IV Jornada Nacional de Polícia Comparada · O Cap PM Pistori falou sobre o policiamento em...

7
IV Jornada Nacional de Polícia Comparada O CAES “Cel PM Terra” é o Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar e os nossos oficiais de policia, nossos alunos, estão fazendo como avidade pedagógica a Quarta Jornada Nacional de Polícia Comparada com desno aos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, no período de 13 a 20 de agosto de 2011. A finalidade desta viagem é conhecer o Planejamento destas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, bem como cada aluno aprimorar suas pesquisas individuais. Três são os temas prin- cipais e um secundário, mas todos com um objevo comum: a Copa do Mundo de 2014, des- ta foram realizados simpósios e visitas relacionadas ao policiamento em campo de futebol, trânsito e combate a ações terroristas e como assunto secundário a organização e estrutura dos centros de coordenação e comando dos eventos. Existe uma troca muito franca de infor - mações entre a PM de São Paulo e a dos outros Estados. Nesta IV Jornada estão incluídos todos os alunos, ou seja, 68 parcipantes, pois além dos nossos oficiais alunos de SP, temos policiais oriundos de Sergipe, Acre, Maranhão, Distrito Federal e Amazonas realizando o Curso de Mestrado Profissional em Segurança e Ordem Pú- blica no nosso Centro de Estudos.

Transcript of IV Jornada Nacional de Polícia Comparada · O Cap PM Pistori falou sobre o policiamento em...

IV Jornada Nacional de Polícia Comparada

O CAES “Cel PM Terra” é o Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar e os nossos oficiais de policia, nossos alunos, estão fazendo como atividade pedagógica a Quarta Jornada Nacional de Polícia Comparada com destino aos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, no período de 13 a 20 de agosto de 2011.A finalidade desta viagem é conhecer o Planejamento destas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, bem como cada aluno aprimorar suas pesquisas individuais. Três são os temas prin-cipais e um secundário, mas todos com um objetivo comum: a Copa do Mundo de 2014, des-ta foram realizados simpósios e visitas relacionadas ao policiamento em campo de futebol, trânsito e combate a ações terroristas e como assunto secundário a organização e estrutura dos centros de coordenação e comando dos eventos. Existe uma troca muito franca de infor-mações entre a PM de São Paulo e a dos outros Estados. Nesta IV Jornada estão incluídos todos os alunos, ou seja, 68 participantes, pois além dos nossos oficiais alunos de SP, temos policiais oriundos de Sergipe, Acre, Maranhão, Distrito Federal e Amazonas realizando o Curso de Mestrado Profissional em Segurança e Ordem Pú-blica no nosso Centro de Estudos.

Rio de JaneiroO simpósio da IV JNPC na cidade do Rio de Janeiro teve na composição da mesa diretora as seguintes autoridades: Coronel PM Íbis Silva Pereira, Coordenador de Comunicação Social da PMERJ; Tenente Coronel PM Oswaldo Baptista de Araújo Braga, Diretor da Unidade Prisional da PMERJ; Tenente Coronel PM João Carlos Sproesser Mathias, Chefe da Delegação dos Ofi-ciais Alunos de São Paulo; Major PM Andréia dos Santos, Oficial de ligação no Rio de Janeiro; e Cap PM André Kimura Gomes, Comandante da Seção de Apoio Operacional da Unidade Prisional.O Cel PM Íbis Silva Pereira fez a abertura dos trabalhos manifestando a alegria de estar no evento e asseverou que “as cores das fardas podem mudar em todo o Brasil, mas as Institui-ções Policiais Militares e suas ‘almas’ são as mesmas”. Por fim, afirmou que esta Jornada é fundamental para alimentar esta alma, pois “nem só de pão vive o homem”.O Tenente Coronel PM Oswaldo Baptista de Araújo Braga iniciou o ciclo de palestras com o título “Perfil Prisional”. Disse que se pode pensar no policial militar acautelado como um cri-minoso, mas destacou que o policial não tem noção do risco que corre em cometer um crime em seu dia-a-dia e no exercício cotidiano de sua atividade. A segunda palestra foi proferida pelo Cel PM Robson Rodrigues da Silva, Coordenador de Polí-cia Pacificadora da PMERJ. Parte desta palestra foi acompanhada por uma emissora canaden-se, CBC, que tem interesse nas UPP do Rio de Janeiro e na Polícia Comunitária de São Paulo. A palestra foi pautada sobre a dualidade da desconstrução da guerra e a construção da paz.A terceira palestra da manhã foi apresentada pelo Cel PM Íbis Silva Pereira, Coordenador de Comunicação Social da PMERJ com o título “Erro e imagem institucional”.O Ten Cel PM João Carlos Sproesser Mathias, Chefe da Delegação dos Oficiais Alunos, realizou uma apresentação panorâmica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com destaque aos preceitos do Sistema de Gestão da PMESP (Gespol), Programas de Policiamento e a difusão da tecnologia da informação. Trouxe igualmente números sobre a grandeza populacional e econômica do Estado e os números da Instituição Policial Paulista.

Composição da mesa diretora dos trabalhos

Participantes do evento Apresentação do Ten Cel Mathias sobre a PMESP

CuiabáO simpósio da IV JNPC na cidade de Cuiabá contou com a presença das seguintes auto-ridades: Cel PMMT Sampaio, Corregedor Geral; Ten Cel PMMT Otomar, Cmt da Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV); Ten Cel PMMT Medeiros, Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional; Ten PMMT Cel Alessandro, Diretor Adj da DEIP; Maj PMMT Arruda, Cmt Adj do Batalhão de Transito; Maj PMMT James; Cap PMMT Magalhães, Scmt Cia Independente; Cap PMMT Ferreira, CorregPM; Cap PMMT Assis Silva, 1º Batalhão; Cap PMMT Eduardo Cmt Curso de Formação de Oficiais; Cap PMMT Rezende, CorregPM; Cap PMMT Renato Marcelo, CorregPM; CapPMMT Lavor, CorregPM; Cap Paccola, BOPE; 1º Ten Rafael, 10º Batalhão; 1º Ten PMMT Patrícia, APMCV; 2ºTen PMMT, Leandro Muller, do 4º BPTran e mais 33 Alunos Oficiais do 2º CFO. O Cel PMMT Sampaio deu início ao evento realizando a apresentação institucional da PMMT, trazendo detalhes administrativos, operacionais e de gestão demostrando que a Polícia Mili-tar está em fase de adaptação legal e operacional aos fatores de influencia da Copa do Mundo de 2014. Assim apresentou as perspectivas de crescimento da instituição.O Cap PM Pistori falou sobre o policiamento em eventos, tratando da rotina desenvolvida pelo policiamento principalmente em shows e partidas de futebol. O Ten Cel PM Felix tratou dos dados e trabalhos desenvolvidos pela PMESP nos últimos anos e a perspectiva para a Copa de 2014, falando entre outras palavras sobre o GESPOL, os Pro-gramas de Policiamento e sobre o SIOPMCORP, inclusive apresentando o funcionamento do sistema “on line”, podendo expor a visualização de uma ocorrência que acontecia naquele momento na área do 45º BPMM, com todos os seus detalhes e as informações referentes aos Policiais que compunham a guarnição e demais dados atinentes a eles nas questões de mate-rial disponível para o EPI. Disse também sobre a ferramenta de gerenciamento que o SIOPM CORP proporciona aos Oficiais PM.O Cap PM Jefferson discorreu sobre Policiamento de trânsito, demonstrando como está acon-tecendo a sua implantação na região da capital através das Unidades Especializadas.A última palestra foi desenvolvida pelo CAP PMAC Rodrigo, que tratou do Grupo de Ações Táticas Especiais e toda a sua rotina de trabalho no gerenciamento de crises.

Mesa composta pelas autoridades presentes

Grupo temático de Policiamento de Trânsito em discussão plena

Grupo temático sobre Ações Táticas em discussão plena

ManausO simpósio da IV JNPC na cidade de Manaus teve inicio com a apresentação dos oficiais e praças feita pelo Cel PMAM José Alves da Silva – Subcomandante PM, ao Exmo. Sr. Secretário de Segurança Pública, Dr. Zulmar Pimentel dos Santos. Em ato contínuo, recepcionados pelo Ten Cel PM Helson Léver Camilli, Chefe da Delegação de São Paulo, fez-se a composição da mesa diretora, com as seguintes autoridades: Dr. Zulmar Pimentel dos Santos; Cel PMAM Al-mir David Barbosa – Exmo. Sr. Cmt Geral; Cel PMAM José Alves da Silva; Cel PMAM Herbert Campos Araújo, Ch EM PMAM e o Ten Cel PM Helson Léver Camilli.O Ten Cel PM Camilli, Ch da Delegação, abriu as apresentações do Simpósio com a Palestra Institucional da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dando destaque para as principais atividades desenvolvidas pela Polícia Militar Paulista, no exercício da polícia ostensiva para a preservação da ordem pública.O Maj PMAM Denildo de Lima Brilhante, Subchefe da PM6, prosseguiu proferindo a palestra “Planejamento Estratégico da PMAM”, abrangendo: O Sistema de Segurança Pública do Esta-do do Amazonas; O Planejamento Estratégico da PMAM – 2008/2015; O Projeto “Ronda do Bairro” e a conclusão, com exibição de um vídeo institucional focado no planejamento estra-tégico com vistas à Copa de 2014. O Dr. Eraldo Boechat, Chefe da Unidade Gestora dos Projetos Copa (UGP-COPA), apresentou as principais ações de auxílio ao Governo, ora executadas, quer por Instituições públicas quer por organismos da sociedade civil, mediante a convergência de projetos que estão distribu-ídos em câmaras temáticas. Os projetos em discussão contemplam um grande rol de ações destinadas à realização da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014. A UGP-COPA, tem como ênfase o Projeto “Copa Segura”, que prevê a otimização das ações de segurança, abrangendo também o aparato de transporte e saúde.O Ten Cel PMAM Fábio Pacheco da Silva, Diretor de Comunicação Social, proferiu palestra alusiva às “Atividades da PMAM em Eventos”, destacando, em especial a Operação Parintins (evento folclórico realizado anualmente no Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes - “Bumbódromo”, no mês de junho). O Cel PMAM Jânio Costa de Souza, Comandante do Policiamento Ambiental, apresentou as principais ações dessa UOp Especializada.

Composição da mesa diretora Apresentação do Ten Cel PM Camilli Exibição de vídeo com mensagem do Exmo. Sr Cmt Geral da PMESP

SalvadorO simpósio da IV JNPC na cidade de Salvador contou com as seguintes autoridades: Coronel Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, SCmt Geral, Coronel Fernando Baqueiro Batista, Diretor da Academia de Polícia Militar do Bonfim, Ten Cel PM Eduardo Agrella Carvalho, Chefe da Delegação, Major Augusto César Miranda Magnavita, da SSP/BA e o Cap PM César Eduardo Ferreira, SChefe da Delegação.O Coronel Eleutério fazendo uso da palavra proferiu que partilhar é democratizar o conhe-cimento comparando experiências, como hoje duas Instituições coirmãs estão a fazer. Disse que a cidade de São Paulo possuindo 12 milhões de habitantes (com a grande São Paulo torna-se 16 milhões) e todo o Estado da Bahia possuindo 14 milhões de habitantes deve-se comparar as desigualdades. Na Copa do Mundo no Brasil de 1956, o Estádio do Maracanã somente ficou pronto em 1964 definitivamente.O Ten Cel PM Agrella explanou o tema “Centro de Comando e Controle”, explicando sobre a queda dos 80% dos homicídios nos últimos 10 anos, ou seja, de 15.000 em 1996 a 3.300 em 2010, entre outras peculiaridades.O Cap PM Caramit proferiu breve explanação sobre a evolução da Gestão da PMESP na Qua-lidade, Tecnologia e Informações.O Major Magnovita falou sobre o Centro de Comando e Controle (Brasília é CCC Nacional e nos Estados serão o CCC Regionais).O Cap PM Fórner e o Maj PM Coutinho falaram sobre Trânsito. Trânsito é Vida, mas infeliz-mente não está na cabeça de todos, assim como não existe Trânsito sem Ação de Polícia. O Cap PM Marco falou sobre Terrorismo e o GATE, e o Cap PM Lusquinhos abordou assuntos específicos sobre Terrorismo. O Cap PM Cleiton palestrou sobre Companhia de Operações Especiais (COE). O Cap PM San-tiago relatou suas experiências sobre policiamento em estádios. O Major Melo explicou sobre Violência nos Estádios.

Composição da Mesa para Abertura dos trabalhos

Coronel Eleutério falando à platéia Chefe da Delegação agradecendo em nome dos Oficiais

NatalO simpósio da IV JNPC na cidade de Natal contou com a presença das seguintes autorida-des: Sr. Cel PM Francisco Belarmino Dantas Júnior, Subcomandante e Chefe do EM da PMRN; do Sr. Cel PM Ângelo Mário de Azevedo, Corregedor Militar; do Sr. Ten Cel Dancleiton Pereira Leite, Comandante da Academia de Polícia Militar; o Sr. Ten Cel PM Paulo Roberto de Albu-querque Costa, Ajudante Geral do Comando Geral; do Sr. Ten Cel João Batista do Nascimento, Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento; do Sr. Ten Cel PM Marcus Vinicius, Comandante do BOPE. Participaram também do evento os Oficiais Alunos do Curso de Aper-feiçoamento de Oficiais de Natal e os alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel Milton Freire de Andrade.Após a abertura do evento o Cel Ângelo fez a apresentação do video institucional da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e após foi exibido pelo Ten Cel PM Henrique o video institu-cional da PM de São Paulo.O Cap PM Paes de Souza discorreu sobre o tema “Trânsito”.Demonstraram ao final o vídeo do Exmo. Sr. Comandante Geral da PMESP, Cel PM Álvaro Camilo Batista, que fala sobre a importância deste trabalho conjunto.

Composição da Mesa para Abertura dos trabalhos Palestra institucional do Ten Cel PM Henrique

Palestra Policiamento de Trânsito ministrada pelo Cap PM Paes de Souza

Apresentação do vídeo com mensagem do Exmo. Sr. Comandante Geral

Porto Alegre

O simpósio da IV JNPC na cidade de Porto Alegre teve a presença das seguintes autorida-des: Kali Sebe, Secretário de Turismo do RS, Cel Erlo dos Santos Pitroky, Secretário Especial da Copa; Maj Rodrigo Mohr Picon, Cmte do 1º BPM; Maj Rodrigo da Silva Dutra, Cmte da Escola de Bombeiros; Maj Antônio Carlos Maciel Jr, do Comando de Policiamento Rodoviário; Maj Sérgio Augusto Bonfanti, do Comando de Policiamento da Capital e Maj Ademir Brito, Depar-tamento de Informática.O Ten Cel PM Gambaroni abriu oficialmente o evento agradecendo a presença de todos. O Cap PM Rocha explanou sobre o GATE, o Cap PM Willian sobre o tema policiamento em eventos, o Maj Antonio Carlos Maciel Jr, proferiu palestra referente ao policiamento de trân-sito rodoviário voltado para a Copa de 2014, o Maj Claudio dos Santos Feoli, abordou o tema referente ao policiamento em praças desportivas, o Cap Felipe Costa Santos Rocha, do GATE, explanou sobre ações terroristas, o Maj Rodrigo da Silva Dutra relatou a experiência da Briga-da Militar na Copa da África do Sul em 2010, o Cel Erlo dos Santos Pitroky, teceu comentários gerais sobre as questões de segurança na copa do mundo, o Cap PM Clemente discorreu so-bre o tema trânsito, o Maj Rodrigo Mohr Picon abordou sobre o policiamento no entorno dos locais de grandes eventos desportivos, bem como apresentou um estudo de caso referente ao maior clássico do futebol em Porto Alegre, o “Grenal”. O Ilmo Sr Kali Sebe elogiou a iniciativa do evento destacando sua importância para as institui-ções que auxiliarão os eventos da Copa de 2014.

Cap PM Willian Palestrante

Cel Erlo dos Santos Pitroky Participantes do evento

Acesse o site do CAES na Internet - http://www.policiamilitar.sp.gov.br/caes Supervisão: Cel PM Marco - Cmt do CAESRevisão: 1° Ten PM Zebelina - Oficial P/5

Diagramação: Sd PM Temp Ana Barão - Auxiliar P/5Dúvidas, Críticas e Sugestões: Email - [email protected]