Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016...

16
Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 - Edição - 146 - ano 2 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - www.jornalsemcensura.com.br Pág. 16 Páginas 8 e 9 Pág. 5 Pág. 4

Transcript of Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016...

Page 1: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 - Edição - 146 - ano 2 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - www.jornalsemcensura.com.br

Pág. 16

Páginas 8 e 9

Pág. 5Pág. 4

Page 2: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

2 17 de agosto de 2016 - Edição - 146

" O boato corre solto e como raio, anunciando que tais valores foram inflacionados para que o então deputado pudesse fazer frente às várias pensões alimentícias a que estava sujeito mensalmente para seus filhos menores de idade"

DMCM EDITORA E PRODUTORA JORNALISTICA EIRELI – ME.

[email protected]: 21.686.669/0001-59

Endereço Postal: Rua 600, nº 596 – Balneário Camboriú CEP: 88.330.622

Fone: – (47) 9987-6515

Direção: Delma Cristofolini MartinsTiragem: 3000

Impressão: GRÁFICA RIOSULCirculação: Itajaí, Balneário Camboriú,

Navegantes, Penha*Os textos assinados pelos colunistas

não são de responsabilidade do JSC e não refletem a opinião do Jornal

Expediente

O planejamento no atual governoA farra das diáriasAs páginas centrais dessa edição do Sem

Censura, num trabalho esmerado, noticiam a festa que alguns deputados estaduais fizeram com o dinheiro público, entre eles o ex-deputado Volnei Morastoni, à época dos fatos filiado ao Partido dos Trabalhadores e agora candidato a prefeito, pelo PMDB, seu novo partido.

Na verdade não é uma festa, e sim uma verda-deira farra, reconheça-se!

No caso, o então deputado Volnei Morastoni foi o quarto colocado entre os deputados que mais ganharam diárias. O escândalo toma proporções maiores, quando sabemos que de Florianópolis a

Itajaí, a distância é bastante curta, menos de 100 km, não justificando o recebimento dos excessivos valores pelo ex-deputado, o que o obrigaria a dar explicações públicas sobre esse fato.

Enquanto Moras-toni entende que não há necessidade de explicações públi-cas, o boato corre solto e como raio, anunciando que tais valores foram infla-cionados para que o então deputado pudesse fazer frente às várias pensões

alimentícias a que estava sujeito mensalmente para seus filhos menores de idade.

O Sem Censura, a princípio, prefere não acre-ditar nesses boatos e aguardar as devidas ex-plicações do agora candidato a prefeito, Volnei Morastoni, que costuma fazer-se de avestruz, ou seja, coloca a cabeça no buraco e permite que cada um pense o que quiser e forme seu juízo de valor. Esse modo de agir politicamente equivocado era o modus operandi do ex-Presidente da República, Lula da Silva, que fazia cara de paisagem e agia como se não tivesse responsabilidade perante ao eleitorado.

Essa fome por diárias não é de agora. No pri-meiro ano da administração Morastoni, em Itajaí, logo nos primeiros meses, os fominhas dos petis-tas e afins esgotaram todo o orçamento de diárias prevista para o ano todo, levantando críticas entre os servidores públicos municipais, que diziam que no governo anterior ir a Florianópolis a serviço não gerava direito ao recebimento de diárias, por entenderem que a distância era curta.

Mais um exemplo de que petista é muito bom para cobrar dos outros quando está fora do gover-no, mas quando entra nele faz pior do que aqueles a que criticava. Mau exemplo!

O problema dessa forma de agir, sem dar expli-cações ao eleitorado vai queimando o “filme” do político, torrando-o literalmente pelas beiradas, até que ele se vê julgado de forma fulminante pe-las temíveis urnas eleitorais.

As páginas do Sem Censura estão à disposição do ex-deputado para suas explicações, caso agora queira, claro.

* Emerson Gonçalves

O Plano Plurianual (PPA) é considerado o ins-trumento que define a orientação estratégica do governo, suas metas e suas prioridades. O

PPA foi criado pela Constituição da República de 1988, porém, ainda há resistência à sua incorporação de forma efetiva na gestão pública, sendo visto ainda como um mero instrumento exigido para definir as ações de gover-no e nada mais – um equívoco pensar assim.

Enquanto instrumento de planejamento e gestão estra-tégica, seu papel é integrar o planejamento à execução das políticas públicas, para que os governos possam desenvol-ver essas políticas com eficiência, eficácia e efetividade, alcançando assim seus objetivos.

O planejamento no setor público ainda enfrenta mui-tas resistências. Ainda se planeja no setor público apenas para cumprir exigências legais, demonstrando a falta de comprometimento dos gestores públicos com o processo de planejamento.

O PPA é um instrumento de planejamento obrigatório no setor público e sua periodicidade é quadrienal e tem a definição de macro-orientações do governo para esse período. Busca integrar o que se projeta para o período com a prática na efetivação das políticas públicas. Define também a inclusão de programas de duração temporária.

No Município de Itajaí o planejamento é uma peça te-órica quase que ignorada e pouco efetiva. Afinal, o atual governo planeja?

Tem um PPA, tem um Plano Municipal de Saúde e outros, pois exigidos por lei, porque se dependesse da per-

cepção sobre a importância desses instrumentos e não fos-sem instrumentos de confecção obrigatória, era possível prever que jamais existiriam.

Partindo para o passo seguinte, o planejamento estra-tégico, esse governo e outros jamais trabalharam sobre algum. O PPA e outros planos têm seu desdobramento e sua execução no planejamento estratégico, que definirá etapas muito bem detalhadas para alcançar os objetivos e metas definidos nesses instrumentos de planejamento, os responsáveis por cada meta, métodos de avaliação etc..

Assim, diante de um governo que ignora o planeja-mento estratégico, que nunca realizou um instrumento dessa natureza, que define ações não planejadas, que acor-da com uma ideia e coloca em prática sem estudo algum, é possível perceber o caos que isso tem gerado nas nos-sas instituições do ponto de vista gerencial, operacional e orçamentário-financeiro.

Não se admite mais governos que ignoram o planeja-mento estratégico. Como é um instrumento muito pouco conhecido pelos cidadãos/eleitores, candidatos e governos o ignoram, já que tal proposta para estes representantes da velha política não dá voto, é isso que importa para eles, já o bom funcionamento das instituições e o seu planeja-mento ficam à margem do processo e o resultado é o que estamos assistindo até aqui.

* O autor é Cientista Político, palestrante, com pós-graduação em Direito Público Municipal; Adminis-

tração Pública; MBA em Auditoria em Saúde; Pós--graduando em Gestão em Saúde (USP).

Page 3: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 146 3

[email protected]

FALE COMIGO - QuEM QuIsEr EnvIAr InFOrMAçõEs pArA A COLunA pOdE utILIzAr O EndErEçO ELEtrônICO: [email protected].

prEssÃO IComo ocorre em todos os períodos elei-torais torna-se comum escutar aqui e ali que o funcionalismo público municipal sofre pressão para participar de forma mais direta dos eventos promovidos pela coligação governista. No tempo antigo eram os comícios e carreatas, nos tempos atuais são as convenções partidárias e as caminhadas nos sábados por ruas periféricas da cidade.

prEssÃO IITambém dizem por aí - e é incrível que isso chega às mesas dos cafés, mas nunca à mesa da Justiça Eleitoral - que Eliane Rebelo impôs um ritmo de pres-são total ao funcionalismo municipal ao assumir como coordenadora geral da campanha da coligação governista. Di-zem que é pressão para todos os lados visando que os funcionários públicos participem de eventos políticos.

prEssÃO IIIDe minha parte entendo que de duas uma: ou um funcionário grava esses telefonemas que vem recebendo e apresenta à Justiça Eleitoral, ou nada disso é verdade e quem está espa-lhando a informação pela cidade deve arcar com as consequências por calúnia e difamação. É muito mimimi e pouca ação daqueles que se dizem prejudicados.

dEu pAnE tOtAL IO PT rasgou seu discurso em Itajaí e coligou-se com o PP. Uniu-se no civil e no religioso – eleição majoritária e proporcional. Mas quem acha que a coisa para por aí está muito engana-do. Agora um dos seus baluartes na mídia social – o conhecido “Menino que não machuca” – Rômulo Mafra – publicou na rede social um extenso texto afiançando que “Pensamos e en-tendemos que unidos poderemos fa-zer ainda mais, construir ainda mais”. Ao utilizar a expressão “ainda mais” Rômulo reconhece que o governo fez e tem condições de fazer mais com a ajuda do PT, depois garante aos seus leitores/eleitores que não há qualquer motivo para apagar tudo o que escre-veu anteriormente. Complicado esse “Menino”.

dEu pAnE tOtAL IIO “Menino” quer justificar o injustifi-cável e, obviamente, comete inúmeras incoerências no seu texto. Argumenta que ““Estamos numa NOVA COLIGA-ÇÃO, com um novo candidato, num novo governo que poderá ser escolhido pelo povo itajaiense pra COMEÇAR a governar a partir de janeiro. Com resquícios de continuidade? Sim!”. Vejam, amigos leitores, que a coliga-ção já está valendo e o apoio do PT ao velho Governo Bellini também. Serão pelo menos quatro meses de apoio irrestrito, com o governo mantendo no núcleo central de campanha adversários históricos do PT como Tarcísio Zane-latto, Edison d´Ávila, Dalva Rhenius, sem falar do próprio Jandir Bellini e os líderes Amilcar Gazaniga, Eliane Rebello e Paulinho Bornhausen. Por quatro meses, de agosto a dezembro, o PT é situação em Itajaí ao lado de Amilcar e companhia. O que dizer?

dEu pAnE tOtAL IIIDepois de oito anos criticando sistema-ticamente o governo, o PT adere a ele de forma incondicional – já que não exigiu nada em troca, muito menos a demissão de alguém - dando-lhe algo imprescindível para buscar sua conti-nuidade junto ao eleitorado itajaiense: tempo de rádio e televisão no horário eleitoral gratuito. Como o candidato do governo é bastante desconhecido faz-se necessário um bom tempo de televisão para apresentá-lo ao eleitor, mas a coli-gação governista tem poucos partidos e o tempo de campanha na mídia eletrô-nica é reduzido. Assim, a coligação com o PT torna-se fundamental, porque o partido é dono de um dos maiores tempos. Então fica assim: o maior adversário do governo alia-se na ma-joritária, dá tempo de televisão para apresentar o candidato desconhecido do grande público e arrisca dar os votos dos seus candidatos a vereador para eleger vereador do governo que confessa ideologia adversa à sua. Deu ou não deu pane total no PT de Itajaí?

COMEçOu IO horário eleitoral na televisão e rádio inicia no dia 26 de agosto totalmen-te remodelado. Os conteúdos vão ser diluídos na programação normal

das redes, diminuindo em muito o bloco central conhecido popular como “horário eleitoral gratuito”. Os programas também vão contar, basicamente, com a fala dos candi-datos, sem muita imagem externa e truques cinematográficos. Tudo ficou mais simples, mais compacto e mais barato. A alternativa é correr para ocupar espaço na rede social (internet). Enquanto os partidários de Anna Carolina dominam mais a plataforma do facebook, Volnei Mo-rastoni e também petistas históricos preferem a plataforma twitter. As três candidaturas usam largamente a plataforma whatsapp, formando grupos de apoio específicos a cada candidato a vereador, extensivo aos candidatos a prefeito e vice de suas respectivas coligações.

COMEçOu II O primeiro setor a se organizar nessas eleições é o da cultura. O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí – CMPC – estará promovendo encontros com os can-didatos a prefeito e vice-prefeito, sempre às quartas-feiras, no auditó-rio principal da Câmara Municipal de Vereadores, com início às 19 horas. Segue a agenda:17/08 - João Paulo Tavares Bastos 24/08 - Anna Carolina Martins31/08 - Volnei José Morastoni

COMEçOu IIIA ACII e CDL já demonstraram inte-resse em promover reuniões com os candidatos a prefeito e vice-prefei-to. Um calendário de reuniões deve ser divulgado ainda essa semana após entendimentos com as devidas assessorias dos candidatos. A TV Brasil Esperança está anunciando a realização de sete programas temá-ticos com os candidatos que irão ao ar de segunda à sexta, no horário das 22 horas. Também demonstrou interesse em patrocinar debates entre os candidatos. Não tenho notícia sobre a RIC RECORD, mas os debates da rede sempre tiveram grande audiência em Itajaí. Devem reeditá-los nas eleições municipais desse ano.

re

pr

od

ão

Vídeos dos candidatos começam a aparecer nas redes sociais

pOssÍvELEstava conversando com um empresário itajaiense sobre o processo eleitoral desse ano e argumentei que achava incrível o fato dos candidatos Vol-nei Morastoni (PMDB) e João Paulo (PP) escolherem como vice-prefeitos em suas chapas justamente nomes que reforçam características negativas de suas campanhas. No caso de Volnei Morastoni é sabido que Marcelo não ajuda na questão “rejeição” e no caso de João Paulo é sabi-do que Arthur de Jesus não aju-da na questão “desconhecido”. O empresário então foi pontual na sua análise: “acontece que eles não tiveram escolhas. Foi o possível, não o desejável”.

EsFrIOuPelo menos até aonde consi-go acompanhar na rede social parece que esfriou bastante a campanha do movimento rea-cionário “O sul é o meu país” pela realização de um plebiscito informal no dia primeiro de outubro – intitulado PLEBISUL. A Justiça Eleitoral, acertadamen-te, proibiu que o movimento atuasse no dia da eleição – dois de outubro – e o evento foi transferido para o sábado ante-rior à eleição. De minha parte considero que o movimento é inconstitucional e, pior, é uma declaração aberta de guerra civil. Não estranharia nada se a Polícia Federal entrasse no circuito prendendo seus princi-pais líderes caso seja mantida a ideia de realizar o plebiscito de outubro.

dEnunCIEA Justiça Eleitoral está divulgando o número de um telefone exclu-sivo para o cidadão denunciar COMPRA DE VOTOS. A campa-nha tem o mote: “SEJA UM CIDA-DÃO, DENUNCIE ! O número do telefone é 109.

Page 4: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 1464

Fo

ToS

: dIV

uLG

ão

TRIBUNA DOS CANDIDATOS

Tema da semana: Cultura

• Como funciona este espaço?Na quarta ou quinta-feira de uma semana, a equipe do jornal enviará um email para os endereços cadastrados junto ao TSE ou indicados pelos partidos, fazendo uma pergunta ou apontando um tema para debate. Cada pré-candidatoa prefeito terá um limite de espaço idêntico ao dos outros para responder a questão até as 18 horas de sábado. As respostas serão publicadas na edição da quarta-feira subsequente. Se o seu partido tem pré-candidato e não está recebendo os emails, entre em contato conosco pelo endereço [email protected].

Volnei Morastoni (PMDB)

Nossa equipe enviou email para o endereço cadastrado jun-to ao TRE e para o indicado pelo diretório do partido, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento desta edição.

Anna Carolina (PSDB)

A gestão da cultura está em descompasso com os anseios da classe artística da nossa cidade há muitos governos. Ao longo dos anos a cultura vem sendo tratada em Itajaí de forma meramente política. Prova disso é a escassez de servidores efetivos e banalização do calendário de eventos tradicionais.

É necessário profissionalizar a gestão cultu-ral de Itajaí, ampliar o financiamento e o número de espaços públicos multiculturais no município, para que estes não estejam inseridos apenas na região central da cidade. Entendo como priorida-de a revisão da atual Lei de Incentivo a Cultura, para que haja critérios mais justos para o finan-ciamento de projetos culturais. O diálogo com a classe artística precisa ser estabelecido, tornando a gestão da cultura um processo participativo.

A Fundação Municipal de Cultura precisa ter capacidade técnica e gerencial, que viabilize a continuidade das políticas públicas na área. Ita-jaí é um celeiro musical e artístico e não pode mais tratar a cultura com banalização e falta de profissionalismo. O Plano Municipal de Cultura precisa sair do papel, para que o setor tenha um desenvolvimento estratégico e que a cultura seja fomentada nas mais diversas áreas e espaços de Itajaí.

João Paulo (PP)

Considero de suma importância para o de-senvolvimento social de uma cidade, estado ou nação o compromisso dos governos com a cau-sa da Cultura. É grande a minha admiração por artistas dos mais variados segmentos, e eu sou o que se pode chamar um consumidor ávido de cul-tura em geral. Relembro aqui a luta travada por mim, por Álvaro Castro e por Nelson Abraão na formatação da Lei de Incentivo à Cultura de Ita-jaí, promulgada no ano 2000 e que, desde então, tem sido um dos poucos, mas eficaz, meios de fi-nanciamento deste setor tão importante. A ideia é aprimorar a Lei de Incentivo à Cultura e criar no-vos mecanismos que possibilitem aos produtores culturais desenvolver sua arte nas mais diversas especialidades culturais.

Outra meta é levar aos bairros e aos jovens, além do contato com a produção já existente, os meios que permitam aflorar novos talentos vindos de nossa comunidade, uma comunidade, por si própria, tão rica em suas expressões culturais e artísticas. Levar a arte aos bairros e criar espa-ços e eventos de livre expressão artístico-cultural deve estar no seio de toda política voltada para o desenvolvimento da cidade. Uma cidade rica eco-nomicamente só faz sentido se rica culturalmente. Porque é através do incentivo à cultura que ex-pressamos o nosso modo de vida, nossos valores estéticos e nossas bases históricas.

Page 5: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 146 5

Nome na Urna Partido Nº

ADALBERTO DUARTE PRB 10010ADEMAR DA PROFª SILVINHA PSDB 45699ADIR SANTOS PSDB 45999ADRIANA SILVA PRP 44409AILA GUEDES PEN 51011AIRLON JAQUES PTB 14000ALCEBID MAFRA - DIDI PSDB 45456ALDÉCIO VIEIRA - O DOCA PC DO B 65021ALE GONÇALVES - DINHA PSDB 45055ALEMÃO DA LANCHONETE PDT 12222ALEXANDRE BALBINO PDT 12316ALINE FREITAS PMDB 15070AMARILDO VIEIRA PPS 23010AMAURI DA FARMÁCIA PEN 51515AMAURI VIDRACEIRO PEN 51196ANA KARINE DIMAS PSDB 45915ANDERSON LUIS PPS 23888ANDERSON SOPA PSD 55666ANDRE FELSKI PSB 40110ANDREIA DE PAULA SD 77177ANDRÉ ADAUTO PSDB 45001ANELISE CHIARELLI PSDB 45967ANGELITA TIFINCA PTC 36064BADA BETEL PPS 23023BENEDITO DO PROMORAR PRP 44153BETINHO AUTOMOVEIS PMDB 15500BETINHO PEZZINI PDT 12130BETO CADORE PP 11011BETO CUNHA PSDB 45045BETO DO MERCADO SD 77007BETO PACHECO PRB 10333BOBY ZIMMERMANN SD 77141BRASIL PMDB 15229BRUNO DA SAÚDE PMDB 15888BRUNO PEIXOTO BITTENCOURT PSB 40404BUBA PRB 10222BUDÁ PRP 44040CACHEL PDT 12033CAIOBÁ PSB 40444CALINHO MECÂNICO PP 11623CALMOSITO JÚNIOR PR 22007CARLOS SILVESTRE PSDB 45945CARLÃO-REPORTER DO POVO SD 77123CAROL PAIXÃO PTB 14177CEARÁ MEU REI PRP 44500CEARÁ SORRISO PP 11555CELSO BENTO (TITA) PSD 55550CESAR LANA PEN 51500CHALLISE DALÇÓQUIO PSDB 45444CHICA PPS 23211CHRIS STUART PDT 12123CINTHIA GREGÓRIO DOS SANTOS PSD 55789CLAIR MINHOCA PSDB 45008CLAUDIO DA COOPERATIVA PPS 23777CLAUDIO DA RETIFICA PTC 36047CLAUDIO DO ESTACINAMENTO/DIDO PRP 44777CLAUDIONOR JUNIOR PSB 40511CLAYTON BATSCHAUER PSD 55000CLEITON BAIANO PRP 44713CLÉO COMUNELLO PT 13213CRIS VIGILANTE PEN 51000CRISTIANO KLAUS FISCHER SD 77867CÉLIA FILHA DO ELOI PSD 55648CÉLIO BANANINHA PT 13555CÉLIO ELIAS PSB 40777CÔCO PASSARINHEIRO PRB 10001DALVA RHENIUS PSB 40633DANI LEGERMA SD 77888DANI VICTORINO PDT 12069DANIEL CARTEIRO SD 77999DANIELA BARBETTA PDT 12777DANIELA DA EDUCAÇÃO PRP 44555DANILO DA CRUZ PEN 51112DENISE MENDES DO CIADADE NOVA PSDB 45121DIEGO BRISOLARA PSC 20220DILSON COSTA PMDB 15950DIOGO KLOCK PRP 44011DODI DOS SANTOS PR 22100DODÔ PMDB 15999DONA LOURDES SD 77005DOUGLAS NASCIMENTO PSC 20020

DOUGLAS WOLLINGER PRP 44434DRA. FABIANA PSB 40333DRA. SUELEN PRB 10987DULCE AMARAL PR 22022DÓGA SD 77045EDSON LAPA PR 22345EDUARDO ASSIS PPS 23123EDUARDO DA KIMASSA PRP 44111EDUVIRGES PR 22321EDVALDO SOUZA PSDB 45321ELAINE MARTINS PSL 17333ELIANINHA CORREA PMDB 15192ELIAS DA INFORMATICA PSB 40000ELIERTE PEREIRA PMDB 15615ELMO JUNIOR PSDB 45190ELOI MARTINS PSD 55400EMIDIO CAPISTRANO REDE 18018EVALDO O GLÓRIA PDT 12789EVERTON-WANDALL PDT 12012FABANO SILVA PRP 44444FABIELLE BARBOSA- INTERPRETE SD 77277FABIO MEDEIROS PEN 51051FABRICIO SANTOS PDT 12111FABRÍCIO MARINHO PPS 23070FATIMA THOMÉ PT 13444FELIPE NUNES PPS 23105FERNANDINHO FOGUETEIRO PMDB 15020FERNANDO CABELEREIRO PR 22422FERNANDO DO ONIBUS PDT 12444FERNANDO PEGORINI PP 11211FERREIRA PRP 44311FILIPI MEGA SD 77444FLAVIO ANTUNES PSB 40377FLAVIO MONTANHA PRP 44445FRANCIELLE GOMES PPS 23789FRANKLIN RÔMULO - O AGENTE PC DO B 65007FÁBIO NEGÃO PR 22123FÁTIMA MACEDO SD 77333GERD KLOTZ PT 13888GILBERTO - PLACAS LENZ PSDB 45777GIO GAZANIGA PEZZINI PMDB 15000GIOVANI FELIX PT 13333GOULART DA MOTO PINTURA PRP 44000GRACIELE BEATRIZ PTB 14234GRAZI BRUGNAGO PDT 12880GUIDO REZENDE PT 13100HELENA DO CANIL PDT 12021HELTON OLIVEIRA PDT 12987HERMES PATRIANOVA PRB 10111INOCENCIO DO BAR DO LÉO PRP 44755IORMAR VARGAS FILASTRO PMDB 15115IRMÃO MARIO PPS 23222ISIANE ROSA PSD 55783ISMAEL BENTO DEM 25025ISRAEL BOMBEIRO PR 22000ITAMAR PSD 55025IVONETE FERREIRA -NETE PP 11234IZZY PTC 36777JAILSON FERNANDES PSD 55777JAILTON FRANCISCO PC DO B 65345JAIR DO MERCADO LEO SANTOS PR 22500JAIR SUAVI PMDB 15555JAKSON BAIANO PSC 20222JOAREZ DO BANCO PSC 20123JOCEMAR DE MIRANDA -MÁ PRB 10020JOEL PSD 55100JOÃO RICARDO NUNES SD 77100JOÃO SOUZA FOTÓGRAFO PR 22122JULCEMAR - JUÇA PDT 12555JUNIOR DE ITAJAI PSDB 45666JUNIOR IRMÃO DO AGASSI PP 11000JÊ DO PROMORAR PT 13470KAROL DO PRIMÚS PRB 10000KATIA POKRYWIECKI SD 77222LAMIM PMDB 15100LECA DA PADARIA PTB 14400LEVI LUCIANO PSD 55333LILIANE PR 22789LISSANDRO ROMAGNANI PP 11611LOURIVAL PERA PP 11123LUCAS LIMA PT 13613LUCIANE PMDB 15612

LUCIANO CUSTÓDIO É TUDO DOIS PR 22222LUCIANO DAY BILLY PDT 12112LUCIANO SANTANA PPS 23030LUIZ A. MARCOS (MARQUINHOS) PSD 55010LUIZ BOZZANO PSDB 45445LUIZ RICARDO - CADO PTB 14014LÚ ASSISTENTE SOCIAL PEN 51111MADSON TIO BETO PDT 12036MAMÃO PPS 23999MARCELO FURTADO PMDB 15444MARCELO WERNER PC DO B 65123MARCIA REGINA DE SOUZA PSD 55699MARCIO DEDÉ PSDB 45511MARCIO DO LANCHE PSL 17400MARCIO LAURENÇO SD 77000MARCOS MEURER SD 77977MARCOS MULLER - NETO SD 77777MARIA HELENA PSB 40999MARIA MARTA PPS 23111MARILENE PT 13313MARIO CESAR PSD 55055MARLI - RECICLAVALE SD 77077MARQUINHO PSDB 45025MAURINO DO CAMELÔ PP 11999MAURO DA AMBULÂNCIA PTC 36136MAURO DA ANTENA PSD 55555MAURO JOSÉ DA SILVA - SAÚDE SD 77555MAYCKON SILVA PSC 20100MOISES MORAES PR 22555MURILO PP 11777NEGUINHO DA JANAMAR PRB 10345NEIVA AZARIAS PR 22777NEUSA GIRARDI PMDB 15699NEUZA PR 22522NILSON GERMANO VIEIRA PP 11601NINA CRISPIM PDT 12345NÍKOLAS REIS PDT 12100OSNI MAESTRI PSD 55001OSNILDO ALEMÃO PMDB 15015OTTO DA FARMÁCIA PRB 10777PAMELA COELHO PP 11222PAMELA FONSECA PT 13000PASTOR MICA - ELETRECISTA PC DO B 65065PASTOR PLINIO PRB 10123PATRICIA MATTOS PRP 44325PAULA MANNES PSB 40007PAULA PEREIRA PTC 36045PAULINHO AMANDIO PDT 12000PAULINHO DA TECNO SUL PSDB 45000PAULISTA DO ESPETINHO SD 77789PEDRO AXT PSC 20200PERSY SEEMUND PSDB 45145PISSETTI PSB 40107POTIGUARA DUARTE - POTI PTC 36123PROF ALEX MAIA PPS 23321PROF. DARIO DO HANDEBOL PSB 40545PROF. JOSUÉ PSB 40222PROF. REGINA ALMEIDA PSB 40555PROF. ROBERTO PSB 40517PROF. RODRIGO PSB 40800PROFESSOR JULIO DA SILVA PDT 12321PROFESSOR BIRA PSC 20000PROFESSOR CLAUDIO PMDB 15130PROFESSOR CLAUDIO SANTOS PSDB 45611PROFESSORA DANNIA PSC 20120PROFESSORA LUCIANA PRP 44044PROFESSORA REGININHA PSD 55600PROFESSORA SIMONE CALDAS PC DO B 65000PROFª IVONETE SCHREIBER PP 11333PROFº ACÁCIO PSDB 45678PROFº DINHA PP 11700PROFº FERNANDO WERNER PP 11411RAFA DA PADARIA PR 22111RAFAEL ORTHMANN PDT 12212RAIMUNDO DA LOJA CEARÁ PSDB 45123RANIERI DA SILVA PTC 36153RAPHA CASA DA SOGRA PMDB 15200RAQUEL DO PROMORAR PMDB 15597RATO DA LAVAÇÃO DEM 25444REGIANE DA CUNHA PC DO B 65010REGIANE DE AQUINO PMDB 15310RENATA NARCIZO SD 77017

RENATA VIEIRA RODRIGUES PSD 55222RENATO CANDIDO PV 43333RENATO JOALHEIRO PRP 44101RENATO PELICAR PRP 44123RICARDO CONFERENTE PRP 44333RICARDO DA ESTETICAR PC DO B 65100RICHARD RR CAR PRP 44228ROBERTA DO MOTOCICLISMO PSB 40123ROBERTO DO PET PRP 44334ROBERTO DOS ANIMAIS PSDB 45222ROBISON COELHO PSDB 45345ROBLEDO PSD 55999RODRIGO CABELEREIRO PSD 55224ROGERIO NERI VIEIRA PRP 44001ROGÉRIO RUSSI DA LAVELOVE PP 11444ROSANA SCHMITT PDT 12150RUAMA RAIO PSB 40030RUBENS ANGIOLETTI PSB 40106

RUBENS PACHECO PPS 23523

RÉGIS TEMPO EXATO PDT 12038

RÔMULO MAFRA PT 13777SADI AUTOMÓVEIS PP 11888SALETE PSD 55123SALOMÃO PMDB 15333SALVADOR - BIG PMDB 15066SANDRA PSD 55531SANDRA IUPPEN PT 13013SANDRO ANDRADE PR 22333SERAFIM PP 11640SERGIO BESSA PRP 44321SEU JORGE PSB 40111SEVERINA SILVA PSDB 45333SEVERINO CORDEIRO PSD 55888SHEILA KUHNEN PSDB 45135SHEILA RITTON PSDB 45455SILVANA DE CAMPOS PRP 44112SILVANA DE CORDEIROS PDT 12567SIRLEY NEVES CUGIK PSDB 45155SIRVAL MECANICO PRP 44441SUEVERTON AQUINO - MANINHO PMDB 15777SULAMI DA SILVA PC DO B 65045SURAIA AMOR ANIMAL PRP 44345SUZANA PR 22765TAICIL LUZ PPS 23456TANIA PORTAL 2 ESPINHEIROS PRP 44010TANINHA PP 11711THIAGO CUNHA REDE 18000THIAGO MORASTONI PMDB 15111TIMBA PSB 40345TONHO DA GRADE PP 11111VALDIANE GOMES PPS 23233VALTINHO DO OPERACIONAL PTB 14123VALÉSIA PR 22987VANDERLEY DALMOLIN PMDB 15123VANESSA DAUER PRP 44999VANIA DO IMARUI REDE 18118VANTOS PPS 23613VANUZA SCHATT PC DO B 65600VENÍCIO AMORIM PR 22622VERA PR 22468VERONICA PSD 55050VICTOR HUGO SD 77456VILMAR PSB 40040VILMARA PEREIRA PRP 44100WILLIAN VIEIRA-AMIGO DA ESCOLA PTC 36222WYCHILLEN SILVA PRP 44002XANDE DO RESTAURANTE PSD 55500ZEQUINHA DO CAMINHÃO PRP 44222ZICO PPS 23555ZILDA PSD 55645ZÉ DA FAZENDA PPS 23000ZÉ DO MINI PREÇO PTC 36444

*Os dados foram extraídos do sistema do Tribunal Superior Eleitoral às 12 horas de ontem (16), data a partir da qual se dá por iniciada a campanha eleitoral. A listagem

oficial dos pedidos de registros será publicada no Diário da Justiça Eleitoral de

Santa Catarina até a próxima quinta-feira (18).

ELEIÇÕES 2016

Page 6: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 1466

Fotos surgiram nas redes sociais no último final de semana

www.jornalsemcensura.com.br

FoTo

S: A

uTo

r d

eS

co

nh

ec

Ido

/re

de

S S

oc

IAIS

Page 7: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

Opinião17 de agosto de 2016 - Edição - 146 7

nOvAs COLIGAçõEs E vELHAs prÁtICAsAcompanho mais de longe as

eleições municipais. Não sou daque-les que procuram se envolver direta-mente no processo eleitoral. Sou um eleitor comum, desses que fica tor-cendo para errar pouco, escolhendo o “menos pior” em cada eleição. Mas confesso a vocês que esse ano o pro-cesso está diferente ganhando uma conotação de comédia, fazendo-me interagir mais com meus amigos so-bre as coisas da política. Como não rir, por exemplo, da coligação PT/PP e as devidas explicações apresen-tadas ao eleitor pelos petistas mais radicais? Como não ficar perplexo ao constar que gente presa em opera-ções recentes da polícia é candidata a uma vaga na Câmara de Vereadores?

Quem anda por aí e tem o pri-vilégio de sentar-se à mesa de um

desses cafés espalhados pela cidade não pode deixar de ouvir, por exem-plo, críticas enfáticas aos supostos métodos adotados pela senhora Elia-ne Rebello buscando arregimentar gente para participar dos eventos oficiais de campanha do candidato da Prefeitura. Toda a cidade conhece esses métodos – pouco republicanos – de Eliane. Isso não é segredo para ninguém e chega a ser redundância comentá-los. Agora o que não dá de entender é o silêncio de seus aliados até então críticos contumazes de suas práticas.

Ao aderir à coligação governis-ta o PT resolveu colocar uma pá de cal sobre tudo o que disse nesses úl-timos vinte anos sobre a direita em Itajaí. Anuncia um “novo tempo” e um “novo governo” como se tivesse

(como diz Magru Floriano em sua coluna no Itajaí Digital) o poder de conceder a todos os participantes da administração municipal uma am-pla e irrestrita “indulgência” e até mesmo – vou mais longe - a radical “absolvição sacramental”. Digo que ele não percebeu que esse “perdão” petista vem acompanhado de uma prática descarada de “simonia”. Se estiver certo, aguardem nomeações de petistas para cargos até então ocupados pelos “traidores” do PDT e PPS.

Esqueça tudo o que foi dito ou feito até aqui porque, para alguns petistas, vale exclusivamente o tempo presente. E no tempo pre-sente vale a lógica do “quem está ao lado do PT é bom, quem está contra ele é mau”. Mais simples

do que isso impossível. O que dizer também quando le-

mos a lista dos candidatos a verea-dor do PMDB e encontramos ali o nome do ex-vereador José Valdevi-no, preso na Operação Dupla Face? Pior é saber que ele também inte-grou o grupo que o próprio candi-dato a prefeito Volnei Morastoni acusa diretamente de ter conspi-rado para atrapalhar sua reeleição em 2008. Assim sendo, Volnei tem, em seu grupo de assessores mais chegados, gente que até então era mais que adversária política, sendo guindada à categoria de inimiga. Volnei se junta ao grupo que lhe tirou a reeleição e o PT se junta ao governo da direita que sempre acusou de corrupto. Para compen-sar, ou limpar um pouco as suas

respectivas consciências, apontam o dedo para o PSDB dizendo que o tucanato peixeiro promoveu coliga-ção com o PCdoB. Grande consolo.

A única coisa que não deu de en-tender até agora é dos motivos que levaram esta gente não estar toda reunida em uma única coligação. Por que não estão reunidos em um único projeto político: Amilcar Gazaniga, Volnei Morastoni, Denísio Dolásio Baixo, Wilson Rebello, Tito Arruda, Rômulo Mafra, Tarcísio Zanelatto, Marcelo Sodré, Eliane Rebelo, Gerd Klotz, Douglas Cristino, João Vi-van, Zé do Codetran, Guido Rezen-de, Edison d´Ávila, Jandir Bellini, Paulinho Bornhausen, Décio Nery de Lima? O que fez formarem duas coligações e não apenas um grande frentão?

Desembargador alerta para práticas vedadas pela reforma eleitoral• Dia 18 Quinta-feira

• Último dia para a Justiça Eleitoral enviar à publicação lista/edital dos pedidos de re-gistro de candidatos apresen-tados pelos partidos políticos ou coligações.

• Data a partir da qual os nomes de todos aqueles que constem do edital/lista de registros de candidatura pu-blicado deverão ser incluídos nas pesquisas realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

• Último dia para os tribunais regionais eleitorais decidirem sobre os recursos interpostos contra a nomeação dos mem-bros das mesas receptoras e pessoal de apoio logístico dos locais de votação, assim como os contrários à designação dos locais de votação, observado o prazo de três dias da chegada do recurso no tribunal.

Dia 19 – Sexta-feira• Último dia para os juízes eleitorais responsáveis pela propaganda eleitoral no muni-cípio realizarem sorteio para a escolha da ordem de veicu-lação da propaganda de cada partido político ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

Dia 20 – Sábado• Último dia, observado o prazo de quarenta e oito horas contadas da publicação do edital de candidaturas requeridas, para os candida-tos escolhidos em convenção solicitarem seus registros ao juízo eleitoral competente, até

as 19 horas, caso os partidos políticos ou as coligações não os tenham requerido.

Dia 22 – Segunda-feira• Último dia para a Justiça Eleitoral enviar à publicação lista/edital dos pedidos de registro individual de candida-tos escolhidos em convenção cujos partidos políticos ou coligações não os tenham re-querido, considerado o prazo de apresentação do pedido que esses candidatos deveriam observar.

Dia 23 – Terça-feira• Último dia, observado o prazo de cinco dias contados da publicação do edital de candidaturas requeridas, para qualquer candidato, parti-do político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral impugnar os pedidos de regis-tro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligações.

• Último dia, observado o prazo de cinco dias contados da publicação do edital de candidaturas requeridas, para qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos dar ao juízo eleitoral notícia de inelegibilidade que recaia em candidato com pedido de registro apresentado pelo par-tido político ou coligação.

• Último dia para os diretórios regionais dos partidos políti-cos indicarem integrantes da Comissão Especial de Trans-porte e Alimentação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

PANIFICADORA - CONFEITARIA - LANCHONETE - PIZZARIA

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Cesar Abreu en-caminhou ofício para federações de classe e sindicatos destacando algumas práticas que são vedadas pela legislação eleitoral, como a utilização de vale-combustível, vale-alimen-tação, cesta básica, material de construção, remédios, e quaisquer outras vantagens ofe-recidas ao eleitor ou por ele solicitadas em troca de voto, podem configurar abuso de po-der econômico ou corrupção eleitoral.

Ainda no mesmo ofício, ele explicou que

é fundamental que a sociedade se mobilize para controlar as práticas abusivas. Abreu ci-tou também que não respondem por estes atos ilícitos somente aqueles que os praticam efe-tivamente, mas “podem responder, além dos eleitores e dos candidatos, quaisquer pessoas que intermedeiam, fornecem ou facilitam a negociação de benesses”, escreveu. Quais-quer denúncias de irregularidades e de crimes eleitorais podem ser apresentadas ao Ministé-rio Público Eleitoral pela página do TRE-SC na internet.

ElEiçõES 2016

Vagas de Emprego – Sine Itajaí- Agente de Segurança- Analista de recursos humanos- Auxiliar Administrativo- doméstica- Gerente de crédito- Gerente de loja- padeiro- representante comercial autônomo- Vendedor pracistaSINE ITAJAÍ - (47) 3398-6071

Fone: (47) 9917-2393Praça Felix Busso

AsseburgMERCADO DO PEIXE

Box 22 - Itajaí - SCInstagran:

PESCADOSREIS e-mail:

[email protected]

Page 8: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

8 17 de agosto de 2016 - Edição - 146

Na última legislatu-ra Itajaí não teve n e n h u m deputado

estadual eleito para a As-sembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), mesmo estan-do entre os dez maiores municípios do estado em população total. Contu-do, nas eleições de 2010, os itajaienses elegeram apenas um representante, Volnei Morastoni, na épo-ca deputado eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo um estudo realizado por acadêmicos da Unifebe para o Obser-vatório Social de Brusque (OSB), o deputado foi um dos que mais gastou com diárias, recebendo da Alesc uma média de mais de R$ 8.600,00 por mês no primeiro semestre de 2013 somente para diá-

rias de viagens, num total de mais de 51 mil reais no período.

Se considerarmos todo seu mandato, que durou quatro anos (entre 2011 e 2014), o “representante de Itajaí” na Assembleia Legislativa conseguiu o grande feito de estar lon-ge de Florianópolis apro-ximadamente 45% dos dias nos meses em que há registros de viagem no portal da transparên-cia da Alesc. De acordo com o estudo do OSB, as cidades para as quais o parlamentar mais viajou foram Blumenau, Nave-gantes e Itajaí. Ou seja, o ex-deputado cobrava diárias para ir para a ci-dade que diz ser sua re-sidência. Procurado pela equipe do Sem Censura, o ex-deputado não foi lo-calizado e o diretório do seu atual partido, PMDB, não respondeu.

FARRA DAS DIÁRIAS

Deputado usava dinheiro do povo para ir para casa

Page 9: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 146 9

O que fez o deputado

O que são as diárias?Quando um servidor público

ou parlamentar precisa se ausen-tar do município onde está o ór-gão em que trabalha por questões inerentes ao seu trabalho, este ser-vidor ou parlamentar recebe uma indenização para cobrir os custos da viagem, como alimentação e hospedagem. Em Santa Catarina, o valor pago aos deputados estaduais quando viajam dentro do estado é de R$670 por dia. O valor é maior do que pago aos servidores da Assembleia Legislativa, que é de R$420,00, mesmo que estejam viajando juntamente com os depu-tados para um único destino.

Em pesquisa realizada por

portais de reservas de diárias em hotéis, os valores médios para aco-modações de quatro estrelas (Hotel Sandri e Marambaia) em Itajaí em 2016 é de R$227,00. Já para acomodações de três estrelas (Estação 101 e Grande Hotel) o valor médio é de R$157,00. Ou seja, mesmo que o deputa-do tenha se hospedado em ho-tel com a diária mais cara que encontramos em Itajaí, ainda teria sobrado aproximadamen-te R$440,00 para alimentação por dia. Será que um deputado precisa gastar metade de um salário mínimo por dia para se alimentar?

• Consulta dos preços de hotéis foi feita em 11 de agosto de 2016. Estima-se que o valor das diárias em 2013 fosse ainda menor.

• Busca no Portal da Transparência mostrou ao longo os quatro anos de mandato um total de apenas seis projetos que têm Itajaí na ementa.

De acordo com o regimento inter-no da Assembleia Legislativa, cabe aos deputados, participar das ses-sões e reuniões das comissões, po-dendo oferecer proposições, discutir e deliberar sobre qualquer matéria e, entre outras funções, “promo-ver perante quaisquer autoridades, entidades ou órgãos da administra-ção estadual ou municipal, direta ou indireta e fundacional, os interesses públicos ou reivindicações coletivas das comunidades representadas”. Porém, além de ser um dos deputa-dos que mais gastaram com viagens na legislatura, Volnei Morastoni pouco fez em seus quatro anos de mandato.

O deputado pautou sua atuação basicamente em propor leis para transformar entidades em “utilidade pública”, para angariar mais apoia-dores às suas campanhas. Prova disso é que, de 32 propostas apre-sentadas durante todo seu mandato (média inferior a uma proposta por mês!!), mais da metade teve como tema este tipo de lei, num total de 14 entidades listadas. Nos projetos que envolviam diretamente o município de Itajaí, esta média foi ainda mais assustadora: 83%, considerando que o parlamentar apresentou só seis propostas envolvendo diretamente o município e cinco delas eram para as entidades.

• Relatório de setembro de 2011 mostra que o deputado esteve fora de Florianópolis recebendo diárias durante 22 dos 30 dias do mês.

Page 10: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 14610

FoTo

S: d

IVu

LGA

çã

o

dIV

uLG

ão

Lu

IS M

Ac

ed

o /

MA

rA

do

S d

ep

uTA

do

S

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou para o dia 12 de setembro a votação em Plenário do pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

MA

rc

oS

oLI

Ve

IrA

/AG

ên

cIA

Se

nA

do

O advogado José Eduardo Cardozo apresentou ao Senado as testemunhas que vão depor a favor de Dilma Rousseff no

processo de impeachment. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, responsável por conduzir o

processo, já marcou o dia do julgamento: 25 de agosto.

Eliane Rebello (PSD) também apareceu nas redes sociais apoiando a candidatura governista.

Anna Carolina (PSDB) e Maurílio (PR) oficializaram o pedido de registro de suas candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

Volnei Morastoni (PMDB) deu

entrevista ao Jornal de

Santa Catarina e publicou a foto nas

redes sociais.

João Paulo (PP) e seu

vice Artur de Jesus (PSD)

recebem o apoio do prefeito

Jandir Bellini

Page 11: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

Sem Censura 17 de agosto de 2016 - Edição - 146Sem Censura 17 de agosto de 2016 - Edição - 146 11

[email protected]

ariane.goncalves.906@arigoncalves pra pensar:

Seu medo tem o tamanho que você dá a ele!

Pedro Ferreira Neto e Dinovan Ferreira da Casa Nobre Construtora

Edson Bruning e Fernando de Oliveira da Zehn Bier.

Charles Kan e Leonardo Rebelo

Karol, Roberta, Andrea, Aline e Luciane da Rivale e Dagnoni

Page 12: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 14612

[email protected] OAB/SC 26.783

www.sindicatodosmetalurgicos.com.br

Psicoterapeuta [email protected]

paz sem voz... é medo!Durante anos transitei com um ade-

sivo na traseira do meu carro com a frase de uma campanha curitibana pela paz que dizia: “Paz sem voz é... medo!” Essa frase me chamou muita atenção quando foi lan-çada, pelo apelo que a musica do grupo musical O RAPPA, de onde ela foi tirada, trazia sobre a paz. Paz cotidiana, viciada, maledicente, prisioneira. Onde as pessoas prendem-se dentro de casa para sentirem--se seguras.

Itajaí ainda é uma cidade onde anda-mos pelas ruas com uma “certa” tranquili-dade. “Certa” porque escutamos casos de assedio sexual acontecidos em pleno ter-minal de ônibus, no bairro Fazenda. Sim, existem “senhores” andarilhos que atacam meninas que esperam o transporte coletivo e que se não fossem outras mulheres, ali no momento, os assédios se transformariam em violências sexuais.

Mas, o que fazemos para manter a paz? Que paz? Para quem? Para mim? Para os meus? Para os teus? Ou, para todos?

Vemos agressões verbais ou físicas e nos retiramos “calados” para não piorar a situ-ação. A situação já esta ruim quando uma violência, seja ela de qual forma for, está

acontecendo. A voz pedida... não é a voz da reação. Que acontece no mesmo nível. Não. É a voz da ação. É a voz que conhece seus direitos e deveres. É a voz que apren-deu a respeitar e ser respeitado. É a voz do homem, da mulher, do forte em defesa do fraco.

Nossa arma deve ser a vontade de rea-lizar a paz!

Vai aqui uma dica para aqueles que exercerão no dia 2 de outubro seus direitos no dever de votar:

Procure nos planos de governo, apre-sentados por seus candidatos, quais as de-mandas na área da segurança que serão atendidas se estes forem eleitos pela maio-ria.

Se este plano contempla nossa cidade com o fortalecimento de políticas preven-tivas municipais com o modelo de policia-mento comunitário, integrando políticas públicas de educação e segurança e geran-do programas de conscientização da popu-lação para a erradicação da violência em espaços participativos nas comunidades.

Para isso precisamos saber o que quere-mos para a nossa cidade.

Itajaí está crescendo e suas necessida-

des aumentando. Falamos de se-gurança mas a paz passa pela via da saúde, do meio ambiente em que vivemos, da educação que recebemos e dos governantes que elegemos.

O medo paralisa. Vemos nos meios de comunicação que cri-mes de assaltos a mãos armadas começam a aterrorizar a popula-ção do Vale do Itajaí. Ainda são um aqui, e outro ali, compara-dos às grandes cidades do país. Não queremos que as estatísticas aumen-tem. Logo, é tratando da raiz do problema que solucionaremos esta preocupação. A raiz do problema esta dentro do lar. Na educação que damos aos nossos filhos. Não será construindo a melhor penitenciária do estado que livraremos nossa cidade da atu-ação dos criminosos. Será educando, orien-tando, alimentando corretamente nossas crianças que evitaremos os crimes.

Será que a resposta está na condição de sociedade liquida em que nos tornamos, termo sinônimo de pós-moderno, criado pelo sociólogo Zigmund Bauman?

A sociedade liquida não pensa a

Furto de animais de produção vira crime de maior

potencial ofensivo

longo prazo, não consegue traduzir seus desejos em um projeto de longa dura-ção e de um trabalho duro e intenso para a humanidade.

Os grandes projetos das novas socie-dades se perderam e a força da sociedade não é mais voltada para o alcance de um objetivo.

Que nós tenhamos um objetivo. E que ele seja a paz.

Que a geração futura itajaiense possa usufruir dos resultados saídos da nova ges-tão, com nossa participação ativa na cons-trução de uma cidade segura para todos nós.

Desde o início desse mês de agosto o Código Penal brasileiro foi recheado com mais uma tipificação mais gravosa dos crimes de furto e receptação de semo-ventes domesticáveis de produção. Isso porque foi publicada a Lei nº 13.330, de 2 de agosto de 2016, que acrescentou o parágrafo 6º ao artigo 155 do Código Penal, além do artigo 180-A.

Subtrair, para si ou para outrem, semovente domesticável de produ-ção, ainda que abatido ou dividi-do em partes no local da subtração, tornou-se crime de furto qualificado, cuja pena é agora de dois a cinco anos de reclusão, conforme parágrafo 6º do artigo 155 do Código Penal. Já ad-quirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização, semovente domes-ticável de produção, ainda que aba-tido ou dividido em partes, sabendo ser produto de crime, constitui crime de receptação de animal, cuja pena é de dois a cinco anos, mais pagamento de multa, nos moldes do novo artigo 180-A do Código Penal.

Por semovente se entende o ani-mal que é criado em grupos, como bois, cabras, galinhas, suínos e rép-teis, dentre outros, e que pertencem a

alguém, integrando seu patrimônio e se tornando passíveis de serem tomados como objeto de negócios. Nesta linha, são também considerados semoventes domesticáveis de produção, para efeitos dos novos artigos do Código Penal, ca-chorros, cavalos e aves, desde que desti-nados para fins de procriação ou explo-ração de seus frutos.

A alteração legal, com a criação da figura destes novos crimes (que se constituem infração de maior poten-cial ofensivo, não admitindo suspensão condicional do processo), visa proteger produtores rurais de prejuízos, evitan-do consequentemente a ocorrência de abates clandestinos, onde não há fisca-lização sanitária, resultando na comer-cialização no varejo de produto (carne) possivelmente contaminada e que não respeita normas de saúde pública e bem--estar animal. Portanto, foi festejada pelo setor produtivo pecuário.

Por outro lado, contudo, várias crí-ticas foram despendidas à novel Lei nº 13.330/16, já que teria criado mais tipos penais desnecessários, originando con-flitos normativos e possível insegurança jurídica, uma vez que a proteção dos animais (patrimônio do pecuarista) já estaria sendo realizada de forma ade-quada por outros dispositivos de lei.

Page 13: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

Sem Censura 17 de agosto de 2016 - Edição - 146 13

André Caetano

FoTo

S: A

nG

eLo

e d

Ar

LIn

e

SA

nTo

S.

pLAYbOY 41 YEArs A Ilha da Magia foi o lugar escolhido pela Playboy para celebrar seus 41 anos. A festa de aniversário oficial da respeitada publicação quarentona com direito a red carpet e mesa de doces assinada pela Quituteria BC teve na sua lista de convidados uma respeitável lista de Vips. A presença do Presidente da publicação Marcos de Abreu e do vice André Sanseverino carimbou Santa Catarina como destino certo para futuros eventos da revista Playboy.

sAFAdÃO EM bLuMEnAuO cantor “sensação do momento” Wesley Safadão estará em Blumenau fazendo um grande show no Parque Vila Germânica

por ocasião do aniversário da cidade, em 1 de setembro de 2016. Um dos maiores nomes da música popular no Brasil, ele apresentará o show do novo DVD “Wesley Safadão - Ao Vivo em Brasília”, que traz sucessos e músicas inéditas. A realização

deste mega evento é do Grupo ALL. Os números comprovam o sucesso e popularidade de Safadão no País. Com uma média de 25 shows por mês, 300 por ano, ele faz todos dançarem ao som de sucessos como “Coração Machucado”, “Camarote”, “A Dama

e o Vagabundo” e muitos outros hits. Na primeira semana de pré-venda do álbum no iTunes, “Wesley Safadão - Ao Vivo em Brasília” ficou em segundo lugar no Brasil. Após o lançamento o álbum passou mais de 20 dias em primeiro lugar de vendas

no iTunes. As vendas físicas do seu mais novo trabalho refletem o sucesso do projeto, o cantor ganhou Disco de Platina nos

bastidores do programa Domingão do Faustão.

pOdErOsAsA Feijoada das Poderosas agitou o Galera´s

Bar, na Praia Brava, em Itajaí. Comandada pela apresentadora Marinez Alvezz pelo 5º ano

consecutivo, a Feijoada já se tornou tradição, reunindo mulheres de sucesso e empresárias

poderosas da região. A Feijoada das Poderosas 2016 contou com o patrocínio da clínica Andy

Ern, que ofereceu um lindo brinde personalizado para as madrinhas do evento. A Yang

Modeladores, foi representada pela empresária Angela Freire, que lançou uma Loja Móvel no evento, a Yang Truck Store. O evento ainda contou com a ilustre presença do ator global

Rapahel Sander, protagonista da série “Verdades Secretas” e ex-marido da atriz Carol Castro.

Thalyta Ern, Angela

Freire e Cristini

Pereira de Oliveira

Thalyta Ern e Marinez Alvezz

Gastão Franco e Josiele Fernandes

Marcos de Abreu

André Caetano, André Sanseverino, Emerson Strutz e Sandro Domenico

CArOL COrtInAs prIMEA Carol Cortinas Prime apresenta no próximo dia 24 de Agosto com exclusividade para os profissionais da decoração, arquitetos, designers de interiores e imprensa seu novo layout. A loja de Balneário Camboriú é primeira loja da rede a ganhar o formato prime que terá um atendimento especifico para os profissionais da decoração, o novo layout leva a assinatura do arquiteto Marco Antonio Medeiros que ainda assina uma linha de tecidos para cortinas.

Page 14: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

17 de agosto de 2016 - Edição - 14614

Page 15: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

Sem Censura 1517 de agosto de 2016 - Edição - 146

CArtA COMprOMIssOA cada eleição novos atores entram em cena

em busca de espaço e visibilidade. Novos órgãos do chamado terceiro setor e todos buscando a mesma coisa. Poder, nada mais que poder. Não foi diferen-te quando da fundação do Observatório Social de Balneário Camboriú e do direcionamento dado às eleições da Diretoria do mesmo.

Fiz minhas considerações quando de sua pri-meira publicação sobre a atividade e dos valores publicados como economia para o município pela simples participação em licitações. Mero observa-dor em licitação não interfere no processo de licita-ção, pode, sim, surgindo alguma suspeita de super-faturamento, de favorecimento ou direcionamento de licitações realizar sua denúncia embasada e téc-nica ao Ministério Público.

Mas não simplesmente em um pregão interferir nas disputa que leva a redução de alguns valores que na soma são significantes. Dito isto vemos agora que juntamente com outras diversas ONGs, cada buscando ser o órgão de controle e transparência com maior impacto, junto à comunidade apresen-tam suas Cartas Compromisso de Propostas e Proje-tos aos candidatos a Prefeito das cidades.

pOntOs pOsItIvOsOs pontos positivos neste processo estão no de-

bate entre os diversos membros destas entidades, que muitas vezes se ampliam para o campo educa-cional ampliando o conhecimento, na formação de opinião. Debates que tratam dos diversos assuntos, das necessidades da comunidade e principalmente como entidades que buscam mostrar as falhas de gestão dos administradores municipais.

pOntO nEGAtIvO Em contraponto temos a nítida tendência de

querer administrar sem ter disputado a eleição, onde a carta compromisso assinada pelos candida-tos demonstrariam que o que ali esta seria cumpri-

do. Um engano, pois neste período todos certamente assinam qualquer compromisso desde que isso seja de interesse da comunidade, cumprir certamente não é prioridade, pois se não for cumprido o que poderá ocasionar uma de-núncia de que não cumpriu com o acordo firmado.

Também precisamos entender que para o controle e gestão, para investigação dos diversos segmentos da gestão dos administradores munici-pais possuímos dezenas de órgão que se fizerem seu trabalho corretamente bastam. Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas são alguns destes órgãos entre os diversos existentes.

Diante disto para cada nova ONGs de controle criada ou os órgão para o qual pagamos impostos para manter, demonstram que todo o sistema está falido e o vício de origem está em todo o segmento do governo Federal, Estadual e Municipal.

FAçA O QuE Eu dIGO MAs nÃO FAçA O QuE Eu FAçO.

Uma frase que define o momento das diversas

ONGs que buscam cobrar a transparência e dar exemplos de ges-tão. Recebi cópia do Anexo I – Plano de Transparência e Controle Social para Balneário Camboriú – Elei-ções 2016, pro-posta encaminhada pelo Observatório Social de Balneário Camboriú aos candidatos em que algu-mas sugestões são muito boas, entretanto algumas soam para mim como demagogia e questionáveis.

Tendo participado da fundação do Observató-rio Social de Balneário Camboriú, questiono que uma entidade como esta que cobra transparência, prestação de contas, nepotismo, acesso a informa-ção deveria ser o exemplo de como fazer.

Luiz Gustavo Couto Servidor Público Municipal - [email protected]

COMEMORAçãO

Workshop marca dez anos do Núcleo de

tecnologia da ACiiO Núcleo de Tecnologia da In-

formação e Comunicação (Nutic) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) está comemorando seus primeiros dez anos de ativi-dades e, para celebrar, promove o Workshop Coffee Tech hoje (17) a partir das 14 horas, na própria sede da associação. O evento é direcionado para profissionais de tecnologia e terá como in-gresso um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição de caridade ainda não divulgada pelo núcleo. As inscri-ções para o evento podem ser fei-tas pelo endereço digital http://migre.me/uyDcC.

A programação do workshop começa com o lançamento do “Programa Jovem Tec – Tem Ideia na Rede”, que é uma inicia-tiva da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com o Nutic, Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e a Media Lab e Fundação Lemann (MIT). De-pois o vice-presidente da Asso-ciação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Ionmani Engelman, deve apresentar os trabalhos desenvolvidos pela entidade, incluindo o Acate Tech Report 2015, estudo que revelou que Santa Catarina é o estado que mais cresce em nú-

mero de colaboradores na área de TI.

Já Marcelo Cazado, líder regional RIA-SC/Anjos do Brasil, vem a Itajaí para falar sobre o projeto Investimento--Anjo, que é uma iniciativa da ONG Anjos do Brasil que tem como grande objetivo fomentar o empreendedorismo e a inova-ção, apoiando startups de todo o Brasil. A programação conta ain-da com a palestra do especialista em gerenciamento de projetos Rodrigo Schilling, que vai apre-sentar o tema “Governança em TI”. Cazado é diretor de novos negócios da Effortt Brasil.

Se a informação existe onde está disponibilizada pois necessitamos saber:

1) Quem são os mantenedores do OBS?2) Quanto recebe de contribuição o OBS?3) Quais são as despesas do OBS?4) Para estas despesas do OBS serem autori-zadas, é realizado no mínimo três orçamentos?5) Quem são os funcionários mantidos pelo OBS e que recebem remuneração?6) Qual o grau de parentesco com os mem-bros da diretoria? Seguem o conceito de que até o terceiro grau não poderão ser contrata-dos os parentes como no serviço público.7) Um facebook é suficiente para conter estas informações.8) O OBS tem um Portal da Transparência tal qual cobra dos futuros governantes?Perguntas estas que com certeza a direto-ria do OBS de Balneário Camboriú dará de maneira a dirimir estas dúvidas e que certamente publicarei em minha coluna democraticamente, pois estas dúvidas não são somente minhas mas de várias pessoas que procuram algo em que se espelhar e que constantemente tem sido pauta de conversas no dia a dia.

Page 16: Itajaí, Balneário Camboriú e Região - 17 de agosto de 2016 ...jornalsemcensura.com.br/wp-content/uploads/2016/08/146.pdf · toni entende que não há necessidade de explicações

Sem Censura 17 de agosto de 2016 - Edição - 14616

WA

nd

er

ro

be

rTo

/ex

eM

pLu

S/c

ob

LAV

Io F

Lor

Ido

/ex

eM

pLu

S/c

ob

Barroso permanece invicto e lidera o campeonato com um ponto à frente do Operário

Com recorde olímpico e ouro, Thiago Braz, de 22 anos deu um show nos Jogos Olímpicos

OLIMPÍADAS

Brasil dá um salto no quadro

de medalhas

SÉRIE B

Marcílio vence a primeira com uma

goleada e sai da lanterna

SÉRIE C

Atlético itajaí é campeão do returno e vai às finais

Os jogos válidos pela quinta rodada da série B do Campeonato Catarinense de Futebol mudaram um pouco a tabela para o time rubro--anil, que jogou diante de sua torcida no último sába-do à noite. Com uma vitória expressiva de 5 a 0 contra o Porto, de Porto União, o Marcílio Dias saiu da incô-moda última posição da ta-bela e espera repetir o bom resultado nos próximos jo-gos. Na próxima rodada o marinheiro vai a Jaraguá do Sul enfrentar o Juventus, no domingo (21) às 15 horas.

Já o Almirante Barroso jogou no sábado à tarde e empatou em 1 a 1 com o Bar-ra, de Balneário Camboriú, jogando no estádio Augusto Bauer, em Brusque. Na pri-meira partida que o Barroso não venceu desde que vol-tou ao futebol profissional, o time alviverde manteve a liderança do campeonato com treze pontos conquista-dos. No próximo domingo o Barroso recebe o vice-líder da competição, Operário de Mafra, às 11 horas no está-dio Camilo Mussi em partida válida pela sexta rodada.

Com uma vitória por 3 a 1 con-tra o Imbituba, o Clube Atlético Itajaí finalizou o segundo turno da Série C do Campeonato Catarinen-se com dez pontos, consagrando-se campeão do returno e garantindo sua vaga nas finais. O time itajaien-se vai enfrentar o Fluminense Fu-tebol Clube, de Joinville em dois jogos, valendo uma vaga na Série B em 2017. No primeiro turno, Flu-

minense foi campeão e o Itajaí vice, mas pela campanha dos clubes, o time de Joinville tem a vantagem de sediar o jogo decisivo.

O Clube Atlético Itajaí venceu na última rodada o Imbituba por 3 a 1, jogando fora de casa no Está-dio Emília Mendes Rodrigues. Já na outra partida da quinta rodada, jogando no Caldeirão do Itaum, em Joinville, o Fluminense go-

leou o Curitibanos por 5 a 0. Os jogadores do Itajaí Ederson Sil-va Camilo (8 gols) e Jean Carlos Palmeira (7 gols) também estão na disputa pela artilharia do cam-peonato. Os maiores goleadores do Fluminense de Joinville são Anatole Johann da Rosa e Adeil-ton Henrique da Silva, ambos com cinco gols ao longo da com-petição.

Classificação Pontos Vitórias Empates Derro-tas

Saldo de gols

1° Barroso 13 4 1 0 72° Operário 12 4 0 1 33° Tubarão 10 3 1 1 64° Barra 10 3 1 1 45° Juventus 7 2 1 2 -16° Jaraguá 6 2 0 3 -1

7° Hercílio Luz

6 2 0 3 -2

8° Concórdia 4 1 1 3 -19° Marcílio 3 1 0 4 -110° Porto 1 0 1 4 -14

Depois de uma primeira semana com poucas meda-lhas, o Brasil entrou mais inspirado para a segunda semana de competições e saltou diversas po-sições no quadro geral da competi-ção. Na ginástica artística foram três medalhas, duas de prata (Arthur Za-netti, nas argolas, e Diego Hypolito, no solo) e uma de bronze (com Arthur Mariano). No judô, que já ti-nha conquistado um ouro com a Rafaela Silva (destaque da primeira semana), conseguiu mais dois bronzes (Mayra Aguiar e Rafael Silva).

A natação teve uma grata surpresa com a medalha de bronze de Poliana Okimoto na maratona aquática. A me-dalha veio após uma revisão do encerramento da prova, que desclassificou a segun-da colocada. Outra surpresa brasileira que garantiu me-dalha foi o atleta Isaquias Queiroz, da canoagem de velocidade, que conquistou

uma medalha de prata na ca-tegoria de mil metros em ca-noa individual (C1). Isaquias ainda vai com-petir em outras distâncias e espera trazer mais meda-lhas para o Brasil.

A grade re-velação olím-

pica desde a última edição do Sem Censura foi o cario-ca Thiago Braz, que atingiu a marca de 6,03m no salto com vara, garantindo a medalha de ouro e batendo o recorde olímpico da modalidade. “O dia foi muito especial. [...] Quem saltou comigo tam-bém foi o público brasileiro. A emoção que eles passaram para mim foi muito importan-te”, disse Thiago. Até o fecha-mento desta edição, o Time Brasil estava com um total de dez medalhas, com duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, na 15ª colocação geral no quadro da compe-tição.

Av Marginal Leste, n°1740

Centro Balneário Camboriú

Ginastas subiram juntos ao pódio para receber as medalhas do solo.