Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em...

10
Rede Globo flagrou anestesista vendendo remédios manipulados em sua clínica e um oftalmologista que menciona combinação de medicamentos proibidos; Inquérito policial foi aberto e promotora que saber se as fórmulas dos produtos contém entorpecentes. Pág.3. Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua campanha Arlindo Sonsin e sua esposa Rosa Antonia (ela, presidente da Sociedade de Assistência à Infância e Maternidade (SAIM), merecem destaque. Leia matéria especial sobre Arlindo no suplemento Vitrine. Jornal Regional desenvolve site com rádio web O Web designer Rafael Fernando,da cidade de Mirassolândia,deverá colocar online, em 10 dias, o site com rádio web do (JR) Jornal da Região, de Palestina, desenvolvido com tecnologia de ponta, para acompanhar a velocidade da notícia através da Internet, o que é também uma forma de interagir com leitores e anunciantes,com notícias atualizadas todos os dias: Consulte nosso site nos próximos dias pelo endereço: Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6

Transcript of Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em...

Page 1: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Rede Globo flagrou anestesista vendendo remédios manipulados em sua clínica e um oftalmologista que menciona combinação demedicamentos proibidos; Inquérito policial foi aberto e promotora que saber se as fórmulas dos produtos contém entorpecentes. Pág.3.

Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua campanha

Arlindo Sonsin e sua esposa Rosa Antonia (ela,presidente da Sociedade de Assistência à Infância eMaternidade (SAIM), merecem destaque. Leiamatéria especial sobre Arlindo no suplemento Vitrine.

Jornal Regionaldesenvolve sitecom rádio web

O Web designer RafaelFernando,da cidade deM i r a s s o l â n d i a , d e v e r ácolocar online, em 10 dias, osite com rádio web do (JR)Jornal da Região, dePalestina, desenvolvido comtecnologia de ponta, paraacompanhar a velocidade danotícia através da Internet, oque é também uma forma deinteragir com leitores eanunciantes,com notíciasatualizadas todos os dias:Consulte nosso site nospróximos dias pelo endereço:

Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6

Page 2: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Não ter medo das Maldades

Salmos 56:11 - Em Deus tenho posto a minha confiança; nãotemerei o que me possa fazer o homem.

Davi estava em Gate, prisioneiro dos filisteus e sofrendoprovações. Neste contexto de sofrimento, ele se lembra do poderdo Senhor e escreve: “Em Deus tenho posto a minha confiança:não temeres o que possa fazer o homem” (Salmo 56:11).

Há duas coisas que o Salmista salienta. A primeira é a malda-de humana, sempre pronta para nos destruir. A outra coisa é aconfiança no Senhor, no meio de todas as maldades que nos cer-cam. A primeira coisa não depende de nossa atitude. Já a segundacoisa, esta faz mais estragos quando cultivamos o medo.

João, na sua Primeira Carta, estuda medo e amor, no mesmocontexto. Amar a Deus solidifica nossa confiança Nele. Viver oamor do Senhor em nossa vida aumenta nossa confiança, mesmoquando, ao nosso redor, as pessoas tramam maldades contra nós.Quando colocamos nossa confiança no Senhor, além de perceberas maldades humanas, descobrimos fortemente o poder libertadordo amor divino. Viver nesse mundo é viver cercado pelas armadi-lhas inimigas. Por outro lado, viver o amor divino nos livre de vivercom medo. Confiar em Deus é não temer as maldades humanas.

Injuriados por sermos Cristãos

1 Pedro 4:14 - Se pelo nome de Cristo sois vituperados,bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito daglória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quan-to a vós, é glorificado.

Ao descrever os padecimentos de Jesus por nós, o Apósto-lo Pedro nos alerta sobre a justiça de padecer por amor a Cristo. Eacrescenta: “Se pelo nome de Cristo seus vituperados, bem aven-turados sois, porque sobre vós repousa o Espírito de glória deDeus” (I Pedro 4:14).

Quantas vezes fomos vituperados, pelo fato de dar teste-munho de Cristo? Quantas vezes, em função de nossa lealdade aoMestre, sofremos humilhação, injúrias, desprezo? Às vezes, can-sa. Não raro, a pressão é tanta que, se pudéssemos, fugiríamospara o céu.

Pedro confirmou que nossa grande bênção certamente serána vida eterna, com Cristo. Mas, na sua Primeira Carta, ele tambémnos ensina a discernir, aqui mesmo na Terra, “o Espírito da glóriade Deus”. Discernir como Estêvão, que viu a glória invisível, du-rante seu martírio. O “Espírito da glória de Deus” repousa sobrenós e vive dentro de nós. Quanto maior o vitupério, maior Suaconsolação. Nesta consolação, mesmo caídos Ele nos levanta.Mesmo injuriados, Ele nos glorifica.

Intimidade com Jesus

Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguémouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com elecearei, e ele comigo.

Escrevendo à igreja em Laodicéia, Jesus Cristo dá a receitapara quem quer ter intimidade com Ele: “Eis que estou à porta ebato: se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em suacasa, com ele cearei e ele Comigo” (Apocalipse 3:20).

Cristo quer que tenhamos intimidade com Ele. Por isso, Elevem à nossa porta e bate. Até aí, a iniciativa é Dele. Daqui emdiante, a responsabilidade é nossa.

Primeiro, é necessário ouvir a Sua voz e a Sua batida naporta do nosso coração das vozes do mundo, não ouvem a Sua“voz”. Depois, é preciso, do lado de dentro, “abrir a porta”. Quan-do não abrimos, Ele não entra. Após Sua entrada, Ele propõe co-mer conosco - o que não acontece, quando ficamos no nossocanto, insistindo em comer nossas comidinhas sem nutrientes. Oque Jesus diz aos laodicenses é: Eu quero ter intimidade com oscristãos. Eu tomo sempre a iniciativa de bater à porta. A nossaparte é prestar atenção à Sua voz. É abrir a porta e deixar Ele entrar.E é sentar com Ele e nos alimentar com o banquete se Sua presen-ça. Isso é intimidade.

Você se conhece?

Duas opções que teremos em nosso site:www.jornaldaregiaopalestina.com.br

“A venda de medicamentos contendo tiratricol, que são prescritospara emagrecimento e outros usos ligados à estética e beleza, deve ser proibi-da. Essa é a conclusão a que chegaram pesquisadores do Idec (InstitutoBrasileiro de Defesa do Consumidor) após analisar a aplicação do produto notratamento da obesidade, a literatura médica e científica, as informações vei-culadas ao consumidor pela internet e pela bula dos medicamentos.

O principal uso do produto no Brasil é para a redução de peso, devidoa suas semelhanças com o hormônio tiroideano. A administração de tiratricolproporciona perda de peso rapidamente mesmo sem dieta alimentar. É usadopara induzir o emagrecimento, sozinho ou associado a outros componentesnocivos à saúde como a adrenalina, efedrina, antidepressivos ou fitoterápicos.

“O tiratricol é uma substância desnecessária para o organismo, poisimita a ação dos hormônios da tireóide que controlam a temperatura do corpoe aceleram o metabolismo, estimulando a queima de gordura”, afirma MargôKarnikowski, consultora técnica do Idec e pesquisadora do Núcleo de Estu-dos em Saúde Pública da Universidade de Brasília. Ela explica que em pessoasnormais, que não precisam desses hormônios, o tiratricol causahipertireoidismo, problemas cardiovasculares, hipertensão e infarto. “Há atérelatos de casos de morte súbita em jovens”, alerta Karnikowski.

A MORTE COMO EFEITO DOS REMÉDIOS

Os principais efeitos adversos do uso do tiratricol são fe-bre, sintomas cardiovasculares (taquicardia, palpitações e hi-pertensão; ataques cardíacos e infarto agudo do miocárdio; ha-vendo relatos de morte súbita associada ao uso do medica-mento), neurológicos (insônia, nervosismo, depressão, psicose,derrame cerebral e coma), náuseas, vômitos e diarréia, redu-ção da massa óssea (osteopenia), calores intensos (fogachos),fraqueza, reações alérgicas cutâneas.

O tiratricol também provoca a eliminação de nutrientes fundamentaispara o organismo, como sódio, fósforo e cálcio. Além disso, tem efeito cumu-lativo, permanecendo no organismo do paciente por até 7 dias. “Dependendoda dose e do tempo de uso, os efeitos do tiratricol podem ser irreversíveis,pois não são percebidos pelos consumidores nem pelo próprio médico”,alerta Margô.

O Tiratricol é vendido nas farmácias brasileiras com as marcas LiporexLP, Bieso, Redulip, Triac, Trimag, sendo indicado pelos fabricantes “comocoadjuvante à dieta no tratamento de obesidade, gordura localizada(lipodistrofias) e sobrecargas lipídicas”, como consta nas bulas aprovadaspelo Ministério da Saúde. É comercializado sem apresentação de receitamédica, apesar de tratar-se de produto com tarja vermelha, o que subentendeque esse deva ser vendido mediante apresentação de receituário, sem necessi-dade de retenção da mesma.

O Idec encaminhou o resultado da pesquisa à Anvisa (Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária) e ao DPDC (Departamento Nacional de Proteçãoe Defesa do Consumidor)”.

Os remédios para emagrecer eo perigo de morte nos frascos

Na reportagem-denúncia da Rede Globo, da Página 8 desta edição,você saberá o motivo que levou a polícia, o Ministério Público e o ConselhoRegional de Medicina, a abrirem inquérito e investigarem as fórmulas dosremédios para emagrecer, que estavam sendo receitados por um oftalmolo-gista de Rio Preto, e um médico anestesita de Tanabi. A palavra-chave émorte.

Isso porque as combinações medicamentosas contém Tiratricol,comercializado nas farmácias com as marcas de Liporex LP, Bieso, Redulip,Triac, Trimag, que em resumo, segundo matéria abaixo, ewlaborada por es-pecialistas, podem matar os usuários pois causam taquicardia, palpítações ehipertensão, ataques cardíacos, infarto e morte súbia, entre outros. Veja asadvertências médicas em relaçãos aos “milagrosos” remédios receitados:

O Instituto propõe que o tiratricol seja totalmente banido do país,inclusive nas farmácias de manipulação e nos suplementos alimentares. Tam-bém pede que haja uma fiscalização adequada sobre a venda desses remédiosnas farmácias comerciais e na internet e que sejam fornecidas informações aosmédicos e à população sobre os riscos do tiratricol.

Nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países europeus, seu usopara emagrecimento foi proibido. No Brasil, a Anvisa ainda não tomou ne-nhuma atitude efetiva a respeito da proibição do tiratricol para esse fim.

Na internet são encontrados muitos sites com propagandas enganosassobre o medicamento, alegando que não é considerado uma droga e sim umsuplemento alimentar que pode ser vendido sem prescrição médica em acade-mias e lojas de fitness sem contra-indicações.

Os sites que comercializam produtos contendo tiratricol afirmam queo medicamento é seguro e eficaz para tratamento de celulites, colesterol alto,gordura localizada e para ganhar massa muscular, induzindo atletas,fisiculturistas e consumidores em geral a usá-lo. “Isso é extremamente grave,pois os atletas já têm um processo natural de aceleração metabólica”, explicaMargô Karnikowski.

O Idec é contra o uso do tiratricol para fins de emagrecimento e sugereque o medicamento seja restrito ao ambiente hospitalar para tratamento decâncer da tireóide, já que não se tem um controle adequado sob a venda damaioria dos produtos que exigem prescrição médica. Para pacientes que so-frem de obesidade mórbida, o Idec recomenda outros remédios existentes nomercado, que agem para impedir a absorção de gordura pelo organismo e sãomenos nocivos para a saúde.

A INCB (International Narcotics Control Board), organização inde-pendente de monitoramento do mercado farmacêutico, já recomendou aoBrasil, Chile e Argentina a tomada de medidas administrativas e legislativaspara controlar o consumo de medicamentos psicotrópicos e para emagreci-mento, uma vez que representam risco potencial à saúde do consumidor. OBrasil, infelizmente, é o país campeão mundial em consumo de remédios paraemagrecer.

RECOMENDAÇÕES AOS CONSUMIDORES· Caso você esteja consumindo um medicamento que contenha

tiratricol para emagrecer, pare de consumi-lo e entre em contato imediata-mente com o seu médico. Caso o médico insista em prescrever tiratricol,procure uma segunda opinião médica;

· Caso você esteja tomando uma fórmula de emagrecimentofitoterápica entre em contato imediatamente com o seu médico e pergunte aele se consta tiratricol na fórmula;

· Caso você seja atleta, fisiculturista ou praticante de atividadefísica e esteja tomando suplementos à base de tiratricol pare de consumi-lose entre em contato imediato com o seu médico;

· Não se iluda com as propagandas sobre emagrecimento e apelosde produtos vendidos pela Internet. Aliás, não compre medicamentos ousuplementos alimentares por nenhum meio sem orientação médica;

· Se você usou tiratricol e teve um dos sintomas adversos citadosneste trabalho notifique à Vigilância Sanitária e ao Idec;

· Lembre-se que o tratamento para obesidade que costuma gerarmelhores resultados consiste em uma reeducação alimentar associada à práti-ca de exercícios físicos.

BANIR OS REMÉDIOS E FISCALIZAR

www.idec.org.br

Com certeza não, pois nós não nos conhecemos. E por quenão? Porque embora nos denominamos com o termo “indivíduo”,somos parte de um todo que, embora combinados diferentemente umdo outro, estamos todos interligados e dependentes uns dos outros,quer seja isso repugnante ou não para a nossa pessoa. Pois se omenor depende do maior para sobreviver, o maior depende da exis-tência do menor para viver o seu status de superioridade, quandoolha para trás, ou para baixo, ignorando ou querendo ignorar que nãoestá na frente de todos e nem acima de todos e de tudo.

Não sei qual a sua crença religiosa quanto à nossa existência.Se for a que Adão e Eva deram origem à nossa vida na terra, então, senão pela matéria, mas com certeza, pelo pecado, estamos ligados umao outro. De Abel e Caim até os dias de hoje estamos ligados, inclusi-ve pela matéria, sendo parte de tudo que já passou de bom e de ruim,independentemente de seu nível social e cultural. Somos compostosdo mesmo material apenas, arranjados de maneira diferente um dooutro, assim como casas de COHAB, semelhantes no projeto, masdiferentes quando prontas. E após as reformas então, é que ficamainda mais diferentes.

Desta forma, ao maltratar, incriminar, ignorar, ferir, repudiar...enfim, fazer ou trazer qualquer malefício ao seu semelhante, ou a ou-tros seres indefesos de qualquer espécie da nossa fauna e flora, saibaque estará tratando ou fazendo mal a uma parte de si mesmo, demaneira reparável ou não.

Assim, todas as instituições estabelecidas, do maior ao menorcargo ou função, existem devido a inegável fonte geradora do proble-ma ou da necessidade de administrar e gerir algo nos diversos seg-mentos sociais na composição do estado como nação. Ou seja, o juizno exercício de suas funções, bem como seus superiores, quer sejaminstituições (STJ e STF) e seus membros ou pessoas, dependem dosdelinquentes de todos os gêneros. De assassinos, ladrões, trafican-tes, falsários e muitas outras modalidades de crime, destacando entretodas, a corrupção, em ascensão, bem como a repugnante pedofilia.

Na história universal pode se compreender que nunca houve, einfelizmente não haverá em nossos tempos, uma linha divisória nítidana conduta daqueles que deveriam praticar somente o bem e aquelesque, voluntariamente ou involuntariamente, praticam o mal. Resumin-do: Os que oficialmente cobram e os que socialmente pagam. Ocorreque a mesclagem na prática dessas atividades (comportamento) estáa cada dia mais acentuada, ficando cada vez mais difícil discernirquem é do bem ou do mal.

Os religiosos, verdadeiros ou não, no exercício de suas fun-ções, necessitam dos incrédulos e incautos para se posicionarem ouse passarem como pessoas credenciadas na fé.

Os legisladores terão a necessidades de adequar ou criar no-vas leis para amparar a sociedade e manter a ordem interna e externado país.

Os cientistas, médicos e todas as especialidades da área huma-na dependerão dos pacientes já infectados que, infelizmente não fo-ram prevenidos ou precavidos em tempo hábil, antes do mal se insta-lar.

Os ambientalistas, naturalistas e todos os segmentos preocu-pados com o destino do planeta sejam eles, governamentalistas, ouligados à ONGs, empresas privadas ou filantrópicas, dependem docomportamento humano individual ou coletivo, do parque industrialurbano ou rural, e da atuação junto a grandes empresas nacionais einternacionais em obras monumentais que notadamente vem alteran-do para pior o comportamento climático de nosso planeta.

Por tudo isso, e algo mais, é que você indubitavelmente não seconhece. Eu não me conheço e nós não nos conhecemos. Tome comoexemplo uma grande baleia. Somos, com muita pretensão e sorte,alguns conjuntos celulares que formam seus tecidos musculares esistemas, tais como o digestivo, auditivo, visual, olfativo e excretor,realizando determinadas funções conforme nossa posição social ecultural. Porém, não conseguimos atuar em seu cérebro, seu órgãosensorial, para indicar direções a seguir, ficando, dessa maneira, àmercê de seu temperamento, sendo apenas uma parte de seu todo,esperando que seus estímulos cerebrais emitam os comandos corre-tos na sua trajetória.

Assim sendo, orem por aqueles que têm o poder da decisão,para que eles nos conduzam a um porto seguro na vida material, poisna espiritual, só depende de nós.

Page 3: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Dia 9, o Ministério Púbico de Tanabi recebeu os frascos dosremédios fabricados em uma farmácia de manipulação. Apromotora Flávia Ceneviva (titular da 2.ª Vara), determinou umaperícia nos produtos para descobrir quais substâncias são usadasna fórmula e se há algum tipo de entorpecente nos medicamentos

O médico anestesiologista de Tanabi, que também trabalha comoclínico geral, tem como especialidade os remédios para emagrecer,vendidos na própria clínica. Em alguns casos, são feitasassociações proibidas e perigosas de medicamentos para que oemagrecimento seja rápido, o que pode levar o paciente à morte

O Tem Notícias denunciou, com reportagem de Daniela Golfieri.Agora, além do Conselho Regional de Medicina, a Polícia e oMinistério Público investigarão a prescrição e a vendaindiscriminadas de remédios para emagrecer nos consultóriosmédicos. As denúncias partiram dos próprios pacientes à TV TEM

Em muitos casos são feitas associações perigosas de remédios queaceleram o coração e aumentam a pressão sanguínea, produzindoefeito mais rápido no emagrecimento do usuário. Isso é crime,segundo o presidente do Departamento de Obesidade da AssociaçãoBrasileira de Endoclinologia, Márcio Mancini, em entrevista dia 6

Promotor Antonio Ganacin Filho, de Rio Preto: “O absurdo doexercício da medicina excedendo seus limites me parecemcaracterizados. Um inquérito policial vai ouvir os envolvidos e apuraras infrações na esfera criminal. Havendo a ocorrência de crime osmédicos serão chamados para prestar contas à Justiça Criminal”

O Conselho Regional de Medicina (CRM) também investigará ocaso. A sua função é de apurar a conduta dos médicos e comprovarse eles descumpriram ou não o código de ética. “Se for provadaalguma irregularidade, eles podem ser expulsos do Conselho” ,esclarece Pedro Teixeira Neto, conselheiro do CREMESP

Perigo: Pacientes que ingerem remédios para emagrecer, manipu-lados em clínicas médicas, sem a realização de exames cardiovasculares,a fim de detectar se podem ou não tomar medicamentos que aceleram ocoração e aumentam a pressão arterial, solucionando com rapidez pro-blemas de emagrecimento, podem estar à beira da morte, sem saber. ATV Tem denunciou, e agora, além do Conselho Regional de Medicina,a polícia e o Ministério Público irão investigar a prescrição e a vendaindiscriminada de remédios para emagrecer em consultórios médicosde um oftalmologista de Rio Preto, um anestesiologista de Tanabi, e deoutras clínicas médicas da região.

As matérias alarmantes da Globo, foram ao ar dia 6 de agosto, noJornal Hoje, e dia 7 no Tem Notícias de Rio Preto,denunciando ummédico oftalmologista de Rio Preto e um anestesista de Tanabi, quevendiam de forma indiscriminada, em seus próprios consultórios e clí-nicas, remédios manipulados considerados perigosos para emagreci-mento rápido.

Ao assistir a reportagem da TV Tem e do Jornal Hoje, o promotorAntonio Ganacin Filho, de Rio Preto, explicou à reportagem da Globoregional que “realmente o absurdo do exercício da medicina excedendo

Diretor da Rede Globo se passou por paciente e flagrou os doismédicos cometendo atividades que, a princípio, são criminosas

O coquetel de remédios entregue ao produtor da TV TEm de Rio Preto, pela secretária do anestesista de Tanabi, foram parar no Fórum, anunciou a Globo

os seus limites, me parecem caracterizados. Vamos encaminhar paraa autoridade policia, solicitando a abertura de inquérito policial, ouvirtodos os envolvidos e apurar as infrações na esfera criminal. Ha-vendo a ocorrência de crime certamente os médicos serão chama-dos para prestar contas à Justiça Criminal”.

Em Tanabi, um médico anestesista, e clínico geral, tem comoespecialidade os remédios para emagrecer. E eles são vendidos tam-bém indiscriminadamente, sem pedidos de exames do coração, emsua própria clínica. Um produtor da TV Tem, pagou consulta e sepassou por um cliente, e o médico, que não sabia da micro câmera delapela escondida, foi filmado afirmando que vendia o remédio mani-pulado, indagando se o “paciente” queria levar o coquetel de medi-camentos para emagrecer, da farmácia da própria clínica, ou se iriaadquirir em farmácias de manipulação. O produtor da Globo pagouR$ 100 por quatro frascos que adquiriu no balcão da clinica deleatravés de sua atendente. A ação da entrega dos remédios tambémfoi filmada e exibida na reportagem do Jornal Hoje de sexta-feira (dia6) e do Tem Notícias (19h), no dia seguinte, mas nem o médico e aassistente, sabiam que estavam sendo filmados para a apuração de

denúncias que partiram de alguns clientes do próprio médico.PERIGO DE MORTEEm alguns casos são feitas associações perigosas de remédi-

os que aceleram o coração e aumentam a pressão sanguínea, porqueproduzem efeito mais rápido no emagrecimento do usuário. O proce-dimento, seguido da falta de exames cardiovasculares para saber seos pacientes podem ou não ingerir os remédios, é considerado crime,segundo o presidente do Departamento de Obesidade da Associa-ção Brasileira de Endoclinologia, Márcio Mancini, entrevistado nareportagem do dia 6.

O Ministério Público de Tanabi recebeu os frascos dos remédi-os na segunda-feira (9/agosto), fabricados em uma farmácia de mani-pulação. A promotora Flávia Ceneviva, titular da 2.ª Vara, determinouuma perícia nos produtos, para descobrir as substâncias dos remédi-os, principalmente para detectar ou não, o uso de algum tipo deentorpecente na composição das substâncias das fórmulas. Autori-dades do Conselho Regional de Medicina afirmaram à reportagem daGlobo, que em caso de constatação de ilegalidade dos médicos, elesserão expulsos do conselho, perdendo suas habilitações

Page 4: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

São Paulo apresenta o qua-dro mais dramático na notificaçãode casos notificados e mortes pordengue dentre os seis Estadosonde os focos do mosquito proli-feraram. E o pior, São José do RioPreto (o que inclui Palestina no roldas cidades pertencentes à RA-Região Administrativa regional) éo segundo no ranking do pico re-gistrado em março, quando houve52 mil ocorrências confirmadas noEstado de São Paulo, em que nos-sa região perde apenas para a deRibeirão Preto.

Em São Paulo a coisa estáassustadora. Diferentemente doque acontece nos outros Estados,a Secretaria de Saúde paulista nãodivulga os casos notificados, ape-nas os confirmados. Mesmo as-sim, houve um aumento de 2.277%nos casos de dengue confirmadosentre janeiro e junho deste ano, nacomparação com o mesmo perío-do do ano passado. Nestepercentual Ribeirão Preto se des-taca como a cidade onde ocorremmais mortes. São quase 28 mil ca-sos e 11 mil óbitos. Rio Preto apa-rece em segundo com cerca de 18mil casos notificados.O número de

casos notificados de denguedisparou nos seis Estados que,segundo o Ministério da Saú-de, concentram a maior incidên-cia da doença no Brasil. No pri-meiro semestre do ano, São Pau-lo, Alagoas, Mato Grosso doSul, Pernambuco, Minas Geraise Goiás registraram pelo menosduas vezes mais casos que noano passado.

Segundo os dados maisrecentes do Ministério da Saú-de, São Paulo já registrava nofinal de abril 185.966 notifica-dos. A secretaria afirma que até29 de junho foram confirmados157.200 casos, sendo 120 mor-tes. No ano passado foram 6.612casos de janeiro a junho.

Alagoas e Pernambuco –Com mais de 32 mil casos noti-ficados e 19.758 casos confir-mados nas primeiras 28 sema-nas do ano, Alagoas vive omaior surto de dengue já regis-trado no Estado. Segundo o úl-timo boletim epidemiológico, onúmero de confirmações é845% maior que o registrado nomesmo período do anopassado.Falta prevenção – Para

o pesquisador do Departamentode Epidemiologia da Faculdadede Saúde Pública da Universida-de de São Paulo, Paulo RobertoUrbinatti, o surto de dengue é umreflexo direto da falta de vigilân-cia e prevenção.

“Quando aumenta muito onúmero de casos de dengue éfalha na vigilância, de agentescontrolando a população. Mas,além disso, existe uma falha naspolíticas públicas voltadas, porexemplo, para o saneamento bá-sico, para a coleta de lixo seletivae para a educação ambiental”,disse.

Ele também explica que omosquito se desenvolve em cli-ma quente deste inverno e emágua parada. “O clima é um fatormuito importante. E, no Brasil, oclima é favorável ao desenvolvi-mento do mosquito Aedesaegypti, por isso radicar a doen-ça é tão difícil”, afirmou. “Mas épossível combater. E para isso épreciso ações integradas de pre-venção e vigilância”. (Fonte:Fabiana Uchinaka/ UOL- Adap-tação regional de SerginhoRoncolato –Jornal da Região). Acabar com o mosquito transmissor não depende só dos agentes de saúde

A Secretaria de Estado daSaúde, através da Sucen (Supe-rintendência de Controle deEndemias), decidiu mobilizar osmunicípios paulistas para, juntoscombater a dengue ao longo des-te inverno e primavera para evi-tar que a doença retorne com for-ça ao Estado de São Paulo natemporada de calor e chuvas.Durante os dias 2, e e 4 de agos-to a Secretaria promoveu em SãoPaulo oficinas com 285 gestoresde saúde com o objetivo de or-ganizar ações conjuntas de caçaaos criadouros do Aedesaegypti.

Foram convidados, inicial-mente, secretários municipais erepresentantes das vigilânciassanitária e epidemiológica e dasunidades de controle de vetores

de macrorregiões de RibeirãoPreto e São José do Rio Preto,onde se concentraram a maioriados casos de dengue registradosem 2010. A idéia é estender a açãoa outros municípios menores atéo final do ano, além de 67 municí-pios, localizados nas regiões me-tropolitanas de São Paulo, Cam-pinas e Baixada Santista.

As oficinas serviram paratroca de idéias, orientações so-bre novos recursos e informa-ções no sentido de melhorar aperfomarce do combate à dengue,no momento certo de discutir osproblemas das regiões mais afe-tadas, como a de Rio Preto, quetem se destacado negativamentenas pesquisas de controle dapraga.

Um dos focos das oficinas

foi a eliminação dos criadourosnos chamados imóveis especiais,que tem grande porte e facilitama transmissão por ter grande cir-culação de pessoas, como esco-las, shoppings, indústrias e mer-cados, além de outras medidaspara combater focos do mosqui-to nas residências. “Ororganizadores consideraram quefoi de suma importância somaresforços neste momento com asautoridades municipais e reforçaras ações preventivas para o com-bate à dengue, que deve ser con-tínuas. A Secretaria de Estado daSaúde (e a Sucen) colocou empauta os levantamentos delespara tratar da definição de políti-cas práticas, analisou ao final dasoficinas o superintendente daSucen, Affonso Viviani Junior.

Governo e Sucen convocam mutirãoestadual para combater a dengue

Para quem ainda não sabe, o Tribunal de Contas da União-TCE divulgou recente-mente, uma relação contendo os nomes de 4.922 gestores e agentes públicos que tive-ram as contas rejeitadas e estão com os direitos políticos cassados. Dentre eles o ex-prefeito de Severínia, Mario Lúcio Lucatelli, o “Babão”. E, também, que o Tribunal deContas do Estado de São Paulo-TCE, divulgou lista de 101 ex-prefeitos, ex-vereadorese presidentes de fundações de cidades da região de Rio Preto que estão “inelegíveis”para disputar as eleições deste ano. Espalhados em 48 municípios, esses agentes públi-cos tiveram contas e contratos rejeitados com irregularidades “insanáveis” e “irrecorríveis”.A relação de nomes será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em SãoPaulo, que é responsável por homologar ou não registros de candidaturas para a disputaeleitoral. Tem gente de Olímpia - além de Pereira, também o ex-prefeito Zé Rizzatti[1989/1992-1997/2000]); de Altair - Dinho Flores, ex-prefeirto, e Paulo Correa Ne-ves, ex-presidente da Câmara; Embaúba - José Carlos de Oliveira Silva e Paulo Rogé-rio Brunelli, ambos ex-presidentes da Câmara, e Guaraci - Valtercides Monteiro, JorgeLevi e Paulo de Oliveira Batista, todos ex-prefeitos, para citar só a nossa micro-região.

Pesquise o site do Tribunal de Contas da União-TCE, divulgação de 21 dejunho- 2010

Prefeitos inelegíveis: destaquesno site do Tribunal de Contas

Page 5: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

O candidato do PT àsucessão ao governo paulista,senador Aloizio Mercadante,defendeu novamente estasemana que São Paulo pre-cisa de um Programa de Ace-leração do Crescimento(PAC) que estabeleça inves-timentos em áreasprioritárias.

O petista, de acordocom informações divulgadaspela sua assessoria de im-prensa, ressaltou que o go-

verno estadual deve agircomo indutor da economia,trabalhando com uma mar-gem de crescimento de até7% ao ano. “São Paulo pre-cisa de um PAC Paulista, deum Estado indutor que plane-je, que estabeleça os investi-mentos prioritários e as obrasestruturantes”, afirmou opetista, em debate no Institu-to de Engenharia, na capitalpaulista.

No evento, o petista

apresentou seu programa degoverno para os setores deinfraestrutura e transporte. Aum público formado por en-genheiros e profissionais liga-dos aos setores da constru-ção e da indústria imobiliária,ele destacou a necessidade dogoverno promover mais par-cerias público-privadas emSão Paulo.

Ele também sustentou aelaboração de uma lei de lici-tação que seja mais “eficien-

te”. “Você precisa dar ao se-tor privado possibilidade defazer sugestões e uma lei quetraga soluções”, disse. “Pre-cisamos dar um salto na rela-ção público-privada no Brasil”,defendeu.

Mercadante reconheceuque, sem a contribuição priva-da, não há como o governopromover sozinho o desenvol-vimento do Estado. “Acho queesse Estado vai andar numavelocidade muito mais rápida”

Estado precisa de um ‘PAC Paulista’,destaca candidato do PT ao governo

Aloízio Mercadante quer São Paulo no primeiro lugar do ranking

ELEIÇÕES 2010- SÃO PAULO

Mais de 65 professores deCosmorama participam dia 9 deagosto de cursos demetodologia que serão aplica-dos às disciplinas de LínguaPortuguesa, Matemática, Histó-ria, Geografia, Ciências, Artes eLíngua Inglesa. A condução doscursos na cidade ficou a cargoda assessoria pedagógica daEditora Positivo, de Curitiba, no

Paraná. A iniciativa pretende oferecer suporte completo aos edu-cadores para que possam explorar ainda mais todas as possibili-dades do Livro Didático e Portal na internet, que compõem oSistema de Ensino Aprende Brasil.

PROPOSTA PEDAGÓGICAPor meio da capacitação dos educadores, no total, serão

beneficiados mais de 720 alunos do 2º ao 9° Ano do Ensino Fun-damental das Escolas Municipais de Cosmorama.

Segundo a secretária de educação do município, DioneMaribel Lissoni Figueiredo, o Sistema de Ensino Aprende Brasilestá colaborando para o crescimento deste setor na região e tra-zendo novidades aos alunos e docentes. “A proposta pedagógi-ca apresenta atividades diferenciadas e mais facilidade na práticacotidiana, tanto para o planejamento das aulas quanto nos traba-lhos realizados pelos alunos. O Sistema também oferece uma edu-cação continuada através dos cursos de capacitação e do portal,uma nova configuração de trabalho na área pedagógica”, comen-ta. O acompanhamento e a assessoria pedagógica são permanen-tes e existem enquanto durarem as parcerias entre as prefeituras ea Editora Positivo. Além dos cursos presenciais, também édisponibilizado auxílio aos professores em qualquer momento,via e-mail, fax e telefone.

O SISTEMAO Sistema de Ensino Aprende Brasil é um produto da Edito-

ra Positivo - uma das empresas do Grupo Positivo, maiorcorporação educacional do país - desenvolvido para atender asescolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão dasSecretarias de Educação. Atualmente, está presente em 1.900 es-colas públicas espalhadas por 18 estados brasileiros e em mais de160 municípios, fazendo a diferença na vida de 285 mil alunos.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil é constituído de umconjunto de elementos que formam uma estrutura organizada eintegrada: uma coleção de livros didáticos, um portal educacional(www.aprendebrasil.com.br) - no qual professores e alunos po-dem explorar conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvi-dos para cada faixa etária e com toda a interatividade que só ainternet pode oferecer - e assessoria pedagógica. Para que o tra-balho seja eficiente, o corpo docente e técnicos também recebemformação, por meio de cursos sistemáticos.

A EDITORA POSITIVOFundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no seg-

mento educacional e concentra toda a produção editorial do Gru-po Positivo. A empresa está presente em mais de 3,8 mil escolasparticulares e públicas do Brasil e do Japão com o SPE - SistemaPositivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. A Edito-ra Positivo também edita, publica e comercializa livros escolaresdidáticos, paradidáticos e de literatura, atlas e dicionários, comdestaque para o dicionário mais importante da língua portuguesa,o Dicionário Aurélio. O Grupo Positivo, do qual a Editora Positivofaz parte, é a maior corporação de Educação e Tecnologia do Bra-sil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e atua no Brasil e nosEstados Unidos, além de países da América do Sul, Ásia, África eEuropa. Editora Positivo na internet: www.editorapositivo.com.br.

Professores de Cosmoramarecebem curso da Positivo

APRENDE BRASIL:

Na Área Educacional, o Grupo Positivo atua nos segmentospúblico e privado desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, pormeio de seus sistemas de ensino, portais de conteúdo educacional

na Internet e de suas unidades pró-prias. Essa comunidade escolar so-mada aos alunos que utilizam somen-te coleções didáticas perfazem umatendimento, em sala de aula, a cer-ca de 10 milhões de estudantes.

Em Curitiba estão as Esco-las Positivo, rede particular própriade educação básica, onde nasceu e

se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e Exterior,além do CLP – Centro de Línguas Positivo (escola de idiomas), doCurso Positivo (curso pré-vestibular) e do UnicenP – Centro Uni-versitário Positivo. Exemplo de excelência e modernidade EnsinoSuperior, o UnicenP oferece 26 cursos de Graduação, além de deze-nas de cursos de Pós-Graduação, centenas de cursos de Extensão eprogramas de atendimento à comunidade. Localiza-se também nocâmpus, o Teatro UnicenP, onde são promovidas diversas ativida-des culturais tanto para o público interno, como para a comunidade.

O Grupo Positivo lidera o mercado nacional de educaçãobásica atendendo alunos e professores no Brasil, como no Japão enos Estados Unidos, por meio de seus dois sistemas de ensino: oSPE – Sistema Positivo de Ensino (voltado às escolas particulares) eo SABE – Sistema Aprende Brasil de Ensino (voltado às escolas darede pública). Também atende alunos em todo o País fornecendoconteúdo pedagógico via seus quatro portais educacionais, o Por-tal Aprende Brasil, o Portal Educacional, o Portal Universitário e oPortal Positivo.

A escola Evangélicada Positivo em ação

Page 6: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Prefeitos, vereadores eex, secretários municipais,empresários e amigos do can-didato a deputado estadual,Itamar Borges, realizaramnesta primeira quinzena deagosto, um encontrosuprapartidário em Guapiaçupara apresentar dos projetos

que Itamar Borges tem pararegião.

O empresário Suélio Ri-beiro, que organizou o eventojunto com sua família e comfuncionários da empresaGabiMetal, apresentou Itamarcomo o candidato da região,e destacou a trajetória dele

como prefeito empreendedor.“Santa Fé do Sul é um exem-plo de que Itamar pode fazermuito mais pela região, sendoum representante de peso noEstado de São Paulo comodeputado atuante na Assem-bléia. Como administradorrecebeu prêmios importantís-simos, caso da melhor educa-ção pública do País e o prê-mio de prefeito empreende-dor”, completou Suélio.

Ivanete Vetorasso,prefeita de Guapiaçu, decla-rou apoio a Itamar. “Ele é umpolítico que batalha, que temprojetos claros e que sabe oque quer. Guapiaçu está em-penhada em ajudá-lo”, afir-mou.

Itamar Borges agrade-ceu o apoio dos presentes efalou sobre seu plano parla-mentar.

Prefeita de Guapiaçu declara apoio a Itamar

O encontro foi promovidopelo empresário Suélio Ribeiro

Itamar Borges ganha a adesão de importanteslideranças políticas em várias cidades do Estado

A campanha do ex-prefeito de Santa Fé do Sul, do PMDB, avança além da região de Rio Preto e conquista apoio de prefeitos, vereadores, deputados federais e de ex-deputados em todas as regiões

Um grupo de amigosdo candidato a deputado es-tadual, Itamar Borges, dePedreira, organizaram no úl-timo final de semana, encon-tro para receber o candidatona cidade. Itamar falou so-bre suas experiências comovereador e prefeito de San-ta Fé do Sul.

“Fico muito feliz emsaber que a juventude estáinteressada e quer realmen-te ouvir propostas e trabalharpor uma cidade, um estadoe um país melhor. Tive bonsresultados em Santa Fé du-rante minhas gestões queresultaram em prêmios,como por exemplo, para ae d u c a ç ã o ,empreendedorismo e meio

Pedreira: Jovens comandamo encontro com o candidato

Lideranças políticas daregião de Araçatuba e amigosdo candidato a deputado esta-dual, Itamar Borges, realizaramno último final de semana umcafé da manhã no Hotel Pekinem Araçatuba com o objetivode apresentar os projetos e asbandeiras que o candidato de-fende para toda região.

Itamar foi recepcionadopelo ex-prefeito de Araçatuba,Dr. Jorge Malul, o prefeito deCoroados, Nelson Gonzáles, odelegado de polícia, Dr. WalterAnanias, o santafessulense re-presentante do Rotary, Moacirde Oliveira, o vereador deGuararapes Elói Sippel, presi-dentes do PMDB da região, asorganizadoras do encontro,Nívea Lopes e Carmen Lúciaentre outros líderes e amigos.

“Sou cidadãosantafessulense e sei de seucrescimento devido ao trabalhodo ex-prefeito Itamar Borges. Acidade ficou ainda mais bonitacom a administração dele e sedestacou nacionalmente com

Maluly Neto assume liderança dacampanha de Itamar em Araçatuba

prêmios como na educação eempreendedorismo. Itamar tempolítica no sangue”, afirma Dr.Jorge Malul.

O candidato Itamar Borgesdefende bandeiras como, educa-ção e formação de jovens, saú-de, meio ambiente, infraestruturapara o desenvolvimento da re-gião, agricultura e agroindústrias,esporte, cultura, segurança ao

cidadão e ao patrimônio,empreendedorismo, municipalismo,entre outras.

“A palavra dos amigos mefortalece e ajuda ainda mais na minhacaminhada. Agradeço o voto de con-fiança e quero estar presente e hon-rar o apoio de todos. Araçatuba eregião me receberam com muito cari-nho, são pessoas com vivências eexperiências respeitadas”, diz Itamar.

Maluly Neto entra com sua experiência de prefeito e deputado federal

O PMDB de Pereira Barretolançou na última semana a candi-datura de Itamar Borges na cida-de e região. Líderes políticos deSud Mennucci, Ilha Solteira,Suzanápolis, Itapura, Andradinae Santa Fé do Sul estiveram re-presentados.

Em poucas palavras o pre-sidente do PMDB de Pereira, JoãoMacedo, declarou apoio ao can-didato. “Itamar Borges tem visãoe chances de chegar muito maislonge”, diz.

“Nós queremos e precisa-mos de uma pessoa que nos re-presente na AssembleiaLegislativa. Itamar tem uma cartade apresentação invejável, ele éo maior responsável por Santa Fédo Sul ter se tornado referêncianacional”, revela o vereador, JoãoTereza.

Durante o encontro, Itamarfalou sobre sua caminhada. “EmPereira Barreto, verdadeiramente,eu me sinto em casa. A região estáaberta para uma representação eestou disposto a isso. Dentre as

ambiente”, diz Itamar.As jovens Ana Cristina

e Carla, responsáveis peloencontro, disseram ter admi-ração por Itamar por sua con-siderável trajetória política.

Itamar começou muito

cedo na carreira política, foiprefeito de Santa Fé do Sulcom 24 anos. Durante suaadministração conquistou prê-mios e foi convidado para atu-ar na Secretaria Estadual doMeio Ambiente.

bandeiras que defendo, os inte-resses da região são prioridade”,completa.

O ex-prefeito de Pereira,Sérgio Esperança, destacou adedicação de Itamar. “Ele é umhomem dedicado que luta porseus objetivos. É um político quecom certeza vai melhorar nossacidade”, diz.

O presidente do PMDB deIlha Solteira, Ricardo Felix, o pre-sidente do PR jovem de Pereira,José André Neto, a presidente da

OAB de Pereira, Nidia Maria deOliveira, entre outras liderançaslocais e regionais estiveram pre-sentes.

Quem finalizou os discur-sos em apoio ao candidato, foi avice-prefeita de Pereira, LourdesEsperança. “Sem ser deputadoItamar já está atuando em benefí-cio aos municípios. Com certezao deputado Itamar Borges serámuito importante para PereiraBarreto, quem ganha é a popula-ção”, finaliza.

Pereira Barreto consagraItamar o candidato da região

CN

PJ:

12.

173.

915/

0001

-88-

3 M

IL E

XE

MP

LA

RE

S

Page 7: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Karen (27 de julho)Bianca (26 de julho) Sônia, 2 de agosto Aila, 9 de agosto

Aninha, 8 de agosto Baiana, 22 de agosto Bárbara, 18 de agosto Carolina, 9 de agosto

Dide, 13 de agosto Edgard, 5 de agosto Jéssica, 9 de agosto Jhonata, 19 de agosto Pr. Julião, 10 de agosto Larissa, 9 de agosto

Leandro, 22 de agosto Ledhh, 20 de agosto Letícia, 19 de agosto Mayara, 12 de agosto Rahh, 12 de agosto Rafael, 22 de agosto

Rosimeire 21 de agosto Taís, 6 de agosto Vaita, 6 de agosto Vanessa, 11 de agosto Silvania (26 agosto)

Bruno , 20 de agosto

Bentinho, do dia 25, com a mãe Cristiane Neves

Amanda (16 agosto)

Neves, 15 de agosto

Page 8: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Para registrar a proeza de uma cidade de pequeno porte, apresentar em cenário estadual a candidatura deum filho da terra, na disputa inédita de um representante local a um cargo eletivo para a AssembléiaLegislativa, a reportagem do Jornal da Região priorizou para esta edição, a divulgação do perfil históriopessoal e familiar deOrlando Bolçone, que nas-ceu em 1949 na cidade de Palestina (SP). Aos seisanos, depois de morarem na região rural deAmérico de Campos e Guarani D´Oeste, seus paismudam-se para São Jose do Rio Preto em buscade melhores oportunidades de estudo e trabalhopara Bolçone e seu irmão mais velho, Diolandi edois primos, órfãos de mãe, Jair e Elza.Morou no Jardim América, Jardim Paulista e VilaElvira. Posteriormente, mudou-se para a Vila An-gélica e Boa Vista, região onde mora há mais de30 anos.Cursou o primário no Vitor Bastos, ginásio e co-légio no SENAC a noite, onde começou sua car-reira de professor.

PROFESSOR EM FACULDADESFoi professor titular e convidado (desde 1979)nas Faculdades UNORP, Dom Pedro II, UNIRP,UNILAGO, FAMERP/FAEP e UNESP/FAPERP.Lecionou também na UNIJALES. Realizou pes-quisas na FEF e FUNEC.Formado em Economia, Administração de Empre-sas, Contabilidade e História, é mestre em Econo-mia pela UNESP e Doutor em Ciências da Saúdepela FAMERP.Trabalha desde os 11 anos tendo começado comooffice-boy na Joalheria Carrazone, onde chegou a gerente aos 18 anos. Após este período, sempre porconcurso público, trabalhou no BANESPA, CORREIOS e Secretaria da Fazenda.

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA POLÍTICASua primeira experiência política foi em 1968 quando coordenou a juventude da campanha do

MDB à prefeito de Norberto Buzzini, proprietário do Diário da Região – jornal de grande circulação eimportância na região de São José do Rio Preto – tendo Otacílio Alves de Almeida como vice. O tema foi“Questão Social e Criança”. Na década de 80 ingressou na Fundação Pedroso Horta por indicação deAloysio Nunes Ferreira Filho.Foi dentro da Fundação que iniciou aquela que seria uma de suas principais características – a habilida-de de fazer planos de governo. Participou do desenvolvimento do plano de governo de Ulisses Guima-rães quando candidato à presidente da República e Aloysio Nunes para prefeito da cidade de São Paulo.Coordenou o plano de governo nas campanhas à prefeito de Manoel Antunes e Edinho Araújo em RioPreto.

Em 1983, ocupou pela primeira vez o cargo de Secretário doPlanejamento da prefeitura de São José do Rio Preto, função que serepetiria por 4 novos governos municipais.

DIRETOR DA CDHU DE SÃO PAULOFoi também Diretor Administrativo da CDHU (Companhia de Desen-volvimento Habitacional e Urbano) em 1990/91 e Superintendente doDAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), quandopode contribuir decisivamente no Desenvolvimento Regional do Es-tado de São Paulo e principalmente da 8ª Região Administrativa.Desde então, tem sido um dos grandes responsáveis pelo desenvol-vimento recente de Rio Preto. Participou da maioria dos grandesprojetos da cidade nos últimos 25 anos.

CANDIDATO A PREFEITO EM RIO PRETODisputou a eleição para a prefeitura de Rio Preto em 2008 e obteve 54.117 votos no primeiro

turno, ficou em terceiro lugar e apoio o candidato Valdomiro Lopes no segundo turno – vencedor daseleições municipais de São José do Rio Preto.

Busca agora em 2010 a eleição para a Assembléia Legislativa do estado de São Paulo. Como bomplanejador já está com sua plataforma definida. As quatro vertentes de seu projeto formam a palavraESSE – E de Emprego, S de Saúde, S de Segurança e E de Educação, algo pelo qual batalhará para aregião Noroeste do estado. Como faz há mais de trinta anos, trabalhará em conjunto com a sociedade.

O palestinense professor Orlando Bolçone, é casado com VandaSimei Bolçone há 36 anos, funcionária pública e pai de Karina ePaola.

(REPORTAGEM DA REDAÇÃO DO JORNAL DA REGIÃO - PALESTINA (SP)

Prefeito Valdomiro LopesValdomiro comemorou a filiação de Bolçone. “Éuma grande conquista para nosso partido. Bolçoneé um grande companheiro do nosso governo, quechega para ser candidato estadual. Ele jádemonstrou nas urnas o seu potencial e poderá mesubstituir como deputado estadual”, afirmou oprefeito de São José do Rio Preto

Norair Cassiano da SilveiraNorair Cassiano da Silveira, ex-vereador e prefeitopor dois mandatos em Tanabi, é outra liderançapolítica regional que se engajou na campanha doprofessor Orlando Boçone. E afirma: “Quem tem aexperiência que este homem tem em administraçãopública merece o respeito dos amigos e a confiançado voto do eleitor”

Arte: Serginho Roncolato

Bolçone: Pai exemplar, bom marido e personalidade regional ficha limpa

Com sua experiência administrativa, o professor Orlando Bolçone quer agora estender seus conhecimentos e

canais de captação de recursos para Palestina e as cidades que fazem parte da RA- Região Administrativa de São

José do Rio Preto. E para isso, tem o apoio do atual prefeito riopretense, Valdomiro Lopes, de quem foi

Secretário do Planejamento e de diversas autoridades políticas regionais, dentre eles, Norair Cassiano da Silveira,

ex-prefeito por dois mandatos na cidade de Tanabi. Bolçone fez por Rio Preto, e fará muito mais pela nossa

região, com destaque especial para Palestina, sua terra natal.

Algumas das realizações de Bolçone como Secretário do Planejamento de Rio Preto:- Programa Cidades de Porte Médio (Banco Mundial) (1983/88): através do investimento de 30 milhões de

dólares foi possível a construção das 3 primeiras Unidades de Saúde nos bairros Vila Toninho, Eldorado e

Anchieta (início da descentralização da Saúde em Rio Preto).

- Programas Habitacionais: Solo Sagrado, Santo Antonio, Jardim das Oliveiras, Jardim Antunes, Jardim Maria

Lucia, João Paulo II, Cristo Rei, CAIC, FEPASA, Cidadania, São Deocleciano, entre outros. Seu último trabalho

foi no governo Valdomiro Lopes, com o planejamento e implantação do programa “Minha Casa Minha Vida”

(convênio CAIXA) que está beneficiando mais de 5000 famílias de baixa renda.

- Geração de Empregos: coordenou os Distritos Industriais (Valdemar Verde), Carlos

de Arnaldo Silva e Ulisses Guimarães.

- Coordenação e implantação de 13 mini-distritos industriais. Sua ação contribuiu

na criação e /ou ampliação de mais de 1.000 empresas.

- Empreendedorismo: durante 10 anos atuou no Conselho Administrativo da Incubadora de Empresas, destinada

a apoiar a instalação do primeiro negócio junto a estudantes, pesquisadores e pequenos empresários.

- Parque Tecnológico: foi o coordenador do projeto do Parque Tecnológico de São

José do Rio Preto que beneficiará os estudantes e faculdades locais e da região, onde nos próximos 10 anos, serão

implantadas 50 empresas de alta tecnologia, gerando 5.000 empregos.

- Segurança: participou como Secretário do Planejamento da transferência do Cadeião do bairro Eldorado e do

IPA (Instituto Penal Agrícola – ainda em andamento). Na antiga área do cadeião, foi instalada a faculdade FATEC

que beneficia alunos de toda região e a área do IPA será transformada no Parque Tecnológico.

- Regularização de Loteamentos: vem participando ativamente junto ao prefeito Valdomiro Lopes na

regularização dos loteamentos irregulares de Rio Preto. Como Secretário do Planejamento de Rio Preto coordenou

a captação de recursos para a maioria dos grandes projetos da cidade, alguns deles mencionados acima, e eleito

Deputado Estadual pretende fazer o mesmo pela nossa região.

Page 9: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

O ReflorestamentoMunicipal Fabrício Sonsin,completará oito anos de exis-tência no próximo dia 4 deoutubro. Fundado na mesmadata no ano de 2002, pelosambientalistas Arlindo Sonsine Rubens Barbosa, com oincentivo de Ugilton César deMoraes Garcia, prefeito mu-nicipal da época, que sanci-onou a área verde com a no-menclatura Fabrício, Sonsin,em agosto de 2005, atravésda Lei Municipal 1.668,aprovada por unanimidadepela Câmara Municipal. Adenominação foi uma home-nagem ao eletricista, filho deArlindo Soncin, falecido aos

26 anos de idade, dia 11 dejulho de 2005, em acidentede carro próximo à área ver-de.

O parque de refloresta-mento de palestina tem sidouma grande motivação navida do naturalista ArlindoSoncin, aposentado daCPFL, que comemora literal-mente a vida, plantando edoando mudas de inúmerasespécies de árvores para osinteressados. O projeto quecomeçou com uma pequenaquantidade de 200 mudasrecebidas e doadas pela pre-feitura para o replantio, che-ga hoje a um número aproxi-mado de 3 mil árvores entre

as que foram plantadas e asque nasceram sozinhas, naárea municipal de quase onzemil e quinhentos metros qua-drados. Muitos voluntáriosfizeram doações de mudas, ehoje, entre árvores do tipocomum de nossa região, ealgumas espécies raras, eoutras até em extinção,Arlindo Sonsin destaca comalegria a existência no parqueecológico (que leva o nomede seu filho), de gêneroscomo o Pau Brasil, AroeiraNativa, Angico, PerobaRosa, entre outras, que sãocuidadosamente zeladas porpelos parceiros de ação epreservação da área verde.

Pai e filho (23 anos dia 4/10/em 2002), quando deram início ao projeto

Rotary saiu na frente comtítulos de Honra ao Mérito

Título de Honra ao Mérito pela idealização e conservação da Área Verdede Reflorestamento Municipal de Palestina- SP:“O Rotary Club de Palestina tem a honra de concederaos senhores Arlindo Sonsin e professor RubensBarbosa da Cunha, o título de reconhecimento pelosserviços que prestam à comunidade palestinense”.Presidente Elton Rogério Amorin, Palestina (SãoPaulo), Março de 2005.

Para que isso ocorra, a Câmara deve proporProjeto de Resolução ou Decreto Legislativo

INAUGURAÇÃO OFICIAL: EM 15 DE JUNHO DE 2006

Placa nominativa descerrada na época, na Área Verde do Distrito Industrial

Situação da terreno em outubro de 2002 quando se transformou em área verde; das 200 mudas iniciais, hoje o local tem 3 mil, em média e uma mini-represa

Empresa Coob vira parceira doprojeto e ajuda na manutenção

Além do apoio da Pre-feitura Municipal, tanto naadministração passada,quanto na atual, de NicanorNogueira, e de uma listaenorme de voluntários queArlindo Sonsin consideraco-autores deste projeto quedeu certo, ele, e Rubens Bar-bosa destacam a parceria daempresa Cobb-VantressaBrasil Ltda, que é vizinha daárea do Reflorestamentomunicipal, e grandeincentivadora ecológica.

“A Cobb começou anos ajudar em 2003 - contaSonsin, depois de ver nossosofrimento de manter as mu-das aguadas através de gar-rafas de pets de 2 litros, queutilizávamos para buscarágua em um córrego próxi-mo. Prucurei por RodrigoCésar da Silva, representanteda empresa, que credibilizounosso trabalho”, conta.

A partir daí a Coob for-neceu água potável para oserviço de aguagem das mu-das. “Temos hoje uma man-gueira de 350 metros de

comprimento, que leva águado registro da caixa daempresa até os limitesnecessários. Foi da Coob ainiciativa de pagar as horasde uma máquina para roçaro terreno,construção lagoapara criação de peixes,epara o uso do excedente daágua para a manutenção dasplantas, a construção de umbanheiro, doação deemnergia elétrica, ofechamento da área comalambrado, e entre outras

coisas, a doação das placasde identificação das árvores,com os nomes delas jádescritos para facilitar oreconhecimento de cadauma.” relata Arlindo. Das três mil árvoresplantadas na área, existempelo menos 150 espéciesdiferentes, que servem paratrabalhos escolares, onde osalunos aprendem nomes deárvores, funções e comocuidar da natureza, andandopelas trilhas da área plantada.

As cerca de 150 espécies de árvores são identificadas por placas

Page 10: Itamar Borges integra importantes aliados regionais à sua ... · Encontro suprapartidário em Tanabi; Mais um dos inúmeros realizados: Pág. 6 ... sempre pronta para nos destruir.

Tiago Ribeiro, Jaqueline Garcia Ribeiro Tomé e filhas.Ele, com 33 anos de idade, empresário no ramo metalúrgico e com certa correlação com o maior homem que já

existiu.Além da idade, tem bastante experiência no pouco tempo vivido.Ela, aproximadamente seis anos mais nova que ele e somente pela condição de ter sido companheira em todos os

momentos vividos em busca da união, ficam dispensados os demais predicados em seu favor, embora não sejam poucos.Durante os dez anos de convivência amorosa do casal, destacam-se os últimos quatro, pois, eles foram, e continuam

sendo, em comunhão com Cristo. Desta relação nasceram duas filhas: Bianca, hoje com oito anos, e que passou pela fasede transição familiar, já com certo grau entendimento do que se passava no dia-a-dia do casal, e, Stefany, hoje com cincoanos, que trouxe consigo a marca da promessa cristã, pois é portadora da síndrome de Down, causada por um distúrbiogenético no cromossoma (21), cientificamente comprovado por diagnósticos especializados.

Porém, no caso de Stefany, e de todos aqueles que como ela tem o privilégio de receber dos pais o amor com acompreensão e aceitação do fato, o diagnóstico, não deixa de ser verdadeiro, mas, deve ser acrescentados nesse diagnós-tico valores indescritíveis da razão de ser de cada um em cada família.

Somente pelo fato da transformação para melhor, na união do casal nos últimos quatro anos referidos anteriormente,como em comunhão em Cristo, já explica a razão de sua existência na forma como ela é, e tenho a certeza que de hoje emdiante, a família será eternamente abençoada pelo SENHOR DEUS.

Parabéns a vocês Tiago, Jaqueline, Bianca e Stefany, e também aos parentes da família.Uma homenagem de seu companheiro e admirador, Antonio Evangelista Neves.

Tiago, Jaqueline, Bianca e Stefany: Umafamília iluminada com a marca da promessa

Bob & Robison gravam novo CD com o compromissode pregar a paz por Jesus Cristo sem fins lucrativos

Depois de sete discosgravados na linha secular, adupla Bob e Robinson naverdade não “voltaram”, masse encontraram adiante numplano superior. É que destavez a dupla lança o CD du-plo Voando Livre, que aindatraz em um dos CDs o antigoestilo que marcou a carreira

de Bob e Robinson, commúsicas do estilo material etransitório, chamado “mun-dano”, com a reedição dossucessos Toalha de banho eX-Salada, e um CD absolu-tamente com canções inédi-tas no estilo gospel country.

Bob e Robinson sãoconhecidos como os canto-

res da “Onda Nova” há maisde 20 anos, que é uma fusãodos estilos country e moda deviola. O nome é uma formade descrever a maneira dasletras e do estilo da Suplacantar. O que diferencia osdois das demais duplas, é quecom as letras poéticas e asmelodias harmoniosas, per-

mitem que eles trabalhem asvozes cantando com terças,quintas ou oitavas paralelas,saindo do convencional dacolocação da primeira e se-gunda vozes tradicionais ,usando intervalos de terçamaior, quinta justa, sexta mai-or, oitava, falsete, notas depassagem causando leves

dissonâncias, tudo isso emuma única música. A músicaDevassa, resume todos estesnomes técnicos em forma decanção na interpretação deBob e Robinson, que vale apena conferir. Depoimentosdos maestros Adeildo Lopese Mantovani, com texto deAntonio Evangelista Neves.

GOSPELNo CD evangélico a

dupla destaca: Projeto Bob& Robison,distribuição gra-tuita. “Pregar a paz por Je-sus Cristo sem fins lucrativose sem vínculo religioso”. Asprincipais canções são A pazque eu sonhava, A porta éCristo e Só há um mediador.