Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

5
Distribuição Gratuita Publicação Bimestral da FUCAPI Ano VIII - Número 39 - Manaus - AM - Fevereiro de 2008 InFucapi Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Educação FUCAPI qualifica mão-de-obra para atuar na área da Biotec- nologia com ênfase em Cosme- tologia. Pág. 03 Bem-estar e saúde Programa Qualidade de Vida da FUCAPI implanta modalidade de dança. Pág. 04 CT&I Ministros propõem criação de es- tratégia nacional para garantir a sustentabilidade da Amazônia. Pág. 04 Foto: Marcone Duarte Resp. Social Foto: Arquivo Fucapi Direção da FUCAPI recebe comitiva interministerial Oficina em comunidade indígena em Barce- los reforça compromisso da Rede Norte com a função social da Propriedade Intelectual Pág. 02 Foto: Sônia Tapajós Composição: Osvaldo Relder oFoto: Artur Bitar Centro Educacional FUCAPI - Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque implanta curso pioneiro na Região Norte Dança de Salão anima colaboradores Crianças e adolescentes aprendem a preservar o Meio Ambiente Dependentes de colaboradores da Fundação participam do Pro- grama Amigos da Natureza Pág. 04

description

 

Transcript of Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

Distribuição Gratuita

Pu

blic

ação

Bim

estr

alda

FUC

AP

I

Ano VIII - Número 39 - Manaus - AM - Fevereiro de 2008InFucapi

Fundação Centro de Análise, Pesquisae Inovação Tecnológica

Educação

FUCAPI qualifica mão-de-obra para atuar na área da Biotec-nologia com ênfase em Cosme-tologia.

Pág. 03

Bem-estar e saúde

Programa Qualidade de Vida da FUCAPI implanta modalidade de dança.

Pág. 04

CT&I

Ministros propõem criação de es-tratégia nacional para garantir a sustentabilidade da Amazônia.

Pág. 04

Foto

: M

arco

ne D

uart

e

Resp. Social

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Direção da FUCAPI recebe comitiva interministerial

Oficina em comunidade indígena em Barce-los reforça compromisso da Rede Norte com a função social da Propriedade Intelectual

Pág. 02

Foto

: Sô

nia

Tapa

jós

Com

posi

ção:

Osv

aldo

Rel

der

oFot

o: A

rtur

Bita

r

Centro Educacional FUCAPI - Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque implanta curso pioneiro na Região Norte

Dança de Salão anima colaboradores Crianças e adolescentes aprendem a preservar o Meio Ambiente

Dependentes de colaboradores da Fundação participam do Pro-grama Amigos da Natureza

Pág. 04

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

InFucapi

InFucapi - 02

Rede Norte: propriedade intelectual ao alcance de todospropriedade intelectual

A Rede Norte de Propriedade Intelectual, Bio-diversidade e Conhecimentos Tradicionais (RN-PIBCT) foi criada em 2003, com a proposta de promover a função social da Propriedade Intelectual, o uso sustentável dos recursos da biodiversidade e dos mecanismos diferencia-dos para a proteção dos conhecimentos tradi-cionais oriundos da Região Norte.

A criação da rede se deve, sobretudo, em virtude do desenvolvimento da Ciência e Tec-nologia ocorrido nas últimas décadas, o qual estimula o uso do sistema de propriedade inte-lectual, devido a diversos fatores, entre os quais destacam-se: o rápido avanço científico e tec-nológico, a criação de tecnologias de caráter diferenciado em relação àquelas tradicionais, novas formas de agregar valores a produtos e serviços, diferentes padrões de inovação en-tre os países, surgimento de novas formas de proteção ao trabalho intelectual e questiona-mentos sobre os requisitos tradicionais para a concessão da proteção.

União entre os atores influenciapolíticas públicas

Portanto, a Rede Norte surgiu com os se-guintes objetivos: criar espaços de articulação entre os atores da região para a geração de ações estratégicas que permitam alavancar o desenvolvimento sustentável da Amazônia; fa-cilitar o desenvolvimento de ações cooperativas para a compreensão do sistema de proprieda-de intelectual e suas interações com a biodiver-sidade e o conhecimento tradicional, permitin-do aprendizado conjunto e integrador de ação articulada; participar de debates e influenciar as políticas públicas envolvendo propriedade intelectual, biodiversidade e conhecimentos tradicionais; apoiar os núcleos de Proprieda-de Intelectual e detentores de conhecimentos tradicionais; gerar e difundir informações; promover o uso sustentável da biodiversidade e incentivar a repartição de benefícios justa e eqüitativa entre as sociedades tradicionais.

Divulgação fortalece debate sobre legislaçãoA rede, na qual congregam instituições sem

fins lucrativos que atuam na Região Amazôni-

Indígenas apresentam trabalho durante a oficina em Barcelos

ca, busca o aperfeiçoamento da legislação sobre a repartição de benefícios decorrentes do acesso ao conhecimento tradicional as-sociado ao patrimônio genético, com poten-cial econômico. Para isso, o esforço da enti-dade concentrou-se, durante o ano passado, na sua participação para a divulgação e esclarecimento da Consulta Pública número 02, lançada pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético/MMA, como forma de apresentar críticas e sugestões que culmi-nem na melhoria da lei pertinente.

A divulgação aconteceu por meio de di-versas oficinas de trabalho realizadas junto às comunidades indígenas presentes nos municípios de Barcelos, São Gabriel da Ca-choeira, Atalaia do Norte, Tefé, Manicoré, entre outras.

No intuito de facilitar as atividades da Rede Norte e criar uma sinergia entre os seus membros, criou-se comissões estaduais. No caso da Comissão do Amazonas, a qual abrange ainda o Estado de Roraima, o destaque fica por conta do número de integrantes, sua força de coesão e as atividades implementadas, o que tem mostrado tratar-se de uma experiência única dentro da rede. O engajamento propicia a adesão de novos integrantes, e ainda influencia as políticas públicas estaduais. À frente da coordenação está a colaboradora da FUCAPI Sônia Tapajós, que atua no Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação (NUPI/FUCAPI).

Sinergia e diversidade: pontos fortesda Comissão do Amazonas

Para Sônia a atuação da Rede Norte é de extrema importância para o engajamen-to das diferentes estruturas que a compõem.

“Acredito que a RNPIBCT desempenha um papel muito importante para a articulação das instituições regionais envolvidas nas diversas áreas da propriedade intelectual, seja a proteção da propriedade industrial, representada pelas marcas, patentes, dese-nhos industriais, ou seja pela proteção dos conhecimentos de populações tradicionais.

Essa articulação é claramente percebida quando observamos a diversidade de ins-tituições participantes da Comissão Ama-zonas da Rede Norte. Temos universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, agências governamentais, entidades as-sociativas de empresas industriais, órgãos públicos estaduais e federais, além de insti-tuições do chamado terceiro setor “, explica a coordenadora.

Encontros Anuais reafirmamcompromisso da Rede Norte

Desde a sua implantação, a Rede Norte vem realizando encontros anuais com o pro-

pósito de divulgar o tema, bem como susci-tar o debate sobre o assunto. O I Encontro aconteceu em Manaus, em março de 2005, e priorizou a apresentação e discussão so-bre os fundamentos e formas de proteção do conhecimento no âmbito da proprieda-de intelectual, abrangendo principalmente aspectos da propriedade industrial, direito autoral, recursos genéticos e conhecimento tradicional, possibilitando a compreensão e a importância do tema para a região, como forma de subsidiar a implementação da Rede Norte. Na ocasião, o evento foi divi-dido em oficinas de capacitação e palestras, contou com a participação de 150 inscritos, dos quais 23 eram de instituições integran-tes da rede. Durante três dias foram discuti-dos assuntos relacionados ao tema.

Já o II Encontro ocorreu em outubro de 2006, em Ananindeua, no Pará, e teve como eixo de discussão o tema “Repensando os caminhos da pesquisa com povos indígenas e sociedades tradicionais: novas diretrizes para a construção das práticas científicas”. O objetivo foi discutir sobre o momento atu-al da pesquisa científica no Brasil, a visão da comunidade científica sobre as dificulda-des e potencialidades em relação ao acesso e uso da biodiversidade, e conhecimentos tradicionais associados na pesquisa, de-senvolvimento tecnológico e bioprospecção, fazendo um paralelo com a valoração da sociobiodiversidade e os novos desafios na pesquisa envolvendo conhecimentos tra-dicionais com povos indígenas no Brasil, a fim de propor novas práticas científicas: consentimento prévio e repartição de bene-fícios, segundo a visão dos povos indígenas e sociedades tradicionais sobre as práticas de pesquisa.

Durante o evento, houve uma mesa-re-donda onde foram demonstradas as expe-riências dos parceiros da rede relacionadas ao tema do encontro. E no último dia ocor-reu a reunião com os membros da RNPIBCT, com o objetivo de revisar as decisões do I Encontro da Rede Norte sobre: secretaria-executiva, comitê gestor e comissões da Rede Norte, atualização do

Comunidade indígena se une para encerramento das atividades do evento proposto pela Rede Norte

Foto

: Sô

nia

Tapa

jós

Foto

: Sô

nia

Tapa

jós

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

InFucapi

InFucapi - 03

GENIUS e FUCAPI oferecem ferramentadidática para alunos

Parceria

O perfil do técnico em Biotecnologia foi de-lineado conforme as competências dos pro-fissionais da área de Química, visualizando e propondo soluções para os problemas técnicos, humanos e profissionais, e respal-dado no desenvolvimento de metodologias específicas aos procedimentos da Biolo-gia Celular, Biologia Molecular, Bioquími-ca, Genética, Imunologia e Microbiologia.

O Genius Instituto de Tecnologia cedeu à FUCAPI, em caráter gratuito, a licença do sistema ASR (Automatic Speech Recogni-tion) para utilização nas aulas práticas do curso da Ciência da Computação da Fun-dação, o que acontecerá durante o ano letivo de 2008.

O sistema de reconhecimento da fala foi desenvolvido pelo Genius, centro de pesquisa e desenvolvimento privado e, certamente será uma ferramenta didática importante para os estudantes do Instituto de Ensino Superior FUCAPI (CESF/FUCAPI). A iniciativa propiciará que cerca de 180 universitários utilizem a solução ASR, aprendendo na prática todo o conceito de automação por comando verbal.

A ferramenta irá colaborar ainda para que os estudantes aprendam a desenvol-ver projetos como sistema de atendimento telefônico automatizado por comando da

fala e outras aplicações que possibili-tem o entendimento dos princípios, dos recursos, do funcionamento da tecno-logia e de como ela pode ser trabalha-da.

Para o pesquisador da FUCAPI, Marco Cristo, do Núcleo de Pesquisa da Computação (NEPComp), a grande importância do recurso está no reco-nhecimento do português brasileiro e suas variações regionais. “A principal vantagem do ASR em comparação a outros sistemas é a capacidade de re-conhecer o português falado em dife-rentes regiões do País, o que garante melhores resultados nas aplicações”, afirma o pesquisador.

O Genius concedeu gratuitamente a licença do aplicativo à FUCAPI por seis meses, com possibilidade de reno-vação.

Para Mário Ferreira Filho, gerente de projetos corporativos do Genius, a concessão do ASR para fins educati-vos é resultado de uma parceria que visa aproximar as duas instituições e a disseminar a tecnologia desenvolvida pelo instituto, potencializando o desen-volvimento de diversas soluções onde o reconhecimento da fala tem um valor agregado.

A FUCAPI pretende estender a uti-lização da ferramenta aos alunos do curso de Engenharia da Computação.

A Fundação, por meio do Centro Educacio-nal FUCAPI - Lynaldo Cavalcanti de Albu-querque (CEEF/FUCAPI), iniciou em fevereiro de 2008 e de forma pioneira na Região Nor-te o Curso Profissionalizante em Biotecnolo-gia, com ênfase em Cosmetologia.

O objetivo com a implementação do curso é oferecer ao mercado mão-de-obra qualificada, capaz de atuar em segmentos pouco explorados, sobretudo, em virtude da disponibilidade e da diversidade vegetal da região. Dessa forma, a criação do curso promete satisfazer a todos: ganham os em-presários, os profissionais e a região, que passará a oferecer mais oportunidades para os diversos atores locais e assim incrementar o desenvolvimento socioeconômico da Ama-zônia.

A iniciativa da FUCAPI foi reforçada após a redefinição do Processo Produtivo Básico (PPB), voltado ao segmento de cosméticos, o qual promete aquecer o setor, levando as empresas a aumentarem os investimentos e colaborando para a instalação de novas indústrias que queiram produzir no Pólo In-dustrial de Manaus (PIM). Conseqüentemen-te, haverá necessidade de capital intelectual, portanto, a FUCAPI vislumbrando esse cená-rio busca preparar os futuros profissionais.

“Temos, pelo menos, uma empresa que tem sua instalação confirmada, mas com a for-mação de recursos humanos de qualidade para atuar nesta área da biotecnologia, po-derão vir outras e nossa população deve es-tar pronta para este futuro próximo”, afirma Roberto Riether, diretor do CEEF.

Saiba Mais+

Curso técnico pioneiro oferece qualificação profissional para atuação na indústria química e

de cosméticos

Educação

Com

posi

ção:

Osv

aldo

Rel

der

Com

posi

ção

Osv

aldo

Rel

der

site, manutenção da lista de discus-sões, ações da RNPIBCT e o III Encontro. Na reunião o eixo de atuação da rede foi amplificado para apoio aos Nú-cleos de Inovação Tecnológica (NITs), além da definição para o III Encontro da RNPIBCT, que ocorrerá em março de 2008, no Amapá, entre outros en-caminhamentos que serão definidos através das discussões via internet.

O III Encontro terá como desafio propor a formalização da rede. “O maior desafio que temos hoje é a for-malização da Rede Norte como pessoa jurídica, o que facilitará a obtenção de recursos financeiros para sustentar suas ações. Isso será uma proposta levada pela Comissão Amazonas/Roraima para o próximo encontro, no Amapá. Atualmente, os recursos financeiros uti-lizados na realização de eventos, inclu-sive os encontros anuais, são oriundos das instituições integrantes ou obtidos em nome destas, nos órgãos de finan-ciamento do País “, conclui Sônia.

Saiba Mais+

As primeiras manifestações de vulto so-bre a proteção da propriedade intelectu-al no mundo datam do século IX, que foram a Convenção de Paris, em 1883, a qual trata sobre a propriedade indus-trial e a Convenção de Berna, em 1886, sobre a propriedade artística e literária, ou seja, o direito autoral.

No Brasil, o primeiro passo de que se tem notícia sobre a proteção de inventos e inventores, foi o Alvará de 1º de abril de 1808, assinado por D. João VI, que revogava o Alvará de 05 de janeiro de 1785, o qual concedia o privilégio exclu-sivo de uso e fabricação de uma nova máquina ou de alguma invenção nas artes, por 14 anos, desde que o inventor apresentasse o plano de seu invento à Real Junta de Comércio.

Fonte: Artigo – A Experiência da Co-missão do Amazonas no Fortalecimento e Desenvolvimento de RNPIBCT

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

InFucapi

InFucapi - 04

Ministros visitam a FUCAPI e discutem o futuro da Região Amazônica

CT&I

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Dança de Salão: sucesso garante salas lotadas

Programa Qualidade de Vida da FUCAPI oferece

Dança de Salão

Bem-estar e saúde

Os ministros Gilberto Gil, da Cultura e Ro-berto Mangabeira Unger, do Núcleo de As-suntos Estratégicos da Presidência da Repú-blica, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente e assessores, estiveram reunidos com a direção da FUCAPI, repre-sentantes do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Amazonas (Sebrae/AM) e pequenos empreendedores.

O encontro aconteceu no dia 17 de janei-ro na sede da FUCAPI, e teve como objetivo

central promover o debate junto à comuni-dade comprometida com o desenvolvimen-to da Região Amazônica, de modo que o resultado da reunião estruture uma estraté-gia nacional capaz de garantir a sustenta-bilidade da região.

O ministro Roberto Mangabeira escla-receu que pretende criar uma mobilização nacional formada por cientistas, empresá-rios, políticos, trabalhadores e lideranças da sociedade em torno da causa amazô-nica.

Na ocasião, a diretora-presidente da FUCAPI, Isa Assef dos Santos, apresentou aos ministros as contribuições da Fundação para o desenvolvimento do capital inte-lectual e tecnológico da região, dentre as quais destacou o projeto Design Tropical, responsável pela criação de objetos com design moderno e produzidos por meio da utilização de resíduos florestais.

Inclusive, ao final do encontro, a Drª Isa Assef agraciou os ministros com duas ar-raias confeccionadas de tucumã e elabora-das pelo Design Tropical.

Foto

: Mar

cone

Dua

rte

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, quando a suíça Louise Poças Lei-tão, fugindo da I Guerra Mundial, aportou em São Paulo. Ensinando valsa, mazurca e outros ritmos tradicionais para a sociedade paulista, madame Poças Leitão não imaginava que iria criar uma tradição tão forte, seguida por dis-cípulos que continuariam a divulgar a dança de salão.Fonte: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/060605_fit_dancar.htm

Saiba Mais+

Programa “Amigos da Natureza” contribui para cons-cientização ambiental de crianças e adolescentes

A FUCAPI, por intermédio do setor de Responsabilidade Social, implantou o Programa Amigos da Natureza, do dia 30 de janeiro ao dia primeiro de feve-reiro.

O programa tem por objetivo proporcionar a conscientização dos dependentes dos colaboradores da Fundação, na faixa etária entre 10 e 13 anos, sobre os pequenos gestos ambientais do dia-a-dia, mas que, no entanto, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Programa Amigos da Natureza ocorre em três dias, durante o turno ma-tutino, nos meses de janeiro e julho de cada ano. Cada dia possui um tema am-biental, que é desenvolvido pela equipe organizadora. De acordo com a temáti-

ca escolhida, as ações são planejadas e divulgadas através de uma programação contendo as atividades, datas e horários. Entre as principais atividades que são de-senvolvidas no programa estão: palestras e aulas práticas; oficinas; dinâmicas mo-tivacionais; trabalho de equipe; ativida-des lúdicas e criativas (teatro, jogos, etc.) e visitas a museus, exposições e bosques.

A atual versão do programa contou com 35 participantes, os quais aprende-ram sobre a importância do manuseio da água, da reciclagem e sobre a preser-vação da Amazônia, tudo isso de forma lúdica e interativa, com brincadeiras, exi-bição de filmes, dinâmicas, gincana, ofi-cina de reciclagem e excursão educativa ao Bosque da Ciência, sob a orientação de excelentes profissionais da área am-biental da Fundação. Esta versão contou também com o apoio do Projeto PIATAM e do INPA. Ao final do Programa, os par-ticipantes mirins receberam certificados e fizeram o juramento do Amigo da Natu-reza.

A FUCAPI acredita que, por meio da conscientização desses jovens, este programa deverá se tornar um pólo semeador de cidadãos defensores da vida no planeta, multiplicadores das boas práticas ambientais.

Foto

: Artu

r Bi

tar

A partir de 2008, os colaboradores da FU-CAPI passaram a ter mais uma boa opção de saúde, bem-estar e interação social – A Dança de Salão é a mais nova modalida-de oferecida pelo Programa Qualidade de Vida, o qual dispõe de Ginástica Laboral, Massagem Relaxante e orientação nutricio-nal.

A iniciativa partiu da professora de Edu-cação Física Deborah Montenegro, e rece-beu o apoio da líder do Treinamento, Celes-te Corrêa e da coordenadora de Gestão de Pessoas, Auxiliadora Maia.

Logo após a abertura das inscrições, notou-se o grande interesse pelas aulas.

“A procura superou as expectativas, já que foram inscritos setenta e dois colaborado-res. As aulas que seriam para uma turma e duas vezes por semana, passaram para duas turmas, porém, uma vez por semana. Elas acontecem no intervalo do almoço”, explica Deborah.

Além de estimular o convívio social, a dança funciona como um redutor de estres-se e de tensões. “A Dança de Salão é uma atividade de baixo impacto, acessível para pessoas de qualquer idade, independente-mente de seu condicionamento físico. Com muita diversão, as pessoas perdem peso, melhoram a circulação e o condicionamen-to aeróbico, sentindo-se muito mais dispos-tas e alegres”, completa a professora.

Responsabilidade Social

Amigos da natureza fazem juramento e recebem certificados

Encontro reúne representantes de diversos segmentos e autoridades locais

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.39 - 2008

InFucapiInFucapi

InFucapi - 06InFucapi - 05

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Danilo Areosa, 381Distrito IndustrialCEP: 69075-351

Manaus - AM

Diretora-PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e ediçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e diagramaçãoOsvaldo Relder

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3000Fax.: (92) 3613-2688

Reciclar garantia de um futuro melhor!

FUCAPI encerra 2007 comemorando 25 anos de atuaçãoEvento

No dia 17 de dezembro, a FUCAPI além de comemorar os 25 anos de sua instalação no Estado do Amazonas, aproveitou a oportuni-dade para homenagear personalidades locais, lançar livros e a edição da sua revista institu-cional. O evento aconteceu no Salão Nobre do Centro Cultural Povos da Amazônia.

A celebração foi o reconhecimento da FUCAPI por aqueles que efetivamente con-tribuíram para o desenvolvimento da região. Entre os homenageados, que receberam as placas comemorativas, estavam várias autori-dades, representantes da Suframa, de empre-sas e indústrias do Pólo Industrial de Manaus (PIM), secretários de Estado, empresários da imprensa local, entre conselheiros e diretores da Fundação.

A programação contou com o lançamento de livros que tratam de assuntos como desen-volvimento da região, gestão de negócios e tecnologia, sendo que todas as obras foram

organizadas por colaboradores da insti-tuição, conforme quadro na página 6.

Na ocasião a FUCAPI lançou a 12ª edição da revista T&C Amazônia, maga-zine quadrimestral da instituição, a qual aborda temas nacionais relevantes e em especial da Região Amazônica. Esta edi-ção traz matérias e artigos relaciona-dos ao tema TV Digital.

A FUCAPI tem muitos motivos para comemorar, em virtude de sua importante atuação nos âmbitos educacional e tecnológico.

Desde sua criação em 1982, a FUCAPI tem se pautado pelo pioneirismo, destacando-se também em nível nacional. A Fundação foi citada na primeira Lei de Infor-mática como a principal instituição tecnológica da Região Norte, por sua atuação voltada para o apoio técnico às empresas instaladas em Manaus.

Na sua história, estão grandes marcos como a criação da primeira escola técni-ca em informática do País - o Centro de Ensino Profissionalizante em Informática (CEPI), iniciando sua atuação na área da Educação. Também de forma pioneira na Região Norte criou uma programação de cursos regulares de especialização em ní-vel de pós-graduação “lato sensu”. E em outra iniciativa inédita, implantou o Centro Educacional FUCAPI - Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (CEEF/FUCAPI), ofere-cendo o primeiro curso de nível médio na

Claudino Lobo Nogueira

Antonio Luiz da Silva Maués

Rogério Azevedo PereiraIamara Cavalcante Antunes

Cinthia da Cunha Mendes

Valdemir de Carvalho Barros

Augusto César Barreto Rocha

Dimas José LasmarFernando Santos Folhadela

Desenvolvimento Regional: Idéiase Estratégias para o Amazonas

OrganizadoresCinthia da Cunha MendesFernando Cardoso Lucas Filho

Gestão de Negócios: Experiências e Proposições paraos Ambientes Institucional, Educacional e Empresarial

Organizadores

Estudos em Química e Engenharia:Contribuições Tecnológicas para a Amazônia

Andréa Grano MarquesHyelen Bezerra Gouvêa Valdivino

João Tito BorgesOrganizadores

Francisco Elno Bezerra HerculanoFrancisca Dantas Lima

Niomar Lins PimentaGuajarino de Araújo Filho

Dimas José Lasmar

Raphael Skrobot Barbosa Grosso

Francisco Raimundo da Silva

Fernando Santos Folhadela

Marco Antonio Pinheiro de CristoNeide Ferreira Alves

Organizadores

Tecnologias da Informação e Comunicação

Marco Antonio Pinheiro de CristoKetlen Karine Teles Lucena

Ilton L. S. Seixas

Neide Ferreira Alves

Vilar F. da Camara Neto

Frederico da Silva Pinagé

Karlo Homero Ferreira Santos

Eduardo Freire Nakamura

Carlos Maurício Seródio Figueiredo

Yasue Kashimura

Anderson Fernandes Esteves

Hernan Santiago Marinho

Renata Onety

Ricardo Wilson Aguiar da CruzVicente Fernandes Tino

Luciano Tavares Barbosa

Flávio Salvador Damasceno

Josias Coriolano de Freitas

Hyelen Bezerra Gouvêa Valdivino

Direção e conselheiros celebram o sucesso da FUCAPI

Foto

:Arq

uivo

Fuc

api Colaboradores da FUCAPI se

despedem do ano com festa de confraternização

No dia 21 de dezembro, a Fundação ofereceu aos seus colaboradores uma festa de confraternização muito animada.A festa aconteceu na

quadra coberta da Associa-ção Pestalozzi e teve início com a celebração do culto

ecumênico realizado pelo pastor Elionai e pelo padre

Danival. Em seguida aconteceu a apre-sentação do humorista Márcio Braga.

Na ocasião os colaboradores des-frutaram de um coquetel regado à distri-buição de vários brindes, entre os quais destacamos: 02 notebooks; 02 tevês de LCD, sendo uma de 32” e outra de 26”; e 01 câmera fotográfica digital.

Para finalizar a festa os colabora-dores da FUCAPI receberam cestas natalinas.

O evento contou com a presença

O humorista Márcio Braga nasceu no muni-cípio de Tefé, no Estado do Amazonas. Des-de menino gostava de animar as turmas de amigos e familiares contando piadas e imi-tando parentes e conhecidos. Aos 15 anos foi estudar em São Paulo, ocasião em que a intermédio de professores, despertou o amor pela arte.

Há alguns anos, Braga criou a persona-gem Joselma, que além da sátira à Joelma, vocalista da Banda Calypso, é uma homena-gem aos paraenses.

Atualmente, Márcio mora em São Paulo e participa do curso na Escola de Atores Wolf Maia, além de manter uma agenda agitada.

“Tenho alguns projetos em andamento como shows, participações em programas humo-rísticos e em outros meios de comunicação”, comenta o humorista.

Vale a pena conferir o show!

Saiba Mais+

á r e a de Tecno-logias Industriais Básicas, entre outras ações inovadoras.

A Fundação conta ainda com o Instituto de Ensino Superior FUCAPI (CESF). Atualmen-te, a instituição tem em média 1.600 alunos matriculados no Ensino Superior, 1.420 estu-dantes no ensino técnico-profissionalizante (nível Ensino Médio) e 120 alunos participan-do dos cursos de pós-graduação que promo-ve regularmente.

Márcio Braga: “Com tantas histórias sobre paraenses a Joselma foi uma ma-neira de homenageá-los, com um jeito leve de brincar”.

de aproximadamente 450 colabora-dores, sendo que muitos apoiaram a iniciativa. “Muitos colaboradores me falaram que gostaram do evento, prin-cipalmente do show do Márcio Braga,

que foi um momento de descontração e alegria. Também foi mencionado o sorteio de brindes como um ponto posi-tivo”, afirma Larissa Prado, responsável pelo Marketing da FUCAPI.

Foto

: D

ivul

gaçã

o

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rtur

Bita

r

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: M

arco

ne D

uart

e