Instrument a ç Ão

4
3 – INSTRUMENTACAO INSTRUMENTOS DE PRESSAO - MANOMETRO DE COLUNA LÍQUIDA = MEDE PRESSAO RELATIVA. ESTE MANÔMETRO CONTÉM UM TUBO, NO QUAL SE COLOCA UMA DADA QUANTIDADE DE LÍQUIDO. NESTE MÉTODO A PRESSÃO A MEDIR É APLICADA A UMA DAS ABERTURAS DO TUBO, ENQUANTO UMA PRESSÃO DE REFERÊNCIA É APLICADA À OUTRA ABERTURA (GERALMENTE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA). A DIFERENÇA ENTRE AS PRESSÕES É PROPORCIONAL À DIFERENÇA DO NÍVEL DO LÍQUIDO, EM QUE A CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE É A MASSA VOLÚMICA DO FLUIDO. - PIEZOMETRO = MEDE PRESSAO RELATIVA. APARELHO PARA AVALIAR A COMPRESSIBILIDADE OU A TENSÃO DOS LÍQUIDOS. É CONSTITUÍDO DE UM TUBO VERTICAL, ABERTO NOS DOIS LADOS, CONECTADO A MASSA DE ÁGUA - O BARÓMETRO OU BARÔMETRO É UM INSTRUMENTO PARA MEDIR A PRESSÃO ATMOSFÉRICA. ELE PODE SER DO TIPO COLUNA DE MERCÚRIO OU DO TIPO ANERÓIDE (METÁLICO). - PRESSOSTATO = INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DE PRESSÃO UTILIZADO COMO COMPONENTE DO SISTEMA DE PROTEÇÃO DE EQUIPAMENTO OU PROCESSOS INDUSTRIAIS. SUA FUNÇÃO BÁSICA É DE PROTEGER A INTEGRIDADE DE EQUIPAMENTOS CONTRA SOBREPRESSÃO OU SUBPRESSÃO APLICADA AOS MESMOS DURANTE O SEU FUNCIONAMENTO. É CONSTITUÍDO EM GERAL POR UM SENSOR, UM MECANISMO DE AJUSTE DE SET-POINT E UMA CHAVE DE DUAS POSIÇÕES (ABERTO OU FECHADO). COMO MECANISMO DE AJUSTE DE SET-POINT UTILIZA-SE NA MAIORIA DAS APLICAÇÕES UMA MOLA COM FAIXA DE AJUSTE SELECIONADA CONFORME PRESSÃO DE TRABALHO E AJUSTE, E EM OPOSIÇÃO À PRESSÃO APLICADA.

description

Instrument a ç Ão

Transcript of Instrument a ç Ão

Page 1: Instrument a ç Ão

3 – INSTRUMENTACAO

INSTRUMENTOS DE PRESSAO

- MANOMETRO DE COLUNA LÍQUIDA = MEDE PRESSAO RELATIVA. ESTE MANÔMETRO CONTÉM UM TUBO, NO QUAL SE COLOCA UMA DADA QUANTIDADE DE LÍQUIDO. NESTE MÉTODO A PRESSÃO A MEDIR É APLICADA A UMA DAS ABERTURAS DO TUBO, ENQUANTO UMA PRESSÃO DE REFERÊNCIA É APLICADA À OUTRA ABERTURA (GERALMENTE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA). A DIFERENÇA ENTRE AS PRESSÕES É PROPORCIONAL À DIFERENÇA DO NÍVEL DO LÍQUIDO, EM QUE A CONSTANTE DE PROPORCIONALIDADE É A MASSA VOLÚMICA DO FLUIDO.

- PIEZOMETRO = MEDE PRESSAO RELATIVA. APARELHO PARA AVALIAR A COMPRESSIBILIDADE OU A TENSÃO DOS LÍQUIDOS. É CONSTITUÍDO DE UM TUBO VERTICAL, ABERTO NOS DOIS LADOS, CONECTADO A MASSA DE ÁGUA

- O BARÓMETRO OU BARÔMETRO É UM INSTRUMENTO PARA MEDIR A PRESSÃO ATMOSFÉRICA. ELE PODE SER DO TIPO COLUNA DE MERCÚRIO OU DO TIPO ANERÓIDE (METÁLICO).

- PRESSOSTATO = INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DE PRESSÃO UTILIZADO COMO COMPONENTE DO SISTEMA DE PROTEÇÃO DE EQUIPAMENTO OU PROCESSOS INDUSTRIAIS. SUA FUNÇÃO BÁSICA É DE PROTEGER A INTEGRIDADE DE EQUIPAMENTOS CONTRA SOBREPRESSÃO OU SUBPRESSÃO APLICADA AOS MESMOS DURANTE O SEU FUNCIONAMENTO. É CONSTITUÍDO EM GERAL POR UM SENSOR, UM MECANISMO DE AJUSTE DE SET-POINT E UMA CHAVE DE DUAS POSIÇÕES (ABERTO OU FECHADO). COMO MECANISMO DE AJUSTE DE SET-POINT UTILIZA-SE NA MAIORIA DAS APLICAÇÕES UMA MOLA COM FAIXA DE AJUSTE SELECIONADA CONFORME PRESSÃO DE TRABALHO E AJUSTE, E EM OPOSIÇÃO À PRESSÃO APLICADA.

INSTRUMENTOS DE TEMPERATURA

- TERMOPAR = O FÍSICO THOMAS SEEBECK DESCOBRIU (ACIDENTALMENTE) QUE A JUNÇÃO DE DOIS METAIS GERA UMA TENSÃO ELÉCTRICA QUE É FUNÇÃO DA TEMPERATURA QUE É CONHECIDO COMO EFEITO DE SEEBECK. SAO BARATOS,

Page 2: Instrument a ç Ão

PODEM MEDIR UMA VASTA GAMA DE TEMPERATURAS. A SUA MAIOR LIMITAÇÃO É A EXATIDÃO, UMA VEZ QUE ERROS INFERIORES A 1 °C SÃO DIFÍCEIS DE OBTER.

- TERMÍSTOR = SÃO SEMICONDUTORES SENSÍVEIS À TEMPERATURA. CONFORME A CURVA CARACTERÍSTICA DO TERMÍSTOR, O SEU VALOR DE RESISTÊNCIA PODE DIMINUIR OU AUMENTAR EM MAIOR OU MENOR GRAU EM UMA DETERMINADA FAIXA DE TEMPERATURA. ASSIM ALGUNS PODEM SERVIR DE PROTEÇÃO CONTRA SOBREAQUECIMENTO, LIMITANDO A CORRENTE ELÉCTRICA QUANDO DETERMINADA TEMPERATURA É ULTRAPASSADA.

- PIRÓMETRO ÓPTICO = É UM DISPOSITIVO QUE MEDE TEMPERATURA SEM CONTACTO COM O CORPO/MEIO DO QUAL SE PRETENDE CONHECER A TEMPERATURA. GERALMENTE ESTE TERMO É APLICADO A INSTRUMENTOS QUE MEDEM TEMPERATURAS SUPERIORES A 600 GRAUS CELSIUS. UMA UTILIZAÇÃO TÍPICA É A MEDIÇÃO DA TEMPERATURA DE METAIS INCANDESCENTES EM FUNDIÇÕES.

- TERMOSTATO = DISPOSITIVO DESTINADO A MANTER CONSTANTE A TEMPERATURA DE UM DETERMINADO SISTEMA, ATRAVÉS DE REGULAÇÃO AUTOMÁTICA. A FUNÇÃO DO TERMOSTATO É IMPEDIR QUE A TEMPERATURA DE DETERMINADO SISTEMA VARIE ALÉM DE CERTOS LIMITES PREESTABELECIDOS. UM MECANISMO DESSE TIPO É COMPOSTO, FUNDAMENTALMENTE, POR DOIS ELEMENTOS: UM INDICA A VARIAÇÃO TÉRMICA SOFRIDA PELO SISTEMA E É CHAMADO ELEMENTO SENSOR; O OUTRO CONTROLA ESSA VARIAÇÃO E CORRIGE OS DESVIOS DE TEMPERATURA, MANTENDO-A DENTRO DO INTERVALO DESEJADO. TERMOSTATOS CONTROLAM A TEMPERATURA DOS REFRIGERADORES, FERROS ELÉTRICOS, AR CONDICIONADO E MUITOS OUTROS EQUIPAMENTOS.

SENSORES

- SONDA LAMBDA = SENSOR DE OXIGÉNIO, SENSOR DE O2, POR VEZES TAMBÉM CHAMADO SENSOR EGO (DO INGLÊS EXHAUST GAS OXYGEN), É UM DISPOSITIVO QUE ENVIA UM SINAL ELÉCTRICO À INJECÇÃO ELECTRÓNICA DO AUTOMÓVEL INDICANDO A PRESENÇA DE OXIGÉNIO NOS GASES DE ESCAPE,

Page 3: Instrument a ç Ão

POSSIBILITANDO O CONTROLO DA QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL A ENVIAR PARA O MOTOR.

- ODÔMETRO = EQUIPAMENTO DESTINADO A MEDIR A DISTÂNCIA PERCORRIDA DO SEU CICLO-COMPUTADOR. NORMALMENTE ELE É INDICADO NO DISPLAY COM A PALAVRA "ODO" PARA DISTÂNCIA TOTAL E "DST" PARA DISTÂNCIAS PARCIAIS.

- TACÔMETRO = INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DO NÚMERO DE ROTAÇÕES (GERALMENTE POR MINUTO, RPM) DE UM MOTOR. PODE SER CHAMADO TAMBÉM DE CONTA-GIROS. TACÔMETRO DIGITAL ELETRÔNICO DE BAIXO CUSTO UTILIZADO PARA MEDIÇÃO DE ROTAÇÃO.

- EXTENSÔMETRO = TRANSDUTOR CAPAZ DE MEDIR DEFORMAÇÕES DE CORPOS. QUANDO UM MATERIAL É DEFORMADO SUA RESISTÊNCIA ELÉTRICA É ALTERADA, A FRAÇÃO DE MUDANÇA NA RESISTÊNCIA É PROPORCIONAL A FRAÇÃO DE MUDANÇA NO COMPRIMENTO DO MATERIAL.

- SENSOR LVDT (LINEAR VARIABLE DIFERENTTIAL TRANSFORMER) SAO SENSORES PARA MEDICAO DE DESLOCAMENTO LINEAR. A AUSÊNCIA DE CONTATOS DESLIZANTES OU GIRANTES PERMITE QUE O LVDT ESTEJA COMPLETAMENTE SELADO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE. E UM SENSOR INDUTIVO QUE CONVERTE A VARIAVEL DE PROCESSO MEDIDA EM UMA VARIACAO DA AUTO INDUTANCIA ELETRICA DE UMA BOBINA, CAUSADAS PELO MOVIMENTO DE UM NUCLEO FERROMAGNETIGO DENTRO DA BOBINA QUE PRODUZ UMA TENSAO DE SAIDA PROPORCIONAL A POSICAO DE UM NUCLEO MOVEL.