Introdução queimaduras

5
Introdução Dos conteúdos que me foram apresentados para elaborar o meu o meu trabalho, escolhi o tema: “As Queimaduras” Este tema faz parte do dia-a-dia do trabalho da cozinha e por mais cuidado que tenhamos, na hora da confusão é quase inevitável, basta uma pequena distracção. Sendo uma lesão da pele, requer imensos cuidados no tratamento e nas atitudes a tomar logo após a lesão, no sentido da cura ser o mais rápida possível e evitar ao máximo as cicatrizes. As Queimaduras

description

Uploaded from Google Docs

Transcript of Introdução queimaduras

Page 1: Introdução queimaduras

                                    Introdução  

              Dos conteúdos que me foram apresentados para elaborar o meu o meu trabalho, escolhi o tema: “As Queimaduras”              Este tema faz parte do dia-a-dia do trabalho da cozinha e por mais cuidado que tenhamos, na hora da confusão é quase inevitável, basta uma pequena distracção.              Sendo uma lesão da pele, requer imensos cuidados no tratamento e nas atitudes a tomar logo após a lesão, no sentido da cura ser o mais rápida possível e evitar ao máximo as cicatrizes. 

As Queimaduras

             

              A Queimadura é uma doença caracterizada por uma lesão na pele ou até nos tecidos mais profundos              As causas desta doença podem acontecer por acção do

Page 2: Introdução queimaduras

calor, do frio, por agentes químicos, através da electricidade e por radiação ionizante.             As causas desta doença podem acontecer por acção do calor, do frio, por agentes químicos, através da electricidade e por radiação ionizante.              Existem quatro tipos específicos de queimaduras: as Térmicas que são provocadas por calor ou frio. Entre estas estão as queimaduras solares, as queimaduras por acção de líquidos quentes, mais comuns nas cozinhas e as queimaduras por fogo, mais comuns em adultos e por vezes mais graves.              As eléctricas que são provocados por raios ou corrente eléctrica e tem características especiais, um ponto de entrada e saída; pode levar a danos a nível muscular, nervoso e vascular e corre-se o risco de amputação.                          As Químicas são provocadas por ácidos e bases, ou seja produtos químicos, ocorrem com menor frequência e podem acontecer por inalação, por ingestão ou por contacto com a pele.              As queimaduras por radiação são provocadas por exposição a produtos radiológicos varia segundo a profundidade e a extensão.               

                                               GRAUS DE QUEIMADURA             

              Existem quatro graus de queimaduras e a classificação é obtida através do número de camadas de pele atingidas pela queimadura.              Queimadura de 1º grau, é uma queimadura que não sangra e geralmente seca, tem uma cor rosada e de aparência enervada. Não passa da epiderme, é dolorosa e pode apresentar vermelhidão (hiperémia).

Page 3: Introdução queimaduras

              Queimadura de segundo grau, é uma queimadura que atinge a derme, apresenta-se húmida e com Flictenas. Tem uma coloração rosa, é dolorosa e tem uma cura espontânea e lenta, com possibilidade de formação de cicatriz (nunca rebentar as flictenas).              Queimadura do terceiro grau, é uma queimadura que atinge todos os apêndices da pele, ossos, músculos, nervos e vasos. Causa pouca ou nenhuma dor é húmida, de cor branca amarelada e não cicatriza espontaneamente, necessita de enxerto.              Queimadura de quarto grau, é uma queimadura cujas características são: necrose total, carbonização e tecido negro. São queimaduras tão graves que requerem amputação.