Introdução Controle da ferruguemainfo.cnptia.embrapa.br/.../1/folder-ferruguemdocafeeiro.pdf ·...

2
Das doenças que ocorrem no cafeeiro no Estado de Rondônia, a ferrugem, causada pelo fungo Berk & Br, é a mais importante, por causa dos prejuízos à cultura. Em variedades de café Conilon e Robusta, a doença pode levar a perdas de até 20 %. É uma doença foliar que apresenta na parte superior da folha manchas marrons (necrose) eventualmente circundadas por halo de cor amarela (clorose) com média de 1 cm a 2 cm de diâmetro. Na parte inferior justaposta à necrose, observa-se pústulas (massas pulverulentas de coloração amarelo-alaranjada), formadas por esporos do fungo (chamado uredósporos) que, quando coalescem, podem cobrir grande extensão da folha. A chuva e o vento são os principais agentes disseminadores da doença dentro do cafezal. O período mais crítico da doença em Rondônia compreende os meses de janeiro a junho, Entretanto é preciso iniciar o monitoramento já em dezembro quando podem surgir os primeiros focos da doença. Hemileia vastatrix Introdução Introdução Sintomas da doença Sintomas da doença Disseminação Disseminação Assim, medidas de controle devem ser adotadas visando impedir o progresso e danos significativos da doença. O controle é feito pelo uso de fungicidas à base de cobre, ditiocarbamatos e de fungicidas sistêmicos (grupo dos triazóis), via foliar e via solo (Tabela1).Também, pode-se usar algumas variedades que têm apresentado resistência, como 'Guarini', 'Robusta' e 'Apoatã'. Para monitorar a ferrugem dentro do cafezal pode-se usar a seguinte estratégia. Dividir em talhões uniformes, coletando-se dez folhas por planta do terço médio. Ao final, conta-se o número de folhas com ferrugem e aplica-se a fórmula abaixo para calcular o percentual de incidência da doença: Quando a doença ainda apresenta incidência inferior a 5 %, pode-se usar fungicidas protetores à base de cobre. Se a incidência atingir 5 % ou mais, deve-se aplicar um fungicida sistêmico e, após o período de carência, aplicar quinzenalmente um fungicida protetor, até que a incidência seja menor que 1 %. Alguns produtos recomendados para o controle da ferrugem do cafeeiro. Tabela 1. Controle da ferruguem Controle da ferruguem % de incidência = Nº folhas ferruguem Nº total folhas x 100 Princípio ativo Dose Volume de calda (L/ha) Oxicloreto de cobre 3-4 kg/ha 500-1.000 L Tebuconazol 1L/ha 250-500 Mancozebe 2-5kg/ha 300-400

Transcript of Introdução Controle da ferruguemainfo.cnptia.embrapa.br/.../1/folder-ferruguemdocafeeiro.pdf ·...

Page 1: Introdução Controle da ferruguemainfo.cnptia.embrapa.br/.../1/folder-ferruguemdocafeeiro.pdf · 2017-06-07 · Das doenças que ocorrem no cafeeiro no Estado de Rondônia, a ferrugem,

Das doenças que ocorrem no cafeeiro no Estado de Rondônia, aferrugem, causada pelo fungo

Berk & Br, é amais importante, por causa dosprejuízos à cultura. Em variedadesde café Conilon e Robusta, a doençapode levar a perdas de até 20 %.

É uma doença foliar que apresentana parte superior da folha manchasmarrons (necrose) eventualmentecircundadas por halo de cor amarela(clorose) com média de 1 cm a 2 cmde diâmetro. Na parte inferiorjustaposta à necrose, observa-sepústulas (massas pulverulentas de coloração amarelo-alaranjada),formadas por esporos do fungo (chamado uredósporos) que,quando coalescem, podem cobrir grande extensão da folha.

A chuva e o vento são os principais agentes disseminadores dadoença dentro do cafezal. O período mais crítico da doença emRondônia compreende os meses de janeiro a junho, Entretanto épreciso iniciar o monitoramento já em dezembro quando podem surgiros primeiros focos da doença.

Hemileia vastatrix

IntroduçãoIntrodução

Sintomas da doençaSintomas da doença

DisseminaçãoDisseminação

Assim, medidas de controle devem ser adotadas visando impedir oprogresso e danos significativos da doença.

O controle é feito pelo uso de fungicidas à base de cobre,ditiocarbamatos e de fungicidas sistêmicos (grupo dos triazóis), viafoliar e via solo (Tabela1).Também, pode-se usar algumas variedadesque têm apresentado resistência, como 'Guarini', 'Robusta' e 'Apoatã'.

Para monitorar a ferrugem dentro do cafezal pode-se usar a seguinteestratégia. Dividir em talhões uniformes, coletando-se dez folhas porplanta do terço médio. Ao final, conta-se o número de folhas comferrugem e aplica-se a fórmula abaixo para calcular o percentual deincidência da doença:

Quando a doença ainda apresenta incidência inferior a 5 %, pode-se

usar fungicidas protetores à base de cobre. Se a incidência atingir 5 %

ou mais, deve-se aplicar um fungicida sistêmico e, após o período de

carência, aplicar quinzenalmente um fungicida protetor, até que a

incidência seja menor que 1 %.

Alguns produtos recomendados parao controle da ferrugem do cafeeiro.Tabela 1.

Controle da ferruguemControle da ferruguem

% de incidência =

Nº folhas

ferruguem

Nº total

folhas

x 100

Princípio ativo DoseVolume de calda

(L/ha)

Oxicloreto de cobre 3-4 kg/ha 500-1.000 L

Tebuconazol 1L/ha 250-500

Mancozebe 2-5kg/ha 300-400

Page 2: Introdução Controle da ferruguemainfo.cnptia.embrapa.br/.../1/folder-ferruguemdocafeeiro.pdf · 2017-06-07 · Das doenças que ocorrem no cafeeiro no Estado de Rondônia, a ferrugem,

Informação técnica: José Roberto Vieira Júnior (Engenheiro Agrônomo, D.Sc. em Fitopatologia,pesquisador da Embrapa Rondônia, vieirajr ); Cléberson de Freitas Fernandes(Farmacêutico, D.Sc. em Bioquímica, pesquisador da Embrapa Rondônia, [email protected]).

@cpafro.embrapa.br

Editoração e layout: Marly de Souza Medeiros.Revisão gramatical: Wilma Inês de F. Araújo.Porto Velho, RO, julho, 2009.Tiragem: 100 exemplares.

Rondônia Rondônia

Ferrugem do cafeeiro

Risco para a cafeicultura rondonienseRisco para a cafeicultura rondoniense