Interação

2
TEORIAS DE ENFERMAGEM DEFINIÇÃO: Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Pode ser entendida, também como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação. Ao falarmos em ciência, a definição de teoria científica, pode ser bastante diferente da acepção de teoria em senso comum, o de simples especulação; o conceito moderno de teoria científica estabelece-se, entre outros, como uma tentativa de resposta ao problema da demarcação entre o que é efetivamente científico e o que não o é. Uma teoria com pretensão científica deve, em primeiro lugar, satisfazer uma condição de testabilidade. Será considerada ‘testável’ a partir do momento em que se possam inferir de forma dedutiva um ou vários predicados que, em virtude de algumas condições chamadas iniciais, os fatos deverão ser comprovados 8-Teoria de Relação Interpessoal de Travelbee e Peplau : As relações interpessoais constituem-se em instrumentos do cuidado em saúde que vem sendo utilizados pela enfermagem por meio das contribuições de Joyce Travelbee e Hildegard Peplau, nas décadas de 50 e 60 do século passado. A relação de ajuda , segundo essa Teoria somente seria possível quando o enfermeiro tornar-se um elo entre os pacientes a quem presta cuidado e sua realidade. Sendo desta forma, cada pessoa teria maior iniciativa no desenvolvimento de habilidades pessoais e uma co-participação de forma ativa nos cuidados prestados pelos profissionais. Em geral muito usado em Enfermagem Psiquiátrica. No entanto, mesmo sendo um conhecimento produzido por uma área específica, esse fator possibilitou a socialização de novas experiências terapêuticas, trazendo esse conhecimento em contribuições ao ensino e à prática assistencial do enfermeiro. O processo de relação interpessoal de Travelbee é sustentado em quatro fases fundamentais:

Transcript of Interação

Page 1: Interação

TEORIAS DE ENFERMAGEMDEFINIÇÃO: Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular. Pode ser entendida, também como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.

Ao falarmos em ciência, a definição de teoria científica, pode ser bastante diferente da acepção de teoria em senso comum, o de simples especulação; o conceito moderno de teoria científica estabelece-se, entre outros, como uma tentativa de resposta ao problema da demarcação entre o que é efetivamente científico e o que não o é.

Uma teoria com pretensão científica deve, em primeiro lugar, satisfazer uma condição de testabilidade. Será considerada ‘testável’ a partir do momento em que se possam inferir de forma dedutiva um ou vários predicados que, em virtude de algumas condições chamadas iniciais, os fatos deverão ser comprovados

8-Teoria de Relação Interpessoal de Travelbee e Peplau :

As relações interpessoais constituem-se em instrumentos do cuidado em saúde que vem sendo utilizados pela enfermagem por meio das contribuições de Joyce Travelbee e Hildegard Peplau, nas décadas de 50 e 60 do século passado.

A relação de ajuda , segundo essa Teoria somente seria possível quando o enfermeiro tornar-se um elo entre os pacientes a quem presta cuidado e sua realidade. Sendo desta forma, cada pessoa teria maior iniciativa no desenvolvimento de habilidades pessoais e uma co-participação de forma ativa nos cuidados prestados pelos profissionais.

Em geral muito usado em Enfermagem Psiquiátrica. No entanto, mesmo sendo um conhecimento produzido por uma área específica, esse fator possibilitou a socialização de novas experiências terapêuticas, trazendo esse conhecimento em contribuições ao ensino e à prática assistencial do enfermeiro.

O processo de relação interpessoal de Travelbee é sustentado em quatro fases fundamentais:

Fase de Pré-interação: É a fase em que o enfermeiro começa a construir sua vinculação, compreendendo a real situação de pacientes e familiares.

Fase Inicial: É a fase do primeiro encontro, mostrando o grau do comprometimento do profissional em ajudar e seus objetivos com o relacionamento interpessoal.

Page 2: Interação

Fase de Identidades: Nesta fase em que o paciente e sua família podem-se apresentar pouco mais hostis, fazendo um aparato com a competência do profissional e podendo até tentarem a manipulação do Profissional. É nesta fase em que os envolvidos entendem-se como seres humanos, detectando dificuldades, impotências e incompatibilidades.

Fase de Término: É a finalização do processo de relacionamento interpessoal, seja por alta hospitalar, desinteresse da família ou paciente, agravamento do quadro do paciente ou outras razões. É comum nesta etapa surgirem sentimentos como os de gratificação, indiferença.