Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a...

47
Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria 1

Transcript of Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a...

Page 1: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1

Page 2: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

2 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Equipe ResponsávelDireção geral:

André de Souza Maria MTB 61.680/SP

Direção de operações: Milena Del Vecchio

Jornalista:Ana Paula Marchi / MTB: 49.488

Colunista Social:Cláudia Grotta

Marketing e Diagramação:Intervalo Brasil

Fotografia:Renê Color

A Revista IntervaloAndreMaria não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias assinadas pelos colunistas,

pois as mesmas não refletem, necessariamente, a opinião da redação.

Os anúncios e informes publicitários são espaços adquiridos pelos

anunciantes, e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de cada um deles,

cabendo à Revista IntervaloAndreMaria apenas reproduzi-los nos espaços

comercializados.

Expediente

Anuncie com a gente:

[email protected] ou pelo telefone: (16)

3202.5953

R. Barão do Rio Branco,858 Sala 1001 - Centro - Jaboticabal/

SP

www.intervaloandremaria.com.br

/revistaintervaloandremaria

/revistaintervaloandremaria

Ano Novo com metas executadas

Enfim, janeiro. Um novo ano começou e com ele a esperança por dias melhores. Este é o momento ideal para colocar em prá-tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora é agora.

Aproveite esta gana de querer realizar e crie novos hábitos para fazer de 2019 um ano que realmente valeu à pena. Abra o seu coração e mergulhe em tudo aquilo que verdadeiramente te agrada e faça muito feliz. Está com vontade de viajar em 2019? Faça! Planeje e execute. De-pois veja o quanto é gratificante curtir a tão sonhada conquista.

Não permita que estes desejos sejam apenas momentâneos e mo-tivados apenas pelo ANO NOVO. Não permita que outras pessoas ou situações anulem as suas expectativas e seus sonhos. Ser egoísta de vez em quando, é válido. Desde que não prejudique ninguém!

Lembre-se: Tomar resoluções de ano-novo ou de segunda-feira é fácil; basta um desejo. Transformá-las em realidade, contudo, exige es-tabelecer claramente uma meta (razoável, por favor) e tecer estratégias para chegar lá.

Feliz 2019 para você!

PALAVRA DO EDITOR

Page 3: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 3

05 ArtigoSentimento de culpa

CotidianoAno novo: festividade e rito

26 ElaRessignificação

28 ElaColetor menstrual

Índice

Destaques

09

12 CotidianoDois mil e dezenove, Renove, inove

EducaçãoO desafio da adolecência

34 AstralHoróscopo

41 Universo Jovem Dicas de beleza para o verão21

Page 4: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

4 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Aqui no Sicredi, fazemos juntos. Temos uma linha completa de consórcios, que garantem a você total liberdadede usar sua carta de crédito e escolher os seus bens e serviços. Seja qual for o seu objetivo, com os consórciosdo Sicredi você conquista um pouco a cada mês. Converse com o seu gerente e saiba mais.

Automóveis I Motocicletas I Caminhões, Tratores e Utilitários I Bens Náuticos I Imóveis I Serviços I Sustentável

Faça seu consórcio com a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.

Fazer juntos consórciosque facilitamsuas conquistas.

SAC:

Esta peça contém informações gerais e indicativas. Os direitos e obrigações do consorciado e da Administradora de Consórcios Sicredi Ltda., além das características do plano e grupo de consórcio, estão definidos na proposta de participação e no regulamento geral disponível no site sicredi.com.br. Imagens meramente ilustrativas. Serviços ao Cidadão Banco Central do Brasil - Denúncias e Reclamações: 0800 979 2345 - www.bcb.gov.br.

sicredi.com.br 0800 724 7220 Deficientes Auditivos ou de Fala: 0800 724 0525. Ouvidoria: 0800 646 2519.

Page 5: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 5

ARTIGO

Enquanto escrevo esse texto, ainda estou lutando com o sabor amargo que se apegou ao meu paladar, em virtude de uma triste notícia que recebi a dois dias atrás. Tratava-se de mais uma brutal violência que alguém cometeu contra si mesmo, enquan-to caminhava perigosamente pelas vielas traiçoeiras do beco escuro e frio do suicídio. Infelizmente, aconteceu...

São muitos os fatores que podem acio-nar esse tipo de gatilho na vida, onde não haverá nenhuma possibilidade de retorno depois de acioná-lo. E, quanto aos entes que-ridos e amigos, restará a convicção de que mais uma história foi interrompida abrup-tamente, chocando a todos de uma forma irremediável.

Pesquisando um pouco mais sobre este assunto, descobri que as culpas não tratadas e não resolvidas, podem levar a pensamen-tos ou atos suicidas.

O Salmista Davi, descreveu suas culpas

como algo potencialmente destruidor. Con-forme ele mesmo narrou, ele sentia-se afo-gando no mar de águas agitadas e profun-das de suas culpas. Elas eram como fardos pesadíssimos e insuportáveis... Na verdade, o grande salmista pedia por socorro...

Todos os erros que cometemos ou pre-juízos que causamos a alguém, permanecem vivos dentro de nós e em nossas memórias. Os anos passam, mas as nossas culpas não envelhecem. Elas continuam lá confrontan-do nossas indiferenças.

Sentir-se culpado é um sentimento po-sitivo. Ele é um dispositivo invisível que faz soar uma espécie de alarme dentro de nós, conscientizando-nos de que cometemos um erro e, portanto, precisamos resolvê-lo o quanto antes.

Você até pode ignorá-lo, mas isto só atrasará ainda mais, os reparos que são tão necessários nas pontes que nós mesmos ex-plodimos e que mantinham os nossos rela-

Por Ricardo Meni Pastor

SENTIMENTO DE CULPA (Parte 1)

cionamentos.Quando o sentimento de culpa causar

algum tipo de desconforto, é admitir o erro, arrepender, consertar e voltar a usufruir da paz. Infelizmente, nem todos o fazem, o que eu considero um grave erro.

O arrependimento sempre nos levará para o caminho do conserto, provocando grandes mudanças em nosso comportamen-to. Já o remorso, além de não resolver, pro-vocará torturas mentais e emocionais.

Aqueles que sofrem com algum tipo de culpa estão buscando o alívio. Tudo o que as pessoas desejam, é ter paz e liberdade in-terior. E, nesse sentido, o único que poderá livrar-nos de nossas culpas e trazer quietude para a alma, é Deus: “...o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz” (Números 6:26).

Desejo que a paz interior te acompanhe ao longo de todo este novo ano.

Viva o novo sem culpas! Deus te aben-çoe.

“As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável”(Salmos 38:4).

Page 6: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

6 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

A Região Metropolitana e seus atributos

A criação da Região Metro-politana de Ribeirão Preto, se provocou em seus moradores e dirigentes uma certa vaidade, ao mesmo tempo não deixou de lhes conferir maiores respon-sabilidades do que, até então, eles tinham.

Enquanto isso, como se fosse a criação de uma espécie de quarta unidade de di-reito público interno – localizada acima do município e abaixo do estado – uma região metropolitana faz aumentar o ônus tribu-tário incidente sobre os contribuintes.

Por conseguinte, crescem os dispêndios públicos e, com eles, a carga tributária. Aliás, como a federação foi uma proposta que motivou o advento da república até mais do que a própria ideia de república, é oportuno re-cordar que – quando estado unitário – a

ARTIGO

Por Vicente Golfeto Professor universitário, palestrante e especialista em economia.

monarquia tinha custo muito menor. Acrescentando a quarta unidade – a re-

gião metropolitana – às três já existentes temos que dizer que este dispêndio precisa ser traduzido em melhores serviços para a população.

Vamos ao meio-ambiente. Sem plano integrado de resíduos sólidos, uma cida-de não pode obter recursos federais para construir um aterro sanitário de forma consorciada com seus vizinhos. Um aterro sanitário – para sepultar todo tipo de lixão – exige volumoso investimento. Como tal, muitas cidades – das trinta e quatro que formam a região metropolitana do nordes-te paulista – não têm disponibilidade or-çamentária para tanto. E, sob o regime de consórcio, pode – com vizinhos – atender às exigências da lei que disciplina o enca-minhamento dos resíduos sólidos.

Assim, atende-se às exigên-cias do meio-ambiente, abrin-

do-se espaço também para consolidação de uma política social – geradora de empregos – mais do que necessária.

Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Page 7: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 7

ARTIGO

O que é a LEI DE AMOR?

Rodrigo Gírio Espírita

O amor é a mais pura ener-gia. Ele transforma, além de estar presente em cada um de nós. Um dos ensinamentos de Jesus é: amar ao próximo como a si mesmo. O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progres-so realizado.

No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompi-do, só tem sensações; mais instruído e purifi-cado, tem sentimentos; e o amor é o requin-te do sentimento. Enquanto uns são capazes de amar já que aceitam o outro, compreen-dem as diferenças e sabem perdoar, outros, são movidos pelo ódio já que possuem di-ficuldades em encontrar o amor que existe dentro de si. E ainda, há pessoas que são apegadas ao egoísmo, aos bens materiais, fatos estes que também prejudicam. Porém, é preciso lembrar o que vence no final é o amor, que é o ser, é sentir a vontade de Deus

em nós, já a matéria é sempre transitória. O amor permite definir nossos ca-

minhos, com ele somos capazes de com-preender o outro e revelar as dificuldades da vida, sem ele perdemos a capacidade de acreditar em Deus, em si próprio e na vida. Pode parecer difícil, mas não é. Devagar, aos poucos, vamos conhecendo a nós mesmo e, com isto, vamos nos ajustando, alteran-do, corrigindo e melhorando nossa postura, nossa compostura, nosso comportamento, de modo continuado e permanente. Sempre podemos buscar e melhorar nosso aperfei-çoamento, intelectual e moral.

Nunca é tarde, uma vez que agora pode ser o momento exato de começar ou de recomeçar. E não perder de vista que a própria natureza não dá saltos. Um bom co-meço é procurar enxergar no próximo um irmão e fazer a ele o que gostaríamos que ele nos fizesse.

Enxergar no próximo alguém que também está a caminho,

que tem origem divina, que é um ser espiritual, um ser pen-sante da Criação, que é imortal, indestrutível e que, por isso mesmo, viverá para sempre, no corpo físico ou fora dele. Al-guém que, um dia, igualmente alcançará a perfeição, mas a di-vida.

Além deste, que é o principal, ainda poderemos expressar o nosso amor servin-do, sendo úteis, onde quer que nos encon-tremos, oferecendo o melhor sempre. E, sem a menor sombra de dúvida, sendo pes-soas de Bem, voltadas para o Bem e para a sua prática, estaremos expressando o nosso amor de maneira magnífica, facilmente per-ceptível, sabendo-se, que o amor é funda-mental na vida de todos. Como se não fosse suficiente, cumpre relembrar que fazer o bem faz bem, torna-nos pessoas melhores, mais confiantes, mais felizes.

Page 8: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

8 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Todos os anos, na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1o. de um novo ano, comemo-ra-se o Réveillon, celebração que existia, desde o ano 2800 a. C., na Mesopotâmia e na Babi-lônia, marcando o simbolismo do “despertar”, para uma nova fase.

No hemisfério norte, essa data marca-va o início do solstício de inverno, época de nascimento e de renascimento da nature-za, celebrada, no oriente, com a ingestão de água quente saborizada com frutos partidos ao meio, bem como com o banho feito da mesma forma, em rito ao qual se atribuía poderes de rejuvenescimento, tan-to quanto de aquecimento e relaxamento do corpo e da mente.

Entre os anos de 753 a.C. - 476 d.C., os romanos estabeleceram, no calendário, um dia para a comemoração desta grande festa. Era o dia 1º de março, inicio do ano, que, entretanto, em 153 a. C., foi trocado para o dia 1º de janeiro e mantido no ca-lendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582, a Igreja adotou o calendário juliano, consolidando a nova data.

Na história da humanidade, essa data marca o início do “tempo sagrado”, e signi-fica o desejo eterno de retornar a um tem-po mítico, primordial, ancestral, o tempo do início da vida, quando havia harmonia, pureza e força, concepção também adota-da pelo catolicismo, a partir do Concílio de Trento (séc. XVI).

Na atualidade, no mundo, ainda há a crença de que, no Réveillon, é necessário se espantar os maus espíritos e, por isso,

comemora-se o Ano Novo com fogos e ba-rulho de buzinas, de apitos e com gritos de alegria. As pessoas reúnem-se para cele-brar a festa com muitos abraços.

Há, ainda, o costume, universal, de se usar roupas novas, brancas, como modo de se entrar em harmonia com o sentimen-to de renovação.

No ocidente, tanto quanto no oriente, o Réveillon é saudado com rituais em que se encontram práticas semelhantes.

No oriente, território voltado à produ-ção agrícola, a religião, alicerçada no xinto-ísmo e no budismo, compõe-se de práticas pagãs, animistas, centradas no culto aos elementos da natureza.

Lá, as festas de final de ano, denomina-das de “bonenkai’, têm o significado de reu-nião para se esquecer dos acontecimentos ruins do ano que termina, concentrando--se no início de um novo ano.

Os feriados de Ano Novo representa-vam a época para se agradecer aos deuses que zelavam pelas colheitas, tanto quanto para dar as boas-vindas aos espíritos dos ancestrais que protegiam as famílias.

Nos dias atuais, o significado dessas festas é expressar gratidão pelo trabalho executado durante o ano e o desejo de se ter um final do ano de alegrias.

No alvorecer de 31 de dezembro, é a data do “omisoka”; pouco antes da meia--noite, os templos budistas batem os sinos 108 vezes, simbolizando a purificação dos “108 desejos mundanos”, dando início ao novo ano.

Outras ações simples compõem os ri-tuais de busca de um próspero ano novo, como o “oosouji, a ‘grande limpeza’, em que se costuma limpar as residências, os templos, as escolas e o local de trabalho,

Por Roseli B. de Camargo Dra. em Estudos Literários - UNESP-FCLAR

ARTIGO

Ano Novo: festividade e rito

para receber o ano de alma limpa.Ainda se mantém o costume de de-

corar as casas com galhos de pinheiros e bambus colocados nos dois lados das en-tradas e de se fazer decorações com cor-dões de palha, para dar boas-vindas aos deuses e espíritos.

Nos feriados de Ano Novo, as crian-ças recebem presentes em dinheiro, que, muitas vezes, representa uma quantia vo-lumosa, reservada para a poupança dos estudos, permitindo-se o gasto de apenas uma pequena parcela.

Tanto no ocidente, como no oriente, nas grandes comemorações, servem-se bebidas.

No ocidente, há o costume de se fazer brindes com champanhe em homenagem ao Novo Ano, com pedidos de prosperida-de, saúde, amor, felicidade.

No oriente, nas festividades mais im-portantes, toma-se o chá. Na primeira re-feição do Ano Novo e aos visitantes, no dia a dia, serve-se o chá, que, para o oriental, representa a própria comunicação. Algu-mas vezes, eles o tomam em silêncio, esta-belecendo uma “conversa silenciosa”.

Espero que, para todos nós, este seja o início de um Ano Novo feliz, após um Réveillon de veneração à ancestralida-de da natureza e da família, e que haja momentos de diálo-go silencioso, na comunhão do amor e da renovação da vida, comemorada com gestos de simplicidade, de cortesia, e de entendimento mútuo.

Page 9: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 9

Page 10: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

10 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por André Felipe Maria Publicitário

ARTIGO

EXU: NEM ANJO, NEM DEMÔNIO

Embora os aspectos da cul-tura afro-brasileira, principal-mente a religiosidade, tenham sido negligenciados, subva-lorizados e censurados até as primeiras décadas do século XX, após a segunda metade do século, foi inevitável sua as-cendência enquanto símbolos da essência cultural brasileira. Logo, as escolas de samba, a capoeira, as baianas, o acarajé, o samba de roda, o ma-racatu e o próprio Candomblé, passaram a representar o que o Brasil tinha de mais tradicional.

Exu, como não podia ser diferen-te, se inseriu no cenário nacional juntamen-te aos demais ícones da representatividade afro-brasileira. Tendo seu padê realizado por escolas de samba, afoxés e maracatus, além de assentamentos nas entradas das instalações físicas dessas associações car-navalescas, passou o Orixá mensageiro a gozar de prestigiosa condição no cenário cultural brasileiro, sendo inclusive home-nageado nos sambas-enredos das escolas de samba Brasil afora.

Célebres figuras da MPB dedica-ram canções a Exu, como Gilberto Gil, João Bosco, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Baden Powell, Vinícius de Moraes, entre outros.

Jorge Amado, o mais popular

autor brasileiro do século XX, trouxe a an-cestralidade de Exu para muitas de suas obras. O romancista, ao idealizar a Funda-ção Casa de Jorge Amado, escolheu o Orixá como guardião da casa, no Largo do Pe-lourinho, e como padrinho da revista edi-tada pela fundação, alcunhada de Exu. Um assentamento foi feito na entrada da Fun-dação em respeito aos preceitos do Can-domblé, defendidos com veemência por Jorge Amado. Suas obras, posteriormente adaptadas para o cinema e para televisão, alimentaram a temática afro-brasileira na cultura nacional.

Infelizmente, com o crescimento do neopentecostalismo nas décadas de 1970 e 1980, passaram as religiões afro--brasileiras a experimentar nova onda de intolerância religiosa, constantemente sub-metidas aos abusos de lideres evangélicos e seus seguidores. Assim sendo, as entida-des espirituais do universo afro-brasileiro, principalmente os exus e pombagiras de Umbanda, passaram a sofrer um novo pro-cesso de “demonização”.

Tornou-se comum em alguns cul-tos evangélicos a menção de nomes rela-cionados a entidades umbandistas como sendo manifestações demoníacas. Curio-samente, como apontado por Silva (2015), os “demônios” manifestados nas igrejas evangélicas sempre se apresentam na figu-ra de entidades espirituais afro-brasileiras, e nunca como entidades budistas, xintoís-tas, deuses maias, ou qualquer outra divin-

dade usualmente classificada como pagã pelos neopentecostais.

Não contentes em escarnecer com a religiosidade de outrem, passaram alguns grupos evangélicos a censurar ele-mentos da cultura afro-brasileira, como as danças de origem africana, capoeira, mú-sica percussiva, comidas votivas aos Ori-xás (a exemplo do acarajé), além de tentar apropriar-se culturalmente de alguns des-ses elementos, rebatizando o acarajé para “bolinho de Jesus” e a capoeira tradicional para “capoeira gospel”, criando um simu-lacro da arte marcial brasileira ao som de cantigas gospel.

Felizmente, esses expressivos ele-mentos da tradição afro-brasileira são tombados por órgãos de preservação cul-tural e não poderão ter sua história apa-gada. O jongo, o samba de roda, a receita do acarajé e vários terreiros de candomblé são tombados não só por instituições na-cionais, como também, em alguns casos, pela própria UNESCO (Organização das Na-ções Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Não fosse a enorme engrenagem de desinformação, talvez não seria neces-sária uma serie de sete capítulos para es-clarecer resumidamente a essência de Exu. Inclusive, praticantes e simpatizantes do universo afro-religioso, devido aos recor-rentes casos de intolerância, temem abor-dar assuntos relacionados à sua própria religiosidade e sofrer dolorosa discrimina-ção.

Por fim, espero ter contribuído de alguma maneira com a desmistificação não só de Exu, como da religiosidade de matriz africana. Apesar de ser um mero simpatizante, tratei de amparar-me nos relatos de especialistas como Bastide e Silva, de modo a minimizar os preconcei-tos e tabus historicamente criados sobre umbandistas, candomblecistas e suas an-cestrais divindades. Termino essa serie na esperança de um dia poder abordar não só Exu, como qualquer assunto relaciona-do ao universo afro-religioso, sem temer represálias ou comentários indecorosos. Nesses tempos sombrios, onde impera o fundamentalismo e o desrespeito, recorro à misericórdia das divindades, sejam elas quais forem, para que aplaquem a intensa dor da censura que nos aflige. Com o auxi-lio de Exu na abertura dos caminhos, siga-mos sem temer!

UM ÍCONE DA CULTURA POPULAR NACIONAL

Page 11: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 11

Page 12: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

12 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

COTIDIANO

Por Rodrigo Moura Trainer e Coach de Carreira

Dois mil e dezenove, Renove e Inove...

Este é um ano especial, se você fizer dele um ano especial. Então, o que está esperando, vamos fazer deste o ano da Re-novação e da Inovação?

Para promover a renovação e ino-vação, é preciso planejar o que você irá fazer, quando irá fazer, como irá fazer e quanto irá lhe custar?

A primeira coisa é pegar uma folha de caderno ou sul-fite, caneta ou lápis, e começar a pensar no que, você gostaria de realizar em 2019. Escreva tudo,que a sua mente lhe per-mitir. Quando digo a sua men-te lhe permitir, não é pra se limitar, muito pelo contrário, expanda sua mente, seus hori-zontes, coloque tudo que deseja realizar em 2019, tudo mesmo.

Depois disso, o que você faz? Pe-gue outra folha e comece a colocar prazos e estimar valores, para a realização de seus objetivos e metas, e verifique se eles estão dentro de seu orçamento.

A maior parte de nossas realizações pessoais e profissionais, dependerá de um

investimento. Então, agora entendeu que é preciso organizar o seu orçamento, pra poder promover as mudanças que gosta-ria de fazer. Isso vale também para sua a empresa, pois ela só conseguirá fazer as renovações e inovações necessárias e im-portantes para a sustentabilidade e cresci-mento se tiver verba suficiente para isso.

Mesmo que, agora não consiga re-alizar tudo que inicialmente gostaria, pelo menos você está planejando uma melho-ria em sua vida ou na sua empresa, pois, só o fato de estabelecer objetivos e metas para serem realizadas em 2019, já é uma inovação.

Renovar e inovar também é uma mudança de atitude e comportamento, com entendimento que o mundo não fica parado e todas as pessoas estão fazendo a mesma coisa, pois ninguém quer ficar parado, vivendo da mesma maneira, espe-rando pela morte. Todos queremos viver e viver de forma produtiva e feliz, realizando nossos sonhos e objetivos, e sendo útil para a vida das pessoas que estão ao nos-so redor.

Voltando ao nosso planejamento, agora que você escreveu os objetivos e de-terminou as metas possíveis e que gostaria de atingir em 2019, é hora de começar a promover as mudanças extraordinárias em sua vida.

Crie o hábito de colocar no primeiro dia do mês qual é o objetivo a ser alcançado na-quele mês, coloque as metas e ações que precisam ser feitas para atingi-los, se for um obje-tivo para sua empresa, toda sua equipe, deve estar ciente de seu papel e importância para con-tribuir para que o objetivo seja atingido.

Crie também, mecanismos de me-dição para saber periodicamente, se o seu objetivo está próximo ou não de ser atingi-do, e quais as ações corretivas para manter o foco neste objetivo.

Agora faça, isso com todos os ob-jetivos que você escreveu para serem conquistados em 2019, e é fundamental, sempre comemorar um objetivo atingido, mesmo que ele parece ser pequeno. Foi a sua conquista, você lutou para isso, então comemore sempre, nem que seja com gua-raná e bolacha maria. (Professor Gretz).

Então, fica aí a dica, em Dois mil e dezenove, Renove e Ino-ve...

Page 13: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 13

Page 14: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

14 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Domingos Dias Analista de Sistemas

Sufixos

COTIDIANO

Eu gosto muito da língua portu-guesa. Acho que, além de bela, é muito rica e variada.

Algumas das mais belas poesias do mundo devem-se muitas vezes à dualida-de e multivalência deste nosso idioma.

Entre as diversas variantes da lín-gua portuguesa, há uma em particular que tem um grande poder de alterar o sentido das palavras: os sufixos.

Os sufixos podem alterar de forma assombrosa a intensidade, dimensão e proporção das palavras em que são empregados.

Tomemos de início os sufixos di-minutivos e aumentativos (“inho ou inha” e “ão”).

Sua vida pode ser uma “vidinha”, sem graça, sem cor, ou pode ser um “VI-DÃO”, feliz, próspero, tranquilo.

Aquele seu problema pode ser um “probleminha”, à toa, sem importância, ou pode ser um “PROBLEMÃO”, daqueles que gelam a espinha só de pensar.

E como toda regra tem a sua exceção (o que é uma regra, logo deveria ter uma exceção), a única palavra que não muda nada em relação ao sufixo é o nome próprio (e palíndromo) Ana. Se você chama de “Aninha”, é pequena, se chamar de “ANÃO” também é.

Mas eu estou aqui de falar de outro sufixo que, infelizmen-te, está muito em voga hoje em dia. Estou aqui para falar de

“Ismo”, este sufixo grego que tanto me incomoda.

Poucos afixos tem tanto poder de corromper uma palavra quanto esse.

Nessa guerra de ideologias que temos vivido, o “Ismo” to-mou conta das palavras e, por ser tratado de forma equivoca-da, tornou-se o grande vilão de qualquer debate.

Se você defende um lado, te acusam de fascismo e (muitas vezes) até nazismo, se defende outro será acusado de bolivarianismo ou ainda pior, petismo.

Ninguém parece enxergar que o feminismo é tão vil quanto o machismo e que o ativismo e o conformismo são duas faces de uma mesma moeda.

O coronelismo de uns poucos ainda conduz uma massa acostumada ao paternalismo de governos autoritários.

Aqueles que deveriam fazer jor-nalismo, omitem-se à verdade para fazer

apenas partidarismo.Aqueles que têm condições e que

poderiam colaborar com a sociedade com seu altruísmo, preferem a reclusão em seus castelos e o amargo gosto do individualismo.

Quem deveria orgulhar-se de suas origens, promovendo em todos o humanismo, pre-fere o fácil e falso discurso do racismo.

Quem deveria promover a justiça, aplicando as leis com igualdade e moralismo prefere apenas o conforto de sua pol-trona, no alto de seu egoísmo e autoritarismo.

Quem deveria lutar pelo país todo com civismo, prefere divi-di-lo com bairrismo.

Quem deveria acatar o resul-tado de uma eleição com cons-ciência e otimismo, prefere a resistência burra com pessi-mismo e revanchismo.

É esquerdismo, cretinismo, cana-lhismo, chauvinismo, nepotismo ...

Pode ser apenas preciosismo, espero que seja apenas um modismo, mas eu cismo, esse sufixo ainda nos levará para o abismo.

Page 15: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 15

O Centro Cirúrgico do Hospital e Maternidade Santa Isabel oferece todos os recursos para a realização de procedimentos cirúrgicos com tecnologia, segurança, conforto e resolutividade. É composto por um

conjunto de quatro salas cirúrgicas.Possui farmácia satélite, que atende com exclusividade e agilidade a grande demanda do Centro Cirúrgico, armazenando adequadamente produtos farmacêuticos para manter sua qualidade e integridade,

assegurando que o paciente seja prontamente atendido.

115 ANOS A SERVIÇO DA VIDA

Apoie o trabalho daIrmandade de Misericórdia

de Jaboticabal

Banco do BrasilAgência: 0269-0Conta corrente: 47.843-1

CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA ISABEL

TODOS OS RECURSOS PARA A SUA SAÚDE,COM AGILIDADE E TECNOLOGIA.

SAIBA MAIS EM: www.hmsijaboticabal.com.br

Hospital e MaternidadeSanta Isabel

JABOTICABAL

REGISTRO FOTOGRÁFICO DE CIRURGIA REALIZADA NO

Page 16: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

16 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

A realidade do relativo

Luiz Antonio Amaral

O tudo que está sem DeusFala de amor sobre todas as coisasEm muitas coisas que chamam de amorMas de Deus que é Amor não tem nada

Esta criação que não cria e não crêNeste Criador que dizem não ter criasTem a vida que leva à morteE não vê a morte que leva à Vida

É o negro de pele claraOu é o branco da pele escura?Parecem graus de cor, de amor e de

afetoMas são desafetos e degraus de desa-

mor

Querem a paz na guerraMas estão em guerra com a PazSão dos que vivem e não sentemQue não é vida, não tem sentido e não

é são.

COTIDIANO

Page 17: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 17

Page 18: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

18 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Adilor Júnior Empresário

COTIDIANO

Um dia de SPA para seu ar condicionado

Um novo ano, uma nova vida, um novo caminho e com ele muitas boas no-vas e os sonhos todos explodindo para as realizações mas, e os móveis, aparelhos eletrônicos e até mesmo a casa também serão novos? É maravilhoso começar algo novo, comprar e saber que você é o primei-ro a usar porém, existem algumas coisas que ficam difíceis de trocar ou eliminar da antiga vida e do ano passado, um destes é o ar condicionado, e acreditem este, mara-vilhoso aparelho você não vai querer lon-ge e nem parado nestes dias calorentos e

abafantes. Em todos os momentos lá estava

ele mantendo o clima bem harmonizado e aconchegante, então seria muito justo dar um dia de SPA para seu ar condicionado, um momento onde ele é tratado como um rei, a JR ar condicionado tem um tra-tamento especial para aquele que sempre te mantem de “cabeça fria” a Manutenção Higiênica, mais conhecida como higieniza-ção, é o processo de total cuidado com o ar condicionado e muito mais que um cuida-do, é uma preocupação em manter o bom

funcionamento e a qualidade do ar respi-rável para toda a família, usando produtos testados, qualificados e com certificado de garantia de bem estar pois, sabemos que a sua saúde é importante para muitas pes-soas que o cercam e o amam, e a Jaboti-cabal Refrigeração e ar condicionado quer fazer parte de todos estes bons momentos através de ótima prestação de serviços e bons profissionais, até mesmo daqueles momentos onde tudo parece que vai des-moronar queremos manter seu lar com um clima agradável com a certeza de que ali encontrarás repouso.

Faça-nos uma visi-ta, venha tomar um delicioso cappuccino e venha conhecer nossa casa estaremos alegres em recebe-los e pode acredi-tar que o clima entre nós será o melhor!

Page 19: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 19

Page 20: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

20 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Janeiro 2019 - tempo de Matrícula e Rematrícula

EDUCAÇÃO

Janeiro chegou. É nesta época que as escolas públicas, privadas, pais, responsáveis e alunos começam uma árdua batalha de Matrículas e Rema-trículas para o ano que inicia.

Podendo ser a busca por uma nova escola e/ou simplesmente a mudança de etapa ou nível de ensino na própria escola onde já está matriculado. Nas escolas pú-blicas abrem-se matrículas para os alunos dar continuidade nos anos escolares e para alunos transferidos caso houver vaga, nas escolas particulares/ privadas uma longa batalha para cativar novos alunos e man-ter os alunos já matriculados, promovendo concurso de bolsas, processo seletivo, ava-liação do boletim, descontos para irmãos, conversa diária com os familiares sobre as expectativas para o próximo ano letivo, as devidas melhorias nos currículos, capacita-

Por Cris Caraski Empresária

ções e contratação de novos profissionais.É hora da limpeza, pin-

turas e mudanças nos espaços físicos para a melhor acomo-dação e recepção das futuras turmas de alunos. Enquanto isso, pais e alunos garimpam pelas melhores mensalidades que tenham melhor custo benefício levando em consideração os con-teúdos escolares, seus resultados, núme-ro de alunos por sala, método de ensino, critérios de avaliação e aprovação, quali-ficação dos professores. Os responsáveis devem verificar o horário das aulas para organizar o planejamento doméstico para que durante o ano não ocorra atrasos na entrada e/ ou na saída da escola.

Devem conferir o Contrato de Ma-trícula ou Rematrícula, ficando atentos aos valores das mensalidades e da multa caso houver desistência em meados do ano leti-

vo, porque ao assiná-lo significa que está de acordo com as cláusulas ali descritas.

Na maioria das escolas o Uniforme é de uso obrigatório, contudo depois de fei-ta a matrícula ou rematrícula, combinado e assinado os detalhes é hora de comprar o Uniforme e pesquisar os valores da Lista de Materiais, comparando o valor, as marcas e a importância de cada material exigido. Muitas vezes livros didáticos e apostilas são comercializados na própria Unidade de En-sino facilitando para os pais e responsáveis.

Nesse momento qualquer falha, compromete todo um ano de efetivo traba-lho escolar, estamos em um momento de atenção e cautela, onde os pais e responsá-veis devem estar certos de suas escolhas vi-sando um futuro promissor e de qualidade para seus filhos e evitando assim a inadim-plência, pois esta prejudica o andamento, não só, da escola e seus compromissos, mas a “saúde” do orçamento familiar.

Atenção pais!

Page 21: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 21

Por Carla Fuzatto Pedagoga

O desafio da adolescência

EDUCAÇÃO

A família exerce um papel importante naA adolescência ocorre entre os 12 aos 18 anos, e todos nós passamos ou va-mos passar por ela. Sabemos o quanto é difícil essa época de mudanças e preocupações. Das preocupações, a escola talvez seja a maior, já que a cada ano que se passa, as exigências au-

mentam e ,em alguns casos, as notas ficam abaixo da média, pois muitos jovens acabam se perdendo, ficam preguiçosos e não fazem questão de pedir aju-da para os responsáveis quando precisam. Antes de estabelecer uma relação adulta e baseada no diálogo com os pais, os ado-lescentes se distanciam, mos-tram insatisfação, rebeldia, in-quietude e confusão. As frustrações e mudanças de humor são muito comuns. Sendo assim, vamos discutir e abordar al-guns pontos principais que nos ajudarão a lidar com a fase da adolescência:

1- Desde cedo, estabeleça uma rela-ção amigável e de respeito entre você e seu filho, pois assim, ele se sentirá mais seguro e terá uma imagem positiva de si mesmo.

2- Seja compreensível, converse sem fazer comentários ofensivos, lembre-

-se: nem você, nem ninguém gosta de ser ofendido.

3- Alguns pais tem o hábito de ser “autoritários em excesso”, ou seja, criticam demais os filhos e nunca elogiam as boas atitudes. Não podemos deixar o filho fazer tudo que quer, porém é necessário intervir apenas quando for necessário.

4- Dê um voto de confiança aos fi-lhos e deixe claro as regras de casa e suas consequências, caso não sejam respeitadas.

5- Seu filho está de mau humor? Respeite este momento, não fique con-versando e insistindo em saber o que está acontecendo, caso ele não queira conversar naquela hora.

6- Jamais entre em uma competição de gritos e conversa descortês.

Pais, lembrem-se: O diálogo é o melhor caminho.

Eu não sou rebelde, eu apenas te-nho pensamentos diferentes. (KillerJoker - Marcos A. de Castro Filho)

Wiz.me: assistentepessoal exclusivo.

Com a Wizardnada vai te impedirde aprender inglês.

Matrículas abertas!Inglês a partir dos 5 anos.

WIZARD JABOTICABALRua Rui Barbosa, 134Tel.: (16) 3202-4772

A falta de tempo não é maisum problema para mim.

Page 22: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

22 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Page 23: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 23

Por Senac Educação

Comércio projeta aumento de 5,2% nas vendas em 2019

Senac Jaboticabal oferece cursos de capacitação para interessados ou atuantes no varejo; inscrições já estão abertas.

EDUCAÇÃO

De acordo com a proje-ção da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em novembro, o ritmo de vendas do varejo terá um aumento de 5,2% em 2019. Para César Re-nato Poletti, docente da área de gestão e negócios do Senac Jaboticabal, esse é um cresci-mento significativo, principal-mente quando se considera as quedas provocadas pela crise econômica.

O especialista, também, destaca que a boa notícia vem acompanhada de uma grande responsabilidade para os lojistas. “É importante preparar-se para esse crescimen-to e aproveitar as oportunidades de vendas que virão. Evitar o endividamento desneces-sário, fazer gestão de estoques, gerenciar o capital e ter uma equipe sintonizada e capa-citada para proporcionar uma experiência de compra extraordinária aos clientes são as principais estratégias a serem adotadas no próximo ano”, analisa César.

Os bons resultados dependem tam-bém de funcionários atualizados, preparados para prestar atendimento técnico e pessoal, que surpreenda os clientes. “O resultado de uma empresa está diretamente associado à experiência de compra vivenciada pelo clien-

te. Essa ação não envolve apenas o atendi-mento, mas a loja como um todo. Um cliente satisfeito é aquele que ao entrar no estabele-cimento é atendido conforme sua personali-dade e encontra o produto que atenda sua necessidade e desejo com um preço justo”, orienta o profissional do Senac.

Treinar os funcionários para com-preender o comportamento do consumidor, identificar ações de marketing, realizar gestão de estoque, aprimorar processos que evitem filas e entraves burocráticos, conhecer sobre formação de preço, visual merchandising, flu-xo de caixa e pós-venda é uma ação impres-cindível para o sucesso das vendas. Para isso, o investimento em cursos especializados é uma aposta assertiva.

“Equipes qualificadas sempre desen-volvem e implantam as melhores práticas específicas para cada negócio. As melhores estratégias são aquelas que tornam o proces-so comercial simples, eficaz e inovador, pro-porcionando boas experiências aos clientes. Como consequência, as técnicas trazem lu-cratividade para o negócio e para o mercado em geral”, pontua César.

CapacitaçãoO Senac Jaboticabal ofe-

rece diversos cursos para pro-fissionais do varejo. O objetivo das qualificações é proporcio-nar as melhores práticas no processo comercial e de gestão

da inovação, visando lucrativi-dade do negócio de forma ética e sustentável.

Uma das opções é a capacitação A Arte de Encantar o Cliente, que ensina técni-cas e ações que contribuem para a criação de vínculos de fidelidade e lealdade entre clien-tes, marcas e empresas, valorizando o rela-cionamento e superando expectativas.

A habilitação Assistente de Inteligên-cia em Comércio é outra oportunidade no portfólio da instituição e forma profissionais capazes de contribuir para uma análise do cenário do negócio, além de identificar e pro-por soluções alinhadas às estratégias merca-dológicas e ações de desenvolvimento para a equipe.

O curso Técnico em Comércio tam-bém faz parte da programação e ensina a gerir as áreas de formação de preço, armaze-nagem, exposição do produto em ponto de venda, otimização do processo de compras, redução de filas, resolução de conflitos com clientes, entre outras competências.

As turmas iniciam a par-tir de 28 de janeiro. Para con-ferir os pré-requisitos e fazer inscrição, basta acessar o Por-tal Senac www.sp.senac.br/jaboticabal. Mais informações pessoalmente na unidade.

Page 24: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

24 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

CAPA

Aparelhos auditivos fazem a diferença na saúdeA equipe Kado tem o que você procura: qualidade de vida.

Segundo a fonoaudióloga e espe-cialista em Audiologia Clínica, Viviane Sayuri Ocada, o diagnóstico da perda auditiva é realizado pelo médico Otorrinolaringologis-ta. Este profissional é quem indicará o uso dos aparelhos auditivos. “Na Kado faremos a seleção da melhor tecnologia e modelo dos aparelhos auditivos, assim como todo o acompanhamento necessário para que consigamos uma boa adaptação”, comen-ta. Viviane ressalta ainda que, a Kado oferece o teste domiciliar, para que o pa-ciente use os aparelhos nos ambientes que frequenta, verificando o conforto, partindo do pressuposto que é comum a ideia de que é difícil se acostumar com os aparelhos auditivos. “Porém, a tecnologia avançou muito e hoje os aparelhos estão mais con-fortáveis e discretos. Uma boa adaptação depende de um bom aparelho e, princi-palmente, profissionais capacitados para acompanhar todo esse processo. Vale à pena testar e tirar suas próprias conclu-sões”. Outro ponto importante é priori-zar o ser humano. A Kado é uma empresa que visa o bem-estar e a qualidade de vida.

Você sabia que no Brasil são mais de 10 milhões de surdos e o número pode crescer se as pessoas não se atentarem à saúde auditiva? Muito bem. A surdez geralmente resulta de danos no nervo ou no ouvido interno, po-dendo ser causada por uma lesão, causa congênita, medicamentos, doença, exposi-ção a ruído alto ou desgaste relacionado à idade. Ciente destes dados, a Kado veio para Jaboticabal preservar a sua saúde auditiva. É uma empresa com 15 anos no mercado e atua na adaptação e venda de aparelhos auditivos. Uma representante exclusiva da marca canadense Unitron.

Fga. Karin Vanessa de O. Martins

Page 25: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 25

“A perda auditiva, quando não tratada, atinge toda a família, pois a pes-soa não se comunica, entende errado o que é dito, ouve a TV em volume alto, fica mais deprimida e se isola do convívio so-cial. Nosso objetivo é resgatar essa socia-lização, devolver a alegria de viver. Nosso papel vai muito além do que uma simples venda de aparelho auditivo”, afirma a fo-noaudióloga e especialista em Audiologia Clínica, Karin Vanessa de O. Martins.

Fga.Viviane Sayuri Ocada

Nossa unidade em Jaboticabal

Família North

Quer saber mais?

Faça uma visita em uma das unidades da Kado.

Ribeirão Preto: Rua João Godoy, 406 – Jardim América, (16)3877 5551

Jaboticabal: Rua Dr. Mario de Campos, 872 – Jardim São Marcos, (16) 3202 3962. Acesse: www.kado.com.br ou facebook.com/kadoaparelhosauditivos.

Dicas para preservar sua saúde auditiva- Não introduza nenhum objeto no conduto auditivo e nem o limpe com cotonetes. Limpe apenas a parte externa;

- Evite ficar em ambientes com sons muito altos;- Evite piscinas de água aquecida;

- Sempre que possível, descanse sua audição em um lugar silencioso;- Tenha atenção às doenças do ouvido, como as otites. Procure um otorrinolaringologista em casos de qualquer sensação incômoda;

- Evite exposição a ruídos excessivos, seja em ambientes fechados ou nas ruas. Quanto maior a intensidade do barulho, menor deve ser o tempo em contato com ele.

Já o consultor comercial, Richard Martinelli, explica como é feito o orçamen-to. “O orçamento é feito após o teste, pois precisamos conhecer os ambientes que o paciente frequenta. Desta forma, con-seguimos indicar a tecnologia que mais se adequa ao ritmo de vida de cada um. Temos várias formas de pagamento, com o objetivo de facilitar a aquisição dos aparelhos auditivos. Lembrando que, em Jaboticabal contamos com o convênio do Prever”, finaliza.

Page 26: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

26 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Renata Cassiano Consultora de Imagem e Estilo pessoal

Ressignificação

ELA

Talvez existam coisas na sua ima-gem e aparência, nas quais você não con-siga controlar - aqueles centímetros que faltaram ou que vieram a mais na sua es-tatura, aquela barriguinha que você sabe de onde veio, mas fugiu do seu controle e quando percebeu, você vem convivendo com ela há anos - pode ser que sua apa-rência foi prejudicada com algum fato, efei-to ou vício e não está do jeitinho que você deseja.

Tudo isso e muito mais, que na maioria das vezes são coisas que você enfatiza como coisas ruins na sua própria imagem, podem ter um novo significado, um novo sentido para você, ainda nessa vida - tá aí, o conceito da RESSIGNIFICA-ÇÃO, dar novos significados para essas suas características.

Claro, sabemos que muitas coisas, podemos melhorar em nós – e que sempre, primeiramente, devemos trabalhar nossa

autoaceitação, para depois disso correr atrás das soluções e melhorias. Um cabelo que não está lhe agradando, por exemplo, um bom profissional pode mudar isso com um corte ou um procedimento - os “quili-nhos” a mais, podem desaparecer com sua atitude de buscar ajuda, para se alimentar melhor e praticar atividades físicas regular-mente. São exemplos simples de algumas coisas que estão no seu alcance controlar, para seu bem estar e aumento da sua au-toestima.

Mas, se tratando de uma caracte-rística natural ou algo que está longe de passar por mudanças, aceitando, você dá início ao processo de ressignificação.

Estamos iniciando um novo ano, novas atitudes e novos conceitos te darão apoio nessa jornada. Sabendo disso, de-cida por dar importância para aquilo que irá melhorar e mudar sua vida num todo. Acreditamos que, sua felicidade também

está totalmente relacionada à maneira como você se vê e se posiciona, através da sua imagem e aparência, em todas as fren-tes da sua vida.Então, como ressignificar?

Aceitou-se? Agora, en-xerga isso de uma maneira di-ferente da que você vem enxer-gando ultimamente (positiva, claro!).

Depois, busque aprender algo com isso - pode ser que você aprenda, enten-da que vivemos num mundo recheado de diversidades, que você faz parte desse mundo e tem a oportunidade única de VI-VER com esse jeitinho todo seu, diferente, perfeito ou imperfeito e faça disso o me-lhor que pode para projetar sua melhor aparência - aquela que diz quem você de fato é e o que veio fazer aqui!

Como dar um novo significado para sua imagem e aparência!

Page 27: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 27

Confira os lançamentos de filmes em 2019

CULTURA, ESPORTE, LAZER

Quem ama cinema sabe que ano novo também signifi-ca filmes novos - e 2019 conta com títulos super aguardados, como “Dumbo”, na versão de Tim Burton, que chega aos ci-nemas em março, e também o remake de “O Rei Leão”,além de “Star Wars IX”.

Prepare o coração e já separe bastante tempo para ir ao cinema!

1º SEMESTRE

A FavoritaCotado para o Oscar 2019, o novo

filme de Yórgos Lánthimos mostra o jogo de gato e rato entre Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz), e a criada Abigail (Emma Stone), que tentam a todo cus-to ganhar a atenção da rainha Anne (Olivia Colman). Estreia: 24/01/2019.

VidroA conclusão da trilogia de M. Night

Shyamalan, formada por Corpo Fechado e Fragmentado, chegará logo em janeiro para acabar com a nossa curiosidade. Estreia: 17/01/2019.

Creed IIPara além de Rocky, a continuação

de Creed: Nascido Para Lutar é ainda mais focada no peso que Adonis Creed carrega por seu sobrenome e sobre o quão impor-tante é saber pelo o que está lutando. Estreia: 14/01/2019.

Vingadores: UltimatoO grande momento está chegan-

do... O adeus a Steven Rogers, o desfecho da Guerra Infinita, além do principal: Gavião Ar-queiro está de volta! Estreia: 25/04/2019.

Aladdin

Guy Ritchie dirige esta história sobre um jovem humilde, um gênio (que será azul, sim!) e uma lâmpada que realiza três dese-jos. Certamente, um dos lançamentos da Disney mais aguardados para 2019! Estreia: 23/05/2019.

RocketmanImpossível não lembrar da música

ao ler este título! A cinebiografia do cantor e compositor Elton John, protagonizada por Taron Egerton, também estreará em 2019, e a história o acompanhará desde quando era uma criança prodígio até se tornar um verda-deiro astro. Estreia: 30/05/2019.

DumboMais um live-action de animação da

Disney (mas isso nunca é demais!), e não há ninguém melhor que Tim Burton para dirigir o filme sobre Dumbo, o elefante com ore-lhas gigantes que é capaz de voar. Estreia: 28/03/2019.

Capitã MarvelBrie Larson é a protagonista do pri-

meiro filme totalmente focado em uma he-roína da Marvel. A agente da CIA que acaba recebendo poderes sobre-humanos da tec-nologia Kree mudará o rumo da Guerra In-finita antes de Ultimato. Estreia: 07/03/2019.

NósApós Corra!, o diretor Jordan Peele

certamente se destacará novamente com Nós, filme protagonizado por Elisabeth Moss, Lupita Nyong’o e Winston Duke. O suspense se passará numa praia, onde um casal negro tenta descansar com seus filhos, mas a che-gada de outro casal acaba mudando tais pla-nos. Estreia: 21/03/2019.

Pokémon: Detetive PikachuJá vimos que, em 2019, a nostalgia

tomará conta do cinema, e com Pokémon não é diferente! Teremos um Pikachu du-blado por Ryan Reynolds, um protagonista chamado Tim (Justice Smith) e uma história

em torno da busca pelo pai do jovem. Estreia: 09/05/2019.

HellboyNesta nova versão da série de filmes

sobre Hellboy, um ser de visual diabólico re-sultado do relacionamento entre um demô-nio e uma temida feiticeira, teremos como protagonista David Harbour (Stranger Thin-gs). Estreia: 11/04/2019.

MIB InternacionalTessa Thompson e Chris Hemsworth

formam a nova dupla de MIB, os agentes se-cretos que protegem a Terra de extraterres-tres. Estreia: 13/06/2019.

Shazam!O novo herói da DC nos cinemas está

chegando! Um adolescente recebe de um mago o dom de se transformar num super--herói adulto chamado Shazam, e é aí que Za-chary Leviaparece: quando Billy Batson grita “SHAZAM!”. Estreia: 04/04/2019.

Fênix NegraO arco da Fênix Negra, a Jean Grey,

já foi adaptado para o cinema em X-Men: O Confronto Final, mas será que desta vez te-remos mais veracidade com relação a esta importante história dos mutantes com o co-lapso psicológico da heroína? Pelo que tudo indica, sim! Estreia: 06/06/2019.

Turma da Mônica: LaçosPela primeira vez veremos a Turma

da Mônica em versão live-action. Adaptada da HQ “Laços”, o filme acompanhará o quar-teto formado por Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali em busca do cão Floquinho. Estreia: 27/06/2019.

Toy Story 4Achou que eles não voltariam? Pois é!

Woody, Buzz, Jessie e toda a turma de brin-quedos voltarão com novas aventuras após a ida de Andy à faculdade. Estreia: 20/06/2019.

Page 28: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

28 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Fábio Barato Ginecologista e Obstetra.

Coletor menstrual: Moda que veio pra ficar?Conheça mais sobre este produto.

ELA

Com o verão chegando, época de praia, muita piscina e também aquele velho proble-ma: será que vou estar mens-truada?

Só de pensar nisso, muitas mulhe-res já sofrem em pensar nos desconfortos nessa época do ano, principalmente aque-las com problemas de alergia ou irritação com os absorventes externos, que tendem a causar mais irritação nessa época devido ao aumento da transpiração da pele e risco aumentado de fungos (candidíase).

Uma boa dica nesse verão são os coletores menstruais. O coletor nada mais é do que um “copinho” flexível de silicone, que se ajusta dentro da vagina de forma a armazenar o fluxo menstrual. Entra no mercado nacional como uma alternati-va interessante para as mulhe-res que possuem algum tipo de alergia aos absorventes tradi-

cionais e para aquelas que de-sejam experimentar algo novo. Como acontece com qualquer outro produto ou medicamen-to, vai apresentar os seus prós e contras, que vai depender da adaptação de cada mulher.

O principal ponto positivo e que vem atraindo o interesse de muitas mu-lheres é a sua relação de baixo impacto com o meio ambiente, visto que o coletor é reutilizável e se tomado os devidos cui-dados com sua manutenção, pode ter du-rabilidade média de dez anos, o que além de contribuir com a diminuição de lixo e poluição no planeta, representa também uma economia significativa para a pacien-te, considerando-se a grande durabilidade do produto (preço médio de cerca de 90 re-ais). Pode ser utilizado em piscinas ou praia e durante atividades físicas também.

O coletor apresenta se-gundo vários testes, um baixo risco de infecção para a pacien-te se utilizado e limpo de forma

correta, podendo também ser utilizado no período noturno. As contraindicações para o uso do coletor seriam no período de puerpério (pós-par-to) e para mulheres que ainda não inicia-ram sua vida sexual (risco de rompimento do Hímen com a introdução do coletor). Algumas mulheres relatam aumento na in-tensidade das cólicas menstruais durante o uso do coletor e em caso de inserido de forma incorreta, também pode ocasionar “vazamentos” indesejados.

Os grandes “segredos” dos coletores são: a sua coloca-ção, pois se ele foi inserido cor-retamente (o que, aliás, costu-ma ser bastante simples para a maioria das mulheres), difi-cilmente ocorrerá algum tipo de “vazamento”; e o cuidado na hora da compra do coletor que deve ser de boa qualidade e com o tamanho adequado para o perfil da mulher.

Page 29: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 29

Page 30: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

30 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Carina Regolatt Nutricionista

Qual o seu objetivo para 2019 em relação a alimentação?

ELA

Que delícia comer e saborear comi-das típicas desta época, curtir as férias com a família, viajar... Mas depois de tudo isso, precisamos voltar para rotina de vida, de trabalho, de exercícios e alimentar.

Então vamos começar a retomar os treinos que fo-ram suspensos ou reduzidos e reorganizar nossa alimenta-ção, pois normalmente alguns “quilinhos” foram adquiri-dos. Este é o melhor momento para nos motivarmos a iniciar um programa alimentar e uma atividade física. O início de um novo ano é um excelente mo-mento para criar novos objeti-vos e rever suas metas.

Crie metas reais e a longo prazo, dietas restritivas ou da moda não são efi-cazes e favorecem o “efeito sanfona”. Para manter um estilo de vida saudável precisa-mos nos preocupar com a ingestão alimen-tar, com as horas de sono, com a prática da atividade física, e a redução do estresse diário.

Como começar? Organizar o cardá-pio da semana é fundamental. Faça uma lista de compras e coloque nela somente aquilo que você pode e deve comer! Evite as tentações. Não fique longos períodos sem comer, mastigue bem os alimentos.

Comer devagar e evitar comer em pé ou assistindo televisão, ajudam você a comer menos. Alimentação variada e colorida, ingerindo diariamente, frutas verduras e legumes. Se preocupar com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos (não somente com as calorias).

Hidratação é fundamental, inge-rir de dois a três litros de água por dia. A sensação de sede é sinal de desidratação e pode levar você a comer mais. Não beba refrigerante, são ricos em açúcar, sódio, conservantes. Controle o consumo de ál-cool.

A meta deve ser perder o excesso de peso e manter este peso perdido, por

isso não funcionam dietas radicais e sem prazer. O programa alimentar deve ser individualizado, levando em conta prefe-rências e intolerâncias alimentares, histó-ria clínica (doenças/ exames laboratoriais/ medicamentos), sexo, idade e atividade fí-sica. Não existe “receita de bolo” ou produ-to milagroso, existe comer com consciência e saber reconhecer os seus limites!

Pense nisso e faça um 2019 diferente! Só assim você chegará na sua meta e objetivo final.

Lá se foi mais um final de ano, cheio de festas e confraternizações!

Page 31: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 31

Pé na estrada!

Estamos sempre na contagem re-gressiva para os fins de semana, feriados e férias. Antes que seja tarde demais, vale a pena se planejar com antecedência no calendário, até mesmo para conseguir os melhores preços. Se você não quer mais perder tempo, confira 3 lugares incríveis no Brasil para viajar nas férias!

1. Capitólio – MGRodeada de belas paisagens, a ci-

dade é um prato cheio para os adeptos do ecoturismo. A represa de Furnas com seus cânions de 20 metros de altura e as águas esverdeadas é a menina dos olhos da re-gião, que ainda conta com cachoeiras, tri-lhas, mirantes, grutas e a chamada Lagoa Azul, outro ponto alto do local.

2. Porto de Galinhas – PENa cidade de Ipojuca, em Per-

nambuco, as piscinas naturais de Porto de Galinhas são um refúgio para diversas espécies de peixes, observados constante-mente pelos turistas que parecem encan-

tados com o que veem. Este paraíso tem toda a infraestrutura turística necessária, com lojas, restaurantes e hotéis.

3. João Pessoa – PBAtraindo mais de um milhão de tu-

ristas por ano, a cidade ainda tem praias tranquilas, banhadas por um mar esver-deado. A faixa litorânea da capital parai-bana é rodeada de bares e restaurantes, enquanto outras regiões da cidade têm belos edifícios históricos. Se houver tempo, conheça as águas cristalinas de Picãozinho.

4. Itacaré – BAParte da Costa do Cacau, ao sul

de Salvador, Itacaré reúne praias e cacho-eiras de tirar o fôlego. Por estar próxima à Mata Atlântica, atrai ecoturistas que se aventuram em trilhas, rapel, arvorismo e rafting. Já quem curte praia encontra belos cenários onde águas esverdeadas banham areias em parte cobertas pela vegetação. Na vila, a vida noturna é animada e as fes-tas rolam até o nascer do sol.

5.Belém – PACheia de personalidade, Belém

surpreende com seus atrativos. Entre rios e trechos amazônicos, antigos traços co-loniais da Cidade Velha e 39 ilhas, não há como não aproveitar essa viagem. Aprovei-te os passeios para provar a rica culinária local, de sabores inesquecíveis, e desbra-var as praias fluviais em Santarém, Cotiju-ba e outros lugares incríveis do Pará.

Dicas de lugares para viajar nas férias.

CULTURA, ESPORTE, LAZER

Page 32: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

32 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Luis Ungarelli Cirurgião Plástico

Lipoaspiração: Homem também faz?

ELE

Quem acha que lipoaspi-ração é “coisa de mulher” está muito enganado! Os homens também procuram lipoaspira-ção para corrigir diversas áreas do corpo.

A grande questão é que homens e mulheres têm corpos com aspectos muito diferentes então a noção de estética mas-culina vs estética feminina é importante para resultados adequados. Por exemplo, mamas destacadas no tórax são importan-tes no contorno da mulher e indesejáveis no contorno do homem. O abdome da mu-lher deve ser mais “acinturado” enquanto o do homem deve ter as laterais mais “retas”. A região glútea das mulheres deve se des-tacar e ser mais arredondada em relação às costas, enquanto que os glúteos mascu-linos costumam ser mais “planos”.

Desse modo, a cirurgia de lipoaspiração mais procurada por homens é a lipoaspiração das mamas (correção de pseu-do-ginecomastia) combinada com a lipoaspiração de abdo-me.

Essa é uma cirurgia que deixa a parte da frente do corpo masculino mais “plana” que é o desejável estético para ho-mens. Como as cicatrizes são muito peque-nas (com cerca de 0,5 cm) evitam estigmas maiores em homens que têm menos pelos.

É importante lembrar que quando a pele é flácida (tem “sobras”) o resultado da li-poaspiração pode ficar muito a desejar. Portanto o planeja-mento deve ser bem feito antes da cirurgia. Digo isso porque as cirurgias masculinas mais

procuradas na atualidade são as correções de pele e gordura pós-cirurgia bariátrica. Nesses casos a ressecção de pele com cicatrizes maiores é essencial e a associação de lipoaspiração costuma ser frequente.

Uma avaliação individualizada e transparente do caso considerando os ob-jetivos desejados e as limitações técnicas e da anatomia disponível são vitais para se estabelecer o que será um bom resultado em cada caso.

Os rapazes também devem se cuidar!

Page 33: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 33

Page 34: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

34 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Madame Amapola Cigana, Vidente e Numeróloga.

Horóscopo para 2019

ASTRAL

Áries - 21/03 a 20/04 Os arianos devem aproveitar o ano

para estudar, quem sabe até fazer um intercâmbio, e organizar as finanças para investir em conhecimento. Será preciso ter paciência para conseguir construir planos a longo prazo. Mas atenção: é bom manter uma relação saudável com chefes e superiores. A dica do ano é separar um tempo para cuidar da saúde e se dar um pouco mais de prazer. Na área dos relacionamentos, fique atento para não perder tempo em relações afetivas que não dão retorno.

Touro - 21/04 a 20/05Tempos de inovação! Os taurinos

terão um ótimo ciclo para se renovar, inclusive a sedução e as paqueras se-rão ótimas, a vida social e a sexualida-de vão dar o que falar. Um ponto para prestar atenção é na disciplina dos es-tudos e nos objetivos a longo prazo. É hora de ser mais otimista e apostar na sua capacidade para completar todas as tarefas. A instabilidade talvez fale alto, então é importante tentar driblar a an-siedade e manter o fluxo dos projetos.

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Os relacionamentos amorosos, fa-miliares e até os amigos serão de extre-ma importância para o signo de gêmeos ao longo de 2019. O momento é propício para vencer medos internos, analisar as prioridades, saber ceder, mas sem deixar de olhar para si mesmo (a). Bons tempos para cuidar da espiritualidade e dar ouvidos à intuição e sensibilidade.

Câncer - 21/06 a 21/07As portas para novas oportunidades

de crescimento estarão abertas para os cancerianos, desde que eles saibam se estruturar. Ótimo ano para fazer conta-tos, se prepare para um networking dos bons. A paciência será essencial em re-lação às pessoas, isso porque seus rela-cionamentos serão testados e você deve deixar claro o que espera dos outros. Os altos e baixos surgirão, mas é hora de ser otimista e aprender com o que vier pela frente. Frequente lugares diferen-tes e exerça atividades intelectuais.

Leão - 22/07 a 22/08Novos talentos e novos hobbies po-

dem entrar! Os leoninos devem apro-veitar o ano para explorar a criatividade e aumentar seu poder de conquistar.

Outro ponto é se atentar mais ao dia a dia, organizar a agenda e os trabalhos - vai ser uma época de bastante rala-ção profissional, por isso, fique atento à saúde. Cuidado para não cair no barco de gastos excessivos para compensar frustrações no campo afetivo.

Virgem - 23/08 a 22/09O lado sensível de Virgem estará em

destaque. Aproveite a intuição aflora-da para observar o ambiente à volta. A vida afetiva será repleta de romantis-mo - ah, o amor! Com a sensibilidade dando as caras, é bom ficar esperto com o excesso de expectativas, saiba agir e se posicionar. Dê uma olhada especial para a sua conexão com a espirituali-dade.

Libra - 23/09 a 22/10O ano de 2019 será agitado. O mo-

mento será marcante para apostar na vida social, conhecer gente nova, es-treitar relações e contatos. É importan-te priorizar os assuntos de casa e famí-lia, pois eles são um ponto importante. Ao conhecer tantas caras novas, o amor pode acabar aparecendo - a paquera será constante.

Page 35: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 35

Escorpião - 23/10 a 21/11As pessoas do signo de escorpião

terão ótimas oportunidades na área das finanças, os acontecimentos abrem es-paço para investir em conhecimento. Aparecem chances também para novas parcerias e relacionamentos duradou-ros. Com o dinheiro entrando, tome cuidado com o otimismo para não cair de cabeça. No âmbito afetivo, saiba di-vidir mais as suas coisas. Se atente aos amigos e seja seletivo em relação ao seu círculo de amizades. Esteja aberto a novos contatos, mas evite o excesso de exposição.

Sagitário - 22/11 a 21/12A época é um mar de oportunida-

de, esteja atento (a) para aproveitar ao máximo. Com disciplina será possível crescer profissionalmente, então tente ser uma pessoa focada. Fique de olho nas ilusões que vão surgir pelo cami-nho, saiba investir no seu tempo e di-nheiro. Entre os pontos positivos, vale aproveitar para seduzir e estabelecer relações saudáveis.

Capricórnio - 22/12 a 20/01A cartada da vez é focar no lon-

go prazo, se reinventar e iniciar novos projetos é ótimo para colher frutos no futuro. Seu poder pessoal e capacidade de persuasão estarão em alta, faça bom uso. A vida será de algumas transfor-mações, o ano é propício para cuidar melhor da espiritualidade e estudar as-suntos que você goste.

Aquário - 21/01 a 19/02A vida social dos aquarianos será

agitada em 2019, do jeito que eles gos-tam. Aproveite para estreitar e cuidar de relações com pessoas queridas, os bons momentos serão maioria ao longo do ano. Ainda assim, busque um pouco de introspecção para o bem-estar físi-co e emocional. Você abre uma fase de mudanças e transformação em relação à família e também à forma como cuida de seus bens materiais e os administra. Esteja aberto às novidades.

Peixes - 20/02 a 20/03A sua carreira profissional promete

crescer e, com foco, você pode encon-trar o reconhecimento que tanto busca. A intimidade é um dos pontos principais nos seus relacionamentos para o próxi-mo ano. Não perca tempo com amiza-des infrutíferas. Entre os conselhos no âmbito social estão uma atenção maior ao lidar com as pessoas, mas calma, o astral favorece as relações duradouras.

Horóscopo chinês 2019: ano do Porco

O ano de 2019, na Astrologia Chine-sa, só começa a partir do dia 5 de fe-

vereiro e termina no dia 24 de janeiro de 2020. Nesta época, o símbolo regente será o porco, que representa paciência e bondade. Por isso, aguarde por um ano repleto de pessoas amáveis e generosas, além de ter mais determinação para al-cançar seus objetivos e ambições.

Haverá sensação de abundância em 2019, o que pode levar a uma má gestão de recursos financeiros. Deslizes com o controle dos orçamentos determinam a amplitude de perdas de dinheiro. Os assuntos financeiros serão acometidos pela crise, levando o bolso ao processo de esvaziamento. Luxos e confortos de-mandarão melhor gestão de sua parte.

Por outro lado, espera-se que ener-gias provenientes do elemento terra, juntamente com sua ação sob a pola-ridade yin, estabilizem as sensações que geram efemeridade aos impulsos. De qualquer maneira, a recomendação ainda preza pelo cuidado redobrado a fim de afastar a atração de novas dívi-das.

Não espere que a felicida-de no ano do Porco seja trazi-da pelo dinheiro. Para adquirir segurança, você deverá desen-volver suas habilidades de vi-ver com restrições ao mesmo tempo em que as encara como desafios de caráter não perma-nente a serem vencidos com o uso da inteligência.

Page 36: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

36 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Momentos InesquecíveisBuffet Vovó Ize e Espaço André Maria

Fernando- 4 anos Manuela - 5 anosBianca - 5 anos

Mariana - 6 anos e Ana Luiza - 8 anos

Arthur - 6 anos Larissa - 10 anos

Page 37: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 37

Faça você mesmo

UNIVERSO JOVEM

Ahh férias! Hora de viajar, curtir passeios, e claro, brincar com a criançada. Muitas pesso-as quando pensam em brinque-do, já imaginam aqueles bone-cos personalizados, aparatos cheios de botões, luzinhas e milhões de funcionalidades. No

entanto, esse tipo de brinquedo não é, necessariamente, o me-lhor para as crianças. Para ga-rantir muita alegria separamos uma dica de brinquedo simples que você pode fazer em casa. Coloque a criatividade em prá-tica, peça ajuda dos pequenos e

entre junto na diversão.

Boliche com garrafas petSepare algumas garrafas pet que

você tem em casa para fazer essa ativida-de. Basta pintar e personalizar elas como você preferir, usando uma bolinha de tê-nis para derrubar. Fácil, hein?

Brinquedos recicláveis para deixar as férias mais dos pequenos divertidas!

Page 38: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

38 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Roberta Carregari Fisioterapeuta - CREFITO 3/90723-F. E especialista em dermato funcional e uroginecologia.

Fisioterapia e sua atuação na hérnia de disco

ELA

Hipotonia tissular é o nome científico dado ao disco intervertebral que está locali-zado entre as vértebras da co-luna vertebral, formando uma articulação responsável pelos movimentos. A hérnia ocorre quan-do disco intervertebral migra para fora do seu da sua posição normal, lembrando que o disco é formado por um núcleo ge-latinoso e em volta existe um anel fibroso. Há dois tipos de hérnia de disco, a protru-são quando as fibras do anel se deslocam e extrusão quando o núcleo gelatinoso rompe e anel deslocando-se para fora. Um dos tratamentos conservadores mais eficientes para esse caso é a Fisioterapia.

As causas são, a predisposição ge-nética, envelhecimento, processo degene-rativo, estresse mecânico persistente em determinada postura e falta da integrida-de muscular que dá sustentação à colu-na. Apesar de mais raros, alguns aciden-tes podem provocar o a hérnia. A hérnia pode ser assintomática, porém quando há sintomas, a dor não se limita apenas nas costas. Se estiver localizado na região cervical, o paciente poderá apresentar do-res irradiadas e formigamentos para os membros superiores. Em muitos casos, na condição lombar, ocorre formigamen-to, fraqueza nos membros inferiores e ate incontinência urinaria. A dor nas costas pode ser incessante e duradoura. Por isso a importância do auxílio médico e da Fi-

sioterapia o quanto antes, caso contrário o paciente poderá ter sua vida pessoal e profissional comprometida.

Simples exames de ima-gem são capazes de identificar a hérnia de disco. Sobretudo a radiografia, a tomografia e a ressonância magnética, são mais assertivas para a localiza-ção exata.

O tratamento Fisioterapêutico para hérnia tem como benefícios:

• Alívio da dor nas costas e a dor irradiada para braços ou pernas, por exemplo;

• Aumento da amplitude dos mo-vimentos;

• Maior resistência física; • Evitar a cirurgia na coluna;

TRATAMENTO Em fase aguda, o repouso é fun-

damental para a plena recuperação do paciente. Alguns fármacos, como os analgésicos e anti-inflamatórios são re-comendados para o alívio das dores.O tratamento conservador mais efetivo é Fisioterapia, inicialmente com uma avalia-ção adequada, para detalhar qual terapia será necessária para cada paciente. A fina-lidade é promover a melhora funcional do paciente, por meio de uma série de técni-cas que contribuem para a reorganização das estruturas lesionadas, sendo a mais utilizada o RPG e suas associações além

da educação do indivíduo que por muitas vezes encontra-se fragilizado e com medo dos movimentos..

Apesar de raro, algumas pessoas precisam ser submetidas a procedimen-tos cirúrgicos. Principalmente quando há perda neurológica grave, porém, mesmo com a necessidade deste tratamento, os métodos estão cada vez menos invasivos.

A hérnia de disco acontece quando o disco que se encontra entre as vértebras da coluna estão danificados e podem cau-sar compressão da raiz de um nervo, por exemplo. Geralmente antes de descobrir a hérnia, aproximadamente 10 anos antes houve alguma dor na coluna. As regiões da coluna mais afetadas são a cervical e a lombar.

PROCURE UM FISIOTERAPEUTA QUE SEJA ESPECIALISTA EM RPG.

Page 39: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 39

Page 40: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

40 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Dicas de beleza para preparar o verão

UNIVERSO JOVEM

Todo ano é a mesma coi-sa: no inverno, ficamos com mais vontade de comer e de deixar de lado a rotina de exer-cícios físicos. Pesquisadores britânicos descobriram que ganhar peso na época fria é, na verdade, parte do instinto de sobrevivência herdado dos nossos antepassados.

No inverno, a pele do rosto fica mais vulnerável, pois é afetada por ventos frios e mudanças de temperatura. Então é ideal cuidar bem dela antes da chegada do verão. Esqueça os procedimentos de esfoliação muito intensos ou qualquer ou-tra prática que possa prejudicar a pele já cansada.

Em vez disso, prefira o uso de lo-ções caseiras para limpar o rosto. No caso de peles oleosas, use infusões de salsa e alecrim. Donas de pele seca devem apos-tar no chá de camomila.

Temperaturas baixas e a exposi-ção a aquecedores ressecam nossa pele. Por isso, mantenha a pele sempre hidra-tada para que ela esteja macia e saudável

quando chegar a hora de usar saias, ves-tidos e shorts. Caso ainda não tenha en-contrado uma loção ideal, experimente o óleo de coco: ele é um ótimo hidratante natural.

Usar roupa de banho significa que sua marquinha de biquíni ficará mais ex-posta. E a forma mais fácil e barata de eliminar os pelos nessas regiões é usar lâmina. Infelizmente, essa técnica pode causar irritação e coceira quando o pelo volta a crescer após ser cortado. Além dis-so, quando os pelos têm uma tonalidade escura ou são grossos, os pontos pretos tornam-se visíveis.

A outra opção para eliminar os pe-los é a cera. Você pode recorrer a ela uma vez a cada um ou 2 meses, dependendo da velocidade de crescimento do fio. Para evitar o problema de pelo encravado após a depilação, recomenda-se esfoliar a re-gião 2 vezes por semana.

Para eliminar áreas escuras da região inguinal, procure hidratar bem a área após o banho. Uma boa opção é usar loções especiais que evitam pelos encra-vados, ajudando também a equilibrar a pigmentação da pele.

Além dos exercícios, manter uma

dieta saudável é fundamental para que o corpo fique em forma. E beber bastante água também. Para saber a quantidade de água ideal para você, converta seu peso em onças e ingira o equivalente à metade da cifra obtida.

Aumente a ingestão de diuréticos naturais como pepinos, limão, chá verde, etc. Tente diminuir o consumo de carboi-dratos processados, como pão e massa. Além disso, o ideal é abrir mão das bebi-das alcoólicas, pois elas são ricas em ca-lorias.

Lembre-se que todas as pessoas têm suas próprias in-seguranças, e que ninguém é perfeito. Concentre-se nos seus pontos fortes e aprecie aquilo que seu corpo faz por você. Aprenda a aceitar-se fí-sica e mentalmente, e pare de se concentrar em seus defeitos. Ame-se como é, preocupando--se mais apenas em manter a saúde e a felicidade, e menos com a estética!

A nova estação pede um cuidado especial.

Page 41: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 41

Page 42: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

42 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Por Bia Campana Presidente da Light House

A verdade sobre as drogas

As drogas são essencial-mente venenos. A quantida-de usada determina o efeito. Uma dosagem pequena é um estimulante (dá energia), mas uma dose maior age como se-dativo (entorpece). Já uma porção ainda maior age como veneno e pode matar. Isto é verdade para qualquer droga. A única coisa que varia é a quan-tidade necessária para conse-guir o efeito desejado.

Mas muitas drogas têm outro risco: elas afetam diretamente a mente. Podem distorcer a percepção do usuário em relação ao que está acontecendo ao seu redor. Como resultado disto, as ações da pessoa podem

ser estranhas, irracionais, inadequadas e até destrutivas.

As drogas agrupam todas as sensa-ções, as desejáveis com as não desejadas. Dessa forma, enquanto proporcionam alívio da dor a curto prazo, também destroem as habilidades e o estado de alerta e confundem os pensamentos.

Os medicamentos são drogas usa-das para acelerar, diminuir ou mudar alguma função do corpo para tentar fazê-lo trabalhar melhor. Algumas vezes são necessários. Mas, ainda assim, não deixam de ser drogas: atu-am como estimulantes ou sedativos, e uma grande quantidade pode matar. Então, se você não utiliza os medicamentos da forma como devem ser utilizados, podem ser tão perigosos como as drogas ilícitas. A resposta real é obter os fatos e, em primeiro lugar, não usar drogas.

Por que as pessoas começam a usar

drogas? As pessoas usam drogas porque querem mudar algo nas suas vidas. Aqui estão algumas razões que os jovens deram para usar drogas:

• Adaptar-se• Escapar ou relaxar• Aliviar o tédio• Parecer adulto• Rebelar-se• ExperimentarEles pensam que as drogas são uma

solução, mas, no fim, as drogas tornam-se o problema. Mesmo quando os problemas que se têm de enfrentar são difíceis, as consequ-ências do uso de drogas sempre serão piores que o problema que se está tentando resol-ver. A resposta real é obter os fatos e, em pri-meiro lugar, não usar drogas.

Presidente Bia Campana e diretor ge-ral Daniel Mora.

UNIVERSO JOVEM

Entenda o que um entorpecente é capaz de fazer.

Page 43: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 43

Joanita e João Gabriel Cozentino e Guilia

Por Cláudia Grotta Colunista Social

JABOTICABAL By

Novo espaço AlumiFER - Design em móveis

A AlumiFER & AlumiART, design em móveis, reinaugurou hoje a sua loja em um novo espaço, situada na Rua Floriano Peixoto 553 - Centro - (16) 3203 7506 // (16) 98877 3396. A loja esta linda e repleta de novidades, com móveis de alta qualidade e durabilidade. Parabéns ao casal Joanita e João Gabriel Cozentino. A loja está linda, vale a pena conferir!

De repente 30 - Lorena Barros“Estou muito feliz e com o coração cheio de emoção por completar esta idade tão marcante na vida de qualquer pessoa. Trinta anos é muito tempo, muita vida, muita experiência. Hoje sou uma pessoa mais madura, honesta com os meus princípios e vontades. E isso é algo que só a idade e a experiência nos oferecem. A experiência de trinta anos de vida, ensina que o melhor da vida são aqueles momentos compartilhados com quem nos ama e dá carinho. Sou uma pessoa realizada. Obrigada a todos que estiveram comigo no meu dia, saibam de uma coisa “Vocês são especiais” ninguém entra na vida de ninguém por acaso. “ (LB)

22ª. Festa de Natal da AMUJA

Mais um ano a AMUJA (Associação da Mulher Unimed de Jaboticabal) realizou essa festa magnífica, repleta de amor e alegria para os abrigados do Lar do Caminho, Recanto Esperança, Residência Inclusiva e os alunos do Olhos D’Alma. “A felicidade dos participantes,o brilho nos olhos das crianças esperando pelo Papai Noel e seus presentes, não tem preço. É tão gratificante para nós da Associação que já estamos agendando a 23ª festa.” (Dr. Mara Valério)

Familia Zina Bellodi, Rita, Maria Hermínia, Laudicéa e Gustavo Bellodi

Antonio Sérgio Ferraudo, Zina Bellodi e Pedro Luís da Costa Alves

Dr. Mara Valério, com a Equipe da AMUJA AMUJA com as entidades de Jaboticabal

João Cozentino, André Maria, Natália, Joyce, Felipe Maria, Danielle e Joanita Cozentino

Exposição Zina Bellodi - Orquídeas e RosasA UNESP de Jaboticabal realizou a Exposição Orquídeas e Rosas. O Diretor Pedro Luís da Costa Alves e Vice Diretor Antonio Sérgio Ferraudo, homenagearam a Prof. Zina C. Bellodi, formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da – UNESP de Araraquara. Já aos seus 13 anos apaixonou-se por fotografia. E pela primeira vez a professora Zina expõe na FCAV as belas fotografias tiradas no jardim de sua casa. Parabéns Zina e UNESP Jaboticabal.

Moacyr Carvalho e Lorena Barros.Moacyr Carvalho e Lorena Barros

Page 44: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

44 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Décio Sitta, Gislene Martins Duarte e Patrícia Tersi

Zezé Damiani,Regina Otta,Chico Mendes,Tânia Souza,Angelo Marchiori,Fátima Donadon,Regina Cervantes,Regina

Nhoncance,Paula Alemagna,Rita Ducatti,Lino Amancio,Regina Grotta,Kemmell Elias,Lúcia Berchielli,Tânia Silveira e Zú Mattos

Regina Cervantes, Lúcia Berchielli, Chico Mendes, Tânia Silveira, Paula Alemagna, Fátima Donadon, Rita Ducatti, Regina Nhoncance, Regina Grotta, Tânia Souza

e Zú Mattos

Lorena Marchiori Nociti - 5 AnosO tempo passa tão rápido... Lorena já completou cinco aninhos, a idade perfeita para sorrir, brincar e ser muito feliz. Seu dia foi muito especial com amigos e família e você se divertiu muito. Além disso, sempre com esse sorriso puro e sincero que há em seu rosto. Eu desejo que você aproveite muito a sua vida e aproveite muito a sua infância, cada momentinho dela. Brinque, pule, dance e sorria sempre. Feliz aniversário!

IAniversário Décio Sitta e Patrícia Tersi

Uma noite Deliciosa... que Décio Sitta e Patricia Tersi, nos proporcionaram, no Gringos Bar e além disso fazendo o bem.... Eles não pediram presentes.... e sim a contribuição livre para entidade Olhos D’Alma, da Fundação Cristiane Costa. Parabéns pela bela iniciativa! Vivaaa...Foi Maravilhosa a Festa !

Turma Estadão 1979Mais um encontro da Turma de 1979 do Estadão, Quando somos adolescentes, raramente pensamos em como será o nosso futuro e quais as pessoas que estarão conosco depois de alguns anos. Que sorte a de vocês poderem contar com a companhia por todo esse tempo! Além de amigos de escola, tornaram-se amigos para a vida e isso é tudo o que vocês poderiam querer!

70 Anos de José Thomaz Sanchez (Nezão)

”Chegar aos 70 anos com toda essa energia e juventude que você tem é uma bênção. Muitas alegrias e sonhos realizados esperam você, e eu desejo que possa aproveitar tudo com saúde e sempre em boa companhia.! Você sempre foi um exemplo para todos, e assim continuará sendo. É um marido maravilhoso, um pai extremoso, e um avô muito carinhoso. Que Deus lhe conceda muitos anos com muita felicidade, saúde, amor e paz.” (Fabiana Sanchez e irmãos)

Ensaio Aberto Bloco das Munias e Caveirinhas

Murilo Luppia, reuniu amigos músicos, alunos e simpatizantes do Carnaval, e fundou o Bloco das Múmias e das Caveirinhas, que constitui em duas modalidades adultos e infantil, foi criado para resgatar o carnaval de rua, executando em seu repertório marchinhas, axé e samba enredo. Ensaios aos domingos, a partir das 17 horas. Interessados em participar ou comprar seu Abada, entrar em contado: (16) 9814 37736.

Lorena Marchiori Nociti Rodolfo, Luisa, Lorena e Munira Nociti

Décio e a Patrícia Tersi e amigos

José Antonio, Jorge, Marileide, Nezão, Fabiana, José Ludovico e Fábio

Bloco das Caveirinhas sob o comando de Murilo Luppia

Bloco das Mumias sob o comando de Murilo Luppia

Leonardo, Nezão, Maria Elisa, Letícia, Clara, Marileide, Vitor, Lívia e Elisa

Page 45: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 45

2º Pré Carnaval - Máscara Negra.Recanto Menina

AJC - Jaboticabal e sua Arte.

Corais da UNESP -Franca e Jaboticabal- The Beatles. Demônios da Garoa - Unimed Jaboticabal.

36ª. Festa do Quitute-Luana Costa e Banda.

Baile do Hawaí - Clube de Campo Dr. Laffranchi. Maria e Juares Daloia, com a banda Hod Hanna.

Page 46: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

46 • Revista IntervaloAndremaria • Edição 116

Família Martins, no desfile em comemoração aos 60 anos da Banda Musical São Luís.

José Mario ( Zé Mario) e Ana Tereza Bellodi Bellusci no Jaboticabal Shopping, exposição Jardim de Olhares.

Pint Of Science - Jaboticabal., sob a coordenação do Prof. Dr. Guilherme Lucas.

HalloWIZARD Jaboticabal.

Pai e Filha - Ademir Merenda e Aline Merenda noJaboticabal Shopping.

Viola do Bem 2018 - Família Deizinho Bellodi com cantor Leonardo.

Intervalo Brasil

Page 47: Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 1 · tica o tal regime, o desejo de voltar a malhar, aprender uma nova língua, arrumar aquela estante e saldar as dívidas. A hora

Janeiro 2019 • Revista IntervaloAndremaria • 47

Intervalo Brasil