Instruções de Instalação - Versão 2.16

17
SISPRENATAL – VERSÃO 2.16 Opções de Instalação 1. Somente Atualização. Use esta opção se já estiver instalado o Sisprenatal em sua máquina. Apenas serão copiados os arquivos necessários para usar a versão. 2. Instalação completa. Use esta opção se for uma instalação nova, ou se houve uma mudança de máquina e há a necessidade de uma instalação “limpa”. Após selecione o tipo de instalação e restaure a cópia de base, se houver. 3. Será criado um atalho especial para a versão 2.16. Caso não queira esta atalho, não selecione esta opção. Instalações em Disquete Para as instalações em disquete faça as cópias da seguinte maneira: 1. Baixe todos os arquivos para o seu computador em uma pasta qualquer, por exemplo “C:\Instalacao-SPN-disquettes”; 2. Apenas para o primeiro disquete faça o seguinte: a. Extraia todos os arquivos em estão dentro do arquivo zipado para uma pasta qualquer debaixo da pasta selecionada, por exemplo, “C:\Instalacao-SPN-disquettes\diskette1”; b. Copie estes arquivos, inclusive este documento word que estará lá também 3. Do segundo disquete em diante, basta copiar diretamente o arquivo para o disquete. Instalações em CD-ROM (ou diretamente no Disco Rígido) Para as instalações em CD-ROM basta copiar o arquivo para o CD-ROM e instalar diretamente deste arquivo, ou então após baixar o arquivo clique em cima dele duas vezes para instalar. 1

Transcript of Instruções de Instalação - Versão 2.16

Page 1: Instruções de Instalação - Versão 2.16

SISPRENATAL – VERSÃO 2.16

Opções de Instalação1. Somente Atualização.

Use esta opção se já estiver instalado o Sisprenatal em sua máquina. Apenas serão copiados os arquivos necessários para usar a versão.

2. Instalação completa.Use esta opção se for uma instalação nova, ou se houve uma mudança de máquina e há a necessidade de uma instalação “limpa”. Após selecione o tipo de instalação e restaure a cópia de base, se houver.

3. Será criado um atalho especial para a versão 2.16.Caso não queira esta atalho, não selecione esta opção.

Instalações em Disquete

Para as instalações em disquete faça as cópias da seguinte maneira:

1. Baixe todos os arquivos para o seu computador em uma pasta qualquer, por exemplo “C:\Instalacao-SPN-disquettes”;

2. Apenas para o primeiro disquete faça o seguinte:a. Extraia todos os arquivos em estão dentro do arquivo zipado para uma pasta

qualquer debaixo da pasta selecionada, por exemplo, “C:\Instalacao-SPN-disquettes\diskette1”;

b. Copie estes arquivos, inclusive este documento word que estará lá também

3. Do segundo disquete em diante, basta copiar diretamente o arquivo para o disquete.

Instalações em CD-ROM (ou diretamente no Disco Rígido)

Para as instalações em CD-ROM basta copiar o arquivo para o CD-ROM e instalar diretamente deste arquivo, ou então após baixar o arquivo clique em cima dele duas vezes para instalar.

1

Page 2: Instruções de Instalação - Versão 2.16

Caso tenha sido selecionada a opção “Instalação Completa” então ao final da instalação aparecerá a seguinte mensagem:

Clique em OK. ATENÇÃO: NÂO MUDE A PASTA DE INSTALAÇÂO.

Caso Não exista a pasta aparecerá a seguinte mensagem:

Clique em “Yes”

A instalação estará completa quando aparecer a tela de finalização.

Sugestão para todos os usuários

Lembrem-se de que a melhor maneira de garantir a integridade dos dados é fazer freqüentes cópias de base. Façam no mínimo:

1. Uma imediatamente após a instalação da versão nova;2. Uma imediatamente antes do BPA (Instalação de SMS ou SES);3. Uma imediatamente após a geração do BPA;4. Sempre que houver volume considerável de digitação, que pode ser

mensal, semanal, diário, ou mais de uma vez por dia.

2

Page 3: Instruções de Instalação - Versão 2.16

Informação relevante sobre a versão 2.11 (e subseqüentes)

Em virtude de mudanças no processamento do SIASUS comunicada no dia 31/01/2008, foi necessário o lançamento desta atualização do Sisprenatal.

De acordo com a área responsável:“os sistemas SIHSUS e SIASUS, até ordem contraria, farão apenas advertencia com relação às críticas de  PROCEDIMENTO X CID (principal e secundário) PROCEDIMENTO X CBO (em substituição à atividade profissional a partir de jan/2008)  ou seja, nas próximas competencias não haverá glosa perante estas regras. (Janeiro de 2008 e as proximas).”

O Sisprenatal fazia até então a crítica e não gerava BPA para os CBOS que não eram validos. Agora todos os CBOS originados da conversão do código de Atividade Profissional poderão ser faturados.

Notas sobre a versão 2.16 do SisPreNatal:(atualização em 04/10/2011)

Fez-se necessário o lançamento da versão 2.16 com as seguintes melhorias:

1. Foi criada uma tela de cadastramento de profissionais de saúde a fim de compatibilizar o sistema com a portaria 380 que muda os procedimentos do sisprenatal de BPA-C para BPA-I que foi primeiramente republicada e posteriormente alterada pela portaria 299. A partir de agora será necessário que se cadastre o profissional de saúde e todos os cadastros, acompanhamentos e interrupções deverão constar o numero desse profissional.

2. Na tela de cadastro de gestantes, foram acrescentados os campos de nacionalidade e etnia, a fim de compatibilizar a versão com a portaria 508, e também os campos de CNS do profissional, de acordo com o item 1 acima. Além disso, foi feita uma compatibilização com o GIL acerca dos órgãos emissores da carteira de identidade, e também alterado o tamanho e o tipo das certidões de nascimento de casamento, a fim de ficar compatível com o CADSUS que já está utilizando o novo padrão, que está em vigor desde o inicio de 2011.

3. Na tela de Acompanhamento foram acrescentados os campos de CNS do profissional, de acordo com o item 1 acima. Além disso, foi alterada o antigo “tipo de parto” para “local de parto” para maior clareza e compatibilização com o SINASC. Também foi acrescentado o novo campo de tipo de parto, exatamente como está no SIASC e a pedido da ATSM (Área Técnica Saúde da Mulher) em reunião em Brasilia no final do ano passado.

4. Na tela de Interrupção foi acrescentados os campos de CNS do profissional, de acordo com o item 1 acima.

5. Foram criados novos relatórios de profissionais de saúde, gestantes por profissionais de saúde, o local de parto e o novo tipo de parto.

6. Foram criados novos itens na rotina de geração do TabWin para refletir toas as alterações dos itens 1 a 4.

3

Page 4: Instruções de Instalação - Versão 2.16

7. Foram incluídos os novos CBOs que estão em vigor desde Agosto de 2011. Foram alteradas todas as telas, relatórios, TabWin, Exportação e Importação que utilizam esses CBOs.

Importante: Em todas as telas de cadastro, é possível a inclusão ou atualização dos CBOs antigos, desde que a data da primeira consulta, ou consulta subseqüente, ou interrupção sejam inferiores à 01 de Agosto de 2011. não é necessário usar versão anterior para se dar entrada em movimento anterior à competência de Agosto de 2011, e na tela de cadastro de profissionais, é possível cadastrar o profissional com o CBO antigo ou novo, de acordo com o vínculo desejado para as demais telas.

8. A rotina de BPA foi totalmente modificada para os novos CBOs e também já está preparada para a geração do BPA-I, que estará em vigor de acordo com a portaria 299.

9. Durante a instalação da versão 2.16, todos os CBOs que foram digitados nas versões anteriores serão convertidos para os novos CBOs, de acordo com a tabela de compatibilização fornecida pelas equipes do CNES e SIASUS. Os CBOs anteriores permanecem para manutenção do histórico.

10. Foi criado no TabWIn vários itens novos, que contem os CBOS antigos e os novos, de acordo com a tabela de conversão, e mantidos os anteriores, para que se possa comparar e também aferir os reflexos que a junção de alguns CBOs possa ter trazido no conjunto das informações.

11. Foram atualizados os formulários de gestante e de acompanhamento, a fim de refletir as alterações de novos campos e dos CBOs novos. Além disso foi criado um novo formulário, atendendo à diversos pedidos, para que se registre as interrupções no acompanhamento. Por fim, atendendo também a pedidos, foi criado um manual de utilização com 52 páginas, completo com índice contendo praticamente todas as telas e relatórios do sistema. Este manual pode ser baixado diretamente do site.

12. Atualizadas as rotinas de separação de base, que são usadas para que a base seja separada por ano de competência, para que as novas informações também façam parte dessas bases e também possam ser novamente agrupadas sem que haja nenhuma perda de informação.

13. Foi realizada uma otimização na rotina de restauração de back-ups com relação à tabela de series numéricas. Agora quando for feita uma restauração de cópia de base realizada em versões anteriores, a serie numérica atual vai ser mantida, a fim de ficar 100% compatível com a versão atual. Antes era necessário baixar o atualizador de series numéricas, que ainda existe, mas só precisará ser usado caso o arquivo de serie numérica se corrompa por algum motivo como defeito de mídia (disco rígido por exemplo).

14. Foram criados relatórios para os novos tipos de parto mencionados no item 3 acima e também acrescentados novos itens no TabWin para refletir essas novas classificações.

15. Para refletir os novos CBOs, no TabWin foi criado a nomenclatura CBO2, que engloba os novos CBOs e os antigos que estavam em vigor até 31/07/2011, incluindo os que juntaram 2 CBOs para um, como foi o caso da Enfermeira o PSF que passou a ter o mesmo código da Enfeimeira do PACS e agora se chama apenas enfermeira da ESF, ou enfermeira da Estratégia de Saúde da Família.

16. Atualização em 21/09/2011.Na tela de Ficha de Acompanhamento Individual da Gestante foi eliminada a obrigatoriedade de preenchimento do CNS do responsável pela consulta quando for inserida a informação sobre o parto. Além disso, a fim de melhorar a qualidade das informações do sistema, a partir dessa atualização fica obrigatório o preenchimento do local e tipo de parto, e não apenas a data do parto.

4

Page 5: Instruções de Instalação - Versão 2.16

17. Atualização em 30/09/2011.Na tela de cadastro de gestantes, foi novamente liberada a digitação alfa-numérica para o campo de certidão de nascimento / casamento quando for do tipo antigo, com nome do cartório. Além disso, se o usuário trocar a aba de certidão nova para antiga ou vice-versa os dados são mantidos no formato escolhido.

18. Atualização em 01/10/2011.Preparada para atualizar versões anteriores à 2.10 sem a necessidade de se instalar as versões intermediárias, embora isso não seja recomendável, visto que as versões 2.10 e 2.11 mudaram as series numéricas de todo o Brasil. De qualquer forma, só foram realizados testes com as versões 2.07, embora, teoricamente deve funcionar com versões acima da 2.00, inclusive. Conforme está no site, esta atualização não deve ser utilizada em versões anteriores à 2.00.

19. Atualização de 04/10/2011Nas rotinas de Importação do GIL e de importação de outros sistemas, foi aprimorado o vínculo do cadastro de gestantes e de consultas com o de profissionais a fim de que as críticas que geram os códigos G56, G57 e G58 funcionem exatamente como nas telas de cadastro de gestantes e de acompanhamento.

20. Atualização de 06/10/2011Na rotina de separação de base, que é usada para se melhorar a performance nos casos em que a base está muito grande, normalmente acima de 500 Megabytes ou 1 Gigabyte, separando a base completa de um determinado ano de processamento está funcionando agora mesmo para quem nunca havia usado antes esta rotina.

21. Atualização em 11/11/2011Na rotina de importação, foi aprimorado o processo para quando houver alteração de estabelecimentos de saúde e ter sido gerado na 2.16 incluindo o cadastro de profissional de saúde. A partir desta atualização, além da geração do relatório com as mudanças (relatórios de erros de importação) será feita também a atualização na mesma importação, além da mudança do estabelecimento, evitando o retrabalho de ter que se importar novamente este município. Além disso, foram feitos acertos em algumas mensagens e também no nome de uma das tabelas da rotina de importação de outros sistemas. O layout que está no site está correto.

Notas sobre a versão 2.14 do SisPreNatal:(atualização em 28/12/2009)

Fez-se necessário o lançamento da versão 2.14 com as seguintes melhorias:

1. Foi totalmente revista e aumentada a capacidade de processamento de alguns relatórios, como a ficha consolidada, e o relatório de indicadores. Este aumento se fez necessário devido à do grande aumento na quantidade de atendimentos em alguns estados com grande volume de dados. Além do aumento da capacidade, o processamento ficou um pouco mais rápido, principalmente para bases gigantescas, com mais de 200.000 gestantes. Para bases pequenas, com até 5000 gestantes, a diferença é imperceptível.

2. A crítica de vários relatórios, a começar pela ficha individual da gestante foi incrementada, a fim de aceitar consulta puerperal, após uma consulta de parto inválida. A crítica anterior, padrão, simplesmente ignorava as consultas posteriores a uma consulta de parto inválido, seja de puerpério ou não e parecia, ao usuário, que esta consulta “sumia”. Estas consultas de parto inválidas, por exemplo, acontecem quando

5

Page 6: Instruções de Instalação - Versão 2.16

são informadas no sistema duas consultas de parto. A segunda é automaticamente invalidada. Na realidade, se fosse examinada a tela de cadastro “Ficha do Acompanhamento”, as consultas sempre estiveram lá. No critério adotado nesta versão, se houver consulta de puerpério, mesmo que a de parto esteja inválida, ela é aceita, porque, na ordem cronológica, a de puerpério vem após a de parto. Procuramos dessa forma, atender à solicitação de alguns usuários que perceberam apenas que as consultas de puerpério “sumiam”, mas não sabiam por quê.

3. Foi aumentada a compatibilidade com sistemas externos, incluindo o GIL, em diversas críticas. Alguns códigos de campos como o de raça/cor foram revistos para aceitar o código “9”, que é o “ignorado”

4. Foi totalmente revista e feita uma implementação especial para a total compatibilidade com o Windows Vista e com o Windows Seven (7) da rotina de ajuda (help), que passa a usar um novo padrão. O sistema detecta qual o tipo de Windows usado, inclusive agora o Server 2003, e com isso as telas são formatadas de acordo. O arquivo de ajuda, no Windows Vista e no Seven (7) passa a usar o padrão “chm” e os demais sistemas operacionais, como o XP e o 2000, continuam a usar o “hlp”, que é o padrão da Microsoft. Esta mudança se fez necessária, porque a Microsoft descontinuou o uso do padrão “hlp” a partir do Windows Vista.

5. O sisprenatal está compatível com o Linux. Foram realizados testes de laboratório, na distribuição ubuntu, usando a ultima versão disponível do Wine, e foi 100% bem sucedida. Inclusive fizemos testes “in loco” em um de nossos usuários, em um recente treinamento em uma de nossas regionais, sem nenhum problema.

6. A fim de tornar a compatibilidade das informações nos diversos níveis de instalação mais coerentes, a partir desta versão, foi incluída uma nova crítica para impedir que consultas ou interrupções já exportadas sejam apagadas.

7. A fim de evitar a digitação de gestantes ou consultas ou interrupções em Estabelecimentos Assistenciais de Saude que porventura estejam desativados ou foram desativados pelo usuário, foi também incluída crítica nas telas de cadastro de gestante, ficha de acompanhamento e também na de interrupção. É emitido um aviso, ao lado do numero do estabelecimento, além de uma tela de aviso na hora da gravação.

Notas sobre a versão 2.13b do SisPreNatal:(atualização em 08/05/2009)

Fez-se necessário o lançamento da versão 2.13b para a melhoria da performance da rotina de importação, que agora está bem mais rápida. Em bases grandes, a melhora chega a ser de 300%, ou seja a importação é feita, no mínimo, em um terço do tempo. Em bases pequenas, que levam menos de 10 minutos, a melhora não será muito significativa. Além disso, foram atualizados os arquivos de definição do Tabwin, que inclui agora a tabulação por CBOS, além do antigo profissional de saúde. Também foi alterada a mensagem na tela “Ficha Individual da Gestante” para aceitar a data do parto com menos de 15 dias da ultima consulta. A data sempre foi aceita, somente a mensagem é que foi alterada.

Também foram feitos os primeiros testes em laboratório da versão 2.13b rodando sob Linux, distribuição Ubuntu, que foi escolhida por ser uma das mais divulgadas. Os testes foram muito bem sucedidos, acessando sem problemas o banco, gerando BPA, e testados alguns relatórios principais.

Notas sobre a versão 2.13a do SisPreNatal:

6

Page 7: Instruções de Instalação - Versão 2.16

(atualização em 06/03/2009)

Fez-se necessário o lançamento da versão 2.13a para atualização dos arquivos de definição do Tabwin e também a inclusão de uma DLL, que é um arquivo usado pelos sistemas externos, como o GIL. Esta versão está totalmente compatível com a versão 4.0.14 do GIL.

Notas sobre a versão 2.13 do SisPreNatal:(atualização em 18/02/2009)

Fez-se necessário o lançamento da versão 2.13 para atualização de três relatórios, a saber, o de distribuição de freqüência, o de indicadores e o de “Total por Competência – Conclusão”.Além disso, também alteramos a rotina que chama o gerenciador de tarefas do Windows. Ao sair do sisprenatal, o gerenciador também será desativado. Este gerenciador é muito útil quando há pouca memória disponível. Com ele é possível monitorar os recursos disponíveis na maquina, como memória por exemplo. Foram realizados testes no Windows 98SE, Windows 2000 e Windows XP. Este gerenciador fica perto do relógio, do lado direito. Assim que o sisprenatal for fechado, após algum tempo, que varia de máquina para máquina ele é desativado.

Outra novidade é a atualização das tabelas to TabWin para inclusão dos seguintes itens:1. Quantitativo de Partos2. Duração da Gestação.3. 1ª Consulta com freqüência até 5 meses.4. Seleção da 1ª Consulta em Semanas, além da seleção em meses.5. Seleção da Consulta de Puerpério em Semanas, além da seleção em meses.6. Seleção do profissional que realizou o parto7. Seleção do CBO que realizou o parto.

Notas sobre a versão 2.12 do SisPreNatal:(atualização em 30/12/2008)

Após quase um ano de sucesso da publicação da versão 2.11 do SisPreNatal fez-se necessário a atualização da versão a fim de disponibilizar a nível Brasil a rotina de compatibilização com o integrador, já homologada pela equipe do integrador, além de atualizações na rotina de exportação para o GIL, também permitindo que os acertos que foram feitos quando da instalação da versão 2.11 possam ser feitos a qualquer hora, e finalmente novo relatório de controle de importação, permitindo uma analise detalhada do que ocorreu durante o processo de importação.

Outra novidade é a rotina de atualização do arquivo do CNES On-LIne. Agora é possível atualizar este arquivo diretamente do site do CNES, fazendo com que as novas inclusões de Estabelecimentos Assistenciais de Saude (EAS) já possam ser feitas com o numero e o nome do estabelecimento constando da tabela, o que facilita o preenchimento dos novos cadastros. Maiores esclarecimentos visite o site do integrador.

Notas sobre a versão 2.11 do SisPreNatal:(atualização em 18/07/2008)

7

Page 8: Instruções de Instalação - Versão 2.16

Após quase dois anos de sucesso da publicação da versão 2.07 do SisPreNatal fez-se necessário a atualização da versão a fim de disponibilizar a nível Brasil as novas series numéricas, novos exames, gestação de alto risco, raça/cor, a data do parto, a possibilidade de se trabalhar diretamente com o TabWin e a compatibilização com a nova tabela de procedimentos unificados do Datasus, além de melhorias em performance.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer às diversas sugestões recebidas desde que foi lançada a ultima versão. Sempre que possível, procuramos atender à estas sugestões. O Sisprenatal alcançou o atual nível graças em grande parte às sugestões de seus usuários mais atentos. Em seguida descrevemos em maiores detalhes as principais modificações:

1. Novas Series Numéricas;

As novas séries foram criadas com o objetivo de disponibilizar números suficientes para que todos os municípios do Brasil tenham uma numeração com folga suficiente para as suas gestantes para os próximos anos e não necessitem, a não ser em raríssimas exceções de series numéricas complementares.

2. Novos Exames;

O Sisprenatal agora contempla os exames de Toxoplasmose e da Hepatite B. Estes exames, numa primeira fase não serão obrigatórios, no que diz respeito à conclusão do acompanhamento. Basta informar que os exames foram realizados. Os novos exames fazem parte da ficha consolidada, da ficha individual da gestante, das fichas de cadastro da gestante e do relatório de distribuição de freqüência e também da nova rotina do TabWin.

8

Page 9: Instruções de Instalação - Versão 2.16

3. Gestação de Alto Risco;

É possível agora classificar a gestação como sendo de alto risco. Foi criado, especialmente para esta classificação, um relatório pertinente. Além disso, no relatório de gestantes no ultimo mês de gestação, existe uma referencia para estas gestantes. Também esta informação vai para o TabWin.

4. Tipo do Parto;

Existe a possibilidade de se classificar o tipo do parto para fins estatísticos. Foi criado, especialmente para esta classificação, um relatório pertinente. Além disso, foi criada uma opção especial na tela de acompanhamento para que se registre a data real do parto. Também esta informação vai para o TabWin.

5. TabWin;

As novas séries foram criadas com o objetivo de disponibilizar números suficientes para que todos os municípios do Brasil tenham uma numeração com folga suficiente para as suas gestantes para os próximos anos e não necessitem, a não ser em raríssimas exceções de series numéricas complementares.

6. BPAs;

Excepcionalmente, durante os meses de janeiro a março de 2008, serão gerados dois BPAs, a fim de que o SIASUS faça a importação corretamente. O primeiro BPA será gerado normalmente, com o novo layout compatível com a tabela unificada. Em seguida será gerado um novo BPA, com a competência de Dezembro, que deverá ser importado pelo SIASUS de Dezembro, que só aceita BPAs gerados na versão anterior. A maneira de identificar qual é o BPA, além da data, naturalmente, é a extensão. Excepcionalmente também serão gerados mais de três BPAs para Dezembro, a fim de que em março possa ser importado normalmente. Estes BPAs adicionais conterão os movimentos que forem de Dezembro/2008 para trás. Deverão ser apresentados junto com o recibo em separado, porque no SIASUS existirão os dois sistemas, um para processar os meses de Dezembro para trás, e o novo, que vai sair normalmente a partir de Janeiro/2008.

Observação: Com a versão 2.11 podem ocorrer os seguintes casos:

a. Ainda não foi atualizada a versão para a 2.10

Neste caso, basta atualizar diretamente da 2.07 ou anteriores para a 2.11 e processar o BPA normalmente, observando sempre o prazo do SIASUS.

b. Se foi atualizado para a 2.10, atualize para e 2.11 e considere os seguintes casos:

i. Não foi gerado BPA:Pode-se gerar o BPA normal para a competência Janeiro/2008, observando sempre o prazo do SIASUS.

ii. Já foi gerado BPA:Pode-se gerar um BPA adicional para a competência Janeiro/2008, observando sempre o prazo do SIASUS.

7. CBOS

Uma das modificações dos novos layouts do BPA é o uso do código de atividade profissional da saúde (CBOS) em lugar da atividade profissional, que deixará de ser

9

Page 10: Instruções de Instalação - Versão 2.16

informada. Esta mudança visa à uma maior padronização dos sistemas, e está sendo implantada com a Tabela Unificada de procedimentos. 

10

Page 11: Instruções de Instalação - Versão 2.16

Outras novidades da versão 2.11(atualização em 18/07/2008)

Performance

A nova versão do SisPreNatal estará mais rápida nos relatórios de ficha consolidada, distribuição de frequencia e o de indicadores em cerca de 30%. Na ficha individual da gestante, o aumento de performance é da ordem de 200%, ou seja a tela vai abrir em menos da metade do tempo, nos piores casos. Esta diferença deverá ser mais sentida nas maquinas mais lentas. A geração de BPA também está cerca de 30% mais rápida.

Relatório de Indicadores

Foram feitos ajustes no relatório de indicadores no que diz respeito ao critério de seleção de gestantes que não realizaram a consulta puerperal. Na nova versão do SisPreNatal o calculo está incluindo estas gestantes, mas que realizaram os exames de anti-HIV e os dois VDRLs. Com isto, em alguns casos este resultado estará mais próximo da realidade. Este critério influenciou também o total de conclusões, mas o impacto foi bem menor.

Ficha de Acompanhamento Individual da Gestante

Agora é possível informar o que for necessário no campo de observações, que fica disponível para cada consulta. Não foi o objetivo original, mas pode ser até usado para resultado sucinto de algum exame.  

Novos formulários

Não esqueça de baixar os novos formulários que se encontram prontos na área de download. Estes novos formulários contem todos os novos exames, o campo raça/cor, o risco gestacional assim como a nova tabela de CBOs (Código Brasileiro Ocupacional) que entrou no lugar da atividade profissional.

Separação de Base

Nesta versão é possível realizar a separação de Base, que possibilita uma melhora de performance considerável. Caso seja necessário, será possível também realizar a junção da base, caso se torne preciso o acesso aos dados que porventura tenham sido separados. Esta separação é feita em bases anuais, a fim de não prejudicar o relatório de indicadores.

Mudança de Domicílio (nota incluída em 22/01/2008)

Atendendo a pedidos, a mudança de domicílio, apesar de ser informada na tela de interrupção, não eliminará esta gestante da ficha consolidada, do relatório de distribuição de freqüência e também do relatório de indicadores. Isto foi feito porque algumas gestantes continuavam o acompanhamento em outro lugar, mas o sistema eliminava destes relatórios porque era considerado como uma interrupção normal. No relatório de faltosas (Gestantes sem movimento) ela não aparecerá, porque este é o objetivo desta informação de mudança de domicílio.

11

Page 12: Instruções de Instalação - Versão 2.16

Séries Numéricas

Em 18/01/2008 a tabela de series numéricas também foi atualizada a fim aumentar a quantidade de números disponíveis para cada município. Para isto, foi necessário aumentar de 10 para 11 dígitos o numero da gestação. Além disso, o SINASC usado no calculo do relatório de indicadores foi atualizado para o de 2005. Para o município saber qual a sua serie nova, basta consultar a tela do “sobre”, ou então se for tentar um cadastro, será exibida a serie nova.

Importante: As series relativas à 2007 que ainda precisarem de ser digitadas podem ser digitadas normalmente. Mesmo que já se tenha digitado series de 2008 com a versão antiga, os acompanhamentos podem ser digitados normalmente, bastando para isto ignorar a mensagem de erro. Recomendamos assim que possível, usar a nova numeração daqui em diante.

Atenção: Se houver cadastros de gestantes com a numeração de 2008 usando as séries antigas, a digitação deve ser TODA feita na atual versão 2.07 e somente após fazer atualização para a nova versão.

Observação: Para os municípios que optarem por começar o ano com as novas series, pode ser feita a restauração da cópia de base feita logo após o ultimo BPA, ou então restaurar a cópia feita antes do BPA e gerar novamente o BPA, mudar a competência para Janeiro/2008 e atualizar a versão. Desta forma, somente serão aceitos cadastros com a nova numeração.

Esclarecimento: Os cadastros e acompanhamentos que forem de gestantes que realizaram a primeira consulta em Dezembro de 2007 ou em datas anteriores, serão aceitos com a numeração original, sem nenhuma restrição, ou seja, com a serie numérica que estava sendo usada até o final de 2007.

Se você tentou instalar o SisPreNatal e não conseguiu, porque seu município ainda não consta como habilitado nos arquivos do SisPreNatal, então você deve dar download no Atualizador de Séries Numéricas. Somente se o atualizador for mais novo que a versão do sistema.

Na hora da instalação você também deverá ter em mãos a data da publicação da Portaria. Lembre-se que o que vale é a data da publicação e não a data da Portaria, pois a mesma só vale após ser publicada.

A partir da versão 2.07 esta data vai junto com os arquivos do sistema.

Atenção: Antes de instalar qualquer nova versão, realize uma cópia de base, de preferência em uma mídia diferente da original.

Verifique como está a sua previsão orçamentária (FPO) para garantir o pagamento dos incentivos!!!

Atenciosamente,

Equipe do SisPreNatal,

30 de setembro de 2011.

12