Ipê Púrpura - Tabebuia gemmiflora.pdf

3
Ipê púrpura Tabebuia gemmiflora Nome Ipê púrpura N. Científico Tabebuia gemmiflora Família Bignoniaceae Nomes populares Ipê violáceo. Altura média 7-15 metros Folhas Compostas digitadas, 3 ou 5 folíolos de 6 a 9 cm, lisas. Flores De um roxo bem escuro, com marcas amarelas no interior. Sua floração ocorre em geral sem a presença de folhas ou com poucas delas. Não produz grande quantidade de flores por arvores, mas a floração em geral se repete algumas vezes no período de Agosto a Outubro. Fruto Vagem de 20 a 30 cm, que se abre quando seca liberando as sementes. Sementes Aladas, 2 cm, claras. Outras características É uma árvore esguia, de pequeno a médio porte, bastante comum na região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de MG, e no sul da Bahia, porém inexistente em outras regiões do país. Foi introduzida no paisagismo por Roberto Burle Marx, mas muito raramente encontrada em viveiros. Germinação fácil por sementes, desenvolvimento muito lento fora de seu habitat. Resiste bem a sêca e queimadas. Árvore rara e muito adequada para o paisagismo e jardinagem.

description

Ficha Identificação da Espécie

Transcript of Ipê Púrpura - Tabebuia gemmiflora.pdf

Page 1: Ipê Púrpura - Tabebuia gemmiflora.pdf

Ipê púrpura

Tabebuia gemmiflora

Nome Ipê púrpura

N. Científico Tabebuia gemmiflora

Família Bignoniaceae

Nomes populares Ipê violáceo.

Altura média 7-15 metros

Folhas Compostas digitadas, 3 ou 5 folíolos de 6 a 9 cm, lisas.

Flores

De um roxo bem escuro, com marcas amarelas no interior. Sua floração ocorre em geral sem a presença de folhas ou com poucas delas. Não produz grande quantidade de flores por arvores, mas a floração em geral se repete algumas vezes no período de Agosto a Outubro.

Fruto Vagem de 20 a 30 cm, que se abre quando seca liberando as sementes.

Sementes Aladas, 2 cm, claras.

Outras características

É uma árvore esguia, de pequeno a médio porte, bastante comum na região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de MG, e no sul da Bahia, porém inexistente em outras regiões do país. Foi introduzida no paisagismo por Roberto Burle Marx, mas muito raramente encontrada em viveiros. Germinação fácil por sementes, desenvolvimento muito lento fora de seu habitat. Resiste bem a sêca e queimadas. Árvore rara e muito adequada para o paisagismo e jardinagem.

Page 2: Ipê Púrpura - Tabebuia gemmiflora.pdf
Page 3: Ipê Púrpura - Tabebuia gemmiflora.pdf