Internet - História & Serviços

6
28-01-2012 1 História & Serviços O que é a Internet? A Internet é uma rede complexa de computadores ligados entre si. Consiste em milhares de redes independentes, de empresas privadas, entidades governamentais, instituições científicas e educativas, etc… ligadas entre si. Toda esta teia(WEB) de redes ligadas entre si permite-nos aceder a todo o tipo de informação através dos vários serviços disponibilizados que veremos mais à frente. Computadores Placas de Rede Modem/Hubs/Routers ISP ( Acesso à Internet ) Hardware necessário para aceder à Internet… O Hardware necessário para aceder à internet depende do tipo de acesso pretendido. No entanto existem equipamentos comuns a todos os acessos. Esses equipamentos são os apresentados. Hoje em dia estes equipamentos podem ser Wired ou Wireless ( Fios ou sem-fios ). Router ADSL ou Cabo Software necessário para aceder à Internet… O Software necessário resume-se ao Sistema Operativo instalado no nosso Computador, bem como, software para reconhecer o nosso Modem/Router/Placas de rede ao que chamamos de Drivers. Por outro lado precisamos, também, de software para aceder ao E-mail, Redes Sociais, Messenger, Skype, etcOs vários Equipamentos…

description

Aulas de TIC

Transcript of Internet - História & Serviços

Page 1: Internet - História & Serviços

28-01-2012

1

História & Serviços

O que é a Internet? A Internet é uma rede complexa de computadores ligados entre si. Consiste em milhares de redes independentes, de empresas privadas, entidades governamentais, instituições científicas e educativas, etc… ligadas entre si.

Toda esta teia(WEB) de redes ligadas entre si permite-nos aceder a todo o tipo de informação através dos vários serviços disponibilizados que veremos mais à frente.

Computadores

Placas de Rede

Modem/Hubs/Routers

ISP ( Acesso à Internet )

Hardware necessário para aceder à Internet…

O Hardware necessário para

aceder à internet depende do

tipo de acesso pretendido. No

entanto existem equipamentos

comuns a todos os acessos.

Esses equipamentos são os

apresentados. Hoje em dia

estes equipamentos podem ser

Wired ou Wireless ( Fios ou

sem-fios ). Router ADSL ou Cabo

Software necessário para aceder à Internet…

O Software necessário resume-se

ao Sistema Operativo instalado

no nosso Computador, bem

como, software para reconhecer

o nosso Modem/Router/Placas de

rede ao que chamamos de

Drivers.

Por outro lado precisamos,

também, de software para

aceder ao E-mail, Redes Sociais,

Messenger, Skype, etc…

Os vários Equipamentos…

Page 2: Internet - História & Serviços

28-01-2012

2

Diferença entre WEB e Internet…

Como já vimos até a este ponto, a Internet é uma rede Mundial de computadores todos eles ligados entre si através de uma infra-estrutura de comunicações que pode ser por cabo ou sem cabo (wired ou wireless).

WEB é o termo utilizado quando nos referimos à imensidão de páginas existentes em toda a Internet. E web site, também conhecido por "sítio" ou "sítio WEB" é o conjunto de páginas existentes num determinado endereço. Para aceder à WEB precisamos de utilizar um navegador, por exemplo, o Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Safari, etc…

www.hi5.com

www.jn.pt

www.sapo.pt

A História da Internet…

Nos anos 60 nos EUA, e como resposta ao avanço tecnológico da União Soviética, hoje a Rússia, foi criado pelo Governo Americano a “Agência de Projectos de Investigação Avançada”. Esta agência criou uma rede experimental chamada Arpanet, que utilizava uma tecnologia chamada 'packet switching' (troca de pacotes) para o transporte de informação entre alguns computadores ligados entre si. O desenvolvimento desta tecnologia permitiu, com o passar dos anos, que cada vez mais informação pudesse viajar entre computadores utilizando as já instaladas redes telefónicas. Hoje em dia esta tecnologia criada e desenvolvida desde os anos 60 chama-se de protocolo TCP/IP e permite transferir megabytes de informação por segundo entre computadores espalhados pelo Mundo.

Tal como no mundo real existem regras de “Etiqueta” e “Boas Maneiras”, também no Mundo Virtual existem regras de conduta.

A NetEtiquette define todo o tipo de comportamento de um usuário dentro da Internet, nomeadamente na comunicação virtual, e por conseguinte, também, dentro de uma rede de IRC/Messenger/Etc...

Page 3: Internet - História & Serviços

28-01-2012

3

HTTP://WWW.xpto.pt

Serviço que permite navegar pelos diversos “sítios” disponíveis na internet. Estes “sítios” podem ser acedidos através do serviço WWW.

Para o utilizador aceder a este serviço apenas precisa de utilizar um navegador como o Internet Explorer ou o FireFox.

Motores de Busca…

Dentro dos vários “sítios” que podemos visitar através do serviço WWW, existem os motores de busca. São “sítios” criados com o objectivo de o utilizador conseguir encontrar fácil e rapidamente toda a informação que procura. O mais utilizado em todo o mundo é o conhecido: www.google.pt

Como pesquisar nos Motores de Busca… Pesquisa genérica: “canais televisão” – Procura todas as páginas onde apareçam as palavras “canais” e “televisão”.

Frases exactas: basta colocar a frase entre aspas. Por exemplo: “tarifário da tmn”.

Sinónimos de uma palavra: colocar um til antes da palavra. Por exemplo: ~telemóvel. Neste caso o Google pode ser suficientemente esperto para procurar por telemóvel, mas também por um sinónimo da mesma palavra.

Palavras alternativas (sinónimos): colocar OR entre as palavras alternativas. Por exemplo: rede4 OR uzo. Procura por páginas que possuam a palavra rede4 ou a palavra uzo.

Encontrar uma definição: colocar a palavra define: antes da palavra que se quer definir. Por exemplo: define:NATO. Procura pela definição da palavra (sigla) NATO.

Excluir um tema: Procurar por música mas excluir o tema Rock. Utilizar o sinal menos “-” para a exclusão. Por exemplo: musica -rock

Sintaxe de um Endereço WEB

www.rtp.pt

Protocolo

Indica o computador/ o nome da entidade que detém o endereço

Domínio

Domínio - é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Indica o tipo de organização ou país.

au Austrália ca Canadá de Alemanha es Espanha fr França nl Holanda no Noruega se Suécia uk Reino Unido US Estados Unidos JP Japão

DNS ( Serviço de nomes…)

Para aceder à Internet é preciso uma aplicação específica, ou seja, um Navegador (Internet Explorer), que permite a navegação na Internet e baseia-se na localização de endereços específicos, indicados por um código de quatro séries de três números e que se chama IP (Internet Protocol). Exemplo:209.85.165.147 (IP numérico) www.google.pt (IP convertido em texto).

DNS (Domain Name Server) traduz os endereços texto para endereços numéricos do tipo: 192.168.100.127

Correio Electrónico / E-mail O Email, também conhecido por correio electrónico, é o envio e recepção de mensagens electrónicas através de um programa apropriado. Para enviar uma mensagem para um amigo que possui um endereço de correio electrónico, basta utilizar um programa de Email (por exemplo o Outlook Express que pertence ao pacote de programas incluídos no Internet Explorer) e digitar o endereço do destinatário, o assunto e o texto da mensagem. Quando se efectua o envio da mensagem, ela demora, normalmente, poucos segundos a chegar à "caixa" de Email do destinatário. Da próxima vez que o destinatário se ligar à Internet e verificar a caixa de Email, recebe a mensagem.

Page 4: Internet - História & Serviços

28-01-2012

4

Correio Electrónico / E-mail - Sintaxe Um endereço de E-Mail para ser reconhecido pelos respectivos protocolos da Internet tem de ter a seguinte sintaxe, exemplos;

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

“Joao.diogo” significa o nome do utilizador. O “@” é um símbolo que se chama arroba e que significa "em”. (Em inglês “at”). “sapo.pt” é o nome do servidor onde o João tem a sua caixa de Email.

Algumas regras na criação de um E-mail; Não é possível usar acentos Não é possível usar cedilhas Normalmente o nome do utilizador está limitado a 15 caracteres Usar apenas letras minúsculas Criar endereços “intuitivos” para facilitar a sua divulgação

FTP – File Transfer Protocol

Download e Upload ou Descarregar e Carregar Ficheiros na Internet.

A transferência de ficheiros pode funcionar na nossa direcção (download) ou na direcção da Internet (Upload).

Este serviço permite o utilizador descarregar ou carregar informação da Internet

Chat’s – Messenger / ICQ / Yahoo

São programas de comunicações entre utilizadores da Internet. Requer um registo inicial para identificação. Nestas redes é possível a troca de mensagens, chats privados, envio de ficheiros, etc., e o melhor... tudo em tempo real.

O Messenger é um revolucionário e amigável programa que permite ficar "ligado" a outras pessoas (amigos, clientes, fornecedores, grupo de estudo ou pesquisa, etc…) durante o tempo em que estiver ligado . Se todos os seus amigos tiverem uma identificação e os tiver adicionado na sua Contact List, poderá sempre saber se estão ligados e assim enviar mensagens imediatamente.

Vídeo-conferência / Skype / VOIP

VOIP – Voice over IP ( Voz sobre IP ) – É uma tecnologia (protocolo) que permite comunicar entre vários utilizadores ligados à internet através de “Voz” e “Imagem” em tempo real. Um dos programas mais utilizados em todo o Mundo para fazer uso desta tecnologia é o Skype… É uma rede de utilizadores tal como, os Chat’s (Messenger), mas que recorre a tecnologias mais avançadas para tornar a comunicação de “Voz” e “Imagem” mais rápida.

Podemos fazer o download em; http://www.skype.com/intl/pt-pt/download/skype/windows/

Os conceitos básicos…

Page 5: Internet - História & Serviços

28-01-2012

5

Como aceder à WEB

Para acedermos à WEB precisamos de uma “peça” de software – Os Navegadores ou Browsers. São programas que nos permitem navegar pela web permitindo o utilizador aceder a um “sítio/site” e viajar através das suas hiperligações.

Os navegadores mais conhecidos são o “Internet Explorer” e o “Mozilla Firefox”.

Como pesquisar na WEB

A forma mais prática e rápida de pesquisar informação na WEB é usar os – “Motores de Busca”. Existem vários motores de busca na WEB, os mais utilizados são o – “google”, o “Bing”, o “yahoo”, e o Português “sapo”.

Como utilizar um Navegador Como utilizar um Navegador

“Histórico e Favoritos” – Se entrarmos na opção “Favoritos” no IE passamos a ter acesso ao Histórico (Ultimas páginas visitadas) e aos Favoritos (Páginas adicionadas como prioritárias pelo utilizador).

“Downloads” – Fazer download (descarregar) de uma foto/texto/programa da internet. Podemos utilizar o conhecido Copy/Paste para retirar informação em forma de texto das páginas WEB.

Para descarregar imagens utilizamos o botão direito do rato em cima da foto e escolhemos a opção “Guardar Imagem como” ou “Save picture as”. Para descarregar programas da WEB normalmente seguimos as informações disponibilizadas e carregamos na opção “Descarregar/Download” e depois escolhemos a localização no nosso disco rígido / Pen drive onde queremos guardar a informação. “Plugins”- Programas adicionais para visualizar conteúdo especifico, exemplo, – “O Flash”.

Segurança na Internet Firewall “Firewall” é um termo inglês que em português significa literalmente “parede de fogo” e designa uma medida de segurança implementada com o objectivo de limitar ou impedir o acesso de terceiros a uma determinada rede ligada à Internet. A implementação deste tipo de mecanismos pode envolver ferramentas de hardware ou de software ou mesmo uma combinação de ambos, os quais, no limite, podem impedir qualquer ligação entre a rede interna e outras redes externas. Para isso, todas as comunicações são verificadas antes de entrar dentro da rede interna ou mesmo do computador e é dada ordem parar permitir que a mensagem ou arquivo passe pela rede da organização.

Page 6: Internet - História & Serviços

28-01-2012

6

Anti-Vírus

Os Vírus, a grande praga que certamente já terão ouvido falar. Os Vírus pertencem à categoria dos Malware. São programas que infectam os computadores sendo capazes de se copiar e infectar outros ficheiros, em alguns casos infectar mesmo outros computadores ligados à rede.

Capacidades Maliciosas dos Vírus; Destruir ficheiros Modificar dados Provocar crash do Sistema Apresentar mensagens de texto, som ou vídeo.

Como se propagam os Vírus? E-Mail Downloads da WEB Copia de ficheiros entre computadores

Como proteger o nosso computador? Através da instalação de “peças” de Software – Os Anti-Vírus.

Segurança no E-Mail

O correio electrónico tornou-se a forma por excelência para troca de mensagens e informação. No entanto, esta forma comum de comunicação tem riscos de segurança associados, que muitas vezes estão presentes sem que o utilizador se dê conta disso. A comunicação por correio electrónico pode assemelhar-se ao envio de um postal de férias, por exemplo, no sistema de correio nacional. Como sabemos um postal é uma carta aberta que pelas suas características não possui qualquer segurança contra a leitura de informação por terceiros.

Existem ferramentas que nos permitem obter mais garantias do que o simples postal, assegurando o sigilo quer para o emissor quer para o receptor da mensagem. Estas ferramentas baseiam-se num mecanismo desenvolvido no século XX denominado criptografia de chaves públicas.

Segurança no E-Mail

A utilização de chaves públicas permite-nos obter grandes vantagens na comunicação, nomeadamente, autenticação, integridade e confidencialidade. A confidencialidade é obtida pelo simples facto de a mensagem circular no meio, de uma forma ilegível para utilizadores não autorizados e consequentemente só poderá ser lida pelo destinatário. A autenticação e a integridade são conseguidas através da assinatura de mensagens digitais que além de garantir a autenticidade do emissor permite-nos obter certezas de que a mensagem não foi alterada durante o seu percurso.

FIM