Inversão Térmica e Ilhas de Calor

11
Inversão Térmica Inversão Térmica e e Ilhas de Calor Ilhas de Calor Julia Boto, Mariana Brasil, Pedro Kassouf e Julia Boto, Mariana Brasil, Pedro Kassouf e Ricardo Monteiro Ricardo Monteiro =182=

Transcript of Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Page 1: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Inversão TérmicaInversão Térmicaee

Ilhas de CalorIlhas de Calor

Julia Boto, Mariana Brasil, Pedro Kassouf e Ricardo Julia Boto, Mariana Brasil, Pedro Kassouf e Ricardo MonteiroMonteiro =182=

Page 2: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Inversão térmicaInversão térmicaEste fenômeno climático é resultado

da camada de poluição muito elevada fazendo com que as camadas de ar

quente e ar frio, troquem de posição.A inversão térmica por ser um

fenômeno de curta duração, variando tipicamente de algumas horas à alguns dias, está intimamente

relacionada às variações climáticas do tempo

metereológico. O fenômeno é mais comum após a passagem de

uma frente fria quando o tempo se abre e uma massa de ar fria e seca,

de ventos fracos, recobre uma região que recebeu as chuvas recentes. A

presença de nevoeiros de superfície na madrugada e no início da manhã

também é um fenômeno comum durante a inversão térmica.

Page 3: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Como ocorreComo ocorre A camada de ar frio por ser mais pesada, acaba

descendo e ficando próxima a superfície da terra retendo os poluentes. O ar quente por ser mais leve fica numa camada superior impedindo a dispersão dos poluentes.

Acontece que em alguns dias, com mais frequência durante o inverno quando as noites são mais longas e a umidade cai, a superfície da terra sobre alguns locais resfria muito rápido criando uma camada de ar frio abaixo da primeira camada de ar quente.

Page 4: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Onde ocorreOnde ocorreOcorre geralmente nas grandes cidades. Onde

podemos observar, no horizonte à olho nu uma camada de cor cinza, formada por poluentes, estes são resultado da queima de combustíveis fósseis por carros, motos e fábricas.

A primeira inversão térmica associada a grandes proporções de concentração de poluentes no ar ocorreu em dezembro de 1952 em Londres, sendo conhecida em inglês como The Great SMOG (uma mistura de neblina com poluição). Naquela época os poluentes da combustão de carvão com alto teor de enxofre associado a uma inversão térmica prolongada provocou a morte de 4.000 pessoas.

Page 5: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

ConsequênciasConsequências• Este fenômeno afeta diretamente a

saúde das pessoas, principalmente as crianças, causando doenças respiratórias, cansaço entre outros problemas.

• Irritação nos olhos e intoxicações também são algumas das consequências da concentração de poluentes na camada de ar próxima ao solo. 

Page 6: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Possíveis soluçõesPossíveis soluções• As soluções para esse problema estão ligadas á

substituição de derivados de petróleo por biocombustíveis e energia elétrica. E a arborização das ruas da cidade.

• Campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar o transporte individual (particular) pelo transporte público (ônibus e metrô) também ajudaria a amenizar o problema. A fiscalização nas regiões onde ocorrem queimadas irregulares também contribuiria neste sentido.

Page 7: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Ilhas de CalorIlhas de CalorIlhas de calor é o nome que se a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

Page 8: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

A cidade de São Paulo, por exemplo, é A cidade de São Paulo, por exemplo, é considerado uma ilha de calor. Como considerado uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração esta cidade tem grande concentração de asfalto( ruas,avenidas) e concreto de asfalto( ruas,avenidas) e concreto (casas, prédios e outras construções), (casas, prédios e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com ela concentra mais calor, fazendo com

que a temperatura fique acima da que a temperatura fique acima da média dos municípios. A umidade média dos municípios. A umidade

relativa do ar também fica baixa nestas relativa do ar também fica baixa nestas áreas.áreas.

Page 9: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Quais são as causas?Quais são as causas?Existem várias causas que explicam a formação de ilha de calor nas Existem várias causas que explicam a formação de ilha de calor nas

cidades,como:cidades,como:

 Redução das áreas verdesUso de materiais muito absorvedores da radiação

solar (de baixa refletividade) Fontes antrópicas de calor.

Page 10: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

ConsequênciasConsequências• As ilhas de calor agravam as ondas de calor ,com consequências sobre o aumento da As ilhas de calor agravam as ondas de calor ,com consequências sobre o aumento da

mortalidade de idosos e doentes que apresentem redução em sua capacidade de mortalidade de idosos e doentes que apresentem redução em sua capacidade de termorregulação corpórea e de percepção da necessidade corpórea de hidratação (idosos e termorregulação corpórea e de percepção da necessidade corpórea de hidratação (idosos e pacientes com doenças mentais ou de mobilidade). Uma canícula muito intensa se abateu pacientes com doenças mentais ou de mobilidade). Uma canícula muito intensa se abateu na Europa em 2003. A população da França foi muito atingida e mais de 1500 pessoas na Europa em 2003. A população da França foi muito atingida e mais de 1500 pessoas morreram nos dias de forte calor, principalmente nas metrópoles, entre os dias 3 e 14 de morreram nos dias de forte calor, principalmente nas metrópoles, entre os dias 3 e 14 de outubro de 2003.outubro de 2003.

Page 11: Inversão Térmica e Ilhas de Calor

Possíveis soluçõesPossíveis soluçõesHá muitas coisas que podem ser feitas,

como:• Plantio de árvores em

grande quantidade nas grandes cidades, criação de parques e preservação das áreas verdes;

• Medidas para diminuir a poluição do ar: diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.