Instruções - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/891763/FGV 2012_2016...

37

Transcript of Instruções - pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/891763/FGV 2012_2016...

InstruçõesLeia com atenção:

Este módulo consiste em 2 (duas) provas discursivas:

História / Geografia

Redação

A duração total do Módulo Discursivo é de 4h.

A Folha de Rascunho para a prova de Redação deverá ser devolvida juntamente com a Folha de Resposta.

Adverte-se que o candidato que se recusar a entregar as Folhas de Respostas, dentro do período estabelecido para a realização das provas de cada Módulo, terá automaticamente a prova anulada.

O candidato só poderá deixar definitivamente o local das provas a partir de duas horas após seu início, sem levar o Caderno de Questões; ou, a partir de três horas após o início da prova, podendo levar o Caderno de Questões.

1

1 A eclosão da Primeira Guerra Mundial provocou divisões no movimento socialista. Em 1914, num discurso que se tornaria célebre, Lênin afirmou: “A Segunda Internacional está morta, vencida pelo oportunismo”. Acerca dessa temática, pergunta-se:

A Por que, para Lênin, a Segunda Internacional Socialista estaria morta àquela altura?

B Alguns anos mais tarde, em 1919, foi fundada a III Internacional. Em qual contexto dos movimentos socialistas ocorreu tal fundação?

A Resposta

B Resposta

2

2 Leia o texto e responda às questões propostas abaixo.

“Efetivamente, em todos os pontos do reino onde se obtém a mais fina lã (...) os senhores, os nobres e até os santos abades não se contentam mais com os rendimentos e produtos que seus antepassados costumavam retirar de seus domínios (...). Não deixam nenhuma parcela de terra para ser lavrada; toda ela transformou-se em pastagens. Derrubam casas, destroem aldeias (...) uma quantidade de pequenos agricultores se vêem escorraçados de seus bens. Uns saem enganados, outros são expulsos à força; alguns, enfim, cansados de tantos vexames se vêem forçados a vender o que possuem (...). Todos emigram, largam seus lugares (...). Só lhes resta roubar e serem enforcados, segundo as regras.”

Thomas Morus, A Utopia. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1980, p. 16.

A Explique as características das transformações na economia inglesa, no início da Época Moderna,

descritas acima.

B A chamada Reforma Anglicana contribuiu para a aceleração dessas transformações? Por quê?

A Resposta

B Resposta

3

3 Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética protagonizaram uma disputa política, econômica, militar e ideológica denominada Guerra Fria. A esse respeito responda: A Por quais motivos a construção do Muro de Berlim, em 1961, pode ser considerada um dos

principais símbolos da Guerra Fria? B Em termos geopolíticos, o que representava a chamada “crise dos mísseis” que envolveu Estados

Unidos, Cuba e União Soviética em 1962?

A Resposta

B Resposta

4

4 Analise atentamente a tabela e responda às questões propostas.

Ano Inflação Presidente da República

1979 77% João B. Figueiredo

1980 95% João B. Figueiredo

1981 91% João B. Figueiredo

1982 98% João B. Figueiredo

1983 179% João B. Figueiredo

1984 209% João B. Figueiredo

1985 239% José Sarney

1986 59% José Sarney

1987 395% José Sarney

1988 993% José Sarney

1989 1862% José Sarney

1990 1585% Fernando Collor de Mello

1991 476% Fernando Collor de Mello

1992 1149% Fernando Collor de Mello

1993 2489% Itamar Franco

MAINWARING, S.P. Sistemas partidários em novas democracias: o caso do Brasil. Porto Alegre/Rio de Janeiro:

Mercado Aberto/FGV, p. 129.

A Identifique e explique as informações da tabela acerca da economia e da política brasileiras nos períodos compreendidos pelos anos: 1985 a 1987 1989 a 1991

B Nesse mesmo intervalo, importantes acontecimentos políticos devem ser considerados. Identifique e explique o contexto político brasileiro em 1982 1989 1992

A Resposta

B Resposta

5

5 Leia o relato abaixo, produzido no século XVI, e responda às questões propostas.

“Imediatamente depois de morto o prisioneiro, as outras mulheres, sobretudo as velhas, que são mais gulosas de carne humana e anseiam pela morte dos prisioneiros, chegam com água fervendo, esfregam e escaldam o corpo a fim de arrancar-lhe a epiderme (...). Logo depois o dono da vítima e alguns ajudantes abrem o corpo e o espostejam com tal rapidez que não faria melhor um carniceiro de nossa terra ao esquartejar um carneiro. E então, incrível crueldade, assim como os nossos caçadores jogam a carniça aos cães para torná-los mais ferozes, esses selvagens pegam os filhos uns após outros e lhes esfregam o corpo, os braços e as pernas com o sangue inimigo a fim de torná-los mais valentes.”

Jean de Léry. Viagem à Terra do Brasil. São Paulo: Martins, 1941 p. 180.

A Explique o significado das práticas antropofágicas, como a descrita no texto acima, no contexto cultural de alguns povos nativos da América.

B Associe as práticas antropofágicas e as justificativas europeias para a conquista e a dominação do

continente americano.

A Resposta

B Resposta

6

6 O Censo de 2010 confirmou mudanças significativas na estrutura etária da população brasileira.

A Quais foram essas transformações? B De que maneira elas podem afetar o desenvolvimento social e econômico do país?

A Resposta

B Resposta

7

7 Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a realização de um plebiscito sobre o desmembramento do Estado do Pará.

A Mencione as novas unidades da Federação que poderão ser criadas a partir desse plebiscito. B Caracterize-as do ponto de vista de suas dinâmicas geoeconômicas.

A Resposta

B Resposta

8

8 Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira elaboraram uma nova regionalização do território brasileiro.

A Mencione as regiões que constam nessa elaboração.

B Qual critério serviu de base para essa regionalização?

A Resposta

B Resposta

9

9 O geógrafo Aziz Ab’Sáber afirma que no Brasil existiam florestas pluviais sobre solos ricos e outras tantas florestas pluviais, maiores e mais contínuas, desenvolvidas em solos em geral mais pobres e problemáticos.

Apresente exemplos que comprovem essa afirmação.

Resposta

10

10 A energia de origem hidroelétrica é renovável. Porém, a construção e a operação de grandes usinas hidroelétricas implicam necessariamente importantes impactos sociais e ambientais. Mencione exemplos de impactos negativos gerados pela construção de duas grandes usinas hidroelétricas, situadas em regiões diferentes uma da outra.

Resposta

Fim da Prova Dissertativa de História e Geografia

1

1 Assim, foi simplesmente a dinâmica intrínseca ao sistema feudal que produziu elementos bem conhecidos, como a homogeneização da população dominada, a melhora das técnicas e o lento aumento da população, o fortalecimento das categorias sociais ligadas às atividades urbanas.

Guerreau, A. Feudalismo. In LE GOFF, J. e SCHMITT, J.-C., (org.) Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2002, v. 1, p. 453.

A Apresente dois aspectos característicos do feudalismo. B Explique o processo de expansão feudal registrado entre os séculos XI e XIII no Ocidente europeu.

A Resposta

B Resposta

2

2 Sabem do dilúvio de Noé, bem que não conforme a verdadeira história, pois dizem que todos morreram, exceto uma velha que escapou em uma árvore. Têm notícia igualmente de S. Tomé e de um seu companheiro e mostram certos vestígios em uma rocha, que dizem ser deles, e outros sinais em S. Vicente, que é no fim desta costa. Dele contam que lhes dera os alimentos que ainda hoje usam, que são raízes e hervas e com isso vivem bem.

Pe. Manoel da Nóbrega, Carta de 1549. In Cartas jesuíticas 1. B. Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1988, p.91.

Os relatos de Nóbrega no trecho acima revelam determinados traços culturais no início da conquista colonial portuguesa. Nesse sentido:

A Identifique e explique as referências culturais utilizadas pelo Pe. Manoel da Nóbrega para

descrever as crenças e costumes indígenas. B Ao longo da colonização, qual foi a política desenvolvida pela Igreja em relação aos indígenas?

A Resposta

B Resposta

3

3 Cada homem é considerado rico ou pobre de acordo com a sua possibilidade de adquirir os objetos que lhe são necessários e convenientes e de gozar os prazeres da vida humana. Depois de se ter implantado a divisão do trabalho, só uma pequena parte desses objetos pode ser obtida por cada homem através do seu próprio trabalho; a maior parte deles é produzida pelo trabalho de outras pessoas, o que nos leva a considerar um homem rico ou pobre conforme a quantidade desse trabalho que ele pode ter à sua disposição ou que pode comprar. Logo, o valor de qualquer mercadoria, para a pessoa que a possui, e que não tenciona usá-la ou consumi-la, mas trocá-la por outras, é igual à quantidade de trabalho que lhe permite adquirir. Logo, o trabalho é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias.

Smith, Adam. A riqueza das nações. In Adam Smith/Ricardo. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1978, p. 27.

As considerações acima foram publicadas em 1776. Desde então, Adam Smith tornou-se uma das principais referências acerca do pensamento econômico ocidental. A respeito das suas reflexões:

A Aponte qual era a origem da riqueza na compreensão de Adam Smith. B Qual a diferença dessa concepção e as reflexões dos mercantilistas e dos fisiocratas?

A Resposta

B Resposta

4

4 Os processos de emancipação política na América Espanhola e na América Portuguesa apresentaram encaminhamento e resultados diferentes. Nesse sentido, aponte:

A A principal diferença do ponto de vista do rompimento com as autoridades metropolitanas. B A principal diferença com relação ao resultado desse processo.

A Resposta

B Resposta

5

5 Os movimentos totalitários são organizações maciças de indivíduos atomizados e isolados. Distinguem-se dos outros partidos e movimentos pela existência de lealdade total, irrestrita, incondicional e inalterável de cada membro individual.

Arendt, H. Origens do totalitarismo. Anti-semitismo. Imperialismo. Totalitarismo. Trad., São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 373.

A Cite dois Estados totalitários surgidos no século XX. B Aponte as razões que permitem classificar os Estados citados por você na resposta à alternativa A

como totalitários.

A Resposta

B Resposta

6

6 O mapa abaixo representa a quantidade de trabalhadores escravos resgatados no Brasil entre 1995 e 2006. Com base nele e em seus conhecimentos, caracterize o trabalho escravo no Brasil contemporâneo e explique a distribuição geográfica desse fenômeno.

Théry, Hervé. Atlas do Trabalho Escravo no Brasil / Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello, Julio Hato, Eduardo, Paulon Girardi. São Paulo: Amigos da Terra, 2009.

Disponível em http://amazonia.org.br/wp-content/uploads/2012/04/Atlas-do-Trabalho-Escravo.pdf

7

7 De acordo com o IBGE, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são Metrópoles Nacionais, pois figuram no topo da hierarquia urbana brasileira. Apresente razões que justifiquem essa classificação.

8 O Brasil é o maior exportador mundial de soja, e também figura entre os maiores produtores.

Comente as mudanças ocorridas na distribuição geográfica da cultura de soja pelo território nacional a partir de 1970, e destaque pelo menos uma implicação ambiental resultante dessa mudança.

8

9 Leia:

A política de desenvolvimento adotada para a Amazônia Brasileira sempre esteve calcada em subsídios, incentivos fiscais e outros benefícios para os empreendedores dispostos a atuar na região. Este modelo gerou graves distorções na área econômica, social, política e ambiental, resultando em empreendimentos agropecuários, de mineração e de infra-estrutura incompatíveis com as características socioambientais da região. Do ponto de vista econômico, a substituição de 464 toneladas de biomassa e as centenas de espécies de plantas e animais existentes em um hectare de floresta nativa por pastagens, que geram 11 toneladas de biomassa e envolvem apenas duas espécies – bovinos e capim –, não faz muito sentido se forem corretamente analisadas as possibilidades de geração de renda da floresta manejada.

Ministério do Meio Ambiente. Biodiversidade Brasileira. Brasília, 2002, p. 62.

Disponível em: www.biodiversidade.rs.gov.br/arquivos/BiodiversidadeBrasileira_MMA.pdf

De acordo com os argumentos do texto, a pecuária é uma atividade compatível com as características ambientais da Amazônia Brasileira? Justifique sua resposta.

9

10 Considerando os gráficos, destaque as principais mudanças na matriz energética mundial entre 1973 e 2008, e procure explicar suas causas.

http://www.iea.org/textbase/nppdf/free/2010/key_stats_2010.pdf

Fim da Prova Dissertativa de História e Geografia

1

Humanas

1 Observe atentamente a imagem abaixo e responda às questões propostas.

Imagem: Alegoria da Primavera de Sandro Botticelli, c. 1482.

Galeria Uffizi, Florença, Itália. Têmpera sobre madeira, 205 cm x 314 cm.

A Aponte duas características da pintura que permitam identificá-la com o movimento cultural conhecido como Renascimento.

B Explique por que o Renascimento pode ser associado ao processo de transição da Idade Média para a Idade Moderna.

2 Em 1640, dois processos de transformação iniciaram-se quase simultaneamente, na Inglaterra e em Portugal: a Revolução Inglesa e a Restauração Portuguesa.

A Compare esses processos dos pontos de vista social, político e econômico.

B Explique como a História da Inglaterra e a de Portugal acabaram por se articular no

século XVII.

2

3 O pesquisador David Harvey estabeleceu uma interessante relação entre a velocidade dos

meios de transporte e as dimensões do planeta. Para ele, à medida que a velocidade desses meios de transportes se intensifica, há o “encolhimento do mundo”. Observe o infográfico abaixo:

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992, p. 220. A Que processo histórico permite explicar as transformações ocorridas a partir de 1850?

B Apresente dois elementos característicos desse processo histórico.

4 A emancipação política brasileira não se explica apenas pelo chamado grito do Ipiranga de 7 de setembro de 1822. Há diversos outros episódios reveladores do arranjo de forças que permitiu uma independência tão peculiar, proclamada pelo herdeiro do trono português. Nesse sentido, responda:

A Como a chegada da família real e da corte portuguesa ao Brasil influenciou no processo

de emancipação política?

B Quais os significados dos confrontos armados que culminaram no 2 de julho de 1823, na Bahia?

3

5 Em 13 de março de 1964, o então presidente João Goulart participou de um comício popular

no Rio de Janeiro, intitulado “Comício das Reformas”. Leia um pequeno trecho do discurso de João Goulart e depois responda às questões propostas.

Brasileiros, a hora é das reformas de estrutura, de métodos, de estilo de trabalho e de objetivo. Já sabemos que não é mais possível progredir sem reformar; que não é mais possível admitir que essa estrutura ultrapassada possa realizar o milagre da salvação nacional para milhões de brasileiros que da portentosa civilização industrial conhecem apenas a vida cara, os sofrimentos e as ilusões passadas.O caminho das reformas é o caminho do progresso pela paz social. Reformar é solucionar pacificamente as contradições de uma ordem econômica e jurídica superada pelas realidades do tempo em que vivemos.

http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/03/discurso-de-jango-na-central-do-brasil-em-1964

Acessado em 16 de agosto de 2014. A A quais reformas se refere o Presidente da República em seu discurso?

B Por que as propostas de João Goulart provocaram forte reação em alguns setores da

sociedade brasileira da época?

6 Veja a tabela:

Constituição e distribuição das coberturas vegetais na paisagem zonal intertropical

Climas desérticos Climas secos Climas úmidos

Deserto Tufos

arbustivos Formação Espinhosa

Floresta muito seca

Floresta seca

Floresta semiúmida

Floresta úmida

Floresta pluvial

De 0 a 250 mm 500 mm De 1000 a 2000 mm De 2000 a 8000 mm

Fonte: Construído a partir do diagrama de Holdridge.

In: La Recherche, Paris: SES, no. 243, 1992, p. 606. Com base na tabela, que reproduz o esquema panorâmico referente a uma zona do planeta, responda: A Por que, nessa zona planetária, cinco das situações possíveis de cobertura vegetal são

florestas?

B Compare esse quadro com o que seria um quadro na zona temperada (que tem latitudes mais altas). Haveria diferenças no perfil de distribuição vegetal dessa última? Em que medida e por quê?

4

7 Um relatório divulgado pelo governo japonês mostra que o número de crianças e adolescentes

com até 14 anos é estimado em 17,25 milhões, o número mais baixo desde 1950. É o 28º ano de queda consecutiva. O grupo representa apenas 13,5% de toda população japonesa - calculada em cerca de 127 milhões de pessoas.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/05/090504_japaocriancaset_fp.shtml

A Procure explicar os fatores responsáveis pela atual dinâmica demográfica japonesa, e

quais as consequências futuras para a sociedade japonesa.

B Esses fatores também podem ser usados para explicar a dinâmica demográfica de outros países do mundo? Em caso positivo, o que existe em comum entre eles?

8 Entre 1996 e 2011, o número de mortes de motociclistas no trânsito em todo o País aumentou 932%. É o equivalente a uma guerra. Será algo atribuível apenas à fatalidade? A pesquisa Mapa da Violência de 2013, elaborada pelo sociólogo Julio Waiselfisz com base em dados do Ministério da Saúde, aponta 14,6 mil mortes somente nessa categoria, em 2011. São 40 por dia (o Ministério, por sua vez, com base em outros critérios, registra 11,5 mil motoqueiros mortos no trânsito em 2011, ou 31 por dia). Só para comparar, em 2013, houve 573 mortes por dengue, o que foi motivo de mobilização nacional para evitar a epidemia. Mas ninguém parece se importar com os motoqueiros.

http://blogs.estadao.com.br/celso-ming/2014/03/29/massacre-de-motoqueiros/.

Acesso em 10/08/2014. As informações trazidas pelo texto e complementadas pelo gráfico revelam uma verdadeira tragédia que ocorre no cotidiano de nossas cidades. Considerando que uma questão-chave nas cidades são os conflitos de espacialidade (de uso do espaço) existentes entre os seus usuários, explique as razões da expansão dos serviços de entrega executados por meio de motos.

5

9 O valor pago por uma saca de milho a um produtor na cidade de Sorriso, em Mato Grosso, é de

10,5 reais (4,6 dólares). Já em Cascavel, no oeste do Paraná, o agricultor recebe 18 reais (7,8 dólares). No caso da soja, um agricultor recebe em média 63 reais (27,5 dólares) por saca no Mato Grosso, enquanto no Paraná [...], o valor gira em torno de 67 reais (29,2 dólares).

http://brasil.elpais.com/brasil/2013/11/24/economia/1385321306_530909.html

Acesso 13/08/2014. Apresente e explique pelo menos um fator geográfico responsável pela diferença entre o preço pago ao produtor no Mato Grosso e no Paraná.

10 A decisão da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) de reduzir a vazão do Rio Jaguari compromete o abastecimento de água de 41 municípios, 15 em São Paulo e 26 no Rio, incluindo a capital, segundo estudos da Agência Nacional de Águas (ANA). Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) alertou, em nota, para o “colapso no abastecimento de água” de todas as cidades ao longo do Rio Paraíba do Sul nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O órgão apontou ainda outras duas consequências da retenção de água pela Cesp: o esvaziamento dos reservatórios das usinas de Paraibuna, Santa Branca e Funil, e a redução de cerca de 130 megawatts médios (MW) de geração de energia nessas usinas.

http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/rio-mais-40-cidades-serao-afetadas-por-guerra-da-

agua-calcula-agencia-13582038#ixzz3AHnvd29n Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, disserte sobre as causas e consequências da “guerra da água” mencionada na reportagem.

Fim da Prova Dissertativa de História e Geografia

7

II

A postura que todos são forçados a assumir, para comprovar continuamente sua

aptidão moral a integrar essa sociedade, faz lembrar aqueles rapazinhos que, ao serem

recebidos na tribo sob as pancadas dos sacerdotes, movem-se em círculos com um sorriso

estereotipado nos lábios. A vida no capitalismo tardio é um contínuo rito de iniciação. Todos

têm que mostrar que se identificam integralmente com o poder de quem não cessam de receber

pancadas. Todos podem ser como a sociedade todo-poderosa, todos podem se tornar felizes,

desde que se entreguem de corpo e alma, desde que renunciem à pretensão de felicidade. Na

fraqueza deles, a sociedade reconhece sua própria força e lhes confere uma parte dela. Seu

desamparo qualifica-os como pessoas de confiança.

T. W. Adorno e M. Hockheimer, Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. Como avaliar as ideias de “eu proteu” e “carreira proteana”? A adaptabilidade do sujeito deve ter limites? Como se relacionam essas ideias e as noções tradicionais de personalidade, caráter e identidade? Essas ideias são defensáveis do ponto de vista moral e psicológico? Tendo em vista essas questões suscitadas pelo assunto, além de outras que você considere pertinentes, redija uma dissertação em prosa, argumentando de modo a expor com clareza seu ponto de vista sobre o tema: Adotar a prática do “eu proteu” e da “carreira proteana” corresponde a um ideal aceitável?

Instruções:

– A redação deverá seguir as normas da língua escrita culta*.

– O texto deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas escritas.

– Redações fora desses limites não serão corrigidas e receberão nota zero.

– A redação também terá nota zero, caso haja fuga total ao tema ou à estrutura definidos na proposta de redação.

– Dê um título a sua redação.

– A redação deverá ser redigida na folha de respostas, com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta de tinta azul ou preta.

* As questões das provas do Vestibular foram elaboradas conforme as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado, no Brasil, pelo Decreto 6.583, em 29/09/2008. No texto escrito pelos candidatos, serão aceitos os dois Sistemas Ortográficos em vigor.

Fim da Prova de Redação

1

Leia o trecho a seguir, extraído de um sermão do jesuíta N

Pe. Antonio Vieira dirigido a escravos na Bahia, no século XVII:

Oh se a gente preta tirada das brenhas da sua Etiópia, e

passada ao Brasil, conhecera bem quanto deve a Deus, e a sua

Santíssima Mãe por este que pode parecer desterro, cativeiro, e

desgraça, e não é senão milagre, e grande milagre! Dizei-me:

vossos pais, que nasceram nas trevas da gentilidade N, e nela

vivem e acabam a vida sem lume da fé, nem conhecimento de

Deus, aonde vão depois da morte? Todos, como já credes e

confessais vão ao Inferno, e lá estão ardendo e arderão por

toda a eternidade. E que perecendo todos eles, e sendo

sepultados no Inferno como Coré O, vós, que sois seus filhos, vos

salveis, e vades ao Céu? Vede se é grande milagre da

providência e misericórdia divina.

sfbfo^, Antônio, “Sermão décimo-quarto” (c. 1633) Sermões,

Porto: Lello & Irmão, 1959, vol XI, p. 301.

N=gentilidade: paganismo. O=Coré: personagem bíblico que se rebelou contra Moisés.

Com base no texto, responda os itens a seguir:

^ Qual a posição de Vieira em relação à escravidão dos

africanos no Brasil? Justifique sua resposta. _ Qual a posição da Ordem dos Jesuítas em relação à

escravização dos indígenas? Cite dois desdobramentos dessa posição ocorridos durante o período colonial.

Em agosto de 1914, foi inaugurado o Canal do Panamá, O

importante meio de ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A esse respeito, ^ explique o papel dos Estados Unidos nesse projeto e

as tensões provocadas na região, do ponto de vista das relações internacionais;

_ descreva o contexto da política externa norte-

americana no qual se insere esse episódio.

Em junho de 1936, o imperador da Etiópia, Hayle P

Selassie, proferiu um discurso na Liga das Nações, denunciando a invasão do território de seu país pela Itália.

Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra

inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada

e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de

primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a

cor da pele de uma pessoa for mais importante que a cor dos

olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os

direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os

sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de

uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão

fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada. E igualmente,

enquanto os regimes infelizes e ignóbeis que suprimem os

nossos irmãos, em condições subumanas, em Angola,

Moçambique e na África do Sul não forem superados e

destruídos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e

os interesses desumanos não forem substituídos pela

compreensão, tolerância e boa-vontade, enquanto todos os

africanos não se levantarem e falarem como seres livres, iguais

aos olhos de todos os homens como são no Céu, até esse dia, o

continente africano não conhecerá a Paz. Nós, africanos,

iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois

somos confiantes na vitória do bem sobre o mal. https://pt.wikipedia.org/wiki/Haile_Selassie acesso em 13 ago 2015

Com base nesse fragmento, responda aos itens a seguir.

^ Apresente as características do cenário político

internacional à época do discurso de Selassie. _ Indique a característica que diferenciava a Etiópia no

contexto político africano.

erj^k^p=

2

O estilo da repressão assinalado na Revolta da Vacina Q

era indicativo ainda de outros elementos discriminatórios e

brutais, ligados à política de contenção e controle das

camadas humildes. O aprisionamento indiscriminado dos

pobres da cidade, a humilhação de seu desnudamento, a

fustigação cruenta revelam um comportamento

sistemático e não casual da autoridade pública. A

inspiração desses gestos procede do modelo de tratamento

reservado aos escravos e em plena vigência até a Abolição.

A revelação notável é que, o que antes fora uma justiça

particular, aplicada no interior das fazendas e casas

senhoriais, tornou-se a prática institucional da própria

autoridade pública no regime republicano. Aos pobres em

geral, nessa sociedade, não se atribuía a identidade jurídica

de cidadãos, típica de uma república. Na prática, era

reservado a eles um tratamento similar ao dos antigos

escravos, controlados pelo terror, ameaças, humilhações e

espancamentos, com o Estado assumindo as funções de

gerente e de feitor.

[…]

É claro que há diferenças muito evidentes entre o estilo

da repressão da sociedade escravista e o da republicana. A

exemplo do que já ocorrera com o trabalho, essa nova

sociedade de feições burguesas também não tolera a visão

das brutalidades físicas. Por isso os desnudamentos,

humilhações e espancamentos são feitos no interior da

Casa de Detenção, ou no isolamento da ilha das Cobras, ao

contrário das cerimônias públicas de açoitamento, tão

típicas da sociedade escravista.

pbs`bkhl, N. A Revolta da Vacina: Mentes Insanas em Corpos Rebeldes.

São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 84 e 86.

^ Indique os motivos que desencadearam a chamada Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904.

_ Qual é a diferença fundamental entre a repressão da

sociedade escravista e a repressão das primeiras décadas da nossa República, de acordo com o texto?

Leonel Brizola, ao retornar do exílio em setembro de R1979, visitou os túmulos de Getúlio Vargas e João Goulart, procurando sinalizar sua afinidade político-ideológica com esses ex-presidentes.

Leonel Brizola, São Borja, setembro de 1979.

^ Analise a participação de Leonel Brizola no processo

de transição democrática entre 1980 e 1989. _ Apresente as características da corrente ideológica à

qual Brizola se vinculava.

3

SfK Usuários da Internet por região, de 2000 a 2010.

==========

http://royal.pingdom.com/2010/10/22/incredible-growth-of-the-

internet-since-2000/

ffK Mapa da distribuição dos fluxos de conexão da Internet

============

http://oglobo.globo.com

A palavra= fåíÉêåÉí= origina-se de fkqboconnected kbqworks que, em língua portuguesa, significa "redes de trabalho interconectadas". Em 2015, o número de internautas no mundo já era de 3.2 bilhões, segundo dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) , organismo vinculado à ONU.

^ Apresente dois fatores que justifiquem a evolução do

número de internautas mostrada no gráfico. _ Com base no mapa, justifique a disparidade na

distribuição de usuários da Internet.

Existe uma maneira indireta de exercer o poder: o país T

pode atuar no cenário mundial simplesmente porque os

outros o querem seguir, respeitam seus valores, seguem seu

exemplo, aspiram atingir seu nível de prosperidade e de

abertura. Em suma, convencer mais do que impor.

Se os Estados Unidos representam os valores que os

outros querem seguir, ficará mais fácil permanecer à frente

do mundo. O poder, no século XXI, estará baseado em uma

mistura de Ü~êÇJéçïÉê e ëçÑíJéçïÉê. Nenhum país, hoje,

está mais bem dotado, nas diferentes dimensões do poder,

que os Estados Unidos.

Adaptado de NYE, J. Washington e o mundo. Paris: Ceri-Autrement, 2003.

^ Com base no texto, explique o conceito de ëçÑíJéçïÉê.

_ Apresente dois instrumentos utilizados pelos Estados

Unidos para agir como potência mundial.

Os processos intensos e prolongados de crescimento, U

como os verificados na Índia a partir de 1991, provocam

impactos qualitativos. Mesmo que apropriados de maneira

concentrada e desigual, e mesmo que produzam efeitos

limitados para fazer desaparecer o grande estoque de

dívidas sociais, a nova riqueza gerada ao longo dessas duas

últimas décadas provoca efeitos observáveis em todos os

meandros cotidianos da vida social indiana.

Nesse sentido, o crescimento da economia indiana pode

ser entendido como inédito e diferente. Inédito pelo fato de

nunca ter sido registrado um surto de crescimento

semelhante, em intensidade e duração. Diferente, por

assentar-se sobre novas bases, novos setores, uma nova

riqueza e pressupor um novo padrão de inserção na

economia mundial.

Adaptado de BANIK, A. e PADOVANI, F. "Índia em transformação: o novo

crescimento econômico e as perspectivas pós-crise".

In: Revista de Sociologia e Política, 2013.

Com base no fragmento acima, ^ indique os principais setores produtivos indutores

desse crescimento;

_ explique os motivos pelos quais o modelo de desenvolvimento indiano é desigual e de efeitos limitados em relação ao grande estoque de dívidas sociais.

4

V

f= As florestas tropicais úmidas ocorrem na Amazônia, em

áreas de baixa altitude que recebem uma precipitação

elevada e bem distribuída ao longo do ano. São os

ecossistemas que concentram a maior biomassa terrestre,

com altas taxas de produção primária e de degradação de

detritos.

As espécies da floresta tropical são perenes, com uma

grande reciclagem da sua biomassa graças à contínua

substituição das folhas. Elas se desenvolvem sobre solos do

grupo latossolos que têm, como característica, a baixa

disponibilidade de nutrientes minerais.

Adaptado de CONTI, I. B. e FURLAN, S. A.

Geoecologia: o clima, os solos e a biota. São Paulo: EDUSP, 2001.

ff= Esquema da floresta tropical úmida.

SALATI, E. et alli. Amazônia: desenvolvimento, integração e ecologia.

São Paulo: CNPq/Brasiliense, 1983.

Com base no fragmento e no esquema,

^ indique as alterações climáticas regionais provocadas

pelo desmatamento; _ explique como a retirada da cobertura florestal

rompe com o sistema natural de reciclagem dos nutrientes do solo.

NM

f= Dentre os elementos que formam o quadro natural

carioca, o Maciço da Tijuca ocupa um lugar de destaque.

Apertado entre a montanha e o mar, o Rio de Janeiro teve

nesses elementos naturais os grandes balizadores da sua

expansão. (...) A busca do “verde”, de “vistas” e de “uma

nova forma de viver” impulsionou uma febril e lucrativa

atividade imobiliária. (...) Se a classe média se deslocava,

cada vez mais, em direção aos bairros da Zona Sul, criava

uma demanda que gerava empregos na construção civil e

na prestação dos mais variados serviços. O processo de

favelização tornou-se, então, irreversível.

Adaptado de ABREU, M. de Almeida. "A cidade, a montanha e a floresta"

In: Natureza e Sociedade no Rio de Janeiro.

Coleção Biblioteca Carioca, volume 21. Rio de Janeiro, 1992.

ff= Vista das encostas do Maciço da Tijuca a partir da Pedra da Gávea, com o bairro de São Conrado e a favela da Rocinha.

=======

(http://epoca.globo.com)

=A partir do fragmento e da foto,

^ apresente as soluções adotadas para os problemas

de circulação criados pelo sítio da cidade na segunda metade do século XX;

_ indique dois problemas ambientais que foram

agravados pela ocupação desordenada das encostas do Maciço da Tijuca.

==================

Fim da Prova Dissertativa de História e Geografia