Informativo Geração Vida - Edição nº 128

16
EDIÇÃO 2012 ANO XI 128 JANEIRO Como lidar com pessoas explosivas. Pág. 03 - “Interesseiros,” cuidado com eles. Pág. 09 - Ser ou ter Pág. 13 - Não pague com a mesma moeda

description

Informativo Geração Vida - Janeiro de 2012

Transcript of Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Page 1: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

EDIÇÃO2012 ANO XI128JANEIRO

Como lidar compessoas explosivas.

Pág. 03 - “Interesseiros,” cuidado com eles.

Pág. 09 - Ser ou ter

Pág. 13 - Não pague com a mesma moeda

Page 2: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL02

JANEIROAGENDA

Page 3: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

COMPORTAMENTO

Em qualquer lugar onde estivermos sempre existirão pessoas interesseiras. Elas

costumam usar uma fachada de “pobrezinha” para que sintamos pena delas, mas são malvadas e se aproveitam da generosidade dos outros.

A pessoa interesseira é facilmente identifi cada, ela está nos períodos doces da vida, nas festas, nas conquistas, mas nunca quando o dia mal chegar, já os amigos verdadeiros não são interesseiros, mas são aqueles companheiros fi éis que fi cam nos bons tempos e

nos maus. A Bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17).

Amizade é uma parte importante da nossa vida. Desde a criação Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados, a Bíblia diz: “Afaste-se das pessoas insensatas, porque gente assim não tem nada para ensinar”. (Provérbios 14:7).

Deus nos oferece instruções que valem para os jovens que ainda estão escolhendo o seu rumo e também ajuda os adultos no seu caminho pela vida. Amigos têm muita infl uência em nossas vidas: A Bíblia diz: “O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar.” (Provérbios 12:26).

Bondade é uma virtude, mas ser bom demais sem impor limites haverá quem se aproveite disso para alcançar benefícios, por isso qualquer tipo de relação desde o início é essencial limites para evitar problemas futuros,a Bíblia diz: “Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.” (Provérbios 25:17).

Não se sinta em dívida com os

aproveitadores, na maioria das vezes, um simples e fi rme “não” é o melhor remédio. Toda a amizade precisa ser purifi cada para que seja eliminada toda traição. Pois a pessoa que ama de verdade não é interesseira.

A Bíblia diz: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.” (I Coríntios: 13-4)

Rua: José Maria Pinto 294

“Interesseiros,” Cuidado com eles!!

COMPORTAMENTO

Page 4: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

De acordo com várias estatísticas médicas, 60% das doenças

são de origem emocional. A ausência de perdão causa estresse prejudicando o corpo provocando emoções negativas, sensibilizando o metabolismo, causando insônia, depressão, hipertensão etc.

Perdoar não é uma tarefa fácil, pois ninguém gosta de abrir mão de alguma coisa, ainda mais quando está certo em reclamar pelo que lhe é de direito, por isso é tão difícil exercitá-lo.

Se fosse tão fácil perdoar, não haveria necessidade de se estabelecer um princípio divino em relação ao perdão, a Bíblia diz: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mt: 6:14-15).

Perdoar é uma necessidade, não depende de nossa vontade ou emoção, Deus nos perdoa na mesma proporção que perdoamos as pessoas que nos ofendem. Se o perdão liberado por nós for completo, seremos perdoados.

O perdão é uma das chaves que abrem a porta da intimidade com Deus. A Bíblia diz: “Mas tu nos perdoas, e por isso nós te tememos”. (Sl: 130-4). Deus é misericordioso

para nos perdoar e amoroso para esquecer o que fi zemos. Há uma cota exata para se perdoar? Jesus nos deu um número: “Setenta vezes

sete” (Mt 18:21-22). Isso quer dizer que devemos perdoar sempre, quantas vezes for necessário e isso só se torna possível quando

nós amamos a Deus. A Bíblia diz: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha queixa contra outra pessoa”. “Assim como o Deus nos perdoou, assim também perdoai vós.” (Cl: 3-13).

Quem perdoa deve realmente esquecer o que houve e não trazer à memória a ofensa recebida a cada nova oportunidade, pois se quisermos ser perdoados precisamos apagar de nossas mentes a ofensa recebida.

Quando fi camos livres da mágoa e da tristeza, damos lugar para Deus agir em nossas vidas, a Bíblia diz: “Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados”. (Jr 31:34).

Ao liberarmos perdão, somos contemplados com a cura física e espiritual para nossas vidas. Jesus valoriza tanto o perdão, ao ponto de dizer que se formos ao seu altar para entregar a nossa oferta e lá nos lembrarmos de que alguém tem alguma coisa contra nós, Ele manda que deixemos a oferta no altar e primeiro nos reconciliemos com essa pessoa e, depois sim, voltemos oferecer a Deus a nossa oferta. (Mt 5:23-24).

Se você já tentou perdoar e não conseguiu, saiba que pode ser difícil, mas não impossível. Peça ajuda a Deus e Ele te ajudará.

Há limites paraPERDOAR?

MULHER04

Page 5: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

PROJETOS

Page 6: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Os olhos são a janela da alma, a forma como olhamos a vida, o mundo e as pessoas,

interfere nas sensações do corpo, nos pensamentos, na vontade e nos relacionamentos.O olhar que lançamos interpreta o mundo e fala muito de nós.

É nosso olhar que vai dizer quem somos e se vivemos em luz ou em trevas.Um olhar cobiçoso está sobre forte influência do mal, pois são olhos altivos, invejosos, adúlteros, maliciosos, impuros que veem maldade em tudo.

Olhar uma pessoa e discriminá-la por ela ser gorda, magra, branca, negra, rica ou pobre, significa ter uma visão ruim.

Ter os olhos bons é olhar para o nosso próximo e ver que ele está prosperando, e se alegrar por isso, mas quando se tem uma visão ruim vem à inveja dessa pessoa.

A Bíblia diz: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”. (Mt:6-22).Para termos nosso corpo cheio de luz, devemos primeiramente, ter bons olhos, ou seja, termos os olhos iluminados por Deus.

A Bíblia diz: “Se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti” (Mt:4:8-9). Obviamente não se trata de literalmente arrancar seu olho, mas sim arrancar de dentro de si toda

predisposição de julgar, de combater, de criticar. “Havia uma mulher que gostava cuidar da vida dos outros e chamava seu marido pra ver os lençóis do varal da vizinha... Olha lá querido como estão sujos encardidos... Nossa ela nem lava direito... O marido ficava em silencio... No outro dia a mesma coisa... Falava mal dos lençóis da vizinha e das roupas... Um dia ela olhou e até esfregou os olhos e não acreditou no que via... Comentou... Milagre, a vizinha enfim aprendeu a lavar as suas roupas... O marido respirou fundo e disse... Nada disso! Eu é quem limpei a janela aqui de casa que estava suja... “

Precisamos pedir a Deus para que cure o nosso olhar e termos um coração cheio de temor, misericórdia, perdão, respeito, e não permitir que muitas atitudes erradas se alojem e contaminem nosso corpo.

Então para onde devemos olhar? A Bíblia diz:

“...Deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé.(Hebreus 12:1-2).

Não se esqueça de que os olhos do Senhor estão fixos em nós. A Bíblia diz: “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. (Pv 15:3)

O perigo do olhar Cobiçoso...

DICAS

Page 7: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

PROJETOSINFANTILPROJETOSINFANTILPROJETOSINFANTILPROJETOSEVENTOS 07

Page 8: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Gauchinho de Cristo

SOCIAL

Aniversariantes JaneiroOscavo Neto 01/01Daniel Antônio Celestino 03/01Silmara Malavazi 06/01Sérgio Portolese Junior 06/01Emílio Cretuchi Neto 08/01Aparecida S. Ferreira 10/01Luciana O. Oliveira 10/01Amanda de Almeida 10/01Sandro Eduardo Henriques 15/01 Maria de Jesus 20/01

Maria de Fátima C. Martins 20/01Kelly Cristina S. Serafi m 22/01Rodolfo Krupniski 22/01Jeisiane Souza Barros V. 25/01Gelson Aparecido 25/01Arielle K. Gonçalves 28/01Antônio Romanholi 28/01Antero Balbino Ferreira 30/01Juliana C. Costa 30/01Thaianne R.S. da Silva 30/01

SOCIAL

Sua foto não está aqui?

Então acesse nossosite e confi ra todas

as fotos deste evento

www.geracaovida.com.br

Aniversariantes

Page 9: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Ser ou Ter?

Na correria diária preo-cupamo-nos muito em Ter: ter isso, ter aquilo,

comprar isso, comprar aquilo. Os anos vão passando, quando nos damos conta, esquecemo-nos do mais importante que é Viver e ser feliz. Muitas vezes para ser Feliz não é preciso Ter, o mais importante na vida é Ser.

As pessoas precisam parar de correr atrás do Ter e começar a correr atrás do Ser: ser amigo, ser amado, ser abençoado. O Ser não se acaba nem se per-de com o tempo, mas o Ter pode terminar logo.

O Ser é eterno, o Ter é passa-geiro. Mesmo que dure por muito tempo, pode não trazer a Felici-dade verdadeira. E é aí que vem

o vazio na vida das pessoas.A Bíblia diz: “Não ajuntem

riquezas aqui na terra, onde as traças a ferrugem e os ladrões arrombam e roubam. Pelo con-trario ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las e os la-drões não podem roubá-las.” (Mateus 6:19-20).

A acumulação de riqueza é a meta confessada de alguns e a ambição secreta de outros. Há pessoas que trabalham, econo-mizam e planejam ajuntar uma fortuna e sonham com o dia quando eles terão dinheiro para comprar tudo o que o coração desejar.

Jesus advertiu: “Tende cuida-do e guardai-vos de toda e qual-quer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abun-dância dos bens que ele possui”. (Lucasc: 12:15).

A riqueza não pode satisfazer os profundos anseios da alma. Nenhuma quantidade de dinhei-ro pode comprar a verdadeira felicidade e paz da consciência. Ouro e prata não podem recon-ciliar um homem com seu Cria-dor. Muitas pessoas passaram suas vidas acumulando fortuna para, no final, morrerem solitá-rias e infelizes.

Jesus é a única riqueza ver-dadeira que não se acaba e ninguém pode roubar, com ele somos felizes e abençoados, pois Ele supre todas as nossas necessidades.

ILUSTRAÇÃO

Page 10: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

DIVERSÃO10

Page 11: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Amor de Pai

INFANTILINFANTILPARA PENSAR 11

Na Romênia, um homem dizia sempre a seu filho: - “Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado”. Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase arrasou as construções lá existentes nesta época. Estava nesta hora este homem em uma estrada. Ao ver o ocorrido, correu para casa e veri-ficou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé...Tomado de uma enorme tristeza ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa. (não cumprida) “ Haja o que houver: eu estarei sempre a seu lado”. Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição.Olhava tudo... Desolado... Come-çou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros pais, que embo-ra bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo: - Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém. Vá para casa. Ao que ele retrucava:- Você vai me ajudar?

Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam.Chegaram os policiais, que tam-bém tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança. Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, à única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era: - Você vai me ajudar? Mas eles também o abandonavam. Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa...- Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Ele retrucava: - Você vai me ajudar?Um a um todos se afastavam. O pai trabalhou quase sem des-canso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali. 5 hs / 10 hs / 12 hs/ 22 hs / 24 hs /30 hs... Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:- Pai... Estou aqui! Feliz, fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou: - Você está bem?- Estou. Mas com sede, fome e muito medo.- Tem mais alguém com você?- Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo; estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem! Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria. - Pai, eu falei à eles:Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora... Haja o que houver meu pai, estará sempre a meu lado.A Bíblia diz: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mateus 28:20)”

Page 12: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

QUATRO EM UMPor que a polícia não gosta de sabão?R: Porque ela gosta de DETER GENTE.

Porque o elefante não pega fogo?Porque ele já é cinza.

Se você pensa que é muito pequeno para fazer diferença, tente dormir em um quarto fechado com um pernilongo.

Paraquedismo é igual andar de bicicleta: se aprende caindo.

DÚVIDASO garoto pergunta ao pai: Pai, o que é isso?São ameixas pretas, meu fi lho! E por que são vermelhas? Por que estão verdes!

O DENTISTA O dentista atende um cliente que havia extraído um dente no dia anterior:-E então? O seu dente parou de doer?-Sei lá! O senhor fi cou com ele!

NA MUDANÇAA mudança foi toda colocada no caminhão. Um desses de carroceria aberta, abarrotado de móveis e lá em cima de tudo a gaiola com o papagaio. A mudança devia estar mal arrumada e as ruas eram muito esburacadas. Com o balanço, a gaiola caiu com o papagaio. Desceu todo mundo, acudiram o papagaio e botaram a gaiola lá em cima. Dali a pouco o pobre coitado despenca outra vez. E outra vez. E mais outra, mil tombos. Aí o papagaio,

já irritado, no último tombo virou-se para o dono e disse: - Faz o seguinte: me dá aí o endereço que eu vou voando.

A LUTAUm elefante que estava infestado de formigas, saiu rolando, rolando, até que se viu livre das formigas... Sobrou só uma grudada no pescoço, ao que as outras que estavam no chão começaram a gritar: - Vai, vai, torce o pescoço dele!!!

Na ruaDepois de bater na traseira de um carro, o motorista se justifi ca com o guarda que registra a ocorrência:- A mulher fez sinal que ia virar à esquerda… E não é que virou mesmo?

O GUARDASábado pela manhã, um baita sol, o sujeito põe a família no carro e decidem ir para a praia. Na estrada, porém, ele é parado por um guarda.- O senhor está multado – diz o guarda. – Está acima da velocidade permitida!- Pô, seu guarda! Não faz isso comigo! O senhor vai estragar o meu fi m de semana!- Não seja por isso! Eu vou fazer a multa com data de segunda-feira!

A PROFISSÃOA professora pergunta a Jacozinho, neto de Isaac:– Você vai ser oftalmologista, como seu pai?– Não, vou ser dentista.– Por quê?– Porque as pessoas só têm dois olhos, mas têm 32 dentes.

HUMOR12

Page 13: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Não pague com a mesma moeda

REFLEXÃO

Depois de um dia de caminhada pela mata, mestre e discípulo re-tornavam ao casebre, seguindo por uma longa estrada. Ao pas-sarem próximo a uma moita de samambaia, ouviram um gemido. Verifi caram e descobriram, caído, um homem. Estava pálido e com uma grande mancha de sangue, próximo ao coração.

O homem tinha sido ferido e já estava próximo da inconsciência. Com muita difi culdade, mestre e discípulo carregaram o homem para o casebre rústico, onde tra-taram do ferimento.

Uma semana depois, já restabe-lecido, o homem contou que ha-via sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca. Disse que conhecia seu agressor, e que não descansaria enquanto não se vingasse.

Disposto a partir, o homem disse ao sábio:- Senhor, muito lhe agradeço por ter salvado minha vida. Tenho que partir e levo comigo a grati-dão por sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele

sinta a mesma dor que senti. O mestre olhou fi xo para o ho-mem e disse:- Vá e faça o que deseja. Entre-tanto, devo informá-lo de que você me deve três mil moedas de ouro, como pagamento pelo tra-tamento que lhe fi z. O homem fi cou assustado e disse: - Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor!- Se não podes pagar pelo bem que recebestes com que direito queres cobrar o mal que lhe fi ze-ram?

O homem fi cou confuso e o mes-tre concluiu:- Antes de cobrar alguma coisa, procure saber quanto você deve. Não faça cobrança pelas coisas ruins que te aconteçam nessa vida, pois essa vida pode lhe co-brar tudo que você deve. E com certeza você vai pagar muito mais caro.

Não pagues o mal com o mal, mas o mal com o bem. A Bíblia diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Romanos 12:21

Page 14: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

ÊXO

DO

ÊXO

DO

Beirute com Molho de Iogurte

GASTRONOMIA14

Ingredientes:• 4 pães sírios (pita) médios• 16 fatias fi nas de peito de peru defumado• 3 tomates médios picados• 2 xícaras (chá) de agrião• 1/4 de xícara (chá) de gergelim torrado

Molho:• 1/4 de xícara (chá) de azeite• 3 colheres (sopa) de açúcar• 1/2 colher (chá) de sal• 1 copo de iogurte natural

Modo de preparo:

Com uma faca afi ada, abra os pães ao meio. Distribua as fatias de peito de peru entre as metades de pão e, por cima, disponha o tomate. Pique grosseiramente o agrião e adicione ao sanduíche. Polvilhe com o gergelim.

Molho Numa tigela média junte todos os ingredientes e misture com um batedor de mão até fi car homogêneo. Espalhe o molho sobre o recheio e cubra com as fatias de pão restantes. Coloque os Beirute em pratos individuais e sirva.

• 1/4 de xícara (chá) de gergelim torrado

Com uma faca afi ada, abra os pães ao meio. Distribua as

Page 15: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Mastigar muitoQuanto mais o alimento é mastiga-do, menos calorias são absorvidas pelo corpo. Pessoas que mastigam cerca de 40 vezes comem até 12% menos comida do que os mastigam apenas 15 vezes. Manter o alimen-to mais tempo na boca também aju-da a comer menos, já que o cérebro leva 20 minutos para registrar que o estômago já está cheio.

Coma até uma hora depois de acordarO café da manhã é a refeição mais importante do dia e dizem que os que não pulam essa etapa são geralmente magros e têm menos compulsão em fi car beliscando alimentos o dia todo. A qualidade da refeição também é importante para determinar o que o corpo irá pedir ao longo do dia, por isso in-vista em proteínas magras, cereais, frutas. Pesquisas recentes apon-tam que pessoas seguindo dietas de emagrecimento perderam até duas vezes mais peso reduzindo pela metade o número de calorias consumidas na primeira refeição do dia.

Concentre-se na refeiçãoDedicar um tempo exclusivamente para comer é importante, pois espe-cialistas apontam que fazer outras atividades enquanto se alimenta impede o cérebro de receber os sinais de saciedade, o que signifi -ca que aumentam as chances de

ganhar quilos extras comendo além da conta. Isso inclui coisas triviais como falar ao telefone, ver TV ou até mesmo ouvir música.

Comer frutas primeiroAs frutas são digeridas por enzimas diferentes das usadas pelo corpo para processar outros alimentos. Além disso, demoram apenas cerca de 30 minutos para serem absor-vidas pelo organismo. Por isso, se comer frutas após as refeições, elas provavelmente fi carão fermenta-das e não fornecerão os nutrientes necessários e ainda podem causar desconfortos. A dica é comer frutas cerca de meia hora antes das prin-cipais refeições.

Não comer após as 20hNão é indicado comer grandes ou pesadas refeições quando o meta-bolismo começa a diminuir ou perto da hora de dormir, pois o gasto ca-lórico é menor. É importante evitar comer alimentos como sorvetes, salgadinhos e outras guloseimas que podem fornecer até um quarto das calorias necessárias para o dia.

Comer menos em momentos de tensão:

Esqueça sair para tomar um “café” ou almoçar durante um momento de tensão. Usar a refei-ção para relaxar não faz bem ao corpo. Isso porque quando estamos nervosos, o corpo está cheio de

hormônios que o coloca em estado de alerta. O que signifi ca que toda a energia será direcionada para nos proteger da causa do estres-se, e não será usada para fazer a digestão. O organismo irá fazer um esforço enorme para absorver os nutrientes. Portanto, espere se acalmar para depois ir comer.

Fatiar os alimentosEstudos indicam que pessoas que cortam os alimentos em pedaços consomem até 20% menos calo-rias do que as que deixam os itens inteiros.

Comer menos e mais vezesFicar mais do que cinco horas sem se alimentar faz o corpo pensar que está faminto e produz quantidades maiores de cortisol, o hormônio do estresse. O resultado é que a próxima refeição poderá estar re-cheada de escolhas calóricas, pois o organismo está “faminto”. Comer regularmente também colabora para balancear os níveis de insulina no sangue, diminuindo o desejo por itens açucarados.

Pensar antes de beberBeber água é muito importante para o corpo, mas mesmo esse precioso líquido deve fi car longe das refeições. Ela dilui os ácidos do estômago tornando a absorção dos nutrientes menos efi ciente.

Portanto, evite tomar água pelo menos 15 minutos antes e após as principais refeições. James Duigan (Personal trainer)

Dicas paraperder peso!

SAÚDE

Page 16: Informativo Geração Vida - Edição nº 128

Como lidarcom pessoasExplosivas

“Não respondas ao tolo segun-do a sua estupidez, para que tam-bém te não faças semelhante a ele. (Pv: 26:4).

O que determina se o relaciona-mento será bom ou ruim, não é o tratamento que você recebe, mas a forma como você reage. Pessoas explosivas costumam ser muito ar-redia, provocam muita tensão e é di-fícil se sentir a vontade, pois nunca se sabe quando estão para explodir.

Por isso chegue de mansinho, na base dos rodeios, ou faça tes-tes para saber como está o humor. Quando o vulcão está em erupção o segredo é manter a calma e pu-xar a pessoa de lado. Depois disso, deixe que a pessoa desabafe tudo. A Bíblia diz: “Sabei isto, meus ama-

dos irmãos: Todo homem seja pron-to para ouvir, tardio para falar e tar-dio para se irar.” (Tg: 1:19-20).

Permanecer calmo é a resposta para evitar um confl ito com essas pessoas. A Bíblia diz: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida aumenta a raiva”. (Pv: 15:1).

A ira pode provocar palavras que serão lamentadas mais tarde, pois com raiva é fácil dizer coisas que se estejam sentindo e que mais tarde se arrependa. A Bíblia diz: “Quem controla as suas pa-lavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente.” (Pv: 17:27).

Não devemos poupar ou prote-ger uma pessoa irada, mas temos

que orienta-la dos prejuízos que traz aqueles que com ela se relaciona. A Bíblia diz: “Deixa que a pessoa de mau gênio sofra as consequên-cias disso, pois se você a ajudar uma vez, terá de ajudar de novo”. (Pv: 19:19).

Deus não se agrada de pessoas sem controle, pois dar continuidade a essa atitude é possuir inimigos e se afastar de Deus. A Bíblia diz: “Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.” (Pv: 16:32).

Portanto somente em Deus é que vem a sabedoria para nos rela-cionarmos com as outras pessoas. A Bíblia diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, portan-to peçam com fé e não duvidem”. (Tg: 1:5 ).

Quando depositamos a confi an-ça em Deus e procuramos aprender seus ensinamentos saberemos agir com as pessoas e dar respostas que não venham nos prejudicar, pois as

discussões geralmente começam porque uma das partes está com raiva.

A Bíblia diz: “Um homem coléri-co atiça a queda; o homem paciente acalma a rixa.” (Pv: 15:18).

Ao invés de se irar quando al-guém o ofende, mantenha a boca fechada, demonstre controle e ca-ráter não respondendo na mesma moeda. A Bíblia diz: “O tolo mostra a sua irritação no momento, mas o homem prudente releva um Insulto” (Pv: 12:16).

Não tente igualar o comporta-mento de um iracundo, nem seja seu companheiro. A Bíblia diz: “Não seja companheiro do homem bri-guento nem ande com o violento, para que não aprenda os seus cos-tumes e seja apanhado numa arma-dilha.” (Pv: 22:24-25).

Seja mais forte que as afron-tas, porque quem abafa uma ofen-sa põe em prática o amor. A Bíblia diz: “O tolo mostra sua raiva, mas quem é sensato se cala e domina” (Pv: 29:11).

MENSAGENS