como devem direcionar a vida tecnológica dos filhos até que eles demonstrem maturidade de conduzir a própria vida sozinhos. Os pais têm toda autoridade para impor os limites que trazem segurança aos filhos.

6

ACESSE O QR CODEE ASSISTA O VÍDEO#SEMPRECFC

10

CORES E SABORES(Maternal I)

CONHECENDO E CUIDANDODO NOSSO CORPO

(Maternal II)

RECICLANDO COM AS FRUTAS(Grupo 2)

VIDA NAS ÁRVORES(Grupo 3)

ÁGUA É VIDA!(1º Ano/Fundamental)

HEITOR VILLA LOBOS(2º Ano/Fundamental)

06

Escola de Pais:Espaços virtuais, quais são os seus valores?

Palestra com os alunos do 6º Ano a 8ª Série:O uso indiscriminado da internet e os perigos

nos ambientes das redes sociais

Quando o jovem se recusa a dar a senha das redes sociais aos pais, alegando invasão de privacidade, o que se deve fazer?Os filhos devem ser ensinados desde cedo a não ter segredos que os separem de seus pais. Cuidar desta área da vida dos filhos não é invasão de privacidade, é uma questão de saúde e de segurança física e emocional. Crianças e adolescentes não podem ter uma vida secreta, paralela a dos pais, sem que eles saibam o que está acontecendo.

10

NÃO IMPORTA SE TODOS OS FILHOS PEQUENOS DE SEUS

AMIGOS TÊM UM SMARTPHONE COM ACESSO

IRRESTRITO À INTERNET. QUEM REGULA O QUE É

BOM E SAUDÁVEL PARA SEUS FILHOS É VOCÊ.

‘‘

‘‘

Quais os principais alertas que a senhora pode fazer aos pais para que os filhos não sejam vítimas de pedófilos ou pessoas do gênero?Crianças não devem ser deixadas livres nos espaços virtuais. Você permitiria que seu filho ficasse sozinho no centro da cidade? Que viajasse sozinho na companhia apenas de estranhos? E por que o deixaria conversar com estranhos e se relacionar com desconhecidos via internet? O conselho que dou é para que os pais adiem o máximo possível o acesso irrestrito dos filhos à internet. Eles só devem ter acesso sem supervisão quando tiverem idade suficiente para discernir entre o que é certo e o que é inaceitável. Apenas quando derem prova de que estão preparados para usar a internet de modo responsável e não compulsivo. Quando estiverem maduros a ponto de escolher o conteúdo que devem acessar, aí sim, podem gerir sua vida virtual. Até lá, os pais devem conduzi-los. Crianças devem acessar a rede em ambientes onde toda a família esteja presente e possa, a qualquer momento, conferir o que estão fazendo e com quem estão falando. Os pais não devem ter medo de proteger os filhos. Não importa se todos os filhos pequenos de seus amigos têm um smartphone com acesso irrestrito à internet. Quem regula o que é bom e saudável para seus filhos é você e não a maioria de seus amigos. Desta forma, você estará livrando os filhos não só de pedófilos, mas de tantos outros tipos de problemas que o uso da internet sem limites pode trazer às crianças.

9

10

VELHO VIRA NOVO(Grupo 1)

CORES E SABORES(Maternal I)

CONHECENDO E CUIDANDODO NOSSO CORPO

(Maternal II)

RECICLANDO COM AS FRUTAS(Grupo 2)

VIDA NAS ÁRVORES(Grupo 3)

ÁGUA É VIDA!(1º Ano/Fundamental)

HEITOR VILLA LOBOS(2º Ano/Fundamental)

RECIFE: ENCANTOS E VERSOS(3º Ano/Fundamental)

ARTE PERNAMBUCANA(4º Ano/Fundamental)

CHÁ COM ARTE(5º Ano/Fundamental)

CULTURA POPULAR(6º Ano/Fundamental)

COMPOSTAGEMNO CFC

07Projeto Ambiental

O Projeto de Compostagem tem por objetivo colocar em prática a Educação Ambiental, desenvolver uma ação educativa, além de

despertar os alunos para a necessidade de conservar e restaurar o ambiente em que vivem, de modo a melhorar a qualidade de vida no presente e das gerações futuras.

Como se sabe, um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a enorme quantidade de lixo que produzimos. Assim, a compostagem é um processo que permite não só reduzir a quantidade de resíduos que seriam depositados em um lixo comum, mas também produzir o composto, um fertilizante natural, que poderá ser utilizado como adubo. Com base neste contexto, o projeto de compostagem, no Colégio Fazer Crescer, tem mostrado aos alunos, na prática, a maneira simples e eficaz de diminuir a grande quantidade de lixo que produzimos diariamente.

O referido Projeto está sendo aplicado com os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio de um funcionário do colégio, Alexandre Batista, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, Luciene Silva e supervisão da coordenadora de projetos, Denise Paranhos.

Incentivando os alunos, pais, professores e fun-cionários a plantar uma árvore. Em uma parceria, a DC Paisagismo entrega mil mudas de Areca-bambu em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

DIA DA ÁRVORE

O CFC revitaliza a Praça Luis Ignácio Pessoa de Mello com implantação de um novo gramado, ratificando a importância da reciclagem não apenas de materiais, mas também de espaços.

REVITALIZAÇÃODA PRAÇA

10

CORES E SABORES(Maternal I)

CONHECENDO E CUIDANDODO NOSSO CORPO

(Maternal II)

RECICLANDO COM AS FRUTAS(Grupo 2)

VIDA NAS ÁRVORES(Grupo 3)

ÁGUA É VIDA!(1º Ano/Fundamental)

HEITOR VILLA LOBOS(2º Ano/Fundamental)

06

Escola de Pais:Espaços virtuais, quais são os seus valores?

Palestra com os alunos do 6º Ano a 8ª Série:O uso indiscriminado da internet e os perigos

nos ambientes das redes sociais

Quando o jovem se recusa a dar a senha das redes sociais aos pais, alegando invasão de privacidade, o que se deve fazer?Os filhos devem ser ensinados desde cedo a não ter segredos que os separem de seus pais. Cuidar desta área da vida dos filhos não é invasão de privacidade, é uma questão de saúde e de segurança física e emocional. Crianças e adolescentes não podem ter uma vida secreta, paralela a dos pais, sem que eles saibam o que está acontecendo.

10

NÃO IMPORTA SE TODOS OS FILHOS PEQUENOS DE SEUS

AMIGOS TÊM UM SMARTPHONE COM ACESSO

IRRESTRITO À INTERNET. QUEM REGULA O QUE É

BOM E SAUDÁVEL PARA SEUS FILHOS É VOCÊ.

‘‘

‘‘

Quais os principais alertas que a senhora pode fazer aos pais para que os filhos não sejam vítimas de pedófilos ou pessoas do gênero?Crianças não devem ser deixadas livres nos espaços virtuais. Você permitiria que seu filho ficasse sozinho no centro da cidade? Que viajasse sozinho na companhia apenas de estranhos? E por que o deixaria conversar com estranhos e se relacionar com desconhecidos via internet? O conselho que dou é para que os pais adiem o máximo possível o acesso irrestrito dos filhos à internet. Eles só devem ter acesso sem supervisão quando tiverem idade suficiente para discernir entre o que é certo e o que é inaceitável. Apenas quando derem prova de que estão preparados para usar a internet de modo responsável e não compulsivo. Quando estiverem maduros a ponto de escolher o conteúdo que devem acessar, aí sim, podem gerir sua vida virtual. Até lá, os pais devem conduzi-los. Crianças devem acessar a rede em ambientes onde toda a família esteja presente e possa, a qualquer momento, conferir o que estão fazendo e com quem estão falando. Os pais não devem ter medo de proteger os filhos. Não importa se todos os filhos pequenos de seus amigos têm um smartphone com acesso irrestrito à internet. Quem regula o que é bom e saudável para seus filhos é você e não a maioria de seus amigos. Desta forma, você estará livrando os filhos não só de pedófilos, mas de tantos outros tipos de problemas que o uso da internet sem limites pode trazer às crianças.

9

10

VELHO VIRA NOVO(Grupo 1)

CORES E SABORES(Maternal I)

CONHECENDO E CUIDANDODO NOSSO CORPO

(Maternal II)

RECICLANDO COM AS FRUTAS(Grupo 2)

VIDA NAS ÁRVORES(Grupo 3)

ÁGUA É VIDA!(1º Ano/Fundamental)

HEITOR VILLA LOBOS(2º Ano/Fundamental)

RECIFE: ENCANTOS E VERSOS(3º Ano/Fundamental)

ARTE PERNAMBUCANA(4º Ano/Fundamental)

CHÁ COM ARTE(5º Ano/Fundamental)

CULTURA POPULAR(6º Ano/Fundamental)

COMPOSTAGEMNO CFC

07Projeto Ambiental

O Projeto de Compostagem tem por objetivo colocar em prática a Educação Ambiental, desenvolver uma ação educativa, além de

despertar os alunos para a necessidade de conservar e restaurar o ambiente em que vivem, de modo a melhorar a qualidade de vida no presente e das gerações futuras.

Como se sabe, um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a enorme quantidade de lixo que produzimos. Assim, a compostagem é um processo que permite não só reduzir a quantidade de resíduos que seriam depositados em um lixo comum, mas também produzir o composto, um fertilizante natural, que poderá ser utilizado como adubo. Com base neste contexto, o projeto de compostagem, no Colégio Fazer Crescer, tem mostrado aos alunos, na prática, a maneira simples e eficaz de diminuir a grande quantidade de lixo que produzimos diariamente.

O referido Projeto está sendo aplicado com os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio de um funcionário do colégio, Alexandre Batista, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, Luciene Silva e supervisão da coordenadora de projetos, Denise Paranhos.

Incentivando os alunos, pais, professores e fun-cionários a plantar uma árvore. Em uma parceria, a DC Paisagismo entrega mil mudas de Areca-bambu em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

DIA DA ÁRVORE

O CFC revitaliza a Praça Luis Ignácio Pessoa de Mello com implantação de um novo gramado, ratificando a importância da reciclagem não apenas de materiais, mas também de espaços.

REVITALIZAÇÃODA PRAÇA

10

VELHO VIRA NOVO(Grupo 1)

CORES E SABORES(Maternal I)

CONHECENDO E CUIDANDODO NOSSO CORPO

(Maternal II)

RECICLANDO COM AS FRUTAS(Grupo 2)

VIDA NAS ÁRVORES(Grupo 3)

ÁGUA É VIDA!(1º Ano/Fundamental)

HEITOR VILLA LOBOS(2º Ano/Fundamental)

RECIFE: ENCANTOS E VERSOS(3º Ano/Fundamental)

ARTE PERNAMBUCANA(4º Ano/Fundamental)

CHÁ COM ARTE(5º Ano/Fundamental)

CULTURA POPULAR(6º Ano/Fundamental)

COMPOSTAGEMNO CFC

07Projeto Ambiental

O Projeto de Compostagem tem por objetivo colocar em prática a Educação Ambiental, desenvolver uma ação educativa, além de

despertar os alunos para a necessidade de conservar e restaurar o ambiente em que vivem, de modo a melhorar a qualidade de vida no presente e das gerações futuras.

Como se sabe, um dos maiores problemas ambientais da atualidade é a enorme quantidade de lixo que produzimos. Assim, a compostagem é um processo que permite não só reduzir a quantidade de resíduos que seriam depositados em um lixo comum, mas também produzir o composto, um fertilizante natural, que poderá ser utilizado como adubo. Com base neste contexto, o projeto de compostagem, no Colégio Fazer Crescer, tem mostrado aos alunos, na prática, a maneira simples e eficaz de diminuir a grande quantidade de lixo que produzimos diariamente.

O referido Projeto está sendo aplicado com os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio de um funcionário do colégio, Alexandre Batista, sob a orientação da professora de Ciências Naturais, Luciene Silva e supervisão da coordenadora de projetos, Denise Paranhos.

Incentivando os alunos, pais, professores e fun-cionários a plantar uma árvore. Em uma parceria, a DC Paisagismo entrega mil mudas de Areca-bambu em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro).

DIA DA ÁRVORE

O CFC revitaliza a Praça Luis Ignácio Pessoa de Mello com implantação de um novo gramado, ratificando a importância da reciclagem não apenas de materiais, mas também de espaços.

REVITALIZAÇÃODA PRAÇA

10

CORES E SABORES(Maternal I)

CONHECENDO E CUIDANDODO NOSSO CORPO

(Maternal II)

RECICLANDO COM AS FRUTAS(Grupo 2)

VIDA NAS ÁRVORES(Grupo 3)

ÁGUA É VIDA!(1º Ano/Fundamental)

HEITOR VILLA LOBOS(2º Ano/Fundamental)

06

Escola de Pais:Espaços virtuais, quais são os seus valores?

Palestra com os alunos do 6º Ano a 8ª Série:O uso indiscriminado da internet e os perigos

nos ambientes das redes sociais

Quando o jovem se recusa a dar a senha das redes sociais aos pais, alegando invasão de privacidade, o que se deve fazer?Os filhos devem ser ensinados desde cedo a não ter segredos que os separem de seus pais. Cuidar desta área da vida dos filhos não é invasão de privacidade, é uma questão de saúde e de segurança física e emocional. Crianças e adolescentes não podem ter uma vida secreta, paralela a dos pais, sem que eles saibam o que está acontecendo.

10

NÃO IMPORTA SE TODOS OS FILHOS PEQUENOS DE SEUS

AMIGOS TÊM UM SMARTPHONE COM ACESSO

IRRESTRITO À INTERNET. QUEM REGULA O QUE É

BOM E SAUDÁVEL PARA SEUS FILHOS É VOCÊ.

‘‘

‘‘

Quais os principais alertas que a senhora pode fazer aos pais para que os filhos não sejam vítimas de pedófilos ou pessoas do gênero?Crianças não devem ser deixadas livres nos espaços virtuais. Você permitiria que seu filho ficasse sozinho no centro da cidade? Que viajasse sozinho na companhia apenas de estranhos? E por que o deixaria conversar com estranhos e se relacionar com desconhecidos via internet? O conselho que dou é para que os pais adiem o máximo possível o acesso irrestrito dos filhos à internet. Eles só devem ter acesso sem supervisão quando tiverem idade suficiente para discernir entre o que é certo e o que é inaceitável. Apenas quando derem prova de que estão preparados para usar a internet de modo responsável e não compulsivo. Quando estiverem maduros a ponto de escolher o conteúdo que devem acessar, aí sim, podem gerir sua vida virtual. Até lá, os pais devem conduzi-los. Crianças devem acessar a rede em ambientes onde toda a família esteja presente e possa, a qualquer momento, conferir o que estão fazendo e com quem estão falando. Os pais não devem ter medo de proteger os filhos. Não importa se todos os filhos pequenos de seus amigos têm um smartphone com acesso irrestrito à internet. Quem regula o que é bom e saudável para seus filhos é você e não a maioria de seus amigos. Desta forma, você estará livrando os filhos não só de pedófilos, mas de tantos outros tipos de problemas que o uso da internet sem limites pode trazer às crianças.

9

DEMANDA DO ENEM SE TRANSFORMAEM ATIVIDADE LÚDICA

As professoras Vanice Cavalcante, da

disciplina de Artes Visuais, Cláudia Zoraya e Larissa da área Linguagem, promoveram uma atividade extraclasse e lúdica para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio que fizeram as provas do ENEM 2014. Desde o início do ano letivo, os alunos que estão concluindo o ensino médio pesquisam sobre o grafismo, da pré-história até a contemporaneidade. “Junto com Cláudia, Larissa e Vanice estudamos a neces-sidade que o homem sempre teve de se comunicar por meio dos diversos recursos expressivos, explica a professora de artes Vanice Cavalcanti.

O artista plástico e designer Rafa Mattos foi convidado pelas professoras para dar uma breve palestra para os alunos e promover uma sessão de pichação nos muros do CFC. “Nosso objetivo foi, além de vivenciarem um conteúdo, fazer com que eles extravazassem e relaxassem um pouco antes das provas”, justifica.

Aconteceu

DIRETRIZES URBANÍSTICAS

Cerca de 50 alunos do 2º Ano do Ensino Médio

participaram de um bate-papo acerca das diretrizes urbanísticas que estão acontecendo no Recife. O objetivo é incentivar o aluno a pensar sobre questões que afligem a sociedade como um todo e propor alternativas para o crescimento ordenado da cidade e outras questões do gênero.

O 1º encontro dos Sempre CFC foi um sucesso.

Contamos com a presença de cerca de 130 ex-alunos na tarde de 13 de setembro.

Foi um momento muito especial de reencontro e confraternização. Todos ficaram surpresos ao verem expostas suas fotos, de quando ainda eram crianças no CFC, emocionaram-se ao reencontrar professores da época do Ensino Fundamental, Médio e ao rever amigos queridos.

Certamente, momentos como esse ficarão na memória de todos, bem como a vontade de repeti-los anualmente.

#SEMPRECFC

12

05Qual o papel da escola na orientação aos alunos?A escola é auxiliadora dos pais na batalha de colocar limites saudáveis para as crianças. Esta responsabilidade pertence primariamente aos pais. A escola apenas corrobora na educação que os pais dão em casa e colabora trazendo mais informações, esc larecendo dúvidas e promovendo debates.

7

Quais os maiores danos que o mau uso da internet pode causar à criança e ao adolescen-te?Em primeiro lugar, gostaria de falar um pouco sobre a questão do vício. Crianças e adolescentes sem l i m i te s p a ra o u s o d a i n te r n e t e s tã o experimentando sensações parecidas com as que drogados e alcoólatras experimentam. Já existem dezenas de programas nas universidades federais do país de apoio à compulsão. Esses grupos são chamados de grupos de apoio a dependentes não químicos (termo usado para definir os viciados em internet). Além deste problema, existem também os riscos que são causados pelo excesso de exposição que afeta as crianças. Os pesquisadores alertam para várias alterações comportamentais que o uso excessivo da tecnologia pode causar: déf ic i t de atenção, atrasos cogni t ivos , aprendizagem deficiente, aumento da impulsivi-dade e diminuição da capacidade de autorregular. A rede também oferece seus próprios riscos. Crianças e adolescentes que usam a internet sem supervisão estão expostas a informações de grupos que buscam novos adeptos, que se unem em torno de problemas em comum e apresentam soluções nada desejáveis. Por exemplo, são grupos que pretendem agregar meninas adeptas da bulimia, anorexia e da automutilação, que no Rio de Janeiro já tem sido tratada pelos psiquiatras como epidemia nas escolas. A pedofilia também é um risco real.

8

Qual o papel dos pais na orientação do uso da tecnologia?Os pais são os guias dos filhos em todos os caminhos que eles trilham. Não seria diferente no ambiente virtual que frequentam. São eles que devem definir como a tecnologia deve ser usada na família, e não os filhos. São eles que devem determinar o tempo de acesso diário à Internet que as crianças devem ter e supervisionar por onde andam quando estão conectadas. Os pais têm o dever de proteger seus filhos de todos os riscos que o uso irresponsável da tecnologia pode trazer para eles. Embora as crianças sejam especialistas em usar as novas tecnologias, seus valores ainda estão em formação e elas não estão moralmente prontas para fazer certas escolhas e definir o que é certo ou errado, bom ou mau, prejudicial ou inócuo. Os pais devem exercer este papel.

4

OS PAIS TÊM O DEVER DE PROTEGER SEUS FILHOS DE TODOS OS RISCOS QUE O USO IRRESPONSÁVEL DA

TECNOLOGIA PODE TRAZER PARA ELES.

‘‘

‘‘

O CONSELHO QUE DOU É PARA QUE OS PAIS ADIEM O

MÁXIMO POSSÍVEL O ACESSO IRRESTRITO DOS

FILHOS À INTERNET.

‘‘‘‘

Qual a importância de abordar esse tema em uma reunião direcionada aos pais?Creio que o maior problema que enfrentamos hoje é a alienação dos pais. A grande maioria ignora completamente os riscos que seus filhos correm, tenham eles a idade que tiverem. Os pais precisam ao menos conhecer os perigos que rondam seus filhos para poderem, então, tomar providências que os protejam. Numa reunião como a que o CFC proporcionou aos pais, eles podem tomar ciência de fatos novos, rever alguns conceitos e, juntos, buscar caminhos alternativos.

5

Até que ponto os pais podem interceder na questão das redes sociais?Eles não só podem como devem direcionar a vida tecnológica dos filhos até que eles demonstrem maturidade de conduzir a própria vida sozinhos. Os pais têm toda autoridade para impor os limites que trazem segurança aos filhos.

6

ACESSE O QR CODEE ASSISTA O VÍDEO#SEMPRECFC

DEMANDA DO ENEM SE TRANSFORMAEM ATIVIDADE LÚDICA

As professoras Vanice Cavalcante, da

disciplina de Artes Visuais, Cláudia Zoraya e Larissa da área Linguagem, promoveram uma atividade extraclasse e lúdica para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio que fizeram as provas do ENEM 2014. Desde o início do ano letivo, os alunos que estão concluindo o ensino médio pesquisam sobre o grafismo, da pré-história até a contemporaneidade. “Junto com Cláudia, Larissa e Vanice estudamos a neces-sidade que o homem sempre teve de se comunicar por meio dos diversos recursos expressivos, explica a professora de artes Vanice Cavalcanti.

O artista plástico e designer Rafa Mattos foi convidado pelas professoras para dar uma breve palestra para os alunos e promover uma sessão de pichação nos muros do CFC. “Nosso objetivo foi, além de vivenciarem um conteúdo, fazer com que eles extravazassem e relaxassem um pouco antes das provas”, justifica.

Aconteceu

DIRETRIZES URBANÍSTICAS

Cerca de 50 alunos do 2º Ano do Ensino Médio

participaram de um bate-papo acerca das diretrizes urbanísticas que estão acontecendo no Recife. O objetivo é incentivar o aluno a pensar sobre questões que afligem a sociedade como um todo e propor alternativas para o crescimento ordenado da cidade e outras questões do gênero.

O 1º encontro dos Sempre CFC foi um sucesso.

Contamos com a presença de cerca de 130 ex-alunos na tarde de 13 de setembro.

Foi um momento muito especial de reencontro e confraternização. Todos ficaram surpresos ao verem expostas suas fotos, de quando ainda eram crianças no CFC, emocionaram-se ao reencontrar professores da época do Ensino Fundamental, Médio e ao rever amigos queridos.

Certamente, momentos como esse ficarão na memória de todos, bem como a vontade de repeti-los anualmente.

#SEMPRECFC

12

05Qual o papel da escola na orientação aos alunos?A escola é auxiliadora dos pais na batalha de colocar limites saudáveis para as crianças. Esta responsabilidade pertence primariamente aos pais. A escola apenas corrobora na educação que os pais dão em casa e colabora trazendo mais informações, esc larecendo dúvidas e promovendo debates.

7

Quais os maiores danos que o mau uso da internet pode causar à criança e ao adolescen-te?Em primeiro lugar, gostaria de falar um pouco sobre a questão do vício. Crianças e adolescentes sem l i m i te s p a ra o u s o d a i n te r n e t e s tã o experimentando sensações parecidas com as que drogados e alcoólatras experimentam. Já existem dezenas de programas nas universidades federais do país de apoio à compulsão. Esses grupos são chamados de grupos de apoio a dependentes não químicos (termo usado para definir os viciados em internet). Além deste problema, existem também os riscos que são causados pelo excesso de exposição que afeta as crianças. Os pesquisadores alertam para várias alterações comportamentais que o uso excessivo da tecnologia pode causar: déf ic i t de atenção, atrasos cogni t ivos , aprendizagem deficiente, aumento da impulsivi-dade e diminuição da capacidade de autorregular. A rede também oferece seus próprios riscos. Crianças e adolescentes que usam a internet sem supervisão estão expostas a informações de grupos que buscam novos adeptos, que se unem em torno de problemas em comum e apresentam soluções nada desejáveis. Por exemplo, são grupos que pretendem agregar meninas adeptas da bulimia, anorexia e da automutilação, que no Rio de Janeiro já tem sido tratada pelos psiquiatras como epidemia nas escolas. A pedofilia também é um risco real.

8

Qual o papel dos pais na orientação do uso da tecnologia?Os pais são os guias dos filhos em todos os caminhos que eles trilham. Não seria diferente no ambiente virtual que frequentam. São eles que devem definir como a tecnologia deve ser usada na família, e não os filhos. São eles que devem determinar o tempo de acesso diário à Internet que as crianças devem ter e supervisionar por onde andam quando estão conectadas. Os pais têm o dever de proteger seus filhos de todos os riscos que o uso irresponsável da tecnologia pode trazer para eles. Embora as crianças sejam especialistas em usar as novas tecnologias, seus valores ainda estão em formação e elas não estão moralmente prontas para fazer certas escolhas e definir o que é certo ou errado, bom ou mau, prejudicial ou inócuo. Os pais devem exercer este papel.

4

OS PAIS TÊM O DEVER DE PROTEGER SEUS FILHOS DE TODOS OS RISCOS QUE O USO IRRESPONSÁVEL DA

TECNOLOGIA PODE TRAZER PARA ELES.

‘‘

‘‘

O CONSELHO QUE DOU É PARA QUE OS PAIS ADIEM O

MÁXIMO POSSÍVEL O ACESSO IRRESTRITO DOS

FILHOS À INTERNET.

‘‘‘‘

Qual a importância de abordar esse tema em uma reunião direcionada aos pais?Creio que o maior problema que enfrentamos hoje é a alienação dos pais. A grande maioria ignora completamente os riscos que seus filhos correm, tenham eles a idade que tiverem. Os pais precisam ao menos conhecer os perigos que rondam seus filhos para poderem, então, tomar providências que os protejam. Numa reunião como a que o CFC proporcionou aos pais, eles podem tomar ciência de fatos novos, rever alguns conceitos e, juntos, buscar caminhos alternativos.

5

Até que ponto os pais podem interceder na questão das redes sociais?Eles não só podem como devem direcionar a vida tecnológica dos filhos até que eles demonstrem maturidade de conduzir a própria vida sozinhos. Os pais têm toda autoridade para impor os limites que trazem segurança aos filhos.

6

ACESSE O QR CODEE ASSISTA O VÍDEO#SEMPRECFC

15

Luz e Vida

Vivemos em um tempo perigoso. O evangelis-mo moderno reduziu a mensagem e o propósito do evangelho. Muito do cristianis-

mo evangélico foca em levar as pessoas a fazerem a oração do pecador, de modo que sejam asseguradas de que irão ao céu. O âmago do evangelho é a glória de Deus. Ele é tão zeloso de sua própria glória (Is 42.8) que enviou seu único Filho para redimir pessoas corrompidas, indignas e pecadoras. O Filho era tão zeloso de sua própria glória, que orou expressando o desejo de que seus discípulos vissem a sua glória (Jo 17.24). A glória de Deus moveu o seu coração a escolher um povo (Rm 9.23). O âmago do evangelho é a glória de Deus.

O propósito de Deus em estender sua graça às pessoas caídas é a sua glória. Deus é glorificado quando é valorizado acima de todas as coisas. Deus é glorificado quando é considerado um tesouro. Deus é glorificado quando é o nosso bem mais valioso. Deus é glorificado quando é nossa fonte de deleite. Deus é glorificado quando você mostra que Ele é o Ser mais maravilhoso e todo-suficiente no universo. O âmago do evangelho é a glória de Deus. Considere o Salmo 96: Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR todas as terras. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.

Observe que a proclamação da salvação é uma proclamação da glória de Deus. Ele é tremendo; portanto, deve ser grandemente louvado. Deve ser temido acima de todos os deuses. Esplendor, glória e majestade lhe pertencem. Ele reina. Deus é glorioso, cheio de esplendor e majestade. Deus não existe para o homem; o homem existe para Deus. O evangelho de Jesus restaura o homem caído, corrompido, para que este seja um verdadeiro adorador de Deus. Estas verdades confirmam-se para os seus filhos. O Deus da Bíblia, o trino Deus, é o único, o supremo objeto de nossa adoração.

Lembra-se da parábola do reino, em Mateus 13.44? “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” Recorda o que o homem fez ao encontrar o tesouro? Ele o escondeu novamente. Transbordante de alegria, ele

foi e vendeu tudo para comprar aquele campo e possuir o tesouro. Ele não vendeu tudo motivado por um senso de obrigação. Você pode imaginá-lo achando o tesouro e dizendo a si mesmo: você não sabia que eu acharia um tesouro naquele campo? Odeio quando isto acontece comigo! Agora, terei de vender todos os meus bens, de modo que possa comprar aquele campo idiota e possuir aquele tesouro”. É ilógico pensar que ele se desfez de tudo por um senso de dever. Motivado por um profundo senso de alegria, ele vendeu tudo o que tinha. O tesouro o deslumbrou.

Assim é o reino dos céus. Até que nossos filhos vejam a glória de Deus, na face de Jesus cristo; até que vejam que Ele é o Lírio dos Vales, a Brilhante Estrela da Manhã, o Único que é totalmente desejável; até que vejam e entendam que Ele é digno de abando-narmos tudo e que nada em toda a Terra é mais importante do que conhecer e amar a Jesus, eles jamais O conhecerão, O amarão e O servirão. Podem até ser membros de igreja, ser cooperadores no acampamento de adolescentes, ou participar de viagens missionárias, mas, se não forem convencidos de que Cristo é o tesouro, jamais O conhecerão verdadeiramente. Você não pode superestimar a importância de mostrar aos seus filhos a glória de Deus. Se os seus filhos não sabem quem é Deus, como Ele pensa, o que Ele sente e por que faz o que faz, não terão qualquer motivo para encontrar gozo, nEle, nenhuma razão para celebrar a sua bondade abundante, nenhuma base para achar satisfação nEle. Deleite em Deus não pode ocorrer em um vácuo intelectual. Seu cuidado em mostrar e revelar as maravilhas do glorioso ser de Deus é crucial para seus filhos.

Regozijo em Deus é o fruto do que você sabe ser verdadeiro a respeito dEle. O calorespiritual do gozo, deleite e admiração na face de Deus não podem acontecerem um vácuo conceitual.

TEDD TRIPP(Pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, desde 1983.É graduado pelo Geneva College)

o que é mais importanteMOSTRAR ÀS CRIANÇAS

‘‘Da boca dos pequeninos,sai o verdadeiro louvor’’.

Alexandre Batista, com seu dom poético, e o coral

dos funcionários (descobertos na atividade de ca-pacitação ‘‘Talentos Brilhantes’’) emocionaram a todos na confraternização natalina do CFC pela simplicidade e profundidade demonstrada, conquis-tando todos os corações presentes.

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA

A Cantata de Natal, com cerca de 120 alunos dos

3º e 4º Anos do Fundamental, ensaiados por Scheila Avellar, junto com a decoração sustentável da Praça, já faz parte da programação esperada da nossa comunidade. Há 11 anos, o CFC vem investindo nes-ta atividade com a finalidade de anunciar o fim das atividades letivas e a chegada do novo ano.

Este ano com a adoção de outra Praça: Luís Inácio Pessoa de Melo. Os discos que não funcionavam mais foram harmonizados para se transformarem em uma grande árvore no centro da praça. Nossa decoração é 100% reciclada. O projeto leva a assinatura do Grupo Mercês Santiago. Com criati-vidade e consciência ambiental é possível fazer ARTE!

TALENTOS BRILHANTES

O encerramento da capacitação com a equipe de

funcionários, auxiliares de serviços gerais, porteiros, disciplinadores e auxiliares de disciplina teve uma programação bastante inusitada, em que foi abordado o tema: Talentos Brilhantes.

Cada funcionário teve oportunidade de apresentar seu talento, com variedades de poesias, louvores, trabalhos artesanais, trabalhos culinários, finalizando com um belíssimo coral.

14

CONFRATERNIZAÇÃO CFC

Editorial

Mal inicia o ano, ele já se finda. Incrível mas o tempo não para mesmo!

Outro dia demos início a nossa Escola que no ano que vem será marcado com as comemorações dos seus 30 anos de existência.

Parece um sonho... temos certeza de que o caminho trilhado com base em alicerces seguros e eternos que é a Palavra de Deus. Mentes foram desenvolvidas, corações nutridos e ainda há muito por fazer.

Nesta edição divulgamos nossa nova campanha que é marcada pela palavra "MOVA-SE" porque não dá pra ficar parado. O mundo se move, o conhecimento se processa e a atitude é marcada pela ação. O que você está esperando? "MOVA-SE" e delicie-se com as páginas a seguir.

FORMAÇÃO PARA SECRETÁRIOS E GESTORES DE ESCOLAS PARTICULARESAconteceu, no auditório da Gerência Regional de Educação - Recife Norte da Secretaria de Educação de Pernambuco, a Formação para Secretários e Gesto-res das Escolas Particulares com o tema: Escrituração Escolar e Legislação.

O objetivo da reunião foi esclarecer os procedimen-tos legais quanto à regularização da vida escolar do aluno. Participaram do evento Penha Almeida, Elayne Barros e Flora Lúcia e representantes de 80 es-colas particulares.

JORNADA INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONALAs gerentes da área admistrativa, Mônica Duarte e Sue Mendonça, participaram da VII Jornada Interna-cional de Gestão Educacional, em Belo horizonte, no mês de novembro.

Na ocasião foram abordados temas nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing.

SEMINÁRIO NO BERNOULLIAs diretoras Leila Costa e Mírian Alves; as coordena-doras, Andréa Silvia e Amenaide Pessôa e os professores Mauro Alexandre e Sérgio Viana participaram, em agosto, de um seminário, promovi-do em Belo Horizonte pelo Grupo Bernoulli que é uma referência nacional pelo trabalho consistente desenvolvido no Ensino Médio.

CAPACITAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESAEncontros semanais durante o ano com as professo-ras de Língua Portuguesa dos 4º e 5º anos, ministrada pela professora Patrícia Vila Nova.

CAPACITAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAISEncontros semanais durante o ano com as professo-ras de Ciências dos 4º e 5º anos, ministrada pela professora Luciene Silva.

MÓDULO DE ESTUDOAs professoras da Educação Infantil participaram, no dia 21 de novembro, de um módulo de estudos. Na ocasião o grupo estudou sobre currículo na Educação Infantil, reestruturando as áreas de Movimento, Música, Artes, Linguagem, Natureza e Sociedade, baseadas no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Gláucia Lira

Formando&Informando é uma publicação bimestral do CFC com distribuição para toda a comunidade escolar.CFCRua Salvador de Sá, 366, RosarinhoCEP 52.041-300 Recife-PEDIRETORIAAna Henriqueta Trajano, Gláucia Lira, Leila Costa e Mírian AlvesEQUIPE TÉCNICAAlessandra Meideiros, Amenaide Pessôa, Ana Paula Lombardi, Andréa Sílvia, Elizabeth Sá, Lídia Vieira, Mônica Duarte e Sue MendonçaPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃOAdriano Chapinha e Janayna SaegerFOTOSCarmen Dolores, Elias Abreu e Janayna SaegerREPORTAGEMIntercom ConsultoriaIMPRESSÃONGE GráficaTIRAGEM1000 exemplares

Expediente

Nesta Edição

EntrevistaRedes Sociais:

Fique de Olho no seu FilhoSimone Quaresma

04

08Mobilidade UrbanaÉ a palavra da vez!

10Feira de Conhecimentos

07Projeto AmbientalCompostagem

Luz e VidaMostras às crianças

o que é mais importante

15

Diretrizes Urbanisticas

Sempre CFC

Enem com Atividade Lúdica

Festival de Ballet

Semana da Cultura Popular

Grupo Educativo da Celpe

Projeto de Ética

Mariane Peretti

Inaguração da Praça

Talentos Brilhantes

Confraternização CFC

Aconteceu12

Atualização Profissional

Grandes coisas fez o Senhorpor nós, por isso estamos alegres.‘‘

‘‘

‘‘Da boca dos pequeninos,sai o verdadeiro louvor’’.

Alexandre Batista, com seu dom poético, e o coral

dos funcionários (descobertos na atividade de ca-pacitação ‘‘Talentos Brilhantes’’) emocionaram a todos na confraternização natalina do CFC pela simplicidade e profundidade demonstrada, conquis-tando todos os corações presentes.

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA

A Cantata de Natal, com cerca de 120 alunos dos

3º e 4º Anos do Fundamental, ensaiados por Scheila Avellar, junto com a decoração sustentável da Praça, já faz parte da programação esperada da nossa comunidade. Há 11 anos, o CFC vem investindo nes-ta atividade com a finalidade de anunciar o fim das atividades letivas e a chegada do novo ano.

Este ano com a adoção de outra Praça: Luís Inácio Pessoa de Melo. Os discos que não funcionavam mais foram harmonizados para se transformarem em uma grande árvore no centro da praça. Nossa decoração é 100% reciclada. O projeto leva a assinatura do Grupo Mercês Santiago. Com criati-vidade e consciência ambiental é possível fazer ARTE!

TALENTOS BRILHANTES

O encerramento da capacitação com a equipe de

funcionários, auxiliares de serviços gerais, porteiros, disciplinadores e auxiliares de disciplina teve uma programação bastante inusitada, em que foi abordado o tema: Talentos Brilhantes.

Cada funcionário teve oportunidade de apresentar seu talento, com variedades de poesias, louvores, trabalhos artesanais, trabalhos culinários, finalizando com um belíssimo coral.

14

CONFRATERNIZAÇÃO CFC

Editorial

Mal inicia o ano, ele já se finda. Incrível mas o tempo não para mesmo!

Outro dia demos início a nossa Escola que no ano que vem será marcado com as comemorações dos seus 30 anos de existência.

Parece um sonho... temos certeza de que o caminho trilhado com base em alicerces seguros e eternos que é a Palavra de Deus. Mentes foram desenvolvidas, corações nutridos e ainda há muito por fazer.

Nesta edição divulgamos nossa nova campanha que é marcada pela palavra "MOVA-SE" porque não dá pra ficar parado. O mundo se move, o conhecimento se processa e a atitude é marcada pela ação. O que você está esperando? "MOVA-SE" e delicie-se com as páginas a seguir.

FORMAÇÃO PARA SECRETÁRIOS E GESTORES DE ESCOLAS PARTICULARESAconteceu, no auditório da Gerência Regional de Educação - Recife Norte da Secretaria de Educação de Pernambuco, a Formação para Secretários e Gesto-res das Escolas Particulares com o tema: Escrituração Escolar e Legislação.

O objetivo da reunião foi esclarecer os procedimen-tos legais quanto à regularização da vida escolar do aluno. Participaram do evento Penha Almeida, Elayne Barros e Flora Lúcia e representantes de 80 es-colas particulares.

JORNADA INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONALAs gerentes da área admistrativa, Mônica Duarte e Sue Mendonça, participaram da VII Jornada Interna-cional de Gestão Educacional, em Belo horizonte, no mês de novembro.

Na ocasião foram abordados temas nas áreas de Gestão de Pessoas e Marketing.

SEMINÁRIO NO BERNOULLIAs diretoras Leila Costa e Mírian Alves; as coordena-doras, Andréa Silvia e Amenaide Pessôa e os professores Mauro Alexandre e Sérgio Viana participaram, em agosto, de um seminário, promovi-do em Belo Horizonte pelo Grupo Bernoulli que é uma referência nacional pelo trabalho consistente desenvolvido no Ensino Médio.

CAPACITAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESAEncontros semanais durante o ano com as professo-ras de Língua Portuguesa dos 4º e 5º anos, ministrada pela professora Patrícia Vila Nova.

CAPACITAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAISEncontros semanais durante o ano com as professo-ras de Ciências dos 4º e 5º anos, ministrada pela professora Luciene Silva.

MÓDULO DE ESTUDOAs professoras da Educação Infantil participaram, no dia 21 de novembro, de um módulo de estudos. Na ocasião o grupo estudou sobre currículo na Educação Infantil, reestruturando as áreas de Movimento, Música, Artes, Linguagem, Natureza e Sociedade, baseadas no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Gláucia Lira

Formando&Informando é uma publicação bimestral do CFC com distribuição para toda a comunidade escolar.CFCRua Salvador de Sá, 366, RosarinhoCEP 52.041-300 Recife-PEDIRETORIAAna Henriqueta Trajano, Gláucia Lira, Leila Costa e Mírian AlvesEQUIPE TÉCNICAAlessandra Meideiros, Amenaide Pessôa, Ana Paula Lombardi, Andréa Sílvia, Elizabeth Sá, Lídia Vieira, Mônica Duarte e Sue MendonçaPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃOAdriano Chapinha e Janayna SaegerFOTOSCarmen Dolores, Elias Abreu e Janayna SaegerREPORTAGEMIntercom ConsultoriaIMPRESSÃONGE GráficaTIRAGEM1000 exemplares

Expediente

Nesta Edição

EntrevistaRedes Sociais:

Fique de Olho no seu FilhoSimone Quaresma

04

08Mobilidade UrbanaÉ a palavra da vez!

10Feira de Conhecimentos

07Projeto AmbientalCompostagem

Luz e VidaMostras às crianças

o que é mais importante

15

Diretrizes Urbanisticas

Sempre CFC

Enem com Atividade Lúdica

Festival de Ballet

Semana da Cultura Popular

Grupo Educativo da Celpe

Projeto de Ética

Mariane Peretti

Inaguração da Praça

Talentos Brilhantes

Confraternização CFC

Aconteceu12

Atualização Profissional

Grandes coisas fez o Senhorpor nós, por isso estamos alegres.‘‘

‘‘

15

Luz e Vida

Vivemos em um tempo perigoso. O evangelis-mo moderno reduziu a mensagem e o propósito do evangelho. Muito do cristianis-

mo evangélico foca em levar as pessoas a fazerem a oração do pecador, de modo que sejam asseguradas de que irão ao céu. O âmago do evangelho é a glória de Deus. Ele é tão zeloso de sua própria glória (Is 42.8) que enviou seu único Filho para redimir pessoas corrompidas, indignas e pecadoras. O Filho era tão zeloso de sua própria glória, que orou expressando o desejo de que seus discípulos vissem a sua glória (Jo 17.24). A glória de Deus moveu o seu coração a escolher um povo (Rm 9.23). O âmago do evangelho é a glória de Deus.

O propósito de Deus em estender sua graça às pessoas caídas é a sua glória. Deus é glorificado quando é valorizado acima de todas as coisas. Deus é glorificado quando é considerado um tesouro. Deus é glorificado quando é o nosso bem mais valioso. Deus é glorificado quando é nossa fonte de deleite. Deus é glorificado quando você mostra que Ele é o Ser mais maravilhoso e todo-suficiente no universo. O âmago do evangelho é a glória de Deus. Considere o Salmo 96: Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR todas as terras. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.

Observe que a proclamação da salvação é uma proclamação da glória de Deus. Ele é tremendo; portanto, deve ser grandemente louvado. Deve ser temido acima de todos os deuses. Esplendor, glória e majestade lhe pertencem. Ele reina. Deus é glorioso, cheio de esplendor e majestade. Deus não existe para o homem; o homem existe para Deus. O evangelho de Jesus restaura o homem caído, corrompido, para que este seja um verdadeiro adorador de Deus. Estas verdades confirmam-se para os seus filhos. O Deus da Bíblia, o trino Deus, é o único, o supremo objeto de nossa adoração.

Lembra-se da parábola do reino, em Mateus 13.44? “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” Recorda o que o homem fez ao encontrar o tesouro? Ele o escondeu novamente. Transbordante de alegria, ele

foi e vendeu tudo para comprar aquele campo e possuir o tesouro. Ele não vendeu tudo motivado por um senso de obrigação. Você pode imaginá-lo achando o tesouro e dizendo a si mesmo: você não sabia que eu acharia um tesouro naquele campo? Odeio quando isto acontece comigo! Agora, terei de vender todos os meus bens, de modo que possa comprar aquele campo idiota e possuir aquele tesouro”. É ilógico pensar que ele se desfez de tudo por um senso de dever. Motivado por um profundo senso de alegria, ele vendeu tudo o que tinha. O tesouro o deslumbrou.

Assim é o reino dos céus. Até que nossos filhos vejam a glória de Deus, na face de Jesus cristo; até que vejam que Ele é o Lírio dos Vales, a Brilhante Estrela da Manhã, o Único que é totalmente desejável; até que vejam e entendam que Ele é digno de abando-narmos tudo e que nada em toda a Terra é mais importante do que conhecer e amar a Jesus, eles jamais O conhecerão, O amarão e O servirão. Podem até ser membros de igreja, ser cooperadores no acampamento de adolescentes, ou participar de viagens missionárias, mas, se não forem convencidos de que Cristo é o tesouro, jamais O conhecerão verdadeiramente. Você não pode superestimar a importância de mostrar aos seus filhos a glória de Deus. Se os seus filhos não sabem quem é Deus, como Ele pensa, o que Ele sente e por que faz o que faz, não terão qualquer motivo para encontrar gozo, nEle, nenhuma razão para celebrar a sua bondade abundante, nenhuma base para achar satisfação nEle. Deleite em Deus não pode ocorrer em um vácuo intelectual. Seu cuidado em mostrar e revelar as maravilhas do glorioso ser de Deus é crucial para seus filhos.

Regozijo em Deus é o fruto do que você sabe ser verdadeiro a respeito dEle. O calorespiritual do gozo, deleite e admiração na face de Deus não podem acontecerem um vácuo conceitual.

TEDD TRIPP(Pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, desde 1983.É graduado pelo Geneva College)

o que é mais importanteMOSTRAR ÀS CRIANÇAS

15

Luz e Vida

Vivemos em um tempo perigoso. O evangelis-mo moderno reduziu a mensagem e o propósito do evangelho. Muito do cristianis-

mo evangélico foca em levar as pessoas a fazerem a oração do pecador, de modo que sejam asseguradas de que irão ao céu. O âmago do evangelho é a glória de Deus. Ele é tão zeloso de sua própria glória (Is 42.8) que enviou seu único Filho para redimir pessoas corrompidas, indignas e pecadoras. O Filho era tão zeloso de sua própria glória, que orou expressando o desejo de que seus discípulos vissem a sua glória (Jo 17.24). A glória de Deus moveu o seu coração a escolher um povo (Rm 9.23). O âmago do evangelho é a glória de Deus.

O propósito de Deus em estender sua graça às pessoas caídas é a sua glória. Deus é glorificado quando é valorizado acima de todas as coisas. Deus é glorificado quando é considerado um tesouro. Deus é glorificado quando é o nosso bem mais valioso. Deus é glorificado quando é nossa fonte de deleite. Deus é glorificado quando você mostra que Ele é o Ser mais maravilhoso e todo-suficiente no universo. O âmago do evangelho é a glória de Deus. Considere o Salmo 96: Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR todas as terras. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.

Observe que a proclamação da salvação é uma proclamação da glória de Deus. Ele é tremendo; portanto, deve ser grandemente louvado. Deve ser temido acima de todos os deuses. Esplendor, glória e majestade lhe pertencem. Ele reina. Deus é glorioso, cheio de esplendor e majestade. Deus não existe para o homem; o homem existe para Deus. O evangelho de Jesus restaura o homem caído, corrompido, para que este seja um verdadeiro adorador de Deus. Estas verdades confirmam-se para os seus filhos. O Deus da Bíblia, o trino Deus, é o único, o supremo objeto de nossa adoração.

Lembra-se da parábola do reino, em Mateus 13.44? “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” Recorda o que o homem fez ao encontrar o tesouro? Ele o escondeu novamente. Transbordante de alegria, ele

foi e vendeu tudo para comprar aquele campo e possuir o tesouro. Ele não vendeu tudo motivado por um senso de obrigação. Você pode imaginá-lo achando o tesouro e dizendo a si mesmo: você não sabia que eu acharia um tesouro naquele campo? Odeio quando isto acontece comigo! Agora, terei de vender todos os meus bens, de modo que possa comprar aquele campo idiota e possuir aquele tesouro”. É ilógico pensar que ele se desfez de tudo por um senso de dever. Motivado por um profundo senso de alegria, ele vendeu tudo o que tinha. O tesouro o deslumbrou.

Assim é o reino dos céus. Até que nossos filhos vejam a glória de Deus, na face de Jesus cristo; até que vejam que Ele é o Lírio dos Vales, a Brilhante Estrela da Manhã, o Único que é totalmente desejável; até que vejam e entendam que Ele é digno de abando-narmos tudo e que nada em toda a Terra é mais importante do que conhecer e amar a Jesus, eles jamais O conhecerão, O amarão e O servirão. Podem até ser membros de igreja, ser cooperadores no acampamento de adolescentes, ou participar de viagens missionárias, mas, se não forem convencidos de que Cristo é o tesouro, jamais O conhecerão verdadeiramente. Você não pode superestimar a importância de mostrar aos seus filhos a glória de Deus. Se os seus filhos não sabem quem é Deus, como Ele pensa, o que Ele sente e por que faz o que faz, não terão qualquer motivo para encontrar gozo, nEle, nenhuma razão para celebrar a sua bondade abundante, nenhuma base para achar satisfação nEle. Deleite em Deus não pode ocorrer em um vácuo intelectual. Seu cuidado em mostrar e revelar as maravilhas do glorioso ser de Deus é crucial para seus filhos.

Regozijo em Deus é o fruto do que você sabe ser verdadeiro a respeito dEle. O calorespiritual do gozo, deleite e admiração na face de Deus não podem acontecerem um vácuo conceitual.

TEDD TRIPP(Pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, desde 1983.É graduado pelo Geneva College)

o que é mais importanteMOSTRAR ÀS CRIANÇAS