Interpretação «os dois amigos e o urso»

2
Fichas complementares Interpretação de texto Os dois amigos e o urso Era uma vez dois amigos que andavam a caçar numa floresta cheia de animais perigosos. Mas eles eram valentes caçadores e, armados como estavam, não tinham medo de nada. Já se dispunham a regressar, pois o dia já ia longo e o passeio lhes tinha aberto o apetite, quando de repente ouviram forte restolhada, não muito longe do lugar onde se encontravam. Ficaram um pouco amedrontados, pois a restolhada era mais forte do que o normal, mas em breve continuaram caminho. Disse um dos caçadores para o outro: – Então que é isso, homem? Estás com medo?! Respondeu-lhe o outro: – Medo, eu?! Mas que ideia! Já entrei em tantas caçadas e medo foi coisa que nunca tive. De repente, nova restolhada, ainda mais forte, e mais próxima do lugar onde eles se encontravam. Preocupados, os dois homens encostaram-se um ao outro e ficaram ali à espreita do perigo que decerto iria surgir… Mas o perigo não surgiu e eles retomaram a conversa, mais aliviados. Disse um deles: – Coragem, homem! Se viesse por aí algum perigo, eu não te abandonava. Coragem!!! Disse o outro: – Nem eu, amigo! Os amigos são para as ocasiões!!! Estavam eles a dizer estas frases quando de repente surgiu mesmo à sua frente um urso descomunal! Cheio de medo, mas rápido como um veado, o mais magro deu um pulo enorme e trepou rapidamente para uma árvore que ali estava! E de lá de cima ficou a ver o que sucedia cá em baixo! Sem tempo para imitar o companheiro, o outro caçador, mais pesado e mais velho, deixou-se cair no chão e fingiu-se de morto. Nem respirava! A fera começou a cheirá-lo, a chei- rar-lhe as orelhas, a testa, o nariz, e, vendo que ele não respirava e parecia mesmo morto, dali se afastou sem lhe fazer mal nenhum, em seu passo pesadão e 7 4 Fic 5 1 0 1 5 2 0 2 5 1. 2. 3. 4. 5. 6. 6. 1.

Transcript of Interpretação «os dois amigos e o urso»

Page 1: Interpretação «os dois amigos e o urso»

Fichas complementares

Interpretação de texto

Os dois amigos e o urso

Era uma vez dois amigos que andavam a caçar numa floresta cheiade animais perigosos. Mas eles eram valentes caçadores e, armadoscomo estavam, não tinham medo de nada.

Já se dispunham a regressar, pois o dia já ia longo e o passeio lhestinha aberto o apetite, quando de repente ouviram forte restolhada,não muito longe do lugar onde se encontravam.

Ficaram um pouco amedrontados, pois a restolhada era mais fortedo que o normal, mas em breve continuaram caminho.

Disse um dos caçadores para o outro:– Então que é isso, homem? Estás com medo?!Respondeu-lhe o outro:– Medo, eu?! Mas que ideia! Já entrei em tantas caçadas e medo foi

coisa que nunca tive.De repente, nova restolhada, ainda mais forte, e mais próxima do lugar onde eles se

encontravam.Preocupados, os dois homens encostaram-se um ao outro e ficaram ali à espreita do

perigoque decerto iria surgir… Mas o perigo não surgiu e eles retomaram a conversa, mais aliviados.

Disse um deles:– Coragem, homem! Se viesse por aí algum perigo, eu não te abandonava. Coragem!!!Disse o outro:– Nem eu, amigo! Os amigos são para as ocasiões!!!Estavam eles a dizer estas frases quando de repente surgiu mesmo à sua frente um urso

descomunal! Cheio de medo, mas rápido como um veado, o mais magro deu um pulo enormee trepou rapidamente para uma árvore que ali estava! E de lá de cima ficou a ver o que

sucediacá em baixo! Sem tempo para imitar o companheiro, o outro caçador, mais pesado e mais

velho,deixou-se cair no chão e fingiu-se de morto. Nem respirava! A fera começou a cheirá-lo, a

chei-rar-lhe as orelhas, a testa, o nariz, e, vendo que ele não respirava e parecia mesmo morto, dalise afastou sem lhe fazer mal nenhum, em seu passo pesadão e bamboleante.

Maria Alberta Menéres, Histórias de Todos os Tempos, Edições Asa

Situa a ação desta história no espaço.

Caracteriza as personagens.

Quando ouviram pela primeira vez a “restolhada”, o que sentiram os dois amigos?

Nas palavras que trocaram, os dois amigos falaram abertamente sobre o que sentiam? Jus-tifica a tua resposta.

Ao sentirem “nova restolhada”, como reagiram eles?

7

4Ficha

5

10

15

20

25

1.

2.

3.

4.

5.

6.6.1.

6.2.

6.3.

Page 2: Interpretação «os dois amigos e o urso»

Um dos amigos a dada altura diz: «Se viesse por aí algum perigo, eu não te abandonava.»Foi realmente isso que aconteceu?

Relata, usando palavras tuas, o que realmente se passou de seguida.

Qual é a tua opinião sobre o desfecho da história?