Informativo Nipo Maio 2013

4
Jornal Mensal da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande - MS - maio de 2013 Nipo Informativo www.nipocampogrande.com.br Agenda de Eventos MAIO 2013 Dia 05 de Maio acontece o XXVIII Undokai Um dos maiores even- tos organizado pela Asso- ciação Espor- tiva e Cultural Nipo Brasilei- ra, o Undokai, será realiza- do no dia 05 de maio. O evento é uma Gincana Es- portiva e as atividades são para todas as idades, desde as crianças até os mais idosos. São brincadeiras divertidas que reúne a fa- mília e amigos para um dia de lazer. Segundo o presidente executivo da AECNB, Ace- lino Sinjó Nakasato, este ano o evento pretende su- perar os anos anteriores, com maior número de par- ticipantes e atrações. Realizado todos os anos, o Undokai faz par- te do calendário de even- tos da Colônia Japonesa, são 28 anos ininterruptos. Com público garantido e sucesso em todas as edições, inúmeras em- presas e perso- nalidades mar- cam presença no evento que atrai mais de 2 mil pessoas. Durante o evento os visi- tantes poderão além de partici- par das provas, provar a culinária japonesa como outras guloseimas ofereci- das no local. O XXVIII Undokai co- meça a partir das 8h da manhã, com entrada gra- tuita. Mais informações: 3321-3253. Patrocínio NOTA DE ESCLARECIMENTO Dia 05 - Undokai Horário: 08h Local: clube de campo- BR 262 Km 02 - Saída p/ Três Lagoas Dia 09 - Haikai Horário: 13h Local: Sede Centro Dia 11 - Homenagem Dia das Mães Horário: 17h Local: Sede Centro Dia 17 - Rossokai Horário: 13h Local: Sede Centro Dia 18 - Confraterniza- ção- Brincadeira Dançan- te Horário: 21h Local: Sede Centro Dia 19 - Almoço Promocio- nal Nipo Horário: 11h30 Local: Sede Campo Dia 20-Reunião Diretoria Horário: 19h Local: Sede Centro 23 a 26 - Festival do Ja- pão no Shopping Campo Grande Horário: a partir das 10h Local: Shopping Campo Grande Dia 24 - Reunião Funjikai Horário: 13h Local: Sede Centro Dia 25 - Exames médicos – Centro de Convivência Horário: 7h30 Local: clube de campo- BR 262 Km 02 - Saída p/ Três Lagoas Dia 26 - Almoço Shionko Horário: 11h30 local: Sede Centro Mais Informações: (67) 3321-3253 Abertas as inscrições para o Miss Nikkey MS 2013 Página 03 Festival do Japão é atração no Shopping Campo Grande Página 04 Página 02

description

Edição de Maio do Informativo da Nipo.

Transcript of Informativo Nipo Maio 2013

Page 1: Informativo Nipo Maio 2013

Jornal Mensal da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande - MS - maio de 2013

NipoInformativo www.nipocampogrande.com.br

Agenda de Eventos MAIO 2013

Dia 05 de Maio acontece o XXVIII UndokaiUm dos maiores even-

tos organizado pela Asso-ciação Espor-tiva e Cultural Nipo Brasilei-ra, o Undokai, será realiza-do no dia 05 de maio. O evento é uma Gincana Es-portiva e as atividades são para todas as idades, desde as crianças até os mais idosos. São brincadeiras divertidas que reúne a fa-mília e amigos para um dia de lazer.

Segundo o presidente executivo da AECNB, Ace-lino Sinjó Nakasato, este ano o evento pretende su-

perar os anos anteriores, com maior número de par-ticipantes e atrações.

Realizado todos os anos, o Undokai faz par-te do calendário de even-tos da Colônia Japonesa,

são 28 anos ininterruptos. Com público garantido e

sucesso em todas as edições, inúmeras em-presas e perso-nalidades mar-cam presença no evento que atrai mais de 2 mil pessoas.

Durante o evento os visi-

tantes poderão além de partici-

par das provas, provar a culinária japonesa como

outras guloseimas ofereci-das no local.

O XXVIII Undokai co-meça a partir das 8h da manhã, com entrada gra-tuita. Mais informações: 3321-3253.

Patrocínio

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Dia 05 - UndokaiHorário: 08h

Local: clube de campo- BR 262 Km 02 - Saída p/ Três

Lagoas

Dia 09 - HaikaiHorário: 13h

Local: Sede Centro

Dia 11 - Homenagem Dia das Mães

Horário: 17hLocal: Sede Centro

Dia 17 - RossokaiHorário: 13h

Local: Sede Centro

Dia 18 - Confraterniza-ção- Brincadeira Dançan-

teHorário: 21h

Local: Sede Centro

Dia 19 - Almoço Promocio-nal Nipo

Horário: 11h30Local: Sede Campo

Dia 20-Reunião DiretoriaHorário: 19h

Local: Sede Centro

23 a 26 - Festival do Ja-pão no Shopping Campo

GrandeHorário: a partir das 10h

Local: Shopping Campo Grande

Dia 24 - Reunião FunjikaiHorário: 13h

Local: Sede Centro

Dia 25 - Exames médicos – Centro de Convivência

Horário: 7h30Local: clube de campo- BR 262 Km 02 - Saída p/ Três

Lagoas

Dia 26 - Almoço ShionkoHorário: 11h30

local: Sede Centro

Mais Informações:(67) 3321-3253

Abertas as inscrições

para o Miss Nikkey MS

2013Página 03

Festival do Japão é atração no Shopping Campo Grande

Página 04

Página 02

Page 2: Informativo Nipo Maio 2013

NipoInformativo Edição de maio 2013 - Página 02

www.culturanikkey.com.br

Informativo Nipo

Jornal mensal da Associação Esportiva e Cultura

Nipo Brasileira

Rua Antônio Maria Coelho,1.068 - Campo Grande-MS - CEP. 79002-220Tel. (67) 3321-3253

Produzido por: MORI Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Silvio Mori / MTE - 844

ESCOLA VISCONDE DE CAIRU(DETERMINAÇÃO,PERSEVERANÇA E DISCIPLINA)

Teacher Camila LinsVisando um futuro promissor, fundamentado no respei-

to, seriedade e compromisso, a Escola Visconde de Cairu tem como meta contribuir para com a educação moral e fundamental pedagógica de maneira efetiva para que, seus educandos tornem-se futuros cidadãos mais responsáveis e conscientes. Baseando-se nisso, oferecemos além de um ensino de qualidade, alicerçado na disciplina, determinação e perseverança, várias atividades extra curriculares, como projetos que têm como objetivo enriquecer a formação aca-dêmica e pessoal dos nossos alunos.

Um dos projetos desenvolvidos na nossa escola é a Rádio Juventude, que teve início em 2012 e continua sendo um acontecimento de grande expectativa por parte das turmas do 6º ao 9º ano.

Os participantes seguem um roteiro pré-estabelecido que tem como meta informar e entreter de maneira lúdica e descontraída. Além de muita música, são repassados reca-dos importantes, mencionados os aniversariantes do mês, o “Momento Reflexão”, onde são lidas mensagens inspiradoras e construtivas, apresentações culturais, traduções de músi-cas originárias da Língua Inglesa e muito mais.

A próxima transmissão da nossa Rádio Juventude será no dia 25 de abril no salão da AECNB.

Patrocínio

Nota de EsclarecimentoA Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira e Escola Visconde de Cairu esclarecem que:

- Visando melhor desempenho por parte dos alunos, nas aulas de futsal, foi solicitado pela direção da escola que os pais não acompanhasse seus filhos na quadra, durante as aulas.Levando em consideração os ocorridos, como por exemplo, interferências por parte de pais no trabalho do professor, alunos saindo de quadra durante a aula para lanchar com o pai.......enfim situações que dispersam a atenção dos nos-sos alunos, impedindo assim resultados positivos.

- Com certeza nos inter-classes, bem como amistosos e campeonatos os pais serão convidados a participar com seus filhos.

- As atividades esportivas Karatê e Tênis de mesa e tam-bém as aulas de Nihongo do Shionko são oferecidos pela A.E.C.N.B para os sócios, sócios-atletas e sócios-familiar;

- A entrada ao ginásio pelo portão lateral foi fechada para garantir a segurança dos alunos da Escola Visconde de Cai-ru e também dos associados da AECNB, um segurança foi contratado para ficar na entrada principal da sede do clu-be. Como é de conhecimento dos associados, recentemen-te ocorreu um furto durante a tarde enquanto acontecia a reunião do Funjikai. Tais medidas visam a segurança de alunos, atletas e associados.

Campo Grande, 17 de abril de 2013

Escola Visconde de Cairu Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira

Atletas do departamento de karatê são aprovados em graduação de Faixa

O Departamento de Kara-tê da A.E.C.N.B. realizou no dia 12 de abril seu primeiro exame de graduação de faixa

deste ano, tendo como ava-liador técnico o renomado Sensei Hélio Arakaki, faixa preta 5° DAN.

De acordo com Sen-sei Rodrigo, responsável pelo Departamento, o exame contou com a participação de 18 atletas, tendo 100% de aprovação. O excelente resultado foi fruto de um in-tenso treino promovido pelo Sensei Rodrigo nos últimos

meses que precederam ao exame.

Foram aprovados 4 atletas para faixa amarela; 5 para faixa vermelha; 1 para faixa laranja; 2 para faixa verde; 3 para faixa roxa e 3 para faixa marrom.

Após a realização do exame e a divulgação do re-sultado, os participantes ti-veram uma mini-aula prática com Sensei Hélio Arakaki.

Márcio André Yamaura

Page 3: Informativo Nipo Maio 2013

NipoInformativo Edição de maio 2013 - Página 03

A arte das espadas dos Samurais na melhoria da qualidade de vidaInstituto Niten busca unir a cultura japonesa, a filosofia e as técnicas da espada samurai

Entre tantas artes marciais existen-tes no Japão e disseminadas pelo mundo, uma delas tem um destaque especial por envolver a mais emblemática arma dos samurais, a espada: Trata-se do Kenjut-su, uma arte de combate criada pelos sa-murais com uma tradição de mais de 600 anos. Diferente de outras lutas marciais, o Kenjutsu não é utilizado diretamente para a defesa pessoal e tem objetivos que vão além do desenvolvimento técnico e do treino físico. Segundo Fernando Hertzog, coordenador da Unidade Campo Grande do Instituto Niten e praticante há 4 anos, a parte física é somente um dos aspectos envolvidos pois o enfoque principal é o de-senvolvimento do ser humano através da prática da espada tendo como base a vi-vência do Bushido, o código dos samurais. O convívio com os mais antigos em um ambiente onde prevalecem valores como o respeito, fidelidade, lealdade e coragem possibilita ao praticante desenvolver qua-lidades como determinação, equilíbrio, concentração e disciplina além da saúde para a mente e o corpo. “É a espada que dá a vida, na medida que incorporamos estes princípios em todos os aspectos do nosso dia a dia”, explica Fernando.

A arte da espada dos samurais che-gou ao Brasil através do Instituto Cultural Niten, criado em 1993 pelo sensei Jorge Kishikawa, médico formado pela UNIFESP, Menkyo Kaiden no estilo Niten Ichi Ryu, 7º Dan Kyoshi de Kendo, duas vezes penta--campeão brasileiro consecutivo e vice--campeão no mundial aberto de Paris de 1985.

Atualmente o Instituto conta com cerca de 800 alunos, completando, este ano, 20 anos de existência e possui 40 unidades em todo o Brasil além de unida-des na Argentina, Chile, México e Uruguai consagrando-se como o maior centro no estudo do Kobudo – artes marciais antigas – fora do Japão.

Em Campo Grande, a unidade conta com mais de 10 anos de existência. Os treinos englobam duas modalidades de artes marciais com a espada e podem ser praticadas independentes umas das ou-

tras ou em conjunto:• KENDO-KENJUTSU, a arte do com-

bate da espada com armadura.• IAIJUTSU, a arte de desembainhar

a KATANA.

A prática do Kenjutsu na vida pessoal

Gilson Ishikawa conheceu a moda-lidade através do atual coordenador da unidade de quem é amigo de trabalho. Treinando há dois anos, ele garante que os treinos de Kenjutsu mudaram muito sua vida. “Considero um marco na minha vida, não apenas pela luta, que em si já é apaixonante, mas pela filosofia de vida com enfoque nas virtudes dos samurais”, disse. E complementa: “Não se trata ape-nas de aprender uma arte marcial, mas de um verdadeiro resgate da cultura tradicio-nal japonesa onde também aprendemos e passamos a entender os katas (as formas) relacionados à etiqueta e comportamen-to”.

Outro aluno que também sente a di-ferença na vida após começar a treinar o Kenjutsu é Edson Ishikawa, que treina há seis meses. Após alguns meses de treino já sentiu a mudança no cotidiano aplican-do o que aprende nos treinos. Seu inte-resse surgiu como forma de aprender um pouco mais da cultura oriental da forma mais pura e original. “No Kenjutsu, os trei-nos são uma simulação de luta, um com-bate em que você precisa ir até o fim. Na vida, aplicamos este aprendizado, ou seja,

ir até o fim quando temos um problema ou algo para enfrentar”, explica. “Tenho sete frentes de trabalhos e os amigos me perguntam como consigo resolver todos. E é justamente colocando em prática o que aprendo: resolvendo um de cada vez, tudo ao mesmo tempo”, finaliza.

Torneio Regional de KobudoNo dia 20 de abril acontece em

Brasília (DF), o Torneio Regional Centro--Oeste de Kobudo. Diferente das outras competições, o evento não é uma dis-puta para saber quem é melhor entre os participantes, mas sim para o praticante testar o que aprendeu e aplicar as téc-nicas em situações extremas como, por exemplo, nos momentos de stress gera-dos em um combate “real”. Ou seja, tem um propósito voltado para o autoconhe-cimento. Gilson Ishikawa irá representar a unidade Campo Grande nas modalida-des de Iaijutsu e Kenjutsu no evento.

Aula Experimental

A idade mínima para treinar é a partir dos 12 anos. Para quem dese-ja conhecer mais sobre o Kenjutsu e o Iaijutsu pode procurar o Dojo de Campo Grande, que fica na rua 14 de julho, 635 – Vila Glória, onde o inte-ressado poderá participar de uma aula experimental já na primeira visita. Mais informações pelo site www.niten.org.br

Anuncie Aqui!(67) 9259-7828

Mestre (centro) e alunos em dia de treino ma filial de Campo Grande (MS)

Patrocínio

Abertas as inscrições para o Miss Nikkey MS 2013Estão abertas as inscrições

para o concurso que irá eleger a mais bela descendente de ja-poneses do Mato Grosso do Sul. O Miss Nikkey MS 2013 acontece entre os dias 23 a 26 de maio, durante o Festival do Japão no shopping Campo Grande, evento realizado em comemoração aos 105 anos de Imigração Japonesa no Brasil.

De acordo com a organiza-ção, as candidatas devem des-filar com dois trajes. O primeiro será a vestimenta japonesa (Ki-mono ou Hapi), em seguida as candidatas devem desfilar com o vestido de gala.

Durante o desfile, a desenvol-tura e simpatia somaram pontos com a beleza de cada candidata. A vencedora receberá diversos prêmios e representará o Estado no concurso Miss Nikkey Brasil que acontece em meados de ju-lho como parte da programação do Festival do Japão que será re-alizado no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.

As interessadas em partici-par do concurso Miss Nikkei MS, poderão se inscrever através do site: www.missfestival.com.br, até 24 de maio de 2013. Mais Informações: (67) 3326-3326 – Travel Way

Em 2011, o evento contou com a presença do ator Kendi Yamai.

Page 4: Informativo Nipo Maio 2013

Edição - maio 2013 - Página 04

Mais fotos no site: www.culturanikkey.com.br

NipoInformativo

Patrocínio

Festival do Japão é atração no Shopping Campo GrandeEm comemoração aos 105

anos da Imigração Japonesa no Brasil, o Shopping Campo Grande apresente entre os dias 23 a 26 de maio, o Festival do Japão. A iniciativa visa mostrar ao público sul-matogrossense um evento repleto pela beleza e requinte que envolve essa cul-tura milenar, fascinando aqueles que tiverem a oportunidade de sentir de perto toda a elegância da cultura nipônica.

Em um ambiente totalmen-te decorado ao estilo oriental na Praça Central do Shopping Campo Grande, os visitantes poderão explorar um leve toque do Japão, seus encantos e tra-dições através de exposição de ikebanas, bonsais e artefatos japoneses.

Durante o Festival do Japão, o público poderá participar das oficinas de Origami (dobradura de papel), Ikebana (arranjos florais) e Bonsai, além de pre-senciar o desfile Japan Kids e a escolha da Miss Nikkei MS.

A grande atração será a presença do Chef Shin Koike,

chef e proprietário dos restau-rantes Sakagura A1 e Aizomê, eleito o melhor restaurante ja-ponês de São Paulo, pela revista Veja. O Chef Shin Koike fará um workshop sobre culinária japo-nesa.

Em seguida, Jo Takahashi, autor do livro “A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koi-ke”, eleita como a melhor pu-blicação sobre Chef no Brasil e segundo colocado como melhor livro de gastronomia do mundo, pela Gourmand World Cookbook Award, premiação internacional realizada em Paris, fará uma pa-lestra com o tema “Os rumos da gastronomia japonesa no Brasil – história e tendências”.

O Festival se completa com a apresentações artísticas, atra-vés do imponente som dos tai-kos, a suavidade das danças e vigor das artes marciais.

O evento é uma parceria do Shopping Campo Grande com a Associação Nipo de Campo Grande, Associação Okinawa de Campo Grande e Fundação Mokiti Okada.

Mato Grosso do Sul vence o Brasileiro de Judô pela 6ª vez consecutiva

João Rocha vai ao Rio discutir planejamento do Campeonato Mundial de Judô

A equipe de Mato Grosso do Sul que par-ticipou do Campeonato Brasileiro Regional em Anápolis (GO) sagrou-se campeã no quadro geral pela sexta vez consecuti-va.Os cento e dez atletas sul-mato-grossenses con-quistaram 34 medalhas de ouro, 21 de prata e 26 de bronze.O Profes-sor João Rocha, vereador de Campo Grande, que é vice-presidente da Con-federação Brasileira de Judô, esteve na abertu-ra e recebeu um troféu da Federação Goiana em

reconhecimento ao traba-lho que desenvolve junto a CBJ. João Rocha é Shihan (7º grau) e trabalha com o esporte há mais de trinta anos.Mais fotos e informa-ções sobre a competição no www.profjoaorocha.blogs-pot.com ou www.facebook.com/professorjoaorocha

O vice-presidente da Confede-ração Brasileira de Judô, Professor João Rocha,esteveno Rio de Janeiro para participar de reuniões do Co-mitê CBJ Rio Mundial 2013 que de-bateu toda a logística necessária à organização do evento que acontece de 26 de agosto a primeiro de se-tembro, no Maracanãzinho.Ainda no Rio, João que é vereador em Cam-po Grande aproveitou para conhecer alguns projetos na área esportiva e conversar com profissionais do se-

tor.De lá, João seguiu para Anápolis onde acontecia o campeonato Brasi-leiro de Judô, da 4ª região, e Mato Grosso do Sul competia.

Destaque

O destaque desta semanaé para o trabalho desenvol-vido no Centro de Convi-vência e Cidadania“Dr. Kojun Yamaki”, sob a coordenação de Akemi Lin, os jovens da 3ª ida-de aprendem informática, culinária entre outras ativi-dades. Mesmo com as chu-vas no mês de abril, houve a participação de muitos. Omedetou!