InterCon2008

19
InterCon 2008 – SP

description

Resumo dos assuntos apresentados no InterCon 2008, em SP.

Transcript of InterCon2008

Page 1: InterCon2008

InterCon 2008 – SP

Page 2: InterCon2008
Page 3: InterCon2008

Tema principal inovação, empreendedorismo e o mundo digital

As pessoas estão cada vez mais conectadas, o superávit de informação deixa muita gente perdida, a facilidade de acesso às ferramentas tornam o empreendedorismo cada vez mais viável e, acima de tudo, nós lemos os mesmos RSS, visitamos os mesmos blogs e ouvimos os mesmos podcasts que os gringos.

Nada nos impede de ter boas idéias.

"Inove ou morra. Melhor um inovador ferido do que um acomodado morto.“

Inovação é um processo evolutivo. O mais interessante é poder evoluir com o que já foi criado.

Page 4: InterCon2008
Page 5: InterCon2008

- Palestra: Inovação no comércio digitalStelleo Tolda - Presidente do mercadolivre.com

Tolda destacou o quão importante é aos profissionais que lidam com vendas pela internet entender o comportamento dos consumidores on-line.

Com base nisso, pode-se e deve-se oferecer campanhas de divulgação, serviço de atendimento e outros recursos adequados a essa realidade.

Na internet, o usuário tem voz e, portanto, ele pode botar a boca no trombone se estiver insatisfeito com algo. E se o alvo da reclamação for uma empresa, mesmo que não atue diretamente na internet, as conseqüências para a sua imagem podem ser ruins.

Page 6: InterCon2008
Page 7: InterCon2008

Humanidade 4.0 e a revolução digitalGil Giardelli, CEO da Permission

Faltam talentos nas organizações que estão priorizando a inovação em seu core e buscam, cada vez mais, profissionais como blogueiros profissionais e gerentes de redes sociais, entre outros.

Para inovar, os jovens precisam pensar nos 4C´s: colaboração, comunidade, conteúdo e comércio.

Para inovar, é preciso ser curioso, mas com foco em nosso mercado. "Não adianta liderarmos o ranking de acesso ao Orkut ou MSN e continuarmos buscando conteúdo internacional.”

Falta de inovação na academia. O conceito de educação ainda segue os mesmos moldes. O professor fala e o aluno escuta.

Page 8: InterCon2008

- Palestra: O mercado inovadorCris Dias

Combinação de "reputação, conexões, influência, realizações, confiança" e outros fatores pode significar sucesso em várias iniciativas na internet (e no mundo off-line, por que não?). É o que ele apresentou como sendo "whuffie", a verdadeira moeda de troca.

Whuffie: capital social, capacidade de viver em sociedade, dar e receber.

Como ganhar Whuffie?1. Escute 2. Seja parte da comunidade3. Seja extraordinário (Ex. iPhone)Porque? Porque o modelo de negócio vende felicidade.4. Abrace o caos5. Encontre um objetivo na vida

Ex. O Page Rank do Google. é regido pelas regras de Whuffie

Page 9: InterCon2008
Page 10: InterCon2008

- Palestra: Boo-box, um exemplo de empreendedorismo!Marco Gomes, Criador do Boo-box

Boo-box: links inseridos no conteúdo (recomendação de produto)

“Marketing na internet não pode ser uma analogia do marketing convencional", isto é, do marketing do "mundo de tijolo e cimento".

Abordou o quanto as redes sociais, blogs, o comércio eletrônico e outras atividades na internet podem distorcer comportamentos e práticas que existem há anos.

Citou como exemplo o caso da cantora Mallu Magalhães, que faz grande sucesso sem nunca ter precisado da mídia tradicional (rádio, TV, etc), apenas da internet.

Page 11: InterCon2008
Page 12: InterCon2008

MySpace Mallu Magalhães

Exibições de Perfil: 2.362.189

Page 13: InterCon2008

- Palestra: Gerência de Projetos para InternetAlexandre Bessa, Diretor de Projetos e Atendimento da Gringo.nu

O Gerente de Projetos tem que saber lidar tanto com o cliente, com idéias inovadoras, além de saber trabalhar com sua equipe, sendo o profissional que organiza as ações, mas atua junto para solucionar os problemas e conseguir, ao máximo, cumprir os prazos.

Assumir riscos e fugir do convencional é essencial.

Quando o trabalho não dá certo, é fundamental saber assumir também os erros e buscar reverter a situação.

Page 14: InterCon2008

- Palestra: A TV do futuroAriel Alexandre, Sócio e Diretor de Tecnologia do Videolog.tv

Lançamento da T!V!

Serviço onde o usuário pode montar sua própria programação juntando vídeos do YouTube e do Videolog de maneira rápida e descomplicada.

- Palestra: A inovação como vantagem competitivaDaniel Heise, Sócio-Criador da DirectTalk

A importância de se ter bons sócios, sobre como consegui-los, deu uma idéia de qual é o momento certo para conseguir capital para o seu empreendimento e deixou claro que os erros são experiências inevitáveis e até mesmo desejáveis

Page 15: InterCon2008

- Palestra: A inovação como vantagem competitivaDaniel Heise, Sócio-Criador da DirectTalk

A importância de se ter bons sócios, sobre como consegui-los, deu uma idéia de qual é o momento certo para conseguir capital para o seu empreendimento e deixou claro que os erros são experiências inevitáveis e até mesmo desejáveis.

Page 16: InterCon2008

-Painel: Experimentação, exploração de novas mídias e as mudanças do mercado

Mentor Muniz Neto (Bullet), Ricardo Cavallini, Jean Boechat (JWT), Ken Fujioka (JWT) e Patrice Lamiral (RMG)

O objetivo foi mostrar o crescimento das novas mídias, bem como a geração de maior consumo de conteúdo que, juntos, impulsionam o aumento da interatividade virtual entre as pessoas.

Por exemplo, em que fase se encontra a ação de publicidade em games?As pessoas não utilizam mais a tecnologia pela tecnologia. Estamos em um momento em que o mundo virtual faz parte, literalmente, da vida das pessoas.

Chegamos a ouvir frases como: Saio da escola, vou pra natação e depois vou para o Orkut.

Page 17: InterCon2008
Page 18: InterCon2008

Hype Cycle é basicamente, um estudo considerando 5 fases e mostrando em um gráfico, tendências, evolução, pico e outras características.

Tentando simplificar o conceito, um Hype Cycle é a forma gráfica de representar a maturidade e a adoção de determinadas tecnologias.

O termo foi criado pelo Gartner e não consegui encontrar uma tradução para o português. Aqui no Brasil o pessoal costuma chamar de HYPE CYCLES mesmo.

Introdução de novas tecnologias. O gráfico também pretende mostrar o que ocorre depois desse ciclo inicial, quando a tecnologia cai na real, passa a oferecer benefícios práticos e começa a ser efetivamente adotada pela sociedade.

Page 19: InterCon2008

InterCon 2008 – SPResumo dos assuntos apresentados no InterCon 2008 – SP

Jacqueline Viana - e-brand Estratégias Online

www.e-brand.com.br