Institu to Charles Peterson Per i Dico 1

2
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS. “TENHO TANTA COISA PARA ESTUDAR QUE NEM SEI POR ONDE COMEÇAR” MAR/2014 1

description

Livro

Transcript of Institu to Charles Peterson Per i Dico 1

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS.

“TENHO TANTA COISA PARA ESTUDAR QUE NEM SEI POR ONDE COMEÇAR”

MAR

/201

4

1

www.institutocharlespeterson.com.br

“TENHO TANTA COISA PARA ESTUDAR QUE NEM SEI POR ONDE COMEÇAR.”Realmente é verdade! Não é pouca coisa para estudar não. E sem um bom planejamento de estudo fica ainda mais complicado. Por isso mesmo tem tanta gente ficando “desesperada” com concurso:

“estudo com vários livros sobre a mesa e isso dá um desespero, porque parece que a matéria não vai acabar nunca”;

“tenho a sensação que não conseguirei ver todo o edital e isso me deixa muito ansioso;”

“às vezes, estudo o dia todo e parece que não rendeu nada”.

Muitos candidatos querem estudar tudo e ao mesmo tempo, ou seja, todos os itens do edital, todas as páginas dos livros e apostilas, assistir a todas as aulas, fazer todos os exercícios e etc. Mas o que ocorre na realidade é uma ansiedade enorme em fazer muita coisa o que, consequentemente, compromete a qualidade daquilo que é feito. Diante do “mal feito” a ansiedade aumenta. Com a ansiedade maior que antes, o candidato busca “compensar” o tempo que perdeu. Para isso, geralmente, estabelece ainda mais coisas para fazer e de forma ainda mais rápida. Tal processo se torna um ciclo vicioso extremamente prejudicial.

Para solucionar a questão pense na seguinte estratégia. O primeiro passo é identificar os pontos mais importantes do edital e, quando possível, estudá-los primeiro que os demais assuntos. Diante da impossibilidade de estudar tudo ao mesmo tempo, devemos estudar os assuntos mais relevantes primeiro.

De forma esquemática, minha dica ficará mais clara assim:

1º passo: identificar os assuntos mais relevantes de cada matéria;

2º passo: elaborar um plano de estudo a fim de estudar PRIMEIRO os assuntos mais relevantes;

3º passo: após “terminar” os assuntos mais importantes, estudar os outros.

Muitas vezes, como vejo acontecer em meu escritório de coaching de carreira pública, os candidatos passam sem contemplar todo o edital e sim seus assuntos mais importantes. O objetivo, por fim, é estudar o máximo de conteúdo possível, começando pelos mais relevantes.

Treine, avalie e mantenha o que funcionar.Sucesso a todos!