Informática para Idososguilhas44.weebly.com/uploads/2/4/3/6/24362219/1301166768... · Web viewEste...

13
1 Informática para Idosos kjhjh

Transcript of Informática para Idososguilhas44.weebly.com/uploads/2/4/3/6/24362219/1301166768... · Web viewEste...

1 Informática para Idosos

kjhjh

2

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

(MÓDULO XVI)

3

Objectivo Pedagógico

No final do módulo os formandos deverão ser capazes de:

Descrever os diferentes tipos de computador e os seus componentes;

Explicar em que consiste o hardware e o software e identificar os possíveis conflitos existentes;

Explicar o que é um vírus de computador e a forma de proteger o computador;

Criar, Apagar e Organizar Pastas e Ficheiros;

Utilizar ferramentas e funcionalidades da Internet;

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

4

INTRODUÇÃO

Este projecto contribui para o desenvolvimento do conhecimento básico em Informática, com o objectivo de oferecer aos idosos os benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação. Diante disto, verifica-se a necessidade de proporcionar aos idosos o desenvolvimento de habilidades e capacidades de utilização desta ferramenta tecnológica. Pretende-se pois com isso torná-los aptos ao uso dessa nova forma de comunicação, em especial os que utilizarem a internet, ferramenta interactiva de grande e forte potencial na disseminação e democratização do acesso á comunicação e á Informação. Os idosos tendem a se sentirem excluídos, tanto pelas alterações funcionais decorrente da idade (visão, audição, auto-estima, coordenação motora, redução da capacidade de memória de curto tempo, desconcentração e de reacção, entre outras...) como também do novo padrão social, com a crescente disseminação da informatização.O contacto com a informática oferece muitos benefícios a esta classe social, como a melhoria das habilidades cognitivas, entre as principais está a interacção social e o estímulo mental.

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

5

Software problemático

O Windows cria um relatório de problemas para que possa verificar a existência de uma solução. Pode verificar a existência de soluções em qualquer altura, ou pode definir o Windows para verificar automaticamente a existência das mesmas.

Para verificar a existência de soluções utilizando o Painel de Controlo

1. Abrir Relatórios e Soluções de Problemas clicar no botão Iniciar , em Painel de Controlo, Sistema e Manutenção e, em seguida, clicar em Relatórios e Soluções de Problemas.

2. Clicar em Procurar novas soluções. O Windows vai notificar se existem passos para resolver problemas no computador.

Nota:

Alguns problemas e soluções só podem ser visualizados e corrigidos por um administrador. Se for o caso, iniciar a sessão e utilizar uma conta de administrador para ver estes problemas.

Outras soluções serão as seguintes:

Arranque em MODO de SEGURANÇA

Para isso reinicia-se a máquina e, LOGO na fase INICIAL do arranque (imediatamente após os ecrãs da BIOS), pressionar a tecla F8, isso fará aparecer um menu de opções de arranque. A primeira opção deverá ser o Modo de Segurança (Safe Mode). Neste modo o Windows será iniciado com o mínimo possível de software carregado (incluindo as drivers) e com todas as opções extra desactivadas. Desta forma, é menos provável que o componente problemático seja executado. Aproveitamos esta situação para correr o anti-vírus, o que não falta são códigos maliciosos, que danificam o arranque do Windows, e o CHKDSK. Este é um comando de verificação do disco rígido, que é também capaz de reparar problemas relacionados com ficheiros.

RESTAURO do Sistema

Outra ferramenta útil, é o restauro do sistema, disponível nas ferramentas do sistema, (em Acessórios). Com ele consegue-se recuperar o sistema para um momento anterior. É só escolher um dia onde se tenha criado um ponto de restauro (o próprio Windows cria estes pontos sempre que haja alterações no sistema, como seja a instalação de determinado software). Se se souber quando surgiu o problema pela primeira vez,

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

6

escolhe-se essa data. Mas atenção que todas as configurações e instalações de software

que se tenha feito desde esse momento serão anuladas. Mas felizmente, os documentos e ficheiros que entretanto se tenha criado ou copiado para o PC são mantidos. Se mesmo assim o Windows não arrancar, nem mesmo em modo de segurança, pode-se recorrer ao menu de opções de arranque já referido, que também tem uma opção para restaurar o sistema para a última configuração correcta. Nesta opção, o Windows é restaurado para a configuração utilizada da última vez em que o sistema foi encerrado correctamente.

Quanto mais softwares estiverem a ser executados no computador simultaneamente, tanto mais RAM o computador irá consumir. Assim, se um determinado programa se recusa a carregar, ou está a ser executado lentamente, a primeira etapa que se deve considerar é fechar todos os outros aplicativos abertos. Isso pode ser importante principalmente se máquina fôr antiga, não tem uma grande quantidade de RAM. Caso se desejar investigar quais os aplicativos abertos que podem sobrecarregar a RAM do computador teclar em: “CTRL”+“ALT”+“DELETE” simultaneamente. Em seguida, escolher a opção de gestor de tarefas (Task Manager). A partir da janela que aparece, clicar no item “processos”, e depois no item de menu "uso de memória", que organiza todos os aplicativos abertos segundo à quantidade de RAM que está a ser usada. Vamos desligar um processo ou aplicativo e clicar no botão “Finalizar tarefa”, mas antes de o fazer, deve-se realizar uma pesquisa na Web sobre o nome do processo ou aplicativo; dessa forma não paramos acidentalmente um processo ou um programa que seja necessário para o sistema executar.

Encerrar e reiniciar o computador.

Por vezes, uma falha no sistema operacional do computador, ou uma falha de hardware, podem causar problemas de software. Se reiniciar a aplicação não resolver o problema, tentar reiniciar o computador. Uma vez que o computador foi reiniciado plenamente, reiniciar a aplicação em questão e ver se o problema foi resolvido.

Usar a Internet para encontrar ajuda.

Não importa qual parte do software que está a ser problemática. Quando se realizar esta investigação de solução de problemas online utilizando um motor de busca (como o Bing, Google, Yahoo, e tantos outros), adicionar as informações mais importantes, tais como o nome do software, o tipo de problema que já se encontrou, e as circunstâncias em que ele ocorre. Se o programa está relacionado com uma mensagem de erro específica, escrever na caixa de pesquisa do motor de busca, juntamente com o nome do aplicativo. Usar um motor de busca, pode ser uma maneira rápida para encontrar informações sobre mensagens de erro de softwares específicos ou erros, deve-se também consultar o site do fabricante do respectivo software para conselhos de solução de problemas mais gerais. A maioria dos fabricantes de software fornece alguma forma de ajuda para o produto em seus sites oficiais, como uma lista de perguntas mais

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

7

frequentes, documentação do produto ou fóruns de discussão onde os usuários podem trocar dicas.

Pode-se também procurar a solução para alguns problemas de software em muitos outros sites dedicados a fornecer ajuda técnica.

Desfazer qualquer alteração recente de hardware ou software.

Como mencionado, alguns problemas de software decorrem de conflitos com outros softwares. Por exemplo, os antivírus podem muitas vezes gerar conflitos com produtos antivírus ou outros programas de segurança, assim se outro programa, estiver a causar algum tipo de instabilidade, deve-se desinstalar um deles, e a máquina vai deixar de ter conflitos de software.

Se se suspeitar que as configurações do sistema operacional, tenham sido mudadas, (é possível que, inadvertidamente, tenham sido feitas mudanças que estejam a causar instabilidade no computador), clicar no menu Iniciar do Windows, o qual contém uma opção chamada "Definir programa de acesso e padrões", que permite desligar ou ligar o acesso a determinadas aplicações. Da mesma forma, a instalação de hardware, por vezes, pode ser a causa de muitos problemas. Muitas vezes acontece que ao ligar algum periférico ao computador, (impressoras, scanners etc.), a máquina entre em conflito, aqui deve-se desconectá-lo e observar se corrige o problema.

O REGISTO DO WINDOWS

Trata-se de uma base de dados onde ficam armazenadas todas as configurações relativas ao sistema operativo da Microsoft, desde o hardware montado no PC e á maioria das aplicações instaladas. Sempre que personalizamos o Windows ou alteramos as suas configurações, como por exemplo, mudar a resolução do ecrã, adicionar um utilizador ou alterar o programa que abre determinado tipo de ficheiros, esses dados ficam

armazenados no registo. O mesmo acontece com determinadas politicas de sistema, como por exemplo, o tempo que o registo demora á espera de resposta de determinada aplicação até considerar que esse software deixou de responder. Podemos até alterar o comportamento e o desempenho do Windows através da mudança de algumas chaves do registo. Este arquivo é também utilizado para registar as aplicações no Windows – a forma como os programas se relacionam com os restantes e com o próprio sistema.

Verificar se há vírus e malware.

Vírus, spywares e outras formas de software malicioso (geralmente designados como malware) podem não apenas comprometer a privacidade, como também causar outros

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

8

efeitos indesejáveis no computador, (especialmente os navegadores da Web e clientes de email), eles são capazes de bloquear o sistema, ou fazer a máquina parar de funcionar. Neste caso deve-se analisar a máquina com aplicativos antivírus e anti-malware, programas criados para encontrar e remover vírus e malware. Quando executado um desses programas, é recomendado utilizar o modo de análise mais profundo disponível, (aqui deve-se encerrar e reiniciar a máquina, caso o programa antivírus ou anti-malware encontrar e remover ameaças ao computador).

Desfragmentar o disco rígido.

Como um passo final de solução de problemas, pode-se escolher desfragmentar o disco rígido do computador, processo que consiste em reorganizar a estrutura de arquivo para que o sistema seja executado com mais eficiência. Provavelmente será mais útil desfragmentar um disco rígido, quando se enfrenta um problema de extrema lentidão na execução do software, uma vez que este processo é destinado a melhorar o desempenho de todo o sistema em termos de rapidez. Ao se desfragmentar um disco rígido num sistema operacional Windows, a estrutura de arquivos, irá ser optimizada automaticamente

Os sistemas operativos Windows 98, ME, 2000, XP, e Vista, e Windows 7, incluem uma ferramenta interna de desfragmentação de disco, que pode ser iniciada no botão “Iniciar” > “Programas” > “Acessórios” > “Ferramentas do sistema” > “Desfragmentador de disco”. Convém relembrar que desfragmentar um disco rígido pode ser um processo demorado — especialmente se a unidade contém muitos arquivos Se as sugestões listadas acima não ajudaram a resolver seu problema de software, talvez seja o momento certo para chamar o suporte técnico.

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010

9

SÍNTESE

Envelhecer é uma conquista, componente do curso pleno de vida dos indivíduos.Envelhecer com qualidade é um privilégio, que envolve mudanças em vários sectores da sociedade e, de modo abrangente, em concepções generalizadas sobre saúde, educação, justiça e direitos sociais.Os idosos merecem um tratamento humanamente privilegiado, é preciso compreendê-los e fazer com que se sintam activos, pois nunca é tarde para aprender. Em suma, o idoso não tem que parar completamente, não tem que deixar de ser útil e não tem que se sentir desvalorizado só porque deixou de trabalhar, só porque os filhos saíram de casa, só porque já não precisam de tomar conta dos netos ou, simplesmente, só porque é o papel que lhes é dado pela sociedade em geral.

Bibliografia

http://lmportfolio.comlu.com/res/Default/mmtecnologia_tipoi.pdf http://lmportfolio.comlu.com/res/Default/mmtecnologia_tipoi.pdfhttp://sirius-efasec.blogs.sapo.pt/1611.html http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/viewFile/2596/1650http://www.techsoupbrasil.org.br/node/1912

Informática para Idosos Formador: Guilherme Batista Módulo: XVI Software Problemático Novembro 2010