Jesus - O libertador da igreja

9

description

A cura do paralítico em Betesta. Nossa reflexão vai procurar:1. Entender o texto e o seu significado.2. Pensar sobre o seu sentido para hoje. Uma pequena sinapse: Curiosamente o texto de João 5 não afirma que o tanque de Betesta era realmente visitado por anjos que curavam e nem que alguma cura se efetuara ali. No tanque, os oprimidos pela religião vigente criavam seus escapes emocionais em busca de felicidade e de Deus. O Evangelho de João digna-se apenas a relatar que “havia um tanque em Betesda”. No texto – e ainda hoje - Jesus é o único a realizar a restauração do homem. O tanque de Betesda simboliza toda ilusão dos oprimidos pela religião que exclui e não ensina a verdade nem acolhe o pecador. Quando a igreja não ensina o caminho da verdade ela obriga o ser humano a buscar pseudo espiritualidades supersticiosas e a ansiar soluções vazias (libera angústia, mas não cura e muito menos salva). Ao final, Jesus vai ao templo para tirar de lá o paralítico que não fora curado no tanque e nem fora acolhido quando era considerado imundo “pelo culto judaico”.

Transcript of Jesus - O libertador da igreja

Page 1: Jesus - O libertador da igreja
Page 2: Jesus - O libertador da igreja

Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém.Havia uma festa dos judeus.

Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, umtanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendocinco entradas em volta.

Ali costumava ficar grande número de pessoasdoentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. [Elesesperavam ummovimento nas águas.De vez em quando descia um anjo do Senhor e

agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque,depois de agitadas as águas, era curado de qualquerdoença que tivesse.]

Page 3: Jesus - O libertador da igreja

Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta eoito anos.

Quando o viu deitado e soube que ele vivia naqueleestado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou:“Você quer ser curado?”

Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém queme ajude a entrar no tanque quando a água éagitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chegaantes de mim”.

Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a suamaca e ande”.

Page 4: Jesus - O libertador da igreja

Imediatamente o homem ficou curado, pegou amaca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado

e, por essa razão, os judeus disseram ao homemque havia sido curado: “Hoje é sábado, não lhe épermitido carregar a maca”.

Mas ele respondeu: “O homem que me curou medisse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ”.

Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem quelhe mandou pegar a maca e andar?”

Page 5: Jesus - O libertador da igreja

O homem que fora curado não tinha ideia dequem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meioda multidão.

Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhedisse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, paraque algo pior não lhe aconteça”.

O homem foi contar aos judeus que fora Jesusquem o tinha curado.

Page 6: Jesus - O libertador da igreja

“Algum tempo depois, ... uma festa dos judeus ...um homem”. João 5.1 e 5.

Page 7: Jesus - O libertador da igreja

“Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Neles jazia uma multidão...” João 5. 2 e 3a.

Page 8: Jesus - O libertador da igreja

“Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: ‘Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça’.” João 5.14.

Page 9: Jesus - O libertador da igreja

9