Iniciação a Teologia

3
INICIAÇÃO A TEOLOGIA Aprendendo com a Teologia e na Teologia Através da elaboração discursiva iremos realizar um apanhado geral de como surgiu a Teologia e as ramificações teóricas que geraram a construção de outras e novas teologias ao longo dos tempos. Para com isso, estabelecermos uma diretriz e linha do tempo do nascimento e apresentação do pensamento Teológico. (Marcelo B. Duarte) 1 1 - Marcelo B. Duarte Fez os seguintes Cursos Livres: Curso Básico e Médio em Teologia pelo IBAD – Bacharel em Teologia pelo Instituto ITELVAM – Bacharel em Teologia com Habilitação para o Ensino Religioso pela FATEMIG – Mestre em Teologia pela FATERU. Formação de Nível Superior – Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida – Licenciado em Pedagogia pela UFF, com Habilitação em Administração, Supervisão, Orientação Educacional e ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, também pela UFF – Cursos de Extensão em Filosofia pelo CEDERJ/CECIERJ – Curso de Extensão em Filosofia pela FGV – Pós-graduado em Filosofia pela Universidade GAMA Filho e Pós graduando em História pela UGF e Mestrando em Educação, Gestão e Difusão em Biociencias pelo Instituto de Bioquimica da UFRJ. 2012

description

teologia

Transcript of Iniciação a Teologia

Page 1: Iniciação a Teologia

INICIAÇÃO A TEOLOGIAAprendendo com a Teologia e na TeologiaAtravés da elaboração discursiva iremos realizar um apanhado geral de como surgiu a Teologia e as ramificações teóricas que geraram a construção de outras e novas teologias ao longo dos tempos. Para com isso, estabelecermos uma diretriz e linha do tempo do nascimento e apresentação do pensamento Teológico. (Marcelo B. Duarte)1

1 - Marcelo B. Duarte Fez os seguintes Cursos Livres: Curso Básico e Médio em Teologia pelo IBAD – Bacharel em Teologia pelo Instituto ITELVAM – Bacharel em Teologia com Habilitação para o Ensino Religioso pela FATEMIG – Mestre em Teologia pela FATERU. Formação de Nível Superior – Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida – Licenciado em Pedagogia pela UFF, com Habilitação em Administração, Supervisão, Orientação Educacional e ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, também pela UFF – Cursos de Extensão em Filosofia pelo CEDERJ/CECIERJ – Curso de Extensão em Filosofia pela FGV – Pós-graduado em Filosofia pela Universidade GAMA Filho e Pós graduando em História pela UGF e Mestrando em Educação, Gestão e Difusão em Biociencias pelo Instituto de Bioquimica da UFRJ.

2012

Page 2: Iniciação a Teologia

Apresentação e proposta de Estudo do Curso Básico – Médio e Bacharel em Teologia

Ao tratarmos sobre a Teologia precisamos atentar para alguns detalhes, tais como: a que Teologia estamos lidando ou tratando; qual o objeto e objetivo de tal Teologia e quem fundou e de que forma se desenvolveu essa Teologia. Uma vez que, há diversas Teologias, diversas ramificações Teológicas e diversas visões teológicas dentro de uma só Teologia. Isso tudo porque quem faz a Teologia, define a Teologia, explica a Teologia e manipula ou movimenta teoricamente a Teologia é o homem. E o homem acaba por se enveredar por teorias e supostos arrazoamentos meramente intelectual ou até mesmo espiritualizante e metafisico.

Estruturando a apresentação e a estruturação da pesquisa de indagação, verificação e pesquisa do conhecimento Teológico, teremos logo em primeiro lugar a questão que é de quem trata o assunto da Teologia? O que significa a palavra ou termo Teologia? Quem criou a Teologia e a que fim ou propósito a criou? Para que serve a Teologia e o que ela procura explicar e dar conta? Qual a importância da Teologia e qual ou quais os seus limites argumentativos, teóricos e explicativos?

Com essas indagações e questionamentos dá-se o ponto inicial ou de partida para uma melhor compreensão e entendimento do que é a Teologia, por que e para que esta existe. Bem como entendermos tal área de conhecimento como uma construção social, histórica, política, religiosa e de teorias de conhecimento ou saber, até mesmo saber filosófico, histórico, sociológico e psicológico.

Após a construção dessas ideias e saber, podemos começar a contextualizar as teologias e seus saberes ao longo do tempo, ao longo da história humana e as necessidades e aspirações do ser humano em relação a esse campo de conhecimento. Tudo isso porque o ser humano é um ser que apresenta diversas e constantes necessidades, e que aumentam e diminuem a cada momento de sua vida e por meio e através das relações que este está ligado direta ou indiretamente na sociedade. Ou seja, a cada momento sócio histórico parece que a humanidade foi construindo teorias que serviram de base para a construção de argumentos Teológicos, logo criando a (s) sua (s) Teologia (s).

Portanto, necessitamos estar atentos para lidar com o conhecimento Teológico, porém sem desmerecer a importância que tal área de saber possuiu, possui e possuirá sobre e para com a humanidade ao longo dos tempos e até os dias atuais. Com isso, entendemos que a Teologia possui seu espaço reservado dentro da construção e desenvolvimento do saber humano e social, pois a mesma é quase que inerente (ligada) e imanente (sai, emana) do ser humano e de sua racionalização sobre o ou um ser que o transcende (Deus). De um ser (Deus) que está acima e além de qualquer ser humano. E se tal ser (Deus) que transcende o saber e estrutura humana é um ser imaterial e longe da compreensão e razão humana. Por tal motivo o ser humano em sua razão e intelecto busca entender e compreender por si só e se tal ser transcendental (Deus) existe ou não; e até mesmo como chegar até ele, como ele é, e será que é possível ser como ele.

São todos esses fatos que vão construindo e se dando as premissas para a formação de um saber ou suposta teoria Teológica. No qual partem de indagações e questionamentos que vão além da razão, do intelecto, da matéria e da experiência humana. Desses pressupostos nasce o conhecimento ou filosofia teológica e ou religiosa de um povo.

1