Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

6
Distribuição Gratuita Ano IX - Número 45 - Manaus - AM - Fevereiro de 2009 InFucapi Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Publicação Bimestral da FUCAPI TESAM/FUCAPI desenvolve tecnologia para a área de saneamento Pág. 02 Código de Ética Composição: Osvaldo Relder RESOC/FUCAPI promove palestra sobre Código de Ética. Pág. 03 Documento propõe ações pautadas pela Ética Gestão Treinamento Negócios Área da Cooperação Internacional da FUCAPI potencializa recursos em prol do desenvolvimento econômico. Pág. 04 Cooperação internacional aproxima países e gera negócios GOVER/FUCAPI realiza curso Critérios de Excelência 2009 e Formação de Examinadores. Pág. 05 Curso faz parte das atividades do projeto GESNORTE Colaboradores recebem Prêmio FUCAPI de Gestão. Pág. 06 Evento conta com a presença de diretores da Fundação Foto: Arquivo Fucapi Foto: Arquivo Fucapi Foto: Arquivo Fucapi Ilustração: Arquivo Fucapi

description

 

Transcript of Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

Distribuição Gratuita

Ano IX - Número 45 - Manaus - AM - Fevereiro de 2009InFucapi

Fundação Centro de Análise, Pesquisae Inovação Tecnológica

Pu

blic

ação

Bim

estr

alda

FUC

AP

I

TESAM/FUCAPI desenvolve tecnologia para a área de saneamento

Pág. 02

Código de Ética

Com

posi

ção:

Osv

aldo

Rel

der

RESOC/FUCAPI promove palestra sobre Código de Ética.

Pág. 03

Documento propõe ações pautadas pela Ética

GestãoTreinamentoNegócios

Área da Cooperação Internacional da FUCAPI potencializa recursos em prol do desenvolvimento econômico.

Pág. 04

Cooperação internacional aproxima países e gera negócios

GOVER/FUCAPI realiza curso Critérios de Excelência 2009 e Formação de Examinadores. Pág. 05

Curso faz parte das atividades do projeto GESNORTE

Colaboradores recebem Prêmio FUCAPI de Gestão.

Pág. 06

Evento conta com a presença de diretores da Fundação

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

iFo

to:

Arq

uivo

Fuc

api

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Ilust

raçã

o: A

rqui

vo F

ucap

i

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

InFucapi

InFucapi - 02

InFucapi

Negócios

InFucapi - 02

Projeto de pós-tratamento de esgoto contribuipara a preservação ambiental

A FUCAPI, por meio do Núcleo de Tecnologias Sócio-Ambientais (TESAM) e em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), vem desde 2007, desenvolvendo projeto na área de saneamento.

Intitulado “Pós-tratamento de esgoto usan-do filtro raiz em áreas alagáveis”, o objetivo do projeto é implantar protótipos de sistemas de pós-tratamento de esgoto utilizando a tecnolo-gia de filtro raiz e definindo os parâmetros do projeto para a utilização adequada da tecno-logia.

O estudo está sendo gerenciado pelo engenheiro civil e gerente do projeto Rodrigo Costa, pertencente ao TESAM, sob a liderança do colaborador Pedro Sosa. O Núcleo, por sua vez, é vinculado ao Centro de Desenvolvimento Regional (CDER/FUCAPI), coordenado pelo engenheiro Alex Magalhães.

Tecnologia preserva meio ambienteO projeto visa à adaptação de uma tec-

nologia de tratamento de esgoto às condições impostas pelas áreas de várzea da Região Ama-zônica, que são de acesso limitado.

O método de tratamento de águas resi-duárias por filtro raiz é uma alternativa muito difundida e eficaz que remove os poluentes do esgoto por intermédio da ação de micro-orga-nismos e pela absorção de nutrientes realizada por plantas cultivadas para essa finalidade.

O filtro raiz é uma tecnologia de tratamen-to de esgoto criada a partir da observação dos banhados naturais ou wetlands naturais. Eles são a reprodução, em sistemas fechados, de ambientes de transição entre o meio aquático e o meio terrestre, de forma semelhante ao que acontece em pântanos e várzeas.

Este sistema é composto por solo, plantas,

água e uma enorme fauna de micro e macro-organismos e promove a remoção de substâncias poluentes dissolvidas na água, constituindo-se, portanto, como verdadeiros sistemas de trata-mento de esgoto.

Os filtros raiz são mais empregados como sistemas de pós-tratamento, o que significa a necessidade de uma fase de tratamento anterior. Essa fase pode ser feita por meio da utilização de fossas sépticas, reatores anaeróbios, filtros anae-róbios, entre outros.

É bom lembrar que o sistema pode ser utili-zado em diversos tipos de ambientes. “A tecnolo-gia de wetlands construídos pode ser empregada para tratar o esgoto doméstico de qualquer tipo de edificação. Existirão muitos casos em que o sis-tema não será viável por motivos econômicos ou técnicos, porém esses problemas são decorren-tes das características de cada empreendimento e devem ser analisados por um engenheiro, de modo que o mesmo defina qual é o melhor siste-ma de tratamento de esgoto para cada situação”, explica Rodrigo.

Plantas atuam no tratamento do esgoto Todos os componentes do filtro raiz contri-

buem para a depuração do esgoto. Os principais responsáveis pela remoção de poluentes são os micro-organismos, pois eles estão associados aos processos de degradação da matéria orgânica.

Estes micro-organismos formam colônias que se fixam no solo, nas raízes, nos rizomas e nos caules das plantas, de modo que a existência desses meios suportes aumenta a área de contato entre as colônias e o esgoto.

As plantas que se destacam no tratamen-to do esgoto são aquelas que absorvem maior quantidade de nutrientes, possuem raízes mais espalhadas, aumentam a área de suporte para as colônias de micro-organismos, e aquelas que

Edificação construída em área de várzea

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

transportam maior quantidade de oxigênio para as raízes. “Podemos citar três plantas regionais que possuem essas características, são elas: mureru, aninga e aguapé”, informa o gerente.

As plantas auxiliam no tratamento do esgoto de três formas: as raízes servem como base para a formação de colônias de micro-organismos; removem os minerais produzidos durante a decomposição da matéria orgânica; e as plantas possuem a capacidade de transportar oxigênio da sua parte aérea (folhas) para as raízes. Este processo cria um ambiente aeróbio nas proximidades dos rizomas, proporcionando assim a proliferação de micro-organismos aeróbios que farão o tratamento do esgoto mais rapidamente.

Projeto prevê adequaçãona infraestrutura

O projeto terá duração de dois anos e nele está previsto a construção de quatro sistemas de pós-tratamento de esgoto. Dois protótipos em escala de laboratório serão instalados nas depen-dências da FUCAPI e utilizarão o efluente do reator anaeróbio de uma das estações de tratamento de esgoto da instituição. “Nesses protótipos, avaliare-mos o desempenho de seis tipos de plantas, quan-to à eficiência na redução da carga poluidora do esgoto, durante seis meses”, comenta Rodrigo.

Os resultados obtidos nesses dois primeiros protótipos serão utilizados para a implantação de outros dois em escala experimental que, então, se-rão instalados em uma comunidade localizada em área de várzea. “Após dez meses de monitoramen-to dos protótipos em escala experimental, a equipe possuirá dados suficientes para desenvolver parâ-metros do projeto que possibilitarão a replicação desses sistemas com a segurança de uma base científica”, explica o colaborador.

Exemplo de wetland natural com plantas que po-dem ser usadas no filtro raiz

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

Ilustr

ação

: Osv

aldo

Rel

der

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

InFucapi

InFucapi - 03

População ribeirinha será beneficiada O acesso da população da Região Hidrográ-

fica Amazônica à coleta e tratamento de esgoto ainda é restrito se comparado com a média na-cional. “Segundo a Agência Nacional das Águas (2002), no estado do Amazonas, apenas 20,5% da população é atendida por sistema público de coleta de esgoto, sendo que não é realizado ne-nhum tratamento nesse esgoto coletado, ou seja, ele é lançado ‘in natura’ na rede hídrica”, esclare-ce Alex Fabiano.

Com a implantação do projeto, a população será poupada do contágio de doenças oriundas do esgoto. “O objetivo deste sistema de tratamento de esgoto é fazer com que o curso de água que receber o efluente não tenha as suas característi-cas modificadas pela inserção de poluentes”, diz Rodrigo.

Segundo informações da FUNASA, excetuan-do-se o município de Manaus e o estuário do Rio Amazonas, existe uma população superior a um milhão de habitantes vivendo em áreas de várzea e, em sua grande maioria, desprovida de qualquer serviço de saneamento.

Essa população vive em palafitas e também em casas flutuantes. “Toda essa população tam-

bém tem direito social a um saneamento ade-quado, que atenda às suas necessidades e à sua realidade, tornando, assim, as suas mo-radias em lugares não nocivos à sua própria existência”, comenta Fabiano.

Como a aplicação dos tratamentos de esgotos convencionais não se adapta à reali-

dade de variação dos níveis das águas super-ficiais, a alternativa de tratamento para essas comunidades é o uso dos leitos cultivados com espécies vegetais, ou seja, os filtros raiz

Palafitas situadas em área de várzea

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

No dia sete de janeiro, no auditório da Fundação, colaboradores puderam co-nhecer, tirar dúvidas e entender como funciona o Código de Ética (CE) da FUCAPI.

Na ocasião, a coordenadora da Res-ponsabilidade Social (RESOC/FUCAPI) e do Comitê que elaborou o Código, Yvânia Gabriel, apresentou os principais itens que compõem o documento.

A coordenadora falou ao InFucapi so-bre a importância do CE na instituição: “Imagine que a ética é um elemento im-

prescindível nos tempos atuais, onde o de-senvolvimento científico e tecnológico pro-picia bem-estar material extraordinário, enquanto o da ética e moral não segue na mesma relação de igualdade, ocasionan-do situações adversas em toda a socieda-de. Agora imagine a FUCAPI totalmente direcionada para as áreas de Tecnologia e Educação, cuja missão é o desenvolvi-mento regional sustentável! É uma grande responsabilidade como grande era a ne-cessidade de apresentar à sociedade o seu compromisso público de trabalhar com éti-ca em todas as suas ações”, diz Yvânia.

Comitê representou áreas internas da Fundação

Para a elaboração do CE, o qual ficou sob responsabilidade da Governança Corporativa (GOVER/FUCAPI), foi criado um Comitê de Elaboração, representado por colaboradores de cada área.

As atividades foram implementadas en-tre os meses de março e abril de 2008, sendo que oficialmente o Código de Éti-ca foi lançado em maio do mesmo ano. “Acho importante ressaltar que prioritaria-mente o CE tem como objetivos orientar o

Yvânia Gabriel: “Dentre outros, o CE tem como objetivo orientar o relacionamento da FUCAPI com todos os seus públicos de interesse”.

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

relacionamento da FUCAPI com todos os seus públicos de interesse; constituir refe-rência individual e coletiva para o com-portamento da sua força de trabalho, para que todos sigam os mesmos valo-res e padrões de conduta; e fortalecer a imagem interna e externa da FUCAPI e de sua força de trabalho, caracterizando suas atitudes como éticas, sérias e com-prometidas com a cidadania”, comentou Yvânia.

Palestra sobre Código de Ética contribui para adisseminação do assunto na FUCAPI

Ética

Saiba Mais+Os princípios éticos estabelecidos pelo CE da

FUCAPI são: 1. Princípios Éticos Gerais2. Princípios Éticos da Direção3. Princípios Éticos da FUCAPI com a Força de

Trabalho4. Princípios Éticos da Força de Trabalho com a

FUCAPI5. Princípios Éticos com o Meio Ambiente6. Princípios Éticos com os Clientes7. Princípios Éticos com os Fornecedores8. Princípios Éticos com a Comunidade9. Princípios Éticos com a Sociedade

Foto

: Arq

uivo

Fuc

api

ou wetland (terra úmida), devido à capacidade de trabalhar em áreas úmidas e também pela simplicidade de sua implantação, operação e manutenção.

O projeto, dessa forma, atende a uma demanda social por tratamento de esgoto na Região Amazônica e sua execução possibilita a promoção da melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas pelo estudo. “O projeto ‘Pós-tratamento de esgoto usando filtro raiz em áreas alagáveis’ trará uma solução ade-quada à realidade de milhares de pessoas que não possuem nenhum sistema de tratamento de esgoto”, explica Alex.

Divulgação de cartilha orienta população A fim de esclarecer e orientar a população

sobre os benefícios proporcionados após a im-plantação desses sistemas, consta no projeto a elaboração de uma cartilha que terá o objetivo de divulgar as ações à população. “A cartilha deverá conter esclarecimentos acerca dos cui-dados necessários para o bom funcionamento dos sistemas e também para a manutenção dos mesmos”, comunica Rodrigo.

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

InFucapi

InFucapi - 04

Fomentar conexões nacionais e internacionais é uma das estratégias da FUCAPI para a sua atuação em 2009. Com esse enfoque a Fundação vem intensificando as ações desempenhadas pela Cooperação Internacional (CI).

A área da Cooperação Internacio-nal é liderada pelo colaborador Silvio Marques, e integra a área de Gestão de Negócios e Conhecimento (GENEC/ FUCAPI), coordenada pelo colaborador Alessandro Trindade, sendo que o setor é subordinado à Presidência.

O objetivo da área de CI é rea-lizar parcerias com instituições com expertises complementares às da FUCAPI, que contribuam para a rea-lização de atividades inovadoras em Tecnologia e Educação, conforme as necessidades do mercado.

FUCAPI e atividades de CIA Fundação, desde os primeiros anos

de existência, vem desenvolvendo ativi-dades relacionadas à Cooperação In-ternacional. Entretanto, a partir de 2001 as ações da área passaram a ser siste-matizadas. “Naquela oportunidade, as atividades de cooperação nacional e internacional foram inseridas na Gestão Estratégica da FUCAPI para o ano de 2002, e desde então a área vem atuando para ampliar a política de conexões da instituição”, comenta Silvio.

Em 2006, foi implantado no portal da FUCAPI o Mapa de Oportunidades de Cooperação Internacional, com o obje-tivo de potencializar a captação de opor-tunidades. “Os colaboradores da FUCAPI têm acesso a links de diversas agências de fomento e instituições estrangeiras com as quais há potencial de colabora-ção. Caso haja sinergia com as nossas atividades, podemos avaliar a possibili-

Cooperação Internacional: parceria em projetos Negócios

dade de novas parcerias”, explica Silvio. Já em 2008, ocorreram quatro viagens de

representantes da área de Cooperação. “Em abril de 2008 estive na Alemanha em visita à Feira de Hanover e estamos desdobrando algumas possibilidades. Também visitei o Instituto Fraunhofer ENAS - Instituição de reconhecimento mundial na área de micro e nanotecnologia e estamos em fase final de negociação para assinatura de convênio de cooperação. Em outubro, participei de uma rodada de negócios com instituições alemãs na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Tivemos reuniões com institutos de pesquisa e universidades alemãs com atuação na área ambiental/reciclagem, agora estamos formatando um projeto em conjunto com um instituto alemão para atender à demandas de empresas do PIM. Já em novembro, participei do 3º Simpósio Universidade-Indústria, a convite da Confederação das Indústrias da Índia (CII), além de visitar universidades para estabelecimento de convênios de

cooperação acadêmica, os quais estão em fase final de negociação. No mesmo mês, o Alessandro Trindade esteve na Espanha para negociação de convênio de cooperação com o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO) - que já teve o acordo assinado”, informa Silvio.

Atualmente, as atividades são desenvol-vidas com base nas diretrizes estabelecidas na Gestão Estratégica para cada ano. “Nor-malmente, os objetivos são os de estabelecer anualmente uma nova parceria na área tec-nológica e outra na área educacional. Além disso, a alta direção informa diretrizes espe-cíficas, tais como focar em determinado ins-tituto cujo perfil se complementa com maior

O líder Silvio Marques (à esq.) visita a Índia

sinergia às atividades da FUCAPI, ou cuja área de atuação apresenta grandes oportu-nidades para a instituição”, explica Silvio.

A partir do momento em que as diretri-zes são estabelecidas, é feito contato com o potencial parceiro para apresentação da FUCAPI e negociação para firmar contrato ou convênio de cooperação. “Outra forma de se estabelecer a cooperação é através da participação da FUCAPI em editais ou cha-madas de agências de fomento - tais como a FINEP ou a FAPEAM - em conjunto com outras instituições”, informa Silvio.

Projetos de cooperação trazem benefícios financeiros e educativos

Por meio das parcerias, a FUCAPI é capaz de atender a um nicho de mercado, desenvolvendo projetos que sejam revertidos em recursos financeiros, educacionais e que possibilitem o desenvolvimento tecnológico da região. “O foco dos acordos de cooperação é atender a uma demanda específica do mercado ou inserir a FUCAPI em redes de relacionamento que nos tragam benefícios institucionais, sempre com foco no desenvolvimento regional. Cito como

exemplo o acordo com a Universidade do Novo México (UNM/EUA), no qual desenvolvemos e oferecemos um programa de capacitação em Inovação em Negócios, por meio de um curso de pós-graduação que está na 2ª Turma, e estamos implementando um Centro de

Inovação”, explica Marques. Para o ano de 2009, a área de CI

continuará desenvolvendo os projetos iniciados anteriormente. “As metas para 2009 são consolidar as iniciativas de 2008, no que tange aos parceiros da Alemanha e da Índia, além de outros contatos, cujos detalhes ainda estão em definição, além do planejamento para a participação em eventos, tais como feiras e congressos”, diz Silvio.

Representantes de diversos países buscam acordos e parcerias

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

iFo

to: A

rqui

vo F

ucap

i

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

InFucapi

InFucapi - 05

Atuando há seis anos como docente no curso de Design de Interface Digital no CESF/FUCAPI, o mestre Alexandre Santos de Oliveira iniciará doutorado e por isso, embarcou no dia 14 de fevereiro para o Rio de Janeiro.

O professor, que possui graduação na área de Artes, especialização e mestrado na área de Educação, foi aceito no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio), o qual tem como objetivo preparar docentes pesquisadores, concorrendo para a formação de recursos humanos na área do Design, com vistas ao desenvolvimento tecnológico, científico e cultural do País.

Alexandre passará quatro anos dedi-cando-se ao curso, sendo que o título da sua tese é “Ensino do Design na Amazô-nia - da racionalidade técnica à dimensão sensível”. “A dualidade entre racionalidade técnica surgiu a partir das conclusões da minha dissertação de mestrado defendida na UFAM. Assim, realizei estudos trazendo a discussão para a docência em Design. Na verdade, a literatura pertinente tem esboçado que essa dualidade se constitui num paradigma construído sob a ótica do positivismo. Na atualidade, começamos a entender que estas duas instâncias têm muito em comum e que estão intimamente interconectadas, mas, irei pesquisar para, confirmar ou refutar estas e outras hipóte-ses”, explica Alexandre.

O doutorado será viabilizado pelo Programa de Formação de Mestres e Doutores (PROEMD/FUCAPI). “No que diz respeito à valorização profissional, o PROEMD se constitui numa oportunidade para crescimento pessoal do colaborador da FUCAPI”, diz o mestre.

Professor do CESF/FUCAPI é aprovado em programa

de doutorado

Educação

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Curso do GESNORTE capacita gestores

CelebraçãoTreinamento

Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a FUCAPI, por meio da área da Governança Corporativa (GOVER/FUCAPI), realizou o curso Critérios de Excelência 2009 e For-mação de Examinadores, o qual faz parte do cronograma de atividades do Projeto de Modernização da Gestão dos Institutos de Tecnologia da Região Norte, mais conhe-cido como GESNORTE, e que está sendo desenvolvido em parceria com a FINEP.

Estão previstas diversas ações ao longo do ano. “Este ano atuaremos na realização do treinamento Critérios de Excelência

2009 e Formação de Examinadores nos Estados do Acre e Pará; no assessoramento aos IPTs na elaboração de seus Relatórios de Gestão (RG) e de seus Planos de Melhoria da Gestão (PMG); na promoção do curso Plano de Melhoria da Gestão (PMG) nos Estados do Amazonas, Acre e Pará; e na realização do Seminário de Boas Práticas de Gestão”, informa Sandro Mauro Passos Soares, líder do Escritório da Governança (ESGOV/GOVER).

O GESNORTE está sob a responsabilida-de do coordenador Valdemir de Carvalho Barros, o qual é assessorado por Sandro Soares e Ana Estefânia Sanches de Oliveira, bolsista do Projeto.

Para Sandro, o curso alcançou o objeti-vo. “A partir do conhecimento adquirido pelo curso, foi possível compreender as principais mudanças ocorridas no Modelo de Excelên-cia da Gestão (MEG) para o ano de 2009, desenvolver os responsáveis pela implanta-ção da Excelência da gestão na FUCAPI e formar examinadores que poderão avaliar o sistema de gestão, identificando as oportuni-dades de melhorias em seus institutos, con-tribuindo dessa forma para a promoção da cultura da Excelência”, finaliza o líder.

Foto

: O

sval

do R

elde

r

Profissionais desenvolvem atividades propostas no curso

Professor Alexandre se prepara para novo desafio

Page 6: Informativo Fucapi - Ed.45 - 2009

InFucapi

InFucapi - 06

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Danilo Areosa, 381Distrito IndustrialCEP: 69075-351

Manaus - AM

Diretora-PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e ediçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e diagramaçãoOsvaldo Relder

EstagiáriaJuliana Carvalho

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3203Fax.: (92) 3613-2688

Reciclar garantia de um futuro melhor!

Destaques

*Informações fornecidas pela GENEC/FUCAPI

Laboratórios da FUCAPI são auditados pelo INMETRO

Em dezembro, a FUCAPI recebeu a visita de auditores do INMETRO. A visita teve como objetivo inspecionar a manutenção da acreditação dos laboratórios da Fundação.

FUCAPI premia colaboradoresCelebraçãoGestão

No dia 29 de janeiro, os colaboradores que participaram do Prêmio FUCAPI de Gestão compareceram ansiosos no audi-tório da Fundação para assistirem à ceri-mônia que premiou os melhores trabalhos apresentados.

No evento estavam presentes os di-retores do DEPED e do DETEC, Niomar Pimenta e Evandro Vieiralves, respectiva-mente.

O Prêmio é uma iniciativa institucional que visa reconhecer os melhores projetos

desenvolvidos pelos colaboradores e que têm como finalidade elevar a qualidade de processos, produtos ou a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Inicialmente, a premiação focava tra-balhos relacionados à Qualidade, entre-tanto, a partir de 2007 passou a englobar também projetos relacionados à Seguran-ça da Informação e ao Meio Ambiente - devido à integração dos sistemas - e a Go-vernança Corporativa (GOVER/ FUCAPI), por meio da área da Gestão do Sistema Integrado (GESIN/FUCAPI), começou a organizar o Prêmio de Gestão.

A presente edição referiu-se aos traba-lhos recebidos em 2007 e 2008. E para se chegar aos vencedores foram considera-dos alguns requisitos. “A premiação é feita com base na avaliação dos resultados ob-tidos com o trabalho considerando qua-tro categorias: financeira, socioambiental, disseminação (potencial de aplicação em outras áreas) e simplicidade (facilidade de aplicação)”, informa Miguel Grimm, coor-denador da GOVER.

O projeto vencedor do Prêmio FUCAPI de Gestão deste ano foi o desenvolvimento

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

de um sistema que visa evoluir a Comuni-cação Organizacional. “O trabalho vence-dor de 2008 envolveu a implementação do Sistema Comunicador na FUCAPI, que pos-sui três funcionalidades: divulgar informa-ções institucionais para os colaboradores, assegurar o entendimento dos princípios organizacionais (missão, visão, valores e políticas) aos colaboradores e registro das informações relevantes da instituição”, diz Miguel.

Os colaboradores que desenvolveram o sistema e foram premiados são Caroline Corrêa e Márcio Cordeiro Gomes, ambos do setor Sistemas Internos, da Fábrica de Software (FSOFT/DETEC). Cada um recebeu a quantia de 1 mil reais. Em segundo lugar ficou o projeto intitulado Comissão Própria de Avaliação (CPA), sendo que cada autor recebeu a quantia de 500 reais.

Saiba Mais+Conheça a classificação dos projetos1º 2008 - Comunicador FUCAPI2º 2008 - Comissão Própria de Avaliação (CPA) 1º 2007 - Virtualização - Otimizando o uso de

Recursos de TI.2º 2007 - Implantação do Programa de Eficiência

Energética no CLAB/FUCAPI através da Análise do Consumo de Energia de Monitores CRT e LCD

FUCAPI recebe Prêmio PROCEL 2008A Fundação, por meio do Centro de La-

boratórios da Diretoria de Produtos Tecno-lógicos (CLAB/DETEC), recebeu o Prêmio PROCEL 2008 em solenidade ocorrida no dia 17 de dezembro de 2008.

O Prêmio foi concedido pela Eletrobrás, a qual integra o Ministério de Minas e Energia e é responsável pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL).

É a segunda vez consecutiva que o CLAB recebe a premiação, por tratar-se de laboratório referência para ensaios de te-levisores no modo stand-by.

Auditoria externa acompanha Sistema da Gestão da Qualidade

Entre os dias 4 e seis de fevereiro a em-presa TECPAR realizou auditoria na FUCAPI para acompanhamento do Sistema da Ges-tão da Qualidade, o qual faz parte do Siste-ma Integrado de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente e Segurança da Informação). As oportunidades de melhoria identificadas encontram-se em processo de análise para implementação.

MEC aprova curso de graduação em Engenharia Ambiental

O MEC aprovou por meio da Portaria nº 129, de 29 de janeiro de 2009, a qual foi publicada no DOU no dia 30 do mes-mo mês, o curso de Engenharia Ambien-tal. Brevemente, o CESF abrirá processo seletivo.

Convênio entre a FUCAPI e a ABRH traz benefícios aos associados

No mês de fevereiro, a Fundação e a ABRH assinaram convênio de coopera-ção técnica, o qual visa o desenvolvimento de projetos de Educação conforme a área educacional da FUCAPI e entre empresas associadas à ABRH. Dentre as primeiras ati-vidades do convênio estão a concessão de descontos especiais em todos os cursos da Fundação aos colaboradores das empresas associadas à ABRH e a realização mensal do evento “Gente em Foco”, promovido pela ABRH e realizado no auditório da FUCAPI.

CPGE e CEEF sob nova coordenaçãoEm fevereiro, o colaborador Márcio Mar-

ques Gonçalves passou a responder pela Coordenação de Pós-Graduação e Extensão da FUCAPI (CPGE). E a colaboradora Rosan-na Lacouth da Silva assumiu a coordenação do Centro Educacional Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (CEEF).

Caroline e Márcio apresentam o melhor projeto de 2008