Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

6
Foto: Cristina Monte Educação Jornada Cultural mostra a importância da preservação do Meio Ambiente. Pag 05 Apresentação de alunos do CEEF Design Tropical Loja no Rio de Janeiro expõe e comercializa objetos produzidos na Fucapi. Pag 02 Exposição de peças do Design Tropical Pós-Graduação Fucapi, Suframa e Universidade do Novo México celebram acordo para iniciar curso Inovação em Negócios. Pag 03 Solenidade de abertura do curso Lato Sensu Certificação Fucapi é o primeiro instituto de pesquisa tecnológica da América Latina certificado pela norma ISO 27001:2005. Pag 03 Equipe do Núcleo de Segurança da Informação comemora Certificação Fucapi inaugura Laboratório de Ensaios e Equipamentos Eletroeletrônicos e Eficiência Energética: testes e ensaios irão medir consumo de energia elétrica nos aparelhos de televisão produzidos no Pólo Industrial de Manaus. Pag 02 Foto: Arquivo Fucapi Foto: Artur Bitar Foto: Osvaldo Relder Foto: Arquivo Fucapi

description

 

Transcript of Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

Page 1: Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

Foto

: C

ristin

a M

onte

Educação

Jornada Cultural mostra a importância da preservação do Meio Ambiente.Pag 05

Apresentação de alunos do CEEFApresentação de alunos do CEEFApresentação de alunos do CEEF

Design Tropical

Loja no Rio de Janeiro expõe e comercializa objetos produzidos na Fucapi.Pag 02

Exposição de peças do Design TropicalExposição de peças do Design Tropical

Pós-Graduação

Fucapi, Suframa e Universidade do Novo México celebram acordo para iniciar curso Inovação em Negócios. Pag 03

Solenidade de abertura do cursoLato Sensu

Certificação

Fucapi é o primeiro instituto depesquisa tecnológica da América Latina certificado pela norma ISO 27001:2005.Pag 03

Equipe do Núcleo de Segurança da Equipe do Núcleo de Segurança da Informação comemora CertificaçãoInformação comemora Certificação

Fucapi inaugura Laboratório de Ensaios e Equipamentos Eletroeletrônicos e Eficiência Energética: testes e ensaios irão medir consumo de energia elétrica nos aparelhos de televisão produzidos no Pólo Industrial de Manaus. Pag 02

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rtur

Bita

r

Foto

: O

sval

do R

elde

r

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Page 2: Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

InFucapi - 02

InFucapi

A Fucapi inaugurou, no dia 9 de novembro, o Laboratório de Ensaios de Equipamentos Eletro-eletrônicos e Eficiência Energética, integrante do Centro de Laboratórios da Fundação.

A solenidade contou com o descerramento da placa inaugural que aconteceu no auditório da Fundação. Estiveram presentes os representantes da Fucapi: o Diretor de Produtos Tecnológicos e Diretor Presidente em exercício, Evandro Vieiralves e o Diretor de Produtos Educacionais, Niomar Pimenta. Representando a Eletrobrás estiveram na inauguração: o Diretor de Projetos Especiais e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, João Ruy Castelo Branco de Castro e o Chefe da Divisão de Suporte Técnico de Conservação de Energia, Emerson Salvador. Destacamos ainda as presenças do Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia da Informação, Sr. Max Fortunato Cohen; do Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, o professor Fares Franc Abinader Rodrigues; representantes das empresas produtoras do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e demais colaboradores da Fucapi.

O objetivo inicial do laboratório será o de medir o consumo de energia elétrica dos aparelhos de televisão para certificação do selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desenvolvido pela Eletrobrás e que visa a racionalização do uso de energia elétrica. O selo do programa é conferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Agilidade nos ensaios

Para os fabricantes dos aparelhos de televisão, o principal benefício é a localização do laborató-rio, por propiciar a realização dos ensaios e testes em Manaus, agilizando a gestão e acompanha-mento por parte dos produtores.

Inicialmente, o laboratório irá realizar os ensaios de medição de consumo no modo stand by apenas em aparelhos televisores, mas a Fundação pretende estender o serviço a outros tipos de eletroeletrônicos. Além dos ensaios de eficiência energética, o laboratório está habilitado

Fucapi inaugura LaboratórioInauguração

O Diretor de Projetos Especiais da Eletrobrás, João Ruy e o Diretor de Produtos Tecnológicos da Fucapi, Evandro Vieiralves

para realizar testes elétricos como potência de entrada, rigidez elétrica e verificação de cabos e conexões.

Parceria e investimento

A instalação do laboratório é resultado de uma parceira efetivada no mês de novembro de 2005 com a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, para a realização dos ensaios de eficiência energética em televisores produzidos no PIM.

Para inaugurar o laboratório, a Fucapi modernizou o Laboratório de Ensaios Elétricos, adequando-o conforme os requisitos necessários, o qual recebeu investimentos de aproximadamente 700 mil reais para compra de equipamentos específicos para a realização dos ensaios de eficiência energética, ampliação das instalações físicas e treinamento de pessoal.

Os recursos financeiros para adequação e modernização do laboratório são provenientes da Fucapi; de doações do Global Environment Facility (GEF) , por meio do Banco Mundial (BIRD), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). “Essa parceria reforça a capacitação dos laboratórios da Fucapi, além de aproximá-la das necessidades do PIM”, informou o coordenador do Centro de Laboratórios, Marcelo Steinhagen.

Com a instalação do laboratório, a Fundação passa a ser a segunda instituição no País habilitada para realizar os ensaios necessários à emissão do selo Procel para televisores por classificação de consumo no modo stand by (semi-desligado).

Em 2007, a Fucapi tem previsto a ampliação dos laboratórios. “O projeto é contínuo e contará com a implantação de outros laboratórios”, finalizou Marcelo.

Palestras do Núcleo de Design em Roraima

O designer Mássimo Bianchi pro-feriu, no dia 26 de outubro, no recém-criado Centro de Tecnologia e Negó-cios (CETENE) de Porto Velho, ligado à FUNTEC (Ministério de Educação), palestra sobre a Evolução do Projeto Design Tropical.

O CETENE também está estruturando um Núcleo de Design, para o qual está recebendo consultoria do Instituto Europeu de Design (IED).

Em seguida, no dia 27, o referido designer proferiu palestra sobre o mesmo tema na cidade de Ji Paraná, no âmbito da Feira do Empreendedor do SEBRAE/RO, para um público de empresários.

Os eventos aconteceram em virtude de convite formulado pela Federação das Indústrias de Estado de Rondônia (FIERO), em face da repercussão do Projeto Design Tropical como elemento de fomento do desenvolvimento sus-tentável.

Design Tropical

Loja no Rio de Janeiro expõe peças do Design Tropical

No dia 24 de outubro, por intermédio de parceria comercial entre a Native Original, que detém a exclusividade das vendas para produtos do Design Tropical, e a empresa Contemporâneo foi inaugurado novo canal de comercialização na cidade do Rio de Janeiro.

A comercialização dos produtos acontecerá através de exposição com venda de aproximadamente 45 diferentes produtos, enviados à loja da Contemporâneo, no bairro de Ipanema.

A exposição deverá durar três meses e as peças serão repostas à medida que as vendas forem processadas.

O evento de inauguração contou com a participação de representantes da Fucapi, inclusive da Diretora Presidente, Drª Isa Assef dos Santos, que proferiu palestra explicando as principais características do Projeto Design Tropical e seus desdobramentos na Região.

Solenidade de inauguração reafirma parceria entre a Fucapi e a Eletrobrás

Diretora Presidente da Fucapi, Drª Isa Assef, explica projeto Design Tropical

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rtur

Bita

r

Foto

: A

rtur

Bita

r

Page 3: Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

InFucapi - 03

InFucapi

A Fucapi é o primeiro instituto de pesquisa tecnológica na América Latina e a segunda empresa no Brasil a receber a certificação da norma internacional ISO 27001:2005.

A norma é o reconhecimento à política de segurança da informação, independentemente da área em que a organização atue e demonstra o comprometimento da Fucapi com a questão da segurança da informação, conforme explica a Diretora Presidente da Fucapi, Drª Isa Assef dos Santos. “A Fucapi sempre buscou a excelência na prestação de seus serviços e reconhece o valor da informação em suas atividades de negócio, por isso, definiu uma política de segurança da informação que tem como premissa proteger a confidencialidade, disponibilidade e integridade das suas informações, de seus clientes e

Fucapi é o primeiro instituto de pesquisa da América Latina certificado pela norma ISO 27001:2005

Certificação

parceiros”.O processo para certificação durou

um ano e cinco meses e contou com uma equipe formada por três colaboradores da Fucapi: o Líder do Núcleo de Segurança da Informação, Jean Caminha e dois analistas de segurança da informação Rhand Leal e Rodrigo Marques Jr., e recebeu o apoio de mais dois consultores contratados. Entretanto, 230 colaboradores do Departamento de Tecnologia e a Presidência atuaram no processo. “É interessante frisar que originalmente estávamos nos preparando para a certificação na norma BS 7799:2002 (padrão inglês, que originou a norma ISO) e com a aprovação da ISO 27001:2005 em dezembro de 2005, replanejamos para o atendimento das novas exigências e posterior certificação. O processo de certificação contou com duas auditorias externas realizadas com três meses de intervalo, culminando com a recomendação em maio de 2005”, explicou Jean.

Atualmente, a informação tem sido considerada um importante componen-te dentro das organizações, no entanto, mantê-la e protegê-la não é tão sim-ples assim, por isso a certificação é um diferencial competitivo por propiciar a confiabilidade do negócio, parceiros e clientes. Para Jean há outros benefícios

a serem considerados.” O sistema de gestão da segurança da informação é extremamente necessário para alcançar os níveis adequados de proteção da in-formação, visto que os custos nessa área são altos e o retorno do investimento é de difícil mensuração. É importante res-saltar que a gestão da segurança não foca apenas os aspectos técnicos ou tec-nológicos, mas também os processos in-ternos e principalmente as pessoas. Para os colaboradores da Fucapi, trabalhar na era do conhecimento em uma em-presa preocupada com a segurança das informações é um importante diferencial em suas carreiras”.

Além disso, é bom lembrar que o sucesso conquistado pela certificação é fruto do comprometimento da direção da Fucapi tanto na fase pré-certificação quanto na pós. “Um projeto dessa na-tureza não se viabiliza sem o apoio da alta administração. Durante todo proje-to e após, o nível de acompanhamento e participação da Diretoria continua o mesmo, mantendo algumas boas prá-ticas. Cito, por exemplo, a reunião se-manal de acompanhamento com a Di-retoria de Produtos Tecnológicos/DTEC, coordenadores, líderes e convidados, que acompanham e tratam as questões relevantes do Sistema Integrado de Ges-tão da Fucapi”, finalizou o Líder.

da Universidade do Novo México: o professor Raul Gouvêa e o Dr. Suleiman K’Sul’ Kassicieh; bem como os diretores da área educacional, Niomar Pimenta e da área tecnológica, Evandro Vieiralves e colaboradores.

A especialização é decorrente da parceria entre a Fucapi, Suframa e a Universidade do Novo México, considerada a 6ª melhor universidade do mundo na área de Inovação e Negócios, e as aulas do primeiro módulo começarão em janeiro.

O curso foi dividido em três etapas distintas: uma presencial, outra à distância (via internet) e a terceira será em Albuquerque no Novo México (EUA), terá um ano de duração, sendo distribuído em oito módulos, somando 420 horas de carga horária.

Para a formação da turma, com capacidade de 30 participantes, foram exigidos como pré-requisitos, a apresentação do diploma univer-sitário com graduação mínima de dois anos, em uma das áreas: Engenharia, Administra-

Alunos e colaboradores participam da solenidade

Solenidade marca início da especialização Lato Sensu Inovação em Negócios

Pós-Graduação

No dia 27 de novembro, no auditório da Fucapi, foi realizada a aula inaugural do curso de especialização Lato Sensu Inovação em Negócios.

Na solenidade estavam presentes a Diretora Presidente da Fucapi, Drª. Isa Assef dos Santos; a Superintendente da Suframa, Srª Flávia Skrobot Grosso; os representantes

ção, Economia ou Informática e domínio na língua inglesa, já que os professores ministrarão as aulas em inglês.

A coordenação do curso está sob a responsabilidade do Centro de Pós-Graduação e Extensão (CPGE), representada pela professora Claudéte Pohlit, a qual entende que o curso é importante tanto para a Fucapi quanto para os alunos. “ A importância se dá pela oportunidade de troca entre os professores, de um outro país, que vivenciam outra cultura com os nossos alunos. A Inovação em Negócios é uma oportunidade para buscarmos maiores redes de trabalho, redes estas que atendem às demandas do século XXI. Aos alunos é mais uma oportunidade de vivenciar outra cultura a partir da sua, o que no aspecto interpessoal e profissional pode ser considerado um fator altamente positivo”.

Jean (no fundo) “Um projeto dessa natureza não se viabiliza sem o apoio da alta administração.”

Foto

: M

arco

ne D

uart

e

Foto

: A

rtur

Bita

r

Page 4: Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

InFucapi - 04

InFucapi

Projeto

Encerramento do Projeto Vínculos

Equipe de colaboradores responsável pelo projeto Vínculos participa do encerramento

Tecnologia

Fucapi participa de seminário sobretecnologia em televisão e telecomunicações

Nos dias 09 e 10 de novembro aconteceu, em Manaus, o evento Set Norte 2006: Seminário de Tecnologia em Televisão e Telecomunicações.

O encontro anual é uma proposta da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET Norte) e tem por objetivo trocar informações, experiências e propiciar debates dos profissionais do Mercado Brasileiro de Tecnologia de Broacasting – TV, rádio e Telecomunicações.

O Seminário abordou diversos temas, entre eles: Status TV Digital no Brasil, Compressão de Vídeo, COFDM, Medidas de Sinal de Vídeo Digital.

A Fucapi foi convidada a participar do

evento e montou um stand onde pôde apresentar alguns aplicativos interativos para a tecnologia de TV Digital Terrestre. A coordenação das atividades no stand ficou sob a responsabilidade do Engenheiro Eletricista, Ademir de Jesus Lourenço, que participa na organização e implementação do Núcleo de Competência em TV Digital na Fucapi.

O tema TV Digital tem despertado o interesse nacional em diversos setores da sociedade por tratar-se de um assunto que mudará tudo o que conhecemos sobre transmissão e recepção de sinais. Para Ademir o evento foi uma oportunidade de discussão e entendimento da aplicabilidade de novas tecnologias, entretanto, o Engenheiro entende que o assunto transpõe a questão da viabilidade tecnológica. “Tendo em vista os temas abordados, este Seminário veio presentear a comunidade científica local com assuntos importantes para a tecnologia de TV Digital Terrestre que está chegando ao País.

A TV Digital não deve ser vista apenas como uma evolução tecnológica da televisão. Trata-se de uma nova plataforma de comunicação baseada em tecnologia digital para a transmissão de sinais. Esta tecnologia proporciona ganhos em termos de qualidade de vídeo e áudio, aumento da oferta de programas televisivos e novas possibilidades de serviços e aplicações.”

No dia primeiro de outubro aconteceu a solenidade de encerramento das atividades do Projeto Vínculos, o qual teve por objetivo certificar os fornecedores da Philips da Amazônia na norma de gestão ambiental ISO 14001:2004.

A cerimônia aconteceu no auditório da Philips com a presença de colaboradores e representantes das empresas que receberam a consultoria: WOFRAN, ALFATEC, PASTORE, FLEX e PLASMAN; bem como a da equipe do Núcleo de Tecnologias Ambientais/Fucapi, composta por Guilherme Schumacher, Kátia Lima, Joice Maciel e Ana Tereza Souza sob a coordenação administrativa de Renato Frota, João Tito Borges e Flávio Montenegro.

A equipe da Fucapi responsável pelo projeto, nos dez meses em que esteve envolvida nas atividades, prestou con-sultorias aos fornecedores da Philips, por meio das seguintes atividades: cria-ção de uma política ambiental, plane-jamento, implantação e operação, ve-rificação, análise pela administração e melhoria contínua do sistema de gestão ambiental, requisitos necessários para a conquista da certificação da norma am-biental.

O projeto Vínculos é uma iniciativa das instituições GTZ, UNCTAD, FDC e do Instituto Ethos, sendo financiado pela República Federal da Alemanha, e tem o propósito de promover vínculos de negócios entre multinacionais e pequenas e médias empresas brasileiras, desenvolvendo a economia local, por meio da eficiência produtiva.

A Fucapi vem analisando propostas para implantar o projeto em outras multinacionais. “O projeto trouxe a oportunidade de estruturarmos a equipe para a implantação de Sistema de Gestão Ambiental, com a possibilidade de estarmos executando este serviço em outras empresas, ou em outra rede de fornecedores nos moldes da Philips”, afirmou o coordenador João Tito Borges.

Ademir de Jesus (à esq.) “Este Seminário veio presentear a comunidade científica local.”

Saúde

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do trabalho e Campanha da Luta contra AIDS

Na última semana de novembro aconteceu a XII SIPAT da FUCAPI, que foi organizada e implementada por membros do SESMT e da CIPA. Durante a semana foram realizadas uma série de atividades voltadas à prevenção de acidentes no trabalho e AIDS. Dentre as várias palestras realizadas, destacamos a que abordou o tema: “Proteção Respiratória”, atendendo aos colaboradores lotados na

Marcenaria. “O objetivo da palestra foi enfatizar a importância da adequada utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual), prevenindo as doenças relacionadas aos riscos químicos”, informou a membro da CIPA, Judite Braga.

Um dos pontos marcantes da XII SIPAT foi a campanha de Doação de Sangue realizada pela Fucapi em parceria com a HEMOAM, registrando um número surpreendente de doadores entre colaboradores e alunos do CESF e CEEF. Foram 214 inscritos e 84 doadores.

A Fucapi agradece a todos os doadores que responderam de forma positiva à campanha, ao apoio da Diretoria de Produtos Educacionais/DPED, às coordenadoras Eliana e Rosanna e a todos que nos ajudaram a realizar com sucesso mais este evento.

No último dia da Semana, houve distribuição de preservativos juntamente com material explicativo e informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS.

Alunos e colaboradores doam sangue no Vampirão da Hemoam

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

iFo

to:

Arq

uivo

Fuc

api

Page 5: Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

InFucapi

InFucapi - 05

Criatividade e conhecimento marcamapresentações da Jornada Cultural

Durante os dias 26 e 27 de outubro o Sesc da Henrique Martins tremeu!

A Jornada Cultural, evento proposto pela Coordenação Pedagógica do CEEF, teve como coordenadores gerais as professoras: Meng Huey, Aurora, Nitokry e o professor Sebastião, entretanto, o espetáculo ficou por conta dos alunos e demais professores que deram um banho de inteligência, informação e conhecimento.

A Jornada Cultural é uma atividade interdisciplinar, que trás a cada ano, um tema específico, neste ano o tema escolhido foi “Meio Ambiente”.

Na oportunidade, os alunos puderam, por meio da criatividade e do conhecimento, mostrar o conteúdo que absorveram ao lon-

Apresentação do grupo MA4 - Divisão do Meio Ambiente

Sigma”, no auditório da Masa. Na oportunidade, estavam presentes

cerca de 50 colaboradores e o Diretor Presidente, Sr. Ulisses Tapajós, que assistiu atentamente à palestra, inclusive tirando dúvidas.

Segundo Márcio, o convite veio da pró-pria Masa. “Eles tinham interesse em par-ticipar da nossa palestra aqui na Fucapi, porém já não havia mais vaga, então eles sugeriram que ministrássemos a palestra lá na Masa.”

Devido ao excelente resultado da palestra, a empresa manifestou interesse na versão “in company” sobre o Seis Sigma.

O consultor e palestrante Ricardo co-menta que a importância do Seis Sigma é focar as necessidades nos clientes, bus-cando agilizar processos e com isso redu-zir tempo e custos. “Foco no cliente é um dos lemas do Programa Seis Sigma. Nós da Fucapi devemos nos reinventar a cada

(à esq.) Gerente da Qualidade, Ocimar Melloni e o Diretor Presidente, Ulisses Tapajós (c/ colete), ambos da Masa, entregam cópia do Balanço Social Masa/2005

Consultores da Fucapi ministram palestra para nível gerencial da Masa

Palestra

Educação

No dia 14 de novembro, os consultores Ricardo Moura e Márcio Gonçalves da Coordenadoria de Governança Tecnológica da Fucapi, ministraram a palestra “ Reduzindo os custos de sua empresa aplicando o Seis

momento para que possamos atender me-lhor às expectativas dos nossos clientes. De-vemos repensar nossos processos internos e fazê-los cada vez mais ágeis e enxutos, para que possamos nos dedicar mais aos nossos clientes, aumentar o valor da nossa organi-zação e crescer cada vez mais!”

A Fucapi se coloca à disposição para atender às empresas interessadas na pa-lestra demonstrativa do método Seis Sigma. Para mais informações entre em contato com Márcio Gonçalves pelo telefone 2127-3160 ou pelo e-mail [email protected]

go do ano, já que até a efetivação do even-to, durante o ano letivo, eles participaram de visitas e excursões a diversas instituições de pesquisas e empresas que desenvolvem projetos voltados à preservação ambiental em nossa região: Museu do Seringal, Re-serva Duque, CIG’S, Água do Amazonas, Petrobras, INPA, IPA, SIVAN.

Os alunos, dispostos em grupos, escolheram sub-temas e apresentaram-se de duas formas complementares: a primeira, mais acadêmica, a exposição se concentrou na apresentação de dados estatísticos e informações pertinentes ao assunto abordado. A segunda, mais lúdica e criativa, contou com apresentação de ensaio teatral. Alguns grupos distribuíram à platéia material de apoio, com gráficos e demais informações.

Para a Diretora Pedagógica do CEEF, Simone Lima, o evento foi um sucesso. “Todas as turmas foram maravilhosas e surpreenderam no que se refere à criatividade, claro que com a cara e o jeito dos jovens. O interessante é a proposta, ou seja, a mensagem que ficou que todos nós somos responsáveis pela conservação do meio ambiente, não apenas referentes às reservas de nossa cidade, mas na nossa prática no cotidiano, nos pequenos gestos, sempre levando em consideração o respeito ao homem e à vida”.

III Mostra do CESF apresentou o tema Gestão do

Conhecimento na Prática

Durante a apresentação da I Mostra de Educação Tecnológica Fucapi, nos dias 16 e 17 de novembro, foi realizada a III Mostra CESF, sob o tema “Gestão do Conhecimento na Prática”.

A terceira edição da Mostra de Gestão do Conhecimento/GC apresentou uma sessão com seis pôsteres de trabalhos elaborados pelos alunos do 8° período dos Cursos de Administração, orienta-dos à aplicação dos processos essenciais de GC (Probst et al, 2002) à realidade de organizações locais, nos segmentos: indústria, saúde, comércio, educação, governo e serviços. “Nessa edição, o de-safio proposto aos alunos era investigar novos segmentos onde a GC também se manifesta, enriquecendo o conteúdo ministrado em sala de aula”, conforme comentou a Coordenadora da Mostra de GC, professora Cinthia Mendes.

Ainda durante a Mostra, foi realizada votação pública para premiação ao me-lhor trabalho. Nessa edição, a Menção Honrosa foi conferida à equipe formada pelos alunos Claudio Alves, Diana Vian-na, Socorro Aragão e Rita Santiago, que apresentou o trabalho “Modernização do Processo de Fluxo de Documentos”, trabalho pesquisado no segmento Go-verno.

A iniciativa recebeu o apoio da FAPEAM/FINEP e do Grupo Simões. Para acesso aos pôsteres apresentados na Mostra, visite o link ‘Trabalhos de Alunos do CESF’, no Canal ‘Download’ do Portal FUCAPI (http://portal.fucapi.br).

Momento de descontração: Professor Dr. Paulo Fresneda (no centro) e alunos prestigiam III Mostra

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

i

Foto

: A

rqui

vo F

ucap

iFo

to:

Ana

lu V

ieira

Page 6: Informativo Fucapi - Ed.33 - 2006

InFucapi

InFucapi - 06

Expediente

InFucapi é uma publicação da Fundação Centro de Análise,

Pesquisa e InovaçãoTecnológica - FUCAPI

Av. Danilo Areosa, 381Distrito Industrial

Manaus - AM

Diretora PresidenteISA ASSEF DOS SANTOS

Redação e ediçãoCristina Monte

Mtb 39.238 DRT/SP

Projeto Gráfico e diagramaçãoOswaldo Relder e Marcone Duarte

http://portal.fucapi.br/[email protected]

Tel.: (92) 2127-3000Fax.: (92) 3613-2688

A professora de ginástica laboral da Fucapi, Deborah Montenegro, participou do 41º Encontro Nacional de Atividade Física (ENAF) realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, em Poços de Caldas no estado de Minas Gerais.

O evento tem como propósito promover a reciclagem e aprimoramento dos profissionais de diversas áreas, entre elas: educação física, enfermagem e nutrição. “Bem, sempre fui preocupada em inovar nas atividades para não cair muito na monotonia. Já havia participado de um curso de Ginástica Laboral realizado aqui em Manaus promovido pela MARATONA (Projetos de Qualidade de Vida nas Empresas), e mais uma vez vi a necessidade de trazer novas técnicas”, observou a professora.

Professora de Ginástica Laboral participa de curso em Minas Gerais

Saúde

Publicitário Thiago Paiva e Professor do curso de Design de Interface Digital

Usabilidade, navegabilidade, intera-ção de dados usuário-servidor, processa-mento de dados via internet, e-commerce

Palestra

Apresentação de palestra sobrecomércio eletrônico

e apresentação de casos de web sites, esses foram os tópicos abordados pelo publicitário e coordenador de projetos da Altsoluções, Thiago Paiva.

A palestra foi realizada no dia pri-meiro de novembro, nas dependências da Fucapi e recebeu estudantes do cur-so de Design e colaboradores.

A iniciativa foi do professor do curso de Design de Interface Digital, Marcone Duarte Sousa. “Essas são questões fundamentais, capazes de proporcionar uma experiência agradável na sala de aula entre o profissional que atua no mercado e os acadêmicos, demonstrando a experiência entre a prática e a teoria”, completou.

A Fucapi está recadastrando todos os usuários do Plano de Saúde Unimed, por meio das seguintes ações: Disponibili-zando a equipe para execução das ativi-dades de recadastramento, ministrando treinamento para as áreas envolvidas no projeto e acompanhando-o no que diz respeito à entrega, coleta e digitação dos dados do formulário.

O objetivo do recadastramento é atualizar os dados cadastrais de todos os usuários, tanto pessoa física quanto jurídica e, posteriormente, montar uma base de dados, conforme solicitação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é vinculada ao Ministério da Saúde, sendo um órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde. No entanto, os dados atualizados servirão para que a

Através de parceria com a Fucapi, a Unimedirá recadastrar todos os seus usuários

Unimed implemente melhorias no sistema de saúde.

O recadastramento começou no mês de novembro e irá até o dia 15 de dezembro, e a Fucapi montou a equipe de trabalho que tem como Coordenador Geral, Renato Frota; o Líder do Projeto, Flávio Montenegro; a Consultora Técnica, Leda Silva; Keppler Pena de Araújo e mais onze técnicos que auxiliarão nas atividades. “O projeto é a construção de uma parceria longa e duradoura, sendo uma oportunidade para a Fucapi prestar outros serviços ao sistema Unimed”, informou o Coordenador Geral.

A primeira apresentação do projeto aos representantes dos RHs das empresas conveniadas aconteceu no dia 09 de novembro, no auditório da Fundação e contou com a presença do Presidente da Unimed/Manaus, o Dr. Asdrúbal Melo.

A segunda apresentação foi realizada no dia 14 de novembro e participou o Di-retor Comercial da Unimed, o Dr. Augusto Castilho.

Em ambas as oportunidades foram apresentadas a metodologia que será aplicada e em seguida, foi concedido espaço para que os representantes das empresas pudessem esclarecer dúvidas.

Para mais informações a Unimed dis-põe do telefone: 0800-7029088, ramais 9007 e 9008. E na Fucapi, os contatos podem ser efetuados pelo telefone: 3613-1757 e pelos e-mails: [email protected] e [email protected]

Recadastramento

Coordenador Geral, Renato Frota, apresenta o Projeto de Recadastramento

Foto

: A

rtur

Bita

r

Foto

: A

nalu

Vie

ira