Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

36
Informavo interno Ano 3 nº5 2014 www.egemfoco.com.br MELHORIAS Colégio prepara mudanças para melho- rar todos os setores de sua estrutura Compromisso de educar para transformar. romisso de educar para tran FÉRIAS DO INTEGRAL Alunos aproveitam férias dentro do EG Copa 2014 Alunos desfrutam sua primeira Copa do Mundo da melhor maneira possível: jogando.

description

 

Transcript of Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Page 1: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Informativo interno

Ano 3 nº5 2014 www.egemfoco.com.br

MELHORIASColégio prepara mudanças para melho-

rar todos os setores de sua estrutura

Compromisso de educarpara transformar.

Compromisso de educar para transformar.

FÉRIAS DO INTEGRALAlunos aproveitam férias dentro do EG

Copa 2014Alunos desfrutam sua primeira

Copa do Mundo da melhor maneira possível: jogando.

Page 2: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014
Page 3: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

ED. INFANTIL ENS. MÉDIO SEÇÕES

13 14 20 4ESPAÇO DO LEITOR

TECNOLOGIA

ESPORTES

28 17 26

8O EG PARA VOCÊ

30FUNDAÇÃODE ROTARIANOS

32NUTRIÇÃO

ENS.FUND.

ARTE ECULTURA

Revista

MÃES ESCRITORASProjeto de construçãode um livro emociona mães

Veja a entrevista que reali-zamos com presidente do Rotary chileno

DIA DO ÍNDIOAlunos realizam diferen-tes atividades em co-memoração ao dia dos primeiros habitantes do Brasil

CULTIVANDO A VIDAConstrução de terrário auxiliará alunos na com-preensão do ciclo da água

SUSHIEstudo das algas termina em uma deliciosa ativi-dade

MARCO CIVILDA INTERNETPreparamos um resumo da nova legislação da in-ternet no Brasil

CAMPEONATOPAULISTA DE NATAÇÃO DE INVERNOMesmo em desvanta-gem numérica, atletas do EG destacam-se na competição

DIA DAS MÃESSaiba como foi a come-moração desse dia espe-cial

UMA ESCRITORAPROMISSORAConheça Helena Lelli Riga, jovem escritora que já pu-blicou seu primeiro livro

Conheça a receitafeita com ingrediente inusitado

Page 4: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

FUNDAÇÃO DE ROTARIANOS DE SCSUL

CONSELHO DE CURADORESPresidente: Charly Farid CurySuperintendente: Vanderlei Antonio Moreira dos SantosTesoureiro: Luiz EmilianiSecretário: Irineu Luiz Vencigueri

TitularesJosé Aurélio MartinsMauro Souza MoraesMarcos Antônio ViolaMarcos Luiz ZanardoMario GaspariniMozavi Aparecida RibeiroPatrícia IshiValderez Gonçalez Rubinho

CONSELHO DELIBERATIVOPresidente: Amâncio da Cruz dos SantosVice-Presidente: Marcelo Peinado PiottoSecretário: Neves Celeste Suhadolnik

TitularesJosé Luiz CabrinoMauro RussoNelson FerrariRenato Luiz CazellaRubens Bernardo

CONSELHO FISCALPresidente: Wagner Colombo

TitularesDaniel AscariEugênio Pessoa FreireVivaldo José Rodrigues

Editorial

O infomativo EG em Foco é uma publicação do Colégio Eduardo Gomes, com distribuição interna gratuita.

Marcado como um ano de mudanças, 2014 tornou-se especial no Colégio Eduardo Gomes, e o Informativo EG em FOCO mostra os planos não só para este ano, mas também o que será feito para o futuro.

A equipe EG em FOCO, animada com os planos do Colé-gio, prefere unir o futuro ao presente, selecionando diversas atividades realizadas ao longo deste ano.

A Copa do Mundo foi realizada durante os meses de junho e julho, época de recesso escolar. Mas os alunos do Integral continuaram a vir para as aulas e, como todos os brasileiros, não podiam ficar sem celebrar os jogos. Para isso, eles simu-laram uma divertidíssima partida de futebol, que o leitor po-derá conferir nesta edição, além de tomar conhecimento de algumas curiosidades sobre a maior competição esportiva do mundo.

Na seção de Arte e Cultura, o leitor poderá conferir os eventos do primeiro semestre e, entre elas, o mais tradicio-nal, o Arraiá do EG. Já no EG pra Você, temos o projeto “Mães Escritoras”, que revelou sentimentos inesperados e emocio-nantes durante sua realização.

Como gostamos de nossos leitores bem informados, pre-paramos duas matérias com assuntos polêmicos e mostra-mos os principais pontos de vista sobre cada uma delas. O Marco Civil pode ser entendido melhor na página 28, en-quanto o PNE (Plano Nacional de Educação) será explicado em 5 questões, na página 3.

Nesta edição, preparamos entrevistas especiais com a aluna escritora Helena Lelli Riga e a joia do Judô, Heitor Ter-ciotte, dois jovens talentosos dos quais nos orgulhamos.

Nossa 5ª edição conta ainda com as já conhecidas ativi-dades do Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, re-alizações da Escola de Atletas, feitos incríveis da Equipe de Robótica AC/DC/EG, uma deliciosa receita de brigadeiro, preparado pelas nutricionistas Michelle Sposito e Thaísa de Jesus Pereira, a formatura PROERD dos alunos do 5º ano e uma entrevista especialíssima com o presidente do Rotary do Chile.

Nós, da equipe EG em FOCO e a Direção do Colégio Edu-ardo Gomes, além do Presidente do Conselho de Curadores da Fundação de Rotarianos, Charly Farid Cury, desejamos a todos uma ótima leitura, com muita diversão e informação.

Direção GeralJanice Ap. Guizelini

Direção PedagógicaFilomena M. Fieri

Direção de Esportee CulturaRenata Trevelin

Editora ResponsávelJanice Ap. Guizelini

Editores/Diagramadores/Design GráficoBeatriz OmineCamila BottecchiaRafael Teodoro Paulo

Revisão de TextoMaria Alice Banin

COLÉGIO EDUARDO GOMES

Atendimento ao LeitorTel.: (11) [email protected]

Mantenedora do Colégio Eduardo Gomes

Page 5: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

3www.egemfoco.com.br

Espaço do Leitor

5. QUEM VAI FISCALI-ZAR O CUMPRIMENTO DO PNE?

São responsáveis por essa fiscalização o Ministério da Edu-cação (MEC), a Comissão de Edu-cação da Câmara dos Deputados e a Comissão de Educação, Cul-tura e Esporte do Senado Fede-ral, o Conselho Nacional de Edu-cação (CNE) e o Fórum Nacional de Educação. O monitoramento será realizado por meio de do-cumentos, como estudos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que devem ser publicados a cada dois anos.

Aprovado no último dia 25 de junho, o Plano Nacio-nal de Educação (PNE) é um documento com diretrizes para políticas públicas de educação que devem ser rea-lizadas até 2023.

Para ajudar a tirar dúvidas sobre o projeto, o EG em FOCO consultou o site do EBC (Empresa Brasil de Comu-nicação) e encontrou respostas para as principais dúvi-das sobre o projeto. Confira.

1. O QUE É O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO?

O Plano Nacional de Educa-ção (PNE) é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que entrou em vigência no dia 26 de junho de 2014 e valerá por 10 anos. Ela estabelece di-retrizes, metas e estratégias de concretização no campo da edu-cação. A partir do momento em que o PNE começa a valer, todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas esta-belecidas por ele.

2. QUAIS SÃO AS METAS DO PNE?

O PNE tem 20 metas que abrangem todos os níveis de for-mação, desde a educação infantil até o ensino superior, com atenção para detalhes como a educação in-clusiva, a melhoria da taxa de es-colaridade média dos brasileiros, a formação e plano de carreira para professores, bem como a gestão e o financiamento da Educação. O plano também dá grande peso ao financiamento e ampliação dos in-vestimentos.

3. O DINHEIRO DO PNE PODERÁ SER IN-VESTIDO NA EDUCAÇÃO PRIVADA?

O PNE prevê investimento na educação pri-vada, uma vez que estabelece, como estratégia para o aumento de matrículas no ensino supe-rior, a ampliação de programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Su-perior (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Para a expansão de matrículas na educação profissional, também há previsão de aumentar a oferta de financiamento estu-dantil que é oferecida em instituições privadas de nível superior.

4. O PNE VAI AUMEN-TAR O NÚMERO DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR?

Sim. A meta número 12 do Plano é elevar a taxa bruta de matrícula na Educação Superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população entre 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo me-nos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Font

e: w

ww

.ebc

.com

.br

Site lista respostas para as principaisperguntas sobre o PNE

Rafael Teoforo

Page 6: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Espaço do Leitor

4 www.egemfoco.com.br

Toda a equipe pedagógica do Colégio Eduardo Gomes fi-cou extremamente satisfeita ao saber do lançamento do livro infantil “Fingi, O Sapo Fingidor”, da aluna e escritora Helena Lelli Riga, de apenas 13 anos.

Em conversa com a equipe do EG em FOCO, a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental contou como surgiu a ideia de seu primeiro livro, suas aspira-ções e o medo que tinha quan-to à repercussão de sua obra. Confira.

O nascimento de uma

ESCRITORA

Créd

ito: C

olég

io E

duar

do G

omes

Créd

ito: A

rqui

vo p

esso

al

Helena durante o Lançamento oficial do livroFingi, O Sapo Fingidor

Rafael Teodoro

Page 7: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

5www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

www.egemfoco.com.br

EG em FOCO: Qual foi sua inspiração para escrever o livro?Helena: Eu tinha em torno de 7 ou 8 anos, quando fui a um parque com a minha mãe e meus primos. Lá eu encontrei um girino, e sempre fui apaixonada por biologia e animais. Acabei levando-o para casa e, com ajuda da minha mãe, comecei a cuidar dele enquanto ele crescia. Eu achei incrível e acabei es-crevendo a história.

EG em FOCO: E quanto à publicação?Helena: Inicialmente o livro foi feito apenas para a minha fa-mília, então acabamos utilizando as minhas ilustrações. Não conhecíamos ninguém da área, então não tinha essa preten-são. Apenas neste ano (2014) minha mãe conheceu um editor e mostrou a edição que tínhamos feito. Ele gostou e, em conjun-to, decidimos publicá-la. Procuramos também uma ilustradora para ajudar nas ilustrações.

EG em FOCO: Qual foi a parte da história que te fez ter vonta-de de escrever o livro?Helena: A parte que mais me marcou foi a metamorfose. Foi o que realmente me encantou.

EG em FOCO: Você pretende continuar a carreira de escritora?Helena: Claro! Eu fiquei empolgada com o resultado e gosto muito de escrever. Eu fiz uma redação e acabei utilizando-a como início para uma nova história que estou escrevendo. Mi-nha mãe é professora de Português, e ela mesma vai me aju-dando na revisão.

EG em FOCO: E qual seria o assunto abordado na sua próxima obra?Helena: É sobre a história de uma garota, entre 13 e 14 anos, que termina um namoro e, logo em seguida, começa um novo. A história se baseia nos conflitos internos e outros fatores que acabam influenciando a menina.

EG em FOCO: O que escrever significa para você?Helena: Significa poder viver de todas as maneiras que eu gos-taria e, até mesmo, as que eu não gostaria. Escrever me dá a possibilidade de ser quem eu não sou. Mostrar características minhas que não mostro a ninguém, mudar outras que eu não gosto em mim mesma. Eu me expresso da maneira que eu qui-ser. Me ajuda a fugir da realidade, é sempre bom poder sonhar.

EG em FOCO: Quem te incentivou a ter o hábito da leitura?Helena: Meus pais, minha mãe com uma frequência maior. Um dia, ela comprou uma coleção de livros do Monteiro Lobato e sempre os lia para mim, antes de dormir. Mas meu pai também tem muita influência, sempre explicando a importância da lei-tura.

EG em FOCO: Com a sua primeira obra, e as outras que virão, a seguir, qual o público que você espera atingir?Helena: Com o meu primeiro livro, eu espero atingir o público infantil, pois é a mesma faixa etária com a qual iniciei minha obra. Conforme vou ficando mais madura, espero que minha escrita me acompanhe e eu atinja um público mais maduro com meu segundo livro e com minhas próximas criações.

EG em FOCO: Por ser uma escritora jovem, como foi a sua con-vivência com as pessoas de sua faixa etária após a publicação de seu livro?Helena: No começo, eu contei apenas para algumas pessoas. Eu tinha um pouco de medo pelo fato de o meu livro ser dire-cionado a crianças, tive medo de virar motivo de piada e, até mesmo, um pouco de vergonha. Mas depois percebi que não havia razão para eu ter medo ou vergonha. Algumas pessoas realmente zombaram de mim, mas fiquei surpresa com a quan-tidade de pessoas que se interessaram, que me deram apoio e que me parabenizaram.

EG em FOCO: Nós, do EG em FOCO, a parabenizamos pelo trabalho realizado e pela coragem e determinação que você demonstra. Você gostaria de deixar um recado para as pes-soas que leram sua obra ou que, após lerem esta entrevista, desejem conhecer melhor o seu trabalho?Helena: Eu quero agradecer pelo reconhecimento, pois é muito gratificante mesmo. Quero também agradecer quem se inte-ressar e dedicar um pouco de seu tempo para me conhecer. Isso realmente é muito especial. Obrigada!

Envie e-mails para esta seção, com nome completo, identificando se é aluno, responsável por alu-no ou outros. O informativo EG em FOCO reserva-se o direito de, sem alterar o conteúdo, resumir e adaptar os textos publicados. Os e-mails devem ser enviados para [email protected]

FALE CONOSCO

O livro “Fingi, O Sapo Fingi-dor”, escrito pela nossa querida aluna Helena Lelli Riga, foi lançado em 2014 pela Edições Zagg e con-ta com a revisão de Eleandra Apa-recida Lelli e Ilustrações de Inês Quintanilha e da própria Helena.

Page 8: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

O EG para você

6 www.egemfoco.com.br

Ano após ano, o Colégio Eduardo Gomes procura inovar e evoluir nas formas de receber e educar seus alunos e, em 2014, não foi diferente - Rafael TeodoroMelhorias

Ao final do período letivo do ano passado, o EG ini-ciou as obras de adaptação para o período integral. Ao todo, 10 salas ambientes foram construídas para os professores trabalharem com os alunos.

O local é preparado para receber nossos alunos da melhor maneira possível. As salas estão todas equi-padas com projetores e automatizadas, para dinami-zar o processo de ensino-aprendizagem.

Page 9: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

7www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Entre as mudanças e melhorias da Escola de Atle-tas, para 2014, está a troca do piso da quadra po-liesportiva.

Com o auxílio financeiro do SESI-CN (Conselho Nacional, presidido por Jair Meneguelli), a Escola de Atletas poderá contar com um piso flutuante de ma-deira, com padrão internacional, feito pela empresa Recoma.

Assim, a Escola de Atletas e o SESI-CN reafirmam a excelente parceria que já colhe os frutos do árduo (porém gratificante) trabalho.

PADRÃO INTERNACIONAL

Imagem

ilustrativa – Tatiana Gomes

Patrocinador das equipesde competição do EG

A eficiência da comunicação com os pais é essen-cial para o Colégio, por isso, o EG unificou os sites Colégio Eduardo Gomes, EG em FOCO e EG Esportes.

Agora os pais podem acessar todos os conteúdos disponibilizados nos três sites, acessando apenas um! Ao entrar no site www.colegioeduardogomes.com.br, o usuário verá 2 abas na parte superior es-querda de sua tela. As abas estão nomeadas como EG Esportes e EG em FOCO. Clicando na aba deseja-da, um novo site aparecerá e disponibilizará o conte-údo desejado. Agora, com tudo integrado, a comu-nicação é mais simples, rápida e eficiente.

UNIFICAÇÃO DIGITAL

Page 10: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

O EG para você

8 www.egemfoco.com.br

Escrever é uma forma de viver/revi-ver emoções. SER MÃE é uma grande emoção. Escrever sobre SER MÃE é uma forma de transmitir aos filhos a emoção que o nascimento deles pro-porcionou a cada uma delas.

Por isso, no dia 10 de maio, durante as comemorações do Dia das Mães, o Colégio Eduardo Gomes pôs em prática o Projeto Mães Escritoras, um traba-lho realizado por mães (textos) e filhos (ilustrações), que resultará num belo li-vro, produzido por muitas mãos.

Esse material foi digitado, revisado e encaminhado para diagramação. Em setembro, pretendemos entregar, a cada mãe escritora, um exemplar do livro, numa festa de lançamento/autó-grafos.

As mães receberão todas as informa-ções e poderão, se quiserem, encomen-dar, com antecedência, exemplares para presentear familiares e amigos.

Esperamos que esse livro seja guar-dado, para sempre, por mães e filhos, como recordação de um momento tão especial em suas vidas.

PROJETO

MãesEscritoras

Profª Maria Alice Banin

Page 11: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

9www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

PROERD

Ano após ano, o PROERD (Programa Educacional de Resistencia às Drogas e à Violência) reafirma a impor-tância de seu trabalho, que visa a ensinar, desde cedo, os riscos que as drogas podem oferecer para a saúde, segurança e bem-estar dos alunos, estimulando-os a dizer não.

A ação é simples: agir no meio natural de ensino das crianças, a escola. Com o auxílio dos professores e de policiais fardados, os jovens convivem com atitudes positivas em relação às autoridades e ao respeito às leis, desenvolvendo controle de tensões, civilidade, autoestima e, principalmente, resistência e autocon-trole frente às pressões dos companheiros que incen-tivam o uso de drogas.

Em 2014, o PROERD trabalhou com as novas turmas do 5º ano, refazendo o processo utilizado nos anos an-teriores, e os alunos garantem que aprenderam lições que levarão para a vida toda.

No dia 5 de junho, nossos alunos dirigiram-se ao Teatro Paulo Machado de Carvalho, local da formatu-ra PROERD 2014. Ao longo do evento, pais e alunos emocionaram-se com os discursos, relembrando o que aprenderam.

Alunos do 5º anocelebram formaturade projeto nacionalRafael Teodoro

Page 12: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

CAPA

10 www.egemfoco.com.br

Nascidos até o ano de 2009, muitos alunos nem presenciaram uma Copa, ou eram jovens demais para se lembrarem do fato. Mas, como todo brasi-leiro, já apreciam o futebol e buscam entender por que o futebol parece estar no DNA de cada torcedor que nasceu em nosso país.

Durante o período de férias, os alunos do período integral realizaram diversas atividades nas depen-dências do EG. Entre um jogo e outro, alguns mos-traram bom conhecimento de nomes dos jogadores, como David Luiz, Oscar, Hulk e Neymar Jr.

Para demonstrar que “têm bola no pé”, organiza-ram uma partida de futebol, que o EG em FOCO fez questão de registrar. Confira algumas fotos.

Curiosidades sobre a Copa do MundoPara informar nossos novos torcedores, prepara-

mos um pequeno guia com curiosidades sobre a his-tória das Copas do Mundo.

A Copa do Mundo foi realizada, pela primeira vez, em 1930, no Uruguai e, desde o primeiro jogo, en-canta o mundo com suas partidas emocionantes.

Idealizada pelo francês Jules Rimet em 1928, a pri-meira edição aconteceu apenas dois anos depois e foi vencida pela seleção anfitriã (do Uruguai).

Com exceção de 1930, o torneio sempre foi reali-zado em duas fases e é organizado pelas confedera-ções continentais. As eliminatórias da Copa permi-

tem que as melhores seleções de cada continente participem da competição, que ocorre em um ou mais países-sede. O formato atual do Mundial conta com trinta e duas equipes e tem seus 64 jogos reali-zados no período de 1 mês.

Apenas oito seleções tiveram o privilégio de con-quistar o título de campeãs do mundo. São elas: Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itália (1934, 1938, 1982, 2006), Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014), Argentina (1978, 1986), Uruguai (1930, 1950), Inglaterra (1966), França (1998) e Espanha (2010).

Como país anfitrião da 20ª Copa do Mundo, o Bra-sil coleciona feitos grandiosos na história da compe-tição. O maior campeão, com 5 títulos, também é o único país que foi representado por sua seleção em todas as copas. Dividia com a Alemanha o recor-de de mais finais disputadas, 7 cada. Para se chegar ao título, é necessário ganhar, e a seleção canarinho detém o maior recorde de vitórias consecutivas. De 3 de junho de 2002 a 27 de junho de 2006, nossa seleção alcançou a inédita marca de 11 vitórias se-guidas.

A Copa do Mundo é o evento esportivo mais assis-tido em todo o planeta, ultrapassando até mesmo os Jogos Olímpicos. Portanto, os olhos do mundo in-teiro se voltam para o Brasil em 2014. Não há dúvida de que nossos pequenos novos torcedores devem orgulhar-se, e muito, de poder dizer: “Eu sou brasi-leiro, com muito orgulho, com muito amor.”

Alguns de nossos alunos assistiram à sua primeira Copa e, com sentimentos diversos, eles demonstraram toda a expectativa de poder torcer, pela pri-meira vez, pela seleção que emociona e empolga cerca de 200 milhões de pessoas em nosso país - Rafael TeodoroCOPA DO MUNDO

Page 13: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

11www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Page 14: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

12 www.egemfoco.com.br

Educação Infantil

Geração Saúde

Alunos do Maternal participaram de duas atividades dinâ-micas e saudáveis. Aprenderam a cuidar do corpo, cultivando hábitos saudáveis, como consumir frutas diariamente, e a tra-balhar a coordenação motora, espaço e movimento.

Na primeira atividade, os pequeninos aprenderam que os alimentos naturais são uma rica fonte de vitaminas e que es-timulam o paladar. As professoras Pati e Kelly realizaram uma receita de espetinho de frutas. Antes de iniciar a montagem, as professoras estimularam os alunos a observarem algumas características dos alimentos trazidos, como cor, textura e peso.

Já na segunda atividade, as crianças puderam brincar de capucheta, um tipo de pipa feita de jornal, ou qualquer outro papel simples, que não usa vareta e se infla com o vento. Era uma grande diversão para as crianças, antigamente. Os brin-quedos antigos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as ca-racterísticas de um povo. Uma coisa, no entanto, não muda: o encanto que causam nas crianças. Com materiais simples, elas se entretêm e viajam para o mundo da fantasia – trans-formam-se em cavaleiros e equilibristas, voam pelos céus…

Cuidar da saúde nunca foitão divertido e saboroso!

Beatriz Omine Alunos do Nível I e do Nível II fizeram um passeio mui-to divertido e interessante ao Zoológico de São Paulo.

As crianças animaram-se ao ver de perto os animais. O leão e a girafa foram os bichos que mais chamaram a atenção das crianças, fora os pássaros e a onça. Depois de conhecer os animais, as crianças ainda fizeram um pi-quenique delicioso.

Com essa excursão, as crianças aprenderam muito so-bre os animais, seus hábitos alimentares e os cuidados de que necessitam, ampliando seus conhecimentos a respeito dos seres vivos.

Alunos visitamZoológico de São Paulo

e ficam encantadosBeatriz Omine

=

Visita aoZoológico

Page 15: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

13www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

No dia 19 de abril, comemoramos o Dia do Índio e, para homenagear aqueles que foram fundamentais para a constru-ção da história do Brasil, as crianças do Colégio fizeram ativida-des superdinâmicas. As professoras abusaram da criatividade e auxiliaram os alunos a construir ocas de papel, levando-os a aprofundarem o conhecimento sobre a cultura indígena, com músicas e vídeos para se divertirem e aprenderem muito mais, inclusive sobre a influência que os antigos moradores do nos-so país deixaram sobre a nossa gastronomia. Pensando nisso, os alunos foram até a cozinha experimental do Colégio para aprender, com o Prof. Carlos e a Profa. Thayane, a fazer um pão de mandioca delicioso. A alimentação dos índios do Brasil compunha-se basicamente de farinha de mandioca, peixe, ma-riscos e carne.

Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Dessa forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxi-cos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Como os índios não consomem produtos industrializados, fi-cam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes arti-ficiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais utiliza-dos na indústria alimentícia. Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Podemos observar, nas aldeias isola-das (sem contatos com o homem branco), indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos.

Após o preparo, os pequeninos degustaram um pão mara-vilhoso. Foi muito divertido e saboroso!

Dia do Índio

Ingredientes

- 1 kg de farinha de trigo- 3 tabletes de fermento biológico (45 g)- 1 xícara (de chá) de açúcar- 1 xícara (de chá) de óleo não muito cheia- 1 xícara (de chá) de leite morno- 1 colher (de café) rasa de sal- 3 ovos- Mandioca cozida sem fibras (200 g)

Modo de preparo

1 - Bater no liquidificador os ovos, o fermento, o leite, o açú-car, o sal, o óleo e a mandioca cozida.2 - Colocar a mistura formada em outro recipiente e, aos poucos, com uma colher, acrescentar a farinha de trigo, peneirando-a. Amasse-a.3 - Assim que a massa desgrudar das mãos, sovar. É necessá-rio que se acrescente a farinha aos poucos, pois, dependendo da qualidade da farinha (mais seca ou menos seca), a massa pode dar o ponto com uma quantidade menor de farinha.4 - Após todo esse processo, cobrir a massa com um guar-danapo limpo e deixá-la crescer até dobrar de volume.5 - Logo em seguida, sová-la por mais alguns minutos para retirar todo o gás que foi produzido na fermentação.6 - Assim que terminar a segunda sova, separar a massa em vários pedaços, que podem virar pãezinhos individuais ou, se preferir, somente um grande pão.7 - Após a modelagem do pão (ou dos pães), untar uma assa-deira com óleo e acomodá-lo (s) ali.8 - Pincelar com gema de ovo batida e deixar descansar por mais alguns minutos.9 - Em seguida, assar em forno quente, cerca de 230º graus, até que fique dourado.

Pão de Mandioca

Em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil, alunos promovem atividades superdinâmicas e diverti-das - Beatriz Omine

Page 16: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

14 www.egemfoco.com.br

Ensino Fundamental

Tudo começou com uma explicação sobre a água. A turma queria saber o que acontece com a água que cai na terra e como as plantas bebem água e se alimentam.

Então, para os alunos entenderem melhor o ciclo da água, as professoras Carmem, Kelly e Adriana levaram-nos ao labo-ratório do Colégio, com o Prof. Carlos e com a Profa. Thayane, para aprenderem a fazer um terrário.

O terrário é um recipiente de vidro, com pedras, carvão, terra e plantas. Ele permite observar o funcionamento do mundo natural, para que se compreenda melhor o ciclo da água, das plantas e se entenda como os animais nascem, vi-vem e morrem.

“Ih, choveu no terrário! De onde veio essa água?”

Depois de fechar o vidro, o ciclo começa. A água penetra pela raiz e é liberada por meio das folhas, pela evaporação. Como o espaço não é suficiente para absorver todo o vapor que fica nas paredes e no teto do recipiente, quando a umida-de chega ao ponto em que a terra já não consegue absorver a água (saturação), ocorre uma espécie de chuva, que devolve a água ao solo

Foi muito divertido e interessante!

Materiais- 1 vidro de boca larga- Terra adubada- Pá de jardinagem (pequena), ou uma colher- Plástico transparente maior que o tamanho da boca do vidro- Água filtrada- Pedrinhas- Carvão vegetal- 1 ou 2 mudas de plantas diferentes- 1 elástico

Procedimentos1. Colocar as pedrinhas no fundo do vidro. Logo acima, pôr uma camada de carvão e, por último, uma camada de ter-ra. Fazer isso até completar a metade da altura do vidro.2. Com uma pá ou colher, fazer pequenas covas na última camada de terra e plantar as mudas.3. Regar cuidadosamente a terra. Cobrir o vidro com o plástico e vedar bem com o elástico.4. Manter o terrário em um local iluminado, mas não expor diretamente à luz solar.

Construa seu próprio terrário

CultivandoA VIDA

Para entender o ciclo da água, alunos iniciam a construção de um terrário - Beatriz Omine

Page 17: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

15www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Alunos do Ensino Fundamental vão à sala de Arte para uma atividade diferente: aprender sobre o Pontilhismo e colocar em prática essa técnica!

Na técnica do pontilhismo, as figuras são compostas por pontos ou pequenas manchas coloridas que, lado a lado, suge-rem a figura e se misturam quando observadas a certa distância. O Pontilhismo surgiu na França, como tantos outros movimen-tos culturais, por volta do ano de 1880. Os principais iniciadores do movimento foram Georges Seurat e Paul Signac.

Objetivos- Estudar as características do movimento impressionista e pós-impressionista;- Conhecer os principais artistas;- Entrar em contato com a técnica utilizada;- Identificar a técnica do pontilhismo e a aplicação que envolve o uso do ponto.

Os alunos criaram um desenho, usando a técnica aprendida, e o material escolhido pela classe foi o cotonete. Interessante, não? O resultado ficou fantástico, a imaginação criou asas.

Experimentando o pontilhismo

Alunos do Ensino Fundamental vão à sala de Arte para uma atividade diferente: aprender sobre o Pontilhismo e colocar em prática essa técnica! - Beatriz Omine

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental reúnem-se em grupos e produzem uma maquete escolar. O espaço físico de que a criança participa é de suma importância para a formação de suas concepções de vida, de desenvolvimento, aprendiza-gem, e de todo o seu processo educativo, pois é nesse local que ela desenvolve suas rotinas e é a partir dele que conhece o mundo e aprende a atuar nele.

A Escola é um dos espaços cotidianos de que a criança mais participa. Partindo desse pressuposto, é relevante o processo

EG EM FORMADE MAQUETEQuem disse que o Colégio Edu-ardo Gomes não possuisua própria maquete?Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental representarama escola com grande criativida-de e imaginação! - Beatriz Omine

de conhecimento de sua escola, de como é organizada e de suas funções. Nesse trabalho, os alunos puderam conhecer e refletir sobre o mundo global que os rodeia, ampliando sua visão cartográfica.

O objetivo da aula foi proporcionar aos alunos o conheci-mento do espaço escolar, para que seja possível entender toda a dinâmica que existe por trás da organização física.

Page 18: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Ensino Fundamental

16 www.egemfoco.com.br

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, após aprende-rem sobre o ar, em sala de aula, vão ao laboratório e fazem um experimento superinteressante para ter a prova de que ele realmente existe.

O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Ter-ra. Ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da Terra, que não esteja preenchido por líquido, sólido ou ou-tros gases. É importante para a manutenção da maioria das formas de vida, tanto animais quanto vegetais.

O Prof. Carlos e a Prof.ª Thayane ajudaram os alunos a en-tenderem as propriedades dessa substância que não podemos ver, mas que é vital para nossa sobrevivência. Eles demonstra-ram que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode expandir-se.

PROVANDO QUE OAR OCUPA LUGARNO ESPAÇO

Alunos se surpreendem ao constatarem a existência do elemento essencial à vida- Beatriz Omine AROMATIZANTE

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental produzem aromatizante natural - Beatriz Omine

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de um projeto de Química em que o desafio foi a fabricação de um aromatizante de ambiente, especialmente para o Dia das Mães.

Os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sin-téticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano: pele, cabelos, unhas, órgãos genitais externos, dentes e mem-branas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência ou corrigir odores e/ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Primeiro os alunos fize-ram uma pesquisa sobre o tema proposto, procuran-do respostas sobre o que é cosmético, seus exemplos, para que servem, quem os inventou, se fazem mal à saúde e quais são seus be-nefícios.

Depois os alunos par-tiram para a prática, co-locando a mão na massa. Com o produto pronto, os alunos deram-lhe um nome, personalizaram a embalagem e presentea-ram as mães.

PROJETO DE QUÍMICA

MATERIAIS

PROCEDIMENTOS

1. Fazer uma bolinha com o lenço de papel e colocar dentro do copo, prenden-do no fundo com fita ade-siva. Prestar atenção para que o papel fique bem preso.

2. Virar o copo de cabeça para baixo e mergulhá-lo na bacia com água, sem incliná-lo.

• Um lenço de papel• Um copo

• Fita adesiva• Um becker com água

Ensino Fundamental

Page 19: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Compromisso de educar para transformar.

17www.egemfoco.com.br

Berço de grandes empreendedores e de olho nos futuros protagonistas de nossa sociedade, o Colégio Eduardo Gomes começa a difundir o assunto entre crianças e adolescentes. É no ambiente escolar que noções sobre educação financeira, consumismo, dinheiro e empreendedorismo passam a fazer parte do cotidiano de jovens estudantes. Sem contar o papel fundamental que os pais têm na formação desses consumido-res. A educação financeira já faz parte de nossa grade curricu-lar. Desenvolver a inteligência financeira é fundamental na vida de qualquer pessoa, e iniciar esse processo no período escolar é ainda mais saudável.

É necessário formar os jovens para serem os administrado-res de seus recursos e consumidores conscientes. Para admi-nistrar a vida, é preciso aprender a administrar o próprio or-çamento, o da família, saber a importância de poupar e onde aplicar essa poupança. Para isso, é preciso saber o valor do dinheiro.

Dinheiro não nasce em árvore, não cai do céu... não se pode comprar tudo, primeiro é preciso comprar o necessário... Esses são alguns dos conceitos sobre orientação financeira que os alunos do 8º ano do nosso Colégio estão aprendendo. Entre os objetivos, estão diminuir o consumismo e ensiná-los a poupar. Na educação financeira, a prioridade é o empreendedorismo, ou seja, saber fazer planos e, antes de gastar, aprender a lidar bem com o dinheiro que ganhamos.

Neste ano, para vivenciar o assunto ainda mais e incenti-var os alunos, foi realizada uma visita à empresa alimentícia “Di Cunto”. Num projeto que será desenvolvido durante todo o ano letivo, os alunos criaram microempresas, com logotipo, objetivos, público-alvo em potencial e aprenderam a pensar no planejamento de longo prazo. Dessa forma, os alunos pas-

Nossa EmpresaEmpreendedorismo também

se aprende na escola- Beatriz Omine

sam a perceber o mundo de uma forma mais empresarial, pre-ocupam-se com o custo das coisas e com o lucro. Começam a entender que as decisões que tomamos em relação ao dinhei-ro impactam a qualidade de vida. Desenvolver uma relação saudável com o dinheiro gerará mais oportunidades de as pes-soas alcançarem seus sonhos, abraçarem novas oportunidades e gerarem emprego e renda para a sociedade.

A meta é que os alunos tornem-se “farejadores” de oportu-nidades, que encontrem formas de agregar valor à sociedade e ao País.

Com produtos elaborados artesanalmente, alto padrão de qualidade e seguindo fórmulas e receitas desenvolvidas pela família, ao longo do tempo, a Di Cunto é a mais antiga fabri-cante de panetone em atividade e continua com sua matriz no mesmo local desde 1896, na Rua Borges de Figueiredo, cora-ção da Mooca. É motivo de orgulho dos moradores do bairro e de paulistanos de distantes pontos da cidade.

Família Di Cunto. Imagem: Di Cunto

Certificado recebido pelos alunos durante a visita

Page 20: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

18 www.egemfoco.com.br

Julho:

para

é hora de ir...

a escola!

Férias no Integral

Beatriz Omine

Férias! Férias é tempo de alegria, de brincadei-ras sem hora para acabar, de lanche da tarde, de bicicleta com amigos, de brincar com pai e mãe, de acordar tarde... Bem, nem sempre é assim. A roti-na de algumas crianças tem sido jogar videogame e assistir à TV o dia todo em casa... Para outras crian-ças, as férias de julho são totalmente diferentes. O que para uns pode ser estranho, para os alunos dos períodos integral e semi do Colégio Eduardo Gomes é normal – o que os outros alunos fazem em casa, eles fazem na própria escola.

A promessa foi de muita atividade, prática de esportes, atividades lúdicas e estimulantes para crianças de 0 a 13 anos, aproximadamente. A Co-ordenação e a Direção do Colégio estão animadas e fazem uma avaliação positiva das atividades ofere-cidas para as crianças.

Tudo foi pensado para afastar a ideia de “com-promisso”. Nenhuma atividade pedagógica foi rea-lizada nos cursos de férias. As crianças começaram cedo, tomando café da manhã reforçado, fazendo recreação, dormindo um pouco à tarde e se diver-tindo! Foram várias as atividades propostas, como brincadeiras, elaboração de origamis, roda de his-tórias, show com mágico, pingue-pongue, aula de culinária, festas temáticas e atividades de artesa-nato e construção de brinquedos com as próprias mãos, tudo coordenado, claro, por professores e auxiliares. E ainda houve desfile de bonecas e ati-vidades com sucata. Foram organizados, pela ad-ministração do Colégio, passeios educativos ao es-paço verde Parque Chico Mendes, ao Zoo Safári de São Paulo e ao Parque da Criança. Os alunos visita-ram ainda a fábrica de chocolate “Chocomundo” e o Bosque do Povo. Foram também ao cinema para assistir ao filme “Como treinar o seu dragão 2”.

Uma maneira saudável e divertida de aprovei-tar as férias – trabalhando a sociabilidade com as crianças e recebendo energias boas!

Page 21: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Compromisso de educar para transformar.

19www.egemfoco.com.br

Page 22: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

20 www.egemfoco.com.br

Ensino Médio

O Colégio Eduardo Gomes propõe métodos diferenciados, para que a atenção e dedicação do aluno estejam sempre vol-tadas aos estudos. Como parte desse processo, as professoras de Biologia, Valquíria e Patrícia Meira, adotaram uma atividade especial quando o assunto tratado em sala de aula foi algas.

Após um aula detalhada sobre o tema, os alunos da 2ª sé-rie do Ensino Médio dirigiram-se à cozinha experimental, onde foram recebidos pelos professores Carlos Sebode e Thayane Guagliardi, para uma deliciosa atividade.

Ao mesmo tempo que debatiam sobre a funcionalidade das algas, os alunos foram aprendendo como preparar um ali-mento que tem a alga como ingrediente: o sushi.

Dessa maneira, aprende-se mais facilmente, pois a ativida-de poderá se repetir em outros momentos da vida.

Rafael Teodoro

Alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do En-sino Médio receberam a visita do Dr. Eduardo Augusto de Sousa Costa, advogado especialista em Direito Contratual, que fez uma palestra sobre um tema que está em alta entre os alunos, mas extremamente polêmico para os pais: redes sociais.

Através de exemplos reais, o Dr. Eduardo teve a oportuni-dade de demonstrar os perigos existentes em sites que são aparentemente inofensivos. Com as orientações, os alunos podem rever suas percepções de segurança on-line e compre-enderem a maneira adequada de utilizar ferramentas on-line.

O advogado fez questão de salientar que as redes sociais não são ruins, mas que as pessoas que a utilizam podem tor-ná-las ferramentas perigosas, portanto, o uso do Facebook, Twitter e outras são imprescindíveis na atualidade, mas é de extrema importância saber usá-las adequadamente.

REDESSOCIAIS

Advogado explica para os alunos a importância de usar correta-mente as ferramentas da internet - Rafael Teodoro

Atividade serviu como base para o estudo das algas

Page 23: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

21www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

Foi divulgado no dia 12 de maio, pelo grupo islamita ultrar-radical Boko Haram, um vídeo em que aparecem quase 130 das 276 adolescentes sequestradas em uma escola do ensino médio na Nigéria.

O grupo Boko Haram, cujo nome significa “a educação oci-dental é um pecado”, não aceita a educação feminina nas es-colas e afirma que, ao sequestrar as meninas, estão realizando a conversão delas para o islamismo. Tal violência causou uma grande mobilização internacional nas redes sociais, destacan-do a participação de pessoas influentes como a primeira dama norte-americana, Michelle Obama.

Indignados com o ato desrespeitoso e inaceitável do gru-po terrorista, os alunos da 3ª série A e E, juntamente com a professora Kátia Veloso, aderiram à campanha. Com uma foto utilizando a hashtag #bringbackourgirls, divulgada nas redes sociais, juntaram-se a milhares de pessoas, ao redor do mun-do, que buscam a libertação das jovens.

Para aderir à causa, o leitor pode realizar o mesmo procedi-mento dos alunos. Confira a foto divulgada.

Alunos aderem à campanha pela libertação de jovens sequestradas - Rafael Teodoro

#Bring Back Our Girls

Alunos do 2º ano E do Ensino Médio fazem aula dinâmica, com a Profª Patricia e o Prof. Carlos, aprofundando o conhecimento sobre o reino Fungi, utilizado como alimento. Eles aprenderam sobre o cresci-mento de um fungo do tipo Basiomicetos, identificando suas diferentes estruturas. Também foi possível perceber que os indivíduos que per-tencem a um mesmo gênero têm características semelhantes, mas são diferentes, com características peculiares e modos diferenciados de se desenvolverem.

Cultivo deCOGUMELOS

Em uma atividade interativa, alunos do EM observam as sutis diferenças no reino Fungi - Rafael Teodoro

Depois de alguns dias, logo após a conclusão da experiência, os alunos tiveram a oportunidade de degustar os cogumelos, uma iguaria típica da cu-linária japonesa, o famoso Shimeji branco (Pleorotus ostreatus) e o Cogu-melo salmão (Pleorotus ostreatus).

Concluiu-se então que a biodiversidade é extremamente importante e que é possível e saudável que o homem coexista com diferentes espécies e estude sobre elas.

Para os que ficaram curiosos, os cogumelos podem ser encontrados no site www.cogubras.com.br/produtos.Cr

édito

: Cog

ubra

s

Page 24: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Esportes

22 www.egemfoco.com.br

As equipes estão disputando o 1º turno do Cam-peonao Paulista de Handebol nas categorias Infantil e Cadete (femininas) e Mirim, Infantil e Cadete (mascu-linos).

No Campeonato Brasileiro de Handebol, a equipe Cadete (masculina) conquistou o vice-campeonato. Após enfrentar um quadrangular final, a equipe che-gou à decisão contra a equipe Pinheiros. Após um jogo emocionante, a equipe do Colégio acabou ficando com o 2º lugar. Parabéns a todos os envolvidos no projeto, que sempre conquistam excelentes resultados.

HANDEBOL Equipes participam do paulistavisando ao brasileiro - Rafael Teodoro

A equipe de Natação do EG participou do Campeona-to Paulista Júnior e Sênior de Natação de Inverno 2014, considerado a mais importante competição da modalida-de, no estado, com os atletas Vitoria Ciarallo, Roni Mae-da, Leonardo Troilo, Renata Zein e Bruno Morisse.

O Colégio Eduardo Gomes conseguiu um impressio-nante 18º lugar, entre as 36 equipes participantes, con-tando apenas com 5 atletas.

Subimos ao pódio duas vezes, uma com Renata Zein, e outra com Bruno Morisse, ambos em 3º lugar em suas modalidades.

Com um número consideravelmente menor de parti-cipantes, em uma competição de alto nível, o EG reafir-ma a proposta de figurar entre os melhores, buscando sempre o aperfeiçoamento de seus atletas.

Campeonato Paulistade Natação de Inverno

Equipe do Colégio, mesmo com poucos atletas, alcança boa colocação

Rafael Teodoro

Crédito: FAP Federação Aquática Paulista

Page 25: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

23www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

15 A 19/07– CAMPEONATO BRASILEI-RO DE HANDEBOL - Categoria: Infantil feminino

25 A 27/07 – COPA SÃO PAULO DE GR (1ª Fase)

02/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

09/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

16/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

17/08 – COPA PINHEIROS DE HANDEBOL - Categoria: Sub. 15 Feminino

18/08 – LIGA DE BASQUETE- Categoria: Sub 18

19/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

20 A 24/08 – TORNEIO REGIONAL DE GR

21/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Masculino

23/08 – LIGA PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Mirim Masculino

23/08 – LIGA DE BASQUETE - Categoria: Sub 10 e 12

23/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

30/08 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Masculino

31/08 – CIRCUITO MIRIM DE HANDEBOL - Categoria: Mirim Feminino

04/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

05/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Masculino

05/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Masculino

06/09 – FESTIVAL DE GINÁSICA RÍTMICA

12/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Masculino

13/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Masculino

15/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

20/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

20/09 – CIRCUITO MIRIM DA LIGA PAULISTANA DE HANDEBOL - Categoria: Mirim Masculino

26/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

26/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Masculino

26/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Masculino

27 A 28/09 – COPA SÃO PAULO DE GR (2ª fase)

28/09 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

28/09 – CIRCUITO MIRIM DE HANDEBOL - Categoria: Mirim Feminino

01/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Mascu-lino

02/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

04/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Masculino

04/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE

HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

09/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

11/10 – LIGA PAULISTANA DE HANDE-BOL - Categoria: Juvenil Masculino

11/10 – CLÍNICA INTERESCOLAR DE GR

15/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

18/10 – CIRCUITO MIRIM DE HANDEBOL - Categoria: Mirim Feminino

18/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

21/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Masculino

21/10 – APRESENTAÇÃO AQUÁTICA DE NATAÇÃO

22/10 – FESTIVAL PEIXINHO DE NATA-ÇÃO

23/10 – CONTRA O CRONÔMETRO DE NATAÇÃO

23/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Infantil Feminino

23/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

25/10 – CAMPEONATO PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Cadete Feminino

30/10 – ENCERRAMENTO DE GA

31/10 – NOITE DE GALA DE GA

01/11 – LIGA PAULISTA DE HANDEBOL - Categoria: Mirim Masculino

22/11 – TROFÉU SÃO PAULO DE GR (2ª fase)

Obs.: Os eventos esportivos são específicos para cada modalidade e categoria. O aluno convocado receberá um comunicadodiretamente do professor. Para outras informações, entre em contato com o Departamento de Esportes e Cultura.

Calendário sujeito a alterações.

Calendário Esportivo/Cultural

Page 26: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Esportes

Toda a equipe do Colégio Eduardo Gomes ficou extre-mamente satisfeita ao saber do destaque do aluno Heitor Terciotte, 14 anos de idade, natural de São Bernardo do Campo, nas competições de judô.

Em conversa com a equipe do EG em FOCO, o aluno do 9º

ano A do Ensino Fundamental contou como surgiu o interes-se pela modalidade, suas as-pirações e como esse esporte tão importante influenciou sua vida.

Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre esse fan-tástico garoto que tem muito para contar.

ENTREVISTA

HEITOR TERCIOTTEBeatriz Omine

Como foi seu primeiro contato com o judô e por que você o escolheu? Você chegou a praticar outras modalidades antes?Não pratiquei outros esportes não, desde criança estou no judô. Na escolinha em que eu estudava, eu sempre visitava a sala do judô e gostava, já tinha interesse e comecei a me interessar mais e mais. Com três anos, eu já estava em cima do tatame. Nessa época, eu mais brincava do que treinava, na verdade (risos).

O que mais o atrai nesse esporte?O que mais me atrai no judô, tecnicamente, são os golpes, o tem-po que alcanço para poder derrubar o oponente. Mas o que mais me atrai é a filosofia do judô: o respeito ao próximo, a disciplina, o cair e levantar, a humildade e a busca da perfeição. São al-gumas das tantas coisas que o judô me ensina e que levo para minha vida cotidiana.

Você não acha o judô um esporte muito “pesado”? Você se machuca muito?Não acho pesado, pois, para praticarmos, no início, aprendemos a cair e a aplicar os golpes. Os treinos deixam o corpo forte e firme para aguentar a queda. As lesões são consequências do treino, infelizmente acontecem, mas não é sempre!

Como o judô influenciou sua vida? E como ainda influencia?Me deixou um pouco mais disciplinado, me ajudou bastante como pessoa. Sem contar o amadurecimento que eu tive. Anti-gamente, eu era bem pior do que sou hoje (risos), adotei uma postura diferente, uma nova visão e um modo novo de vida.

Qual foi o papel do esporte em seu crescimento e o que ele representa para você? O esporte mudou a sua forma de encarar a vida e os desafios quando criança?Sem dúvida, o papel do esporte foi fundamental em todas as etapas do meu crescimento, e acredito ser assim para qualquer criança que seja apresentada ao esporte desde cedo, aprenden-do seus valores. Quase o dia todo é “Judô, judô”, e eu realmente amo isso. Escola e judô são minhas maiores responsabilidades, sendo que eu treino todos os dias e, nos finais de semana, tenho de estar preparado para as diversas competições. O esporte mol-

dou meu caráter e minha personalidade. O judô me ensinou que temos de batalhar pelos sonhos e pelos objetivos, não desistir e persistir sempre. Nada é de graça, temos de ter muita determi-nação, disciplina e responsabilidade para as coisas acontecerem.

Quais os campeonatos disputados recentemente? Como foi? Haverá outros?Copa São Paulo, na cidade de São Bernardo do Campo, reunindo mais de três mil atletas de São Paulo e de outros estados, na qual fui campeão. Eu estava focado, concentrado, conhecia um pouco meus adversários. Houve uma preparação boa. Minha de-terminação foi importante para a medalha de ouro. Eu dei tudo de mim em cada combate, até chegar à final. A última foi a fase regional do campeonato estudantil. E participarei, no dia 7 de ju-nho, do Paulista. Estou descansando um pouco das competições, mas estou em treinamento.

Surgiram muitas outras cobranças após essa medalha na Copa São Paulo? E os seus planos mudaram dali em diante?A cobrança sempre existe, mas o atleta também precisa saber lidar com isso tudo. No esporte, nem sempre se vence, mas quan-do o esforço é feito, o resultado positivo vem. O que muda é a maneira como as pessoas te olham. Você nunca pode mudar o que deu certo. Melhorar sempre. É isso que coloco em minha vida desde essa conquista. Busco sempre a excelência no esporte.

E você pretende seguir a carreira profissional?Não, não pretendo, apesar de gostar muito e ter um vínculo mui-to forte com a modalidade e com meu professor. Quero apenas por hobbie mesmo, pois assim continuarei aprendendo e cres-cendo como pessoa. Poderei seguir a carreira que eu escolher, normalmente, e não largar meu esporte predileto.

Quais as dicas que você daria para os jovens atletas que so-nham ser campeões?Nunca desista dos seus sonhos, procure sempre ter objetivos, tome iniciativas e atitudes e busque sempre o melhor para você! Acredite sempre em vocês mesmo.

24 www.egemfoco.com.br

Page 27: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

Compromisso de educar para transformar.Arte e Cultura

Antes do Carnaval, vêm os preparativos e, no EG, não foi diferente. Durante esse período, nossos professores usam sua criatividade para comemorar essa festa popular.

A comemoração do Carnaval tem um significado especial em nosso país. É uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia!

É muito comum associar-mos as máscaras ao Carna-val, por isso as professoras de Arte, Vitória e Nilza, le-varam os alunos do 5º ano C,D,E e F a aprender e se di-vertir, usando e abusando da criatividade na confecção de máscaras.

Para conferir como fica-ram as máscaras, acesse o site do EG em FOCO.

A Páscoa possui diversos significados para cada um de nós, seja religioso, seja familiar. Independente da motivação de cada um para comemorar, o Colégio Eduardo Gomes tem o privilégio de poder compartilhar essa data com seus alunos.

Na quarta-feira (16/04), os alunos do Infantil e Fundamen-tal receberam a visita do Coelho da Páscoa, que aproveitou para se divertir com todos os pequenos. Os alunos interagiram entre si e aproveitaram para confraternizar com professores e alunos de outras salas.

Ao final de cada encontro, o Coelho distribuiu deliciosos chocolates, deixando o dia de nossos pequenos ainda mais doce.

PáscoaCarnaval

Professores organizam baile para comemorar a tra-dicional festa brasieira com os alunos - Rafael Teodoro

Com brincadeirase chocolates,alunos se divertem na PáscoaRafael Teodoro

25www.egemfoco.com.br

Page 28: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

26 www.egemfoco.com.br

Arte e Cultura

O Colégio Eduardo Gomes faz questão de, ano após ano, homenagear aquelas que são as mulheres mais importantes na vida de nossos alunos. Tradição no EG, a celebração do Dia das Mães 2014 novamente extrapolou as expectativas de todos no Colégio e celebrou esse dia maravilhoso, unindo, ainda mais, mães e filhos(as) em atividades que divertiram e emocionaram.

Iniciado com um delicioso café da manhã, servido no pátio e no estacionamento do Colégio, ao som do casal Júlio e Jandira, o dia prometia ser agitado, o que se confirmaria logo ao final da refeição.

Ao se iniciarem as atividades especialmente preparadas, as mães dirigiram-se aos diversos locais do EG, cada qual com atrações diferentes, uma mais chamativa do que a outra.

No Espaço Multimeios, caricaturistas estavam à disposição para criar divertidíssimos desenhos de mães e filhos. Em fren-te ao Ginásio Poliesportivo, que abrigou brinquedos exclusivos para os alunos, como tobogã, touro mecânico e piscina de boli-nhas, estavam as mesas de aeroball, pebolim e pingue-pongue.

As mamães criativas também tiveram espaços especiais para demonstrar seus dotes. No primeiro andar do prédio 1, foi organizada uma Oficina de Arte, possibilitando o trabalho artístico de todos os presentes. Para aquelas que preferiam um ambiente mais tranquilo, a Oficina de Texto estava disponível na Multimídia, localizada no segundo andar do mesmo prédio. Esse talvez tenha sido o local mais emocionante do dia. Ao es-creverem sobre o desafio de ser a mulher mais importante na vida de seus filhos, muitas se emocionaram.

Mas foi na Quadra 3 que o agito se concentrou. Luizinho, o professor da Ginástica Divertida, fez mães e alunos mexerem o esqueleto de uma forma diferente. Com movimentos inusita-dos, ao som de músicas muito divertidas, Luizinho uniu ainda mais os presentes. A alegria estava no brilho dos olhos de to-dos.

Depois foi a vez do professor de zumba, Luan Mendes, ensi-nar alguns movimentos da dança que é a nova mania em todas as academias. O trabalho de Luan chamou a atenção por ter sido produzido com alunas dançarinas do EG. As mães adora-ram, e as crianças aproveitaram para dançar muito.

A atração especial do dia ficou por conta do grupo Black-

Dia das Mãesmans que, ao som de músicas da cultura pop, trabalhou seus tambores, produzindo um batuque irresistível.

Para fechar a celebração em grande estilo, foi realizada, no Complexo Aquático, a Recreação na Piscina, entre mães e fi-lhos. Com orientações dos professores Diogo, Thais e Ana Pau-la, nossas homenageadas realizaram deliciosas atividades ao som de música – uma forma divertida e relaxante de aproveitar a piscina ao lado dos pequenos.

Ao acessarem o site do EG em FOCO, as mães poderão apre-ciar todas as fotos tiradas durante o evento, além das fotos es-pecialmente tiradas no banner colocado logo na entrada do EG.

Em homenagem ao Dia das Mães, o Colégio abre as por-tas para unir mães e filhosRafael Teodoro

Page 29: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

27www.egemfoco.com.br

O mês de junho caracteriza-se por danças, comidas típicas, bandeirinhas – as famosas festas juninas, que homenageiam Santo Antônio, no dia 12; São João, no dia 24 e São Pedro, no dia 29. No EG, já fizemos nossa comemoração, com o objetivo de ensinar/aprender mais sobre a cultura brasileira e identificar costumes e tradições regionais. O tema proposto para a festa foi “Além da Copa”, com cada barraca de jogos caracterizada de acordo com um estado brasileiro, para conhecermos um pouco mais nosso país e suas infinitas riquezas.

Como já é tradição no EG, em nossa festa, os alunos compar-tilharam pratos típicos à base de milho, amendoim e mandioca, além de as pessoas se divertirem muito em barracas de pesca, caixa surpresa, boca do palhaço, argola, tomba-lata e outras. A atração que mais chamou a atenção do público foi a mais es-perada – a “Casa dos Monstros”, organizada pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Os alunos da 1ª série do Ensino Médio ficaram responsáveis pelo deslumbrante “Boteco São Paulo”, com alunos revezando-se como garçons. Os alunos da 2ª série organizaram o divertido bingo, do qual participaram pais, convi-dados e o público em geral. Tivemos também as danças típicas de cada turma: Maternal, Nível I e Nível II, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da famosa e tradicional dança dos tercei-ranistas, com coreografia dos próprios alunos, como despedida do Colégio.

No EG, a festa junina visa à comemoração e à integração en-tre a comunidade escolar e as famílias; o exercício da cidadania, com a campanha do agasalho, e a ampliação do repertório lin-guístico e cultural dos alunos, que aprendem vocabulários re-gionais, além de utilizar diferentes linguagens (música, pintura, caricatura etc.) na organização do evento. O Colégio procurou despertar a curiosidade dos alunos através de atividades dife-renciadas e dinâmicas, promovendo a interação e a cooperação entre eles.

Parabéns à equipe Eduardo Gomes pelo trabalho conjunto, realizado desde os preparativos (ensaios, cartazes, degustação, etc., aliados aos estudos) até o dia tão esperado da confraterni-zação (07/06, sábado), da qual participaram familiares, paren-tes, amigos, alunos, professores, convidados, voluntários, dire-ção e colaboradores. Desfrutamos uma “baita festança”. “Inté” a próxima!

Festa Junina 2014

Beatriz Omine

Compromisso de educar para transformar.

ARRAIAL DO DUDU GOMES ALÉM DA COPA

Para mais informações sobre a pontuação finale galeria de fotos, acesse nosso site:

www.egemfoco.com.br

Page 30: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

28 www.egemfoco.com.br

Tecnologia

O Marco Civil da Internet, ou Lei nº12.965, aprovado pelo Senado em 23 de abril deste ano e sancionado pela Presiden-te Dilma Roussef visa a regulamentar o uso da internet no Brasil por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.

O assunto, muitas vezes, causa polêmica, devido à falta de explicação acessível ou às possíveis brechas existentes na lei. Para tirar as dúvidas do leitor, a revista EG em FOCO preparou um pequeno resumo sobre o assunto. Confira.

DireitosConsiderada como ferramenta fundamental para a liberda-

de de expressão, a internet é palco para que toda a vida pesso-al do usuário esteja exposta, seja em redes sociais, em fóruns on-line ou até mesmo digitando dados em sites de bancos.

Com o Marco Civil, o usuário tem a garantia de que seus dados pessoais, assim como seus interesses on-line não serão violados, sendo o contratado o responsável pela qualidade da conexão. Os dados do internauta serão repassados a terceiros apenas com o consentimento do contratante, ou em casos ju-diciais (Confira o tópico ”Acervo de Informações”).

NeutralidadeA neutralidade da rede, em um breve resumo, é a proibi-

ção, por parte das operadoras, de comercializarem pacotes de internet diferenciados pelo tipo de uso do consumidor. Pode--se comparar o exemplo à comercialização de pacotes em ser-viços de TV por assinatura, quando a empresa oferece planos de acordo com os canais desejados, obtendo uma diferença nos preços.

O provedor deve comercializar apenas o plano de acordo com a velocidade desejada, não restringindo o acesso do usuá-rio a nenhum conteúdo que possa utilizar mais banda*.

O governo pode fazer essa discriminação, mas apenas em duas situações: caso ela seja indispensável pelo serviço, ou no caso de os serviços de emergência necessitarem ser prioriza-

Fonte: www.olhardigital.uol.com.br

dos. Mesmo assim, o presidente em vigência não poderá sim-plesmente utilizar tal brecha, ele precisará consultar o Comitê Gestor da Internet e a Agência Nacional de Telecomunicações.

Acervo de InformaçõesOs provedores de internet deverão guardar os dados dos

usuários por, pelo menos, 1 ano; já os registros de acesso a aplicações, por 6 meses. As empresas fornecedoras de internet serão obrigados a fornecer os dados dos usuários apenas sob ordem judicial.

Qualquer empresa estrangeira que opere em território nacional tem a obrigação de respeitar a legislação brasileira, entregando informações caso haja requisição por parte da Jus-tiça. Caso se negue, a empresa enfrentará sanções como ad-vertências, multa de até 10% de seu faturamento, suspensão ou, até mesmo, proibição de atuar no mercado nacional.

Responsabilidade do UsuárioO internauta deve estar ciente de que a empresa fornece-

dora de sua conexão não deve ser responsabilizada pelo con-teúdo postado, já as empresas que oferecem serviços como redes sociais, blogs, vídeos etc. correm o risco de ser culpadas, caso não tirem o material do ar depois de avisadas judicial-mente.

Para a retirada do conteúdo, o juiz cuidará do prazo deter-minado, podendo até mesmo antecipar a data, caso exista pro-va inequívoca da agressão à pessoa prejudicada.

Obrigações do GovernoAs administrações federal, estadual e municipal deverão

cumprir uma série de obrigações, entre elas, a criação de “me-canismos de governança multiparticipativa, transparente, cola-borativa e democrática, com a participação do governo, do setor empresarial, da sociedade civil e da comunidade acadêmica”

Os governos terão a obrigação de estimular a expansão e o uso da rede, ensinando pessoas a lidar com a tecnologia, redu-zindo a desigualdade e aumentando a produção de conteúdo nacional.

Os serviços eletrônicos do governo precisarão ser integrados para agilizar processos, inclusive com setores da sociedade, e a internet ainda será usada para “publicidade e disseminação de dados e informações públicos, de forma aberta e estruturada”.

Para finalizar, governo deve incentivar a implantação de centros de armazenamento gerenciamento e disseminação de dados no Brasil a fim de promover a qualidade técnica, a inova-ção e a difusão das aplicações de internet, sem prejuízo à aber-tura, à neutralidade e à natureza participativa”.

*Banda - capacidade de transmissão

Rafael Teodoro

Page 31: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

29www.egemfoco.com.br

Compromisso de educar para transformar.

É com muito orgulho que noticiamos a vitória da equipe AC/DC/EG no Torneio de Robótica First Lego League de 2014, encerrado no dia 23 de fevereiro, em Taguatinga, no Distrito Federal, do qual participaram 60 equipes, de 14 estados. Com essa vitória, nossa equipe garantiu sua presença no World Fes-tival, que ocorreu em abril deste ano, em Saint Louis, EUA, o qual reuniu as 69 melhores equipes do mundo.

A equipe AC/DC/EG é composta pelo Professor Reginaldo, Allan, do 8º ano do Ensino Fundamental; Henrique, Leonardo, Rafael e Giovanni, do 9º ano do Ensino Fundamental; Mirela e Thais, do 2º ano do Ensino Médio e Gilmar, do 3º ano do Ensi-no Médio, que comandou a equipe.

O tema deste ano foi a Fúria da Natureza. Entre outros de-safios, os estudantes tiveram de montar, programar e operar robôs para solucionar, em três partidas de até 2min30s, pro-blemas com desastres naturais, como avalanches, deslizamen-tos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Outras eta-pas do torneio incluíram pesquisas sobre desastres naturais, o design do robô e o trabalho de equipe.

“Nossa equipe é uma das mais tradicionais em todo o Bra-sil.”, afirmou Reginaldo, professor de Robótica. Segundo ele, a equipe do EG era a mais preparada, entre todas, e foi muito elogiada pelos juízes. Depois de dois dias de disputa, iniciada no sábado, 22, com muita festa e confraternização entre mais de 500 estudantes, nossa equipe vencedora confirmou que o esforço e a dedicação valem a pena. Foram mais de 13 horas diárias de treinamento e trabalho, durante as férias e feriados, sendo que, durante a semana, os alunos e o professor treinam das 18h às 21h, e, aos sábados, das 8h às 18h.

“A gente sabia que tinha de fazer isso, abraçamos o treino forte com um único foco e objetivo, com a certeza, e consegui-mos a vitória.”, afirma o professor Reginaldo.

Atrair o interesse pelo estudo das ciências, da tecnologia e da matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Mé-dio, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico e a capaci-dade de inovar são os objetivos da competição. O torneio foi realizado pelo SESI, em parceria com a Lego, empresa dina-marquesa de brinquedos, com forte atuação em sistemas de educação, e a organização americana First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). Essa foi a primeira edi-ção nacional sob integral responsabilidade do SESI, após nove outras realizadas anteriormente no país.

FESTIVAL INTERNACIONALOutra surpresa anunciada durante a competição foi a ga-

rantia de participação a dez equipes no Festival Internacional de Robótica de Belo Horizonte, em setembro, durante a Olim-píada do Conhecimento. As escolhidas são as cinco melhores equipes da etapa nacional. Estaremos lá!

AC/DC/EG - EQUIPE CAMPEÃda Etapa Nacional do Torneio de Robótica

Beatriz Omine

Crédito: fotos de arquivo pessoal

Page 32: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

30 www.egemfoco.com.br

Fundação de Rotarianos

Durante o primeiro semestre, o Colégio Eduardo Go-mes recebeu a visita de conselheiros do Rotary do Chile e da Suécia. Nossos visitantes fizeram parte do progra-ma Intercâmbio Rotário da Amizade. Enquanto os chile-nos eram liderados pelo team leader Jorge Vega, os sue-cos do distrito 2360 estavam sob os cuidados de Gunnar Lennneras. Além de conhecer a cultura brasileira, nossos companheiros europeus e sul-americanos estavam ex-tremamente interessados nos projetos realizados pela Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul e aca-baram se surpreendendo com a estrutura e o trabalho do EG.

Em entrevista com o governador do distrito 4320, Jor-ge Vega Dias, ficamos sabendo um pouco mais sobre os objetivos, planos e opiniões da comitiva chilena. Confira.

Rotarianos vêm para o Brasil em busca de aprimoramento social e educacionalRafael Teodoro

EG em FOCO: Quais os motivos da viagem ao Bra-sil?CH: Principalmente por atividades profissionais, tu-rismo e pelo Rotary.

EG em FOCO: Que lugares vocês já conheceram, no país?CH: Vitória, Florianópolis, São Paulo e Santos.

EG em FOCO: O que você achou do Brasil?CH: O Brasil é um país muito grande, muito amisto-so, amável e carinhoso. Nós, chilenos, temos uma relação muito boa com os brasileiros. Somos como vizinhos (risos). O Rotary é uma organização que, através do conhecimento mútuo, trabalho de equi-pe e intercâmbio permite chegar à amizade.

EG em FOCO: Você considera esse intercâmbio im-portante? CH: Sim. Permite-nos realizar trabalhos em bene-fício da sociedade, possibilita a integração entre rotarianos do mundo inteiro e, inclusive, a forma-ção de profissionais que, ao se instruírem, um dia também instruirão.

EG em FOCO: É a primeira vez que visita o Colégio Eduardo Gomes?CH: Sim. Apesar de visitar outros países e seus res-pectivos colégios, é a primeira vez que conheço uma escola como esta.

EG em FOCO: Verdade? E o que você achou do EG?CH: A verdade é que este é um colégio modelo. Com tudo que a diretora (Janice Guizelini) nos mostrou e explicou, ficou claro que tenho de levar esse exem-plo e implantá-lo em nosso país, tenho de levar e mostrar para os outros também.

EG em FOCO: Qual o trabalho que vocês realiza-rão, quanto ao que conheceram durante o inter-câmbio, assim que chegarem ao Chile?CH: Regressando ao Chile, faremos uma conferên-cia sobre tudo o que foi visto e sobre nossas experi-ências. A principal meta é continuar a realizar inter-câmbio de jovens entre nossos países.

EG em FOCO: Gostaria de deixar um recado para os alunos e pessoas envolvidas nos trabalhos do EG?CH: Sim, claro! Primeiramente, parabéns aos pro-fessores e diretores que se mostraram extrema-mente envolvidos e empenhados. Aos alunos, dese-jo que absorvam o máximo de conhecimento, que tenham sempre o máximo de rendimento e que, como se diz em nosso país, absorvam o professor, porque dele vem o conhecimento e a amizade da-queles que dedicam a vida a ensinar, geram muitas oportunidades, uma rede de conhecidos e, inclusive, melhores oportunidades de trabalho. Aproveitem o tempo que possuem. Agradeçam, sempre, pelo que possuem e por quem vocês são. Um abraço.

Intercâmbiorotário da amizade

Page 33: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

31www.egemfoco.com.br

1. Rotary Club de São Caetano do SulReuniões às segundas-feiras, às 19h30minLocal: Colégio Eduardo GomesRua Major Carlo Del Prete, 1120

2. Rotary Club de São Caetano do Sul-Oeste Reuniões às terças-feiras, às 20hLocal: Colégio Eduardo GomesRua Major Carlo Del Prete, 1120

3. Rotary Club de São Caetano do Sul-LesteReuniões às quartas-feiras, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

4. Rotary Club de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões às quintas-feiras, às 20h 30minLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

5. Rotaract Club de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões a cada 15 dias, aos domingos, às 20hLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

6. Interact Club de São Caetano do Sul- EGLocal: Colégio Eduardo GomesRua Major Carlo Del Prete, 1120

7. Rotary Kids de São Caetano do Sul-OlímpicoReuniões a cada 15 dias, aos domingosLocal: Casa da AmizadeRua Cav. Ernesto Giuliano, 1253

Onde contatar o Rotaryem São Caetano do Sul

Diretora Geral do Colégio Eduardo Gomes,Janice Ap. Guizelini, realiza palestra para os visitantes

Grupo chileno liderado por Jorge Vega Dias

Gunnar Lenneras foi o team leader dos suecos do Distrito 2360

Page 34: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

32 www.egemfoco.com.br

Nutrição

Brigadeirando

Compromisso de educar para transformar.

Michelle Sposito e Thaísa de Jesus Pereira Nutricionistas da NutriSposito

Nossos alunos do Ensino Fundamental foram à cozinha ex-perimental, com nossas nutricionistas, para uma atividade de-liciosa: aprender a fazer brigadeiro de banana verde!

Mas como? Um brigadeiro de banana verde? Simples...usando a casca da banana na receita. A casca da banana, além de ter 107% a mais de potássio que a fruta, também possui mais fibras! O objetivo foi descobrir novas maneiras de utili-zar e degustar alimentos que parecerem dispensáveis, mas são úteis e deixam o produto final muito saboroso.

Após a preparação, as crianças degustaram a deliciosa so-bremesa.

Beatriz Omine

Ingredientes5 cascas de bananas verdes1 litro de água1 xícara e ½ de açúcar1 xícara de farinha de trigo½ xícara de farinha de aveia1 xícara de leite½ xícara de leite em pó½ xícara de chocolate em pó1 colher (de sopa) de margarina

Modo de preparoCozinhe as cascas de banana com a água e o

açúcar, até amoleceram. Espere esfriar. Bata no liquidificador a casca, a farinha, o chocolate, o leite e o leite em pó. Leve ao fogo, com a marga-rina, até que a massa solte do fundo da panela. Espere esfriar, enrole e decore com chocolate granulado. Se preferir, utilize pequenos copos plásticos para porcionar o brigadeiro.

CuriosidadeO delicioso “Docinho de Brigadeiro” surgiu durante os anos

50, quando o Brigadeiro Eduardo Gomes servia um apetitoso docinho em festas e jantares, quado era candidato a presiden-te. Esse docinho ficou conhecido como “docinho de brigadei-ro” e, com o tempo, tornou-se o famoso brigadeiro!

Page 35: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014

O q

ue p

odem

os a

pren

der c

om o

fute

bol?

Qua

ndo

orie

ntad

o po

r um

pro

fess

or d

e Ed

ucaç

ão F

ísica

, o e

spor

te m

ais p

opul

ar d

o pl

anet

a po

de se

r a p

onte

pa

ra a

apr

endi

zage

m d

e va

lore

s. B

ons m

otivo

s par

a se

u (s

ua) fi

lho

(a) j

ogar

fute

bol n

a es

cola

!

Font

e: w

ww

.edu

carp

arac

resc

er.c

om.b

r

Page 36: Informativo EG em foco - Edição 5 / Ano 3 / 2014