Introdução

2
Introdução No atual debate entre Protestantes Evangélicos e Católicos Romanos, um dos pontos fundamentais de discórdia está centrado sobre a relação entre a Escritura e a Tradição. A visão evangélica sustenta que somente a Escritura é a Palavra de Deus, a autoridade final e o padrão último de apelo em questões relacionadas à fé e à prática. A posição católica romana, por outro lado, enquanto concorda que a Escritura seja a Palavra de Deus, não limita tal inspiração à Escritura somente. Ela sustenta que a Tradição da Igreja é tão inspirada quanto o Antigo e o Novo Testamento. Consequentemente, a tradição também é um padrão de autoridade no que diz respeito à doutrina e à prática. A igreja romana assevera que há um corpo de ensinamentos que tem sido transmitido oralmente desde os apóstolos como uma fonte separada de revelação. Essa tradição oral tem sido completamente preservada através da sucessão apostólica dos bispos, e é garantido estar livre de erros por causa da promessa de Cristo da presença do Espírito Santo na Igreja em todas as épocas. Essa fonte de verdade é suplementar, mas de modo algum em contradição com as inspiradas escrituras. De acordo com o ensino oficial do catolicismo romano, a revelação está contida na Bíblia e na Tradição, complementam-se um ao outro e compartilham de igual autoridade: Existe uma conexão e comunicação fechada entre a Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura. Ambas provem do mesmo manancial divino e, de certa forma, fundem-se em uma unidade de propósitos. A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus porque foi escrita sob inspiração do Divino Espírito. Pelas sucessões dos apóstolos, a Sagrada Tradição transmite em sua total pureza a Palavra de Deus, que foi confiada aos apóstolos por Cristo, o Senhor, e pelo Espírito Santo. Assim, conduzidos pela luz do Espírito da Verdade, esses sucessores podem, em suas pregações, preservar a Palavra de Deus fielmente, explicando-a e tornando-a mais amplamente conhecida. Consequentemente, não é da Sagrada Escritura apenas que a Igreja tira sua certeza de tudo o que foi revelado. Portanto, tanto a Sagrada Tradição quanto a Sagrada Escritura são admitidos com o mesmo senso de devoção e reverência. A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura formam o único depósito sagrado da Palavra de Deus, que está comprometido com a Igreja. 1 1 Walter M. Abbott, S.J., The Documents of Vatican II (Chicago: Follett, 1966), p. 117.

description

Introdução

Transcript of Introdução

Introduo

No atual debate entre Protestantes Evanglicos e Catlicos Romanos, um dos pontos fundamentais de discrdia est centrado sobre a relao entre a Escritura e a Tradio. A viso evanglica sustenta que somente a Escritura a Palavra de Deus, a autoridade final e o padro ltimo de apelo em questes relacionadas f e prtica. A posio catlica romana, por outro lado, enquanto concorda que a Escritura seja a Palavra de Deus, no limita tal inspirao Escritura somente. Ela sustenta que a Tradio da Igreja to inspirada quanto o Antigo e o Novo Testamento. Consequentemente, a tradio tambm um padro de autoridade no que diz respeito doutrina e prtica.A igreja romana assevera que h um corpo de ensinamentos que tem sido transmitido oralmente desde os apstolos como uma fonte separada de revelao. Essa tradio oral tem sido completamente preservada atravs da sucesso apostlica dos bispos, e garantido estar livre de erros por causa da promessa de Cristo da presena do Esprito Santo na Igreja em todas as pocas. Essa fonte de verdade suplementar, mas de modo algum em contradio com as inspiradas escrituras. De acordo com o ensino oficial do catolicismo romano, a revelao est contida na Bblia e na Tradio, complementam-se um ao outro e compartilham de igual autoridade:

Existe uma conexo e comunicao fechada entre a Sagrada Tradio e a Sagrada Escritura. Ambas provem do mesmo manancial divino e, de certa forma, fundem-se em uma unidade de propsitos. A Sagrada Escritura a Palavra de Deus porque foi escrita sob inspirao do Divino Esprito. Pelas sucesses dos apstolos, a Sagrada Tradio transmite em sua total pureza a Palavra de Deus, que foi confiada aos apstolos por Cristo, o Senhor, e pelo Esprito Santo. Assim, conduzidos pela luz do Esprito da Verdade, esses sucessores podem, em suas pregaes, preservar a Palavra de Deus fielmente, explicando-a e tornando-a mais amplamente conhecida. Consequentemente, no da Sagrada Escritura apenas que a Igreja tira sua certeza de tudo o que foi revelado. Portanto, tanto a Sagrada Tradio quanto a Sagrada Escritura so admitidos com o mesmo senso de devoo e reverncia. A Sagrada Tradio e a Sagrada Escritura formam o nico depsito sagrado da Palavra de Deus, que est comprometido com a Igreja.[footnoteRef:1] [1: Walter M. Abbott, S.J., The Documents of Vatican II (Chicago: Follett, 1966), p. 117.]

A Igreja Catlica Romana alega ter autoridade ultima, portanto, em razo de ter ela produzido as Escrituras e de ser a nica a possuir a chave para interpret-las adequadamente. Enquanto oficialmente sustenta a posio de que no acredita em novas revelaes ou em introduo de novas doutrinas desde que a tradio oral simplesmente a preservao do ensinamento dos apstolos transmitidos atravs das sucesses dos bispos a realidade bem diferente. Como veremos, numerosos ensinamentos da Igreja de Roma, que se alega terem sido revelados por Deus, no so revelados nem na Escritura nem na Tradio da Igreja Antiga. Neste livro queremos considerar toda a questo que envolve a problemtica da Escritura e da Tradio. Ns revisaremos a alegao da prpria Escritura de ser divinamente inspirada e o ensino escriturstico a respeito da tradio. Examinaremos, ento, algumas das distintivas e tradicionais doutrinas Igreja Catlica Romana, em particular a alegao de que essas doutrinas esto baseadas em uma tradio que tem sido transmitidas desde os apstolos aos bispos em uma sucesso ininterrupta at aos dias atuais, e ver se estas alegaes podem ser verificadas historicamente. A questo ultima ser endereada da seguinte forma: A Escritura a autoridade final em questes relacionadas f e prtica, ou Deus tem tambm uma tradio inspirada, como alega a Igreja de Roma, como a Palavra de Deus no escrita que possui igual autoridade?