Itinerário, Viagem ou Navegação de Jan Huygen van ... · PDF filepasseios...

3
Itinerário, Viagem ou Navegação de Jan Huygen van Linschoten fará as índias Orientais ou Portuguesas Gravuras e Mapas k 1 Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses Lisboa 1997

Transcript of Itinerário, Viagem ou Navegação de Jan Huygen van ... · PDF filepasseios...

Page 1: Itinerário, Viagem ou Navegação de Jan Huygen van ... · PDF filepasseios de barco nos rios. ... com os nomes correctos de todos os lugares, tal como são referidos pelos mais experimentados

Itinerário, Viagemou Navegação

de Jan Huygen van Linschotenfará as índias Orientais

ou Portuguesas

Gravuras e Mapas

k1

Comissão Nacional para as Comemoraçõesdos Descobrimentos Portugueses

Lisboa 1997

Page 2: Itinerário, Viagem ou Navegação de Jan Huygen van ... · PDF filepasseios de barco nos rios. ... com os nomes correctos de todos os lugares, tal como são referidos pelos mais experimentados

índice das Gravuras e Mapas

1. «Descrição da ilha e fortaleza de Moçambique, situada nos confins de Melinde, muito rica em ébano, ouro finoe âmbar pardo, e de onde muitos escravos são transportados para a índia. Por Jan Huygen van Linschoten.»

2. [Esquerda:] «Habitantes de Malaca que, na língua, cortesia e namoro, ultrapassam todos os outros indianos.»[Direita:] «Habitante da ilha de Java, cuja gente é teimosa e obstinada.»

3. «Embarcações da China e Java, com velas decana e âncoras de madeira.»4. «Traje dos da China, um reino abundante em todas as coisas belas e preciosas.»5. «Modos que têm os principais governadores ou mandarins da China para se fazerem transportar e para darem

passeios de barco nos rios.»6. «Representação de Goa, a principal cidade mercantil e metrópole do reino, onde residem o arcebispo, o

vice-rei e o conselho supremo da índia portuguesa. Por Jan Huygen van Linschoten. Anno 1595.»7. «Representação fiel da feira de Goa, com as suas lojas, mercadorias e comerciantes quotidianos.

Por J. H. v. Linschoten.»8. «Aspecto e traje dos portugueses na índia Oriental, tanto civis como militares, quando saem à rua.»9. «Deste modo costumam circular pelas ruas os fidalgos, governadores e conselheiros portugueses.»

10. «Deste modo se deixam transportar os portugueses que são de ascendência nobre e de posses.»11. «Fustas usadas pelos portugueses e seus inimigos, os malabares, na guerra e no transporte de mercadorias.»12. [Da esquerda para a direita:]

«Traje de uma donzela ou virgem portuguesa na índia.»«Vestimenta e adornos das mulheres casadas portuguesas.»«Traje das viúvas portuguesas, que deixam de usar quando casam de novo, então voltando a vestir o traje dascasadas.»«Traje e cobertura das mulheres dentro de casa, qualquer que seja o seu estado ou idade.»

13. «Modo de transportaras mulheres e donzelas portuguesas quando chove, e também em outras ocasiões, comos seus escravos e servos à frente, atrás e de lado.»

14. «Liteiras onde são transportadas sem cobertura as mulheres e donzelas portuguesas.»15. «Uma mulher portuguesa, à noite a caminho da igreja, acompanhada pelo marido e seus escravos.»16. [Da esquerda para a direita:]

«Traje e aspecto dos mercadores indianos, que são muito destros nos seus negócios.»«Baneanes de Cambaia, grandes peritos na avaliação de pedras, na escrita e nos cálculos.»«Brâmanes, os padres ou sacerdotes dos ídolos indianos.»

17. «Maneira de casamento na terra do Balagate, situada para além de Goa.»18. «O brâmane morto é queimado segundo a sua lei, e a sua mulher deixa-se queimar viva com ele, por amor ao

marido.»19. «Ostentação do embaixador do rei do Balagate em Goa.»20. [Da esquerda para a direita:]

«Camponês ou agricultor indiano, chamado canarim.»«Crianças indianas, segundo o costume do país, apenas comas vergonhas cobertas por um paninho de linho.»«Soldado indiano, chamado lascarim.»«Mulher da vida indiana, ganhando a vida dançando e cantando.»

21. «Cabanas, casas campestres e aldeias indianas nos arredores de Goa.»22. «Embarcações usadas para a pesca em Goa e Cochim, as primeiras feitas de troncos de madeira escavados, as

outras de muitos ramos atados com cordas, as primeiras chamadas almadias, as outras tones e palegas, que láse encontram em grande número e que transportam cargas de água doce em jarras, para serem vendidas aosnavios.»

23. [Esquerda:] «Marinheiros árabes, que os portugueses deixam governar os seus navios, onde na maioria dasvezes também vivem com as mulheres.»[Direita:] «Trajes dos abexins da Terra do Preste João, os quais em vez do baptismo costumam queimar umasmarcas na cara.»

24. «Pretos de Moçambique e das regiões em redor, que são chamados cafres; alguns deles são cristãos, algunsgentios, mas na sua maioria são maometanos.»

Page 3: Itinerário, Viagem ou Navegação de Jan Huygen van ... · PDF filepasseios de barco nos rios. ... com os nomes correctos de todos os lugares, tal como são referidos pelos mais experimentados

25. «O rei de Cochim, montado num elefante e acompanhado dos seus fidalgos, chamados naires.»26. [Esquerda:] «Os maometanos de Cananor, inimigos mortais dos portugueses.»

[Direita:] «Habitantes do Malabar, no litoral entre Goa e Cochim, onde cresce a pimenta.»27. [Da esquerda para a direita:]

«Homem do Pegu, onde são encontrados muitos diamantes e rubis, e onde se produz a laca.»«Habitante das ilhas Molucas, onde o cravo cresce em abundância; a sua roupa é feita de palha.»«Descendentes de panicales de S. Tomé, malditos de todo, segundo dizem os indianos.»

28. [Esquerda:] «Figuras medonhas dos ídolos indianos, chamados pagodes, colocadas em todas as curvas doscaminhos, aos quais fazem as suas imolações e que são muito devotamente adorados pelos brâmanes, seussacerdotes (que lá são muito respeitados pela sua pretensa sabedoria).»[Direita:] «Mesquita ou templo dos maometanos indianos, cuja seita penetrou por quase todo o Oriente.»

29. «Frutas que crescem na índia e que são muito boas para serem comidas, tais como mangas, cajus, jambos,jacas e ananás, com o gengibre, que é pouco estimado devido à sua abundância. Retrato da vida real, tal comocrescem e nascem.»

30. [Da esquerda para a direita:]«Cana-da-índia, que atinge a espessura de uma perna ou coxa de homem.»«Uma árvore milagrosa, de cujos ramos descem de novo raízes, acabando por ocupar tanto espaço que porbaixo dela se pode refugiar um exército inteiro.»«As frutas chamadas duriões, louvadas acima de todas as outras pelo seu sabor e suavidade, crescem apenasem Malaca.»

31. [Da esquerda para a direita:]-•Palmeiras ou árvores de nozes-da-índia. que rendem muito, porque dão comida e bebida doces, materiaispara embarcações, velas e cabos, servindo as mesmas embarcações para transportá-las e alimentando-se delasos marinheiros.»«Árvore que todo o ano dá frutos chamados figos-da-índia, que são muito nutritivos e constituem a comidadiária dos indianos.»«Frutas chamadas areca ou faufel e a folha chamada bétele, que os indianos mastigam todo o dia misturadacom cal, ingerindo o suco para purgar o corpo e pelas suas outras qualidades.»«Pimenta oriental, que cresce de modo semelhante à parietária.»

32. «Lima árvore que é apenas conhecida na índia, que durante todo o ano produz muitas flores de cheiro suave,as quais nascem ao pôr do sol e caem ao nascer do sol.»

33. «A ilha de Santa Helena, desabitada apesar de ser bem dotada de ar suave e constante, fertilidade do solo eágua doce; bom lugar para refrescar os que vêm da índia Oriental; situada na altura de 16 graus da banda sul dalinha equinocial.»

34. «Representação fiel do aspecto da ilha de Santa Helena do lado de leste, norte e oeste, situada na altura de 16graus da banda sul da linha equinocial.»

35. «Representação fiel da ilha de Ascensão, situada em 8 graus da banda sul da linha equinocial.»36. «Representação da cidade de Angra, com a sua fortaleza, na ilha Terceira, a que são sujeitas todas as outras

ilhas chamadas dos Açores ou ilhas Flamengas, em virtude de ali residirem o bispo, o governador régio e oconselho, sendo a ilha Terceira a maior e mais rica de todas devido à cultura e comercialização do pastel.Por Jan Huygen van Linschoten. Anno 1595.»

37. «Representação das costas do país chamado Terra do Natal, assim como de todas as costas de Sofala,Moçambique, Melinde e da ilha de S. Lourenço, com todas as suas ilhas, desde Maldiva até à ilha de Ceilão,e o cabo de Comorim, situado na costa da índia, com a extensão e situação fiel das mesmas, tudo muitocorrectamente, segundo os melhores roteiros e cartas orientais, revisto e corrigido.»

38. «Representação das costas de Abex, do estreito de Meca, aliás, mar Vermelho, assim como das costas deArábia, Ormuz e Pérsia até Sinde, do rio Indo, de Cambaia, Índia e Malabar, da ilha de Ceilão, Coromandele Orixá, do rio Ganges e do reino de Bengala, e ainda da situação das enseadas, ilhas, escolhos, bancos, baixose baixios das costas referidas, com os nomes correctos de todos os lugares, tal como são referidos pelos maisexperimentados pilotos portugueses, tudo tirado com grande aplicação dos melhores roteiros e cartasindianas, revisto e corrigido.»

39. «Representação ou delineação fiel de todas as costas e terras da China, Cochinchina, Camboja, Sião, Malaca,Arracão e Pegu, assim como das ilhas vizinhas, grandes e pequenas, e ainda dos escolhos, recifes, bancos,baixos e baixios, tudo tirado dos mais correctos roteiros e cartas actualmente usadas pelos pilotosportugueses.»