Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP ... · A aquisição da consciência é...

2
Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP) - Ano III - Nº 23 - novembro 2007 Persistindo no Bem S abemos que a perfeição não é característica de nenhum de nós. Mas sabemos, também, que o desejo de se aperfeiçoar é eminente em todos os que buscam, com sinceridade, no Espiritismo, a sua cartilha do aprendizado mo- ral. Nós, que lhes seguimos os pas- sos, vemos as lutas que empreen- dem contra as más tendências que os acompanham há séculos. Não se aflijam! Tudo tem seu tempo. Já nos disse o sábio em Eclesiastes, cap. 3, v. 1 a 8: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propó- sito debai- xo do céu.” Apro- veitem a opor- tuni- dade de terem conhecido a Doutrina Es- pírita e plantem, plantem bastante para que a colheita seja pródiga.Quanto às deficiências, não pensem que serão para sem- pre. Muitas delas já estão se despe- dindo. Mantenham-se no caminho do bem, que nós, guardiões dos seus desideratos, os secundaremos na problemática da transformação moral. Abstenham-se das práticas maléficas para o Espírito, que os desvios do sentimento nós traba- lharemos juntos. Não sofram por serem, ainda, frágeis às tentações e se rego- zijem pelo amparo que lhes damos. Jesus não desampara ninguém, vocês sabem disso. Basta que, realmente, quei- ram se transfor- mar para melhor a fim de que o auxílio chegue. O primeiro e o mais impor- tante passo vocês já deram: bus- caram na Doutrina Espírita o Cami- nho, a Verdade e a Vida para seus Espíritos cansados de sofrimento. A partir de agora é semear nes- se caminho para colher, em breve, os frutos da persistência no bem. Que Deus nos abençoe! Ricardo Honório Reunião mediúnica no GEABL

Transcript of Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP ... · A aquisição da consciência é...

Page 1: Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP ... · A aquisição da consciência é de-safio da vida, ... Divaldo P. Franco (Joanna de Ângelis) ... (Joanna de Ângelis)

Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP) - Ano III - Nº 23 - novembro 2007

Persistindo no BemSabemos que a perfeição não

é característica de nenhum de nós. Mas sabemos, também, que o desejo de se aperfeiçoar é eminente em todos os que buscam, com sinceridade, no Espiritismo, a sua cartilha do aprendizado mo-ral.

Nós, que lhes seguimos os pas-sos, vemos as lutas que empreen-dem contra as más tendências que os acompanham há séculos. Não se aflijam! Tudo tem seu tempo.

Já nos disse o sábio em Eclesiastes, cap. 3, v. 1 a 8: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propó- s i t o debai-xo do c é u . ” A p r o -veitem a opor-t u n i -d a d e de terem conhecido a Doutrina Es-

pírita e plantem, plantem bastante para que a colheita

seja pródiga.Quanto às deficiências, não pensem que serão para sem-pre. Muitas delas já estão se despe-dindo. Mantenham-se no caminho do bem, que nós, guardiões dos seus desideratos, os secundaremos na problemática da transformação moral.

Abstenham-se das práticas

maléficas para o Espírito, que os desvios do sentimento nós traba-lharemos juntos.

Não sofram por serem, ainda, frágeis às tentações e se rego-zijem pelo amparo que lhes damos. Jesus não desampara ninguém, vocês sabem disso.

Basta que, realmente, quei-ram se transfor-

mar para melhor a

fim de que o aux í l i o chegue. O

primeiro e o mais impor-

tante passo vocês já deram: bus-caram na Doutrina Espírita o Cami-nho, a Verdade e a Vida para seus Espíritos cansados de sofrimento.

A partir de agora é semear nes-se caminho para colher, em breve, os frutos da persistência no bem.

Que Deus nos abençoe!

Ricardo HonórioReunião mediúnica no GEABL

Page 2: Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP ... · A aquisição da consciência é de-safio da vida, ... Divaldo P. Franco (Joanna de Ângelis) ... (Joanna de Ângelis)

Programação de novembro

Dia Evento05/11 - Estudo Doutrinário

12/11 - Estudo Doutrinário

19/11 - Filme

26/11 - Palestra Pública

Informativo do Grupo Espírita Peixotinho - Ano III - nº 23 - novembro/2007Coordenação Geral: Ricardo Honório; Coordenação Doutrinária: Adilson Mariz;

Coordenação de Eventos: Newton Daltro e Roberto Melo; Coordenação de Divulgação: Raul Santos e Denise EscovinoReuniões semanais às segundas-feiras de 12:30h às 13:20h no

Auditório do Grupamento de Apoio de Brasília - GAP-BR - Subsolo do Anexo Esplanada dos Ministérios - Bloco M

Visite nosso site: h�p://grupopeixotinho.no-ip.org

ADVERTÊNCIA DE AMOR

AQUISIÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Inegavelmente, as dores se avolumam na Terra, ameaçadoras.

As guerras não silenciam os seus canhões, nem diminuem a crueldade das suas batalhas.

Repetem-se os genocídios, que pareciam extintos, e os dramas individuais como coletivos apar-valham mesmo as pessoas que se consideram frias e indiferentes.

Sucede que o sofrimento a todos alcança sem exceção, con-vidando ao burilamento e à vitória sobre as imperfeições morais.

Tudo isso, porém, foi amoro-samente anunciado por Jesus, que não ignorava o primitivismo da criatura humana, nela pre-dominando por largo período...

Agora cumpre, ao se confirma-

O momento da conscientização, isto é, o instante a partir do qual consegues discernir com acerto, usando como parâmetro o equilí-brio, alcanças o ponto elevado na condição de ser humano.

Efeito natural do processo evoluti-vo, essa conquista te permitirá ava-liar fatores profundos como o bem e o mal, o certo e o errado, o dever e a responsabilidade, a honra e o desar, o nobre e o vulgar, o lícito e o irregular, a liberdade e a libertinagem.

Trabalhando dados não palpá-veis, saberás selecionar os fenôme-nos existenciais e as ocorrências, tornando tuas diretrizes de segu-rança aquelas que proporcionam bem-estar, harmonia, progresso moral, tranqüilidade.

Essa consciência não é de natureza intelectual, atividade dos mecanismos cerebrais. É a força que os propele, porque nascida nas experiências evolutivas, a exterio-

rizar-se em forma de ações.Encontramo-la em pessoas in-

cultas intelectualmente, e ausente em outras, portadoras de conheci-mentos acadêmicos.

Se analisarmos a conduta de um especialista em problemas respiratórios, que conhece inte-lectualmente os danos provocados pelo tabagismo, pelo alcoolismo e por outras drogas adictivas, e que, apesar disso, usa, ele próprio, qual-quer desses flagelos, eis que ainda não logrou a conquista da cons-ciência. Os seus dados culturais são frágeis de tal forma, que não dispõem de valor para fomentar uma conduta saudável.

Por extensão, a pessoa que se permite o crime do aborto, sob falsos argumentos legais ou de di-reitos que se faculta, assim como todos aqueles que o estimulam ou o executam, incidem na mesma au-sência de consciência, comportan-

do-se sob a ação do instinto e, às vezes, da astúcia, da acomodação, mascaradas de inteligência.

Outros indivíduos, não obstante sem conhecimento intelectual, pos-suem lucidez para agir diante dos desafios da existência, elegendo o comportamento não agressivo e digno, mesmo que a contributo de sacrifício.

A consciência pode ser treinada mediante o exercício dos valores morais elevados, que objetivam o bem do próximo, por conseqüên-cia, o próprio bem.

[...]A aquisição da consciência é de-

safio da vida, que merece exame, consideração e trabalho.

Divaldo P. Franco (Joanna de Ângelis)Do opúsculo: Momentos de Consciência

rem as Suas pro-fecias, seja ence-tada uma revisão de conceitos mo-rais e de compor-tamentos, que modifiquem as estruturas carco-midas do passa-do e reconstru-am o indivíduo e a sociedade.

Nesse cometi-mento, o esforço pessoal é indis-pensável, auxilia-do pelo combus-tível da oração, que eleva o ser e vincula-o a Deus, de Quem procede todo o bem.

Divaldo Franco (Joanna de Ângelis)Do livro: Desperte e seja feliz, pg 80.