Introdução ao estudo da Química

10
Prof.: Alex Nunes Rodrigues * Introdução ao estudo da Química

Transcript of Introdução ao estudo da Química

Page 1: Introdução ao estudo da Química

Prof.: Alex Nunes Rodrigues

*Introdução ao estudo da Química

Page 2: Introdução ao estudo da Química

*O que você pensa a respeito?Reprodutibilidade

Pesquisa pura

Pesquisa aplicada

Alquimia

Teoria

Observação experimental

Page 3: Introdução ao estudo da Química

Química, Física, Biologia, Matemática e Astronomia são exemplos de Ciências Naturais. O substantivo ciência designa um modo organizado de trabalho que visa ao estudo de algo, e o adjetivo natural é referente à natureza.Assim, Ciências Naturais são aquelas ciências que têm por finalidade estudar objetos e fenômenos (acontecimentos) da natureza, quer esses fenômenos sejam observados em ambientes naturais, quer sejam produzidos ou reproduzidos em ambientes artificiais (isto é, ambientes criados pelo ser humano), como é o caso dos laboratórios.As Ciências Naturais têm um modo organizado de trabalho que permite a criteriosa observação dos fenômenos, a interpretação das observações e, em determinados momentos, a proposição de explicações para os fenômenos.

Page 4: Introdução ao estudo da Química

E difícil apresentar uma definição rápida e simples para a Química. De modo simplista, podemos dizer que ela é a Ciência Natural que visa ao estudo das substâncias, da sua composição, da sua estrutura e das suas propriedades. Entre as propriedades das substâncias que mais interessam aos químicos está a tendência de elas tomarem parte, ou não, em transformações nas quais novas substâncias são formadas a partir de outras, denominadas reações químicas.

Assim como as outras Ciências, a Química teve uma evolução histórica até chegar ao seu estágio moderno e às suas atuais características. Ter noções de história da Química ajuda a compreender melhor como certos conceitos surgiram e por que seu. surgimento foi importante.

Page 5: Introdução ao estudo da Química

*Aprender química para o exercício da cidadania O que tem, e o que não tem Química?

É correto afirmar que algo não possui química?

Page 6: Introdução ao estudo da Química

*Os vários aspectos da químicaA química envolve uma linguagem própria.

Utiliza ferramentas de outras área.

O caráter experimental da química.

O caráter puro e aplicado da química.

O caráter interdisciplinar da química.

Page 7: Introdução ao estudo da Química

*Um pouco de história

Page 8: Introdução ao estudo da Química

A Química é dinâmica

Um cientista decidido a atuar em certo ramo da Química precisa, antes de mais nada, estudar o que já se descobriu a respeito do assunto escolhido. A partir daí, deve decidir qual será o problema a investigar e elaborar experiências de laboratório, que lhe permitirão executar observações experimentais. Essas observações podem ser de dois tipos:• qualitativas: aquelas que não envolvem dados numéricos;• quantitativas: as que provêm de medidas, com a utilização de instrumentos, e constituem-se de dados numéricos.

Após a execução das experiências, é possível notar quais as regularidades observadas e, a partir delas, enunciar um princípio ou uma lei, ou seja, uma frase ou uma equação matemática que expresse a regularidade observada.

Page 9: Introdução ao estudo da Química

Em seguida, pode-se apresentar uma teoria, ou seja, uma proposta de explicação para os fatos experimentais e as leis. Uma teoria é considerada satisfatória quando, ao ser testada em novas situações, obtém sucesso em suas previsões. Quando tal sucesso não é conseguido, eia deve ser modificada ou, dependendo do caso, abandonada e substituída por outra melhor.Todo esse processo não para de acontecer. A Química é uma Ciência e, como tal, está em contínuo processo de evolução e aperfeiçoamento.

Page 10: Introdução ao estudo da Química

1. Pense em um experimento que envolva observar o movimento dos carros na sua cidade ou na sua rua. Liste algumas observações experimentais qualitativas e quantitativas que você poderia fazer. Você precisaria de instrumentos para fazer essas observações?

2. Observe as pessoas que entram e saem da sua escola. Quais regularidades você é capaz de apontar sobre essas pessoas? Nesse caso, ficaria mais fácil realizar este experimento em grupo? Justifique.

3. Leia com atenção, juntamente com seus colegas de sala, uma receita de bolo. Reescreva em grupo a mesma receita pensando em fazer um bolo com o dobro do tamanho.Discutam em grupo sobre alguma regularidade observada nas duas receitas. Seria possível elaborar uma equação matemática que pudesse expressar a regularidade observada?

4. Toda teoria deve ser imutável já que ela tem por finalidade explicar regularidades observadas na execução de determinados experimentos. Você julga essa afirmação correta? Discuta com seus colegas a respeito.