IPD - Introdução ao processamento de Dados

31
IPD – Introdução ao Processamento de Dados Professor Julio Campos A demonstração mais expressiva da inteligência humana sempre foi a capacidade de imaginar, criar e utilizar ferramentas para executar tarefas que não seriam possíveis usando somente os recursos corporais. O homem faz isso desde os tempos das cavernas criando soluções adaptadas para suas necessidades. Na atualidade encontramos um novo problema: excesso de informação. Nesse sentido, o ser humano inventou mais uma ferramenta: “o computador”. E é exatamente isso que o computador é: uma ferramenta que você usa para manipular informações. Lembre-se sempre disso. E-mail: [email protected]

description

Aula de informática da escola de emprefagem da paz

Transcript of IPD - Introdução ao processamento de Dados

Page 1: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Professor Julio CamposA demonstração mais expressiva da inteligência humana sempre foi a capacidade

de imaginar, criar e utilizar ferramentas para executar tarefas que não seriam

possíveis usando somente os recursos corporais. O homem faz isso desde os tempos

das cavernas criando soluções adaptadas para suas necessidades.

Na atualidade encontramos um novo problema: excesso de informação.

Nesse sentido, o ser humano inventou mais uma ferramenta: “o computador”. E é

exatamente isso que o computador é: uma ferramenta que você usa para manipular

informações. Lembre-se sempre disso.

E-mail: [email protected]

Page 2: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosIntroduçã

oTecnolog ia da In formação

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, isto é, que permitam transformar as informações em algo de maior valor ainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custo possível.

Page 3: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosBits e bytes – como um computador pensa:

Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.

Nos computadores, representar 256 números binários é suficiente para que possamos lidar a contento com eles. Por isso, os bytes possuem 8 bits. É só fazer os cálculos: como um bit representa dois tipos de valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.

Para que isso aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos: a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal.

Page 4: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosBits e bytes – como um computador pensa:A partir daí, foram criados vários termos para facilitar a compreensão humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas:

1 Byte = 8 bits1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes1 petabyte (PB ou Pbytes) = 1024 terabytes1 exabyte (EB ou Ebytes) = 1024 petabytes1 zettabyte (ZB ou Zbytes) = 1024 exabytes

Atu

al

Fu

turo

01000001 - A 01000010 - B 01001010 - L 00100011 - # 01010100 – T

tabela ASCIIEX:

Page 5: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosNa transmissão de dados entre computadores, geralmente usa-se medições relacionadas a bits e não a bytes. Assim, há também os seguintes termos:1 kilobit (Kb ou Kbit) = 1024 bits1 megabit (Mb ou Mbit) = 1024 Kilobits1 gigabit (Gb ou Gbit) = 1024 Megabits1 terabit (Tb ou Tbit) = 1024 Gigabits

E assim por diante. Você já deve ter percebido que, quando a medição é baseada em bytes, a letra 'b' da sigla é maiúscula (como em GB). Quando a medição é feita em bits, o 'b' da sigla fica em minúsculo (como em Gb).

Como já dito, a utilização de medições em bits é comum para informar o volume de dados em transmissões. Geralmente, indica-se a quantidade de bits transmitidos por segundo. Assim, quando queremos dizer que um determinado dispositivo é capaz de enviar, por exemplo, 54 megabits por segundo, usa-se a expressão 54 Mbps (54 Megabits per second - 54 megabits por segundo):

1 Kbps = 1 kilobit por segundo1 Mbps = 1 megabit por segundo1 Gbps = 1 gigabit por segundoE assim por diante.

Page 6: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosConceito básico do processamento de dados

entradaProcessamen

toSaída

A entrada de dados é realizada por diversos dispositivos coordenados pela CPU. Entre eles podemos citar o teclado. O processamento é realizado pela própria CPU. Lembre-se que CPU significa "Unidade Central de Processamento". A saída de dados é realizada por vários dispositivos, sob a coordenação da CPU. Entre eles podemos citar o vídeo e a impressora.

Page 7: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosVejamos então um pequeno resumo dos conceitos apresentados nesta lição:

CPU - É a Unidade Central de Processamento. Em computadores de grande porte, a CPU é formada por uma ou mais placas. Nos microcomputadores, a CPU é o próprio MICROPROCESSADOR.

Processador da marca Intel Processador da marca AMD

Page 8: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosPLACA DE CPU - Todo microcomputador possui uma placa

principal, chamada de PLACA DE CPU ou PLACA MÃE. Esta placa contém o microprocessador, a memória e outros circuitos importantes.

Page 9: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Processador

SlotsMemória RAM

Encaixefonte de

alimentaçãoConectores

para disitivos SATA II

Pilha da BIOS

Conecto de dispositivos

ATA

Slots de expansão de

placa de vídeo PCI Express

Slots de expansão PCI

Conectores de periféricos

Page 10: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosRAM - São chips de memória que podem ser lidos e gravados pela CPU a

qualquer instante. A CPU usa a RAM para armazenar e executar programas vindos do disco, para ler e gravar os dados que estão sendo processados. Uma outra característica da RAM, é que se trata de uma memória VOLÁTIL. Isso significa que quando o computador é desligado, todos os seus dados são apagados. Por essa razão, é necessário que os programas e dados fiquem gravados no disco, que é uma memória PERMANENTE.

Placa de memória RAM que é encaixada na placa mãe

Page 11: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosROM - É a abreviatura de READ ONLY MEMORY, ou seja, "MEMÓRIA PARA

LEITURA APENAS". São chips de memória que podem ser lidos pela CPU a qualquer instante, mas não podem ser gravados. Sua gravação é feita apenas pelo fabricante do computador, ou pelo fabricante de memórias. A outra característica importante de ROM é que se trata de uma memória PERMANENTE. Seu conteúdo nunca é perdido, mesmo com o computador desligado. Nos microcomputadores, existe um programa muito importante chamado de BIOS (Basic Input-Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída)

Chip de memória ROM da BIOS

Page 12: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosO BIOS tem várias funções, entre as quais, a de realizar a "partida"

do computador. Quando ligamos o computador, o BIOS realiza a contagem de memória, faz uma rápida checagem do funcionamento do computador e realiza a carga do Sistema Operacional que deve estar armazenado no disco. O BIOS está gravado em uma memória ROM localizada na PLACA DE CPU.

Page 13: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosUnidades de Armazenamento de Informações

HD – Hard DisckOu disco rígido também conhecido como Winchester.

É a unidade principal de armazenamento de dados em um computador ele é instalado dentro do gabinete do computador

Page 14: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosGabinete

O gabinete do computador é onde compõe todas as principais peças acima citadasTais como placa mãe HD, unidades DVD, processador e etc.

Page 15: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosUnidades de Armazenamento de Informações externas

Leitor de DVDs CDS e gravador de DVDs e CDsTambém é instalado no gabinete do computador

Pendrive – unidade de armazenamento móvel que utilizaPara armazenamento um tipo de memória chamada Memória Flash e é ligado ao computador através da Porta USB (Universal Serial Bus).

A memória flash é um tipo de memória com características muito semelhantes à memória RAM, apenas com o diferencial crucial de ser não volátil. Em outras palavras, isso significa que ela é capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presença de corrente elétrica. Esse fato a tornou dominante no mercado de dispositivos portáteis, tais como pendrives, cartões de memória, celulares e assim por diante.

Page 16: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosUnidades de Armazenamento de Informações externas

Também são constituídos de memória flash os cartão SD utilizados para Câmeras digitais e micro SD para celulares

Page 17: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosUnidades de Armazenamento de Informações externas

Unidade de armazemanmento de dados em forma de um disco rígido externo conectado através da porta USBDo seu computador.

Page 18: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Fonte de alimentaçãoTransforma a eletricidade normal para uma eletricidade que o computador possa usar. Possui um ventilador para evitar o superaquecimento dos componentes do computador.

As fontes de computador sãoBi-volt 110v ou 220v mas paraMudarmos a voltagem é necessário verificarmos a chave de voltagem atrás da fone no gabinete.

Page 19: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Estabilizador de energiaO estabilizador de energia estabiliza a energia elétrica certificando –se de que só será enviada a fonte de alimentação a quantidade suficiente, pois um sobre carga de energia ou subcarga poderia fazer com que a placa mãe do computado e seus componentes se danifiquem ou queimem.

Atenção – se ligar um estabilizador de energia a fonteSempre verifique se a fonte do computador esta ligadaEm 110 volts pois o estabilizador recebe 220v e envia aFonte do computador 110v evitando assim queimar a fonte

Page 20: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Estabilizador de energiaNo-break é um dispositivo dotado de uma ou mais baterias onde é armazenado a energia elétrica nele para quando ocorrer interrupção de energia elétrica, o equipamento que esteja a ele conectado não se desligue. O tempo de duração da bateria pode variar dependendo da capacidade de carga da bateria e de quantos aparelhos estejam ligados a ele. Normalmente é + ou - 10 minutos.

Page 21: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosPortas de comunicação

Mini dim verde Mouse

Mini dim roxa

teclado

Porta serial entrada parra monitor vídeo

Entrada cabo de

rede

Portas USB Plug rosa microfone

Plug verde Caixas de som

Tomada para cabo de força

Page 22: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosTipos de computadores encontrados no mercado

Descktp – computadores de mesa é recomendável sempre serem ligados a um estabilizador de energia.

Page 23: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosTipos de computadores encontrados no mercado

Notebook – compactos pode ser facilmente levados A qualquer lugar pode funcionar na luz ou na bateriaInterna que chega durar até 3 horas

Page 24: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

TabletsUm tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreen que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.

Page 25: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Não se assustem pois o Tablet tem uma tendência breve de ser muito utilizados em empresas e Repartições publicas.

Page 26: IPD - Introdução ao processamento de Dados

Smrtfones

IPD – Introdução ao Processamento de Dados

Acho que é justo dizermos que um smartphone é um celular, uma vez que ele engloba essa função, porém, as funcionalidades deste pequeno dispositivo móvel vão muito além disso. Smartphone que traduzindo, significa algo do tipo “telefone inteligente”, é um aparelho celular que engloba muitas das principais tecnologias de comunicação e serviços que temos num computador  ou em outros dispositivos, como acesso à e-mails, mensagens instantâneas (como o MSN), internet, GPS, entre outros.

Page 27: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosHarware e Software

O Hardware, Material ou Ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em contraposição ao hardware,

o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.

Page 28: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosSoftware de sistema operacional

computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, e muitas outras...

Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviação que vamos usar a partir de agora para substituir Sistema Operacional) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou seja,quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador.

Page 29: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosSoftware de sistema operacional

Sitemas da MicrosoftWindows 7 ultimate

Windows XP Professional

IMAC – da Applet

Linux – diversas verções

Android – desenvolvido pela Motorola para Celulares e tablets.

Page 30: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosSoftware de aplicativosSão softwares desenvolvidos especi9ficamente com a base do sistema operacionalUtilizado e com finalidades diversas com o editores de textos planilhas de cálculosEntre outros.

Cada um é desenvolvido de acordo com sistema operacional utilizado como por exemplo

Microsoft Office desenvolvido somente para ser utilizado nos sistemas operacionaisWindows da Microsoft.

Assim como qualquer outro aplicativo que pode ser desenvolvido para uma finalidade especifica comercial ou empresarial.

Page 31: IPD - Introdução ao processamento de Dados

IPD – Introdução ao Processamento de DadosSites interessantes

http://www.apple.com/br/

www.google.com.br – pesquisawww. wikipedia.org – enciclopédia livre