INTRODUÇÃO

1
INTRODUÇÃO Os oceanos são o habitat de inúmeras espécies que possuem estrutura externa formada por carbonato de cálcio, resultante da precipitação entre os iões cálcio e carbonato existentes na água. Estes organismos necessitam de condições específicas para que a deposição do carbonato de cálcio se realize, nomeadamente a concentração do ião carbonato. O uso excessivo de combustíveis fósseis por parte do Homem interfere com estas condições: o aumento das emissões de CO 2 para a atmosfera levou a um aumento da quantidade absorvida pela água do mar. MATERIAIS - Conchas; -Ácido Sulfúrico; -Gobelés; -Água do mar; -Balança; - Ácido clorídrico; -Medidor de pH RESULTADOS Mariana Oliveira e João Pimentel Escola Secundária de Dom Duarte Efeito da acidez nos mares DESENVOLVIMENTO Colocou-se água do mar em quatro gobelés numerados e quatro conchas de ouriço do mar. Adicionou-se dióxido de carbono ao gobelé 2 [obtido pela reação entre HCl com fragmentos de calcário (CaCO 3 ) - figura 1], com o objetivo da formação de ácido carbónico (H 2 CO 3 ); H 2 SO 4 ao gobelé 3 e ao gobelé 4 adicionou-se H 2 SO 4 e H 2 CO 3 . Ao longo de três semanas foram efetuadas pesagens das conchas e controlado o pH. Fig. 1 - Obtenção de Dióxido de Carbono Fig. 2 - Gobelés com água do mar e carapaças de Ouriço de mar CONCLUSÃO A massa das carapaças colocadas em água do mar acidificada diminuiu. O aumento de concentração de Co 2 e SO 2 na atmosfera tem como consequência a diminuição do pH da água do mar, ocorrendo a dissolução do calcário das carapaças e conchas de animais marinhos provocando deformações nas estruturas ou uma maior fragilidade das mesmas o que põe em causa a sua sobrevivência. Assim, é imperativo que o Homem reduza as emissões de CO 2 de modo a evitar uma redução drástica das espécies ou até mesmo a sua extinção de todas aquelas que produzem estruturas de CaCO 3 . O aumento da acidez e temperatura dos oceanos fará com que o teor de CO 2 sequestrado pela agua do mar se liberte novamente para a atmosfera. Estes efeitos provocam alteração nas cadeias alimentares, a BIODIVERSIDADE e SUSTENTABILIDADE estão em risco. BIBLIOGRAFIA http://imguol.com/2013/02/06/6fev2013--- 1360152686467_615x470.jpg http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php ?idTema=7 http://i2i.stanford.edu/AcidOcean/AcidOcean_Pt .htm http://emanaoeumaavestruz.blogspot.pt/2010/09/ dioxido-de-carbono-oceanos-e-conchas.html http://www.institutocarbonobrasil.org.br/repor tagens_carbonobrasil/noticia=532526 AGRADECIMENTOS À professora de Biologia, Maria de Jesus Bento pela oportunidade que nos deu de desenvolvermos este trabalho.

description

Efeito da acidez nos mares. Mariana Oliveira e João Pimentel Escola Secundária de Dom Duarte. INTRODUÇÃO - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of INTRODUÇÃO

Page 1: INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Os oceanos são o habitat de inúmeras espécies que possuem estrutura externa formada por carbonato de cálcio, resultante da precipitação entre os iões cálcio e carbonato existentes na água. Estes organismos necessitam de condições específicas para que a deposição do carbonato de cálcio se realize, nomeadamente a concentração do ião carbonato. O uso excessivo de combustíveis fósseis por parte do Homem interfere com estas condições: o aumento das emissões de CO2 para a atmosfera levou a um aumento da quantidade absorvida pela água do mar.

MATERIAIS-Conchas; -Ácido Sulfúrico;

-Gobelés; -Água do mar;

-Balança; - Ácido clorídrico;

-Medidor de pH

RESULTADOS

Mariana Oliveira e João Pimentel

Escola Secundária de Dom Duarte

Efeito da acidez nos mares

DESENVOLVIMENTO

Colocou-se água do mar em quatro gobelés numerados e quatro conchas de ouriço do mar. Adicionou-se dióxido de carbono ao gobelé 2 [obtido pela reação entre HCl com fragmentos de calcário (CaCO3) - figura 1], com o objetivo da formação de ácido carbónico (H2CO3); H2SO4 ao gobelé 3 e ao gobelé 4 adicionou-se H2SO4 e H2CO3. Ao longo de três semanas foram efetuadas pesagens das conchas e controlado o pH.

Fig. 1 - Obtenção de Dióxido de CarbonoFig. 2 - Gobelés com água do mar e

carapaças de Ouriço de mar

CONCLUSÃOA massa das carapaças colocadas em água do mar acidificada diminuiu. O aumento de concentração de Co2 e SO2 na atmosfera tem como consequência a diminuição do pH da água do mar, ocorrendo a dissolução do calcário das carapaças e conchas de animais marinhos provocando deformações nas estruturas ou uma maior fragilidade das mesmas o que põe em causa a sua sobrevivência. Assim, é imperativo que o Homem reduza as emissões de CO2 de modo a evitar uma redução drástica das espécies ou até mesmo a sua extinção de todas aquelas que produzem estruturas de CaCO3.O aumento da acidez e temperatura dos oceanos fará com que o teor de CO2 sequestrado pela agua do mar se liberte novamente para a atmosfera. Estes efeitos provocam alteração nas cadeias alimentares, a BIODIVERSIDADE e SUSTENTABILIDADE estão em risco.

BIBLIOGRAFIA

http://imguol.com/2013/02/06/6fev2013---1360152686467_615x470.jpghttp://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarTema.php?idTema=7http://i2i.stanford.edu/AcidOcean/AcidOcean_Pt.htmhttp://emanaoeumaavestruz.blogspot.pt/2010/09/dioxido-de-carbono-oceanos-e-conchas.htmlhttp://www.institutocarbonobrasil.org.br/reportagens_carbonobrasil/noticia=532526

AGRADECIMENTOS

À professora de Biologia, Maria de Jesus Bento pela oportunidade que nos deu de desenvolvermos este trabalho.