INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE...

50
INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA ELETRÔNICA E MICROSCOPIA ELETRÔNICA Prof. Dr. Luiz Fernando Bleggi Torres CURITIBA

Transcript of INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE...

Page 1: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDESETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICADEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA

UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA

E MICROSCOPIA ELETRÔNICAE MICROSCOPIA ELETRÔNICA

Prof. Dr. Luiz Fernando Bleggi Torres CURITIBA

Page 2: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

HISTOLOGIA NORMAL DO SNCHISTOLOGIA NORMAL DO SNC

Histologia NormalHistologia Normal NeurôniosNeurônios NeurópiloNeurópilo NeurógliaNeuróglia::

● ● AstrócitosAstrócitos● ● OligodendrócitosOligodendrócitos● ● EpêndimaEpêndima

MicrógliaMicróglia

Page 3: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Histologia NormalHistologia Normal

Page 4: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Neurônios e NeurópiloNeurônios e Neurópilo

Page 5: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NEURÔNIO – Corpúsculo de NisslNEURÔNIO – Corpúsculo de Nissl

Page 6: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NeurôniosNeurônios

Page 7: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NeurôniosNeurônios

Page 8: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NeurôniosNeurônios

Page 9: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NEURÔNIO - LipofucsinaNEURÔNIO - Lipofucsina

Page 10: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NeurônioNeurônio

Page 11: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Neuróglia - AstrócitosNeuróglia - Astrócitos

Page 12: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Neuróglia - Neuróglia - AstrócitoAstrócito

Page 13: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Neuróglia - AstrócitoNeuróglia - Astrócito

Page 14: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Neuróglia - OligodendrócitosNeuróglia - Oligodendrócitos

Page 15: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

EpêndimaEpêndima

Page 16: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

MicrógliaMicróglia

Page 17: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

MicrógliaMicróglia

Page 18: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

PARTICULARIDADES PARTICULARIDADES ANATÔMICAS ANATÔMICAS

E FISIOLÓGICAS DO SNCE FISIOLÓGICAS DO SNC

Barreira hematoencefálicaBarreira hematoencefálica Volume fixo → arcabouço ósseoVolume fixo → arcabouço ósseo LíquorLíquor Mielina (oligodendrócitos)Mielina (oligodendrócitos) Alteração do potencial elétrico nas Alteração do potencial elétrico nas

células condutoras células condutoras

Page 19: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

REAÇÕES PATOLÓGICAS REAÇÕES PATOLÓGICAS NO SNCNO SNC

NEURÔNIOSNEURÔNIOS● ● Alterações estruturais pela hipóxia:Alterações estruturais pela hipóxia:

- - Vulnerabilidade SeletivaVulnerabilidade Seletiva- Microvacuolização do pericário- Microvacuolização do pericário- Incrustrações nas células - Incrustrações nas células

isquêmicasisquêmicas- Homogeneização- Homogeneização- Picnose e fragmentação - Picnose e fragmentação

nuclear → nuclear → “Célula Fantasma”“Célula Fantasma”- RESPOSTA TECIDUAL → - RESPOSTA TECIDUAL →

tumefação e proliferação endotelial tumefação e proliferação endotelial vascularvascular

Page 20: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NEURÔNIOS – Picnose nuclear

Page 21: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.
Page 22: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.
Page 23: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

HIPÓXIA – Reação TecidualHIPÓXIA – Reação Tecidual

Page 24: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NEURÔNIOSNEURÔNIOS

● ● NeuronofagiaNeuronofagia

Page 25: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NEURÔNIOSNEURÔNIOS● ● Reação à transecção axonal:Reação à transecção axonal:

- Cromatólise central- Cromatólise central- Degeneração Walleriana- Degeneração Walleriana

● ● Degeneração neurofibrilar (Alzheimer)Degeneração neurofibrilar (Alzheimer)● ● Degeneração grânulovacuolarDegeneração grânulovacuolar● ● Corpúsculos de LewyCorpúsculos de Lewy● ● Inclusões viraisInclusões virais

Page 26: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

CROMATÓLISE

Page 27: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

DEGENERAÇÃO WALLERIANA

Page 28: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

DEGENERAÇÃO NEUROFIBRILAR

Page 29: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

DEGENERAÇÃO NEUROFIBRILAR

Page 30: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

DEGENERAÇÃO NEUROFIBRILAR

Page 31: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.
Page 32: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

DEGENERAÇÃO GRANULOVACUOLAR

Page 33: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

CORPÚSCULO DE LEWY

Page 34: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

INCLUSÕES VIRAIS

Page 35: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

ASTRÓCITOSASTRÓCITOS

● ● Astrocitose → hipertrofia e Astrocitose → hipertrofia e hiperplasia → hiperplasia → GLIOSE (isomórfica e GLIOSE (isomórfica e anisomórfica)anisomórfica)

● ● Fibras de RosenthalFibras de Rosenthal

● ● Astrócitos geminocísticosAstrócitos geminocísticos

● ● Reação gliomesodermalReação gliomesodermal

● ● Astrócitos Astrócitos Alzheimer Alzheimer tipo IItipo II

Page 36: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

GLIOSE

Page 37: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.
Page 38: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

ASTRÓCITOS GEMINOCÍTICOS

Page 39: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

FIBRAS DE ROSENTHAL

Page 40: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

FIBRAS DE ROSENTHAL

Page 41: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

FIBRAS DE ROSENTHAL

Page 42: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

ASTRÓCITO ALZHEIMER TIPO II

Page 43: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

OLIGODENDRÓCITOSOLIGODENDRÓCITOS

● ● SatelitoseSatelitose

● ● Dano causado por:Dano causado por:

- vírus líticos- vírus líticos

- mecanismos imunológicos- mecanismos imunológicos

- reações inflamatórias- reações inflamatórias

Page 44: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

SATELITOSE

Page 45: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

MICRÓGLIAMICRÓGLIA

● ● ProliferaçãoProliferação

● ● Fagocitose → restos celulares + Fagocitose → restos celulares + lipídeos → “lipídeos → “Células espumosas”Células espumosas”

● ● NeuronofagiaNeuronofagia

● “● “Células em bastão”Células em bastão”

● “● “Células globóides”Células globóides”

Page 46: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

CÉLULAS ESPUMOSAS

Page 47: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

NEURONOFAGIA

Page 48: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.
Page 49: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.
Page 50: INTRODUÇÃO À NEUROPATOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA MÉDICA UNIDADE DE NEUROPATOLOGIA E MICROSCOPIA.

Fontes PesquisadasFontes PesquisadasDepartamento de Patologia Médica da UNICAMPDepartamento de Patologia Médica da UNICAMP

http://www.fcm.unicamp.br/departamentos/anatomia/casos.html

Atlas of Ultraestructural NeurocitologyAtlas of Ultraestructural Neurocitology

http://synapses.mcg.edu/atlas/contents.htm

Universidad Católica de ChileUniversidad Católica de Chile

www.puc.cl

Universidade Federal do Paraná – Unidade de Neuropatologia e MEUniversidade Federal do Paraná – Unidade de Neuropatologia e ME

Neuropathology – A reference textbook of CNS pathology - Ellison et Neuropathology – A reference textbook of CNS pathology - Ellison et al, 2al, 2ª Ed, 2004ª Ed, 2004

Greenfield`s Neuropathology – Graham D & Lantos, P - 7a edição, Greenfield`s Neuropathology – Graham D & Lantos, P - 7a edição, 20022002

Bogliolo – Patologia – Brasileiro, G et al. - 2006Bogliolo – Patologia – Brasileiro, G et al. - 2006