INVESTHuila S.Agricola PTinvesthuila.com/beta/wp-content/uploads/INVESTHuila_S.Agricola_PT1.pdf ·...

13
OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla INVEST HUÍLA 2015 | Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento SECTOR AGRÍCOLA Agricultura, Floresta e Aquicultura

Transcript of INVESTHuila S.Agricola PTinvesthuila.com/beta/wp-content/uploads/INVESTHuila_S.Agricola_PT1.pdf ·...

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

REPÚBLICA DE ANGOLAGoverno Provincial da Huíla

INVEST HUÍLA 2015 | Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento

SECTOR AGRÍCOLAAgricultura, Floresta

e Aquicultura

ÍNDICE

SECTOR AGRÍCOLA

Agricultura, Floresta e Aquicultura

IH.AG006 Barragem de Chicomba / Chicomba

IH.AG011 Barragem de Quipungo / Quipungo

IH.AG017 Barragem da Arimba / Lubango

IH.AG024 Barragem de N’Ompombo / Chibia

IH.AG025 Barragem da Embala do Rei / Gambos

IH.AG026 Área Agrícola no Impulo - Quilengues

IH.AG027 Área Agrícola no Quicuco - Quilengues

IH.AG028 Área Agrícola no Uaba

IH.AG029 Área Agrícola no Cutato

IH.AG030 Área Agrícola na Jamba Mineira

IH.AG031 Área Agrícola no Sendi

Barragem de Chicomba / Chicomba

Projecto Agrícola

INTERSERVIÇOS - Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG006-CHICOMBA.D

Localização: 14º 7’ 11.29’’ S; 14º 54’ 59.68’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento. Análise Caracterização No rio Cuvundgi, a barragem de Chicomba fica a 1 km do centro da vila. A bacia hidrográfica do rio tem aproximadamente 1190km² e caudal disponível durante o ano.

Actualmente, a extensão do corpo da barragem é de apenas 125.00m devido à ocorrência de uma ruptura em 2010 junto ao encontro esquerdo. A central hidroeléctrica está desactivada após ter sido destruída durante a guerra civil na década de 80.

A agricultura em Chicomba é hoje principalmente de sequeiro, com o milho, feijão, batata-doce e ervilhas como as principais produções e base da dieta da população.

O município da Chicomba, juntamente com Quipungo e Caluquembe são considerados pelos agricultores como o "triângulo de produção de milho"

Legumes, como tomates, pimentos, cebolas e couves, embora escassos são igualmente produzidos estabelecendo-se como uma fonte de receita no pequeno mercado local.

Material / Tipo Barragem em Betão Ciclópico Comprimento do coroamento 163.00 m Altura da barragem 8.00 m Altura máxima de armazenamento 7.20 m Capacidade de armazenamento 3.500.000 m³ Área identificada com potencial agrícola: 800 ha Cultura principal: Milho Taxas de produção: 2 colheitas por ano

Potencial Agricultura Pecuária

O negócio da criação de gado na região de Chicomba está a ser promovido através da distribuição de novilhos para reprodução e abate.

As taxas de produção actuais tornaram os produtos cultivados na região bastante apetecíveis para os consumidores da província da Huíla e províncias vizinhas. A modernização das infraestruturas existentes e a expansão da área capaz de produzir aumentará ainda mais o interesse e a procura. Irrigação: Irrigação pressurizada para a produção de cereais, de aspersor convencional, linha principal fixa enterrada e extensões móveis. Geração de Energia O projecto de construção da Central Mini-Hídrica e a reabilitação da barragem inclui a instalação de uma central Hidroeléctrica e o melhoramento da capacidade de descarga da barragem. Esta central localizada na margem direita do rio terá 342 kW de potência instalada e uma produção anual estimada de 10.000 GW.h. Aquicultura O rio Cuvundgi e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO

Construção da Barragem $ 6.000.000

Instalação da Micro-turbina $ 4.000.000,00

Implementação do Perímetro Irrigado $ 15.000.000,00

Barragem de Quipungo / Quipungo Sede

Projecto Agrícola

INTERSERVIÇOS - Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG011-QUIPUNGO.D

Localização:

14º 48’ 54.15’’ S; 14º 32’ 48.60’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento. Análise Caracterização A Barragem do Quipungo remonta à década de 70, proporciona água potável para gado e culturas.

A região é rica em recursos hídricos superficiais, sendo atravessada por uma importante linha de água o Cassoco/Calongo, afluente do Cunene.

Após a construção da Barragem do Sendi o rio a jusante da barragem apresenta um caudal permanente.

Situada na sede do município de Quipungo, a 150 km do Lubango é servida pela estrada que liga a província da Huíla à província do Cuando-Cubango e pelo caminho-de-ferro de Moçâmedes, que liga o Namibe ao Cuando-Cubango.

Material / Tipo Aterro Homogéneo

Comprimento do coroamento 500.00 m

Largura do coroamento 5.00 m

Altura 6.00 m Largura do descarregador 60.00 m Bacia hidrográfica 2.020 m²

Área com Potencial Agrícola • Área Total: 4.000 ha

Potencial Agricultura

A agricultura na área de Quipungo é sobretudo de sequeiro, apesar de já existirem lotes irrigados por gravidade. O milho, massango, massambala e batata-doce são as culturas mais relevantes. Os solos da região têm uma grande apetência para a irrigação e para culturas ecologicamente adaptáveis.

A criação de gado

A pecuária é a principal atividade da área de Quipungo, devido a uma abundância de água e pasto.

A humidade elevada aumenta o potencial forrageiro. Turismo

A albufeira da barragem potencia a exploração da mesma para fins turísticos pois oferece excelentes condições para a prática de actividades ao ar-livre destacando-se os desportos aquáticos e pesca desportiva.

Métodos de irrigação: Hoje em dia na cultura de hortícolas usa-se a irrigação por sulcos. O milho, em maior quantidade, é principalmente de sequeiro, embora também possa ser regado por inundação.

A linha de alta tensão (30 kV) localizada a 3 km da Barragem pode ser uma opção viável para o fornecimento de energia aos perímetros de irrigação a estabelecer.

Recomendam-se métodos de irrigação pressurizada para a produção de cereais, ou seja, com aspersão convencional com linha principal fixa, enterrada, com ramais móveis. Aquicultura O Cassoco/Calongo que atravessa a região é rico em peixe tornando a zona da barragem ideal para a prática de Aquicultura. Espécies Adaptáveis: • Kimaia; • Bagre; • Palala; • Bandas;

• Peixe-cão; • Chimbululu; • Tainha; • Escanda;

• Vimimia; • Ovimbunda; • Cunga; • Caina;

• Equende; • Mbua; • Tuqueia

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO Reparação da Barragem

$ 5.000.000,00 Implementação do Perímetro Irrigado

$ 44.000.000,00

Barragem da Arimba / Lubango Projecto Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG017-ARIMBA.D

Localização: 14º 56’ 55.30’’ S; 13º 39’ 17.03’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise

Caracterização A barragem de Arimba está localizada no rio Nambongula nas proximidades da cidade de Arimba, a 17 km da sede municipal Lubango. Existe uma estrada de acesso desde o centro da cidade de Arimba até à barragem com uma extensão de 5.40km. No futuro a barragem será igualmente acedida através da Circular Rodoviária Externa do Lubango.

É uma barragem de fins múltiplos concebida para abastecimento de população e agricultura. O principal objectivo é no entanto o abastecimento à população, especialmente à nova centralidade Eiva, assim sendo a tomada de água é feita a diferentes níveis, espera-se que abasteça cerca de 180.000 habitantes, um aumento do abastecimento à cidade do Lubango é igualmente esperado.

Material / Tipo Barragem de Terras Zonada

Comprimento do coroamento 680.00 m

Altura da barragem 16.00 m

Capacidade de armazenamento 8.000.000 m³

Área identificada com potencial agrícola: 1000 ha

Área irrigável a partir da barragem: 250 ha a 700 ha (dependente das necessidades de abastecimento público)

Potencial Agricultura A agricultura na zona da Arimba é fundamentalmente de sequeiro, sendo o milho, o massango e a massambala as principais culturas. Culturas como o tomate, alface, pimento, cebola, repolho e couve, embora diminutas são igualmente desenvolvidas, constituindo fonte de receita junto do pequeno mercado local. De destaque também a produção de laranjas e tangerinas.

Abastecimento público de água O principal impacto deste projecto far-se-á sentir maioritariamente no abastecimento de água à população, especialmente no abastecimento à nova centralidade da Eiva. Prevê-se que sejam servidos cerca de 180.000 habitantes, havendo um reforço no próprio abastecimento à cidade do Lubango.

Métodos de Irrigação: Regra pressurizada (através de aspersão ou gota-a-gota). Estima-se que as necessidades de irrigação no mês de maior consumo para as culturas hortícolas seja da ordem dos 1500m³/ha.

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO

Construção da Barragem $ 25.000.000,00

Implementação do Perímetro Irrigado $ 15.000.000,00

Culturas com potencial • Cereais: milho, massango, massambala; • Tubérculos: batata, batata-doce; • Vegetais: Couve, cebola, feijão alface e repolho; • Fruta: Tomate, laranjas, tangerinas, limões, mangas, maracujá e ananás.

Aquicultura O rio Nambongula e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Barragem de N’Ompombo/ Chibia Projecto Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG024-NOMPOMBO.D

Localização: 15º 18’ 28.32’’ S; 13º 56’ 48.27’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento. Análise Caracterização A Barragem de N’Ompombo está em construção perto da cidade de Quihita, município da Chibia a 79km do Lubango.

É uma Barragem em aterro com um descarregador em betão na sua margem direita. Esta construção permitirá o fornecimento de água a uma área agrícola com cerca de 10.000ha por gravidade e também às cidades localizadas entre a Barragem e a área agrícola.

Esta região tem as condições ideais para o estabelecimento de investidores do sector agrícola.

Material / Tipo Barragem de aterro

Comprimento do coroamento 320.00 m

Altura da Barragem 34.00 m

Capacidade de armazenamento 106.000.000 m³

Área identificada com potencial agrícola: 10.000 ha

Potencial Agricultura Hoje em dia a agricultura na área do N’Ompombo é principalmente de sequeiro, sendo o milho, massango, massambala e citrinos as principais culturas, culturas como o tomate, pimento, cebola e repolho são em menor dimensão. Os principais frutos cultivados são os citrinos. Irrigação: Após a construção da Barragem a irrigação na região será mais fácil, com a introdução de técnicas de irrigação avançadas, como a irrigação por aspersão ou gota-a-gota, as taxas de produção certamente irão aumentar. Culturas com potencial:

• Cereais: Milho e Feijão; • Vegetais: Abóbora, Batata, Cenoura, Repolho, tomate e Pimento;

• Fruta: Papaia, Goiaba, Laranja, Maracujá, Manga e Tangerina.

Turismo Condições privilegiadas para a prática de eco-turismo e campismo.

Excelentes condições para a prática de actividades ao ar-livre como desportos aquáticos e pesca desportiva. A orografia é ideal para passeios btt, caminhadas e todo-o-terreno. Aquicultura O rio N’Ompombo e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Potencial Pecuária Existe uma grande tradição na criação de gado na região. A construção da Barragem vai permitir a criação de vastas áreas de pastagem e abeberamento.

Central Hidroeléctrica Possibilidade de fornecimento de energia eléctrica para habitação e industrias através da construção de mini-hidroeléctrica a jusante da Barragem.

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO

Construção da Barragem $ 36.000.000,00

Instalação da Micro-turbina $ 5.000.000,00

Implementação do Perímetro Irrigado $ 90.000.000,00

Barragem de Embala do Rei / Gambos

Projecto Agrícola

INTERSERVIÇOS - Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG025-EMBALA.D

Localização: 15º 46’ 57.55’’ S; 13º 59’ 26.34’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento. Análise Caracterização Perto da Vila do Chiange, município dos Gambos, 145km a sul do Lubango, a Barragem de Embala do Rei encontra-se em construção.

É uma barragem em aterro zonado e núcleo em argila com descarregador e descarga de fundo. Esta construção permitirá o fornecimento de água a uma área agrícola com cerca de 40.000ha por gravidade e a Chiange e cidades localizadas entre a Barragem e a área agrícola.

Esta região tem as condições ideais para o estabelecimento de investidores do sector agrícola.

Material / Tipo Barragem de aterro Comprimento do coroamento 390.00 + 890.00 m (2 portelas) Altura da Barragem 31.00 m Capacidade de armazenamento 431.000.000 m³ Área identificada com potencial agrícola: 40.000 ha

Potencial Agricultura Criação de gado

Existe uma grande tradição na criação de gado na região. A construção da Barragem vai permitir a criação de vastas áreas de pastagem e de áreas de abeberamento.

Central Hidroeléctrica Possibilidade de fornecimento de energia eléctrica para habitação e industrias através da construção de mini-hidroeléctrica a jusante da Barragem.

Hoje em dia a agricultura na área de Embala do Rei é principalmente de sequeiro, sendo o milho, massango, massambala e citrinos as principais culturas, culturas como o tomate, pimento, cebola e repolho são em menor dimensão, constituindo uma fonte de receita no pequeno mercado local. Os principais frutos cultivados são os citrinos. Irrigação: Após a construção da Barragem a irrigação na região será mais fácil, com a introdução de técnicas de irrigação avançadas, como a irrigação por aspersão ou gota-a-gota, as taxas de produção certamente irão aumentar. Culturas com potencial:

• Cereais: Milho e Feijão; • Vegetais: Abóbora, Batata, Cenoura, Repolho, tomate e Pimento;

• Fruta: Papaia, Goiaba, Laranja, Maracujá, Manga e Tangerina.

Turismo Condições privilegiadas para a prática de eco-turismo e campismo.

Excelentes condições para a prática de actividades ao ar-livre como desportos aquáticos e pesca desportiva. A orografia é ideal para passeios btt, caminhadas e todo-o-terreno.

Aquicultura O rio Cuvundgi e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO

Construção da Barragem $ 79.000.000,00

Const. de Estrada de Acesso $ 32.000.000,00

Instalação da Micro-turbina $ 5.000.000,00

Implementação do Perímetro Irrigado $ 360.000.000,00

Área Agrícola no Impulo - Quilengues Sector Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG026-AA.IMPULO

Localização:

13º 53’ 56.26’’ S; 13º 40’ 15.59’’ E

Oportunidade

Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise | Potencial Agrícola

Área com Potencial Agrícola

Impulo, no município de Quilengues, localiza-se aproximadamente 115 km a norte da capital provincial, Lubango.

Como na maior parte do território Angolano as culturas mais relevantes são o milho, massango e massambala, uma vez que são estas a base da alimentação da população.

Verifica-se a ausência de vegetais, legumes e frutas na dieta da população, dado que a produção destes é muito baixa, mesmo em épocas de chuva, causando subnutrição.

Quilengues foi no passado um dos maiores produtores de tabaco e de milho em Angola.

• Área total: 1.050 ha

Benefícios

• Benefícios fiscais específicos para investimentos na Huíla.

• Retorno elevado do investimento.

Culturas com Potencial

• Sisal

• Feijão

• Tabaco

• Milho

Potencial Pecuário

A região de Quilengues é ideal para o estabelecimento de empresas na área da pecuária, devido aos seus vastos campos de pastagens e abundância de recursos hídricos. Os povos da província do Namibe (Mucubais), nas suas rotas de transumância, sobem para a área do Impulo devido à abundância de pasto e água.

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO Construção da Barragem

$ 6.500.000,00 Implementação do Perímetro Irrigável

$ 9.450.000,00

Potencial para Aquicultura

O rio e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Área Agrícola do Quicuco - Quilengues Sector Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG027-AA.QUICUCO

Localização:

14º 16’ 22.79’’ S; 13º 51’ 24.39’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise | Potencial Agrícola Área com Potencial Agrícola

Quicuco, no Município do Quilengues, está localizado a cerca de 85 Km a norte da capital provincial, Lubango

Como na maior parte do território Angolano as culturas mais relevantes são o milho, massango e massambala, uma vez que estes são a base da alimentação da população.

Verifica-se a ausência de vegetais, legumes e frutas na alimentação da população, uma vez que a produção destes é muito baixa, mesmo em épocas de chuva, causando subnutrição.

O Município do Quilengues já foi no passado, um dos maiores produtores de tabaco e de milho em Angola.

• Área total: 900 ha

Benefícios

• Benefícios fiscais específicos para investimentos na Huíla.

• Retorno elevado do investimento.

Culturas com Potencial

• Sisal

• Feijão

• Tabaco

• Milho

Potencial Pecuário

A região de Quilengues é ideal para o estabelecimento de empresas na área da pecuária, devido aos seus vastos campos de pastagens e abundância de recursos hídricos. Os povos da província do Namibe (Mucubais), nas suas rotas de transumância, sobrem para a área do Quicuco devido à abundância de pasto e água.

VALORES ESTIMADOS DE

INVESTIMENTO

Construção da Barragem

$ 5.000.000,00

Implementação do

Perímetro Irrigado

$ 8.100.000,00

Potencial para Aquicultura

O rio e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Área Agrícola no Uaba - Caconda Sector Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG028-AA.UABA

Localização:

13º 52’ 8.79’’ S; 14º 53’ 32.75’’ E

Oportunidade

Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise Área com Potencial Agrícola

Uaba, no município da Caconda, localiza-se a aproximadamente 30km da sede municipal e 230km a norte da capital de província, Lubango.

Foi em tempos um dos locais proeminentes em produção agrícola e pecuária.

• Área total: 1.400 ha

Benefícios • Benefícios fiscais específicos para

investimentos na Huíla. • Retorno elevado do investimento.

Potencial Agrícola

A agricultura actualmente na Caconda é maioritariamente de sequeiro. As culturas principais são o milho, massango, massambala e a batata-doce, bases da dieta da população. Os solos da região produziram em tempos grandes quantidades de trigo, milho e vegetais.

Potencial Pecuário Culturas com Potencial

A actividade pecuária é um dos sectores em expansão no município da Caconda devido à abundância de pastos e água. A região foi em tempos uma grande produtora de leite.

A suinicultura é igualmente uma área em expansão na região, no passado alimentava as salsicharias de Vila Branca e Matala.

Cereais: Milho, Arroz, Trigo e Soja Vegetais: Abóbora, Batata, Cenoura, Tomate

e Pimento, Batata-doce Frutas: Morangos, Papaia, Goiaba, Laranja,

Limão, Maracujá, Manga e Tangerina.

VALORES ESTIMADOS

DE INVESTIMENTO

Construção da Barragem

$ 9.000.000,00

Implementação do

Perímetro Irrigável

$ 12.600.000,00

Potencial para Aquicultura

O rio e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Área Agrícola do Cutato - Cuvango Sector Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG029-AA.CUTATO

Localização:

14º 22’ 11.84’’ S; 16º 29’ 14.27’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise O rio Cutato passa perto do município de Cuchi, província do Cuando Cubango. A área agrícola esta localizada na margem ocidental do rio Cutato, no município do Cuvango, Província da Huíla.

Potencial Agrícola Área com Potencial Agrícola O sector agrícola no município do Cuvango tem um grande potencial devido a uma grande disponibilidade de terras, banhadas pelos rios Cuvango e Cutato.

A produção de milho na região, pelas pequenas empresas, chega a atrair compradores da Província do Huambo.

A região tem todos os requisitos necessários para a execução de um grande projecto agrícola, capaz de produzir excedentes suficientes para abastecer outras cidades ou até mesmo outras províncias.

• Área total: 4.000 ha

Benefícios • Benefícios fiscais específicos para

investimentos na Huíla. • Retorno elevado do investimento.

Culturas com Potencial Cereais: Milho, Feijão e Mandioca

VALORES ESTIMADOS DE

INVESTIMENTO

Construção do Açude

$ 5.000.000,00

Implementação do

Perímetro Irrigado

$ 44.000.000,00

Vegetais: Abóbora, Batata, Cenoura, Repolho, Tomate e Pimento.

Frutas: Morango, Mamão, Goiaba, Laranja, Limão, maracujá, Manga e Tangerina.

Potencial Pecuário

Zona com forte potencial para a prática da pecuária graças aos cursos de água existentes e pastos abundantes. Esta zona está actualmente a ser repovoada com novas cabeças de gado, pois a maior parte do gado que existia foi consumido pelas tropas durante a guerra

Potencial para Aquicultura

O rio e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Área Agrícola na Jamba Mineira Sector Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG030-AA.JAMBAMIN

Localização: 14º 41’ 11.94’’ S; 16º 1’ 15.38’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise Área com Potencial Agrícola

A Jamba fica localizada 315km a leste do Lubango.

Como na maior parte do território Angolano as culturas mais relevantes são o milho, massango e massambala, uma vez que são estas a base da alimentação da população.

Verifica-se a ausência de vegetais, legumes e frutas na dieta da população, dado que a produção destes é muito baixa, mesmo em épocas de chuva, causando subnutrição.

• Área total: 2.000 ha

Benefícios

• Benefícios fiscais específicos para investimentos na Huíla.

• Retorno elevado do investimento.

Potencial Pecuário

A região da Jamba é ideal para o estabelecimento de empresas na área da pecuária, devido aos seus vastos campos de pastagens e abundância de recursos hídricos.

Culturas com Potencial

• Milho • Feijão • Batata • Mandioca

Potencial para Aquicultura

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO Captação de Água

$ 3.500.000,00 Implementação do Perímetro Irrigado

$ 22.000.000,00

O rio e a albufeira criada pela construção da barragem criará condições ideais para a prática de Aquicultura. Será possível a criação de espécies como a Kimaia, o Bagre, a Palala, Bandas, Chimbululu entre outras.

Área Agrícola no Sendi Sector Agrícola

INTERSERVIÇOS – Engenharia, Consultoria e Serviços Multidisciplinares www.interservicos.com

IH.AG031-AA.SENDI

Localização:

14º 38’ 32.58’’ S; 14º 12’ 26.82’’ E

Oportunidade Oportunidade de investimento no sector agro-pecuário, concedendo o direito de concessão e exploração do empreendimento e terras, num modelo de Parceria Publico Privada, por períodos de 40 anos renováveis, e com inicio de investimentos até 18 meses. Possibilidade de realização faseada do investimento.

Análise

Caracterização O perímetro irrigado da Barragem de Sendi, com cerca de 880 hectares, localiza-se na bacia do rio Sendi, no município de Quipungo, a 100km do Lubango, na província da Huíla.

A jusante da barragem existe uma bacia de dissipação de energia e um desvio através de um canal que está completamente destruído, essa estrutura armazena 4,000m³ e o canal com cerca de 7km, irriga 40 hectares de terra arável localizada na margem direita do rio.

A barragem faz fronteira com uma bacia hidrográfica de cerca de 130km² e armazena 4.500.000m³ de água, abastece a albufeira e todos os canais para irrigar 300ha a jusante da barragem, fornece também a barragem do Quipungo.

Material / Tipo Aterro Descarregador em alvenaria Comprimento coroamento 480.00 m

Largura coroamento 8.00 m Altura da barragem 11.15 m Capacidade de armazenamento 4.500.000 m³

Outro Potencial Pecuária Condições favoráveis para a pecuária perto da albufeira da barragem devido à presença de pastos doces e água em abundância.

Turismo Condições privilegiadas para a prática de eco-turismo e campismo. Boas condições para a prática de actividades ao ar-livre como desportos aquáticos. A orografia é ideal para btt, caminhadas e todo-o-terreno.

Geração de Energia Existe a possibilidade de abastecer habitações e industrias através da construção de uma Mini-hídrica no pé da barragem.

Culturas com Potencial • Milho

• Feijão

• Batatas

Área com Potencial Agrícola • Área total: 3.000 ha Benefícios

Métodos de Irrigação • Benefícios fiscais para investimentos na Huíla

• Retorno elevado do investimento O método utilizado pelos agricultores locais é a irrigação por inundação, método muito usado nos anos 50 e 60, mas cujo elevado consumo de água o torna desaconselhável.

Recomenda-se uma rega pressurizada para a produção de cereais, ou seja, de aspersor convencional com linha principal fixa enterrada e extensões móveis.

VALORES ESTIMADOS DE INVESTIMENTO

Reparação da Barragem

$ 5.000.000,00

Instalação da Micro-turbina

$ 5.000.000,00

Implementação do Perímetro Irrigado

$ 33.000.000,00

Potencial para Aquicultura A albufeira da Barragem do Sendi oferece boas condições para a prática de Aquicultura. Segundo informação da Secção de Pescas da Direcção Provincial da Agricultura, em 2014, 32.0 ton de peixe foram capturadas na região.