informe36

8
- Informe PASA 050200991-8/2002-DR/RJ PASA correios Boletim Informativo do PASA Ano 7 nº 36 ANS - nº 331988 correios DEVOLUÇÃO GARANTIDA PASA – Av. Calógeras, 30 , loja H - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20030-070 Impresso Especial PASA Saúde cria pág. 6 pág. 4 E m outubro, mês em que o Plano completa 16 anos, os associados ganham um novo serviço gratuito e com fun- cionamento 24 horas por dia: o Doutor PASA. Pelo número 0800 260 911, os agregados dos empregados em atividade associados ao Plano, aposentados associados e seus dependentes e agregados podem esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos, sendo atendidos sempre por médicos clíni- cos gerais de ampla experiência neste tipo de orientação e em me-dicina preventiva. SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Conheça o trabalho da Aeavale Associação de aposentados em Itabira (MG) estimula a prática de esportes e a integração social de seus sócios, que, assim, ganham em qualidade de vida. por Telefone pág. 3 O 6º Encontro de Aposentados chegou ao fim. Mais uma vez, milhares de pessoas se diverti- ram e puderam reencontrar grandes amigos. Termina Ciclo dos Encontros de Aposentados Orientação Médica ESPECIAL pág. 7 Foi definido o reajuste para este ano. Saiu reajuste dos planos PASA e PASA Plus em 2007 ESPECIAL Em 27 de setembro e 1º de ou- tubro, comemorou-se o Dia Nacional do Idoso e o Dia Interna- cional da Terceira Idade, respecti- vamente. Em 8 de novembro, será a vez do Dia do Aposentado. O PASA homenageia àqueles que contribuíram para o desenvolvi- mento do país e deseja que con- tinuem a nos inspirar daqui em diante. Festejando a Terceira Idade

description

http://www.planopasa.com.br/downloads/informe36.pdf

Transcript of informe36

Page 1: informe36

-

InformePASA

050200991-8/2002-DR/RJ

PASA

correios

Boletim Informativo do PASA Ano 7 nº 36 ANS - nº 331988

correios

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

PASA

–Av.C

alógeras,30,lojaH-C

entro-R

iode

Janeiro

-CEP

20030-070

ImpressoEspecial

PASA Saúde criapág. 6

pág. 4

Em outubro, mês em que o Plano completa 16 anos, os

associados ganham um novo serviço gratuito e com fun-

cionamento 24 horas por dia: o Doutor PASA. Pelo

número 0800 260 911, os agregados dos empregados em

atividade associados ao Plano, aposentados associados e seus

dependentes e agregados podem esclarecer dúvidas sobre

diversos assuntos, sendo atendidos sempre por médicos clíni-

cos gerais de ampla experiência neste tipo de orientação e em

me-dicina preventiva.

SAÚDE E QUALIDADEDE VIDAConheça o trabalhoda AeavaleAssociação de aposentados emItabira (MG) estimula a práticade esportes e a integração socialde seus sócios, que, assim,ganham em qualidade de vida.

por Telefone

pág. 3

O 6º Encontro de Aposentadoschegou ao fim. Mais uma vez,milhares de pessoas se diverti-ram e puderam reencontrargrandes amigos.

Termina Ciclo dosEncontros de Aposentados

Orientação MédicaESPECIAL

pág. 7

Foi definido o reajuste para esteano.

Saiu reajuste dosplanos PASA e PASAPlus em 2007

ESPECIAL

Em 27 de setembro e 1º de ou-tubro, comemorou-se o DiaNacional do Idoso e o Dia Interna-cional da Terceira Idade, respecti-vamente. Em 8 de novembro,será a vez do Dia do Aposentado.O PASA homenageia àqueles quecontribuíram para o desenvolvi-mento do país e deseja que con-tinuem a nos inspirar daqui emdiante.

Festejando aTerceira Idade

Page 2: informe36

Mais um serviço pioneiro do PASAeditorial

Em outubro completamos mais um aniver-sário. São 16 anos trabalhando intensamente paraoferecer o melhor em assistência médica aos nossosusuários. Nesse sentido, a comemoração pela datanão poderia ser melhor: por meio do programa PASASaúde criamos um novo serviço para atender atodos os associados, dependentes e agregados, oDoutor PASA (veja matéria na pág. 4). Trata-se deum canal telefônico de orientação médica realizadapor profissionais altamente preparados, gratuito,durante as 24 horas do dia, nos sete dias da se-mana. Assim, além de contemplarmos o desejo dosmilhares de usuários que solicitavam o atendimento

2

do PASA Saúde, teremos também um maiorconhecimento de suas dúvidas e necessidades, oque servirá de subsídio para futuras ações do Plano.É importante frisar que o Doutor PASA não buscasubstituir a fundamental assistência do seu médicode confiança, mas sim complementá-la, de maneiraque o associado tenha informações que o deixemmais seguro e tranqüilo.

Portanto, neste aniversário, parabéns avocê, que ganhou mais um serviço exclusivo. Anoteem sua agenda: quando precisar, o Doutor PASAestará a seu lado.

Edécio Brasil - Presidente PASA

Contribuições para o novo site

O novo site (www.planopasa.com.br) doPASA trouxe, para associados e visitantes, umanavegação mais agradável e interativa. Novosserviços foram criados ou ampliados, como a buscapor credenciados, e o layout ficou mais bonito emoderno. Helimara Vieira, de Itabira, foi uma dasusuárias a demonstrar satisfação com as alterações.“Gostei muito do novo site do PASA, espero que hajaoutras mudanças para melhoria do Plano, dandomais conforto aos usuários e aos empregados”,escreveu Helimara pelo link da Ouvidoria.

“O novo site está melhor do que o anterior,

mas há sempre o que acrescentar”, disse LucianoTose, de Vitória. Em sua opinião, a característicamais interessante foi a divisão das áreas. Lucianoconsidera o site fácil de navegar, informativo esugere, entre outras coisas, a disponibilização dedados sobre os casos mais comuns em que hánecessidade de se fazer perícia.

As contribuições de ambos, assim comotodas as outras recebidas, são analisadas pelaequipe responsável para implementação, sepossível. É com a ajuda dos associados que o PASAfará um site cada vez melhor.

Em seu aniversário, Plano lança o Doutor PASA

Associados dizem o que acharam das mudanças

Farmácias populares têmmedicamentos a baixo custo

Buscando garantir o acesso da população amedicamentos, sobretudo os de alto custo, uso con-tinuado e aqueles voltados para a prevenção dasdoenças sexualmente transmissíveis, o GovernoFederal criou o programa chamado Farmácia Populardo Brasil, que pode ser usado por qualquer pessoa,independentemente de sua renda. Basta se dirigir afarmácias populares distribuídas pelo país, ou dro-garias conveniadas – são centenas e estão pre-sentes em todos os estados – com a receita médica.

O custo do medicamento pode ser até 90%menor, pois a Fundação Oswaldo Cruz centraliza a

compra, em grandes volumes, e paga parte dovalor, em alguns casos. Com isso, melhora-se aqualidade de vida dos pacientes, podendo atédiminuir o número de internações hospitalares. Alista de medicamentos, com 107 itens, contemplatratamento para hipertensão, diabetes, úlceragástrica, depressão, asma, infecções e verminoses,além de cólicas, enxaqueca, queimadura, infla-mações e alcoolismo, e ainda anticoncepcionais.

Mais informações podem ser obtidas peloDisque Saúde – 0800 61 1997 – e no sitewww.saude.gov.br.

Programa ajuda a manter tratamento, principalmente em caso de uso continuado

Page 3: informe36

3

saúde e qualidade de vida

Esporte, saúde e integração na Aeavale

A Associação Esportiva dosAposentados da Vale (Aeavale),de Itabira, caminha rumo a seujubileu de prata, a ser comemora-do em maio do ano que vem, bus-cando ampliar as opções ofereci-das aos associados e aumentar onúmero de adesões, para quemais pessoas usufruam dos bene-fícios da prática esportiva.

Seu presidente, JacirPrimo, associado do PASA, contaque atualmente a entidade possui142 sócios, 90% dos quaisaposentados da CVRD. “O nossoesporte favorito é o futebol decampo, mas queremos oferecertambém peteca, futebol de salão,tênis-de-mesa, natação, hidro-ginástica e uma academia deginástica. Para tudo isso é precisoum aporte financeiro considerá-vel, mas estamos trabalhandopara conseguir apoio de empre-sas, entidades e do governomunicipal”, afirma Primo.

A Aeavale elabora umcalendário de jogos de masters(acima de 40 anos) que envolveoutras associações de aposenta-dos e entidades, para promoverum intercâmbio. Delegações devárias cidades de Minas Gerais edo Espírito Santo participam departidas na sede da associação.

“Tudo é no sentido recre-ativo, nada vale troféu oumedalha. Aqueles que não jogamfutebol fazem caminhadas,alongamentos, exercícios físicos edepois vão se divertir jogandoburaco, truco, dama ou simples-mente colocando a conversa em

dia. Quando marcamos um jogo,respeitamos a faixa etária dosassociados e temos sempre ointuito de movimentar, de ale-grar, de praticar esporte. É porisso que digo que a Aeavale ‘pra-tica saúde’”, enfatiza Primo.

Ele diz, também, que vemnotando ao longo dos anosmudanças nos associados, queao fazerem esporte tornam-semais contentes, dispostos esociáveis, além de combaterem aobesidade. “Estamos preenchen-do nosso tempo com algo que ébenéfico para a saúde física emental. A diversão, a recreação e

Associação de Itabira tem 24 anos de existência

Time de futebol é o destaque da instituição

“Estamos preenchendonosso tempo com algo queé benéfico para a saúde

física e mental”

o trabalho coletivo são formas deintegração social importantes. Emuitas esposas dos associadosfreqüentam a Aeavale, ondedesenvolvem trabalhos arte-sanais, pintura, crochê e borda-dos”, informa.

A associação fica na Av.João Lage, 3000, no DistritoIndustrial II, logo após o Parquede Exposições no sentido Itabira -João Monlevade (telefone 3834-3030). Para associar-se, é precisoter mais de 40 anos e comprovara condição de aposentado ou detrabalhador faltando, no máximo,dez anos para a aposentadoria.

Aposentados praticam exercícios no campo da Aeavale, em Itabira

“Quando marcamos umjogo, respeitamos a faixaetária dos associados etemos sempre o intuito demovimentar, de alegrar, de

praticar esporte.”

Page 4: informe36

capa

PASA Saúde lançaDoutor PASA, umserviço inovador

Todos os usuários, onde quer que estejam,serão atendidos

Em outubro, o PASA Saúde lançou um serviçoinovador: o Doutor PASA. Pelo telefone e com ligaçãogratuita, os agregados dos empregados em atividadeassociados ao Plano, aposentados associados e seusdependentes e agregados podem esclarecer dúvidassobre diversos assuntos, sendo atendidos sempre pormédicos clínicos gerais de ampla experiência nestetipo de orientação e em medicina preventiva.

“Essa iniciativa do PASA Saúde vai ao encon-tro de uma grande preocupação do programa, que élevar aos usuários informação de qualidade emassuntos relativos à prevenção de doenças e pro-moção de saúde. O Doutor PASA funcionará 24 horaspor dia, sem qualquer carência ou limite de utiliza-ção, e será uma importante fonte de consulta paraos associados, com o cuidado e critério ético que umserviço dessa natureza exige”, explica o Dr. JoséSávio Barros, coordenador técnico do Plano.

Pelo telefone 0800 260 911, o número doDoutor PASA, as pessoas poderão esclarecer dúvidase receber orientações sobre assuntos como:

• bulas;• receituários médicos;• medicamentos e dosagens;• segunda opinião médica;• interpretação de exames;• procedimentos de primeiros socorrosem emergências;• indicação de especialidade médica;• dicas para melhorar a sua qualidadede vida;• alimentação saudável;• exercícios físicos.Esse conforto facilita a vida de quem está

com dúvidas sobre sua saúde. “O Doutor PASA nãosubstitui a relação dos usuários com seus médicosde confiança. Trata-se de um reforço que propor-cionará tranqüilidade aos associados que, com essainovação, estão assistidos em sua totalidade”, afirmaBarros. Para entrar em contato com o Doutor PASAé preciso ter o número da matrícula em mãos. Maisinformações pelo site www.planopasa.com.br

4

CURTAS

Com a reforma do prédio onde se localizaa área de medicina do trabalho da Vale, oescritório do PASA em Rosário do Catete(SE) acabou beneficiado com um espaçonovo para oferecer aos usuários mais con-forto durante o atendimento. Agora, comum novo mobiliário e melhor aproveita-mento de espaço, há maior privacidade nocontato entre as atendentes com osusuários. O endereço do PASA é Estradade Sergipe, km 0, Rodovia BR 206 - tele-fones (79) 3274-6418 ou 3274-6217.

Escritório reformuladoem Sergipe

Por haver uma limitação para o percentu-al de desconto em contracheque, existemcobranças referentes a débitos pendentesfeitas por boleto bancário. Alguns associa-dos sugerem que essas cobranças sejamrealizadas por débito em conta corrente,mas ainda não há possibilidade técnica defazê-lo. Não desconsidere os boletos, elespodem ser quitados em qualquer bancoaté o vencimento. Caso tenha algumadúvida, entre em contato com o escritóriomais próximo.

Boletos para débitospendentes

Em outubro, duas categorias muito impor-tantes para o PASA e seus associados sãohomenageadas: os médicos, no dia 18, eos dentistas, no dia 25. A esses profissio-nais, que se dedicam à nossa saúde equalidade de vida, parabéns!

Parabéns aos médicose dentistas

Page 5: informe36

5

O PASA Saúde,programa voltado paraa prevenção dedoenças e promoção desaúde, vem ampliandosua atuação. A equipecontinua a identificarpacientes potenciaispara o programa, que hoje conta com quase 2.500pessoas atendidas por profissionais multidiscipli-nares nas cinco cidades onde está implantado. Oprograma também promove ações coletivas, comocaminhadas, e acabou de criar o Doutor PASA,disponível a todos os usuários.

Em Governador Valadares (MG), FláviaMagalhães, integrante da equipe, diz que um dosobjetivos é fazer com que haja uma interação entreassociado atendido, família e sociedade, paramostrar a necessidade de se prevenir doenças. “Aassistência domiciliar tem diminuído significativa-mente a internação hospitalar, oferecendo aos nos-sos usuários maior qualidade de vida”, afirma.

No Rio de Janeiro (RJ), informa a enfermeiraMara Regina de Souza, o programa vem gerandocada vez mais demanda espontânea, em função dotrabalho integrado e da credibilidade da equipe.

Em Belo Horizonte (MG), a assistente socialKeyla Maria de Oliveira diz que 2007 é um ano espe-cial, pela aceitação demonstrada pelos associadosem relação ao programa e o respeito e cumprimen-to das orientações feitas pelos profissionais do PASASaúde.

Rosimairy Pereira, de Vitória (ES), contabiliza2 mil pessoas atendidas na região. “O pacientecrônico, por se internar menos, passa a ter maiorcontato com a família, o que é um fator primordialpara seu bem-estar, conforto e recuperação. Aassistência domiciliar ganha a cada dia mais confiançados beneficiários e seus familiares”, explica.

Em Itabira (MG), a avaliação do programatambém é muito positiva, segundo Carlos Magno, doescritório do PASA na cidade. “Podemos observarmelhora na qualidade de vida dos beneficiáriosacompanhados por meio dos seguintes indicadores:maior autonomia; maior conhecimento dasdoenças; maior aderência ao tratamento; maiorparticipação dos familiares; elevação da auto-esti-ma; diminuição de acidentes domésticos; e maiorconscientização sobre saúde”, enumera.

Programa trabalha pela qualidade de vidados beneficiários

PASA Saúdeamplia atuação

Os associados não devem fazer qualquerpagamento de despesas médicas cobradasdiretamente pelos credenciados sementrar primeiro em contato com oescritório do PASA, para saber comodevem proceder, evitando assim gastosque não serão reembolsados.

Não pague diretamente acredenciados

Por questões operacionais, o pagamentodos planos odontológicos só pode ser feitopor meio de boletos bancários. Assim,fique atento à data de vencimento dessesdocumentos, pois a inadimplência gerasuspensão do direito de uso do plano. Valelembrar que o tempo mínimo de per-manência no DENTPASA ou no DENTPASAPlus é de 12 meses, contados sempre daúltima utilização.

Plano odontológico temcobrança por boleto

A partir da segunda quinzena de outubro,todas as ligações telefônicas de associa-dos do PASA no Espírito Santo, comexceção de Guarapari, serão atendidas nonúmero 3333-2244. A centralização daschamadas, com a contratação de profis-sionais especialmente treinados pararecebê-las, agilizará o atendimento aosusuários, que serão direcionados rapida-mente para as áreas que poderão solu-cionar suas demandas. Por isso, vale repe-tir o novo número: 3333-2244. É o PASAinvestindo na qualidade do atendimentopara prestar um serviço cada vez melhor.

PASA estrutura atendimentotelefônico no Espírito Santo

Page 6: informe36

No dia 23 de agosto encerrou-se, em Vitória (ES), ociclo de Encontros de Aposentados deste ano. Mais uma vez, oevento foi um sucesso, reunindo milhares de pessoas nascidades em que aconteceu. Os participantes puderam obterinformações atualizadas sobre o PASA e os demais reali-zadores, se divertir com as atrações especiais e rever grandesamigos, numa integração que já faz parte do calendário dosassociados.

O Informe publica a mensagem da equipe PASA, quefez muito sucesso entre os associados do Plano e as fotos dasedições deste ano, para que você relembre os principaismomentos. Em 2008 tem mais!

Ciclo de Encontros de Aposentadostermina em Vitória

6

“E, para além dasrecomendações dosespecialistas, escolhagostar de si mesmo,escolha dar atençãopara si mesmo,

escolha preocupar-seconsigo mesmo mais que com

qualquer outra pessoa.Em geral os adultos, principal-

mente os mais idosos, costumam car-regar o mundo nas costas, como se fos-sem responsáveis pelo sustento e felici-dade dos familiares e amigos, especial-mente filhos e netos. Assim, esquecem desi mesmos, se anulam, e consomem seutempo, saúde e até suas economias –guardadas, talvez, para realização deuma sonhada viagem ou desejo – desti-nando-as ao suprimento de necessidadesou caprichos de outros. Isto não sechama ABNEGAÇÃO, e sim ABDICAÇÃO.Fuja desta armadilha! Tire o peso domundo das costas – você não é Deus!

Apóie a família e os amigos,ajude-os se puder, mas não faça deles aprioridade de sua vida. Ame-se e cuide-se, pois eles precisam de você INTEIRO.

Escolha uma vida mais leve, con-viva com as pessoas, viaje ao encontro defamiliares, parentes e amigos que hámuito não vê, conheça novos lugares enovas pessoas, converse com crianças ejovens, reinvente sua vida. Ao invés delamentos e murmurações, traga cançõesnos lábios e, no rosto, o brilho de um sor-riso em lugar de expressão de amargura.Faça opção pelo contentamento e a ale-gria, pois, como disse Salomão: “Ocoração alegre é bom remédio, mas oespírito abatido faz secar os ossos”.

Seja saudável e feliz!É assim que queremos vê-lo;É assim que queremos tê-lo;É assim que queremosencontrá-lo sempre.

Equipe PASA

Rio de Janeiro

Belém

Belo Horizonte

Vitória

Governador Valadares

São Luís

Itabira

Page 7: informe36

PASA é plano de autogestão esegue determinações da ANS

O PASA é uma operado-ra de saúde criada no modelode autogestão. Para os associa-dos ainda não-familiarizadoscom o termo, autogestão é osistema no qual a própriaempresa ou outro tipo de orga-nização institui e administra,sem finalidade lucrativa, o pro-grama de assistência à saúdede seus beneficiários, reduzindoos gastos decorrentes com aintermediação das empresas deplano de saúde do mercado. Asoutras operadoras de saúde sãoclassificadas como cooperativas

7

Instituição está associada à Unidas, que congrega as empresas de autogestão

médicas, medicina de grupo ouseguradoras.

Para defender suas posi-ções junto a credenciados eesferas públicas, o PASA é inte-grante da Unidas - União Nacionaldas Instituições de Autogestãoem Saúde. Essa entidade negociacom os grupos com os quais asempresas de autogestão se rela-cionam, como os hospitais, e re-presenta suas filiadas institu-cionalmente.

No que diz respeito àscoberturas oferecidas, o PASA seguia pelas exigências contidas no

rol da Agência Nacional de SaúdeSuplementar (ANS), que organizae fiscaliza o setor, e pelascondições definidas no Regula-mento dos planos, todos aprova-dos pela ANS. Os procedimentose exames que não fazem parte darelação da agência, por qualquermotivo (falta de comprovaçãocientífica de sua eficácia, porexemplo), não são cobertos peloPASA. Assim, o Plano se mantémem estrita obediência legal e den-tro das necessidades de seususuários, que podem utilizá-locom segurança e conforto.

Definido o reajuste dos planosPASA e PASA PlusÍndice estipulado foi de 9,2%

tos. “Nosso foco continua a ser o de negociar comfornecedores e buscar o maior controle possívelde despesas”, afirma o presidente Edécio RibeiroBrasil.

Veja como ficaram os valores de con-tribuição nos planos PASA e PASA Plus para osassociados vinculados à CVRD. Os participantes –usuários vinculados a outras empresas do grupo– podem consultar os valores por intermédio doRH de sua empresa de origem. Os demais planosnão sofrerão reajuste.

O índice de reajuste do PASA e do PASAPlus este ano, ficou definido em 9,2%. Válidopara as mensalidades cobradas a partir de ou-tubro, esse percentual teve por base, sobretudo,o aumento de custos gerado pela inflação médi-ca, que engloba questões como valor de consul-tas, complexidade cada vez maior dos exames ediárias hospitalares. No caso do PASA e do PASAPlus, são fatores importantes também a existên-cia de grupos familiares e de muitos usuáriosacima de 50 anos, elementos de pressão nos gas-

Page 8: informe36

Informe PASA

8

!

Resposta:

Nome:

Matrícula PASA:

Corte esta tira na linha pontilhada e envie para Av. Calógeras, 30 / 13º andar, Centro, Rio deJaneiro, CEP 20030-070, aos cuidados da Comunicação - Gerência de Planejamento eControle, ou entregue pessoalmente em um dos escritórios PASA. Caso a sua resposta este-ja certa, você participará de um sorteio para ganhar um mini-system do PASA e terá seunome divulgado na próxima edição do Informe.

MANTENHA SEU ENDEREÇO SEMPRE ATUALIZADO

Pergunta

Quem disse que a sorte não bate na mesma porta duas vezes? Aassociada Valdete Bittencourt, do Rio de Janeiro, já havia rece-bido uma máquina fotográfica na promoção do jornal e continu-ou participando. Resultado: foi sorteada de novo e agora ganhouum telefone sem fio. Confie na sua sorte também!

SORTEADA DUAS VEZES

Órgão de divulgação do PASAPlano de Assistência à Saúde doAposentado da CVRDwww.planopasa.com.br

SEDEAv. Calógeras, 30 , loja HCentro - Rio de JaneiroCEP 20030-070Tel.: (21) 2139-5700Fax.: (21) [email protected]

CONSELHO EDITORIALEsdras Domingos de AbreuAdriana CamposDr. José Sávio Barros

JORNALISTA RESPONSÁVELVeronica Pinheiro

ASSISTENTE DE COMUNICAÇÃOFagner Torres

ESTAGIÁRIA DE COMUNICAÇÃOSuely Tavares

REDAÇÃOTempero Comunicação

REVISÃO E EDIÇÃOResh Comunicação

PROJETO GRÁFICOResh Comunicação

O que é preciso fazerpara ter direito aatendimento odon-

tológico?