Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

14
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA 1. A Teoria Monetária aborda alguns de seus impactos na economia, e abrange um conjunto de instituições e instrumentos que cumprem funções importantes, tais como: A transferência de recursos entre unidades superavitárias e deficitárias; A promoção do desenvolvimento; O aumento da liquidez de ativos reais; A negociação da propriedade de empresas; O ajuste do preço dos ativos ao risco; O aumento da eficiência produtiva dos recursos reais da economia; A existência de um canal para a condução da política monetária. 1

Transcript of Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

Page 1: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIAINTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA

1. A Teoria Monetária aborda alguns de seus impactos na economia, e abrange um conjunto de instituições e instrumentos que cumprem funções importantes, tais como: A transferência de recursos entre unidades superavitárias e deficitárias; A promoção do desenvolvimento; O aumento da liquidez de ativos reais; A negociação da propriedade de empresas; O ajuste do preço dos ativos ao risco; O aumento da eficiência produtiva dos recursos reais da economia; A existência de um canal para a condução da política monetária.

1

Page 2: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

INSTITUIÇÕES E INSTRUMENTOS INSTITUIÇÕES E INSTRUMENTOS DA POLÍTICA MONETÁRIADA POLÍTICA MONETÁRIA::

As Instituições: Banco Central, os Bancos Comerciais e Múltiplos, as Corretoras e outras instituições governamentais privadas.

Os Instrumentos são divididos em em: Financeiros : papel-moeda, depósitos à vista, letras de câmbio, etc. Política Econômica: taxas de redesconto, operações de mercado aberto, alíquotas dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais, etc.

Page 3: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

2. A MOEDA2. A MOEDA

2.1. Funções da MoedaMeio de Troca;Unidade de Conta e Reserva de Valor

2.2. História da Moeda1º. Pré-economia ou Escambo;2º. Moeda Mercadoria;3º. Moeda Simbólica;4º. Moeda Escritural;5ª. Moeda Sofisticada.

Page 4: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

2.3. OFERTA DE MOEDA2.3. OFERTA DE MOEDA Meios de pagamento: estoque de moeda disponível para o consumo (exceto setor bancário) a qualquer momento. Quase-moeda: são aquelas que apesar de não serem consideradas moeda em sentido estrito, apresentam características da moeda no sentido amplo. Essas podem facilmente ser transformadas em moeda. Ex. Depósitos a prazo, bônus do Banco Central, caderneta de poupança.

Os Agregados monetários no Brasil

M0: Moeda em poder do público (papel-moeda e moedas metálicasM1: M0 + depósitos à vista nos bancos comerciaisM2: M1 + depósitos de poupança + títulos privados (depósitos a prazo, letras de cambiais, hipotecárias e imobiliárias)M3: M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais;M4: M3 + títulos públicos federais, estaduais e municipais.M0 e M1: são meios de pagamento de liquidez imediata, e que não rendem juros.M0 é também chamado de moeda manual ou corrente, e é o estoque de moeda metálica e papel moeda que fica em poder das pessoas ou das empresas.M1 são os depósitos em conta correntes nos Bancos Comerciais, também chamado de moeda escritural ou bancária.M2, M3 e M4: incluem as quase- moedas, que rendem juros aos aplicadores.

Page 5: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

3. INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS3. INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Os responsáveis por um empreendimento podem usar de recursos próprios ou de terceiros.

O setor financeiro realiza essa atividade em razão de: ◦sua especialização; ◦economia de escala; e ◦vantagens regulamentárias. •Ele é responsável por intermediar recursos de unidades deficitárias, e transformar e repassar alguns riscos existentes.

Os intermediários financeiros dividem-se em:

3.1. BANCÁRIOS: Os intermediários bancários mais importantes no Brasil são os bancos comerciais e múltiplos e as caixas econômicas.

Page 6: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

AS FUNÇÕES DE UM BANCO SÃO:AS FUNÇÕES DE UM BANCO SÃO:

a) Intermediação Financeira: Refere-se à tarefa de deslocar recursos de unidades superavitárias para unidades deficitárias, ou seja, de fazer a ponte entre poupadores e tomadores de recursos.

b) Transmutação de Ativos: Diz respeito à função de transformar ativos com determinadas características de vencimentos, volume, risco de crédito, risco de preço e liquidez, em outros tipos de ativos com características diferentes. Ex. depósito à vista de alguns clientes podem ser transformados num financiamento de um equipamento de outros clientes.

c) Câmara de Compensação: É a função de intermediar trocas de moeda ou de liquidez na economia. Os agentes transferem moeda e fazem pagamentos por intermédio dos bancos.

Page 7: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

3.2. Intermediários Não-Bancários3.2. Intermediários Não-Bancários Diferentemente dos bancos, não captam recursos por meio de depósitos à vista, e sim por meios que caracterizam a chamada quase-moeda: depósito a prazo,letras de câmbio,etc.

Os Principais Intermediários Financeiros Não Bancários Brasileiros são:

a) Bancos de Investimentos: São instituições financeiras destinadas a canalizar recursos de médio e longo prazos para capital fixo ou capital de giro das empresas.

b) Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento: (Financeiras): Destinam-se a financiar a aquisição de bens de consumo duráveis, através do crédito direto ao consumidor, e o capital de giro para pequenas e médias empresas.

Page 8: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

cc) Sociedade de Crédito Imobiliários:) Sociedade de Crédito Imobiliários: Tem a finalidade de Tem a finalidade de proporcionar financiamentos imobiliários diretamente ao proporcionar financiamentos imobiliários diretamente ao mutuário final ou através de abertura de crédito a favor de mutuário final ou através de abertura de crédito a favor de

empresários, para empreendimentos imobiliários.empresários, para empreendimentos imobiliários.

d) Sociedades de Arrendamento Mercantil: Empresas de Leasing: destinam-se a financiar operações de locação de bens móveis e imóveis.

São instituições auxiliares do sistema financeiro, operando

e) Sociedades Corretoras e Distribuidoras: com compra e venda de derivativos e títulos e valores mobiliários.

Page 9: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

3.3. BANCO CENTRAL3.3. BANCO CENTRAL

FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL

a) Banco dos Bancos: Os bancos comerciais podem querer depositar seus fundos em algum lugar, e necessitam de um mecanismo para transferir fundos de um banco para outro. O BACEN cumpre esse papel. Recebe depósitos dos bancos comerciais e transfere fundos de um banco para outro banco.

B) Banco do Governo: Grande parte dos fundos do governo é depositado no BACEN. Ademais quando o governo necessita de recursos, ele emite títulos e os vende ou ao público ou ao BACEN, obtendo os fundos necessários.

C) Executor de Política Monetária: O BACEN é responsável pelo controle da oferta de moeda, por meio de vários instrumentos. As alterações no volume de moeda têm impactos em muitas variáveis econômicas, como no nível de emprego, tx de inflação, tx de juros, volume de investimentos, etc.

Page 10: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

4. POLÍTICA MONETÁRIA4. POLÍTICA MONETÁRIA

Refere-se aos processos de oferta de moeda, aos instrumentos utilizados e aos mecanismos de transmissão de seus efeitos.

4.1. OFERTA DE MOEDAHaverá criação de moeda quando houver um aumento dessa soma de moeda e moeda escritural. De outra parte, haverá destruição de moeda quando se reduzir o volume de meios de pagamento.

A OFERTA DE MOEDA PODE DAR-SE.

a) Através do BACEN, o que tem o monopólio das emissões de moeda;

b) Através dos Bancos Comerciais, através dos depósitos à vista.

Page 11: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

44..2. INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA2. INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIABANCO CENTRALBANCO CENTRAL

a) Controle das Emissões: o BACEN controla, por força de lei, o volume de moeda manual da economia, cabendo a ele as determinações das necessidades de novas emissões e respectivos volumes;

b) Reservas Obrigatórias depósitos compulsórios: Os bancos comerciais guardam uma parcela dos depósitos como reservas e com a finalidade de atender ao movimento de caixa.

c) Operação de Mercado Aberto (Open Market): Estas operações consistem em vendas ou compras, por parte do banco central, de títulos governamentais no mercado de capitais.

d) Operações de Redesconto: Operações realizadas entre o BC e os bancos comerciais, quando apresentam problemas de liquidez.

Page 12: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

a) Mecanismo Multiplicador de oferta de moeda: a) Mecanismo Multiplicador de oferta de moeda: O sistema bancário pode criar moeda num valor múltiplo de uma injeção monetária inicial.

5. TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS SE RETÊM MOEDA5. TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS SE RETÊM MOEDA

a) Demanda de Moeda para Transações a) Demanda de Moeda para Transações;;

b) Demanda de Moeda para Precauçãob) Demanda de Moeda para Precaução;;

c) Demanda de Moeda por Especulação.c) Demanda de Moeda por Especulação.

4.3. OFERTA DE MOEDA PELOS BANCOS COMERCIAIS4.3. OFERTA DE MOEDA PELOS BANCOS COMERCIAIS

Page 13: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

5.1. Autoridades Monetárias (Subsistema Normativo)5.1. Autoridades Monetárias (Subsistema Normativo)

I) Conselho Monetário Nacional: é o órgão máximo de todo o sistema financeiro nacional. Dentre suas atribuições, destacam-se:

a) a autorização da emissão de papel-moeda;

b) a fixação dos coeficientes de encaixes obrigatórios sobre os depósitos à vista e a prazo;

c) a regulamentação das operações de redesconto;

d) o estabelecimento de diretrizes ao Banco Central para operações com títulos públicos;

e) a regulamentação das operações de câmbio e política cambial;

f) a aprovação do orçamento monetário elaborado pelo Banco Central;

II) Banco Central do Brasil : é o órgão executor da política monetária, além de exercer a regulamentação e fiscalização de todas as atividades de intermediação financeira no país: Atribuições:

a) emissão de moeda; b) o recebimento dos depósitos obrigatórios dos bancos comerciais e dos depósitos voluntários das instituições financeira em geral;; c) a realização de operações de redesconto de liquidez e seletivo; d) as operações de open market; e) o controle de crédito e de tx de juros; f) a administração de reservas cambiais do País, etc.

Page 14: Introdução à Economia - Aula Unidade IV - Mercado Financeiro

cc) Comissão de Valores Mobiliários: ) Comissão de Valores Mobiliários: Sua principal atribuição é de Sua principal atribuição é de fiscalizar as Bolsas de Valores e a emissão de valores mobiliários fiscalizar as Bolsas de Valores e a emissão de valores mobiliários negociados nessas instituições, principalmente ações e debêntures.negociados nessas instituições, principalmente ações e debêntures.

5.2. Intermediários Financeiros (Subsistema de intermediação)5.2. Intermediários Financeiros (Subsistema de intermediação)

No subsistema de intermediação financeira existem instituições bancárias e não-bancária. As bancárias são constituídas pelos bancos comerciais e atualmente também pelo Banco do Brasil, que deixou de ser autoridade monetária. As demais instituições de intermediação, além dos bancos comerciais, completam o sistema financeiro brasileiro:

a) Banco do Brasil;

b) Bancos Comerciais;

c) Sistemas Financeiro de Habitação;

d) Bancos de Desenvolvimento

e) Bancos de Investimentos e Companhias de Crédito, Financiamento e Investimento.

f) Instituições Auxiliares.