INTRODUÇÃO

5
INTRODUÇÃO O principal objetivo da disciplina Noções de Atividades Atuariais é capacitar o aluno a entender a dinâmica de cálculos de instrumentos financeiros no mercado atuarial e de seguros, através da elaboração e interpretação de exercícios de juros simples e compostos até a execução de instrumentos e contratos de seguros. Assim sendo com os conhecimentos adquiridos, os acadêmicos, futuros profissionais da contabilidade estarão em condições de oferecer aos clientes um atendimento de qualidade e contribuindo na tomada de decisão em relação a estar contratando um tipo de seguro. O Brasil vem adequando e abrindo um leque de possibilidades para que as empresas e pessoas que fazem parte desta contribuição possam ter maior segurança e lucratividade no momento em que fazem esta contribuição. INTRODUÇÃO Esta ATPS foi elaborada com a finalidade de conhecermos a história da atividade de seguros no Brasil e os diversos instrumentos de seguros utilizados no mercado. A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

Transcript of INTRODUÇÃO

INTRODUO

O principal objetivo da disciplina Noes de Atividades Atuariais capacitar o aluno a entender a dinmica de clculos de instrumentos financeiros no mercado atuarial e de seguros, atravs da elaborao e interpretao de exerccios de juros simples e compostos at a execuo de instrumentos e contratos de seguros.

Assim sendo com os conhecimentos adquiridos, os acadmicos, futuros profissionais da contabilidade estaro em condies de oferecer aos clientes um atendimento de qualidade e contribuindo na tomada de deciso em relao a estar contratando um tipo de seguro.

O Brasil vem adequando e abrindo um leque de possibilidades para que as empresas e pessoas que fazem parte desta contribuio possam ter maior segurana e lucratividade no momento em que fazem esta contribuio.INTRODUO

Esta ATPS foi elaborada com a finalidade de conhecermos a histria da atividade de seguros no Brasil e os diversos instrumentos de seguros utilizados no mercado.

A SUSEP (Superintendncia de Seguros Privados) o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao dos mercados de seguro, previdncia privada aberta, capitalizao e resseguro.

O principal objetivo da disciplina Noes de Atividades Atuariais capacitar o aluno a entender a dinmica de clculos de instrumentos financeiros no mercado atuarial e de seguros, atravs da elaborao e interpretao de exerccios de juros simples e compostos at a execuo de instrumentos e contratos de seguros.

INTRODUO

Atuariais uma Cincia das tcnicas especficas de anlise de riscos e expectativas, principalmente na administrao de seguros e fundos de penso. Realizando as etapas deste trabalho da disciplina de Noes de Atividades Atuariais, os acadmicos de Cincias contbeis tero que estar bastante atentos para as mais diferentes situaes de Seguro, Cosseguro, Resseguro, Retrocesso, Fraude e a respeito de Plano de Previdncia Privada, uma vez que existem diferentes necessidades, vez pessoa fsica fez pessoa jurdica e ainda Vida Gerador de Benefcio Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefcio Livre (PGBL), e vivendo num pas emergente que as pessoas vm cada vez mais utilizando esta prtica.

Assim sendo com os conhecimentos adquiridos neste trabalho os acadmicos futuros profissionais da contabilidade estaro em condies de oferecer aos clientes um atendimento de qualidade e contribuindo na tomada de deciso em relao a estar contratando um tipo de seguro.

INTRODUO

O objetivo de esta atividade conhecer e entender para um aprendizado eficiente e eficaz.

Demonstrar viso sistmica e interdisciplinar da atividade contbil.

Desenvolvendo com motivao e por meio de permanente articulao, a liderana entre equipes multidisciplinares para a capacitao de insumos necessrio aos controles tcnicos a gerao e disseminao de informao contbeis com o conhecimento nvel de preciso.

Auxilia no desenvolvimento das competncias, e conhecendo proficincia as atribuies e prerrogativa que lhe so escritas no seguro.

Elaborando pareceres e relatrios que contribuem para a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativo profisso, com mais e tambm conhecer como um profissional da rea e suas maiores dificuldades.

Exercendo com tica e proficincia as atribuies e prerrogativas que lhe so prescritas atravs da legislao especifica,revelando domnios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

INTRODUO

Atualmente no Brasil e no mundo, dentro de um conceito amplo sobre seguros as empresas, e principalmente as pessoas tem valorizado este mtodo de preveno e segurana quanto a imprevistos e acidentes, quando se trata de seguro o mesmo se mostra to necessrio e importante que as pessoas chegam a assegurar partes do corpo ou os mais improvveis bens que lhes garanta o sustento ou que tenha custado muito dinheiro.

O seguro um recurso to necessrio que as prprias seguradoras tem feito seguro de suas aplices entre si e tambm tem intensificado a fiscalizao sobre seus assegurados para que os mesmos no venham cometer fraudes e aplicar golpes nas empresas.

Outra importante forma de preveno e de segurana de renda a previdncia privada que a cada ano que passa, o Brasil vem adequando e abrindo um leque de possibilidades para que as empresas e pessoas que fazem parte desta contribuio possam ter maior segurana e lucratividade no momento em que fazem esta contribuio.

[22:26:25] Mrcia: ve se entre essas da p escolher uma

INTRODUO

O presente trabalho objetiva estudar o contrato de seguro - espcie de contrato em que o segurador se obriga a garantir, contra riscos no determinados, um interesse do segurado, referente a uma pessoa ou coisa, atravs do pagamento de um prmio em caso de sinistro. No primeiro bloco abordaremos a origem do seguro no Brasil, bem como os elementos que so imprescindveis para sua operacionalizao e tambm as razes que nos leva a contratar um seguro.

Em seguida apresentamos no segundo bloco as operaes necessrias ao suporte para a operacionalizao do mesmo e que visam auxiliar pulverizando e dividindo os riscos e responsabilidades assumidos e de maneira que operam.

Na terceira parte do trabalho discutiremos sobre previdncia privada e suas divises, explicando as suas especificaes e principais diferenas.

O desenvolvimento do texto foi elaborado baseando-se em pesquisas bibliogrficas e o seu contedo atende aos principais tpicos estudados no decorrer dos encontros presenciais e tele aulas da referida disciplina.