intervenção precoce

1
Os primeiros anos de vida são um período crítico no desenvolvimento de uma criança. Todas as crianças passam por alterações de desenvolvimento mais rápidas e significativas durante este tempo. Durante estes primeiros anos, atingem as faculdades de base a nível físico, cognitivo, de linguagem,de comportamento social e de autonomia que são as bases para futuros progressos , e essas faculdades são alcançadas de acordo com padrões previsíveis de desenvolvimento. Crianças com síndrome de Down geralmente enfrentam atrasos em certas áreas do desenvolvimento, a intervenção é altamente recomendada o mais cedo possível. Pode-se começar a qualquer momento após o nascimento, mas quanto mais cedo, melhor. O que é a intervenção precoce? A intervenção precoce é um programa sistemático de terapia, exercícios e actividades destinadas a ajudar atrasos de desenvolvimento que podem ser feitos por crianças com síndrome de Down ou outras deficiências. O mais usual é uma mistura de fisioterapia, terapia da fala e da linguagem e terapia ocupacional. Quando deve a Intervenção Precoce começar? Intervenção Precoce deve começar a qualquer momento, logo após o nascimento e, geralmente, continuar até que a criança atinga a idade de três anos. Como pode Intervenção Precoce beneficiar um bebê com síndrome de Down? O desenvolvimento é um processo contínuo que começa na concepção e prossegue estágio por estágio em uma seqüência ordenada. Há metas específicas em cada uma das quatro áreas de desenvolvimento (habilidades motoras grossas e finas, competências linguísticas, desenvolvimento social e auto-ajuda) que servem como pré-requisitos para as etapas que se seguem. A maioria das crianças devem atingir cada etapa de cada vez designado, também referido como um "idade chave", o qual pode ser calculado em termos de semanas, meses ou anos. Por causa de problemas específicos associados com a síndrome de Down, os bebês provavelmente sofrer atrasos em determinadas áreas de desenvolvimento. No entanto, eles vão conseguir alcançar cada uma das metas, como as outras crianças, apenas em seu próprio calendário. No acompanhamento do desenvolvimento de uma criança com síndrome de Down, é mais útil olhar para a seqüência de metas atingidas, em vez de a idade em que a meta é atingida. Traduzido de : http://www.ndss.org/Resources/Early-Intervention/ Meta Média para criança com Down Média para criança típica Motricidade Senta-se sozinho 6-30 meses 5-9 meses Gatinha 8-22 meses 6-12 meses Segura-se em pé 1-3,25 meses 8-17 meses Anda sem ajuda 1-4 anos Linguagem Primeiras palavras 1-4 anos 1-3 anos Frases de 2 palavras 2-7,5 anos 15-32 meses Autonomia Retorno de sorriso 1,5-5 meses 1-3 meses Comer com os dedos 10-24 meses 7-14 meses Beber de um copo sem ajuda 12-32 meses 9-17 meses Usar colher 13-39 meses 12-20 meses Controlo esfíncter 2-7 anos 16-42 meses Vestir sozinho 3,5-8,5 anos 3,25-5 anos

description

translation from article

Transcript of intervenção precoce

Os primeiros anos de vida são um período crítico no desenvolvimento de uma criança. Todas as crianças passam por alterações de desenvolvimento mais rápidas e significativas durante este tempo. Durante estes primeiros anos, atingem as faculdades de base a nível físico, cognitivo, de linguagem,de comportamento social e de autonomia que são as bases para futuros progressos , e essas faculdades são alcançadas de acordo com padrões previsíveis de desenvolvimento. Crianças com síndrome de Down geralmente enfrentam atrasos em certas áreas do desenvolvimento, a intervenção é altamente recomendada o mais cedo possível. Pode-se começar a qualquer momento após o nascimento, mas quanto mais cedo, melhor.

O que é a intervenção precoce? A intervenção precoce é um programa sistemático de terapia, exercícios e actividades destinadas a ajudar atrasos de desenvolvimento que podem ser feitos por crianças com síndrome de Down ou outras deficiências. O mais usual é uma mistura de fisioterapia, terapia da fala e da linguagem e terapia ocupacional.

Quando deve a Intervenção Precoce começar? Intervenção Precoce deve começar a qualquer momento, logo após o nascimento e, geralmente, continuar até que a criança atinga a idade de três anos.

Como pode Intervenção Precoce beneficiar um bebê com síndrome de Down? O desenvolvimento é um processo contínuo que começa na concepção e prossegue estágio por estágio em uma seqüência ordenada. Há metas específicas em cada uma das quatro áreas de desenvolvimento (habilidades motoras grossas e finas, competências linguísticas, desenvolvimento social e auto-ajuda) que servem como pré-requisitos para as etapas que se seguem. A maioria das crianças devem atingir cada etapa de cada vez designado, também referido como um "idade chave", o qual pode ser calculado em termos de semanas, meses ou anos. Por causa de problemas específicos associados com a síndrome de Down, os bebês provavelmente sofrer atrasos em determinadas áreas de desenvolvimento. No entanto, eles vão conseguir alcançar cada uma das metas, como as outras crianças, apenas em seu próprio calendário. No acompanhamento do desenvolvimento de uma criança com síndrome de Down, é mais útil olhar para a seqüência de metas atingidas, em vez de a idade em que a meta é atingida. Traduzido de : http://www.ndss.org/Resources/Early-Intervention/

Meta

Média para criança com Down Média para criança típica

Motricidade

Senta-se sozinho

6-30 meses 5-9 meses

Gatinha

8-22 meses 6-12 meses

Segura-se em pé

1-3,25 meses 8-17 meses

Anda sem ajuda

1-4 anos

Linguagem

Primeiras palavras 1-4 anos 1-3 anos

Frases de 2 palavras 2-7,5 anos 15-32 meses

Autonomia

Retorno de sorriso

1,5-5 meses 1-3 meses

Comer com os dedos

10-24 meses 7-14 meses

Beber de um copo sem ajuda 12-32 meses 9-17 meses

Usar colher 13-39 meses

12-20 meses

Controlo esfíncter 2-7 anos 16-42 meses

Vestir sozinho 3,5-8,5 anos

3,25-5 anos